Se você tem um site, sabe que a produção de conteúdo é fundamental para atrair tráfego e gerar conversões. Contudo, alguns conteúdos podem não performar tão bem quanto o esperado. Por meio do Content Pruning, é possível identificar e remover esses conteúdos que prejudicam a qualidade do seu site. Para entender mais sobre essa estratégia e por que praticá-la, continue a leitura!
O que é Content Pruning?
Content Pruning é uma técnica de SEO que consiste em remover conteúdo antigo, desatualizado ou de baixa qualidade do site para melhorar a sua relevância nos mecanismos de busca.
Seu objetivo é garantir que o site esteja sempre atualizado e ofereça conteúdo relevante para os usuários. Não é atoa que a tradução dessa estratégia é “poda de conteúdo”. Trata-se de manter os conteúdos de maior valor no blog e remover aquilo que não faz sentido e não agrega mais ao público.
Para isso, é preciso avaliar todo o conteúdo de forma criteriosa e estratégica, de modo a garantir a alta qualidade do site e que ele ofereça o melhor conteúdo possível.
Qual a importância de realizar a poda de conteúdo?
Com a evolução constante dos algoritmos dos buscadores, a poda de conteúdo é uma prática que permite a manutenção da relevância do seu site. Além disso, esta estratégia melhora a organização e estruturação do seu conteúdo, facilitando a navegabilidade dos usuários e, assim, sua experiência.
Imagine o site de uma empresa que antecipa o recebimento de precatórios, por exemplo. É preciso sempre se atualizar sobre as modificações da legislação brasileira, para alterar ou excluir conteúdos que não refletem mais a realidade desse processo.
Por isso, o Content Pruning deve ser realizado de forma periódica, direcionando sua atenção para o essencial. Dessa forma, é mais fácil focar naquilo que realmente agrega valor aos seus leitores e ao seu negócio, além de criar novos conteúdos de qualidade.
Vantagens do Content Pruning para o seu site
Se você ainda não se convenceu da importância do Content Pruning, reunimos seus principais benefícios para o seu site. Confira!
Experiência do usuário
Imagine que você seja um leitor. Não é nada agradável se deparar com uma série de conteúdos desatualizados e sem valor, não é? Por meio da poda de conteúdo, é possível otimizar a experiência do usuário com a remoção de conteúdos sem relevância.
Assim, você oferece informações que atendem as necessidades do público, aumentando o interesse pelo seu conteúdo. Como consequência, há um aumento no tempo de permanência em seu site e no número de páginas acessadas em cada sessão.
Autoridade do link
Outro aspecto importante é que quando você elimina conteúdo irrelevante, garante que a autoridade do link se concentre somente em páginas relevantes e promissoras. Isso também reduz as chances de links externos direcionarem para conteúdo desatualizado ou sem valor.
Qualidade do conteúdo
Finalmente, como já mencionamos, essa prática é muito importante para manter a qualidade geral do seu conteúdo. Assim, você garante constantemente conteúdos de valor para seus leitores e para os mecanismos de busca.
Content Pruning só é útil para sites grandes?
É comum pensar que a poda de conteúdo só beneficia sites grandes, com número superior a 5 mil URLs, por exemplo. Contudo, essa estratégia é útil para qualquer tipo de site. Isso ocorre pois o Google prioriza cada vez mais a experiência do usuário, logo se você não tem conteúdos úteis e relevantes, seu desempenho será prejudicado.
Por isso, seja qual for o tamanho do seu site, é fundamental fornecer conteúdo de valor para seus leitores e aprimorá-lo periodicamente para manter sua qualidade.
Como definir os conteúdos que permanecem no seu blog?
É muito importante entender que nem sempre um conteúdo precisa ser excluído. Também é possível atualizá-lo ou até combiná-lo com conteúdos semelhantes, a depender do nível de adequação de cada um. Para isso, é preciso analisar com cautela cada conteúdo em específico e definir qual o melhor destino. Conheça suas opções a seguir:
Manter
Primeiramente, você pode manter um conteúdo se ele for útil para o seu site. Isso significa que ele precisa ter boa performance, backlinks e tráfego. No caso de conteúdos sazonais, é possível mantê-los se existir potencial de tráfego em uma frequência específica.
Combinar
Além disso, é possível combinar conteúdos se o seu site possuir duas ou mais URLs sobre o mesmo assunto. Isso permite a criação de um conteúdo único e completo, além de evitar conteúdos duplicados.
Aprimorar
Outra opção é aproveitar um conteúdo que já possui um bom desempenho nos mecanismos de busca e atualizá-lo para impulsioná-lo ainda mais. Isso pode ser feito por meio de uma reescrita total do conteúdo, apenas publicando-o no mesmo URL, ou por meio do acréscimo de informações que não estavam no texto anterior.
Excluir
A exclusão é a possibilidade mais simples para a poda de conteúdo, mas ainda requer muita atenção. Não vai sair excluindo qualquer conteúdo por aí, hein? Verifique se ele realmente está prejudicando o seu site e, então, opte por remover.
Esconder
Por último, é possível “ esconder” o conteúdo, ou seja, torná-lo não indexável. Pode ser que o seu conteúdo não tenha valor para os motores de busca, mas sim para os visitantes. Assim, você evita que ele apareça nos resultados de pesquisa e prejudique a reputação do seu site, mas mantém algo que é relevante para uma pequena parcela do seu público.
O que evitar ao praticar a poda de conteúdo?
Ao praticar o Content Pruning, é crucial se atentar para alguns erros que podem prejudicar sua eficácia. Primeiramente, evite exagerar na eliminação de conteúdo. É importante remover apenas o que é desnecessário ou de baixa qualidade, e não conteúdos que ainda possam ser úteis ou relevantes para o seu público.
Outro erro comum é não monitorar adequadamente as páginas que foram removidas. Certifique-se de atualizar seus links internos e redirecionar corretamente as URLs antigas para evitar erros 404 e perda de tráfego.
Também é importante evitar remover conteúdo que gere tráfego de palavras-chave importantes para o seu site. Antes de eliminar uma página, verifique se ela não está ranqueando bem para palavras-chave relevantes e se está gerando tráfego de qualidade.
Dicas para realizar um Content Pruning de qualidade
Agora que você já sabe a importância da poda de conteúdo e o que você precisa evitar, reunimos tudo o que você precisa fazer para aumentar a eficácia da sua estratégia. Vamos lá!
Crie um inventário de conteúdo
Em primeiro lugar, é muito importante desenvolver um inventário de conteúdo. Por meio dele, você reúne diversas informações sobre as páginas do seu site, incluindo título, URL, data de criação e status de indexação.
Isso permite uma melhor avaliação do desempenho de cada página, para que você identifique o destino adequado para cada uma delas. Ele também é importante para monitorar as mudanças no seu site ao longo do tempo e garantir que todas as páginas estejam atualizadas e relevantes para o seu público.
Faça uma auditoria de conteúdo
Uma vez que você possui um inventário, está na hora de fazer a auditoria de conteúdo. Isso envolve uma avaliação detalhada de cada página do seu site, incluindo o conteúdo, as palavras-chave, a estrutura e a sabilidade. Dessa forma, é possível traçar estratégias mais assertivas e melhorar o desempenho geral do seu site nos mecanismos de busca.
Avalie o destino do seu conteúdo com atenção
Citamos anteriormente todas as possibilidades de destino para o seu conteúdo. Para garantir que você garanta uma experiência satisfatória e de qualidade, é preciso ter atenção ao definir cada uma delas. Cuidado para não perder páginas com potencial de tráfego ou que seriam úteis para o blog!
Não utilize a poda como primeiro recurso
Um aspecto essencial é, desde o início, focar em conteúdos de alta qualidade para o seu site. Assim, você estimula a permanência dos leitores e um interesse nos novos conteúdos que você tem a produzir. A partir do momento em que você perceber uma queda de tráfego, avalie o que precisa ser feito com o seu conteúdo para melhorar o seu desempenho.
Esse processo é constante!
Por fim, é fundamental entender que esse processo não acaba. A poda de conteúdo deve ser realizada com frequência para garantir que seu site esteja sempre atualizado e relevante para os leitores e para os mecanismos de busca.
Por isso, revise seu conteúdo com periodicidade para alinhá-lo aos seus objetivos e às estratégias de SEO. Assim, você pode oferecer a melhor experiência possível aos usuários.
Gostou de entender mais sobre Content Pruning? Acesse o blog da Contato para mais conteúdos para ajudar a decolar o seu site!