Quando o assunto é vendas, toda a empresa deve se esforçar para chegar no resultado final. Entretanto, os setores de Marketing e Vendas são estrategicamente elaborados para impulsionar a geração de receitas de um negócio.
Por mais que as pessoas confundam as funções dos dois ramos, cada um tem sua especificidade. Por isso, é preciso saber o conceito de cada um e, assim, ficar atento para que haja uma integração dos dois a fim de impactar positivamente no desempenho da sua empresa.
Assim, preparamos este artigo para te ajudar a entender as diferenças entre conceitos e como os setores trabalhando juntos conseguem melhorar o desempenho de suas vendas. Então, vamos começar?
O que é marketing?
Segundo a American Marketing Association (AMA), a definição de marketing é: “atividades e conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Em outras palavras, o marketing engloba os esforços de todos os setores para melhorar a imagem da empresa, assim como a experiência do consumidor. Dessa forma, somente com o empenho coletivo será possível atender as necessidades do cliente.
O marketing também é o setor responsável por realizar a pesquisa de mercado, além de elaborar estratégias de vendas em diferentes canais, com as mais diversas abordagens.
Ele é composto por diversos tipos, como: inbound e outbound marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, entre outros.
O que é o setor de vendas?
Complementando o trabalho do marketing, o setor de vendas é responsável por finalizar a jornada de compra do lead, convertendo-o em cliente de fato, além de lidar de forma direta com o consumidor.
Assim, para que a venda seja concluída, é necessário colocar em prática todo o poder de persuasão. Dessa forma, algumas habilidades são necessárias neste setor, como:
- Entendimento de necessidades dos clientes;
- Negociação;
- Conversão.
Diferenças entre os setores
Como citado acima, o marketing tem o papel de preparar o público e atrair leads por meio de diversas estratégias. O setor de vendas conclui o processo e, dessa forma, o lead se torna cliente de fato.
O marketing foca no futuro da empresa ao elaborar estratégias a longo prazo, enquanto as vendas despendem suas energias no agora visando o fechamento do negócio.
Por que o alinhamento entre os setores de marketing e vendas é importante?
Os dois setores possuem o mesmo objetivo em comum: vender. Portanto, se alinhar e unir esforços para que a meta seja alcançada só trará benefícios para as áreas e para a empresa em geral.
No e-commerce
O e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço pela facilidade e comodismo de adquirir um produto de forma online, sem sair de casa e a qualquer hora.
Porém, como é um meio de compras presente na internet, existe uma variedade de opções de sites que fornecem o mesmo produto em condições diferentes. É nesse momento que entra o setor de marketing e vendas.
Para se destacar da concorrência no meio digital é importante conhecer o seu público, a concorrência e o potencial do seu negócio para assim criar estratégias mais assertivas e alcançar os objetivos, como o aumento das vendas.
O setor de marketing tem o foco na criação de estratégias para a divulgação e visibilidade do produto nas mídias digitais, no caso do e-commerce. Já o setor de vendas foca nos diferenciais competitivos e no atendimento ao cliente.
Em serviços
No ramo de oferta e procura de serviços o setores de marketing e vendas terá o papel importante, parecido com o caso do e-commerce citado acima.
No contexto do segmento de serviços, os meios de comunicação podem ser tanto de forma online e offline, dessa forma os setores de marketing e vendas trabalharão para criar estratégias e fazer o planejamento para a visibilidade, comunicação e oferta dos serviços.
Como fazer a integração entre os setores?
Como explicado, o marketing prepara território para as vendas entrarem em ação. Dessa forma, o marketing nutre e educa o público, chamando atenção para um determinado produto e/ou serviço. Assim, as vendas entram em ação para persuadir o cliente e finalizar a negociação.
Portanto, é possível elaborar a linha de resultados gerados por cada área. Primeiramente, o marketing desperta interesse no público através de anúncios, conteúdos de qualidade e eventos. Então, o possível cliente é atraído e se mantém preparado para entrar em contato com a equipe de vendas.
Por fim, após todos os esforços das equipes, o cliente está preparado para finalizar a compra. Dessa forma, educado para consumir determinado produto, é mais fácil finalizar a negociação.
Algumas empresas já integram os dois departamentos dando origem ao vendarketing. Ele é a união das duas forças para que haja uma comunicação mais assertiva, compartilhando ideias e esforços para melhorar a entrega.
Agora que você sabe o que faz o setor de marketing e vendas, que tal conhecer estratégias que podem integrar essas áreas?
Nós preparamos conteúdos completos em nosso blog!
Veja nossos posts e aprenda mais sobre marketing digital. Até breve 😉