CBO Facebook Ads: o que é e como funciona

imagem de uma pessoa acessando o facebook no celular para representar o cbo facebook ads

Você já ouviu falar em CBO Facebook Ads? Essa é uma das mais recentes atualizações do algoritmo de anúncios do Facebook, e tem sido a escolha de muitos anunciantes para otimizar suas campanhas. Mas o que é o CBO e como funciona, afinal? Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse recurso. Continue a leitura!

O que é CBO no Facebook Ads?

CBO é a sigla para Campaign Budget Optimization, que significa Otimização do Orçamento da Campanha, em português. Como o próprio nome diz, ela auxilia na distribuição de orçamentos de campanhas de Facebook Ads. 

Trata-se de um recurso do Facebook que determina o melhor orçamento para suas campanhas publicitárias, de acordo com seus objetivos e as características do seu público-alvo.

Por meio dele, é possível criar conjuntos de anúncios com públicos e orçamentos variados, para que o Facebook gerencie automaticamente o orçamento entre eles. O objetivo é melhorar o desempenho da sua campanha e aumentar seus resultados, distribuindo os valores da melhor forma possível. 

Como funciona o CBO? 

Ao criar uma campanha com o CBO, o Facebook determina automaticamente a melhor combinação possível de público-alvo e orçamentos para atingir seus objetivos. Ele distribui o orçamento entre diferentes conjuntos de anúncios e ajusta-os de acordo com a necessidade, de forma a aprimorar sua performance. 

De início, você precisa definir seu objetivo de publicidade para então criar conjuntos de anúncios com orçamentos e públicos diversos. O Facebook, então, fica encarregado de distribuir os orçamentos entre eles, destacando aqueles com maior desempenho

Além disso, é possível definir o valor que será gasto diariamente ou em todo o período em que sua campanha estará disponível. O CBO também utiliza lances para distribuir os valores entre os seus conjuntos. Isso pode ser feito de acordo com o menor custo por aquisição (CPA) ou pelo maior retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS). 

Qual a diferença de campanha CBO e ABO?

Ao trabalhar com anúncios no Facebook Ads, existe outra opção disponível, o ABO. Basicamente, sua diferença para o CBO está no controle do orçamento de campanha. A sigla ABO significa Ad Set Budget Optimization, cujo orçamento é definido para cada conjunto em específico

Vamos retomar o CBO? Nele, o valor é distribuído entre os conjuntos de anúncios de uma campanha. Nesse caso, alguns conjuntos consomem maior verba em relação a outros, já que o Facebook prioriza o conjunto com melhor potencial de resultados. No ABO, por outro lado, cada conjunto possui um orçamento individual

Por isso, o ABO pode ser mais indicado para campanhas mais simples ou para anunciantes que preferem controlar individualmente o orçamento de cada conjunto de anúncios. Já o CBO pode ser mais adequado para campanhas complexas com vários conjuntos de anúncios e diferentes objetivos de publicidade. 

Veja na prática

Quer entender na prática a diferença entre campanhas CBO e ABO? No vídeo a seguir, Willian, do canal “Willian do Tráfego”, realiza uma diferenciação entre essas duas alternativas e como aplicá-las em suas campanhas. Assista

Vantagens dessa otimização para suas campanhas

O CBO oferece uma série de vantagens para a otimização de campanhas no Facebook Ads. Podemos citar como algumas delas:

  • flexibilidade: como a distribuição é feita pela própria ferramenta, não há uma preocupação com o orçamento de cada campanha, como ocorre com o ABO;
  • simplicidade: o gerenciamento desse tipo de campanha é mais simples, pois além da distribuição automática de valores, é possível acompanhar seus resultados de forma contínua;
  • economia de tempo: uma vez que a distribuição do orçamento é automatizada, você pode se concentrar em outras áreas importantes de sua estratégia de marketing digital;
  • aumento do ROAS: por fim, esse recurso traz um maior retorno sobre seu investimento, já que o Facebook Ads busca a melhor forma possível de aumentar seu desempenho. 

Como potencializar seus resultados com CBO Facebook Ads

Agora que você já conhece o CBO Facebook Ads e seus benefícios, confira nossas dicas para aprimorar ainda mais o seu desempenho com esse recurso. Vamos lá? 

Defina objetivos para cada campanha

Antes de iniciar uma campanha, é importante que você saiba exatamente qual é o objetivo final dela, seja ele gerar leads, aumentar as vendas ou melhorar o reconhecimento da marca. 

Além disso, é preciso escolher o público-alvo correto e definir um orçamento que esteja de acordo com suas metas. Dessa forma, o CBO poderá otimizar a distribuição do orçamento da campanha de forma mais eficiente e trazer melhores resultados.

Utilize públicos com tamanhos parecidos

Outra dica importante ao criar uma campanha, é trabalhar com públicos que tenham características semelhantes. Eles podem ser interesses em comum, faixa etária e localização geográfica, por exemplo. 

Assim, o algoritmo do Facebook consegue entender melhor o comportamento dos usuários e fazer uma distribuição mais equilibrada do orçamento entre os grupos.Essa estratégia também pode ajudar a evitar competição interna entre os públicos, o que pode prejudicar o desempenho da campanha. 

Atenção para o limite de gastos

Além disso, é preciso definir um valor que esteja de acordo com seus objetivos e disponibilidade financeira. Você também precisa acompanhar de perto os resultados da campanha e fazer ajustes quando necessário para evitar gastos desnecessários. 

É fundamental encontrar um equilíbrio entre o orçamento disponível e a performance da campanha, garantindo assim o melhor retorno sobre o investimento.

Configure as campanhas em massa

É possível configurar o CBO para que ele trabalhe com diversos conjuntos de anúncios e públicos-alvo, facilitando a gestão e otimização das campanhas. Isso permite uma visão mais ampla das estratégias e resultados, além de permitir ações mais rápidas e efetivas quando necessário. 

Desenvolva um funil dinâmico

Além disso, é importante pensar em diferentes estágios de campanhas e em conteúdos relevantes para cada etapa. Dessa forma, você consegue direcionar seus anúncios para o público certo, aumentando a eficácia de suas campanhas. 

Utilize ferramentas que possibilitem a segmentação de acordo com o comportamento do usuário, como o Pixel do Facebook, e monitore as métricas de desempenho para ajustar sua estratégia.

Otimize para métricas de negócio

Não basta focar apenas em métricas de vaidade, como curtidas e comentários. É preciso ter em mente os objetivos da sua empresa e direcionar seus esforços para métricas que realmente impactam o seu negócio, como vendas, leads qualificados ou instalações de aplicativos. Dessa forma, você garante que seus investimentos estão sendo direcionados para resultados concretos e tangíveis para a sua empresa.

Analise as campanhas como um todo

Por fim, é essencial analisar suas campanhas como um todo. Isso significa observar o desempenho não só dos anúncios, mas também dos conjuntos de anúncios e das campanhas de modo geral. Desse modo, é possível identificar quais ações estão gerando melhores resultados e fazer ajustes necessários para potencializar ainda mais seus resultados. 

Por isso, atente-se às métricas de negócio que são relevantes para sua estratégia e utilize-as para avaliar o sucesso das campanhas. Com uma análise completa e detalhada, você pode tomar decisões mais embasadas e otimizar ainda mais suas campanhas.

Como ativar o CBO no Facebook Ads?

Ativar o CBO (Cost Cap Optimization) no Facebook Ads é mais simples do que você imagina. Acompanhe o nosso passo a passo! 

  1. Crie uma nova campanha ou edite uma campanha existente. 
  2. Selecione a opção “Otimização do orçamento” e escolha a opção “CBO”.
  3. Defina o valor máximo que você está disposto a pagar por conversão ou por mil impressões (CPM), dependendo do objetivo da sua campanha.
  4. Após a configuração dessas opções, o Facebook realizará automaticamente a distribuição do orçamento da campanha, com base nas metas de conversão e no público-alvo.
  5. Atenção! Certifique-se de que sua campanha esteja configurada de forma adequada e que você tenha dados suficientes para que o Facebook possa otimizá-la corretamente.

O que faz um Analista de Tráfego Pago?

analista de tráfego pago

Com o crescente uso de plataformas digitais para o marketing e publicidade, o papel do analista de tráfego pago tem se tornado cada vez mais importante. Esse profissional gerencia as campanhas publicitárias pagas, garantindo que elas atinjam o público-alvo e gerem o máximo de conversões. 

Mas afinal, o que faz um analista de tráfego pago? Neste artigo, vamos explorar em detalhes o papel desse profissional, explicando o que é a gestão de tráfego, os diferentes tipos de tráfego e as principais técnicas utilizadas pelos analistas de tráfego pago para otimizar o desempenho das campanhas publicitárias. 

O que é gestão de tráfego?

A gestão de tráfego é o processo de atrair visitantes qualificados para o site ou landing page de um anunciante. Isso é feito por meio de várias fontes de tráfego, incluindo tráfego orgânico, pago, de e-mail marketing, direto, social e de referência. 

A gestão de tráfego envolve a criação e execução de estratégias de marketing digital para alcançar os objetivos de negócio do anunciante.

Quais são os tipos de tráfego?

Existem vários tipos de tráfego que podem ser usados para atrair visitantes qualificados para o site ou landing page de um anunciante. Aqui estão os principais:

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é gerado por meio de conteúdo de alta qualidade e relevante que atrai visitantes através de mecanismos de busca como o Google. Isso pode incluir conteúdo em blogs, infográficos e vídeos. O tráfego orgânico é altamente valioso, pois é gratuito e de alta qualidade.

Tráfego pago

Anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads geram o tráfego pago. Ele é altamente direcionado e pode ser segmentado com base em uma variedade de critérios, incluindo localização geográfica, idade, interesses e comportamentos.

Tráfego de e-mail marketing

Baseado em campanhas de contato direto, o tráfego aqui envolve o envio de e-mails personalizados para uma lista de contatos com o objetivo de atrair visitantes para o site ou landing page do anunciante.

Tráfego direto

O tráfego direto é gerado quando os visitantes digitam o endereço do site diretamente na barra de endereço do navegador. Isso pode ser o resultado de reconhecimento de marca, publicidade ou indicação de um amigo.

Tráfego social

O tráfego social envolve a criação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais para atrair visitantes qualificados para o site ou landing page do anunciante.

Tráfego de referência

O tráfego de referência é gerado quando os visitantes chegam ao site através de um link em outro site. Isso pode incluir links de blogs, diretórios, fóruns e outras fontes de referência. O tráfego de referência pode ser altamente valioso, pois indica que outros sites estão recomendando o site do anunciante.

Em resumo, a gestão de tráfego é um componente crítico do marketing digital e o analista de tráfego pago é um profissional fundamental na criação e execução de campanhas publicitárias de sucesso. 

Ao entender os diferentes tipos de tráfego e suas fontes, é possível maximizar o retorno do investimento do anunciante e obter resultados significativos em termos de tráfego e conversões.

O que faz o analista de tráfego pago?

O analista de tráfego pago é responsável por gerenciar campanhas de publicidade digital em plataformas de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads. 

Ele é responsável por monitorar e otimizar o desempenho das campanhas, garantindo que elas estejam alcançando os objetivos do anunciante, como a geração de tráfego qualificado, conversões e vendas.

Algumas das principais atividades do analista de tráfego incluem:

  1. Planejar e executar campanhas publicitárias em plataformas de anúncios;
  2. Monitorar o desempenho das campanhas em tempo real;
  3. Realizar testes A/B para otimizar as campanhas;
  4. Identificar tendências e comportamentos do público-alvo;
  5. Elaborar relatórios de desempenho e apresentar os resultados ao cliente.

Nesse sentido, é um profissional na equipe de marketing digital de uma empresa, pois suas ações podem impactar diretamente nos resultados de vendas e no retorno sobre o investimento do anunciante.

O analista de tráfego pago deve conseguir monitorar e avaliar o desempenho das campanhas publicitárias em tempo real, realizando ajustes necessários para garantir que elas alcancem seus objetivos. Isso envolve a análise de dados, identificação de tendências e compreensão do comportamento do público-alvo.

Como fazer uma boa gestão de tráfego?

A gestão de tráfego é um processo que exige muita atenção aos detalhes e análise constante de dados. Aqui estão algumas dicas para fazer uma boa gestão de tráfego:

Conheça o seu público

O primeiro passo para uma gestão de tráfego eficaz é conhecer bem o público-alvo da empresa. Entender seus interesses, comportamentos e necessidades é fundamental para criar campanhas publicitárias eficazes e alcançar bons resultados. Com essa compreensão, é possível escolher os canais e formatos de anúncios que mais se adéquam ao público da empresa.

Faça um planejamento

Antes de começar a criar campanhas publicitárias, é importante definir um objetivo claro e criar um plano estratégico para alcançá-lo. O plano deve incluir os canais de publicidade, o público-alvo, o orçamento disponível e as métricas. 

Com um plano claro em mente, é possível trabalhar de forma mais eficiente e com foco em alcançar os resultados desejados.

Contrate uma agência de Marketing Digital

Uma boa agência de marketing digital pode ser uma grande aliada na gestão de tráfego. 

Com profissionais especializados em criação de campanhas publicitárias e análise de dados, uma agência pode auxiliar a empresa a alcançar os resultados desejados de forma mais rápida e eficiente. 

Além disso, uma agência pode fornecer recursos e ferramentas que a empresa não teria acesso sozinha.

Conheça a Contato

A Contato é uma agência especializada em serviços de Marketing Digital estratégico que visa transformar a experiência de empresas na Internet por meio de uma presença digital forte.

Nós te ajudamos a posicionar a sua marca de maneira personalizada e com a experiência de profissionais especializados. 

Por fim, no decorrer da leitura você entendeu que o analista de tráfego pago é um profissional fundamental para o sucesso das campanhas publicitárias em plataformas digitais. A gestão de tráfego exige habilidades analíticas e atenção constante aos detalhes para garantir que as campanhas alcancem os objetivos desejados. 

Se você está procurando uma agência de marketing digital para ajudá-lo com a gestão de tráfego ou outros serviços de marketing, a Agência Contato pode ser a solução perfeita para você

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing e aumentar suas vendas. Conquiste seu espaço online agora mesmo!

Como aumentar a taxa de retenção em Blogs

taxa de retenção em Blogs

Se você está em busca de maneiras eficientes para aumentar a taxa de retenção em blogs, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explorar a importância de se preocupar com a taxa de retenção e compartilhar valiosas estratégias para reter clientes e maximizar o engajamento.

Leia mais e descubra como a Agência Contato pode ajudar você a alcançar o sucesso e posicionamento da sua marca! 🚀

Por que é importante se preocupar com a taxa de retenção do seu blog

A taxa de retenção do seu blog é um indicador fundamental para medir o sucesso e o impacto do seu conteúdo. Ela representa a porcentagem de visitantes que permanecem em seu blog por um período de tempo mais longo, consumindo o seu conteúdo e interagindo com ele. 

Logo, quanto maior for a taxa de retenção, mais tempo os visitantes passam em seu blog, o que indica um maior envolvimento e interesse pelo seu conteúdo.

A retenção de clientes em seu blog é crucial por vários motivos. Primeiramente, está relacionada à geração de leads qualificados. Quando os visitantes retornam ao seu blog repetidamente, eles têm mais chances de se converterem em leads e, eventualmente, em clientes. 

Além disso, a retenção de clientes contribui para o crescimento do seu negócio, uma vez que os clientes satisfeitos têm maior probabilidade de recomendar seu blog a outras pessoas, gerando um efeito de boca-a-boca positivo.

Ela também reflete a relevância e qualidade do seu conteúdo. Quando os visitantes passam mais tempo em seu blog, isso indica que eles estão encontrando valor em suas postagens e encontrando as informações que procuram. 

Portanto, ao se preocupar com a taxa de retenção em blogs, você está investindo no crescimento do seu negócio, na fidelização de clientes, na construção de uma reputação sólida e no aumento da visibilidade online.

Como reter clientes em seu blog

Reter clientes em blogs é essencial para construir um relacionamento duradouro e fortalecer sua presença digital. Entendemos a importância desse aspecto e vamos te ajudar você a implementar estratégias eficazes. Aqui estão algumas dicas para reter clientes em seu blog:

Escreva conteúdo personalizado e de qualidade

Um dos principais fatores que contribuem para a retenção de clientes em seu blog é a produção de conteúdo personalizado e de alta qualidade. 

Ao entender o seu público-alvo e criar conteúdo que atenda às suas necessidades específicas, você aumenta as chances de mantê-los engajados e voltando ao seu blog regularmente.

Entenda o que os seus clientes buscam

Outro aspecto importante para aumentar a taxa de retenção em blogs é entender o que os seus clientes estão procurando. Realize pesquisas de mercado, analise as tendências do setor e acompanhe as palavras-chave relevantes. 

Compreender o que seus clientes estão procurando permitirá que você crie conteúdo direcionado, que atenda às suas necessidades e mantenha seu interesse.

Foque na qualidade do atendimento 

A qualidade do atendimento também desempenha um papel fundamental na retenção de clientes em seu blog. Responda prontamente aos comentários, e-mails e mensagens que receber, demonstre interesse pelos seus leitores e esteja disponível para ajudá-los.

Valorize seus produtos e serviços

Além de fornecer conteúdo relevante, é essencial valorizar os produtos e serviços que você oferece. Destaque os benefícios e as soluções que eles proporcionam, enfatizando como podem ajudar o seu público-alvo.

Escaneabilidade

A escaneabilidade do conteúdo é outro fator que pode contribuir para a retenção dos clientes em seu blog. Divida o texto em seções e utilize títulos, subtítulos, listas e parágrafos curtos para facilitar a leitura e a compreensão.

Escolha boas imagens

O uso de imagens de qualidade e relevantes pode aumentar o engajamento do público e contribuir para a retenção em seu blog. Escolha imagens que complementem o conteúdo e transmitam a mensagem de forma visualmente atraente.

Link Building

O link building, ou seja, a estratégia de obtenção de links de qualidade que apontem para o seu blog, pode ajudar a aumentar a sua autoridade e visibilidade. Procure parcerias e oportunidades de guest posting para obter backlinks relevantes e fortalecer a presença do seu blog.

Use CTAs eficientes

As chamadas para ação (CTAs) são essenciais para incentivar o engajamento e a conversão dos visitantes em seu blog. 

Utilize CTAs eficientes, claros e persuasivos para direcionar o seu público-alvo a realizar ações específicas, como assinar a sua newsletter, compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou entrar em contato para mais informações.

Tudo entendido sobre como aumentar a taxa de retenção em blog? Esperamos que sim. Lembre-se de que a Agência Contato possui especialistas em marketing digital estratégico, que podem ajudar você a implementar essas e outras técnicas para atrair a atenção de clientes e mantê-los ligados em seu blog. 

Entre em contato conosco para obter um plano personalizado e alcançar resultados mensuráveis em sua presença digital.

Captação de Leads: qual a forma mais eficiente?

Grupos de leads indicando a captação de leads.

O objetivo final de uma estratégia de Inbound Marketing é converter leads em clientes fidelizados. No entanto, não basta apenas ter um site na internet. É necessário pensar em formas efetivas de converter esse lead. 

E é aí que entra a Captação de Leads, que envolve a obtenção de informações de contato e 

o estabelecimento de potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços de uma empresa. Entretanto há maneiras de fazer essa captação de forma eficiente.

Por isso, a Contato trouxe no artigo de hoje, algumas estratégias para captação de leads. Boa leitura! 

A diferença entre leads e prospects

Antes de entender o que é de fato a captação de leads é bom conhecer o que é um lead e um prospect de fato. O lead é um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço fornecendo voluntariamente suas informações de contato. Ele pode ser 

capturado por meio de uma landing page, formulário de contato, evento, assinatura de newsletter ou qualquer outra estratégia de captação de leads. 

Já o prospect, é um lead qualificado, ou seja, é o lead que passou por uma etapa de qualificação ou foi avaliado com base em critérios específicos para determinar se ele tem maior probabilidade de se tornar um cliente. Isso pode envolver a análise de informações demográficas, comportamentais, interesses, orçamento disponível, entre outros fatores relevantes para o negócio. 

Entendendo os estágios do funil

Além de conhecer o que é um lead e um prospect, é importante relembrar como funcionam os estágios do funil, que é o modelo que descreve as etapas pelas quais um cliente em potencial passa desde o momento em que conhece uma empresa até a conclusão da compra. Ele é dividido da seguinte forma: 

Topo do Funil (consciência): a primeira etapa do funil tem como objetivo atrair a atenção de um grande público e despertar a consciência sobre a empresa, produtos ou serviços. Nessa etapa, os clientes em potencial ainda podem estar explorando suas necessidades e procurando informações relevantes. Por isso, as estratégias de marketing nessa fase visam fornecer conteúdo valioso e educativo para captar a atenção e gerar interesse. 

Meio do Funil (consideração): é nesta fase que os leads já estão cientes da empresa e têm interesse em soluções específicas. Dessa forma, o objetivo do meio de funil é fornecer mais informações detalhadas sobre os produtos ou serviços, educar os leads sobre os benefícios e diferenciadores e ajudá-los a considerar a opção de compra. 

Fundo do Funil (decisão): já no fundo do funil, os prospects estão prontos para tomar uma decisão de compra. Nessa etapa, o objetivo é converter os prospects em clientes reais, fornecendo informações adicionais, demonstrando valor e incentivando a ação de compra. 

Porém, vale ressaltar que o funil de vendas não termina na conclusão da compra, já que o pós-venda e a fidelização do cliente também são aspectos importantes a serem considerados para impulsionar o crescimento e promover recomendações.

Estratégias de captação de leads

Agora que você já sabe como funciona cada etapa do funil, é necessário conhecer as melhores estratégias para fazer a captação de leads. Continue lendo e saiba quais são! 

Marketing de conteúdo relevante

Para captar leads, uma das técnicas mais efetivas é o marketing de conteúdo. Ele consiste em criar um blog onde os assuntos que são abordados correspondem às palavras-chaves mais usadas pelo público-alvo enquanto fazem as buscas na internet. 

O conteúdo dos textos devem ser relevantes e informativos, sendo assim, valorizados por seus leitores. Além disso, uma dica é incluir nesses textos links para baixar materias mais profundos sobre o conteúdo, como e-books, infográficos, videoaulas e outros. Com isso, os interessados deixam seu e-mail em troca desses materiais. 

Formulários e landing pages eficazes

Diretamente ligado com a produção de conteúdo relevante, sua persona precisa ter acesso a este conteúdo. Para isso, uma dica é usar ferramentas que permitam a distribuição dos leads. 

Um exemplo são as Landing Pages, que são páginas de captura que ajudam no processo de geração de leads. Nela, você tem uma chamada principal, uma descrição do material rico que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-Action. 

Além disso, investir em formulários é uma ótima alternativa para gerar leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. Eles são ideias para casos onde o formulário faz parte de um página já existente ou que deve ocupar pouco espaço no site. 

Webinars e eventos virtuais

Uma boa estratégia para atrair uma grande quantidade de potenciais leads é através de webinars ou eventos virtuais. Ao transmitir um evento de forma online, é comum solicitar que os participantes se registrem fornecendo suas informações de contato, como nome, e-mail, empresa, cargo, entre outros. Essas informações são valiosas para a captação de leads, pois permitem que você entre em contato com os participantes após o evento.

Com isso, é possível aproveitar as informações de contato dos participantes para realizar um follow-up efetivo. Isso pode incluir o envio de e-mails de acompanhamento, fornecendo recursos adicionais relacionados ao conteúdo do evento, solicitando feedback e oferecendo oportunidades de continuar o relacionamento.

Otimização para mecanismos de busca

Ao otimizar seu site e conteúdo para os mecanismos de busca, você aumenta suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa relevantes para o seu negócio. Isso significa que mais pessoas poderão descobrir sua empresa, produtos ou serviços quando pesquisarem no Google ou em outros buscadores.

Além disso, a otimização para mecanismos de busca também se preocupa com a experiência do usuário. Isso inclui ter um site responsivo, rápido e fácil de navegar, com uma estrutura clara e intuitiva. Quando os visitantes têm uma experiência positiva em seu site, eles são mais propensos a se engajar, permanecer por mais tempo e se tornarem leads.

Parcerias e co-marketing

Parcerias e co-marketing envolvem a colaboração entre duas ou mais empresas para alcançar um objetivo comum. Dessa forma, você tem a oportunidade de alcançar uma nova audiência que já está interessada nos produtos ou serviços do seu parceiro. Isso amplia o alcance da sua marca e expõe sua oferta a um público relevante que pode se tornar leads qualificados.

O co-marketing também permite que as empresas troquem conteúdo com seus parceiros, como guest posts em blogs, participação em podcasts, compartilhamento de e-books, entre outros. Essa troca de conteúdo permite que você alcance um novo público e demonstre sua expertise, gerando confiança e atraindo leads interessados em seu nicho de mercado.

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A Contato é uma agência especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Com a missão de transformar a experiência das empresas no meio digital, contamos com uma equipe especialistas em Inbound Marketing que irão executar campanhas que vão atrair mais leads para a sua empresa!

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E caso tenha gostado do texto de hoje, acesse nosso blog e veja mais conteúdos sobre Marketing Digital. Até a próxima! 

Prospecção de Leads: o que é e como fazer?

imagem representativa de uma equipe de mulheres estudando a prospecção de leads

Quando se trata de gerar novas oportunidades de negócio, os leads cumprem um papel fundamental. Eles são, basicamente, potenciais clientes que demonstraram interesse em seu produto ou serviço e, por isso, forneceram dados de contato. 

Essa interação é muito importante para que, futuramente, eles se tornem clientes de fato. Mas como obter esses contatos e transformá-los em consumidores fiéis? Neste artigo, falaremos sobre prospecção de leads, visando responder a todos os seus questionamentos sobre o assunto. Vamos lá? 

O que é Prospecção de Leads

Prospecção de leads é o processo de identificar e atrair potenciais clientes para o seu funil de vendas. Por meio dele, você busca por usuários que se encaixam no perfil de cliente do seu negócio, tendo ou não contato com a marca.

Assim, você procura ativamente pelos potenciais clientes que trazem mais lucro para o seu negócio, ao invés de aguardar o contato de quem se interessa pelo seu produto ou serviço. Essa é uma estratégia essencial para aumentar as chances de conversão e fidelização.

A partir do momento em que alguém demonstra interesse no que você tem a oferecer, ela se torna um lead. Contudo, nem todos os leads estão prontos para realizar uma compra. Por isso, mais do que gerar leads, é importante gerar leads qualificados.

Os leads qualificados são aqueles que possuem maior chance de adquirir seus produtos ou serviços. Ao reconhecê-los, você pode direcionar suas ações e garantir uma comunicação mais assertiva, aumentando ainda mais suas possibilidades de conversão.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso guia: Geração de leads qualificados: entenda o conceito e as diferenças.

Dicas de como fazer prospecção de leads

Agora que você já sabe o que é a prospecção de leads e sua importância, nada mais justo do que entender como colocar isso em prática, não é? Vem com a gente! 

Entenda sua persona

Antes de começar sua estratégia, é essencial entender quem é o seu público-alvo e como ele se comporta. Então, o primeiro passo é compreender sua persona, isto é, a representação do seu cliente ideal. 

Alguns dados que ajudam a defini-la são:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localidade; 
  • Interesses;
  • Profissão e hobbies;
  • Desejos e necessidades;
  • Objetivos;
  • Canais de comunicação de preferência. 

A persona te ajuda a direcionar suas estratégias de marketing para quem tem mais chances de adquirir seus produtos ou serviços. Por meio dela, você consegue entender com quem falar, o tipo de comunicação que você vai adotar e por quais canais isso será realizado.

Utilize plataformas de automação

Outro aspecto relevante é o uso de ferramentas específicas para te ajudar nesse processo. Existem diversas plataformas disponíveis para facilitar e otimizar a captação de leads, como campanhas de automação e CRM de vendas. 

Por meio desses recursos, é possível economizar tempo, adquirir maior produtividade e, assim, eficiência na sua busca por potenciais clientes. Ainda é possível acompanhar e analisar os resultados das suas ações, por meio das métricas mais relevantes para o seu negócio.

Ofereça algo de valor

Além disso, é muito importante fornecer conteúdos que realmente sejam relevantes para o seu público. Afinal, de nada adianta estimular uma interação, solicitar que ele forneça dados e não oferecer algo em troca, não é? 

Por isso, é muito importante entender o comportamento da sua persona, seus problemas e necessidades, para criar conteúdos que estejam alinhados a ela. Isso é fundamental para se comunicar com seus leads e nutri-los até que estejam prontos para a compra.

Crie conteúdos para cada etapa da jornada do seu cliente

Por fim, é essencial criar conteúdos adequados para cada etapa de compra em que o seu cliente está. É impossível converter em cliente um visitante que está em fase de descoberta e aprendizado com a sua empresa, por exemplo.

Você pode oferecer um e-book ou um infográfico para leads que estão no topo do funil, uma vez que buscam por informações mais básicas sobre um assunto. Já para leads que estão no fundo do funil, ou seja, mais perto de comprar, você pode oferecer um curso online ou uma consultoria gratuita.

Alternativas a prospectar leads

Para que o seu processo de prospecção de leads seja um sucesso, você pode adotar algumas estratégias para potencializar as suas ações. Confira nossas sugestões! 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração é uma estratégia que visa atrair potenciais clientes por meio de conteúdos que ofereçam qualidade e que tenham utilidade para o usuário.  

Por meio dela, você pode aumentar seu alcance e sua visibilidade, além de gerar leads mais qualificados e engajados. Assim, é possível criar um relacionamento e despertar o interesse do público pelo seu negócio. 

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das técnicas mais utilizadas no marketing digital. Ela consiste em otimizar o seu conteúdo e o seu site para os mecanismos de busca, como o Google. Como consequência, você melhora o posicionamento das suas páginas nas pesquisas, aumentando sua visibilidade e atraindo mais tráfego qualificado.

Com uma estratégia bem estruturada, você consegue entender quais as palavras-chave mais relevantes para a sua empresa e o seu público, para produzir conteúdo direcionado e otimizado. 

Assim, é possível adquirir visitantes que buscam por soluções para seus problemas na internet. O seu negócio, então, mostra-se como a solução ideal para os consumidores, adquirindo autoridade e credibilidade dentro do seu segmento. 

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de profissionais especializados nesse serviço, como a Agência Contato. Com ela, é possível ter uma consultoria completa de SEO para colocar o seu negócio no topo dos resultados de pesquisa! 

Se você gostou de entender um pouco mais sobre a prospecção de leads, acesse o blog da Contato! Nutrimos nosso espaço virtual todos os dias, com as melhores dicas sobre marketing digital. 

Metadescrição: o que é, qual sua importância e como criar

Pessoa pesquisando algo no buscador, indicando a metadescrição.

Quando se pensa em SEO, o que vem à mente são os principais fatores de rankeamento do Google, certo? Porém, há uma série de fatores que não impactam diretamente no posicionamento, mas que ajudam a ter melhor desempenho e atrair mais visitantes para as páginas.

E um desses fatores é a Meta Description ou a Metadescrição, que é o pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google. Pensando nisso, a Contato trouxe no artigo de hoje um pouco sobre o que é essa ferramenta, sua importância e algumas dicas de como criar uma Metadescrição. 

Boa leitura! 

O papel da metadescrição atualmente

Como falamos acima, a metadescrição é uma tag de código HTML, que tem como função exibir uma informação para o usuário durante a pesquisa. Ela é exibida logo abaixo do título e link da página, durante a exibição dos resultados de busca. Com isso, é possível que o conteúdo seja visto pelo usuário antes que ele clique no link. 

Dessa forma, o principal objetivo desta ferramenta é atrair mais usuários a clicarem no seu link, já que em meio à diversos resultados que aparecem em uma busca, é preciso se diferenciar da concorrência. 

Entretanto, apesar do Google ter afirmado que metadescrição não é um fator de rankeamento, ignorá-la pode afetar de forma negativa sua estratégia de Marketing Digital. Caso a página não tenha a metadescrição definida no código, o Google irá selecionar um trecho do conteúdo – bem provável que seja uma parte que tenha palavra-chave – para colocar na descrição do link. E isso não é tão atrativo para um usuário. 

Por isso, ela deve ser pensada como um último detalhe dentro de uma estratégia SEO. Visto que, por mais que não influencie a posição da página nos buscadores, ela pode ser responsável por convencer um usuário a clicar e confiar no seu site. Logo, uma dica é investir na metadescrição, como um toque final após as estratégias para melhor rankeamento. 

Metadescrição serve apenas para mecanismos de busca?

Apesar de ser usada no Google como forma de atrair usuários a clicarem em um site, a metadescrição pode ter utilidade além dos mecanismos de busca. Algumas das principais redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, disponibilizam um fragmento da página destacando um pouco melhor o conteúdo. 

No Facebook, o resumo aparece com maior frequência no aplicativo para dispositivos móveis, enquanto no Twitter aparece com mais frequência na versão desktop. Porém, por realizar testes constantemente – principalmente o Facebook – pode ser que apareça a descrição para alguns usuários, mas para outros. Por isso, uma dica é sempre deixar preparada a metadescrição. 

Como fazer uma metadescrição?

Agora que você já entende o que é Meta Description e sua importância dentro do SEO, está na hora de pegar algumas dicas de como fazer uma metadescrição atrativa e precisa para sua página. Vamos lá? 

Use a palavra-chave no seu texto

Toda página deve ter uma palavra-chave que sintetize o conteúdo dela, já que é importante no SEO que o Google entenda sobre o que se trata o tema que está sendo discutido e por consequência, mostre-o para quem a pesquisou. 

Na metadescrição, a palavra-chave deve ser usada para mostrar ao usuário que a sua página é relevante para o que ele está buscando. Além disso, ela fica em negrito quando é compatível com a pesquisa do usuário, o que atrai mais cliques para o seu link. 

Atenção ao número de caracteres

Talvez esse seja o maior desafio na hora de fazer a metadescrição é resumir com qualidade um conteúdo extenso em tão pouco espaço. O Google exige, uma média de 160 caracteres para preencher o espaço de forma adequada. Porém, uma dica é não produzir descrições muito curtas, para que não pareçam incompletas. 

Seja convincente

Outra dica é apostar na persuasão. E para isso, você precisa conhecer seu público para fazer uma comunicação que gere algum tipo de conexão. Por isso, algumas dicas que podem ajudar é oferecer um benefício claro, trabalhar com emoções positivas e negativas ou faça blog posts de listas. 

Mostre ao usuário o que ele encontrará

Como a principal função da metadescrição é chamar a atenção, por isso é importante fazer um alinhamento de expectativas do conteúdo que oferece para o usuário. Por isso, deixe o texto bem direcionado para que o visitante tenha uma ideia do que irá encontrar quando for acessar sua página.  

Não se esqueça da CTAs

E uma das maneiras mais eficientes de convencer o usuário é utilizar o Call To Action (CTAs), que são chamadas para ação que definem exatamente o que você quer que o usuário faça. Além de serem usadas para atrair o usuário, você pode associar esta ação a algum benefício que irá encontrar ao acessar o conteúdo. Alguns exemplos são

  • inscreva-se; 
  • assine; 
  • comece;
  • saiba mais;
  • conheça;
  • participe.

Faça testes

Como tudo na internet, é necessário fazer testes dos resultados e verificar qual texto teve mais sucesso. Uma maneira de avaliar as metadescrições é olhar a taxa de cliques (CTR) de cada página, já que ela ajuda a entender o que de fato motivou o clique. 

Erros que você não deve cometer

Depois de conhecer algumas dicas, é importante evitar alguns erros na hora de fazer a metadescrição que podem afetar o rankeamento da sua página. Por isso, separamos alguns para que você não cometa mais. Continue lendo e saiba quais são! 

Textos muito longos ou muito curtos

Como falamos lá em cima, o Google indica uma média de 160 caracteres para a metadescrição. Por isso, o tamanho dela irá influenciar no seu sucesso. Meta Description longas demais não irão aparecer por completo nos resultados, enquanto as descrições curtas podem perder o destaque em relação aos concorrentes por dar a impressão de estarem incompletas. 

Repetição de metadescrição

Uma consequência da automatização na hora de criar as metadescrições é a possibilidade de repetição. Com isso, o Google Search Console informa quando as páginas possuem Meta Description iguais. 

Como o Google interpreta como um conteúdo duplicado, ele irá priorizar apenas uma das páginas no rankeamento e por consequência, prejudicando as outras. Por isso, a solução é sempre criar textos únicos e exclusivos para cada página. 

Não produzir uma metadescrição

O pior que não fazer metadescrições longas ou curtas demais é não produzir uma. Como falamos rapidamente, quando não preenchemos a Meta Description, o Google preenche o espaço automaticamente, o que não pode ser atrativo para o usuário. Por isso, o ideal é criar o resumo com suas próprias palavras. 

Gostou do conteúdo? Acesse o Blog da Contato e veja mais conteúdos sobre SEO e Marketing Digital. 

Até a próxima!

Consultor de Vendas: o que é e qual sua importância

Homem conversando com um consultor de vendas.

Com a internet e as redes sociais, os hábitos de consumo mudaram. O cliente que antes queria suprir as suas necessidades, agora faz pesquisas na internet e se informa sobre os melhores produtos, preços e avaliações. E esse comportamento vem sendo notado por consumidores do mundo B2B. Por isso, surge a importância do consultor de vendas, profissional especializado que atua no processo comercial, oferecendo orientação, estratégias e soluções para melhorar os resultados.

Nesse sentindo, a Contato vai te explicar no artigo de hoje, o que faz de fato um consultor de vendas e a sua importância para a empresa. Boa leitura!

O que faz um Consultor de Vendas

Um vendedor tradicional tem como principal função vender. Já o consultor de vendas é o profissional responsável por fazer análise e diagnóstico do mercado, conhecer o cliente, identificar as oportunidades e sugerir o melhor investimento. 

Dessa forma, esse profissional desempenha um papel consultivo, trabalhando em estreita colaboração com a equipe de vendas para identificar oportunidades, desenvolver estratégias de vendas eficazes e superar desafios. Eles podem analisar o desempenho atual de vendas, avaliar as práticas existentes, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, e recomendar ações corretivas.

Ser apenas um “vendedor” não é suficiente

Como falamos rapidamente, a internet mudou nossos hábitos de consumo. Com isso, ele tem mais acesso a informações e tem se tornado cada vez mais exigente. Como consequência, ser apenas um “vendedor” não é suficiente, é preciso de um profissional que se aprofunde nos conhecimentos do produto ou do serviço. 

Consultor de Vendas Interno

O Consultor de Vendas Interno tem o foco na captação de novos clientes para empresa e na gestão interna das vendas. Ele é responsável por fazer a prospecção de novas oportunidades, determinar o perfil do cliente ideal (ICP), ou seja, ele é a ponte entre o comercial e o marketing da empresa.

Consultor de Vendas Externo

Já o profissional externo é responsável por fechar os negócios. Portanto, ele faz visitas aos clientes, utiliza táticas de SPIN selling, atua em ações de prospecção externas e analisa o mercado.

Qual a importância de um Consultor de Vendas?

Apesar de ter como função principal fazer uma análise e diagnóstico do mercado, contar com um consultor de vendas é fundamental para as empresas. Por possuir conhecimento e experiência na área de vendas, eles entendem as melhores práticas, técnicas e estratégias de vendas que podem impulsionar os resultados comerciais. 

Além disso, com um consultor de vendas é possível ter uma análise detalhada das atividades de vendas da empresa. Eles avaliam o desempenho atual, identificam áreas de melhoria e detectam problemas ou lacunas no processo de vendas. 

A partir disso, eles desenvolvem estratégias eficazes para melhorar o desempenho de vendas. Eles podem sugerir abordagens inovadoras, segmentação de mercado, táticas de prospecção, técnicas de negociação e outras estratégias personalizadas para atingir as metas de vendas da empresa.

Dessa forma, não há dúvidas que ter um consultor de vendas no setor comercial da sua empresa é fundamental para o sucesso da operação.

Habilidades que um bom Consultor de Vendas deve ter

Para ser um consultor de vendas deve-se ter conhecimentos do processo de vendas. Apesar de não necessitar de um diploma de ensino superior, um bom consultor de vendas sempre deve pesquisar sobre o mercado e desenvolver algumas habilidades que irão ajudar na sua rotina. 

Motivação

Trabalhar com vendas significa alcançar metas. E nem sempre isso será fácil, mas é importante lembrar que é algo normal. Por isso, ter motivação é importante e é uma habilidade apreciada em um bom consultor de vendas. 

Curiosidade

Outra habilidade que deve ser desenvolvida é a curiosidade, para investigar e entender melhor quem é o seu cliente, o mercado e até o produto. Um consultor de vendas curioso sabe como aproveitar as melhores oportunidades e alavancar os resultados. 

Saber ouvir

Além de ter uma boa oralidade e boa comunicação, é importante que o consultor de vendas saiba ouvir. Com isso, ao saber ouvir é possível entender exatamente o que o cliente precisa, já que em muitos casos é o próprio cliente que irá te guiar na venda, fornecendo informações importantes. 

Empatia

Ter empatia é se colocar no lugar do outro. E essa habilidade é essencial para um bom consultor, já que é preciso entender quais são as dores e necessidades dos clientes e saber se colocar no lugar do restante do time de vendas. 

Atitude

Ter motivação não basta! Uma habilidade importante de um bom consultor é a atitude, para saber como colocar em prática as ações. Dessa forma, ele também deve ser proativo, já que diante de uma situação difícil, o consultor deve buscar formas de fazer acontecer e atingir o objetivo. 

A integração vendas e marketing

Um erro muito comum na área comercial é a falta de alinhamento entre o time de vendas e de marketing. E isso não pode acontecer, já que por lidarem com o surgimento de oportunidades e o fechamento de negócios, os processos desses dois times devem estar bem integrados. 

Um consultor de vendas precisa garantir que as equipes de vendas e marketing estejam alinhadas quanto às metas, estratégias e abordagens. Isso garante que todos estejam trabalhando em direção a um objetivo comum, maximizando assim os resultados.

Além disso, a integração entre vendas e marketing permite um fluxo contínuo de feedback. Os vendedores podem fornecer informações valiosas ao marketing sobre as necessidades e preocupações dos clientes, bem como sobre a eficácia das estratégias e materiais de marketing. 

Já sabia o que era um Consultor de Vendas? Acesse nosso Blog e veja mais conteúdos sobre vendas e Marketing Digital.  

Até a próxima!

Canais de Aquisição: quais são os tipos de tráfego e como usar?

Homem usando um computador fazendo referência aos canais de aquisição.

Uma boa maneira de atingir os objetivos e metas estipulados dentro da sua empresa é através dos canais de aquisição, que são os caminhos usados para captar novos clientes. Podendo ser onlines ou offlines, eles levam a mensagem da empresa para o cliente de diferentes maneiras e por isso, devem ser usados de maneira assertiva. 

Com isso, se torna possível aproximar-se do público-alvo e aumentar a conversão de clientes e vendas. Pensando nisso, a Contato trouxe um artigo explicando os tipos de tráfego e como usá-las no seu negócio. Boa leitura! 

O que são canais de aquisição?

Como falamos resumidamente em cima, os canais de aquisição são as ferramentas que uma empresa utiliza para alcançar e se comunicar com o seu público-alvo. Como consequência, são geradas novas oportunidades de relacionamento, reconhecimento da marca e é claro, das vendas. E uma forma de alcançar esse público-alvo é com o tráfego para um site!

O tráfego nada mais é do que o público que acessa uma página. Logo, o tráfego de um site são os cliques recebidos e que direcionam a uma página de destino específica. Em uma estratégia de marketing digital, ter movimentação de público é fundamental para se realizar vendas, já que a maiores chances do lead relacionar e gerar mais oportunidades para negócios. 

Qual a importância dos canais de aquisição?

Os canais de aquisição permitem que uma empresa alcance um público mais amplo e aumente sua visibilidade. Por meio de estratégias de marketing e comunicação, é possível promover produtos ou serviços para um grande número de pessoas, muitas das quais podem não estar familiarizadas com a empresa. 

Dessa forma, a empresa consegue atingir diferentes segmentos de mercado e expandir seu alcance. Por exemplo, ao utilizar estratégias de marketing digital, é possível direcionar campanhas para diferentes públicos-alvo, adaptando a mensagem e as abordagens de acordo com as características específicas de cada segmento.

Além disso, os canais de aquisição também podem desempenhar um papel na fidelização e retenção dos clientes existentes. Por exemplo, programas de indicação ou programas de fidelidade podem ser utilizados como canais de aquisição secundários, incentivando clientes satisfeitos a trazerem novos clientes ou a continuarem comprando da empresa.

Como usar os canais de aquisição para gerar tráfego? 

Para usar os canais de aquisição de forma eficiente para gerar tráfego, é importante seguir algumas estratégias e melhores práticas. A primeira delas é entender quem é seu público-alvo, ou seja, identificar as características demográficas, interesses, comportamentos e necessidades do seu público. 

Outra forma é através do SEO (Search Engine Optimization), que é essencial para melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca. Otimize o conteúdo do seu site com palavras-chave relevantes, melhore a estrutura do site, otimize as meta tags e crie conteúdo de qualidade para atrair tráfego orgânico dos mecanismos de busca. 

A Contato já fez um artigo trazendo algumas técnicas de SEO que podem ajudar no tráfego pago. Clique aqui e veja quais são! 

Quais são os tipos de tráfego? 

Agora que você sabe o que são os canais de aquisição e como eles são usados para gerar tráfego, é importante entender quais são os tipos de tráfego. Eles são divididos em 7 tipos e são separados de acordo com a forma como o lead chegou até a sua empresa. 

A Contato já fez um artigo explicando a diferença entre o tráfego pago e orgânico, porém é importante conhecer os outros tipos. Isso é importante para definir exatamente os locais do seu funil de conteúdo que estão funcionando. Continue lendo e saiba quais são! 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico está relacionado com as estratégias para atrair os visitantes de forma natural, ou seja, as pessoas chegam a sua empresa por meio de pesquisas nos motores de busca. Dessa maneira, quanto maior for o tráfego orgânico, maiores são as chances de atrair visitantes sem gastar um alto valor em anúncios. Além disso, um grande volume de acessos naturais geram autoridade para a sua página.

A sua principal vantagem é o custo-benefício, já que ajuda a reduzir os custos de marketing e aumenta a margem de lucro. Outra vantagem desse tipo de tráfego é o aumento da relevância e credibilidade da sua empresa. 

Tráfego pago

Já o tráfego pago tem esse nome pois está relacionado com o investimento em anúncios pagos para atrair visitantes. Para criar esse tipo de publicidade são utilizadas plataformas como o Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, onde a escolha do melhor canal depende do perfil e hábitos do seu lead. 

Por isso, é importante que ao clicarem nos anúncios, eles sejam direcionados para páginas de destino que correspondam a expectativa apresentada na oferta. Logo, uma dica é evitar direcionar os leads para a página home, já que o índice de qualidade dos anúncios pode prejudicar as chances de conversão desses visitantes em leads diminuem.

Tráfego social

O tráfego social são os links de sites que são compartilhados no Facebook, Linkedin, Twitter e outras redes sociais. Com isso, cada vez que um usuário clica em uma publicação é redirecionado para uma página externa ele se torna um visitante. 

Por isso, uma dica na hora de gerar esse tipo de tráfego é estar presente nas redes que representam o melhor canal de comunicação com o público que a sua empresa quer atingir. A partir disso, deve-se fazer um planejamento e investir em estratégias para redes sociais que atraiam mais visitantes e os levem para o seu site ou blog. 

Outra dica é interagir com o público nas postagens, já que contribui para melhor engajamento  e aumento da audiência. 

Tráfego direto

O tráfego direto é a ausência de todos os outros canais de aquisição, ou seja, nada mais do que quando o usuário digita o endereço do seu site (URL) no navegador. Enquanto nos outros tipos de canais de aquisição há links que redirecionam para a página, no tráfego direto os esforços são feitos offline. Por isso, a dica é que o domínio esteja associado a sua marca para fácil memorização. 

Tráfego de referência

Esse tipo de tráfego está relacionado com estratégias de link building, onde os visitantes vão para a sua página a partir de outros sites. Com isso, há um aumento da quantidade de visitantes e da autoridade e confiabilidade da sua página, algo valorizado pelo Google no ranqueamento. 

Uma forma de conseguir links externos é fazer parcerias para produção de conteúdos com outros sites que tenham relação com os assuntos abordados. Esses conteúdos podem ser blog posts ou até mesmo entrevistas para veículos de comunicação, onde os leitores podem conhecer seu site. 

Tráfego de e-mail marketing 

Já o tráfego de e-mail marketing é adquirido através de cliques em link enviados por e-mail. Quando enviado de forma permissiva (sem spams) consegue alcançar taxas de conversão muito boas.  Algumas maneiras de se fazer isso é através de newsletter, fluxos de nutrição e campanhas de e-mail marketing. 

Tráfego offline

Saindo um pouco do mundo virtual, o tráfego offline se refere ao fluxo de pessoas físicas em locais físicos, como lojas, escritórios, eventos, feiras comerciais, entre outros, em oposição ao tráfego online, que se refere ao fluxo de visitantes em sites, blogs e plataformas digitais.

Dessa forma, o tráfego offline está relacionado às interações e experiências que ocorrem fora do ambiente online. É o resultado de esforços de marketing e publicidade direcionados para atrair pessoas para locais físicos, com o objetivo de promover produtos, serviços, eventos ou estabelecer contato direto com os clientes.

O que é tráfego qualificado? 

O tráfego qualificado refere-se às visitas ou usuários que chegam ao seu site, blog ou plataforma digital e têm maior probabilidade de se tornarem clientes ou realizar ações desejadas. Elas são consideradas “qualificadas” porque possuem interesse ou estão em busca de informações, produtos ou serviços relacionados ao seu nicho de mercado.

Com isso, a qualificação do tráfego está relacionada à relevância e afinidade entre o público-alvo e o conteúdo ou oferta apresentados. Quando o tráfego é qualificado, as chances de conversão e engajamento são maiores, pois os visitantes já possuem interesse prévio no que você oferece.

Entretanto, devemos lembrar que a qualificação do tráfego pode variar de acordo com o seu negócio, público-alvo e objetivos específicos. É essencial acompanhar e analisar regularmente o desempenho do tráfego para entender quais fontes ou estratégias estão trazendo os melhores resultados em termos de conversão e engajamento.

Como escolher o canal de tráfego ideal? 

A escolha de um canal de tráfego ideal depende de uma série de fatores, como público-alvo e objetivo do negócio. Por isso, um primeiro passo é entender quem são seus clientes ideais e quais são os objetivos de marketing, já que isso ajudará a direcionar suas estratégias de aquisição para os canais onde seu público está presente.

Além disso, é importante avaliar o orçamento de e identificar os canais que estão dentro das suas possibilidades financeiras. Alguns canais podem exigir investimentos mais substanciais, como publicidade paga, enquanto outros podem ser mais acessíveis, como marketing de conteúdo ou redes sociais orgânicas.

Por isso, uma dica é explorar as diferentes opções de canais de tráfego disponíveis, como marketing de busca, mídias sociais, e-mail marketing, publicidade tradicional, parcerias estratégicas, eventos, entre outros. Pesquise sobre o desempenho e alcance de cada canal, assim como as características específicas do seu público-alvo.

Como gerar mais tráfego em um site?

Se você chegou até aqui, sabe como funcionam os diferentes tipos de tráfego. Porém, trouxemos algumas dicas de como gerar mais tráfego em um site. Continue lendo e saiba quais são! 

Nossa primeira dica é otimizar o tráfego para os mecanismos de busca utilizando as técnicas de SEO. Realize pesquisas de palavras-chave relevantes para o seu nicho e otimize o conteúdo do seu site com essas palavras-chave. Certifique-se de ter uma estrutura de site amigável para os mecanismos de busca, URLs otimizadas, meta tags adequadas e links internos relevantes. Isso ajudará a melhorar o seu ranking nos resultados de busca e aumentar o tráfego orgânico.

Além disso, crie um conteúdo valioso que seja útil, informativo e relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir artigos, blogs, infográficos, vídeos, tutoriais, estudos de caso, entre outros. Ao oferecer conteúdo de qualidade, você irá atrair mais visitantes e terá maior probabilidade de compartilhamento e engajamento.

Caso queira mais dicas, fizemos um texto trazendo algumas estratégias de tráfego para e-commerce. Clique aqui e conheça nossas dicas! 

Gostou das dicas de hoje? Não deixe de acompanhar o Blog da Contato para conhecer mais sobre Tráfego Orgânico e Pago.

Até a próxima!

Personalização de conteúdo: o que, como fazer e quais as vantagens

Moça vendo um conteúdo personalizado.

Antigamente, o consumidor era um refém das poucas empresas que ofereciam os produtos ou serviços. Porém, com a internet, hoje ele está no centro de todas as práticas do mercado, especialmente nas estratégias de Marketing de Conteúdo. 

Com isso, surge a necessidade da personalização de conteúdo, que consiste em utilizar os dados dos clientes para fornecer publicações, mensagens e ofertas com base nos interesses ou no comportamento do cliente dentro do processo de compra. 

Por isso, trouxemos no artigo de hoje explicando melhor o que é a personalização de conteúdo e quais são as suas vantagens. Boa leitura! 

Por que a personalização de conteúdo é importante?

Uma das principais vantagens da personalização de conteúdo é a melhora da experiência do usuário, já que eles valorizam as empresas que reconhecem suas preferências e necessidades individuais. Por isso, essa estratégia se torna tão importante para o negócio. 

O novo comportamento do consumidor

O Google dita as regras na internet. Por ser a atual porta de entrada dos usuários na internet, muitos usuários confiam nos resultados do buscador, ou seja, atualmente, os melhores cartões de visita na internet não são mais os endereços “www”, mas sim nas 

primeiras posições nas SERPs (resultados de pesquisa). 

Dessa forma, fica claro que os usuários mudou, já que eles entram na internet para encontrar justamente o que precisam ou que tenham interesse. Esse comportamento também é notado nas timelines das redes sociais e nos diversos serviços on demand que estão no mercado. 

Por isso, a velha abordagem invasiva perde espaço para a estratégia de personalização de conteúdo. 

Expectativa dos clientes

Vivemos na fase do Marketing 4.0, em que somos dominados por buscas, gadgets e serviços online, ou seja, o consumidor espera experiências personalizadas e evita marcas que se limitam a mensagens padronizadas. 

E isso é visto no dia a dia das empresas. Um estudo publicado pela Segmet mostrou que cerca de 71% dos consumidores estão frustrados com experiências impessoais de compra. Com isso, é possível ver uma mudança nas expectativas dos clientes, ou seja, com a consolidação dos sistemas de recomendação, as pessoas se acostumam a receber soluções altamente personalizadas.

O que é personalização de conteúdo?

Como falamos anteriormente, a personalização de conteúdo é uma estratégia que envolve a adaptação de conteúdo e informações com base nas características, interesses e comportamentos individuais dos usuários. Ela tem como objetivo oferecer uma experiência mais relevante e personalizada, aumentando o engajamento do público e melhorando os resultados.

Com isso, a personalização de conteúdo pode trazer vários benefícios tanto para as empresas quanto para os usuários. As empresas podem obter um melhor envolvimento dos usuários, aumentar as taxas de conversão, melhorar a fidelidade dos clientes e coletar dados valiosos para análise. Por outro lado, os usuários recebem conteúdo relevante e sob medida para suas necessidades e interesses, tornando sua experiência mais agradável e satisfatória.

Exemplos de personalização de conteúdo

Apesar de não parecer, a personalização não é algo novo no mercado. Na realidade diversas empresas investem em produtos e comunicação personalizados há décadas. Com isso, surge diferentes tipos de personalização de conteúdo. Continue lendo e saiba quais são! 

Segmentação de mercado

O primeiro tipo de personalização é a partir da segmentação de mercado. Esse é o tipo mais comum, pois são feitas segmentações baseadas em nacionalidade, região, estado civil, setor, cargo ou até tendências da mídia e do mercado. 

Sua principal vantagem é sua utilidade para o desenvolvimento de negócios e produtos, assim como a criação de campanhas publicitárias. Porém, por serem muito amplos e falarem pouco sobre o consumidor, o público percebe com facilidade que a mensagem é feita para massas. 

Personalização baseada em persona

Personas são perfis fictícios que representam os diferentes tipos de usuários de um produto, serviço ou plataforma. Elas são criadas com base em dados demográficos, comportamentais, psicográficos e de preferências, com o objetivo de ajudar as empresas a entenderem melhor seu público-alvo e direcionar suas estratégias de marketing e personalização de conteúdo de forma mais eficaz.

Com isso, a segmentação baseada em personas tem como objetivo criar um conteúdo personalizado para esse público ideal. Ou seja, se torna possível criar conteúdos, campanhas e até produtos mais adequados ao público, aumentando as chances de criar e fortalecer o relacionamento dessas pessoas com a marca.

Personalização baseada na jornada de cliente

A jornada do cliente é o processo que ele percorre desde o primeiro contato com uma empresa ou marca até a conclusão de uma compra. É uma representação do caminho percorrido pelo cliente, desde o momento em que ele se torna consciente de uma necessidade ou problema, passando pela consideração de opções, até a tomada de decisão e a fase pós-compra.

Nesse tipo de personalização, o conteúdo é feito com base na fase onde o cliente se encontra. Como por exemplo, os usuários que chegam através do Google ou das redes sociais geralmente buscam informações mais básicas. Já o público provindo de mensagens de e-mail ou landing pages está em busca de conteúdos mais específicos. 

Personalização individual

A personalização individual tem como foco a entrega de conteúdos individualizados, ou seja, cada cliente tem uma experiência única. É neste tipo de personalização que entram as plataformas que utilizam de algoritmos avançados que coletam e analisam uma série de dados e otimizam a exibição do conteúdo de acordo com o comportamento. 

Personalização em anúncios

O último tipo de personalização é a baseada em anúncios, em que através da utilização de dados é possível prever quem será o espectador. Com isso, são fornecidos anúncios relevantes para essa pessoa. 

Com isso, como forma de determinar o melhor anúncio para usuários individuais, os profissionais de marketing usam dados como desejos e necessidades do cliente. Além disso, é possível determinar essa personalização através do direcionamento de anúncios (remarketing). 

Como aplicar a personalização de conteúdo?

Em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, a personalização de um conteúdo pode ser inserida em diferentes tipos de peças. Por isso, continue lendo e descubra como aplicar a personalização de conteúdo dentro do negócio! 

Blog posts

Uma maneira é através do blog posts, que tem como função responder às dúvidas dos usuários. Por recorrerem aos buscadores para encontrar soluções para os mais variados assuntos, os blogs são uma ótima maneira de serem encontrados pelo público. 

Por isso, além de dirigir o texto a persona, um post profissional deve ser otimizado em termos de SEO. Porém, deve-se lembrar que esses princípios também se aplicam às pesquisas em outras plataformas.

Landing Pages

Outra maneira de personalização de conteúdo é através das landing pages, que são páginas específicas projetadas para direcionar a atenção do usuário para uma oferta específica ou ação desejada. Como consequência, isso permite que o conteúdo e a mensagem sejam personalizados de acordo com as características do público-alvo, tornando a experiência mais relevante para cada grupo.

Além disso, elas são projetadas para criar uma experiência direcionada e persuasiva. Elas podem ser otimizadas para refletir a linguagem, a estética e as necessidades do público-alvo específico. Elementos como títulos, imagens, depoimentos e recursos visuais podem ser personalizados para atrair e envolver os usuários de forma mais eficaz.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia eficaz para personalizar o conteúdo e se comunicar de forma direta com os usuários, já que é possível segmentar sua lista de contatos com base em diferentes critérios. Com isso, são enviados conteúdos personalizados para grupos específicos de usuários, garantindo que as mensagens sejam relevantes para cada segmento.

Por exemplo, é possível incluir o nome do destinatário no campo de saudação ou adaptar o conteúdo com base em preferências de produtos ou interesses registrados. E isso cria uma experiência personalizada, tornando as mensagens mais relevantes e aumentando a probabilidade de engajamento.

Conteúdos interativos

Os conteúdos interativos são uma ótima maneira de aplicar a personalização de conteúdo, já que por serem envolventes, elas estimulam a participação ativa dos usuários. Isso gera um maior engajamento, pois os usuários têm a oportunidade de interagir com o conteúdo, responder a perguntas, tomar decisões, explorar recursos e obter feedback imediato. 

Dessa forma, há uma sensação de personalização, pois os usuários sentem que estão recebendo um conteúdo exclusivo e feito sob medida para eles. Essas experiências diferenciadas podem ser compartilhadas nas redes sociais ou compartilhadas com outros usuários, ampliando ainda mais o alcance e impacto do conteúdo personalizado.

Você já conhecia a personalização de conteúdo? Acesse o Blog da Contato para conhecer mais sobre o universo do Marketing Digital. Até a próxima!

O que é Customer Success e por que é importante?

imagem representativa de uma experiência satisfatória do cliente, para o texto sobre customer success

Você provavelmente já viu o termo Customer Success por aí, não é? Algumas pessoas acreditam nesse conceito como um nível mais avançado de suporte ao cliente, mas ele é muito mais do que isso, apresentando-se como uma filosofia fundamental para o sucesso da sua empresa. Pensando nisso, preparamos este material para explicar o que é Customer Success e qual sua importância para uma organização. Vem com a gente!  

O que é Customer Success?

Customer Success ou sucesso do cliente, em português, é uma estratégia que tem como objetivo garantir a satisfação e a fidelização de clientes, por meio de soluções que atendam às suas necessidades e expectativas. 

Basicamente, como o próprio nome diz, trata-se de assegurar o sucesso do consumidor ao adquirir os produtos ou serviços da sua empresa. Isso ocorre porque o sucesso do cliente significa o sucesso do seu negócio. Assim, você gera valor e confiança para a sua organização

Essa tática surgiu no início dos anos 2000, na empresa SalesForce, nos Estados Unidos. Na época, ocorreu uma mudança significativa na tecnologia: os softwares deixaram de ser hospedados no cliente para serem hospedados em nuvem. Como consequência, foi criado um novo modelo de negócios por meio de assinaturas, e não apenas uma licença única de uso. 

Qual o diferencial de uma empresa que utiliza o Customer Success?

Uma empresa que possui um departamento de customer success foca em assegurar que os clientes utilizem seus produtos ou serviços da melhor forma, obtendo resultados incríveis. 

Para isso, é preciso conhecer o seu público e como ele se comporta, para adotar medidas que mantenham um alto nível de satisfação com a sua organização. Isso inclui seus desejos e necessidades, o que gostam e desgostam. E tudo isso já é trabalhado antes mesmo de iniciar a venda!   

Assim, empresas que adotam essa filosofia precisam ouvir, responder e orientar seus clientes, adaptando de acordo com as necessidades. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, muitos negócios investiram no delivery para evitar o contato direto com os consumidores antes da compra. 

Por isso, é fundamental que sua empresa esteja aberta e traga a satisfação do público por meio de uma experiência satisfatória, ouvindo seus elogios e reclamações. 

Por fim, ao realizar uma venda transparente e alinhada com o seu cliente, você garante queele pode ter a melhor experiência possível com a sua empresa e indique-a para seus parceiros e colegas. Logo, realizar um trabalho que equilibre os interesses da marca e de seus clientes é uma forma de melhorar a sua imagem no mercado. 

O que faz o Customer Success?

Agora que você já sabe o que é Customer Success, falaremos sobre as responsabilidades de um profissional dessa área. 

Aproximação com o consumidor

Primeiramente, uma das principais atribuições de um profissional de Customer Success é a aproximação do consumidor, criando um relacionamento duradouro e rentável. Em um primeiro momento, ele deve realizar a recepção ou onboarding, que consiste em acolher o cliente e ensiná-lo a utilizar os produtos ou serviços da empresa da melhor forma possível.

Nesse sentido, é preciso ter habilidades consultivas e proativas, oferecendo uma orientação adequada para o consumidor. Dessa forma, ele conhece as funcionalidades, os benefícios e as melhores práticas relativas ao que o seu negócio tem a oferecer. 

Consulta com o mercado

É muito importante que o profissional dessa área entenda sobre o mercado em que ele atua. Assim, ele pode conhecer as tendências, as oportunidades, as ameaças e os concorrentes do seu segmento em específico. Isso possibilita a realização de uma consultoria de qualidade, ajudando os consumidores a se adaptarem às mudanças.

Além disso, a interpretação de informações sobre o mercado também inclui os hábitos de consumo, as preferências e as necessidades dos clientes, tanto potenciais quanto atuais. 

Dessa forma, ele garante um atendimento personalizado aos consumidores e o sucesso do negócio, que se mantém cada vez mais atualizado sobre as especificidades do seu nicho e do seu público. 

Resgate de clientes

Outra responsabilidade dessa função é trazer de volta os clientes que por algum motivo estão insatisfeitos, desengajados ou propensos a interromper sua experiência com um produto ou serviço. 

Para fazer isso, é necessário entender os motivos que desestimularam esse público e oferecer soluções que possam reverter a situação, recuperando a confiança em sua empresa. 

Com essa ação, é possível reter clientes e diminuir o churn rate, uma das principais preocupações de um departamento de sucesso do cliente. 

De forma resumida, essa é uma métrica que reflete no número de consumidores que deixaram de fazer negócios com a empresa, e deve ser acompanhada e aprimorada de acordo com as particularidades da organização.

Assim, é possível melhorar a rentabilidade da empresa, já que os custos de adquirir novos clientes são maiores do que a fidelização. Além disso, clientes fiéis estão propensos a divulgar naturalmente a sua marca, aumentando sua visibilidade e suas oportunidades no mercado.  

Proatividade

Além disso, é muito importante ter ações proativas, antecipando problemas e entrando em contato com os clientes antes mesmo que eles procurem pela empresa. 

Um dos diferenciais do Customer Success é a integração do cliente à marca, oferecendo sua disponibilidade para solucionar problemas ou esclarecer possíveis dúvidas. Essa prática por si só traz uma aproximação com o cliente, que entende o seu compromisso com a experiência de compra. 

Por isso, um profissional proativo antecipa esses problemas e oferece soluções com o interesse genuíno de auxiliar os consumidores, aumentando sua satisfação, confiança e retenção. 

Monitoramento de métricas

Outra tarefa essencial para o profissional de sucesso do cliente é monitorar as métricas que indicam o desempenho e o resultado da estratégia, tanto para a empresa quanto para os clientes. Assim, é possível identificar pontos de melhoria e tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados. 

Algumas métricas são importantes, como:

  • churn rate ou taxa de cancelamento;
  • quantidade de clientes ativos;
  • crescimento da receita;
  • grau de satisfação, também chamado de NPS (Net Promoter Score);
  • saúde do cliente;
  • reconhecimento de clientes com risco de cancelamento. 

Para colocar essa ação em prática da melhor forma possível, é importante escolher as métricas mais importantes para a empresa, levando em consideração os objetivos e resultados esperados tanto para o negócio quanto para os clientes. 

Para realizar a coleta e a análise de dados, é interessante utilizar ferramentas que automatizem e facilitem esse processo de forma segura e precisa. 

Em seguida, os resultados devem ser comunicados e compartilhados de forma clara e compreensível. Assim, os membros responsáveis devem realizar ações para corrigir os problemas identificados e otimizar os processos, para melhorar continuamente a estratégia.

Aplicação de upsell e cross-sell

Por fim, é importante utilizar técnicas de upsell e cross-sell, que permitem oferecer soluções complementares ou melhores às que eles já possuem. 

Ao conhecer o comportamento do consumidor e seus desejos, você pode oferecer mais possibilidades, como produtos ou serviços que complementem o que ele já adquiriu. Isso é uma oportunidade de não apenas aumentar o seu faturamento, mas de resolver problemas reais do cliente e facilitar sua vida, melhorando a sua experiência de compra. 

Você também pode oferecer uma versão mais sofisticada do produto, a qual oferece mais recursos para beneficiar o cliente. Assim, você pode construir uma relação de confiança com ele.

Quando contratar um gerente de sucesso do cliente? 

Se você sente a necessidade de adquirir novos clientes ou mesmo não sabe qual o nível de satisfação dos consumidores em relação aos seus produtos ou serviços, contratar um gerente de sucesso do cliente é fundamental. É importante mencionar que ter um setor comercial bem estruturado, com funções bem definidas, é fundamental para o sucesso da estratégia.

Isso também é interessante se você não consegue manter seus clientes e não consegue mostrar o valor e o diferencial dos seus serviços. 

Um profissional adequado terá uma melhor compreensão dos seus clientes e dos possíveis problemas, com capacidade para solucionar problemas, antecipar suas demandas e oferecer a melhor experiência possível com a sua empresa. 

Como criar um departamento de Customer Success? 

Para criar um departamento de Customer Success, você pode seguir alguns passos: 

  • Defina os objetivos e as métricas da área: é importante entender o que você deseja alcançar com o Customer Success e como você vai medir o seu desempenho e o dos seus clientes;
  • Estruture sua equipe: você precisa ter profissionais qualificados e capacitados para atender aos seus clientes. Por isso, defina as responsabilidades da sua equipe e aprimore-a constantemente.
  • Implemente processos e ferramentas: é preciso ter processos claros e eficientes para gerenciar o relacionamento com os seus clientes. Também é interessante contar com recursos que facilitem a coleta, a análise e a comunicação dos dados dos seus clientes.
  • Acompanhe e melhore sua estratégia: é crucial monitorar constantemente os resultados do seu departamento de Customer Success, avaliando se os objetivos e as métricas estão sendo atingidos, identificando as oportunidades de melhoria e tomando as ações necessárias para otimizar o seu desempenho e o dos seus clientes.

Se você gostou de entender o que é customer success e sua importância, não deixe de acompanhar o blog da Contato para mais dicas para impulsionar o seu negócio. Vamos decolar juntos!