Guia rápido para iniciantes na gestão de tráfego pago

Gestão de tráfego pago: guia rápido para iniciantes

Criar um site é um passo importante para conquistar mais clientes. Mas, e quando este site não recebe um número suficiente de visitantes? A princípio, pode parecer que tudo está perdido. Mas, a gestão de tráfego pago é uma maneira de reverter a situação.

Isto porque existem duas principais fontes de tráfego na internet: a orgânica e a paga. Entretanto, o tráfego orgânico é uma solução lenta. Ou seja, apesar de duradouros, seus resultados demoram a serem vistos.

Por outro lado, o tráfego pago gera um impacto a curto prazo. Por isso, pode ser um grande aliado para empresas que estão no início de um planejamento para posicionamento e visibilidade digital

Quer saber como aplicar esta estratégia no seu negócio? Então, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um guia rápido com o que você precisa saber sobre a gestão de tráfego pago.

Afinal, o que é gestão de tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de investimento financeiro em plataformas digitais, como o Google e o Facebook, para que ele mostre o seu conteúdo em destaque para os usuários e aumente o fluxo de visitantes do seu site.

Gestão de tráfego pago: exemplo de anúncio no Google.
Os anúncios pagos no Google Pesquisa, por exemplo, aparecem antes dos resultados orgânicos de pesquisa.

Dessa forma, o objetivo é direcionar as pessoas até o seu site a partir destes anúncios. Em troca, você pagar uma quantia para a plataforma que anunciou. Este pagamento pode acontecer por meio de:

  • Custo por Clique (CPC): você paga apenas pela quantidade de cliques que o anúncio receber;
  • Custo por Mil (CPM:) você paga referente à quantidade de vezes que o anúncio foi exibido na plataforma.

Nesse sentido, a gestão de tráfego pago é uma tarefa essencial para garantir o retorno sobre o investimento. Pois, por meio desta análise é possível realizar:

  • A identificação da melhor plataforma para atingir o público-alvo;
  • A segmentação ideal de público de acordo com o objetivo;
  • O acompanhamento de métricas para medir os resultados dos anúncios.

Tráfego pago x tráfego orgânico: qual a diferença?

Como vimos, na gestão de tráfego pago é preciso literalmente pagar às plataformas para que o seu conteúdo seja exibido. Já o tráfego orgânico, é baseado em estratégias de SEO e marketing de conteúdo para conquistar este espaço por meio da qualidade do conteúdo.

? Mas, atenção! Mesmo que a qualidade não seja um fator determinante para a exibição de um anúncio pago, ela é essencial para o sucesso da campanha como um todo. Pois, se o conteúdo não for relevante, as visitas não serão convertidas em oportunidades de negócio.

Dessa forma, muitas pessoas acreditam que a maior diferença entre o tráfego pago e orgânico está no custo financeiro. Mas, não é exatamente assim. 

Afinal, ainda que você não realize um pagamento direto para aparecer no Google, por exemplo, ainda assim é preciso fazer um investimento para contar com profissionais que tenham a expertise necessária em técnicas de SEO e conteúdo para colocar o seu site na primeira página dos buscadores.

Sendo assim, a principal diferença entre os conceitos está, na verdade, no tempo e na constância dos resultados. Isto porque, embora o retorno da gestão de tráfego pago seja visível e mensurável a curto prazo, ele só permanece ativo enquanto houver investimento financeiro.

Já o tráfego orgânico, é uma estratégia de resultados a médio e longo prazo. Mas, uma vez que eles sejam conquistados, continuam rendendo frutos mesmo após meses e anos. Basta otimizar o conteúdo com novas estratégias de SEO ao longo do tempo.

Principais plataformas para gestão de tráfego pago 

A gestão de tráfego pago pode ser feita a partir de diversas plataformas. Mas, para te ajudar neste primeiro momento, vamos apresentar um pouco mais sobre as principais: o Google Ads e o Facebook Ads. Confira! 

Google Ads

O Google Ads é a plataforma oficial de anúncios do Google. Por meio dele, é possível divulgar anúncios em diversos canais. Como:

  • Google Pesquisa: a própria página de resultados do buscador;
  • Rede Display: rede de sites que se associam ao Google para receber publicidade paga em suas páginas;
  • Google Shopping: vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas, semelhante a sites como Buscapé ou Zoom;
  • YouTube Ads: anúncios em vídeos do Youtube.

Uma das principais vantagens do Google Ads é a possibilidade de exibir o seu anúncio para pessoas que já estão buscando por termos relacionados ao seu produto ou serviço.

Dessa forma, garante-se não apenas um alto número de visitas, mas um alto número de visitas qualificadas. Ou seja, usuários que têm grande potencial para se tornarem oportunidades de negócio.

O pagamento de anúncios no Google Ads é feito de maneira pré-paga e baseado na cobrança CPC. Assim, o usuário determina um valor máximo que deseja pagar por cada clique e o Google desconta a quantia da quantidade de créditos pré-determinados.

Facebook Ads

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Facebook. Por meio dele, acontece a criação e exibição de anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram.

O grande diferencial da gestão de tráfego pago a partir do Facebook é a ampla variedade de possibilidades de segmentação de público. Nesta plataforma é possível, por exemplo, segmentar anúncios para diferentes públicos, considerando fatores como localização, gênero, idade e até mesmo interesse. 

Dessa forma, as campanhas podem ser direcionadas para o público específico que a empresa quer atingir. O que é um grande diferencial para aumentar o número de leads mais interessantes para o negócio.

Agora que você já conhece melhor o conceito da gestão de tráfego pago, acesse o blog da Contato e conheça também outras estratégias que podem decolar o marketing da sua empresa! ?

Como fazer marketing digital para pequenas empresas?

Marketing digital para pequenas empresas: melhores dicas

Construir uma história de sucesso para um novo negócio não é uma tarefa fácil. Mas, com algumas dicas de marketing digital para pequenas empresas é possível conquistar uma presença digital forte independente do tamanho da empresa.

Isto porque se antes era necessário investir valores altos em mídias tradicionais, como TV e jornais, para alcançar o público; hoje, a internet oferece a possibilidade de levar o seu produto a milhares de pessoas a baixo custo — ou até mesmo de graça!

Neste cenário, empresas que não estão na Internet praticamente deixam de existir. Entretanto, mais do que estar online, é preciso construir uma estratégia para transformar usuários em clientes

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar as principais técnicas de marketing digital para pequenas empresas para torná-las mais competitivas mesmo em mercados de grandes organizações.

Crie uma identidade para seu negócio

A identidade da marca é o primeiro passo dentre todas as estratégias de marketing. Isto porque, mais do que apenas um visual bonito, ela pode ser definida como a personalidade do seu negócio

Por isso, é fundamental que as pessoas reconheçam a sua marca apenas batendo o olho em seus produtos. Seja pela paleta de cores, pelo uso das fontes, pelo design ou até mesmo pela logomarca. 

Pense, por um momento, em grandes marcas. É fácil identificar o McDonalds quando vemos um grande M vermelho e amarelo. Mesmo que ele esteja fora de contexto. O mesmo vale para cartões de crédito na cor roxa. Instantaneamente associamos ao Nubank.

E isto não é à toa. Estas e outras empresas investiram em identidades únicas para garantir o reconhecimento de marca entre o público. Assim, elas ficam registradas na memória dos consumidores. Que, provavelmente, lembrarão delas quando precisarem consumir seu produto ou serviço.

Invista em um site

Sempre que você busca por alguma informação você vai até o Google, certo? E os resultados exibidos por lá são justamente estes: sites. Então, por mais importantes que sejam as redes sociais, é importante valorizar a importância de um site na estratégia de marketing digital para pequenas empresas.

Pois, ter um site, além de ser a melhor maneira para que as pessoas te encontrem on-line, também é uma forma de ganhar mais autoridade de mercado. Já que eles passam mais profissionalismo e credibilidade do que perfis em redes sociais, por exemplo.

Além disso, ter um site também será essencial para desenvolver estratégias de marketing maiores a médio e longo prazo. Como o Inbound Marketing, que é uma das melhores formas de atrair novos clientes on-line.

Aposte no marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em atrair pessoas oferecendo uma solução para algum problema que elas tenham. Ou seja, não se trata de ir até os usuários, e sim fazer com que eles venham até você.

Nestes casos, as redes sociais podem ser grandes aliadas! Não como foco do trabalho de marketing; mas, como parte de uma estratégia maior baseada em oferecer conteúdo de valor para os usuários.

Outro espaço com grande potencial nesta estratégia são os blogs. Que, além de tudo, ainda podem te ajudar a aparecer mais nas pesquisas dos buscadores e garantir mais visitas para o seu site. 

? Isso mesmo! Publicando conteúdos com técnicas de SEO, você pode conquistar a tão sonhada primeira posição do Google — e, com ela, uma boa parte do tráfego orgânico on-line!

Além disso, o marketing de conteúdo também é extremamente útil para: 

  • educar do público;
  • facilitar o processo de venda;
  • trazer resultados permanentes.

Entretanto, é preciso ter paciência. Pois, os resultados desta estratégia vêm a longo prazo. 

Por isso, é importante contar com ajuda especializada das agências de marketing digital para pequenas empresas para ter constância nas publicações e elaborar conteúdos de qualidade, e não apenas números. 

Otimize a sua estratégia para SEO local

Você sabia que mais de 45% das pesquisas feitas no Google buscam por informações locais? Essa é uma grande oportunidade principalmente para os pequenos negócios. Já que eles, geralmente, possuem atuação focada na região onde estão localizados.

O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para buscadores, assim como o SEO geral. A grande diferença é que, nestes casos, o objetivo é melhorar o posicionamento especificamente para buscas na área de atuação do seu negócio.

Esta otimização vale tanto para o site da empresa, quanto para o Google Meu Negócio. Que é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google para auxiliar na classificação para buscas locais. 

Faça parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais são os fenômenos do momento. E, aparentemente, esta é uma profissão que veio para ficar. Por isso, fazer parcerias com eles pode ser uma grande vantagem para o seu negócio.

Isto porque, com a divulgação de um influencer, é possível atingir uma grande base de novos usuários. Além de transferir a credibilidade e influência desta pessoa também para a sua empresa. 

Mas, atenção! É importante contar com o suporte de uma agência de marketing para te ajudar a não cair em ciladas na hora de escolher um influenciador digital para a sua marca.

Valorize o marketing de referência

Por fim, por mais que a influência de grandes personalidades da Internet seja poderosa, nada causa mais impacto do que a indicação de um amigo ou conhecido que verdadeiramente já consumiu determinado produto ou serviço.

E esta é exatamente a proposta do marketing de referência: estimular a indicação do seu negócio por meio dos próprios consumidores para a sua rede de contatos. O que significa não apenas a fidelização do cliente original, como também a atração de novos consumidores.

Dessa forma, aposte em um programa de recomendações para a sua empresa e em um espaço de divulgação para que os usuários do seu site possam ter acesso às avaliações, recomendações e provas sociais de pessoas que já consumiram o seu produto.

Está pronto para decolar o marketing do seu negócio? Então, agende agora mesmo uma consultoria grátis com um especialista da Contato para saber como aplicar as melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas e fazer o seu negócio crescer!

3 benefícios que uma agência de criação de sites pode trazer para o seu negócio

Agência de Criação de sites: por que contratar este serviço?

Você conhece alguma grande empresa que não tenha seu próprio site indexado no Google? 

Com certeza a sua resposta foi “não”. E isto não é à toa. Ter um site próprio tornou-se fundamental para conquistar uma presença digital sólida. E, para isso, é importante contar com o suporte de uma agência de criação de sites.

Isto porque a concorrência on-line se torna cada dia maior. Portanto, apenas criar um site já não é mais uma estratégia eficiente. É importante que ele seja personalizado, seguro, rápido e responsivo para garantir uma boa experiência ao usuário.

Então, continue a leitura para descobrir como uma agência de criação de sites pode te ajudar a conquistar estes atributos para manter o tráfego — e as vendas — do seu site nas alturas.

Afinal, o que faz uma agência de criação de sites?

Esta é uma pergunta que pode parecer óbvia. Mas, acredite: uma agência de criação de sites faz muito mais do que apenas colocar um domínio disponível na web. Este é um processo que envolve estrutura, programação, layout, copywriting, SEO e, principalmente, estratégia.

Isto porque, além do que já vimos, também é fundamental alinhar o site ao objetivo final da empresa. Seja conquistar mais autoridade de mercado, gerar mais tráfego ou fechar mais vendas.

Independente de qual seja o propósito, contar com especialistas pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu site e das suas vendas on-line. Afinal, estudos mostram que até 75% do julgamento sobre a credibilidade de um site se dá pela sua estética e usabilidade.

Nesse sentido, uma agência de criação de sites também possui os recursos humanos e técnicos necessários para desenvolver sites responsivos para dispositivos móveis, com carregamento rápido, de fácil navegação e integrados à redes sociais. Além de proporcionar facilidade de manutenção e suporte.

Resumindo, confira 3 benefícios que investir neste serviço pode trazer para o seu negócio:

Experiência

Como vimos, existem diversos fatores que colaboram para o sucesso de um site que apenas uma empresa especializada pode oferecer. E tudo isso se baseia em um objetivo: se destacar para levar mais pessoas até a sua empresa.

Isto porque milhares de conteúdos chegam à internet todos os dias. Portanto, este espaço se tornou um leilão pela atenção das pessoas. E a moeda mais alta neste cenário é a experiência do usuário.

Além disso, vale lembrar que o site pode ser o primeiro contato do cliente com a marca. Logo, ele se torna um fator que pode determinar se aquela pessoa vai seguir ou não na jornada de compra.

Acredite: em um mercado tão competitivo e exigente, a experiência e conhecimento de mercado de uma agência de criação de sites pode fazer toda a diferença nos seus resultados!

Suporte

É fato: qualquer material on-line está sujeito a instabilidade. Quem nunca tentou acessar um site que estava fora do ar ou clicou em um link quebrado? Se para o usuário esta é uma experiência frustrante; para a empresa, ela representa perda de oportunidades e de dinheiro!

Por isso, a manutenção do site é tão importante quanto a sua criação. E a forma mais fácil de ter acesso a este serviço é com uma agência de criação de sites. Pois, ela poderá oferecer o suporte de profissionais especializados responsáveis por garantir que o seu website esteja sempre funcionando perfeitamente.

Na verdade, nenhum empreendedor quer se preocupar com site enquanto existem diversas outras questões para dedicar. Por isso, contar com um suporte especializado garante que você possa dedicar seu tempo exclusivamente aos resultados da sua empresa.

Custo-benefício 

De fato, contar com ajuda profissional pode exigir um investimento imediato maior do que criar um site por conta própria. Entretanto, é necessário avaliar os prós e contras da situação na hora de planejar e escolher a melhor opção. 

Isto porque criar um site sozinho, com layouts prontos e genéricos, pode até ser mais barato no momento. Porém, esta estratégia provavelmente não irá atender as necessidades do seu negócio a médio e longo prazo.

Pois, dificilmente estes layouts conseguirão atender as especificidades da sua empresa. O que resulta em uma experiência de navegação precária para o usuário e, consequentemente, queda dos seus resultados on-line.

Além disso, como vimos, os sites necessitam de manutenção periódica. Seja por problemas no servidor ou para atualização de sistemas. Assim, você terá que contratar um profissional toda vez que este serviço for necessário. Gerando um custo final bem maior do que a contratação de uma agência de criação de sites no início do processo.

Dessa forma, é importante pensar neste serviço não como um gasto, mas como um investimento no sucesso do seu negócio e na tranquilidade para desfrutar de bons serviços sem preocupação com contratempos.

Se você já está determinado a conquistar o seu lugar no digital, clique aqui e saiba como o serviço de criação de sites da Agência Contato pode te ajudar nesta missão!

Why can a corporate blog be decisive for your marketing strategy?

Blog cover on "Corporate Blogging and its importance", with a person typing on a laptop keyboard.

Com certeza você já fez uma pesquisa no Google sobre determinado assunto e encontrou a resposta para a sua dúvida em uma página que explicava detalhadamente sobre isso, certo? Então, spoiler: esta página, provavelmente, era um blog corporativo

Esta é uma estratégia baseada na criação de conteúdo de valor que possa ser fonte de informação sobre produtos, serviços ou qualquer outro assunto que represente uma dúvida do usuário. 

Por isso, se engana profundamente quem associa esta ideia apenas às blogueiras do Instagram. Um blog é uma estratégia de marketing digital fundamental para atrair mais pessoas para o seu site e ajudar a sua empresa a conquistar autoridade on-line.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como um blog corporativo pode ajudar o seu negócio a conquistar mais tráfego, autoridade de marca e, claro, vender mais!

Afinal, o que é um blog corporativo?

Blogs são páginas on-line utilizadas para compartilhar conteúdos com outros usuários da internet. No caso específico dos blogs corporativos, estas páginas têm o objetivo de esclarecer as principais dúvidas do seu público-alvo para ganhar a confiança do usuário e transformá-lo em um potencial cliente.

O conteúdo que você está lendo agora, por exemplo, é um blog corporativo. Ele foi pensado com o objetivo de responder uma dúvida sobre um assunto que é relacionado à nossa área de atuação. 

Dessa forma, conseguimos nos conectar com pessoas que possam ter interesse em criar um blog e que possam precisar dos nossos serviços para isso. Assim, esta é uma forma de atrair clientes de forma amigável, sem usar as características usuais de um texto publicitário.

Leia também: Por que investir em uma agência de marketing digital?

Isto acontece porque os blogs corporativos fazem parte de estratégias ainda maiores: o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

No geral, o grande objetivo de todas estas estratégias é o mesmo: atrair clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante. Ou seja, a proposta não é fazer uma promoção direta da marca; mas apresentar uma solução para um problema da persona.

5 motivos para incluir um blog corporativo no seu plano de marketing

Depois de entender o que é um blog corporativo, fica muito mais fácil perceber porque grandes empresas que cresceram no mundo digital adotaram esta estratégia. Como a Nubank, o iFood e a Uber, por exemplo.

Mas, se o sucesso destas empresas ainda não é suficiente para te convencer, listamos mais 5 motivos que revelam porque é tão importante incluir um blog corporativo no plano de marketing digital da sua empresa. Confira!

Construir autoridade da marca

Quando você quer adquirir um produto ou serviço, você quer adquirir de quem é referência no assunto, certo? Um blog corporativo é uma oportunidade para te posicionar como esta referência no seu mercado.

Isto porque ao escrever sobre situações relacionadas ao seu segmento de atuação, você demonstra conhecimento de causa. Ou seja, que realmente entende do assunto a ponto de conseguir oferecer soluções práticas e eficientes em um blog.

O resultado é que a sua marca conquista não apenas autoridade e credibilidade no mercado, mas, também a confiança do usuário. O que é fundamental para que ele possa percorrer a jornada de compra da sua empresa.

Ser encontrado no Google

O Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. O que representa mais de 90% do mercado de mecanismos de busca. Por isso, estar presente neste buscador já não é mais uma opção. Mas, uma necessidade.

A boa notícia é que o segredo para aparecer nos buscadores pode ser mais simples do que parece: blogs corporativos

Isto porque, quanto mais conteúdo tiver o seu portal, mais páginas indexadas ele terá nos mecanismos de pesquisa. Assim, se torna mais fácil encontrá-lo. E, consequentemente, ele receberá uma maior a quantidade de visitas.

? Dica: produzir um conteúdo relevante vai te ajudar a indexar mais páginas nos buscadores. Mas, para conquistar as primeiras posições do Google é preciso aliar esta produção à uma estratégia de SEO.

Facilitar o processo de vendas

Mesmo que um blog corporativo não seja visualmente publicitário, acredite: ele é uma excelente ferramenta para complementar o processo de vendas

Isto acontece porque as pessoas que chegam até o seu conteúdo estão interessadas em um assunto que é relacionado à sua empresa. Logo, podemos entendê-las como potenciais clientes.

Dessa forma, ao se posicionar como fonte de informação constante e de qualidade, o seu blog — e, consequentemente, a sua empresa — conquistam a confiança e a simpatia do usuário.

Assim, mesmo que ele ainda não esteja no momento de compra quando visitou o seu site pela primeira vez, ele certamente lembrará de você e da sua credibilidade quando chegar o momento de fechar o negócio.

Garantir tráfego permanente

Sites que investem em estratégias de marketing de conteúdo, como blogs, recebem 1,3 vezes mais visitas. Além de gerarem até 1,4 vezes mais leads do que aqueles que não investem.

E não acaba por aí! Ao contrário do que acontece quando deixamos de investir em anúncios, o tráfego vindo de um blog permanece enquanto a página existir. O mesmo vale para os links de indicação e a autoridade no Google relacionada a estas páginas.

Dessa forma, o site da sua empresa continuará recebendo visitas mesmo que, em um determinado momento, você deixe de fazer blogs. O que não recomendamos, é claro. Já que a constância de postagens é o segredo para conquistar resultados cada vez maiores.

Educar o público

Por fim, educar o público também é uma das grandes vantagens de ter um blog corporativo e um dos principais motivos pelo qual você deve investir em um.

Isto porque, a partir da criação de conteúdo você pode explorar problemas da sua persona que são solucionados pelo serviço que você oferece.

Podemos encaminhar este blog, por exemplo, para novos clientes da Agência Contato como uma maneira de despertar neles a importância de se investir nesta estratégia. 

E, mesmo assim, em nenhum momento precisamos vender diretamente o nosso serviço como agência de marketing de conteúdo. Mas, fizemos isso de maneira estratégica:

  1. Mostramos um problema: sua empresa pode estar recebendo menos tráfego do que poderia;
  2. Apresentamos uma solução: um blog corporativo é uma maneira de atrair mais visitantes qualificados para o seu site.

Coincidentemente — ou não ? — esta solução é um serviço oferecido pela Agência Contato. Então, caso o leitor esteja decidido a mudar esta situação, nós estaremos a um clique de distância para ajudá-lo.

Bônus: um blog corporativo pode ajudar a gerar leads!

Além de todas as vantagens que já vimos, um blog corporativo também pode te ajudar a conquistar o maior ativo da internet: os leads!

Resumidamente, um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa representada pelas informações sobre um potencial cliente. Como nome, profissão e e-mail para contato.

Geralmente, o usuário oferece estas informações para ter acesso a uma oferta de valor. Como um e-book ou uma consultoria. Nesse sentido, os blogs podem funcionar como caminho para direcionar o usuário para a landing page onde ele vai fornecer estas informações.

Um blog corporativo pode ajudar a gerar leads.
Como parte de uma estratégia de Inbound Marketing, um blog também pode ajudar a gerar leads.

A persona do nosso blog de hoje, por exemplo, é alguém que quer saber se vale a pena investir em um blog corporativo. Logo, podemos acreditar que ela tem interesse em aprender dicas sobre marketing digital.

Assim, se quiséssemos transformá-la em um lead, poderíamos encaminhá-la para um material ainda mais denso e que oferece outras dicas sobre o assunto:

Saiba mais: 158 dicas rápidas de Marketing Digital para começar a aplicar hoje [E-BOOK]

Além disso, outra opção para gerar leads com auxílio de blogs é por meio das newsletters. Nesse caso, você pode disponibilizar um campo de assinatura para o leitor deixar seu email e acompanhar os próximos posts. Como você pode ver logo no fim deste texto.

E aí, está pronto para começar um blog corporativo e transformar os seus resultados on-line? Então, fale agora com um consultor da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar nesta missão!

Quais são os serviços de Marketing Digital em BH que o seu negócio precisa?

Marketing Digital em BH: conheça os serviços essenciais

Você possui um negócio na capital mineira, mas ainda não investiu em serviços de marketing digital em BH? Então, saiba que isto pode estar impedindo sua empresa de alcançar resultados ainda maiores.

Afinal, não há como negar: todos nós estamos on-line. E, para conquistar o seu espaço na internet, é fundamental investir em marketing digital. Além disso, esta também é uma maneira de se aproximar da sua persona e construir um relacionamento com o público. O que reflete diretamente nas suas vendas. 

Para te ajudar a entender de uma vez por todas porque o marketing digital em BH é a estratégia que falta para o sucesso do seu negócio, separamos quatro serviços indispensáveis e o que cada um deles pode fazer pela sua empresa.

Portanto, papel e caneta na mão para anotar tudo e não perder nenhuma informação. Vamos lá!

Gestão de redes sociais 

Apenas nos últimos 12 meses, mais de 520 milhões de usuários se cadastraram em uma rede social. Nesse cenário, as empresas começaram a enxergar oportunidades nessas ferramentas e, hoje, elas são importantes plataformas comerciais

Entretanto, se engana quem pensa que basta postar conteúdos descontraídos e esperar os clientes chegarem para garantir uma presença on-line forte. 

Para gerenciar redes sociais de maneira estratégica para o seu negócio é preciso planejar ações que envolvam:

  • Constância nas redes;
  • Interação com usuários;
  • Interpretação de métricas;
  • E muito marketing de conteúdo.

Inbound Marketing 

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração — e isto não é à toa. Diferente do marketing tradicional que vai até possíveis clientes, esta é uma estratégia focada em atraí-los por meio da produção de conteúdo de valor. Ou seja, que resolva algum problema ou dúvida da persona.

Dessa forma, é possível otimizar tempo e recursos que seriam investidos para chegar até pessoas que podem não ter interesse no seu serviço. Garantindo um público segmentado e interessado na solução que você oferece.

Para isso, o Inbound Marketing se baseia em cinco principais estágios: 

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Vendas;
  • Fidelização.

Primeiramente, é preciso atrair o visitante com conteúdos originais, de qualidade e que gerem alguma transformação para o usuário. Mas, não basta ter muitos visitantes — é importante convertê-los em leads. Ou seja, em oportunidades de negócio.

Para isso, é importante oferecer uma solução ainda mais completa para resolver o problema deste usuário. Seja um material rico ou uma consultoria, por exemplo. 

Neste cenário, o visitante oferece seus dados, como nome e e-mail, para ter acesso a este conteúdo. E é por meio destas informações que possibilitam a comunicação direta que ele se torna um lead.

A partir deste momento, é fundamental investir em criar um relacionamento com o possível cliente para que ele possa percorrer toda a jornada de compra até o momento de fechar o negócio.

Dessa forma, o Inbound Marketing proporciona não apenas uma venda. Mas, uma verdadeira experiência de compra para o usuário. O que é fundamental para que ele se torne um cliente fiel e possível divulgador do seu negócio.

Serviços de consultoria SEO 

Colocar o seu serviço no topo da primeira página de resultados do Google é o sonho de todo empreendedor. Mas, para que esta meta fique longe de ser apenas um sonho, é preciso investir em estratégias de otimização para motores de busca — o SEO.

Afinal, todos os dias são publicados milhares de conteúdos na Internet. Mas, apenas os cinco primeiros resultados para uma pesquisa no Google recebem cerca de 70% de todos os acessos. Por isso, para que você possa se destacar diante de tantos concorrentes é necessário ter planejamento e estratégia focada em SEO

Por esta razão, a consultoria SEO é um dos principais serviços de marketing digital em BH. Além de ser uma das grandes responsáveis por garantir mais visibilidade e autoridade de mercado para a sua empresa.

Gestão de tráfego pago 

Com certeza você já foi impactado por um anúncio on-line de algum produto que tinha interesse. E isso prova como uma boa gestão de tráfego pago pode ser eficiente para o seu negócio: você consegue atingir o público certo na hora em que eles realmente precisam do seu serviço. 

Entretanto, assim como em qualquer outra estratégia de marketing, é necessário planejamento para executar campanhas eficientes. Por isso, contar com uma equipe especializada para gerenciar este trabalho é fundamental para garantir o sucesso dos seus anúncios. 

No geral, as plataformas de mídia paga mais conhecidas são as de Google Ads

  • Google Pesquisa;
  • Google Display;
  • YouTube Ads;
  • Google Shopping;
  • Google Discovery.

E Facebook Ads:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads.

A grande vantagem deste serviço é que é possível fazer uma segmentação precisa do público para o qual você quer anunciar. Dessa forma, é possível se conectar apenas com usuários que já têm interesse no seu serviço.

Além disso, o tráfego pago é uma das melhores estratégias para gerar resultados a curto prazo. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso investir milhares de reais para que isto aconteça.

Mas, agora que você já conhece quais são os serviços de Marketing Digital em BH que podem impulsionar os resultados do seu negócio, chegou a hora de colocar em prática as estratégias que vão te ajudar a conquistar este objetivo.

O seu negócio está pronto para conquistar o seu espaço no digital? Então, faça agora uma consultoria grátis com um dos especialistas da Agência Contato e saiba como colocar a sua empresa no caminho do sucesso. ?

Como usar o marketing na Black Friday 2021 para aumentar as vendas

Marketing na Black Friday: 7 dicas rápidas para vender mais

Se você está aqui é porque tem um negócio e quer aumentar as suas vendas, certo? Então, saiba que uma boa ideia para fazer isso acontecer é traçar boas estratégias de marketing para a Black Friday deste ano.

O evento surgiu nos Estados Unidos e é um dia em que os lojistas fazem grandes promoções. Entretanto, não adianta apenas abaixar os preços se você não usar o marketing como seu aliado neste processo.

Em 2021, a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro. Por isso, o ideal é começar a traçar as suas estratégias de marketing o quanto antes para garantir uma vantagem competitiva no grande dia. 

Por isso, se você quer aprender como usar o marketing na Black Friday continue a leitura! No blog de hoje vamos te dar dicas práticas de como aumentar as suas vendas durante este período. Confira! 

Vale a pena participar da Black Friday?

Muita gente se pergunta se vale a pena participar da Black Friday. E a resposta não poderia ser outra: sim, vale a pena! Isso porque a Black Friday é a data favorita das novas gerações para fazer as compras de fim de ano!

Além disso, por mais que você tenha que aplicar uma margem menor de lucro nos produtos durante a promoção, o volume de vendas será maior. Dessa forma, esta ainda é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e garantir grandes resultados!

Uma pesquisa apontou que ano passado, devido à pandemia, a Black Friday aumentou 25,1% das vendas nas lojas virtuais. Por isso, aplicar conceitos de marketing digital é uma estratégia que tem tudo para dar certo!  

7 dicas rápidas de marketing para a Black Friday

Agora que explicamos a importância de fazer marketing na Black Friday, surge a dúvida de como colocar os planos e as estratégias em prática.

Entretanto, é muito difícil dar os primeiros passos quando não se tem ideia de onde começar. Mas, não se preocupe! É por isso que listamos 7 ações para ajudar o seu negócio a bombar nessa Black Friday. Confira!

Crie expectativa

Uma boa estratégia de marketing começa com a criação de expectativas! Dito isso, não adianta deixar para colocar suas ações em prática em cima da hora. 

O chamado Marketing de Expectativa tem o objetivo de envolver o público emocionalmente para um evento futuro e, dessa forma, gerar um maior engajamento.

Neste contexto, uma das formas de colocar isso em prática é criar anúncios lembrando que a data da Black Friday se aproxima e dar spoilers das promoções que estão por vir!

Trabalhe o e-mail marketing

Outra forma de consolidar uma estratégia de marketing na Black Friday é por meio do e-mail marketing. A publicidade através do correio eletrônico pode atrair o público alvo desejado para a sua loja.

Por isso, é importante construir uma lista de e-mails, criar um template atrativo e escrever seu texto seguindo as regras do copywriting. Afinal, uma escrita que tem como foco a conversão é muito mais eficaz neste contexto.

Além disso, a maior vantagem do e-mail marketing é que é possível analisar o retorno gerado ao avaliar relatórios e gráficos. Assim, você pode notar o que pode ser melhorado em ações futuras. 

Explore o remarketing

Mais uma dica que pode te ajudar no marketing da Black Friday é o remarketing. Isso significa fazer marketing novamente para alguém que já se interessou pelo seu produto.

Você provavelmente também já foi afetado pelo remarketing. Ele aconteceu quando você viu um produto em uma loja e depois encontrou um anúncio relacionado no Facebook.

Por meio do Google, você pode marcar e identificar quem já deu uma olhada no seu site. Dessa forma, você pode programar para que seus anúncios sejam reapresentados a esses usuários quando eles navegam pela internet. 

Descrição jornada de remarketing
Remarketing significa fazer marketing novamente para alguém que já teve contato com o seu produto ou serviço.

Promova campanhas segmentadas

Você já deve ter ouvido que é muito mais eficaz criar uma estratégia de marketing se o foco estiver direcionado em seu público alvo. Por isso, é fundamental promover campanhas segmentadas durante essa Black Friday.

Dessa forma, utilize dados, métricas e ferramentas pagas que atinjam as pessoas que potencialmente possam comprar seus produtos. Plataformas como o Audience Insights, do Facebook, podem te ajudar a conhecer melhor a sua audiência.

Dito isso, é importante saber o público que você quer atingir para criar um storytelling que se conecte à essa audiência. Você só vai conseguir atrair um determinado tipo de público com ações que dialoguem com suas personalidades e preferências.

Planeje a jornada de compra

Jornada de compra é o caminho que o cliente percorre antes de fechar uma compra. Assim, é preciso planejar este processo que acontece por meio de quatro etapas:

  • O cliente descobre e aprende sobre o seu produto;
  • Ele reconhece que tem um problema que poderia ser resolvido com um produto como o seu;
  • Então, considera o seu produto como a solução do seu problema;
  • E, finalmente decide comprar o seu produto!
Marketing na Black Friday: demonstração da jornada do cliente
A jornada do cliente é o caminho percorrido pelo consumidor em seu relacionamento com a empresa.

Resumindo: você precisa atrair, encantar e engajar o seu consumidor! Assim, o seu marketing na Black Friday deve traçar estratégias que atendam a esses quesitos desde a sua criação!

Faça parceria com influenciadores

Cada vez mais, os usuários das redes sociais acompanham os influenciadores digitais. Por isso, ter a sua ação de Black Friday divulgada por esses profissionais pode atrair muitos clientes para a sua loja.

Entretanto, tenha atenção na hora de escolher um profissional. Isto porque você estará atrelando a ele a imagem da sua marca. Dessa forma, procure influenciadores que tenham credibilidade.

Deste modo, eles irão emprestar a boa imagem que conquistaram com o público para o seu produto. Por isso, os consumidores que confiam na opinião do profissional não deixarão de dar aquela olhadinha na sua loja durante a Black Friday! 

Ilustração sobre marketing de influência nas redes sociais
O marketing de influência nas redes sociais é uma das estratégias mais assertivas e imediatas do marketing atual.

Explore o gatilho da escassez

Os gatilhos mentais são fundamentais na redação de textos publicitários. Isto porque eles estimulam o cérebro humano a tomar determinadas decisões e efetuar a compra de um produto.

Dessa forma, um dos melhores gatilhos mentais para se usar durante uma promoção é o da escassez

Por isso, dizer que um produto é limitado ou que está acabando fará com que o potencial comprador acelere o processo de compra. Isto acontece porque ele terá medo de se frustrar quando o produto ficar indisponível.


Gostou dessas dicas para criar ações de marketing na Black Friday? Então, acesse o blog da Contato e encontre outros textos que vão te ajudar a traçar as melhores estratégias para o marketing digital da sua empresa!

Saiba como alavancar as vendas no Instagram e garantir o sucesso da sua loja

Realizar vendas no Instagram é uma das melhores maneiras para garantir o sucesso da sua loja virtual. Isso porque a rede é utilizada diariamente por milhões de usuários. E várias dessas pessoas podem ser potenciais clientes para a sua empresa. 

Além disso, este é um ótimo momento para colocar essa ideia em prática. Afinal, cada vez mais, as pessoas compram através da Internet e acatam a indicação de influenciadores e amigos. 

Quer conhecer boas estratégias que te ajudarão a dar os primeiros passos para aumentar as suas vendas no Instagram? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Por que vender no Instagram?

É fato: o uso das redes sociais cresce a cada dia. De acordo com as pesquisas, 14 pessoas começam a usar uma rede social a cada segundo. 

Apenas o Instagram já possui cerca de 1,2 bilhão de usuários no mundo. Sendo que mais de 110 milhões estão no Brasil. Ou seja, são muitas pessoas que você pode atrair para o seu negócio. 

Neste cenário, muitas pessoas que não poderiam estar presencialmente na sua loja, poderão visitar o seu negócio. Até porque todos os seus produtos e serviços estarão a poucos cliques de distância de qualquer usuário.

Dessa forma, as redes sociais podem ser uma ótima maneira de aproximar a sua loja dos clientes. Além de serem uma das principais formas de construir a presença digital de uma empresa.

Isso quer dizer que as vendas no Instagram podem ser o segredo para você fazer bombar a sua loja virtual.

É possível vender no Instagram com poucos seguidores?

A resposta é: sim! É possível fazer vendas no Instagram é possível mesmo com poucos seguidores. Afinal, mais importante do que o número de seguidores, é o engajamento destas pessoas com a sua página. 

De maneira geral, o engajamento indica o grau de interação dos seguidores com um perfil. Ou seja, é muito importante fazer com que as pessoas que te seguem – independente de quantas são – curtam, comentem e compartilhem os seus conteúdos.

Dito isso, fica claro que o Instagram é uma ferramenta que pode te aproximar de possíveis clientes. Por isso, criar uma relação próxima com os seus seguidores é fundamental para estabelecer a sua marca nas redes e aumentar as vendas.

A esta altura, você deve estar se perguntando como colocar em prática estas estratégias e alavancar as suas vendas no Instagram. Mas, não se preocupe! Nós vamos te ajudar nessa. Vem com a gente!

5 dicas práticas de como alavancar suas vendas no Instagram

Agora que já te explicamos como o Instagram pode impulsionar o seu negócio e que não é necessário ter muitos seguidores para isso, vamos às dicas.

A seguir, listamos 5 estratégias práticas que vão te ajudar a alavancar suas vendas no Instagram. Confira! 

Tenha uma conta comercial

Configurar sua conta no Instagram para o modo comercial é o primeiro passo para aumentar suas vendas online. Isso porque a conta comercial deixa o seu perfil mais profissional. O que contribui para atrair mais clientes.

Usando este modelo você também pode marcar os preços de um produto nas fotos do feed. Além de conseguir redirecionar os seguidores para uma página de compra fora da rede social.

Além disso, as contas comerciais permitem conhecer melhor o perfil dos seus seguidores. Assim, é possível promover os seus posts para um público personalizado.

Para configurar seu perfil no Instagram como uma conta comercial basta acessar as configurações. A seguir, clique em conta, selecione a opção “mudar para conta profissional” e escolha a categoria do seu negócio.

Passo a passo para configurar o perfil  como uma conta comercial e realizar vendas no Instagram
Passo a passo para configurar o seu perfil do Instagram como uma conta comercial.

Complete seu perfil

Feito isso, é muito importante completar as informações do seu perfil. Afinal, o ideal é deixar a conta com a cara da sua empresa e oferecer o máximo de informações possíveis para os clientes.

Dessa forma, uma das principais maneiras para alcançar essa identidade é a criação de uma bio. A bio perfeita descreve o seu negócio de maneira simples e objetiva, deixando claro o seu nicho de atuação.

Também é importante preencher as informações básicas, como o endereço da sua loja – se houver – o telefone, o e-mail de contato e o link para o site ou outra rede social da empresa.

Por fim, não se esqueça que uma boa foto de perfil é essencial! Nessa parte, uma boa alternativa é inserir a logomarca da sua empresa em boa qualidade.

Produza conteúdo de valor

Tão importante quanto criar novas publicações para a sua página do Instagram, é garantir a qualidade deste conteúdo.

Deste modo, sempre priorize a produção de conteúdo de valor. Ou seja, conteúdos que transmitam informações úteis e que possam gerar alguma transformação na vida do usuário.

Além disso, utilizar todos os recursos do Instagram e investir em postagens diversificadas também ajuda a chamar a atenção dos seus seguidores. Além de demonstrar que você tem propriedade para falar sobre o assunto em diferentes formatos.

Assim, uma dica é explorar as ferramentas disponíveis. Faça lives, utilize os stories, os reels, o IGTV e aposte nas hashtags. Mas, nunca se esqueça do bom e tradicional feed de postagens.

Formatos de vídeo no Instagram: post, reels, IGTV.
O head do Instagram, Adam Mosser, revelou que a plataforma vai priorizar a entrega de vídeos.

Interaja com os seus seguidores

Como vimos que, para aumentar as vendas no Instagram, mais importante que o número de seguidores é o engajamento do perfil.

Para isso, é importante interagir com as pessoas que te acompanham. Afinal, cada vez mais, os usuários das redes sociais querem participar ativamente das publicações. E é muito importante estimular essa participação para conquistar o sucesso.

Por isso, sempre responda os comentários e valorize as interações com a sua página. Lembre-se que a criação de uma comunidade ativa e engajada é o principal pilar para aumentar as vendas no Instagram.

Faça parceria com influenciadores digitais

Cada vez mais, as pessoas ouvem e aceitam as indicações de influenciadores digitais. Neste cenário, o número de influencers cresce a cada dia. Principalmente no Instagram.

Através de suas contas na plataforma, estas pessoas recomendam produtos e serviços para os seguidores. Assim, ter o seu produto divulgado por estes profissionais pode abrir muitas possibilidades para o seu negócio.

Publi da Juliette para o banco iti no Instagram
Ao fazer uma publi, o influenciador transfere sua credibilidade para a empresa, como a Juliette fez neste post.

Entretanto, não é bom associar o seu produto a um profissional que costuma se envolver em polêmicas nas redes sociais. Pois, qualquer impacto negativo que o profissional cause na opinião pública, pode também afetar a sua marca. 

Por isso, lembre-se de procurar influenciadores que tenham credibilidade. Assim, ele poderá associar a boa imagem que conquistou ao seu produto. O que vai te ajudar a conquistar novos consumidores.

Curtiu essas dicas para aumentar suas vendas no Instagram? Então, leia agora mesmo outros textos relacionados ao tema no blog da Contato e se torne um especialista no assunto!

Aprenda como fazer marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais: 5 dicas práticas de como fazer

Se você está aqui, é porque já entendeu que o Instagram não serve apenas para postar fotos do churrasco em família. E identificar o potencial do marketing nas redes sociais é o primeiro passo para conquistar o sucesso no mundo digital.

Mas, se engana quem pensa que basta criar uma conta e fazer alguns posts para atrair novos clientes on-line. O marketing de mídias sociais envolve planejamento, estratégia e constância.

Por isso, se você quer conquistar o digital de uma vez por todas, continue a leitura! No blog de hoje, vamos ver dicas práticas de como fazer marketing nas redes sociais de maneira estratégica para ir além de curtidas e conquistar resultados!

Por que fazer marketing nas redes sociais?

As redes sociais podem ser muito mais do que uma vitrine para exibir produtos ou serviços. Hoje, mais do que nunca, elas representam uma oportunidade para entender as necessidades do público e transformar a relação entre consumidor e marca.

Dessa forma, as grandes empresas já entenderam que criar uma presença digital forte nestes canais é fundamental para conquistar o coração dos usuários por meio do relacionamento — e não da publicidade.

Mas, se mesmo assim você ainda não está convencido de como tudo isso pode impactar o seu negócio, tudo bem! Aqui vão três motivos para começar a aprender como fazer marketing nas redes sociais hoje mesmo. 

Aumentar a visibilidade da marca

Existem mais de 4 bilhões de pessoas no mundo com contas ativas em pelo menos uma rede social. Ou seja, mais da metade da população mundial está consumindo conteúdo nestas plataformas.

Neste cenário, imagine o alcance que a sua marca pode atingir ao utilizar a estratégia certa? São milhares de clientes em potencial prontos para descobrir o seu produto ou serviço.

Dados e estatísticas sobre o uso das redes sociais no Brasil
Mais de 70% dos brasileiros estão nas redes sociais. Esta é uma ótima maneira de aumentar o alcance da sua marca.

Criar relacionamento com o público

O grande diferencial do marketing nas redes sociais é que ele oferece a peça-chave para o sucesso on-line: a interação. 

Isto porque o consumidor é passivo diante da TV ou de um outdoor. Mas, nas redes sociais, ele pode curtir, comentar, enviar mensagens e interagir com as publicações

Assim, esta é a oportunidade perfeita para humanizar a sua marca e criar um relacionamento com a audiência. Dessa forma, é possível conhecer melhor o seu público e descobrir suas necessidades e expectativas.

Tudo isso é fundamental para aumentar o engajamento do seu negócio on-line. Além de criar uma comunidade fiel em torno da marca.

Gerar mais tráfego e conversões

Até agora entendemos como fazer marketing nas redes sociais pode contribuir para gerar mais alcance e engajamento. Mas, ao contrário do que muitos pensam, estas plataformas também impactam diretamente nas etapas finais da jornada de compra.

Isto porque é possível compartilhar links de sites, blogs ou materiais ricos pelas mídias sociais. Assim, o usuário pode percorrer o caminho indicado e passar de seguidor a cliente por meio de uma boa estratégia de inbound marketing.

Além disso, a nova fase do Instagram já conta com ferramentas de e-commerce na própria plataforma. Por exemplo, o Instagram Shop, que permite comprar produtos de marcas e criadores de conteúdo com mais facilidade pagando direto pelo App.

Ilustração Instagram Shop
Ferramentas como Instagram Shop já permitem realizar compras diretamente nas redes sociais.

Afinal, como fazer marketing nas redes sociais?

Que o Instagram, o Facebook e outras plataformas que conhecemos são focadas em pessoas, nós já sabemos. Mas, o que isto diz sobre como fazer marketing nas redes sociais?

A verdade é que as empresas não foram vistas com bons olhos pelos usuários de mídias sociais por um bom tempo. Isto porque elas não adotavam o marketing digital. Apenas levavam o marketing tradicional para o meio on-line.

Dessa forma, vimos que é preciso planejamento para criar uma estratégia de marketing que realmente conecte pessoas e impulsione vendas. Por isso, separamos 5 dicas práticas de como fazer marketing nas redes sociais para adotar no seu negócio ainda hoje.

Papel e caneta na mão e vamos lá!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para chegar a qualquer lugar é saber aonde deseja ir. Neste sentido, antes de começar a pensar em como fazer marketing nas redes sociais, é importante entender as suas expectativas com esta estratégia.

Assim, é fundamental definir metas SMART independente do objetivo final. Seja ele aumentar o alcance, o engajamento, o tráfego ou as conversões. 

Metas SMART para marketing nas redes sociais
Metas SMART são metas específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e temporais (T). 

Dessa forma, o objetivo do marketing de redes sociais do seu negócio precisa ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Ou seja, deve ser uma meta realista para a realidade da marca. E, principalmente, deve ter um prazo para ser cumprida.

Aqui vai um bom exemplo de meta SMART: conquistar 5 mil novos seguidores no Instagram em até três meses para aumentar a visibilidade local da empresa.

Crie uma persona

A persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal do seu negócio. Por exemplo, se você for dono de um petshop: você sabe qual é o seu público-alvo, certo? Donos de pets na sua cidade, com idade entre 20 e 35 anos e renda de até 5 mil reais.

Neste cenário, a sua persona poderia ser a Paula. Paula seria uma mulher de 27 anos que mora sozinha, é dentista, ganha 4 mil reais e tem um cachorro da raça shih tzu chamado Tom. Ele é o melhor amigo de Paula e, por isto, ela está disposta a investir no que há de melhor em cuidados com animais de estimação.

Diferença entre persona e público-alvo no marketing nas redes sociais.
No geral, a persona é mais específica do que o público-alvo.

Como vimos, um ponto-chave de como fazer marketing nas redes sociais é o relacionamento. Por isso, criar uma persona é importante para definir pontos fundamentais da sua estratégia, como:

  • A melhor rede social para se comunicar: Instagram, Facebook?
  • O tom de voz e a linguagem: formal, informal, descontraído?
  • Formato do conteúdo: vídeo, texto, áudio? 
  • Linha editorial: dicas, curiosidades, informações?
  • Calendário de publicações: a persona acessa as redes em quais dias da semana? De manhã, à noite?

Dessa forma, é possível se comunicar diretamente com a pessoa para a qual você deseja vender o seu produto ou serviço. O que torna o seu marketing nas redes sociais mais eficiente e potencializa os seus resultados.

Monte um calendário editorial

O calendário editorial é uma maneira de planejar as ações de marketing nas redes sociais. Por meio dele, é possível distribuir as postagens de acordo com a data e o tipo de conteúdo. 

Modelo de calendário editorial
O calendário editorial é uma maneira de planejar a atuação nas redes e garantir a constância das publicações.

Dessa forma, este recurso oferece uma visão ampla de toda a estratégia. Além de contribuir para que a sua marca tenha constância nas publicações.

O resultado é que quanto mais ativo você se mantiver na plataforma, mais o algoritmo vai entender que o seu perfil é relevante. Com isso, as suas postagens serão entregues para cada vez mais usuários.

Ofereça conteúdo de valor

Criar conteúdo de valor é a principal maneira de fazer marketing nas redes sociais e conquistar autoridade sem investir em anúncios pagos nas plataformas. 

Isto porque já faz algum tempo que as redes sociais passaram a alterar a forma como distribuem o conteúdo entre os usuários. Hoje, as pessoas veem no feed apenas os posts das contas com as quais costumam interagir.

Por isso, quando você entrega um conteúdo que realmente gera uma transformação na vida do usuário, é natural que ele interaja com a sua publicação. Assim, não só ele continuará vendo os seus posts, como o algoritmo também vai entender que aquele conteúdo é relevante e irá entregá-lo para mais pessoas.

Dessa forma, é importante planejar as suas publicações de forma estratégica. E uma boa maneira de fazer isto é utilizar o Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20. 

No geral, quando aplicado às estratégias de marketing nas redes sociais, o princípio orienta que 80% das suas publicações sejam voltadas para educar, informar ou entreter a sua audiência. 

Enquanto isso, os 20% restantes devem ser dedicados à sua marca. Ou seja, divulgação dos produtos ou serviços que você oferece. Por exemplo, se você fizer 30 posts, o ideal é que apenas 6 deles falem diretamente sobre a sua empresa.

Acompanhe as métricas

Por fim, depois de definir os objetivos, criar a persona, montar o calendário editorial e oferecer conteúdo de valor, é hora de medir os resultados da estratégia de marketing nas redes sociais. E, para isso, é importante ficar atento às métricas. 

Elas representam a interpretação de dados das redes sociais para transformá-los em uma informação útil. Por exemplo, se você relacionar as informações de “interação” com “alcance”, o resultado será um panorama do engajamento da sua conta.

Fórmula para medir o engajamento nas redes sociais.
Fórmula para medir o engajamento nas redes sociais.

Dessa forma, as métricas vão indicar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Assim, é possível investir ainda mais ou estudar o que não deu certo e reformular o planejamento.

Se ficou alguma dúvida de como fazer marketing nas redes sociais da sua empresa, não se preocupe! Agende agora a sua consultoria gratuita com o consultor de marketing da Contato e saiba como podemos te ajudar a decolar as vendas do seu negócio!

Dicas de como fazer SEO local para pequenos negócios

Dicas de SEO local para pequenos negócios

Você já se perguntou como colocar o seu negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google? Então, saiba que você pode fazer isso aprendendo como fazer SEO local!

O SEO local é um conjunto de práticas para destacar empresas nas pesquisas locais. Assim, esta é uma grande oportunidade para fazer o seu negócio se sobressair e conquistar novos clientes sem precisar investir em anúncios pagos.

Por isso, se você quer aprender a usar esta estratégia para impulsionar suas vendas, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar os segredos de como fazer SEO local e dominar o Google na sua região!

Por que o SEO local é importante?

É verdade que nós procuramos por todo tipo de informação no Google. Mas, você sabia que 46% de todas as pesquisas feitas neste site buscam por informações especificamente locais?

São milhões de usuários que já estão dispostos a encontrar uma empresa que ofereça determinado produto ou serviço — e consumi-lo em até 24h! E esta empresa tem grandes chances de ser a sua se você souber como fazer SEO local.

Dessa forma, esta estratégia é fundamental para negócios que estão vinculados a estabelecimentos físicos e atuam em nível regional. Assim como restaurantes, lojas, consultórios e pet shops, por exemplo.

Além disso, o SEO local também pode aumentar a reputação do seu negócio na região. Isto porque o uso desta estratégia ajuda a posicionar a empresa entre os seus concorrentes diretos. O que aumenta a visibilidade — e a autoridade — da sua marca.

Assim, podemos afirmar com confiança que saber como fazer SEO local é um grande diferencial para a sua empresa. Principalmente se considerarmos que as buscas locais representam a etapa mais próxima da conversão na jornada do consumidor.

Isto quer dizer que esta estratégia pode trazer não só mais tráfego e leads, mas, também resultados que vão impactar diretamente nas suas vendas. E tudo isso sem investir nem um real, já que o SEO local é uma estratégia orgânica.

7 dicas práticas de como fazer SEO local para o seu negócio

Agora que já ficou clara a importância de aprender como fazer SEO local, a pergunta que não quer calar é: mas, afinal, por onde começar?

Se já bateu o desespero só de pensar em ter que aprender tudo sobre o assunto para começar a colocar esta técnica em prática — calma!

Afinal, nós sabemos o quanto pode ser difícil encontrar tempo para aprender marketing digital enquanto se gerencia um negócio. 

Por isso, preparamos 7 dicas básicas de como fazer SEO local para começar hoje mesmo. Então, papel e caneta na mão e vem descobrir como fazer a sua empresa aparecer no Google.

Antes de tudo, mostre que você é local

O primeiro passo de como fazer SEO local é simplesmente mostrar que você é local. Parece óbvio, é verdade. Mas, acredite: muitas empresas não exploram isso como deveriam e acabam perdendo grandes oportunidades.

Neste sentido, existem informações essenciais que são conhecidas como NAP: name, address and phone. Ou seja, nome, endereço e número de telefone. É fundamental que estes dados estejam claros em seu site.

Assim, nada de DDD de outras cidades. Para fazer SEO local invista em um número de telefone com código de área local o mais breve possível e atualize o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio

Dica: se você não faz ideia do que é o Google Meu Negócio, calma! Já vamos falar dele no próximo tópico. 

Além disso, você também pode apostar na criatividade e na confiança no seu serviço para se destacar nas buscas locais. Para isso, basta incorporar o nome da sua cidade ou região no seu slogan. Por exemplo: “Seu Negócio, o melhor pet shop em Belo Horizonte”.

Em seguida, adote este slogan em páginas e categorias do seu site. Estas simples ações já vão contribuir para que os mecanismos de busca entendam que o seu negócio tem relevância regional. E isto é uma das grandes estratégias de SEO local.

Atualize as contas comerciais da sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google para auxiliar na classificação para buscas locais. Assim, ele é fundamental principalmente para se posicionar bem no Local Pack.

Funciona da seguinte maneira: quando você pesquisa por algum serviço regional, o Google te apresenta um quadro com três resultados que atendem à sua busca. 

Imagem de local pack para busca por restaurantes em BH
O Local Pack é um dos recursos que o Google adotou para entregar respostas mais rápidas.

Neste quadro você terá acesso às informações básicas de NAP, à classificação do estabelecimento, horário de funcionamento e informações gerais sobre o serviço.

Geralmente, o Local Pack responde imediatamente à busca do usuário. Por isso, os estabelecimentos listados ali recebem a grande maioria das pessoas que estavam buscando por aquele serviço.

Assim, uma coisa nós podemos garantir: estas empresas com certeza apostaram em como fazer SEO local. Se você quiser concorrer à altura, vai precisar fazer o mesmo. E para isso, é fundamental se cadastrar no Google Meu Negócio.

Então, acesse a página principal desta ferramenta, cadastre a sua empresa e forneça o máximo de informações possíveis além do NAP. Bem como condições de estacionamento, acessibilidade e até mesmo fotos e vídeos do local.

Como fazer SEO local: cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é essencial para uma estratégia de SEO local.

Lembre-se que cada dado é fundamental para o SEO local. E não só isso: eles também são determinantes para a tomada de decisão dos consumidores. Dessa forma, mantenha estas informações sempre atualizadas.

Segmente o seu negócio para palavras-chave locais

Assim como no SEO para Instagram, uma grande parcela do sucesso em como fazer SEO local é simplesmente saber escolher as palavras-chave certas.

Isto porque elas são a maneira como os usuários fazem a pesquisa para chegar até o seu negócio. Assim, elas são a ponte de ligação entre você e seus potenciais clientes. 

A boa notícia é que você não precisa ser mestre em adivinhação para encontrar quais são estes termos. Existem algumas dicas e ferramentas que podem te ajudar a fazer a seleção das melhores palavras-chave para a sua empresa.

Em primeiro lugar, use o Google! É simples, basta digitar o nicho do seu negócio na barra de pesquisa e o buscador vai te dar algumas sugestões de termos relacionados que estão sendo pesquisados.

Pesquisa rápida do Google com resultados para busca por pet shop
A pesquisa rápida do Google oferece variações da palavra-chave que também estão sendo pesquisadas.

Assim, você pode encontrar diferentes palavras-chave relacionadas e até mesmo variações geográficas, como “pet shop perto de mim” ou “pet shop local”. 

Além disso, você também pode utilizar algumas ferramentas para fazer esta pesquisa. Como o Keyword Tool para ter ideias de palavras-chave ou o Google Analytics para saber quais palavras mais levam o usuário até o seu site. 

Depois disso, é importante otimizar o seu conteúdo com estes termos. Dessa forma, você pode aparecer com mais destaque nas buscas locais mais relevantes para o seu negócio.

Faça parcerias com outras marcas locais

Que a Internet é feita de conexões, todos nós já sabemos. Mas, você sabia que esta rede de contatos também é um dos pontos fortes de como fazer SEO local? 

Isto acontece porque, aos olhos do Google, a autoridade on-line está relacionada com a quantidade de sites de qualidade e confiança que apontam para o seu conteúdo. Esta técnica é chamada de backlink e é um dos principais fatores de rankeamento nos mecanismos de busca.

Como aqui a nossa estratégia é focada em resultados regionais, é importante que você procure oportunidades de backlinks dentro da sua área de atuação.

Funciona assim: quando o site de um negócio que é referência na sua região coloca um link para o seu site, o Google entende que se uma empresa que é confiável falou sobre você, você também é uma empresa confiável.

Assim, esta é uma das práticas mais importantes de como fazer SEO local. Afinal, ela é baseada na construção de um fator que vai impactar todos os outros: a autoridade da sua marca.

De início, pode parecer complicado. Mas, pode ser mais fácil do que parece. Então, confira algumas estratégias para conquistar indicação de sites da sua região:

  • Em primeiro lugar, envolva-se na comunidade: ao patrocinar eventos e instituições, por exemplo, eles podem gerar conteúdo com uma divulgação da sua empresa;
  • Faça parcerias com jornais locais: no geral, portais precisam de pautas. Então, convide-os para inaugurações e lançamentos novos produtos;
  • Escreva um blog sobre o seu nicho: crie conteúdos de valor, insira alguns links para o seu site e ofereça para que outros portais da região publiquem este material.

Incentive os seus clientes a avaliarem o seu negócio

Outro ponto que impacta diretamente na construção da autoridade da sua marca são as avaliações on-line. Por isso, elas também são estratégicas para saber como fazer SEO local.

Isto porque se os backlinks mostram a confiança que outras empresas depositam no seu negócio, elas são a maneira de os consumidores compartilharem o que pensam sobre a sua marca. 

Dessa forma, as avaliações que a sua empresa recebe no Google Meu Negócio e em outros sites de avaliação contam — e muito — para a sua classificação nas pesquisas locais dos buscadores.

Avaliação da Agência Contato no local pack
As avaliações no Google Meu Negócio são uma forma do buscador entender a sua relevância para os usuários.

Além disso, elas também são fundamentais para a tomada de decisão de compra dos possíveis clientes. Afinal, quem nunca procurou pelas avaliações de outros usuários antes de consumir um produto ou serviço?

Por isso, é importante não apenas incentivar os seus clientes a interagirem com a sua marca. Mas, também responder às avaliações e mostrar que você se importa com este feedback.

Tenha em mente que elogios merecem a sua gratidão e o seu reconhecimento. Enquanto as críticas exigem um cuidado maior para avaliar o que aconteceu e solucionar o problema o mais breve possível.

Otimize o seu site para pesquisa por voz 

A pesquisa por voz pode até ter começado como um conceito pequeno. Mas, já faz algum tempo que esta tendência conquistou os usuários e mostrou que veio para impactar os mecanismos de pesquisa. 

Pesquisa Think With Google
O Brasil é o 3º país com mais usuários ativos mensais para o Google Assistente no mundo.

Além de ser uma tendência, o fato é que grande parte das pesquisas por voz estão relacionadas a buscas regionais. Principalmente com o uso do termo “perto de mim” para encontrar lugares próximos.

Assim, ela também é uma estratégia essencial de como fazer SEO local. O que torna fundamental otimizar o seu site para atender à forma como as pessoas falam quando fazem perguntas para os dispositivos.

Neste cenário, é importante também considerar a intenção do usuário nestas pesquisas. Geralmente, quem utiliza este recurso busca uma informação específica apresentada de maneira rápida.

Por isso, as informações NAP da sua empresa precisam estar disponíveis de maneira clara e com fácil acesso para os buscadores.

Utilize estrategicamente a página “sobre” do seu site

Você não precisa — e não deve — desperdiçar a sua página “Sobre nós” reaproveitando conteúdos pensados para outras páginas. É importante usá-la de maneira estratégica para ter bons resultados em como fazer SEO local.

Utilize este espaço para disponibilizar dados relevantes para o seu público e que contribuam para te posicionar como referência de negócio local.

Para isso, aqui vão algumas ideias de informações que você pode oferecer para usar esta página como aliada na sua estratégia de SEO local:

  • NAP: nome, endereço e número de telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Disponibilidade de estacionamento;
  • Localização anexada ao Google Maps;
  • Descrição detalhada do produto ou serviço;
  • Depoimentos de clientes;
  • Histórico da empresa;
  • Missão, visão e valores locais.

O SEO local está mais importante do que nunca

Mais do que nunca, o Google está empenhando todos os seus recursos para entregar respostas prontas na página de resultados e atender à busca do usuário de maneira imediata — como com Local Pack.

Por isso, utilizar serviços de seo para otimizar o seu site para este novo momento já não é mais uma simples escolha. É uma necessidade de quem está comprometido com o sucesso do seu negócio.

Embora pareça que esta é uma luta contra o buscador, lembre-se que você e ele tem o mesmo objetivo: entregar a melhor resposta para a necessidade do usuário. E a sua empresa tem tudo para ser esta resposta se souber como fazer SEO local.

Mas, saiba que você não está sozinho nesta jornada! Fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a colocar a sua marca no topo dos resultados locais do Google!

Como escolher um influenciador digital para a minha marca?

Como escolher um influenciador digital para a minha marca?

O marketing de influência nunca esteve tão presente e gerou tantos resultados para as empresas quanto nos últimos anos. Por isso, saber como escolher um influenciador digital para a sua marca se tornou uma necessidade dos empreendedores.

Afinal, seja qual for o seu público, existe alguém na internet formando a opinião de outras pessoas sobre o assunto. E, com a estratégia certa, é possível usar essa influência a favor do seu negócio.

Assim, se você quer aprender a usar esta técnica para fazer a sua empresa crescer no mercado digital, não saia daí. No blog de hoje, vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre como escolher um influenciador digital.

Afinal, o que é um influenciador digital?

Um influenciador digital é uma pessoa que se destaca nas mídias sociais e ganha autoridade suficiente para influenciar a opinião — e a tomada de decisão de compra — de seus seguidores.

Estes profissionais têm uma presença digital forte e um público fiel e engajado nas suas publicações e opiniões. Com isso, eles têm uma grande contribuição para formação dos hábitos de consumo on-line destas pessoas.

Isto acontece por meio da chave para o sucesso no mundo digital: o conteúdo. Assim, os influenciadores são profissionais que fazem a divulgação de produtos ou serviços através de posts e demonstrações.

Tudo isto de maneira íntima e próxima às pessoas que estão do outro lado da tela. Afinal, não se trata apenas de um anúncio, mas de transferir a credibilidade daquela pessoa para o seu produto de maneira natural.

Como escolher um influenciador digital: publi da Virginia
Ao fazer uma publi, o influenciador transfere sua credibilidade para a empresa, como a Virgínia fez neste post.

Mas, antes de saber como escolher um influenciador digital, é importante entender a importância desta estratégia para o marketing da sua empresa. E, principalmente, quais os resultados que pode trazer para o seu negócio.

Então, vamos lá!

Por que ter um influenciador digital é importante para a minha marca?

Uma pesquisa do Ibope revelou que mais de 50% dos internautas brasileiros costumam consumir produtos ou serviços indicados pelos influenciadores. Isto já deixa clara a importância desta estratégia.

Afinal, quer você goste ou não, o mercado digital veio para ficar e as estratégias de marketing neste cenário acontecem de maneira diferente da publicidade tradicional. 

Assim, quem não quiser ficar para trás, precisa se adaptar. Pois, existem mais de 4 bilhões de possíveis compradores ativos nas mídias sociais. E estes novos consumidores são mais exigentes sobre o que consomem.

Por isso, propagandas prontas não interessam a este público. No mercado digital, a influência de grandes personalidades vale mais que milhares de reais investidos em anúncios.

E este é o motivo pelo qual as grandes marcas têm se especializado em como escolher um influenciador digital: elas já entenderam que a divulgação intimista destes profissionais gera mais conexão com os consumidores. E, consequentemente, mais vendas.

Quais as vantagens de contratar um influenciador digital?

Antes de mais nada, vale lembrar que pessoas confiam em outras pessoas, não em empresas. Esta é a premissa básica para começar a pensar como escolher um influenciador digital.

Afinal, uma coisa é um perfil empresarial dizer que a sua marca oferece um serviço de qualidade. Outra coisa, totalmente diferente, é uma pessoa compartilhar seu processo de compra e uma experiência positiva com a sua empresa.

Assim, uma das principais vantagens de contratar um influenciador digital é gerar valor e confiança para o seu produto ou serviço por meio da autoridade e influência de outra pessoa.

Dessa forma, o profissional certo pode ser uma ponte entre o seu negócio e um novo público já engajado e interessado no que você tem a oferecer. O que torna muito mais fácil a captação de novos clientes.

Além disso, os influenciadores digitais são especialistas em criar buzz marketing. Ou seja, produzir assuntos sobre marcas ou produtos e deixar o nome da sua empresa na boca — e na mente — das pessoas. 

Conheça um caso de sucesso sobre como escolher um influenciador digital: a campanha Gil é da Vigor.

Publi Gil do Vigor e marca Vigor do Brasil
O trocadilho entre o apelido do ex-bbb e o nome da marca fez com que ele fosse o influenciador ideal.

O que eu devo considerar antes de escolher um influenciador digital?

É fato que a parceria com um influenciador digital pode trazer grandes resultados para uma empresa. Mas, como em qualquer estratégia, é preciso estar atento a alguns fatores para ter o resultado esperado.

Afinal, a verdade é que da mesma forma que existem profissionais qualificados no mercado de influencers, existem também aqueles que compram seguidores

Nestes casos, o influenciador não tem influência real pois lida com contas fictícias ou desinteressadas no seu conteúdo.

Mas, a situação pode ser outra caso você escolha uma pessoa que tenha um público real e engajado. Por isso, aqui vão algumas dicas que você precisa saber antes de pensar em como escolher um influenciador digital.

Defina seus objetivos e prepare a casa

Definir os objetivos da estratégia de marketing é sempre a primeira coisa que deve ser feita. Independente se o planejamento for para o on-line ou off-line. Acredite, sem isso, você não chegará a lugar nenhum.

Portanto, reflita: quais são os seus principais objetivos com esta parceria? Tornar a sua marca mais conhecida? Ganhar mais seguidores? Aumentar o número de vendas? Responder a uma questão específica do público?

Para cada objetivo vai existir um influenciador digital ideal. Por isso, é fundamental saber quais são as suas metas antes de fechar um contrato.

Depois disso, é hora de preparar a casa — neste caso, o perfil. Lembre-se que para o Marketing de Influência ser realmente eficaz ele precisa estar alinhado à uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Afinal, o influenciar vai fazer as pessoas chegarem até o seu negócio. Mas, é o poder de transformação do seu produto ou serviço que vai fazer com que as pessoas realmente fechem a compra.

Estude as métricas de engajamento do influenciador

Um número alto de seguidores pode causar um grande impacto. Ainda assim, não é ele que irá guiar a decisão de como escolher um influenciador digital para a sua marca. 

Isto porque este número sozinho não quer dizer nada sobre a qualidade do influenciador. Como vimos, ele pode ser fruto da compra de seguidores, que é uma ação bloqueada no Instagram.

Por isso, é necessário analisar um conjunto de métricas antes de escolher o influenciador digital ideal para associar a imagem da sua empresa. As principais são:

  • Alcance dos posts;
  • Impressões dos principais conteúdos;
  • Número de curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Posts salvos pelo público;
  • Comentários das pessoas nas publicações.

Fique atento: estes fatores indicam a qualidade do relacionamento do influenciador com o público muito mais do que o número de seguidores estampado no perfil.

Assim, peça ao influenciador que te encaminhe um material com todos estes dados antes de fechar qualquer contrato. Sem essas informações, não há como confirmar o trabalho deste profissional.

Publicidade da bebê Alice no Instagram
Influenciadores virais têm grandes resultados por pouco tempo. Mas, são uma boa opção enquanto estão em alta.

Descubra se o influenciador é relevante para a sua marca

Deu tudo certo até aqui? Sim? Este é um ótimo sinal! Significa que estamos a poucos passos de saber como contratar um influenciador digital para a sua empresa. 

Agora, o objetivo é saber se este influenciador é realmente relevante para a sua marca. Para isso, é preciso analisar se o perfil desta pessoa tem a ver com o produto ou serviço que você oferece.

Além disso, é preciso entender se o público deste profissional é, de fato, um potencial cliente para o seu negócio.

Publicidade da Maisa para público infantil
Para ter o efeito esperado, o principal público do influenciador deve se identificar com o seu produto.

Se você é dono de uma rede de fast food, por exemplo, um influenciador que tenha como bandeiras apenas alimentação saudável e natural não vai ser uma boa opção.

Isto porque os valores deste influenciador não estarão alinhados aos valores da sua marca. Assim, será apenas uma publicidade vazia e sem autoridade.

Analise as habilidades técnicas e comunicacionais do influenciador 

Para os mais desavisados pode até ser que qualquer pessoa com uma câmera boa o suficiente seja um influenciador digital. Porém, saiba que não é bem assim. 

Influenciar pessoas vai muito além de aparecer na frente da tela. É preciso dominar técnicas de oratória e storytelling para contar histórias que realmente convertem opiniões.

Como escolher um influenciador digital: publi do ex-bbb Gil para a CNA
O influenciador ideal vai alinhar a publi ao seu storytelling e tornar o conteúdo mais criativo e natural.

Por isso, antes de escolher o influenciador ideal, haja como um “seguidor infiltrado” e estude a forma como esta pessoa se comunica com o público e como apresenta suas publicidades. 

Esta linguagem atinge a sua persona? Se a resposta for sim, é mais um ponto positivo! Seguindo este checklist do influenciador digital, estamos cada vez mais perto de fechar uma boa parceria.

Observe a qualidade dos conteúdos dessa pessoa

Não tem nada de errado em postar uma publicidade como sendo uma #publi. O que vai destacar o influenciador ideal é a qualidade com que ele pode fazer esta divulgação.

Para isso, vale a pena lembrar mais uma vez: é fundamental que este profissional esteja alinhado ao seu produto para poder criar um conteúdo realmente relevante, autêntico e que cumpra o seu objetivo.

Aqui, a ideia é que a divulgação aconteça de forma natural, mostrando que aquele produto ou serviço realmente faz parte da vida do influenciador e merece a sua confiança. 

Dessa forma, o ideal é que ele possa oferecer valor no que está compartilhando. Assim, torna-se muito mais fácil chamar a atenção do público e garantir o engajamento nos publiposts.

E aí, ainda está em dúvida em como escolher um influenciador digital para o seu negócio? Então, peça a opinião do nosso consultor de Marketing Digital em uma consultoria gratuita.