Provavelmente você já se deparou com as postagens que aparecem no feed e nos stories do Instagram com a indicação de “patrocinado”. Mas você sabe o que é essa postagem? Conhecido como tráfego pago no Instagram, essa estratégia de marketing digital tem como objetivo aumentar o alcance das publicações de uma empresa dentro da plataforma.
Por isso, continue lendo o blog post da Contato de hoje e conheça mais sobre essa estratégia e como usá-la no seu Instagram!
O que é o tráfego pago no Instagram?
Como falamos acima, o tráfego pago no Instagram é uma estratégia usada para impulsionar o alcance das publicações de uma empresa dentro do próprio Instagram. Em outras palavras, são os famosos anúncios que aparecem no feed ou nos stories com um CTA de saiba mais.
O tráfego pago no Instagram é uma ótima maneira de atrair clientes, já que através dela é possível levar um público qualificado do Instagram para o seu site.
Mas a dúvida é: como achar o público qualificado para o seu site? Através do Gerenciador de Anúncios da Meta, que dá a possibilidade de definir de forma precisa o público alvo que sua empresa deseja atingir.
Além disso, vale destacar que os anúncios no Instagram podem ser através do modelo pay per click, ou seja, você define um valor máximo diário ou por campanha e a própria plataforma faz o trabalho de divulgar a partir desse orçamento. Dessa maneira, você consegue investir com valores que fazem sentido para a verba disponível na sua empresa.
Vantagens de anunciar com o tráfego pago no Instagram
O Instagram tem um diferencial dos outros canais por ter uma maior taxa de conversão. Ou seja, em relação a outras redes sociais, é a que tem maiores chances de trazer resultados escaláveis. Entre as principais:
Além da segmentação para alcançar os seus potenciais clientes, a plataforma tem outras vantagens:
- Boa integração dos anúncios tanto no aplicativo quanto na versão web;
- Versatilidade de formatos;
- Possibilidade de inovação e acompanhamento dos testes;
- Pixel de rastreio;
- Fácil monitoramento;
- Mensuração clara de resultados.
Agora que você viu os pontos resumidos do impacto do tráfego pago no instagram, veja outros dos benefícios:
Segmentação de público
Uma das vantagens de se investir em tráfego pago no Instagram é a segmentação de público. Além de contar com os dados dos usuários das sua própria plataforma, o Instagram por fazer parte da Meta utiliza dados do Facebook e do Whatsapp também para oferecer segmentações mais eficientes.
Dessa maneira, é concentrado o investimento para o público que realmente irá se converter. E é através das segmentações que é possível oferecer conteúdos diferentes, segmentados para públicos diferentes, ou seja, oferecer anúncios direcionados.
Resultados rápidos
Outra vantagem de se investir no tráfego pago são os resultados rápidos, que podem vir no aumento do número de clientes ou de vendas. Isso se deve ao fato de que o anúncio pago é enviado para quem demonstrou interesse em produtos ou serviços e estão em uma fase propícia para a compra.
Logo, é possível alcançar maior aumento do número de conversão, clientes e vendas, garantindo um maior faturamento para a sua empresa.
Alcance forte e direcionado
Ao investir no tráfego pago para o Instagram conseguimos ver um maior alcance dos produtos e serviços e por consequência da marca. Logo, com essa estratégia há a consolidação da sua empresa no mercado digital.
Já que ao aparecer no feed ou nos stories de potenciais clientes, você pode dizer que a sua empresa oferece os produtos ou serviços que eles procuram.
Como fazer o tráfego pago no Instagram?
Agora que você já conhece as vantagens do tráfego pago no Instagram, fica a dúvida: como criar um anúncio pago no Instagram?
Há duas maneiras de criá-los. Continue lendo e saiba mais!
Passo a passo: anuncie com o Instagram Ads
Para criar um anúncio pelo Instagram Ads o primeiro passo é acessar o perfil da sua conta comercial no Instagram e tocar na “Ferramentas para anúncios”. Nesta parte, é possível promover uma publicação popular ou escolher outra.
Depois, selecione a meta. No menu de informações é possível ver no canto superior direito, você tem os detalhes de cada uma. Após isso, toque em avançar, depois em categoria de anúncio especial e depois em crie o seu. É nesta parte que você vai definir seu público-alvo.
Por último, escolha o orçamento e a duração. Se tudo estiver certo, clique em “Turbinar publicação”. Para melhor visualização, veja os passos que você deve realizar em sequência:
- Acesse o perfil de sua conta comercial do Instagram e toque em “Ferramentas para anúncios”. Ali, você pode promover uma publicação popular ou escolha outra;
- Selecione a meta. No menu de informações, canto superior direito, você tem os detalhes de cada uma;
- Toque em “Avançar” > “Categoria de anúncio especial” > “Crie o seu”. Aqui você vai definir seu público-alvo;
- Escolha o orçamento e a duração;
- Busque monitorar com frequência para ver os resultados.
Passo a passo: anuncie pelo Facebook Ads
Já no Facebook Ads, o processo é diferente. O primeiro passo é acessar a conta de anúncios pelo Facebook e em seguida clicar em criar. É importante lembrar que antes de escolher a rede social em que o anúncio irá aparecer, você deve escolher o seus objetivos.
Além disso, o Facebook divide o anúncio em três partes:
- campanha: você define orçamento, objetivo e leilão;
- conjunto de anúncios: você define o posicionamento, público-alvo, cronogramas e otimização;
- anúncio: você define o que será exibido para os potenciais clientes, como um vídeo ou uma imagem.
Qual o valor do tráfego pago no Instagram?
O valor do tráfego pago no Instagram varia de acordo com o orçamento que a sua empresa tem disponível. Existem campanhas com um valor total mais barato ou mais caro, dependendo dos objetivos que querem ser alcançados.
Entretanto, podemos dizer que o tráfego pago no Instagram é a partir de US$ 1,00 por dia. Lembrando que esse valor varia em RS$ devido à cotação!
Porém, não há a necessidade de ficar limitado a este valor, já que o indicado é aumentar o investimento à medida que o perfil atingir o retorno esperado.
Dicas para suas campanhas com o tráfego pago no Instagram
Após conhecer como funciona um tráfego pago no Instagram e qual o seu valor, trouxemos algumas dicas para obter sucesso nessa estratégia. Continue lendo e saiba quais são!
Use hashtags
As hashtags são as palavras-chaves utilizadas para localizar informações de forma segmentada e são representadas pelo símbolo “#”. Elas também são uma excelente forma de aumentar o alcance das suas publicações, independente de ser tráfego orgânico ou pago.
Porém, deve-se inserir apenas hashtags que façam sentido com o conteúdo que a sua empresa está promovendo. Por isso, não coloque muitas hashtags ou termos amplos demais.
Forneça informações sobre o seu negócio
Quando alguém entra em um site, gosta de saber as informações da empresa. E no Instagram não seria diferente! Por isso, uma boa dica é aproveitar o espaço da Bio para se apresentar ao público. Nessa parte, é preciso explicar em poucas palavras quem é a empresa e como ela pode ajudar as pessoas.
Entretanto, pode-se usar o espaço da Bio um pouco mais. Uma dica é adicionar um link com todas as informações sobre o negócio, incluindo contato. Para isso, é necessário usar uma ferramenta que una esses links, como o Linktr.ee ou o Bitly.
Pesquise seus concorrentes e as tendências do mercado
Nossa última dica é pesquisar os concorrentes e as tendências do mercado. Ao analisar as práticas dos seus concorrentes, você pode identificar oportunidades para se diferenciar e se destacar no mercado. Já ao monitorar, você pode antecipar as mudanças e se adaptar rapidamente às necessidades e expectativas do público.
Para pesquisar seus concorrentes, é importante verificar quais tipos de anúncios eles estão veiculando, quais palavras-chave estão usando, quais são os seus diferenciais e quais são os pontos fracos da sua concorrência. Com essas informações, você pode desenvolver estratégias para se diferenciar e criar anúncios mais eficazes.
Já para acompanhar as tendências de mercado, é importante monitorar as notícias do setor, as redes sociais e os blogs de referência. Isso permite identificar as novidades, as mudanças de comportamento do público e as oportunidades para criar campanhas de sucesso.
Tráfego pago no Instagram é com a Agência Contato!
Você sabia que a Agência Contato trabalha com tráfego pago no Instagram?
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