Google News: como o perfil de notícias pode te ajudar no tráfego orgânico

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Você sabia que o Google News é uma plataforma que pode alavancar as suas notícias?

Isso porque a publicação de notícias pode trazer um tráfego orgânico muito potente para o seu site ou blog jornalístico. Para isso, você só precisa ter conhecimento e aplicar os critérios do Google News. Assim, não há dependência do uso de anúncios para se obter um bom ranqueamento das suas matérias.

Dessa maneira, fortaleça seu conteúdo, com a atribuição de um tráfego que garanta resultados por muito tempo para você e seu negócio. 

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo! ?

O que é o Google News?

Trata-se de uma ferramenta que apresenta os próprios critérios para a priorização das notícias com o seu mecanismo de busca. Dessa forma, pode-se dizer que ele é responsável por definir a relevância do seu conteúdo.

Por outro lado, uma rápida visita ao Google News revela sua função de personalização. Isso é, uma vez logado na conta Google, o leitor recebe sugestões de notícias de acordo com os próprios interesses. Nesse sentido, seus textos devem responder da melhor forma possível às questões desses leitores. 

Além disso, vale lembrar que estamos lidando com textos jornalísticos. Ou seja, comece com o pé direito evitando propagandas e redações que destoam do gênero.

Dado esse pontapé inicial, atente-se aos direcionamentos a seguir!

Como o Google News pode te ajudar a ter melhores resultados?

Para que seu site de notícias tenha uma melhor performance, o Google News é seu melhor amigo! 

Os textos de blogs e sites que atendem a SEO tendem a demorar para serem indexados no Google e ranquearem. Porém, com o Google News, esse processo pode ser acelerado, se realizado corretamente.

Primeiramente, o objetivo é que sua notícia seja rapidamente indexada no Google. A ferramenta te ajuda nesse processo, indicando que para atingir esse objetivo, você tem de prestar atenção em alguns pontos. São eles:

  • conteúdo de qualidade e autoral;
  • bom design do site.

Isso é importante, pois a indexação se dá após a etapa de identificação da existência do seu site, atrelada ao Bot do Google e utilização do Google Search Console e outros. Nesse sentido, existem várias fontes de tráfego que podem ser utilizadas e devemos nos aproveitar disso. 

Ainda, podemos agregar a importância do tráfego orgânico para os negócios, garantindo resultados positivos a longo prazo. E, como dissemos, você não pode depender apenas do pagamento de anúncios, porque esses acabam tendo efeito de menor duração.

É uma via de mão dupla: quando há backlinks e muitos acessos, esses fatores aumentam a autoridade do seu site. Isso se traduz em mais referências e, consequentemente, em mais acessos. Dito isso, a autoridade do site é uma das principais buscas de qualquer um que queira se destacar e crescer

Dicas para conseguir melhores posições no Google News!

Suas notícias de qualidade merecem o melhor posicionamento orgânico possível. Confira algumas dicas para dominar o Google News!

Seja o primeiro

Vamos sair na frente? Identifique os nichos ainda não explorados e ocupe esse espaço! Se você for o primeiro a cobrir um assunto ou pauta, terá mais chances de aparecer no topo do mecanismo de busca do Google.

Isso se dá porque o seu site estará cobrindo um campo específico. Assim sendo, existe a possibilidade de você tornar-se uma fonte exclusiva sobre tal assunto.

Foque na descrição no início do texto

A internet é um universo muito amplo e cheio de gatilhos mentais. E é por isso mesmo que devemos fisgar o leitor logo no começo do texto. Sua notícia deve logo demonstrar que é apta ao serviço de informá-lo. 

Imagens são bem-vindas

As imagens, fotos e ilustrações, têm um papel importante nesse processo. Afinal, queremos dominar o Google News! E, em seu jogo, sai na frente quem se utiliza de diversos recursos, explorando os tais gatilhos e apresentando muito conteúdo relevante. 

Portanto, insira imagens não clicáveis no corpo do seu texto. Desse jeito, a imagem que aparecer no Google Imagens levará o leitor diretamente para o seu site. Assim, garantindo acessos por mais uma via.

Não se esqueça da hierarquia do conteúdo

É fundamental hierarquizar seu conteúdo. Ou seja, saber criar uma coerência entre seu título, seus aspectos mais importantes e aquilo que foi pesquisado pelo consumidor.

Por esse motivo, a redação SEO trabalha com o desenvolvimento HTML, o qual utiliza-se de Heading tags — por exemplo, H1, H2, H3, etc. Essa técnica esquematiza uma melhor compreensão do Google na identificação do conteúdo, além de facilitar a leitura.

Tenha regularidade

O seu site ou blog pode atingir bons resultados com o Google News uma vez que compartilhados a partir de seus princípios. Porém, sabe-se que uma vez indexada, a notícia fica por no máximo 30 dias destacada. Logo, a regularidade nas postagens é essencial.

Além de que, você está cuidando de um site de notícias. Isso significa que o Google espera que ele se comporte como um: com atualizações diárias e constantes.

A data é importante

Nessa lógica, a apresentação de data e hora se torna muito importante. Esses são elementos que verificam as suas notícias. O recomendado é que se localizem entre o título e o corpo do seu texto.

Crie um Sitemap específico para as notícias

O Google é auxiliado a reconhecer a importância da sua matéria por meio do Sitemap. Esse recurso é lido a fim de captar mais informações sobre seu site, suas atualizações, pautas, idiomas, entre outros. Quando feito especificamente para as notícias, há uma conexão com o Google News, resultando num bom desempenho na plataforma.

Marque as notícias como conteúdo estrutural

Quando marcamos as notícias como conteúdo estrutural, estamos colocando nossa pauta à vista do algoritmo do Google. Essa é uma vantagem do Google News!

E aí? Gostou de saber mais sobre como o Google News pode te auxiliar para conquistar resultados positivos na sua empresa, engajando pessoas com tráfego orgânico? Nós ficamos por aqui! Esperamos que este conteúdo tenha respondido às suas principais dúvidas no que diz respeito a essa ferramenta do Google. 

Antes de ir, que tal conferir mais artigos sobre tendências no Blog da Contato? Esperamos por você!?

A importância de trabalhar SEO para Imagens

O SEO para imagens é fundamental dentro das estratégias de SEO. As imagens são formas de encontrar visualmente as informações em uma página e, dessa forma, um usuário consegue achar com agilidade o que ele procura. 

Para otimizar suas imagens, é muito importante que elas sejam de qualidade e que tenham boa edição. Dessa forma, o Google consegue lê-las e fazer com que elas atinjam boas colocações dentro das plataformas de busca. 

Larry Kim, CEO da MobileMonkey e fundador do WordStream, mostra em uma pesquisa que, postagens que incluem imagens produzem um engajamento de 650% maior do que as postagens que possuem apenas textos. Viu como as o SEO para imagens é fundamental? 

 Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo bem completo de SEO para imagens para você!

O que é o SEO para Imagens?

O SEO para imagens é uma otimização aplicada nessas imagens, estejam elas em formato JPEG, GIF, PNG, WEBP, SVG, etc. 

Essa otimização tem como objetivo posicioná-las melhor nos buscadores e permitir que a navegação fique mais agradável para o usuário. 

Por que as imagens são importantes?

Esse SEO de imagens é essencial para proporcionar uma boa experiência de navegação para os usuários que acessam sua página. 

Conversion, mostrou em uma pesquisa da The Intent Lab, que 59% das pessoas consideram informações visuais mais importantes que as textuais. 

Além disso, o Google também realizou um estudo que constatou que 50% dos consumidores dizem que as imagens ajudam a tomar decisão sobre qual produto comprar. 

Por fim, a Econsultancy também certificou que 34% das buscas do Google trazem pelo menos uma imagem como resultado. 

Quais os benefícios de trabalhar SEO para imagens

O Google Imagens é um recurso que permite que os usuários encontrem o que desejam com mais facilidade

Além disso, uma boa imagem aumenta as chances daquele conteúdo alcançar as primeiras páginas nas SERPs. E, se você acompanha o blog da Contato, sabe da importância de estar bem posicionado nas plataformas de busca. 

Vale mencionar também que trabalhar SEO para imagens é apenas uma das formas de melhorar o posicionamento do seu site.

Confira aqui 5 técnicas que podem dobrar seu número de acessos.

Mais uma fonte de tráfego

Estar bem posicionado no Google e otimizar as páginas é essencial para conquistar mais tráfego orgânico para seu site. 

Quando acrescentamos fotos, ilustrações, infográficos, entre outros, o post fica mais atraente e isso aumenta as chances  dos usuários clicarem no texto. Vale ressaltar que, quanto mais cliques, mais tráfego, certo?

Alguns usuários realizam suas pesquisas pelo Google Imagens, portanto, vale lembrar que adicionar imagens que realmente agregam no conteúdo, pode aumentar muito o tráfego da página. 

Possibilidade de viralizar seu conteúdo

Quando trabalhamos o SEO para imagens o conteúdo tem mais chances de aparecer nos primeiros lugares nos resultados de busca. Imagens são muito mais fáceis de serem compartilhadas do que textos. Dessa forma, há mais possibilidades de seu conteúdo chegar para mais pessoas e viralizar. 

Por isso, quanto mais engajamento, mais chance de um conteúdo viralizar. Viu como vale a pena investir no SEO de imagens, né?

Aumento de autoridade

A autoridade de um site está relacionada, dentre outros fatores, ao seu bom posicionamento nas SERPs. Portanto, quando analisamos o Google Imagens, os primeiros resultados são de sites com maior autoridade.

Como otimizar o SEO das imagens do seu site

Para que um site tenha autoridade ou que um conteúdo tenha chances de viralizar,  é essencial que suas imagens sejam relevantes para os usuários. Já vimos que o Google preza muito pela relevância dos conteúdos, né? Inclusive, nesta página, eles dão as diretrizes de como otimizar o SEO das suas imagens.

Abaixo, listamos um resumo para você!

Quando pesquisamos alguma palavra-chave que tenha relação com aquela imagem,  o Google já disponibiliza imagens que podem ser úteis para aquela pesquisa. 

Vamos te mostrar agora como otimizar suas imagens para posicioná-las nas buscas! 

Foco no Contexto

O contexto em que a imagem foi inserida é um dos fatores analisados pelo Google. Ele consegue analisar informações da imagem como o atributo ALT – descrição de elementos visuais de uma imagem – e, verifica se o parágrafo em que ela foi colocada possui palavras que tenham relação com tal imagem. 

Por exemplo, se estamos falando sobre alguma plataforma do marketing digital e colocamos uma imagem das suas funções e ferramentas, a relevância aumenta. Por isso, é fundamental procurar imagens que estejam dentro do contexto e que possua coerência com o conteúdo discutido. 

Atributo Alt

Como citamos, o ALT de uma imagem é a descrição dos elementos visuais dela e, preencher essas informações facilita muito na hora dos mecanismos de busca entenderem o que aquela imagem representa. 

O ALT também é conhecido como Alt Text ou texto alternativo e, sem um uso eficaz desta ferramenta, o Google não consegue encontrar a imagem na hora da pesquisa e, consequentemente, seu texto terá mais dificuldades para atingir um público maior. 

É ideal que o texto alternativo não passe de 6 palavras e de 120 caracteres. 

Tamanho da Imagem

Dentro do SEO para imagens, é fundamental se atentar também ao tamanho do arquivo que será colocado na página, pois a imagem é o principal fator que influencia no tempo de carregamento de um site. 

O tempo de carregamento é um ponto essencial, visto que, quanto mais lento, pior é o posicionamento da página nas SERPs. 

Arquivos mais leves ranqueiam melhor que os arquivos mais pesados, daí a necessidade de comprimir as mídias. As ferramentas que podem auxiliar neste processo podem ser:

  • Photoshop; 
  • Optimizilla; 
  • Kraken.io; 
  • TinyPNG;
  • JPEGmini;
  • Jpeg.io; 
  • ImageOptim. 

Engajamento

Quanto mais cliques em uma imagem, mais ela tem chances de aparecer em primeiro lugar na hora da sua busca. Quando há muitos acessos naquela imagem, o Google entende que ela é relevante. 

E, quando clicamos nessa imagem, somos direcionados para a página onde ela está hospedada para que possamos ler o artigo que a acompanha. 

Por isso, é fundamental que as imagens sejam originais e que consiga impactar o leitor para atraí-lo para o post. Quanto maior o engajamento, mais as publicações ficam bem ranqueadas. 

Dimensão da Imagem

Quando procuramos alguma imagem na internet, podemos perceber que elas possuem dimensões semelhantes. O Google geralmente privilegia imagens que possuem mais ou menos forma de um retângulo. Além disso, as proporções mais recomendadas são 16:9 e 4:3. 

Por isso, imagens com dimensões 1366 x 768 (16:9) ou 720×480 (4:3) ficam melhor posicionadas do que aquelas que estão totalmente fora do padrão. 

SEO para Imagens e o e-Commerce

Além do maior engajamento, o SEO para imagens é mais impactante ainda para um e-commerce. 

Já pensou que as imagens são um ponto chave para um e-commerce? É muito difícil oferecer um produto, sem que o consumidor possa ver como ele funciona. 

Um estudo realizado pela SPC Brasil, constatou que 90% dos consumidores  pesquisam produtos na internet, incluindo até quem não abre mão da loja física. 

Além disso, a  Rakuten mostrou que 91% dos consumidores ficam mais atraídos para realizar compras se a oferta tiver fotos e vídeos do produto. 

O conteúdo visual tem um grande valor dentro das estratégias de marketing, podemos citar como exemplo as redes sociais como Pinterest e Instagram. 

Google Lens

Dentro do SEO para imagens, também temos o Google Lens, que é uma ferramenta de reconhecimento de imagem, que permite que os usuários façam pesquisas no Google utilizando essas imagens como palavras-chave. 

Esse recurso foi inicialmente integrado com a câmera dos smartphones Google Pixel, posteriormente, foi integrado também ao Google Assistente e ao Google Fotos para os celulares Androids. Em 2018 passou a ser disponibilizado para todos os sistemas operacionais. 

Essa ferramenta fornece respostas imediatas para os usuários, de maneira fácil. Além disso, o Google Lens contribui muito para o mercado e, sabemos que quem investe em conteúdos com imagens e vídeos está muito à frente nas estratégias de marketing digital. 

Diante disso, surge a importância de ficar atento a todas as formas de buscas disponíveis para usuários. Existem diferentes estratégias dentro do SEO e é preciso se adaptar para trazer resultados tanto em imagens, quanto em voz. 

Pinterest

O Pinterest é uma rede que depende muito da qualidade e atividade de engajamento para que possa expor o conteúdo que chega até ele. 

Por isso, se o marketing de conteúdo for desempenhar uma estratégia importante para seu negócio, é fundamental otimizar seu conteúdo nessa rede. 

O Pinterest oferece um potencial significativo, visto que, segundo uma pesquisa realizada pela Shareaholic,  ele possui, em média, 8% do tráfego de referência na internet. 

Gostou do conteúdo de SEO para imagens? Acesse nosso blog e confira tudo que preparamos para você!

Te vejo lá 🙂

Buyer Persona: Conheça mais sobre seu papel nas vendas!

Desenhar uma estratégia de marketing requer um conhecimento sólido do público-alvo de um produto ou serviço, e é uma estratégia frequentemente empregada e pode potencializar os resultados de uma empresa, para isso também é possível utilizar uma buyer persona.

Outros nomes para isso incluem “personagem” ou “avatar“, esses personagens fictícios são criados pelo departamento de marketing de uma empresa para descrever o cliente ideal do negócio, incluindo suas preferências e até mesmo seus pontos problemáticos.

Existe também a possibilidade de criação de múltiplas personas, já que nem todos os consumidores se comportam da mesma forma ao adquirir ou avaliar serviços em uma empresa de brindes de luxo para clientes ou outro estabelecimento.

Por volta de 1983, o americano Alan Cooper criou um software que facilitava o gerenciamento de projetos a partir da vontade do usuário, além disso, realizou entrevistas com colegas para saber quem era mais proficiente na programação.

Com base nos resultados obtidos, ele criou um usuário hipotético chamado Casey, enquanto em seus projetos posteriores Allen entrevistou usuários em potencial novamente e criou um personagem com características reais com base nos dados que coletou.

Essa persona é derivada do público da empresa e servirá de base e inspiração para todos os esforços de marketing, comunicação, vendas e desenvolvimento de produtos, por isso é crucial que ela venha de um lugar raso e tenha uma profundidade real.

Uma empresa especializada em embalagem para lanche baguete tem uma persona singular para melhor interagir com seus clientes, isso porque quando o negócio conhece a pessoa ou o grupo com quem está falando, tudo fica mais simples.

É por isso que as empresas criam personas e desenvolvem estratégias para atrair, reter e, por fim, converter esse visitante da presença física ou digital de uma marca em um cliente recorrente.

Para isso, a empresa deve ser capaz de reconhecer as características, hábitos e interesses do público-alvo de sua marca, esse entendimento afeta desde a criação dos produtos até o discurso final de venda e persuasão.

Buyer persona: qual é o conceito?

Uma buyer persona é um processo de criação de um avatar do grupo de consumidores mais lucrativo para uma marca de mini troféu personalizado. Esse conceito é cada vez mais importante no cenário de marketing atual.

Essa persona com a configuração do avatar é retratada como um personagem fictício que deriva das informações, gostos, hábitos, desejos e demandas do público.

A identidade é primordial, por isso as personas têm nome, idade, estilo pessoal e uma fotografia específica. A base de uma Buyer Persona sólida é a realização de pesquisas sob medida para o consumidor e que partem de perguntas comuns.

Essas pesquisas são capazes de extrair informações dos consumidores que irão enriquecer a persona da empresa. A persona de uma empresa de bateria de gel estacionária é diferente de outros mercados por causa do público, a conexão com os clientes e o foco.

Para definir uma Buyer Persona produtiva, as informações podem ser utilizadas como um guia, mas o retrato mais eficaz e completo.

Isso pode ser derivado de um processo passo a passo que leva a um avatar assertivo que será usado para direcionar os esforços de marketing. Entre essas ações estão:

  • Discutir as perguntas que serão feitas durante a entrevista;
  • O método de contato com o público;
  • A seleção e organização das respostas recebidas;
  • A criação da persona com base nos dados;
  • O processo de verificação da persona interna e externamente.

Nessa progressão, todas as informações da pesquisa podem ser incorporadas às pessoas, fator primordial para compreender a identidade e valorizar as respostas coletadas, mesmo que gerem múltiplas personas para uma fabricante de porta de correr de PVC.

E o que é persona no marketing?

Uma persona é definida como um personagem semifictício que coleta dados e comportamentos reais para retratar o perfil de cliente ideal de uma empresa.

Também conhecida como persona, ela começa a influenciar a criação de conteúdo e outros empreendimentos digitais.

Ao criar a persona, o objetivo da empresa é coletar as características dos clientes e utilizar essas informações para desenvolver estratégias que sejam relevantes para seu público e atendam às suas necessidades.

Qualquer organização que ofereça um carretel de plástico, deve incluir as seguintes informações em seu perfil fictício:

  • Quem são os usuários pretendidos do produto ou serviço:
  • Os materiais que empregam;
  • O que eles fazem durante as horas de luz do dia;
  • Qual é a sua exigência;
  • Como se comunicar.

Se a organização estiver procurando por um indivíduo específico, o processo de atender às suas necessidades e esclarecer suas dúvidas será mais fácil e direto, assim como a resolução de questões complexas e o aprimoramento da comunicação.

Hoje, a importância da persona aumentou muito devido ao Inbound Marketing e ao Marketing de Conteúdo, desenvolver a persona tornou-se ainda mais crucial, é um componente indispensável do planejamento de marketing.

Uma persona típica seria: “Pedro, 41 anos, casado, gerente de marketing de uma empresa de médio porte. Tem vocação analítica, interessa-se por novidades, é focado em números, gostaria de aprimorar a qualificação de sua equipe, mas falta tempo para isso.

Ele tenta melhorar continuamente o desempenho de marketing e deseja tornar a marca uma autoridade reconhecida no mercado.

Porém, além da falta de tempo, causada pelo volume de obrigações, a empresa também tem limitações financeiras que podem ser destinadas ao investimento”.

A marca utiliza essas informações para criar campanhas, como um banner para barbearia, o que fornecerá soluções para suas preocupações. No entanto, entender a persona é apenas um dos motivos para criá-la.

4 tipos de personas

Depois de reconhecer a definição de persona e o propósito do conceito, é importante explorar as diferentes variedades.

Sim, existem algumas alternativas para esse conceito. Cada um tem uma única função e entendê-los pode de fato mudar o jogo dos negócios. Esses são:

  • Brand persona;
  • Proto-persona;
  • Audience persona;
  • Buyer persona.

Além disso, é crucial reconhecer que não existe um método único de escolher a persona mais eficaz. É tudo dependente de seus objetivos pretendidos.

Para uma empresa que pretende utilizar o Marketing de Conteúdo para melhorar sua reputação online e se tornar relevante dentro de sua categoria, por exemplo, é fundamental entender seu público e ter um tom de voz conversacional.

Dicas de como desenvolver uma buyer persona

A criação de personas para o seu negócio ajuda as equipes de marketing e vendas a entender melhor as necessidades e desejos de seus clientes.

Para isso, as empresas devem entender os hábitos, desejos, necessidades, dificuldades e questões comuns do consumidor dessa persona.

Daí então uma empresa de arara desfile closet criar esse personagem fictício, preferencialmente por meio de uma pesquisa de marketing efetiva e utilizando todos os dados e histórico do seu CRM.

Com essa persona, o marketing das empresas tem mais recursos para construir estratégias de marketing que aumentam a eficácia do seu processo de vendas.

3 exemplos de buyer persona

Após entender os principais pontos envolvendo as personas, as empresas podem começar a criar algumas que se encaixem com os negócios, para transmitir melhor o assunto da persona, alguns exemplos podem ajudar:

Exemplo 1

A primeira persona se chama Jorge Amaro, um CIO de uma empresa que fornece suporte administrativo. É importante tomar nota da multiplicidade de detalhes pertinentes sobre esta persona. 

Desde o seu assunto, suas atribuições e suas preocupações, até seus métodos preferidos de comunicação. Todas essas informações são vitais para empresas que desejam vender produtos ou serviços para esse grupo demográfico.

Exemplos de provedores de ferramentas de automação de tarefas administrativas incluem essas organizações e com isso melhorar os resultados do negócio.

Exemplo 2

A segunda persona é Bárbara Maia, coordenadora de marketing de uma imobiliária. Os detalhes do perfil descrevem seus objetivos, problemas e contas populares de mídia social.

Examinando essa persona do comprador, as empresas que se alinham com seus fornecedores podem desenvolver uma estratégia de vendas assertiva e focada em fazer contatos com esse tipo de cliente.

Exemplo 3

O exemplo final é uma persona projetada para uma empresa que vende e promove produtos por meio de chamadas externas.

Marcos Andrade é um personagem fictício que representa um executivo corporativo que está tentando superar as vendas fracas.

Detalhes sobre seus pontos problemáticos, objetivos, funções e outras informações serão incorporados a toda a estratégia das empresas que podem ser seus fornecedores.

Seja na comunicação, na interação, no fornecimento de informações pertinentes ou até mesmo em possíveis melhorias do produto ou serviço.

Considerações finais

As táticas de marketing são muito perspicazes e inteligentes, e só têm resultados benéficos quando são especificamente direcionadas e segmentadas.

As empresas devem entender quem é o seu público-alvo e qual é o perfil do cliente ideal, isso por conta das estratégias que são criadas para eles e são eles que vão discutir os produtos ou serviços com os vendedores.

Incorporar, criar a persona é fundamental para criar uma solução realmente relevante para as necessidades das pessoas.

A marca é tão conhecida por seus consumidores que os clientes têm uma alta probabilidade de que as ofertas tenham sido projetadas especificamente para eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Endomarketing: saiba como deixar seu colaborador engajado com sua marca!

Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia que diferentemente das demais da área, atua internamente na empresa com o foco nos profissionais que trabalham nos departamentos.

Tendo uma base em criar bons relacionamentos que possam fazer com que a dinâmica entre empresa e funcionário seja positiva, o endomarketing também é uma ação que melhora a qualidade da marca no mercado.

Uma vez que a valorização de quem atua internamente é refletida no mercado, ajudando o consumidor de limpeza de tacos a adquirir os serviços da empresa e ser fidelizado.

Com o endomarketing, é possível que os trabalhadores do negócio também sejam fidelizados de modo que desperte o desejo de quem não atua na empresa a fazer parte dela, aumentando seu bom posicionamento diante a concorrência.

E também transformando-se de um modo mais ágil na retenção de talentos, algo essencial diante da constante competição que existe dentro do mercado. Outro ponto que está envolvido com o endomarketing é a diminuição da rotatividade da empresa.

Uma vez que empreendimentos cuja entrada e saída de profissionais na empresa gera uma reputação negativa dentro do mercado, fazendo com que outras instituições saibam aproveitar a oportunidade para gerar crescimento.

Uma empresa de aluguel impressora laser que desenvolve a técnica do endomarketing em suas ações internas e compreende a importância ou os benefícios, ganha chances de estabilidade na segmentação que se atua.

Transformando-se a elaboração das técnicas alinhadas com a empresa de um modo mais fácil, e com isso proporcionar uma chance de gerar o engajamento que ajuda na qualidade dos produtos ou serviços.

Importância e os benefícios do endomarketing

Devido aos desafios presentes dentro do mercado de camisa esporte fino manga curta, por exemplo, é comum que os profissionais se sintam desmotivados em algumas ações e que são agravadas quando a empresa não colabora com melhorias.

Essa motivação, por sua vez, é refletida nos produtos ou nos serviços, de modo que chega a ser perceptível para o consumidor e causa riscos de que não se tenha um relacionamento tão sólido com esses indivíduos.

Por isso, compreender o que o endomarketing oferece resulta em vantagens ao negócio, podendo-se apontar:

  • Satisfação do trabalhador;
  • Menor rotatividade;
  • Motivação;
  • Bom clima organizacional;
  • Qualidade de vida no trabalho.

Um profissional com satisfação em suas ações na empresa entrega trabalhos melhores e faz com que o desejo de pertencer a marca seja ainda maior, ao ponto de que em determinadas situações recomenda aos amigos e familiares.

Isso gera uma menor rotatividade dentro da empresa e a motivação dentro do negócio torna-se mais alta, ao ponto de refletir no clima organizacional de uma forma positiva para que os trabalhos individuais ou em grupos sejam realizados com qualidade.

O endomarketing também ajuda na saúde física e mental dos trabalhadores. Empresas que não oferecem suporte para que haja uma atuação de qualidade, aumentam as chances de fazer com que doenças se desenvolvam e levam ao afastamento do profissional.

Seja envolvendo o corpo como postura, horas em um mesmo local em pé ou sentado, ou o desgaste mental diante de tarefas mais complexas ou competitivas. Esses pontos quando não são observados proporcionam o afastamento do profissional e aumento na rotatividade.

Portanto, o endomarketing é uma forma de fazer com que a empresa possa crescer no nicho de hortas verticais em varandas com profissionais capacitados e com o engajamento de crescimento profissional ou no mercado.

O que fazer para ter um bom endomarketing?

Para que um bom endomarketing seja desenvolvido em uma instituição, é essencial que se tenha um conhecimento do perfil dos profissionais para que haja uma assertividade nas estratégias elaboradas.

Principalmente se envolverem uma capacitação de suas qualidades. Para que tenha um bom endomarketing, uma empresa pode ajudar no plano de carreira de seus profissionais.

Isso gera uma demonstração de que não se trata apenas de um profissional, mas que o negócio deseja o crescimento do mesmo dentro da área de fabricação de armário de escritório planejado, por exemplo.

Outro ponto que ajuda a fazer um bom endomarketing é em relação às celebrações das conquistas, gerando uma motivação ainda maior e fazendo com que o profissional ou equipe se sinta valorizada, principalmente quando se tem recompensas.

Dentro do endomarketing, a simpatia também é essencial, da mesma forma que o profissional ser ouvido ajuda em seu engajamento dentro do negócio e resultando em dados melhores em comparação a quando a prática não é realizada.

Ações fora do ambiente de trabalho também ajudam no engajamento, especialmente ligado às relações pessoais entre os trabalhadores. Uma das formas é o happy hour, que é um momento de descontração após o horário de serviço para fortalecer as relações.

Mesmo que não haja um incentivo por parte da equipe, essa confraternização entre equipes do mesmo ou diferentes setores ajudam nas relações que são desenvolvidas e aprimoradas, fortalecendo o negócio internamente.

As técnicas podem variar de empreendimento para empreendimento, mas com o endomarketing como base, as chances de um impulso nas ações internas são ainda maiores.

O funcionamento do endomarketing

O funcionamento de um endomarketing de uma empresa de divisória para escritório de madeira, por exemplo, começa a partir do momento que se conhece o seu público que, no caso, são os profissionais.

Isso porque a partir das informações e dados, que devem ser consultados na área do RH, a gestão sabe com maiores precisões o que deve ser adotado para que o colaborador se mantenha engajado com sua área de atuação.

Do mesmo modo que a compreensão de clientes externos é essencial para as ações, montar personas dos profissionais pode ajudar a saber o que irá agregar valor ou não em seu plano de carreira.

Com essas informações, a chance de uma cultura organizacional ser modelada do melhor modo torna-se mais fácil. Desde práticas que envolvam saúde como momentos de pausa, alimentação saudável ou outros meios ajudam no engajamento.

Uma vez que a companhia se preocupa na qualidade de vida dos clientes, e não apenas em ser um destaque na segmentação de cortina elétrica wifi, por exemplo.

Os objetivos também fazem parte de uma criação de endomarketing. Uma vez que a empresa elabora estratégias envolvendo o engajamento pode fazer com que a sua base tenha um foco em si.

Seja para melhorar produção, vender mais, meios de novidade para cativar o consumidor, esses objetivos quando são desenvolvidos proporcionam o engajamento de acordo com o que é desejado na empresa.

Sendo assim, é crucial que o endomarketing também tenha seus resultados medidos para saber se estão ou não alinhados ao que se é desejado.

Até mesmo para se ter comparativos de como o engajamento era antes ou depois das práticas, uma ação que ajuda a empresa evoluir cada vez mais dentro do mercado em pontos internos e externos.

Com um bom funcionamento de endomarketing, as chances de fazer com que o colaborador possa ter bons resultados são grandes e fazem com que haja uma estruturação melhor no negócio.

Diferença de comunicação interna e endomarketing

Embora em um primeiro momento os dois conceitos possam ser confundidos como iguais, é importante ter o conhecimento que endomarketing com comunicação interna possuem suas diferenças.

Mesmo que o ato de comunicar seja essencial dentro da empresa, o endomarketing está ligado diretamente com o engajamento dos profissionais, e não apenas compartilhar as informações sobre os processos operacionais.

Por isso, se uma empresa já tem a estruturação de uma boa comunicação interna, não deve ser confundida com o endomarketing e sim, fazer parte da estratégia para aumentar ainda mais o engajamento.

Considerações finais

O endomarketing é uma ação fundamental e valorizada dentro do mercado, uma vez que seus aspectos transformam os profissionais que atuam na marca em pessoas engajadas com o serviço que realizam.

Com ações como conhecer o perfil do trabalhador e seus planos de carreira, até mesmo os objetivos que uma equipe possui quando atua em coletividade, há maiores chances de fazer estratégias para que o ambiente organizacional esteja de modo positivo.

E ações fora do ambiente de trabalho, como happy hour ou o fato de ouvir o profissional sobre suas ideias, ajudam no engajamento com a marca e refletem em uma qualidade melhor nos produtos ou serviços.

Outro ponto essencial para que o endomarketing gere engajamentos é a empresa preservar a saúde dos trabalhadores, uma vez que em casos de complicações a rotatividade dos profissionais no negócio são mais altas.

E reflete não apenas internamente como no mercado, gerando uma sensação de dúvidas ao cliente e uma oportunidade para a concorrência de totem sinalização se destacar.

A compreensão e o uso do endomarketing em uma marca favorece para que haja consolidação mesmo em tempos de crise, e o engajamento interno ajude a companhia a crescer ao ponto de conquistar seus objetivos mais rapidamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!

O follow-up de vendas é um tema que ainda levanta muitas dúvidas entre gestores e vendedores. A principal pergunta entre eles é como os vendedores podem passar por esse processo de uma maneira eficaz, mas sem ser maçante.

O propósito dessa ação é manter o cliente em potencial cada vez mais próximo, no entanto, dependendo da estratégia utilizada, a marca pode alcançar o oposto e afastar o prospect.

Com base nessa realidade, a resposta para o melhor método de fazer follow-up sempre será uma pergunta difícil de responder, entretanto, existem algumas práticas que podem ajudar a executar o processo dentro da companhia.

São ações que ajudam a manter um fluxo de comunicação aberto e que reduz os problemas para que marcas e clientes possam conversar entre si.

Quando entendem essa premissa, muitos gestores e empreendedores acreditam que basta melhorar o atendimento ao cliente ou outros setores para fazer o follow-up, mas não é bem assim.

Para que a estratégia realmente funcione, é indispensável conhecer um pouco mais sobre ela e suas características.

Por isso, este artigo vai mostrar o que é follow-up de vendas, seu propósito, sua função, porque ele é importante, como executá-lo do jeito certo e mostrar alguns exemplos.

O que é e qual o objetivo do follow-up de vendas?

Follow-up de vendas é o processo de seguir com os potenciais clientes depois de um contato inicial. O objetivo é manter o relacionamento com o prospect, lembrá-lo da oferta e construir confiança e credibilidade.

Acompanhar o andamento do processo de vendas é essencial para identificar quais etapas precisam ser melhoradas e garantir que os potenciais clientes não caiam no esquecimento.

Um canil especializado em adestramento de labrador pode fazer o follow-up de vendas por meio de vários canais, como e-mails, ligações telefônicas, mensagens de texto e redes sociais.

O objetivo é manter o contato com o cliente e ajudá-lo a tomar uma decisão de compra. A empresa pode fornecer mais informações sobre o produto ou serviço, responder perguntas, esclarecer dúvidas e oferecer suporte técnico ou de outro tipo.

Um plano de follow-up de vendas bem planejado e executado pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e aumentar as vendas. É fundamental estabelecer uma frequência de contato que seja oportuna e não invasiva.

É, também, essencial personalizar cada follow-up de acordo com o cliente específico e seu estágio no processo de compra.

Além disso, é crucial acompanhar as respostas do cliente e adaptar o follow-up de acordo. Se o prospect parece interessado, o vendedor pode aumentar a frequência de contato e oferecer incentivos adicionais.

Agora, se ele parece desinteressado, o vendedor pode diminuir a frequência de contato e considerar outras abordagens.

Uma empresa que aluga escritório compartilhado sala deve investir em o follow-up de vendas para acompanhar o andamento do processo de negociação e ajudar os potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra.

É fundamental personalizar cada follow-up de acordo com o cliente específico e seu estágio no processo de compra, acompanhado as respostas do contato e adaptando o follow-up de acordo. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e as vendas.

Função do follow-up de vendas

O follow-up de vendas é o processo de manter contato com os potenciais clientes ou existentes após uma oferta de vendas ou uma reunião inicial.

Sua função é manter o interesse do cliente, fornecer informações adicionais e responder a perguntas, além de acompanhar o processo de decisão.

É uma estratégia relevante porque ajuda a manter a comunicação com as pessoas, aumenta a confiança e a credibilidade do vendedor e auxilia a identificar as necessidades do cliente.

Ela também pode ajudar a prevenir a perda de oportunidades de vendas e a maximizar o valor dos clientes existentes. O follow-up pode ser feito por telefone, e-mail, mensagem de texto ou visitas pessoais e deve ser realizado de forma proativa e regular para ter sucesso.

Importância do follow-up de vendas para empresas

O follow-up de vendas é um processo crucial para as empresas porque permite que elas mantenham contato com potenciais clientes e aumentem as chances de fechar negócios.

Uma oficina alinhamento e balanceamento precisa dele para garantir que os clientes potenciais sejam lembrados sobre a empresa e seus produtos ou serviços.

Além disso, a metodologia é muito útil para identificar e resolver quaisquer problemas ou preocupações que os clientes possam ter antes de fechar negócio.

Permite que as organizações meçam o interesse dos clientes e ajustem sua abordagem de vendas de acordo. Muitas marcas usam o recurso para identificar oportunidades de cross-selling ou upselling, o que aumenta a receita da companhia.

Um fabricante de película para janela precisa investir nessa ação porque é uma forma de construir relacionamentos duradouros com clientes.

Ele permite que as organizações mantenham contato com os consumidores depois da venda e ofereçam suporte contínuo, estratégias imprescindíveis para elevar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Em síntese, o follow-up de vendas é essencial para as empresas porque ajuda a aumentar as chances de fechar negócios, identificar e resolver problemas, medir o interesse dos clientes, aumentar a receita e construir relacionamentos com os clientes.

Dicas para fazer follow-up de vendas

Para fazer o follow-up de vendas, a organização precisa trabalhar de maneira específica. É primordial se comunicar com os prospects, mas é crucial evitar a pressão excessiva ou o envio de mensagens desnecessárias. Algumas dicas são:

  • Tomar a iniciativa;
  • Fazer perguntas;
  • Ser útil;
  • Ser flexível;
  • Usar diferentes canais;
  • Fazer a gestão do pipeline.

Ao invés de esperar que o prospect entre em contato, a marca deve tomar a iniciativa de iniciar o follow-up.

Além disso, uma confecção de toalha de mesa de oxford deve fazer perguntas, pois com isso consegue obter mais informações sobre as necessidades e interesses do prospect, o que pode ajudar a personalizar sua abordagem de vendas.

É necessário que a marca saiba ser útil para seus prospects, fornecendo informações ou recursos relevantes que possam ajudá-los em sua jornada de compra.

A flexibilidade é indispensável porque a organização deve estar preparada para mudar sua abordagem de vendas de acordo com as necessidades e interesses do potencial cliente.

Um erro bastante comum é se limitar a um único canal de comunicação, como e-mail ou telefone. O ideal é usar vários canais, como redes sociais e mensagens instantâneas, para alcançar o prospect.

O pipeline precisa de uma boa gestão para que possa cumprir seu papel. A companhia deve se preocupar com o status do prospect e fazer follow-up com base em sua posição no funil de vendas.

No entanto, para aproveitar ainda mais os benefícios dessa prática, um fabricante de etiqueta adesiva kraft precisa conhecer alguns exemplos do follow-up de vendas.

Exemplos de follow-up de vendas

É muito importante que a empresa faça um contato inicial, e pode ser por e-mail ou até mesmo telefone. Depois disso, a marca vai começar a fazer o follow-up. Um bom exemplo, no caso de ser um e-mail, seria incluir o assunto: follow-up da proposta comercial.

O contato pode ser: “Prezado [nome do cliente], espero que esteja se saindo bem. Gostaria de verificar se você recebeu a proposta comercial enviada na semana passada. Estou à disposição para responder qualquer pergunta ou preocupação que possa ter.”

Mas no caso de uma assistência técnica celular, ela pode fazer um terceiro contato com o prospect usando o seguinte exemplo:

“Olá, [nome do cliente]. É o [nome da empresa] novamente. Eu queria verificar se você teve a chance de pensar sobre a proposta comercial que enviei para você há alguns dias.”

Se o cliente responder que analisou a proposta, mas tem algumas perguntas, a empresa pode responder dizendo que está disponível para solucioná-las.

Também existe o follow-up de agendamento de reunião. Depois de ter uma conversa inicial com um potencial cliente, é importante agendar uma reunião para discutir mais detalhes sobre o produto ou serviço.

Neste caso, uma empresa de rastreador pode usar o seguinte exemplo: “Olá, [nome do cliente]. Eu gostaria de agendar uma reunião para discutir mais detalhes sobre o nosso produto/serviço e como ele pode beneficiar a sua empresa.”

Esses são alguns exemplos de como fazer um follow-up de vendas eficaz, sempre lembrando de ser persistente, mas não insistente.

Considerações finais

Como foi possível ver ao longo deste artigo, fazer follow-up de vendas não significa necessariamente ser insistente, mas investir nos prospects que realmente podem se interessar pelos produtos e serviços da empresa.

Por meio de ações simples, como as mostradas nos exemplos do conteúdo, a organização consegue se relacionar com as pessoas e efetivar a venda como resultado de um relacionamento próspero.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Transformação digital: saiba quais são seus impactos na sociedade

Transformação Digital

A transformação digital está mudando o modo como as empresas são criadas e administradas por conta dos impactos na sociedade e os benefícios que traz para as organizações.

Cada vez mais, as pessoas estão conectadas e as corporações são movidas por dados, por conta disso, adotar soluções tecnológicas não é mais o suficiente.

Companhias de diversos tamanhos e setores precisam enxergar os recursos tecnológicos como uma ferramenta que ajuda a competir de maneira eficiente e otimizada, além de usar a tecnologia para melhorar suas estratégias.

É indispensável usar os recursos tecnológicos a favor da corporação, mas existe muita dificuldade em adotar essa visão, principalmente para pessoas que acreditam que a transformação digital não é um assunto tão relevante.

Mas a verdade é que ela já está acontecendo e aqueles que não querem enxergar ou simplesmente negligenciam essa realidade acabam perdendo espaço. Em compensação, quem investe em transformação digital aproveita muitos benefícios.

Mas para implementá-la do jeito certo, é muito importante entender o que é transformação digital, seu objetivo, os pilares desse conceito, sua importância para os negócios, bem como seus benefícios e impactos.

Conceito e objetivo da transformação digital

Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para melhorar o desempenho de uma empresa ou organização.

Ela envolve, dentre outras coisas, a automação de processos, a melhoria da comunicação e a implementação de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados.

O objetivo da transformação digital é aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a capacidade de uma empresa ou organização de competir no mercado.

Ao implementá-la, uma empresa de reforma de sofá pode trabalhar a mudança de processos e modelos de negócios tradicionais para uma abordagem mais digital.

Para isso, deve trabalhar a criação de novos produtos e serviços baseados em tecnologia, como plataformas de e-commerce e aplicativos móveis.

Além do mais, a transformação digital também pode incluir a implementação de soluções de inteligência artificial, como chatbots e assistentes virtuais, para melhorar a experiência do cliente.

Para alcançar esses objetivos, as empresas precisam implementar uma estratégia de transformação digital, identificando áreas-chave para melhoria, desenvolvendo uma estratégia de tecnologia e implementando as soluções necessárias.

É importante que a equipe de liderança esteja envolvida no processo para garantir que a estratégia esteja alinhada com os objetivos gerais do negócio.

A transformação digital também requer investimentos significativos em tecnologia e recursos humanos.

Investe-se a contratação de especialistas em tecnologia e a formação de funcionários existentes para garantir que eles estejam capacitados para trabalhar com as novas tecnologias.

Além disso, é importante monitorar continuamente o desempenho para identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Com a ajuda das ferramentas digitais, um fornecedor de sorvete por atacado consegue melhorar seu próprio desempenho e processos internos.

É algo que acontece por meio da automação de processos, melhoria da comunicação e implementação de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados.

O objetivo é aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a capacidade de competir no mercado. Lembrando que a implementação dessa estratégia requer investimentos significativos em tecnologia e recursos humanos.

Os pilares da transformação digital

A transformação digital se baseia em 3 pilares. Um deles é a transformação da experiência do cliente, que consiste na transformação digital em todos os pontos de contato entre ele e a empresa durante a jornada de compra.

O terceiro pilar é a transformação dos processos operacionais que são os responsáveis pelo funcionamento do negócio. Isso significa que a transformação digital passa pela cadeia de valor e faz parte do dia a dia dos colaboradores.

Esse processo pode trazer a formação de novos modelos de negócio e isso acontece por meio da transformação dos modelos.

Importância da transformação digital para empresas

A transformação digital é uma mudança fundamental na maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes.

Ela permite que as empresas aproveitem as vantagens das tecnologias digitais, como a internet, as redes sociais e a nuvem, para melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e expandir sua base de clientes.

Com ela, uma oficina mecânica consegue acessar e analisar dados em tempo real. Isso permite que as empresas melhorem sua tomada de decisão, identifiquem novas oportunidades de negócios e aumentem sua eficiência operacional.

As tecnologias digitais também permitem que as organizações interajam mais facilmente com seus clientes, ofereçam serviços personalizados e melhorem sua capacidade de atendimento ao consumidor.

Outra vantagem importante da transformação digital é a capacidade de expandir a base de clientes por meio da internet e das redes sociais.

Como resultado, as empresas conseguem atingir novos mercados e segmentos de clientes, aumentando sua participação de mercado e sua receita.

As tecnologias digitais também permitem que as empresas melhorem sua colaboração e comunicação interna, o que aumenta a eficiência e a produtividade dos funcionários.

No entanto, para tirar pleno proveito da transformação digital, é importante que as empresas adotem uma abordagem estratégica.

Elas precisam identificar claramente os objetivos e as metas da transformação digital, alinhar a estratégia com a visão geral das marcas e investir em tecnologias e capacitação de pessoal para acompanhar a evolução das tendências digitais.

Em resumo, a transformação digital é uma oportunidade para as empresas melhorarem sua eficiência, competitividade e capacidade de atender aos clientes.

É uma mudança fundamental na maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes e para aproveitar todas as suas vantagens, é essencial investir em abordagem estratégica e em tecnologias de capacitação de pessoal.

Benefícios da transformação digital nas empresas

A transformação digital traz muitos benefícios para uma empresa de serviço de copa e muitas outras organizações. Entre os principais estão:

  • Melhora a eficiência operacional;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora a comunicação;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora as tomadas de decisão.

As tecnologias digitais permitem automatizar processos e reduzir erros humanos, o que aumenta a eficiência das operações.

Podem ajudar as equipes a trabalharem de forma mais colaborativa e eficiente, o que leva a um aumento na produtividade.

O e-mail e as redes sociais, por exemplo, permitem que as equipes se comuniquem e colaborem de forma mais eficiente, independentemente de onde estejam.

As tecnologias digitais ajudam as empresas a adotarem modelos de trabalho flexíveis e remotos, o que aumenta a flexibilidade e o bem-estar dos funcionários.

No caso do processamento de linguagem natural e o aprendizado de máquina, permitem que as empresas coletem, armazenem e analisem grandes quantidades de dados, o que ajuda a melhorar a tomada de decisão.

Além de ter acesso a todos esses benefícios, um fabricante de freezer para sorvete gelopar pode presenciar os impactos positivos em seus processos internos.

Impactos da transformação digital

A transformação digital gera muitos impactos sobre a sociedade e é justamente por isso que é muito importante implementar programas de mudança dentro das companhias.

Para compreender esse impacto, basta pensar no uso da tecnologia e no modo como ela vem transformando a vida das pessoas no dia a dia.

Tudo ficou muito mais rápido, seja na hora de comprar serviços de limpeza a seco de colchão ou até mesmo produzir uma solução, tudo está mais ágil.

Além dessa rapidez, o volume de informações é muito grande e continua aumentando continuamente. O consumidor, por sua vez, está mais distraído e exigente e isso muda muito o comportamento de consumo das pessoas.

É inegável que a vida ficou muito mais fácil, uma vez que é possível contar com produtos e serviços automatizados que trazem mais comodidade e segurança.

Assim como contratar aluguel de impressoras ficou muito mais fácil, a tecnologia ajuda até mesmo a salvar vidas, isso porque faz parte do dia a dia de hospitais, bombeiros, autoridades policiais e outras profissões essenciais.

Mas a transformação digital não se caracteriza apenas por benefícios, uma vez que existem muitos desafios pela frente, como no caso dos transtornos relacionados à falta de preparação por parte da empresa e a grande quantidade de reclamações de clientes.

Isso acontece quando a companhia tenta digitalizar seus processos, sem se preocupar com a experiência dos usuários e de seus próprios colaboradores.

O fato é que a tecnologia está evoluindo muito e traz consigo novas soluções em problemas que precisam ser devidamente trabalhados.

Nesse cenário, o papel de uma empresa de instalação de tela de proteção transparente é se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

Com a ajuda da transformação digital, é perfeitamente possível utilizar processos e as possibilidades são ilimitadas.

Considerações finais

Para que uma empresa realmente se modernize e acompanhe as tendências de mercado, precisa investir em transformação digital.

É assim que ela vai integrar processos evoluídos e maneiras diferentes de atender os clientes e otimizar o dia a dia de trabalho de seus colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba como gerar valor e tornar o cliente um defensor da sua marca!

Saiba como gerar valor e tornar o lciente um defensor da sua marca

Saber gerar valor para os consumidores é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores de varejo.

Afinal, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para o crescimento de uma empresa, mas o brand awareness ainda é algo que muitas vezes é negligenciado.

Como o reconhecimento da marca tem um impacto tão forte na receita de uma empresa, ela merece atenção especial.

Então, se uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio deseja ter uma percepção de marca mais positiva, precisa saber como gerar valor para seus clientes de maneira que os fidelize e os torne um defensor de sua marca.

Claro que nem todos os empresários pensaram nisso logo no início de seu negócio, mas não é algo para se preocupar, pois neste artigo será esclarecido alguns pontos sobre o reconhecimento da marca e como isso afeta os clientes na hora da compra.

Como a percepção de marca influencia os clientes?

A percepção da marca é como os consumidores percebem uma empresa, isso desde uma fabricante de uniforme feminino social moderno, há uma grande indústria de materiais de construção.

Independente do segmento, todas as empresas precisam passar uma boa impressão para seus clientes. Isso inclui todos os estímulos aos quais ele está exposto enquanto está em na loja, visualizando as postagens nas mídias sociais ou comprando em seu site.

Os consumidores analisam a cor, a forma, o cheiro, as palavras, o som, o preço, a qualidade do produto e do serviço, entre muitos outros fatores.

Todos esses elementos vão compor a percepção que o consumidor tem da empresa. Além disso, eles também influenciarão diretamente as decisões de compra dos clientes.

Portanto, ao planejar como promover uma marca e se comunicar com seus clientes, é preciso saber exatamente quais sentimentos e emoções deseja que eles sintam.

Uma comunicação bem-sucedida leva tudo isso em consideração, além de ser simples e clara e conseguir se conectar com seu público.

Isso significa entregar a imagem que os gestores de uma empresa que produz portão social de alumínio desejam para o público-alvo certo.

Quem são os defensores de uma marca?

São aqueles clientes dedicados que publicam conteúdo, engajam nas redes sociais e defendem, recomendam e promovem negócios de forma consistente para seus seguidores.

Esses clientes se identificam com o negócio e desenvolvem um relacionamento muito mais próximo com base em uma boa experiência de compra, nos valores da empresa, na qualidade do produto ou em vários outros aspectos.

Pode-se imaginar que um consumidor está hesitando em comprar um determinado item em um e-commerce ou outro.

O preço é praticamente o mesmo e a qualidade de navegação do site é satisfatória, então ele vai procurar por opiniões e feedbacks de quem já experimentou ambos os produtos para tomar sua decisão.

Até mesmo um serviço como curso de massagista profissional pode receber boas recomendações que ajudam os interessados a realmente se sentirem satisfeitos e terem certeza de comprar, afinal, nada melhor do que opiniões honestas dos consumidores.

É disso que se trata contar com os defensores de uma marca: entender como eles podem ajudar a empresa a vender mais através da influência positiva em outras pessoas.

Afinal, a maioria das melhores recomendações para os negócios vem pessoalmente. No entanto, desenvolver uma estratégia eficaz de marketing boca a boca sem possuir clientes satisfeitos é muito difícil.

Claramente, os defensores vêem um produto ou serviço como algo positivo em suas vidas cotidianas e por isso acabam por recomendar para pessoas conhecidas e espalhar uma mensagem que promove o que compraram.

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é trazer essas conversas também para o mundo digital, onde elas têm mais ferramentas para engajar e cultivar relacionamentos com novos clientes que podem se tornar defensores da marca.

A importância dos defensores de marca

É comum pular anúncios ou mudar de canal sempre que um anúncio de uma determinada empresa, produto ou serviço começa a ser reproduzido.

Isso fez com que perdessem muito tempo e dinheiro na produção e publicação desses materiais. Portanto, quando se percebe que o autor da divulgação não foi pago por isso, tende-se a confiar mais no que é apresentado.

Esses são os defensores da marca e a base para o aumento das vendas, afinal, cerca de 92% dos consumidores confiam mais nessas instruções do que no próprio anúncio.

Dessa forma, uma empresa que vende carimbo para tecido personalizado pode aproveitar esses campeões na sua promoção de Dia das Mães, por exemplo. Só precisa investir nisso para construir uma base sólida e ver os clientes crescer organicamente.

Dicas para gerar valor para os clientes

Assim como toda ação exige uma estratégia e pontos a serem conhecidos antes que sua empresa possa implementá-la, nessa estratégia de relacionamento não é diferente.

Então uma marca pode começar a colocar em prática algumas dicas para se destacar e gerar valor relevante para seus clientes. As dicas são:

  • Tenha um bom argumento de vendas;
  • Estimule o desejo dos clientes;
  • Não force a venda;
  • Tem um bom custo-benefício;
  • Utilize conteúdo gerado pelo usuário.

Sendo assim, para entender melhor a respeito de cada uma delas, será de grande utilidade detalhá-las mais a fundo.

1. Tenha um bom argumento de vendas

Nota-se que os próprios vendedores acabam se interessando pelos produtos, como cortina rolo automática ou que mais conhecem e menos pelos que têm mais dificuldade de explicar ou demonstrar o uso.

Por isso, é de extrema importância que toda a equipe entenda cada produto da marca. Ao ter informações sobre os produtos que a empresa oferece, além de mostrar segurança, é possível conquistar a confiança do cliente e aumentar as vendas.

É fundamental, também, listar as principais objeções levantadas por quem acaba não fechando negócio com a empresa. Com as objeções em mãos, a equipe de vendas pode ser treinada para superá-las com argumentos de vendas.

2. Estimule o desejo dos clientes

Estratégias que despertam esse desejo um tanto vaidoso nos clientes podem ser utilizadas para aumentar as vendas.

Deve-se usar o meio em que eles estão inseridos para falar sobre os recursos, benefícios e vantagens que só seu produto pode oferecer. Isso também é válido para serviços como uma pet center shop.

Ao imaginar todas as situações em que se usaria o produto ou serviço, acabou sendo atraído para o caixa. Isso acontece porque, ao entender o que ele realmente precisa no momento, fica mais fácil fechar negócio.

3. Não force a venda

Os consumidores geralmente são céticos e resistentes aos serviços dos vendedores, e muitos ainda os vêem como charlatões.

Por isso, muitas vezes, existe um mecanismo de defesa no processo de compra que diz para não acreditar nas intenções do vendedor e tentar escapar da armadilha o máximo possível.

Para acabar com a resistência e proporcionar uma boa experiência ao cliente ao se relacionar com o vendedor, é crucial tomar medidas para deixar o cliente em uma situação confortável e segura para que possa tomar a decisão de compra com tranquilidade.

4. Tenha um bom custo-benefício

É preciso que a empresa e os vendedores saibam justificar a relação custo-benefício do produto ou serviço quando o cliente não quer pagar um determinado valor.

Deve-se mostrar que o preço a ser pago é justo e condiz com a qualidade e diversos benefícios que só o seu produto pode oferecer. É aqui que o cliente entende que não é uma taxa, é um investimento.

Além disso, as objeções relacionadas ao valor nem sempre são apenas sobre querer pagar menos por sua compra, então quando um consumidor procura por telefone de empresa de segurança, busca sempre pela melhor oferta.

É preciso investigar o que leva os clientes a barganha nas negociações. Por exemplo, se o orçamento estiver apertado, oferecer outras opções mais acessíveis para atender às necessidades do cliente pode ser uma boa alternativa.

Oferecer ainda diferentes formas de pagamento aceitas pela empresa para facilitar o processo de compra dos clientes também é uma ótima forma de garantir uma venda.

5. Utilize conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário é uma grande arma para atrair novos clientes. Todos os tipos de conteúdo positivo que os clientes criam sobre uma marca podem e devem funcionar a favor dela.

Incentivar os consumidores a criar conteúdo sobre a marca e fazer o possível para promover esse conteúdo através de compartilhamentos, retweets, like em posts nas redes sociais, usar fotos de clientes, entre outras, transforma a opinião deles em propaganda.

Existem muitas maneiras de promover o conteúdo criado pelo cliente, pois esse tipo de conteúdo agrega credibilidade à empresa e dá aos potenciais clientes mais confiança para comprar um produto ou adquirir um serviço.

Além disso, os clientes produtores de conteúdo se sentem honrados pela empresa por utilizarem seu conteúdo e ficam motivados a produzir mais.

Considerações finais

Converter clientes em defensores de uma marca nem sempre é tarefa fácil, porém, ao tentar, uma empresa pode obter muitos benefícios.

Os defensores de marca possibilitam que uma empresa tenha um marketing boca a boca e recomendações muito fortes que impactam positivamente em seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você sabe quais são os 8 Ps do marketing digital?

8 ps

Com o avançar da era digital, múltiplas mudanças ocorreram devido à alta competição entre as empresas, dessa forma, os 8 Ps do marketing digital surgiram como um complemento aos 4 Ps do marketing tradicional, aprimorando ainda mais os métodos antigos.

Com os 8 Ps do marketing digital, a principal mudança percebida nessa nova versão é que, antes, o produto era o maior atrativo do negócio, mas agora não é bem assim.

Afinal, nos dias atuais, o público espera que suas necessidades sejam atendidas por meio de suas próprias idas às compras. Ou seja, trata-se mais das necessidades do cliente do que do produto em si.

Pensando nisso, adotar uma abordagem mais direcionada ao público online é um dos motivos dos 8 Ps do marketing digital.

Porém, devido à evolução digital acima mencionada, a revolução no comportamento do consumidor faz com que os estudiosos de marketing precisem refinar ainda mais o conceito, razão pela qual surgiram os 8Ps do marketing digital.

Criado pelo especialista em marketing digital Conrado Adolpho, os 8 Ps do marketing digital são uma estratégia para acompanhar o cliente na jornada de compra de forma muito mais eficiente.

No entanto, esses 8 Ps do marketing digital são um complemento aos 4 Ps do marketing tradicional. Então, para auxiliar na compreensão total destes conceitos e mais alguns pontos importantes, será possível vê-los neste artigo.

Em que consiste o marketing digital?

Em resumo, o marketing digital é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca em um ambiente online, sempre com o objetivo de divulgar a empresa e seus produtos.

Dessa forma, as marcas de gerador de energia predial e de outros diversos segmentos podem alavancar diferentes canais digitais e metodologias para analisar resultados em tempo real de modo a aumentar significativamente seus resultados.

Contudo, para aprofundar um pouco mais neste conceito, é preciso enfatizar que o crescimento é o objetivo de qualquer empreendimento e com o mundo digital cada vez mais avançado, o mercado se tornou ainda mais competitivo.

Até mesmo as empresas de serviços de portaria e controle de acesso precisaram se adaptar às novas estratégias de marketing para se manterem relevantes em seu nicho de atuação, além de potencializarem seu alcance e aumentarem a contração de seus serviços.

No entanto, nem todas as companhias sabem de que forma implementar as técnicas e estratégias de forma assertiva, portanto, preferem fazer a terceirização de serviços de marketing para agências especializadas.

Porém, o fato é que, desde 1990, meados em que o marketing digital surgiu, a maneira que as empresas utilizam a tecnologia para promover seus negócios mudou ativamente ano após ano.

O termo “marketing digital” vem se tornando ainda mais popular à medida que mais pessoas passaram a utilizar dispositivos digitais para pesquisarem sobre produtos, serviços e decidirem realizar as compras de forma muito mais confortável.

Só no Brasil, pesquisas relacionadas já mostram que são mais de 165 milhões de usuários conectados e que passam mais de dez horas por dia utilizando seus dispositivos para navegar na web.

Então, fica claro que o jeito de vender mais e crescer é usar a operação online. O desafio agora é como atingir esse público de forma relevante e que chame a atenção para o que a empresa tem a oferecer.

Entretanto, por mais desafiador que pareça, o marketing digital é, na verdade, uma grande oportunidade para as empresas como as de materiais gráficos para eventos fortalecerem sua marca e aumentarem suas oportunidades de negócios.

Além disso, inclui múltiplos aspectos como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, entre outras que aumentam seu alcance e impacto na jornada de compra do consumidor.

Quais os 4 Ps do marketing tradicional?

Os 4 Ps do marketing fazem parte do que é possível chamar de mix de marketing. São os pilares fundamentais de qualquer estratégia.

O conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e propagado pelo grande professor de marketing Philip Kotler.

Por meio da definição desses quatro pilares principais, ele quer explicar por que algumas marcas são mais caras que outras, por que algumas marcas vendem mais que outras e por que algumas marcas promovem melhor que outras. Sendo assim, os Ps são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Tudo se resume a perguntas como: “quem sou eu?”, “qual é o meu produto?”, “onde estou e para onde quero ir?”. De uma maneira muito lógica para compreender os 4Ps, é definir o produto, onde encontrá-lo, quanto custará e como chegará aos ouvidos do público-alvo.

Depois de Kotler e McCarthy, ouve-se muitos comentários de que um novo P deveria ser adicionado. Especialmente, quando se leva em consideração um mundo cada vez mais conectado e em constante mudança.

Com isso, nasceu os 8 Ps do marketing digital, que foi a evolução da maneira de se fazer marketing na internet. Esse conceito será abordado a seguir.

Quais os 8 Ps do marketing digital?

Os métodos de marketing digital mais eficazes prevêem que cada público seguirá sua própria jornada de compra e, assim, ensinam como coletar dados, desenvolver estratégias e aumentar a relevância de uma empresa no âmbito da internet.

Portanto, por sua ampla aplicação, os 8 Ps do marketing digital são a base de todo tipo de estratégia no ambiente online. Os 8 Ps significam:

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão.

Quando aplicados corretamente, esses conceitos dos 8 Ps podem ajudar até mesmo uma assistência técnica forno micro-ondas Brastemp a obter resultados positivos no mundo digital. Mas para ter sucesso nessa empreitada, é fundamental estudar bem a estratégia.

A importância do mix de marketing

Por mais que o mix de marketing seja tradicional, ele é a base para qualquer estratégia digital. Os 4 Ps são fundamentais para atrair novos clientes e gerar leads qualificados para um negócio.

Alguns termos e conceitos estão sendo utilizados apenas agora com o marketing digital, porém, outros já estavam sendo muito usados bem antes da internet.

Empresas de conserto de impressora ou outros tipos de manutenção já utilizam muitas das estratégias do marketing tradicional para conseguir clientes e manter seus negócios operando de forma constante.

Já com o avanço tecnológico e surgimento da internet, o marketing digital possibilitou que essas e muitas outras empresas tivessem mais oportunidades para fazer negócios com uma abrangência de público bem maior.

Por isso, os 4 Ps do marketing tradicional foram complementados através dos 8 Ps do marketing digital, possibilitando que até empresas do ramo de sistema de alarme residencial via celular pudessem vender mais através da internet.

Quando e onde usar os 8 Ps do marketing digital?

A grande vantagem dos 8 Ps do marketing digital é o planejamento estratégico que ele propõe. Ele traz uma alternativa mais consistente e segura para as empresas poderem ter um direcionamento mais assertivo na hora de anunciar seus produtos e serviços online.

Através desses conceitos, é possível que uma empresa de comunicação visual possa ofertar letra caixa com led interno para um público mais qualificado ou até mesmo que pessoas interessadas encontrem a empresa e façam negócio.

Além disso, é possível que as empresas possam identificar, melhorar e medir os pontos fortes e fracos de um produto ou serviço com base nas estratégias que envolvem o marketing digital.

No entanto, embora os 8 Ps possam ajudar as empresas a se diferenciar da concorrência, eles não são o único determinante do sucesso geral, pois a concorrência em si é muito mais intensa por motivos além do planejamento.

É claro que os métodos de vendas mudam com frequência, e os 8 Ps do marketing digital são um bom exemplo, pois continuam a abranger os anos e a orientar novos negócios desde sua criação na década de 1960.

O que se faz necessário é saber utilizar corretamente todas as estratégias de modo a potencializar significativamente os resultados que uma empresa pode obter ao compreender os conceitos de marketing, seja tradicional ou digital.

Também é recomendável que, se possível, as empresas combinem ambos os conceitos de marketing tradicional e marketing digital para garantir uma abrangência ainda maior de público-alvo e assim ter melhores resultados para seu negócio.

Dessa forma, tanto os produtos e serviços comercializados, quanto às estratégias utilizadas, podem ser refinados. Tudo dependerá da metrificação adequada dos resultados e ação rápida para garantir o bom funcionamento das técnicas.

Considerações finais

Por fim, o uso do marketing, seja ele tradicional ou digital, pode, sem dúvidas, melhorar os resultados de qualquer tipo de negócio. Basta aplicar as técnicas, conceitos e estratégias da forma correta e adaptá-las para cada modelo de negócio.

Outra dica fundamental é saber moldar a linguagem para se conectar melhor com o público que se deseja atingir. Só assim será possível garantir que os objetivos, sejam vendas ou reconhecimento, possam ser atingidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketing de performance: conheça mais sobre essa estratégia!

Marketing de Performance

Diante da vastidão de ferramentas que há dentro do ambiente digital, torna-se fundamental compreendê-las em seus aspectos mais íntimos. Um dos elementos que podem ajudar nessa questão é, justamente, o marketing de performance.

Desde os primórdios da revolução industrial, a comunicação e gestão empresarial passaram a fazer parte do léxico do mercado.

Isso se deu, via de regra, por conta da necessidade de dar vazão para o grande fluxo produtivo que aquelas novas tecnologias haviam propiciado.

No século seguinte, a partir de uma série de mídias que foram se consolidando como parte do cotidiano das pessoas, a publicidade virou sua principal manifestação.

Fosse na televisão, cinema ou no rádio, as marcas passaram a apostar nessas alternativas para conseguir gerar desejo em seu público.

Sendo assim, uma fornecedora de estrutura metálica aparente poderia aparecer com muito mais facilidade para os seus compradores.

Isso estruturou todas as dinâmicas empresariais e, ainda hoje, tem seus ecos em diversas modalidades comunicacionais.

No entanto, diante das revoluções digitais, alguns novos recursos passaram a fazer parte da vida cotidiana.

Marketing digital: um novo paradigma

Por conta dessas novidades, alguns fatores foram possibilitados e começaram a ditar as regras dentro do mercado.

Por essa razão, o marketing digital tem sido uma das perspectivas mais utilizadas por qualquer empresa que deseja se manter de forma salutar em seu mercado.

Isso se dá por conta de seu caráter quase que impositivo, uma vez que é uma dinâmica que quase todos são partícipes.

Além disso, há uma máxima que permeia o mercado desde seu início, que é: quem não investe em inovações, certamente, terá uma concorrência que o fará.

Nesse sentido, existe um risco muito grande de se perder uma série de perspectivas mercadológicas importantes.

Uma empresa que faz vaporizador para hidratação de cabelo pode conseguir conquistar uma série de realizar a partir da perspectiva de conteúdo, por exemplo.

Ter em mente alguns de seus benefícios mais importantes pode, em grande medida, ajudar a ilustrar um pouco melhor essa implementação. Alguns deles são:

  • Atração de leads;
  • Qualificação de leads;
  • Levantamento de dados;
  • Orientação de comunicação.

Esses são alguns dos elementos centrais que o marketing de conteúdo consegue proporcionar para quem o aplica.

Nesse sentido, cabe um detalhamento maior quanto a essas relações, uma vez que elas podem facilitar na hora de compreender sua importância.

Atração de leads

Sendo esse um dos elementos centrais para qualquer implementação no ambiente digital, não há espaço para equívocos em cima disso.

O lead é, dessa forma, um possível cliente que ao entrar na plataforma precisa ser orientado para a conversão em cliente.

Se, por acaso, houver uma pesquisa referente a espelho banheiro sob medida, na medida que esse usuário entrar no site de uma empresa, ele já pode ser considerado um lead.

Qualificação de lead

É fundamental ressaltar que esse tipo de contato entre empresa e público não é feito de forma generalista.

Na verdade, ele está baseado na qualificação que aquele lead consegue ganhar dentro dessa dinâmica. Isso acontece porque o interessa, antes de qualquer coisa, é um elemento que parte dele para a empresa e não o contrário.

Para uma empresa identificar uma potencial locação de impressora em sua loja, ela, primeiro, vai avaliar a demanda que partirá do público.

Levantamento de dados

Poucos recursos são tão importantes quanto esse. Afinal de contas, são os dados que devem nortear todas as relações comerciais.

O ambiente digital propiciou que esses levantamentos fossem feitos de forma cada vez mais precisa.

O que antes demoraria dias para ser feito, agora, em segundos, pode ser obtido de forma muito mais precisa.

Isso vai desde questões referentes ao público até, em maior medida, questões que podem nortear uma estratégia.

Seja como for, isso pode fornecer as ferramentas adequadas para que uma empresa que faz revitalização de piso consiga implementar novas perspectivas.

Orientação de comunicação

Por fim, diferente da perspectiva do marketing tradicional que se apoiava em outras mídias para executarem a sua comunicação, essa dinâmica faz uso do ambiente digital.

Esse recurso, por sua vez, tem uma grande capacidade de segmentar a comunicação, levando-a a patamares que não existiam.

Ou seja, a partir da avaliação precisa de qual é o público, é possível que um pet center shop consiga orientar a sua comunicação só para quem tem animais de estimação.

Esse ponto pode evitar uma série de desperdícios de recursos e orientar cada vez mais uma venda.

O que é marketing de performance?

Por conta do grande ferramental que a perspectiva digital levou para as empresas, acabou se tornando necessárias algumas posturas.

Compreender a performance de uma campanha, é claro, sempre foi uma questão muito importante para qualquer implementação.

No entanto, basear-se nesse aspecto para fundamentar toda uma perspectiva de marketing pode ser encarado como uma novidade.

Sendo assim, uma marca consegue partir de dados e gerar novas informações que vão fazer com que outras perspectivas sejam adotadas.

O marketing de performance é, portanto, um aspecto pautado na realização estratégica em cima de indicadores sólidos.

Terminologias importantes

Para entender como se dá esse tipo de perspectiva, é importante ter em mente alguns dos dados mais importantes que ela vai se basear.

Lead

Como dito anteriormente, esse ponto mercadológico faz referência aos possíveis clientes que estão dentro de uma plataforma e que precisam de uma orientação para conversão.

Cliques

Como o próprio nome sugere, esse aspecto está relacionado a cada clique que um conteúdo pode receber.

Essa perspectiva acaba orientando, por exemplo, a implementação de uma estratégia baseada em Custo Por Clique (CPC).

Traffic

Essa categoria diz respeito ao fluxo de acessos que um portal tem a partir de uma perspectiva de anúncio.

Se ele for feito de forma não paga, pode-se considerar um tráfego orgânico na plataforma, por exemplo.

O que são KPIs?

Os KPIs são indicadores de desempenho que vão nortear, sobretudo, o marketing de performance a estabelecer novos rumos.

Alguns desses dados mensuráveis são essenciais e, nesse sentido, precisam ser esclarecidos.

Ticket médio

Esse ponto diz respeito à média efetuada a partir da compra dos clientes de um site ou plataforma de e-commerce.

Ela serve para orientar diversas estratégias e pode ser dividida por produto ou de forma mais generalista para o site todos.

Para efetuar seu cálculo, basta pegar o total da receita obtida e dividir pelo número de vendas feitas.

CAC

O CAC representa o custo de aquisição de clientes e, na verdade, ele é um KPI muito importante.

Afinal de contas, é ele que vai dizer se, por exemplo, uma estratégia de anúncio de cortina blackout para varanda está funcionando.

Para efetuar esse cálculo é muito simples, basta dividir os investimentos feitos pelo total de clientes obtidos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão tem a capacidade de informar quantos leads estão conseguindo ser conduzidos para virarem clientes.

Para efetuar esse cálculo, uma regra de três básica consegue dar conta. Basta dividir o total de vendas pelo número de visitas no site e multiplicar por cem.

Por que investir em marketing de performance?

Diante dos dados mencionados até esse ponto, torna-se imprescindível apontar algumas vantagens que esse tipo de relação pode trazer para uma empresa.

Precisão

Toda política de dados que se preza tem a capacidade de gerar algumas orientações muito precisas.

Nesse caso, não há dúvidas que, a partir dos KPIs, torna-se possível recalcular as rotas sempre que for necessário.

Fundamentação

Vender máscara preta personalizada sem ter dados norteando essa relação pode, em grande medida, naufragar a estratégia.

Ter onde se basear, nesse sentido, acaba propiciando uma capacidade muito grande das empresas efetuarem suas comunicações de forma precisa.

Como implementar?

Por fim, saber como implementar esse tipo de horizonte estratégico acaba sendo essencial para essa relação.

Para que isso ocorra, alguns passos essenciais precisam ser dados para que não se caia em generalismos.

Definir objetivos

Para saber quais KPIs vão orientar a produção do marketing, é necessário saber, sobretudo, quais são os objetivos a serem atingidos.

Se for aumentar o ticket médio, há uma série de estratégias que podem ser tomadas que, por exemplo, podem ser divergentes de uma perspectiva de CAC.

Definir verba

Esse, na verdade, é o ponto comum entre todas as estratégias que têm base no marketing, sobretudo, na perspectiva digital.

Afinal de contas, é a partir da verba que poderão ser definidas as métricas e implementações a serem feitas.

Definir métricas

O marketing de performance é baseado em mensuração de resultados e, por isso, as métricas utilizadas são o seu ponto essencial.

Defini-las significa entender os objetivos e as verbas implementadas para que, assim, sejam orientadas de forma bastante precisa.

Considerações finais

Diante da alta complexidade que o marketing digital trouxe para o cotidiano empresarial, tornou-se essencial a criação de uma perspectiva de controle.

O marketing de performance existe, justamente, para conseguir mensurar todas essas implementações e orientar novas.

A partir de métricas baseadas em KPIs, é possível seguir de forma bastante precisa dentro de um mercado.

Por essa razão, saber como implementá-lo pode ser o ponto central de uma boa realização estratégica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Rich Media: você sabe o que é?

Rich Media: você sabe o que é?

A internet é repleta de anúncios que estão a todo tempo tentando atingir os usuários, e no meio de tanta concorrência, é essencial que a publicidade digital crie ferramentas que sejam diferentes, como é o caso da Rich Media, conceito que tem ganhado destaque atualmente. 

Tendo como principal objetivo gerar engajamento com o público que consome os anúncios, esse termo tem crescido cada vez mais entre os publicitários, que estão sempre procurando formas humanizadas de cativar os seus potenciais clientes. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Statista, o investimento nesse tipo de publicidade tem se desenvolvido significativamente nos Estados Unidos, chegando ao incrível número de US$ 12,9 bilhões.

E esse crescimento tem como fator a sua grande abrangência, atendendo os mais diversos campos de atuação, desde o restaurante que deseja divulgar almoço na empresa até loja que queira divulgar suas promoções. 

O que é rich media e quais os seus formatos

Diferente dos outros tipos de anúncio, que muitas vezes são estáticos e que promovem uma comunicação unilateral, os anúncios rich media são aqueles que tem como principal objetivo gerar envolvimento do usuário com o conteúdo que está sendo exposto no meio digital. 

É como se um empreendimento de lavagem de tapetes a seco criasse um anúncio interativo, ou seja, em formato de jogo, de forma que o usuário precise limpar o maior número de tapetes possíveis em um determinado tempo. 

É assim que a rich media funciona, ela chama a atenção do público de um jeito que eles sentem a necessidade de fazer parte daquele conteúdo que está sendo exibido, consumindo, assim, a publicação da marca. 

Existem diversas formas que a rich media pode se manifestar digitalmente. Além dos jogos, os anúncios podem ser em formato de vídeo, imagens e áudio, recursos criativos que tragam inovação e, principalmente, que sejam interativos. 

As chances desse engajamento gerar cliques por parte dos usuários são maiores que os anúncios estáticos, isso porque, de acordo com o Meio e Mensagem, uma taxa de 40% das pessoas atendem melhor os estímulos por meio de imagens, como é o caso da rich media. 

Dessa forma, quando há cliques no conteúdo, automaticamente o empreendimento tem em suas mãos a oportunidade de converter aquele visitante em um cliente dos seus produtos e serviços, conquistando então o intuito principal do anúncio que foi criado. 

Outras formas de colocar em prática o conceito de rich media é por meio dos seguintes tipos de conteúdo:

  • Imagens dinâmicas;
  • Lightboxes;
  • Banners;
  • Push-down;
  • Peel-down.

Cada material acima estimula uma sensação diferente no visitante da página e podem ser colocadas em práticas de acordo com o desejo do anunciante. 

  1. Imagens dinâmicas 

São aquelas que possuem um movimento diferente com o clique ou apenas com o movimento do mouse. Um exemplo é o anúncio de uma operadora de internet via rádio para zona rural que pode flutuar na página principal. 

  1. Lightboxes 

É o tipo de anúncio que se expande pela tela quando acontece uma interação entre a pessoa e o anúncio publicado. 

  1. Banners 

Sendo os mais conhecidos, os banners muitas vezes são estáticos e ocupam a parte lateral, ou aparecem no final, da página da web. 

  1. Push-down 

Ganhado cada vez mais espaço, o anúncio push-down é aquele que quando aparece, se expande pela tela puxando o restante do conteúdo para baixo. A aparição desse anúncio é feita de acordo com a rolagem do mouse pela página. 

  1. Peel-down 

Já o peel-down é uma espécie de banner, como um voltado para câmera de monitoramento via internet, por exemplo, que ganha destaque com o movimento do mouse do usuário sobre ele. 

Quais os motivos para investir em rich media 

Uma série de vantagens transformam essa publicidade digital em um mina de ouro para quem a coloca em prática. Além de ter um grande impacto sobre o usuário, promovendo uma melhor fixação do conteúdo da marca, a rich media ainda tem as seguintes vantagens:

  • Maior personalização;
  • Métricas mais definidas;
  • Campanha diversificada;
  • Interação com o usuário. 

Os benefícios citados acima são resultados positivos que a rich media fornece para os anunciantes, que conseguem atingir com mais objetividade o seu público-alvo. 

  1. Maior personalização 

Quando uma estratégia de marketing é desenvolvida, é crucial que ela tenha sido criada a partir da segmentação do público. Isso porque gera uma maior conexão com quem realmente irá consumir o produto. 

Dessa forma, a rich media é um tipo de anúncio acessível que permite essa definição de quem irá receber e consumir os conteúdos criados, independente se são pessoas que procuram painel de LED para propaganda externa ou brinquedos infantis. 

  1. Métricas mais definidas 

Mensurar dados também é uma tarefa fundamental que o estrategista de marketing deve ter, afinal, saber se o que está sendo criado é realmente o que o público deseja ajuda a manter um conteúdo mais objetivo e diminuir as falhas de divulgação que ocorrem. 

Por meio da rich media é possível ter um controle sobre os números de cliques, quantas vezes ocorreu a interação com o material, números de visualizações e por quanto tempo os usuários ficaram interagindo com o anúncio publicado. 

Além disso, as métricas que podem ser exploradas a partir desse recurso ainda dão aos anunciantes uma visão do perfil das pessoas que engajaram com a publicação. 

Essa perspectiva é muito importante porque ajuda o empreendimento, seja empresa de serviços gerais ou não, a terem um melhor direcionamento de como produzir suas próximas campanhas e com quem investir os seus recursos financeiros. 

  1. Campanha diversificada 

Muitas vezes os empreendimentos acabam ficando apenas nos mesmos tipos de campanha, não explorando outros terrenos e nem outros públicos. Isso é um erro, pois faz com que o negócio fique estagnado no uso das ferramentas de estratégia. 

Assim, investir em rich media promove um maior alcance do conteúdo criado pelo empreendimento, podendo dobrar a quantidade de acessos em seu site ou redes sociais, já que o anúncio criado é atrativo e destaca a marca da concorrência. 

  1. Interação com o usuário 

Muitas vezes os negócios desenvolvem anúncios e produtos que não promovem a conexão com quem está do outro lado da tela, os afastando para a concorrência que tem conteúdos humanizados e que agregam valor na experiência do usuário. 

E é justamente esse papel que a rich media cumpre, ela faz com que o público consuma a marca de uma forma atrativa, a deixando mais próxima. 

Dessa forma, uma empresa de cortina grande para quarto que faz uso desse formato de anúncio consegue ter uma maior propagação do seu produto do que outro negócio que não utiliza a rich media como forma de anunciar os seus serviços. 

Onde utilizar a rich media 

Existem diversas plataformas presentes na internet que permitem que a rich media seja criada e colocada em ação. Apesar de ainda está se desenvolvendo no Brasil, o formato já conta com a adesão de grandes marcas que atuam no mercado digital. 

As três principais plataformas que fazem com que esse tipo de conteúdo seja colocado em prática são: Facebook Ads, Google Ads e Linkedin Ads, cada uma possui as suas próprias especificações. 

  1. Facebook Ads 

Já muito utilizado dentro do marketing digital, o Facebook Ads é voltado especificamente para o seu público interno, fornecendo aos anunciantes uma série de ferramentas, como: gerenciador de anúncios, configurações de segmentação e muitos outros. 

Um grande ponto positivo do Facebook é que é a rede social mais utilizada atualmente, tendo um grande alcance na hora da promoção do conteúdo. 

  1. Google Ads 

Sendo uma plataforma mais escolhida na hora de realizar anúncios, no Google Ads o estrategista irá poder fazer uso de dois tipos de anúncios, de pesquisa ou de display. 

Além disso, ele ainda estende o seu poder de atuação para outros sites que são muito consumidos no meio digital, como o Youtube e o Gmail, e ainda deixa o orçamento aberto para o anunciante, deixando ele escolher o quanto irá investir no produto. 

  1. LinkedIn Ads  

Assim como o Facebook, o LinkedIn Ads é voltado para o seu público interno e tem um valor definido do quanto deve ser investido para o anúncio rodar dentro da plataforma. 

Considerações finais 

A rich media tem crescido intensamente dentro do mercado digital, promovendo a criação de anúncios diferenciados e que conversam com o público de maneira mais humanizada, estimulando a interação com a marca. 

Podendo ser utilizado por qualquer nicho, como aqueles voltados para serviço jardinagem, por exemplo, esse recurso tem grande poder em chamar a atenção do usuário para o empreendimento, de forma que estimula o clique e a conversão do mesmo em cliente. 

Assim, fazer uso da rich media nas estratégias de divulgação da marca é uma escolha positiva e que promove uma série de vantagens para o negócio, ajudando a conquistar aquilo que se deseja, o aumento das vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.