Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

Se você está entre os 4,2 bilhões de usuários que usam as redes sociais você já ouviu falar sobre as novas atualizações do Instagram, certo? Mas você já entendeu o que vai mudar na prática?

O ano de 2022 chegou prometendo muitas coisas no mercado do marketing digital. E neste momento, todos os olhos estão voltados para o Instagram. Isto porque o head da plataforma, Adam Mosseri, publicou sobre diversas atualizações que veremos na rede social este ano.

Como sabemos, as atualizações do Instagram sempre trazem novidades que podem — e devem — ser incorporadas no planejamento de marketing de empresas. Por isso é fundamental acompanhar as novas tendências dessa rede social.

Ficou interessado? Então, prepare um bloco de notas para anotar tudo, porque dessa vez a equipe do Mark Zuckerberg preparou alterações importantes na plataforma! ?

Três opções de feed

Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que mostram para o usuário publicações personalizadas baseadas nos perfis seguidos e nas recomendações da plataforma.

Entretanto, uma das novas atualizações do Instagram para 2022 é a inclusão de três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: Home, Favoritos e Seguindo.

Embora ainda não haja uma data oficial para a mudança, algumas pessoas já foram escolhidas para testar a novidade. Até o final do primeiro semestre, a atualização já deve estar disponível para todos.

Assim, a partir dos próximos meses, os novos modelos de feed do Instagram serão:

Home

O modo Home é parecido com o que conhecemos hoje. No geral, ele continua baseado nas escolhas do algoritmo para casa usuário.

Dessa forma, o Instagram irá apresentar o feed com a seleção de postagens que ele entende ser mais relevante de acordo com os perfis que o usuário segue e interage. 

Favoritos

Neste modo, o usuário verá todas as publicações das contas que ele definiu como favoritas no Instagram.

Essa é uma ótima opção para quem está interessado em ver apenas as postagens dos amigos mais próximos ou dos criadores de conteúdo que acompanha com frequência.

Seguindo

No “Seguindo”, o Instagram retorna às origens e volta a mostrar as publicações dos perfis que você segue em ordem cronológica. Ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

O feed cronológico é uma das principais novas atualizações do Instagram.
Chega de algoritmos! Em breve, o usuário poderá acompanhar as publicações no Instagram em ordem cronológica.

Quando foi criado, em 2010, este era o modo de funcionamento da plataforma. O topo da linha do tempo era sempre da publicação mais recente entre as pessoas que você seguia. 

Foi apenas em 2016 que a rede passou a adotar o feed por engajamento. Na época, a decisão gerou polêmica entre os usuários.

Assim, a volta ao feed cronológico representa uma experiência mais orgânica do usuário na plataforma, com menos influência dos algoritmos do grupo Meta

Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

Falamos muito sobre o algoritmo nas novas atualizações do Instagram, mas a verdade é que nem todo mundo sabe como ele realmente influencia no feed da plataforma. Por isso, aqui vai um breve resumo:

O algoritmo do Instagram procura identificar as publicações das pessoas que os usuários mais interagem para exibir primeiro no feed.

Depois disso, a inteligência artificial (IA) analisa uma série de critérios para definir quais conteúdos aparecerão em seguida:

  • informações sobre a postagem: dados como número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário;
  • informações sobre o produtor: análise das suas últimas interações com o perfil que publicou o conteúdo;
  • atividades do usuário: uso de IA para identificar os interesses do perfil e classificar qual conteúdo deve ser priorizado. 

O foco está no vídeo

No ano passado, o head do Instagram anunciou que a rede deixou de ser uma plataforma de fotos. A mudança foi, principalmente, uma resposta à ascensão dos vídeos curtos do TikTok que se tornaram o modelo de conteúdo mais popular entre a geração Z.

Nesse sentido, a próxima nova atualização do Instagram anunciada é que, em 2022, o foco do aplicativo estará 100% na produção e entrega de conteúdos em vídeo. Assim, podemos esperar que o Reels se consolide de vez na plataforma. 

O Reels está entre os principais focos do Instagram em 2022.
O Reels ficará cada vez mais forte: o espaço de vídeos do Instagram deve ganhar mais investimentos em 2022.

Mais segurança nas mensagens

Outro ponto citado por Mosseri no vídeo sobre as novas atualizações do Instagram para esse ano diz respeito ao aumento da segurança para as mensagens enviadas entre os usuários. 

O WhatsApp, outro produto do grupo Meta, oferece um sistema de criptografia nas mensagens. Ao que tudo indica, o Instagram seguirá o mesmo caminho em 2022. 

Segundo Mosseri, as mensagens são uma das principais maneiras em que as pessoas se comunicam na atualidade. Por isso, a segurança dessas informações se torna cada vez mais uma prioridade entre as plataformas sociais da internet.

Dessa forma, a intenção é transformar o Instagram em um lugar mais seguro e transparente para as pessoas se conectarem com seus amigos e conversarem sobre seus interesses em comum.

Incentivo aos criadores de conteúdo

Não há como negar: nenhuma rede social seria relevante sem o trabalho e a contribuição dos criadores de conteúdo. Por isso, o incentivo para que essas pessoas produzam mais material é um dos objetivos do Instagram para 2022.

A partir desse ano, haverá novos produtos de monetização na plataforma. Assim, o Instagram pretende ajudar os criadores a ganhar mais dinheiro produzindo conteúdo para a rede social. 

Mas, calma! Ainda não revelaram a data de lançamento e as formas de funcionamento desses produtos. O que sabemos é que a equipe do Instagram revelou estar empolgada com as mudanças que estão vindo por aí!

Ferramentas de controle parental

No último mês de setembro, o grupo Meta anunciou a interrupção do Instagram Kids. No lugar, foi anunciado uma série de ferramentas de controle parental para a segurança de crianças e adolescentes na plataforma. 

Dessa forma, os novos recursos, que serão criados em breve, permitirão que os pais supervisionem as contas de seus filhos que possuem entre 13 e 18 anos de idade. Essa função já existia na ferramenta anterior.

Embora esses recursos sejam opcionais, eles irão possibilitar que os responsáveis moldem a experiência das crianças no aplicativo. Além disso, a plataforma também disse que pretende lançar uma uma abordagem mais rígida em seu algoritmo em relação ao que recomenda aos adolescentes no aplicativo.

Portanto, a partir dos próximos meses, o Instagram vai:

  • impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem;
  • direcioná-los para tópicos diferentes caso eles estejam em um mesmo assunto por um longo tempo;
  • lançar um recurso que sugere que o adolescente faça uma pausa após um longo tempo utilizando a plataforma.

Além disso, vale lembrar que o Instagram vai continuar bloqueando contas que realizem atividades suspeitas ou obscenas.

Reels Visual Replies

Mais uma das novas atualizações do Instagram inspirada no TikTok é o Reels Visual Replies. Com esta nova ferramenta, os usuários poderão responder comentários de um Reels com outro Reels, assim como acontece na concorrente chinesa. 

Dessa forma, os vídeos curtos e verticais poderão se tornar ainda mais interativos. Pois, segundo a plataforma, essa função permite uma maior proximidade entre os usuários. Logo, é também uma nova forma de conquistar engajamento no Instagram.

Incorporação de perfil

Outra das novidades do aplicativo para 2022 é a possibilidade de incorporar os perfis em sites fora do Instagram. Essa nova ferramenta permite que usuários insiram miniaturas de sua conta em portais externos à plataforma.

Mas como isso vai funcionar? Esse vai ser um recurso muito útil para empresas e profissionais que utilizam o Instagram como portfólio. Afinal, a partir de agora, eles poderão integrar os seus perfis em blogs corporativos e em sites similares.

Atualizações de 2021 que você pode ter perdido

O Instagram já ensaia uma nova fase desde 2021. Por isso, durante o ano passado, várias mudanças já começaram a acontecer. 

Confira um resumo caso você tenha perdido alguma delas:

O fim do “arraste para cima”

Você com certeza já ouviu um influencer dizendo o famoso “arraste para cima”. A ferramenta servia para direcionar os seguidores para uma página fora do Instagram. Entretanto, o era recurso exclusivo para pessoas com mais de 10 mil seguidores. 

A questão é que você dificilmente vai ouvir essa frase mais uma vez dentro da plataforma.

Isto porque o Instagram substituiu a ferramenta por uma nova forma de inserir links nos stories. Mas o novo recurso, além de aumentarem a possibilidade de interação com a audiência, também está disponíveis para todos os usuários, independente do número de seguidores.

Figurinha “Use a sua”

A figurinha “Use a sua” permite que os usuários criem correntes de fotos nos stories. Assim, quando alguém posta um storie utilizando a figurinha “Use a sua”, outras pessoas podem clicar no sticker para continuar a corrente e gerar mais engajamento.

A figurinha "use a sua" é uma ferramenta para criar correntes no Instagram.
“Use a sua”: uma nova forma de interagir e gerar engajamento no Instagram.

Provavelmente você já viu e já deve até ter usado esse recurso. “Poste uma foto do seu cachorro”, “poste 4 fotos com cabelos diferentes” e “poste uma foto do início do ano e uma de agora” foram algumas das correntes que bombaram na plataforma em dezembro de 2021.

Para criar uma dessas, basta clicar no ícone de figurinha nos stories, selecionar a opção “Use a sua”, inserir a descrição da sua corrente e compartilhá-la com os seus seguidores.

Posts colaborativos

Os posts colaborativos são outra das novas atualizações do Instagram em 2021 e que pode ser um recurso muito interessante para empresas que fazem parcerias. 

A nova ferramenta permite que uma única publicação tenha mais de um autor. Dessa forma, o conteúdo é exibido no perfil dos dois autores, entregue para os dois públicos e as interações, como curtidas e comentários, são somadas.

Para fazer um post colaborativo, você deve selecionar a opção “convidar colaborador” na hora de marcar alguém em uma foto. Então, uma notificação aparecerá para a pessoa convidada para que ela aceite o convite.

Post colaborativo entre a influenciadora Virgínia e a marca Linea Alimentos.
O recurso de posts colaborativos é uma excelente ferramenta para parcerias com influenciadores.

Música nas publicações do Feed

Outra novidade de 2021 foi a possibilidade de inserir músicas nas fotos do feed. Com isso, o recurso que já estava disponível para os stories e para o Reels também chegou para publicações na linha do tempo. 

Dessa forma, é possível inserir trechos musicais de até 90 segundos nas imagens utilizando o catálogo de faixas e artistas disponíveis no aplicativo.

Como as marcas podem se adaptar a esta nova fase do Instagram?

Chega de comprar seguidores, participar de grupos de engajamento ou fazer sorteios no Instagram da sua empresa para alcançar mais público. Para crescer na rede de maneira sustentável é preciso estar atento aos sinais que a plataforma dá.

Com as novas atualizações do Instagram o que podemos ver é que a rede quer oferecer cada vez mais controle para o usuário da sua própria experiência na plataforma. 

Por isso, é preciso trabalhar um bom storytelling embasado por um bom plano de marketing de conteúdo para que as pessoas queiram te acompanhar e seguir as suas publicações.

Além disso, lembre-se: quando o Instagram lança uma nova ferramenta, ele prioriza a entrega de conteúdo das pessoas que usam essa ferramenta. Portanto, explore todas as atualizações assim que elas ficarem disponíveis para a sua conta.

Para fechar, um guia rápido das oportunidades que você não pode deixar passar:

  • aposte em vídeos para o Reels! O Instagram está investindo nessa categoria e o público está cada vez mais engajado nesse tipo de formato;
  • assim que a atualização chegar ao Brasil, incorpore o perfil do Instagram da marca no seu site;
  • crie correntes por meio da figurinha “Use a sua”, convidando os seguidores a postarem fotos relacionadas ao seu produto ou serviço;
  • crie posts colaborativos com empresas, influencers e marcas parceiras da sua organização.

As novas atualizações do Instagram mostram que o marketing digital não pode parar. Você está pronto para acompanhar as tendências? 

Fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos ajudar sua empresa a decolar em 2022! ?

SASC CM: performance e fluxos automatizados para geração de leads em uma plataforma SaaS

A Fencom é uma federação de cooperativas médicas com milhares de cooperados em grandes estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas. Recentemente, a Federação decidiu iniciar um novo projeto: o SASC CM.

O SAS CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Para este serviço, não existe limite geográfico ou público: qualquer clínica e consultório é um potencial cliente.  

Mas, assim como para qualquer serviço que seja novo no mercado, é preciso estratégia para garantir o sucesso do projeto. Pensando nisso, a Fencom procurou a Agência Contato para cuidar do lançamento do SASC CM.

Para garantir que fossem alcançados grandes resultados, era preciso desenvolver um projeto de marketing completo e baseado nos seguintes objetivos:  

  • Lançar, divulgar e promover vendas do software SASC CM, no primeiro momento, apenas para as cooperativas filiadas à Fencom e, no futuro, para o público externo;
  • Elaborar uma estrutura de captação e nutrição de leads para apoiar o setor marketing e vendas da Fencom e do SASC CM;
  • Aumentar vendas para clientes internos;  
  • Aumentar fluxo de vendas para novos clientes (externos);
  • Fortalecimento de marca.  

Mas, para garantir o sucesso deste planejamento, era preciso lidar com um desafio: o público. A seguir, vamos contar como o nosso time de especialistas lidou com esta situação desenvolvendo uma estratégia personalizada para o SASC CM. Confira!

O desafio do público 

Assim como grande parte dos serviços SaaS, o grande desafio do SASC CM era vencer a barreira do público. E, neste cenário, tínhamos dois grupos:  

  • Médicos, proprietários, diretores e gestores de clínicas e consultórios: pessoas que, no geral, não encontram tempo para pensar sobre este serviço;
  •  Secretárias: pessoas que, geralmente, estão confortáveis utilizando sistemas menos completos, porém já conhecidos. 

Neste cenário, identificamos que a persona do SASC CM deveria focar nas secretárias, já que elas teriam o poder de influenciar a decisão do primeiro grupo de adquirir ou não um novo software para a clínica.

Para lidar com este desafio, a Agência Contato desenvolveu uma solução em três frentes de atuação: estruturação do site, estratégias de fundo de funil e fluxo automatizado para nutrir a base.

Solução 1: Estruturação do site

O primeiro passo foi fazer um estudo de mercado para analisar como os concorrentes se posicionavam. Neste cenário, percebemos que já existiam diversas marcas estabelecidas e diferentes tipos de opção no segmento de softwares para gerenciamento de clínicas.

Assim, não seria fácil fazer com que o SASC CM encontrasse o seu espaço no mercado. Ainda que a iniciativa estivesse ligada a uma instituição referência no segmento médico, como a Fencom.  

Por isso, era preciso criar um diferencial para a nossa estratégia. E a resposta para este desafio começou a partir da criação de um site bem estruturado, que apresentasse o produto, suas soluções e vantagens em relação à concorrência

Isto foi o que baseou toda a criação do site do SASC CM: 

Solução 2: Estratégias de fundo de funil

O mercado de soluções SaaS para gestão de clínicas médicas já é consolidado na Internet. Ou seja, não foi preciso educar o público, pois já existia uma demanda formada para o serviço. 

Por isso, nossa estratégia foi ir direto ao ponto, apresentando as soluções e os diferenciais do SASC CM perante o mercado. Para isso, buscamos o fundo do funil de vendas com campanhas bem segmentadas no Google Ads e voltada para captação de leads quentes. 

Além disso, também combinado esta ação com uma landing page objetiva, mas que ajudasse o nosso lead a enxergar o valor do SASC CM: 

Solução 3: Fluxo automatizado para nutrir a base

Um grande diferencial do SASC CM é a sua relação com a marca Fencom. Afinal, como federação, a Fencom tem uma grande credibilidade no meio médico e milhares pessoas ligadas à essa instituição

Algumas destas pessoas, inclusive, já consumiam informativos e newsletters da Federação. Então, percebemos que poderíamos aliar esta base de dados à nossa experiência como agência parceira nível gold da RD Station para potencializar nossa estratégia. 

Assim, desenvolvemos um fluxo automatizado de e-mails com a base mais engajada da Fencom. Aqui, o objetivo era falar sobre as dores e as necessidades da nossa persona que o SASC CM poderia solucionar de maneira simples e eficiente.  

Importante! O que desenvolvemos aqui foi um fluxo de nutrição. Diferente de estratégias de e-mail marketing, cujo objetivo único é vender, estávamos focados em nos apresentar como uma possível solução para um problema. Dessa forma fomos aquecendo esses leads para a jornada de compra.

Foi assim que conseguimos conquistar um mercado altamente disputado com um software novo e pouco investimento financeiro. E estamos prontos para fazer o mesmo pela sua empresa!

Clique aqui para falar com o consultor de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio a conquistar grandes resultados a partir de estratégias que decolam! ?

STAGE 4: criação de marca e identidade visual para um Hub de Inovação

Hubs de inovação são ambientes nos quais startups recém-criadas podem explorar suas ideias inovadoras na prática. Nestes espaços, os empreendedores têm acesso a recursos, local de trabalho e oportunidades de networking com outras empresas e com investidores em potencial.

Neste cenário, é fato que a identidade visual do hub precisa estar alinhada aos principais valores deste mercado: inovação e tecnologia. Sabendo disso, uma multinacional do setor de hardware e eletrônicos procurou a Agência Contato para um projeto inédito da multinacional na América do Sul: um Hub de Inovação ainda sem nome, sem identidade e sem plano de lançamento

E é claro que a Contato aceitou o desafio! Por isso, no blog de hoje, vamos contar como transformamos um hub sem identidade em um dos cases de sucesso da nossa agência. Vamos lá!

Qual era o grande desafio? 

A ideia da multinacional era criar um Hub de Inovação capaz de reunir startups ligadas à área de eletrônica e hardware e, assim, fomentar o desenvolvimento desses novos negócios em uma aceleradora de startups.   

Tudo que sabíamos era que o objetivo do projeto era conectar diferentes públicos em um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em hardware. E o principal desafio era entender e comunicar com um público diferente do que a multinacional já se relaciona: as Startups e empresas de pequeno e médio porte. ​ 

Além disso, ainda era importante estar atento aos objetivos laterais da proposta. Como a necessidade de ancorar a marca principal da multinacional a essa iniciativa, promovendo seu lado social, comunitário e empreendedor. Além da necessidade de criar uma rede de relacionamento corporativo com governo, entidades representativas, investidores e formadores de opinião.

Identificando o cenário

Para desenvolver um projeto como esse, identificamos a necessidade de extrair a essência do que o conceito de uma startup tem a oferecer:

  • Inovação;
  • Pensamento ágil;
  • Senso de colaboração.

E combinar com aquilo que uma grande indústria, como multinacional, tem de melhor:

  • Estrutura;
  • Tecnologia;
  • Know-how. 

Com a união destes conceitos à expertise dos profissionais da Agência Contato, desenvolvemos duas soluções para que este hub pudesse finalmente nascer no mercado: seu naming e sua identidade visual.

Solução 1: naming

Ao contrário do que pensam, criar um nome para uma marca não é uma tarefa fácil. Afinal, pensar no nome de uma empresa é como pensar em um personagem de um filme. Por trás daquela palavra queremos passar uma ideia, um conceito, uma sensação

Para chegar na solução que encontramos para este cliente não foi diferente. O primeiro passo foi identificar a personalidade e os valores que queríamos transmitir. No caso deste Hub de Inovação, queríamos passar as seguintes ideias:

  • Conexão; ​ 
  • ​Inovação;​ 
  • Soluções em hardware; ​ 
  • Tecnologia;  
  • Colaboração; ​ 
  • Desenvolvimento; ​ 
  • Agilidade e Velocidade; 

E, depois de centenas de possibilidades levantadas na tentativa de resumir estes valores, foram apresentadas algumas soluções e chegamos ao seguinte nome: 

l.

Solução 2: identidade visual

A diferença entre criar uma logo e desenvolver uma identidade visual pode se resumir a uma palavra: planejamento.  É como criar uma personalidade para um negócio, pensando em como aquilo poderá ser aplicado a uma realidade de mercado. 

Um projeto de identidade visual é muito mais do que criar um trabalho esteticamente bonito. É criar algo que funcione, que seja feito sob medida para os objetivos da empresa e para alcançar o seu público.  

No caso da Stage 4, procuramos uma solução jovem e descontraída, que trouxesse maior movimento nas formas e contraste na aplicação das cores já características da multinacional, representando o progresso tecnológico. 

Tudo isso sem deixar de valorizar o tom corporativo com leveza e compromisso, norteando o desenvolvimento e a inovação, que são valores fundamentais para o projeto. Com isso em mente, a equipe da Contato chegou ao seguinte design:

Identidade Visual desenvolvida pela Agência Contato para a Stage 4.

Qual foi o resultado final deste projeto?

Com a ideia inicial do cliente e a experiência dos profissionais da Agência Contato, o resultado não poderia ser diferente: um projeto completo e eficiente para a criação de uma marca competitiva no mercado.

Confira um pouco mais dos resultados que fizeram a Stage 4 se tornar um dos cases de sucesso em naming e identidade visual da Contato:

Se você tem uma ideia de negócio e ainda não sabe como posicionar a sua marca no mercado, clique aqui para falar agora mesmo com o nosso consultor de marketing digital. 

Vai ser um prazer poder escrever o nosso próximo case com a história da sua empresa! ?

VORTUNA: Estruturando um plano de Marketing de Conteúdo para uma Startup de Investimento

Não há como negar: cada vez mais os brasileiros têm aprendido a investir e acompanhar os movimentos da bolsa de valores. A prova disso é o aumento expressivo do número de novos pequenos e médios investidores pessoa física no mercado de capitais nos últimos 20 anos.

Neste cenário, nasceu a Vortuna: um aplicativo de fácil navegação para análises rápidas e intuitivas do cenário de investimento do cliente a partir da integração de contas. Assim, as pessoas poderiam tomar decisões mais assertivas em relação aos seus investimentos.

A Vortuna tem um objetivo simples: solucionar a vida do pequeno e médio investidor do mercado de capitais da bolsa de valores B3 (antiga Bovespa). Entretanto, explicar esse serviço para o público era um grande desafio.

É neste momento que a Agência Contato passa a fazer parte desta história: a nossa missão era tornar o serviço desta fintech entendível para o seu público-alvo. E, para isso, foi preciso estruturar um plano de marketing de conteúdo completo e focado na persona da empresa. 

No blog de hoje, vamos contar como o time da Contato transformou este desafio em um case de sucesso em marketing de conteúdo para startups de investimento! Vamos lá!

Desafio: como explicar o que a Vortuna faz? 

Um dos grandes desafios das empresas ligadas à inovação é explicar quais resultados elas podem entregar aos seus clientes. 

Em alguns casos, o produto ou serviço é tão novo que é preciso antes criar uma demanda para que a marca se estabeleça em seu mercado, conquiste os primeiros usuários e projete um crescimento em escala. 

E foi exatamente este o cenário que encontramos para a Vortuna. Isto porque, embora o gerenciamento de riscos no mercado de capitais seja familiar entre os grandes players de investimento, essa não é a realidade dos pequenos e médios investidores, que são o público desta startup.

Diante disso, como criar essa demanda? A solução encontrada pelos profissionais da Contato foi dividida em três frentes de atuação: identidade visual, marketing de conteúdo e conteúdos ricos.

Solução 1: identidade visual

O nome Vortuna vem dos próprios fundadores da empresa. Para chegarem nesta palavra, eles foram até a Roma Antiga e trouxeram uma referência à deusa da fortuna, da sorte e da esperança, que era conhecida como Vortumna. 

Adaptando o nome bem sugestivo ao cenário atual, chegaram ao resultado final: Vortuna.  

No projeto de identidade visual, foi preciso trabalhar ainda mais conceitos neste sentido para a agregar à personalidade desta marca. Para isso, dividimos as características que gostaríamos de transmitir em 3 grupos: 

  1. Grupo 1: confiável, clara, prática e objetiva;
  2. Grupo 2: humana, acolhedora e personalizável, capaz de lidar com o investimento não como dinheiro, mas como os sonhos e objetivos de alguém;
  3. Grupo 3:  descontraída, mas ainda assim uma empresa séria.

Buscando uma imagem que pudesse resumir todos estes valores, chegamos à seguinte solução:

Identidade visual desenvolvida para a Vortuna pela Agência Contato.

? Saiba mais: conheça o projeto completo de identidade visual desenvolvido para a Vortuna.

Solução 2: marketing de conteúdo

Para tornar o serviço da Vortuna mais claro para o seu público, é preciso entender quais são as suas dores. Nesse sentido, identificados que o principal desafio dos pequenos e médios empreendedores são a insegurança e o medo de perder o pouco dinheiro investido em uma oscilação de mercado na bolsa. 

Em seguida, concluídos que este receio é causado, principalmente, porque estas pessoas têm pouco conhecimento sobre a gestão de risco ou imagina que isto seja algo inacessível para elas.​ 

Como o propósito da Vortuna é ser uma solução democratizada para a gestão de risco no mercado financeiro, ficou claro que era importante também democratizar o acesso a este tipo de informação.

Para isso, foi estruturado um projeto de marketing de conteúdo centralizado no blog da Vortuna e totalmente focado na persona da empresa. Neste momento, nossos principais objetivos eram: 

  • Construir autoridade;
  • Educar o mercado sobre risco e retorno;
  • Educar o mercado sobre os serviços da Vortuna;
  • Dar poder ao usuário para que ele possa controlar o risco de seu investimento e ter retorno constante. 

Solução 3: Conteúdo Rico

Para criar uma comunidade fiel e capaz de promover o software da empresa e ampliar a visibilidade do lançamento da Vortuna, resolvemos colocar à disposição do público aquilo que a marca tem de melhor: o conhecimento

Dessa forma, desenvolvemos uma landing page estratégica, que fosse capaz de captar leads interessados em aprender sobre gestão de risco. Neste espaço, disponibilizamos um curso gratuito sobre o assunto criado pelos próprios fundadores da startup: 

Estes foram os passos que seguimos para desenvolver um planejamento estratégico de conteúdo que pudesse impulsionar os negócios de uma startup de investimento. E agora é a hora de fazer o mesmo pela sua empresa!

Clique aqui para falar agora mesmo com o consultor de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio a construir estratégias que decolam! ?

Quais são e como escolher entre os objetivos de campanha de Facebook Ads?

Objetivo de campanha Facebook Ads

Ter objetivos bem definidos é o primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia. Não à toa, o gerenciador de anúncios do Facebook inseriu os objetivos de campanha de Facebook Ads como um dos passos para anunciar na plataforma. Mas você sabe quais são eles e como escolher o melhor para a sua empresa?

De maneira geral, os anúncios do Facebook se dividem em três categorias:

  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Conversão.

Cada uma destas opções está alinhada a uma etapa da jornada de compra do consumidor. Por isso, definir o objetivo dos anúncios é fundamental para garantir que eles possam alcançar os resultados esperados.

Então, se você está pronto para criar campanhas que tragam resultados reais para a sua marca, continue a leitura! No blog de hoje, vamos conhecer as funções dos objetivos de campanha de Facebook Ads.

Quais são os objetivos de campanha do Facebook Ads?

De forma simplificada, os objetivos de uma campanha de Facebook Ads estão relacionados a forma com que o seu anúncio será exibido para incentivar as pessoas a realizarem a ação esperada.

Objetivos de campanha de Facebook Ads
Os objetivos de campanha do Facebook Ads são divididos entre Reconhecimento, Consideração e Conversão.

Por exemplo, caso o seu objetivo seja o reconhecimento, o anúncio poderá ser entregue várias vezes para a mesma pessoa para que ela se lembre da sua marca. 

Se o objetivo for gerar mais engajamento, o Facebook poderá exibir o post com o mesmo visual de uma publicação orgânica. Mas, se o foco for incentivar a conversão, é possível inserir um botão ou o famoso “arraste para cima”.

Por isso, antes de criar um anúncio é importante identificar:

  • O que você deseja que as pessoas façam ao visualizá-lo?
  • Que resultados você espera alcançar com isso?

Uma vez que estas respostas estejam claras, será mais fácil escolher a opção que tem maior potencial para engajar os usuários a cumprir a ação indicada. 

Para isso, você poderá optar entre 11 objetivos divididos em 3 categorias. A seguir, vamos conhecer cada um deles e identificar em qual momento eles podem se encaixar no seu funil de vendas.

Reconhecimento

O reconhecimento é o primeiro dos objetivos de campanha de Facebook Ads. Esta etapa é comum, principalmente, para campanhas de topo de funil. Isto porque, neste momento, a meta é fazer com que a sua marca seja vista pelo seu público-alvo.

Assim, esta estratégia é ideal para empresas que queiram alcançar mais público ou que estejam lançando um novo produto/serviço. Isto porque, aqui, o objetivo é impactar as pessoas de forma que elas se lembrem do seu negócio depois de verem o anúncio.

Para isso, este modelo de campanha se divide em dois objetivos:

Reconhecimento da marca

O reconhecimento de marca é uma boa opção para empresas que já estão ativas no mercado mas ainda não têm grande audiência. Neste formato, o anúncio é entregue para usuários que já conhecem ou podem ter interesse em conhecer o seu negócio.

Nesta etapa, a marca quer ser lembrada pelas pessoas. Assim, o ideal é criar anúnciois que possam prender a atenção do usuário por alguns segundos. Dessa forma, é mais provável que ele se lembre de você mesmo depois de algum tempo.

Alcance

Campanhas de Facebook Ads baseadas no alcance funcionam de maneira semelhante a uma panfletagem em massa. O objetivo principal deste formato é fazer com que o seu anúncio chegue ao maior número de pessoas possíveis dentro do público que você especificar.

A diferença em relação ao reconhecimento de marca é que o alcance não considera fatores como o histórico de interações do usuário com a marca ou a probabilidade dele se interessar pelo conteúdo.

Aqui, a ideia é que quanto mais pessoas impactadas, maior o número de possíveis clientes. Entretanto, é preciso ter atenção na segmentação do público para não alcançar pessoas que não tenham nenhuma relação com o seu produto ou serviço.

Consideração

A próxima categoria entre os objetivos de campanha de Facebook Ads é a consideração. Esta etapa é comum, principalmente, para campanhas de meio de funil. Isto porque, neste momento, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham interesse em saber mais sobre a sua marca ou sobre o seu produto/serviço.

Por isso, os anúncios desta categoria devem ser planejados para instigar um público que já conhece a sua marca a conhecer mais informações sobre a sua empresa e a solução que ela pode oferecer.

Para isso, este modelo de campanha se divide em seis objetivos:

Traffic

Campanhas de Facebook Ads com objetivo de gerar tráfego servem para direcionar o público do Facebook para outros canais, como um site, uma landing page, um blog corporativo ou mesmo para outras redes sociais.

? Saiba mais: Tráfego pago e orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio?

Aqui, o objetivo é encaminhar o usuário para um espaço em que ele possa encontrar mais informações sobre determinado assunto. Assim, este é um modelo de anúncio mais preciso. Afinal, atinge apenas as pessoas que já estão interessadas na solução que a sua empresa oferece.

Engajamento

Campanhas de engajamento têm foco em alcançar pessoas que são mais propensas a interagir com a sua publicação e conquistar curtidas, comentários ou compartilhamentos para um post específico ou para a página da empresa. 

Por isso, recomenda-se este objetivo para divulgar uma oferta ou um evento relacionado à sua empresa. Isto porque, neste formato, é possível impactar pessoas que têm provável interesse em consumir o produto/serviço.

Instalações do aplicativo

Como o nome indica, campanhas com este objetivo buscam incentivar o público a fazer o download de um aplicativo. Para isso, elas direcionam o usuário para o lojas como o Google Play ou a Apple Store.

Para empresas que dispõem desta ferramenta, este também pode ser um ótimo recurso para alcançar usuários que já instalaram o aplicativo e deixaram de utilizá-lo ou para incentivar as pessoas a realizar uma ação específica dentro do app.

Visualizações do vídeo

Campanhas com foco em visualizações de vídeo têm o objetivo de compartilhar vídeos da sua empresa com as pessoas que têm mais probabilidade de assisti-los até o final.

Um grande diferencial deste formato é que, depois de obter os resultados, é possível criar uma segmentação de público de acordo com o tempo de vídeo que ele assistiu. 

Isto porque é possível medir também o interesse da audiência em relação ao conteúdo. Pois as pessoas mais interessadas, provavelmente, irão assistir ao vídeo por mais tempo.

Geração de cadastros

Campanhas de Facebook Ads para geração de cadastros são ideais para empresas que tenham uma boa estratégia de nutrição de leads.

No geral, esta é uma grande oportunidade para as organizações. Principalmente porque é possível preencher os dados de forma automática de acordo com as informações do perfil do usuário, que só precisa validar as informações.

Ou seja, o esforço exigido para fazer com que as pessoas se cadastrem é mínimo, enquanto as oportunidades de venda que podem ser geradas no futuro a partir da gestão dos dados coletados é máximo.

Mensagens

O último objetivo dentro da etapa de consideração são as mensagens. Este formato estimula as pessoas a entrarem em contato com a empresa por meio do messenger do Facebook, direct do Instagram ou pelo WhatsApp.

Assim, é possível estimular a comunicação com clientes em potencial ou já existentes para fazer perguntas sobre o produto/serviço anunciado ou fechar a compra, por exemplo.

Conversion

A categoria de campanhas de Facebook Ads focadas em conversão está diretamente relacionada a campanhas de fundo no funil de vendas. Isto porque, neste momento, o público-alvo já está próximo da decisão de compra.

Assim, para garantir a eficiência deste modelo de campanha, ele se divide em três objetivo:

Conversões

Campanhas com foco em conversões são maneiras de levar os usuários a completarem alguma ação, como encaminhá-los diretamente para a página de vendas do site ou do app.

Além disso, também é possível utilizá-las para direcionar as pessoas para uma página de geração de cadastros fora do Facebook. O que é mais uma oportunidade para fazer a captação de leads.

Vendas do catálogo

Campanhas de Facebook Ads para vendas do catálogo têm o objetivo de apresentar ofertas dos seus produtos para pessoas que possam ter interesse em consumi-los em algum momento.

Para isso, é necessário criar um modelo de anúncio padrão e realizar a integração do Facebook ao catálogo de produtos. Assim, a plataforma terá acesso a informações importantes para o anúncio, como imagens, estoque e preços.

A grande vantagem deste formato é que não é necessário criar um anúncio para cada oferta. Basta listar os produtos selecionados e o Facebook fará a divulgação a partir do modelo de anúncio padrão.

Tráfego para o estabelecimento

Por fim, o último dos objetivos de campanhas no Facebook é gerar mais tráfego para o estabelecimento. Anúncios neste formato buscam incentivar as pessoas a visitar espaços físicos de empresas.

Para isso, o ideal é fazer a segmentação de público de acordo com a localização. Dessa forma, é possível atingir apenas as pessoas que estão próximas do seu negócio.

Ainda precisa de ajuda para identificar a melhor opção para a estratégia da sua empresa? Então, fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar a criar campanhas de Facebook Ads que decolam! ?

5 passos para escolher uma agência de marketing digital online

Agência de marketing digital online: como fazer a escolha certa?

Se algum dia bastou ter um site para estar presente na Internet, este passado ficou muito distante. Hoje, é preciso trabalhar otimizações para SEO, estar nas redes sociais, investir em anúncios e mais diversas estratégias para conseguir conquistar clientes. E, para isso, é importante contar com uma agência de marketing digital online.

Entretanto, escolher a agência ideal não é uma tarefa fácil e pode deixar qualquer empreendedor receoso. Afinal, assim como todo investimento, isto deve ser feito com cautela para garantir os melhores resultados.

Além disso, existem diversas agências atuando no mercado. O que pode aumentar ainda mais a dúvida em relação a qual contratar. Por isso, existem alguns pontos para os quais vale ficar atento para melhor escolha. 

Então, se você ainda não sabe qual agência escolher, não se preocupe! No blog de hoje, vamos falar sobre tudo que você precisa avaliar antes de fechar um contrato com uma agência de marketing digital online.

Por que contratar uma agência de marketing digital online?

É fato: o marketing digital deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade das empresas que estão comprometidas com seus resultados. Neste sentido, o maior dilema é decidir em manter este trabalho 100% interno ou terceirizar para uma agência de marketing digital online.

Nesta hora, vale lembrar que uma agência é uma empresa especializada em promover marcas e produtos na Internet. E, principalmente, que ela pode fazer isso com planejamento e estratégias desenvolvidas de maneira personalizada para os objetivos do seu negócio.

Assim, mesmo que a sua empresa tenha um setor de marketing interno, dificilmente será possível montar uma equipe com o mesmo nível de conhecimento e os mesmos recursos que uma agência especializada.

Dessa forma, o ideal é unir o conhecimento que a sua equipe interna tem sobre a missão, a visão e os valores da sua marca, ao conhecimento técnico e especializado de uma agência de marketing para potencializar as estratégias e os resultados da sua empresa na Internet.

? Com dificuldades para mostrar para a diretoria o valor do marketing digital? Veja: por que investir em uma agência de marketing digital?

5 passos para contratar uma agência de marketing digital online

A esta altura, não restam dúvidas do quanto uma agência especializada pode somar valor ao seu negócio. Mas, para que isso realmente aconteça, é preciso escolher os melhores profissionais para cuidar do seu planejamento de marketing.

Em um mercado que vem crescendo tanto nos últimos anos, esta decisão pode ser difícil. Por isso, listamos 5 passos que vão te ajudar a encontrar a melhor agência de marketing digital online para a sua empresa. Confira!

Identifique as suas necessidades

A primeira coisa a ser feita antes de contratar uma agência é entender quais são as necessidades do seu negócio. 

Sua empresa vai começar do zero? Ela precisa gerar mais tráfego no site? Aumentar a visibilidade da marca? Conquistar mais clientes? Ou você precisa de um trabalho pontual, como para a Black Friday?

Identificar qual é o objetivo da marca na Internet é fundamental para selecionar uma agência que tenha capacidade e recursos para alcançar esta meta.

Analise o porte da agência

Quando se trata de marketing digital, a qualidade, quase sempre, vem associada à quantidade. Por isso, você pode se deparar com o mito de que precisa de uma grande agência de marketing digital online para atender o seu negócio.

Entretanto, não passa disso: um mito. Isto porque, muitas vezes, as grandes agências têm uma cartela de clientes igualmente grande. Ou seja, dificilmente a sua empresa será uma prioridade.

Por outro lado, agências de pequeno e médio porte, embora tenham uma equipe mais enxuta, podem dar mais atenção ao seu negócio. 

Por isso, mais importante do que o tamanho da agência, é saber se ela possui os recursos necessários para atender às suas necessidades.

Confira o portfólio da agência

Depois de encontrar uma agência que aparenta ter a estrutura necessária para te ajudar a alcançar os objetivos da sua marca, é importante certificar a sua capacidade técnica a partir do seu portfólio

Afinal, de nada adianta apresentar propostas se ela não tiver cases de sucesso para comprovar seus resultados.

Além disso, esta também é uma oportunidade para saber se a agência já tem alguma experiência no seu setor de mercado. Ou como ela lida com contratempos que atingem seus clientes. O que é um indicativo de como ela poderá resolver possíveis problemas que a sua empresa tenha.

Pesquise a reputação da agência no mercado

Se você já estiver de olho em alguma agência de marketing digital online e acredita que ela possa ser a ideal, segure a ansiedade e faça uma pesquisa sobre o seu histórico e  reputação de mercado.

Analise o site, o tempo de atuação e se alguma empresa conhecida já é parceira dessa agência. Veja também se ela dispõe de certificações de instituições de referência no segmento do marketing, como a RD Station ou o próprio Google. 

A Agência Contato, por exemplo, é parceira Gold da RD Station. ?

Outra opção para se inteirar da agência é procurar depoimentos e avaliações sobre ela na Internet, como nos comentários das redes sociais, no Google Meu Negócio ou até mesmo no Reclame Aqui. 

Assim, você pode perceber se a empresa é realmente confiável e se presta um serviço de qualidade.

Análise o custo benefício da proposta 

Saiba que cobrar preços exorbitantes não garante um bom resultado. Por isso, se informe a respeito dos valores que a agência cobra para cada serviço e, se possível, faça uma pesquisa de mercado para avaliar se este custo está dentro da média.

Entretanto, desconfie de valores abaixo do comum. Uma agência que se preze deve cobrar valores justos, que condizem com a qualidade do seu serviço. Afinal, é impossível arcar com suas despesas e valorizar o trabalho dos seus funcionários cobrando menos do que o esperado. 

Por fim, avalie todos os termos do contrato. Se depois de checar todas as informações anteriores, o custo benefício for equilibrado, não pense duas vezes para fechar a parceria e começar a expandir os seus resultados online

A Contato é a agência de marketing digital online ideal para sua empresa

A Agência Contato é especialista em Marketing Digital 360º estratégico e focado em resultados práticos. Assim, nosso principal objetivo é transformar a realidade de empresas por meio de uma presença digital forte.

Para isso, contamos com uma equipe de especialistas em:

  • Criação de sites;
  • Gestão de redes sociais;
  • Estratégias de SEO;
  • Planejamento de campanhas para tráfego pago;
  • Identidade visual;
  • Design gráfico.

Por isso, agora que você sabe os passos para identificar se uma agência de marketing digital online vale a pena, conte com a Contato para alcançar os seus objetivos por meio de soluções completas, inovadoras e personalizadas

Agende uma consultoria grátis com o especialista em marketing de Contato e venha ser mais um dos nossos cases de sucesso! ?

Como fazer marketing de conteúdo e impulsionar o tráfego do seu site?

Como fazer marketing de conteúdo: 5 passos para gerar mais tráfego

Não há como negar: não existe mais espaço para publicidade invasiva na Internet. Hoje, o segredo para quem quer conquistar resultados efetivos on-line é aprender como fazer marketing de conteúdo!

Acredite: esta estratégia é como um imã natural para atrair leads qualificados para o seu negócio, educar o mercado e criar autoridade de marca.
Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! No blog de hoje, vamos aprender juntos como fazer marketing de conteúdo e impulsionar o tráfego do seu site!

O que é marketing de conteúdo?

De maneira geral, o marketing de conteúdo é uma estratégia focada em produzir conteúdo de valor sobre o seu nicho de mercado para atrair público qualificado ao invés de investir recursos financeiros para chegar até ele. 

Nesse sentido, o objetivo é trazer potenciais clientes de forma espontânea como consequência de se oferecer a solução para um problema por meio de informação útil. Com isso, este modelo de marketing vai ajudar a trilhar um caminho para que o usuário possa percorrer toda a jornada de compra.

A ideia principal é fazer com que as pessoas respeitem a sua marca e a tenham como referência sobre o assunto. Assim, quando elas chegarem ao momento da conversão de lead para cliente, escolher o seu negócio será uma opção natural.

Ou seja, aprender como fazer marketing de conteúdo é aprender a vender primeiro a sua marca, antes de vender o seu produto ou serviço. 

Como fazer marketing de conteúdo: ofereça a melhor resposta para a dúvida dos usuários.
O marketing de conteúdo é baseado em oferecer a melhor resposta para as dúvidas dos usuários.

Por que investir no marketing de conteúdo?

Ok, entendemos que o marketing de conteúdo é uma forma de atrair mais clientes. Mas, por que investir nesta estratégia e não em outras?

Um dos grandes diferenciais do marketing de conteúdo é que ele é uma estratégia totalmente gratuita. Não é preciso pagar para se destacar nas plataformas de forma orgânica. Você conquista o seu lugar por meio do valor da sua entrega para o usuário.

Como consequência, é possível garantir uma série de impactos positivos sobre o seu negócio. Então, confira algumas das principais vantagens desta técnica: 

Aumentar o alcance da marca

Não é segredo que grande parte do tráfego on-line tem origem no Google e nas redes sociais. E, a melhor forma para ser encontrado nestas plataformas e aumentar o alcance da sua marca é justamente investir em como fazer marketing de conteúdo.

Afinal, ninguém está na Internet para buscar propagandas. As pessoas querem informação de qualidade e conteúdo que agregue valor à sua experiência. E é a partir deste princípio que elas chegam até as marcas de quem acabam consumindo.

Não à toa, empresas que adotam esta estratégia têm, em média, 1,3 mais visitas do que aquelas que não adotam. Isto acontece porque um bom marketing de conteúdo, aliado às técnicas certas de SEO, coloca o seu negócio em destaque entre tantos conteúdos disponíveis na Internet.

Dessa forma, apostar no marketing de conteúdo é garantir que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas. E, o melhor, por pessoas com qualificação para se tornarem oportunidades de negócio!

Ganhar a confiança do público

Produzir conteúdo de qualidade é fundamental para fazer com que as pessoas confiem na sua marca. Isto porque, quando você fala com propriedade sobre o seu nicho e propõe soluções realmente efetivas e transformadoras para o seu público, você demonstra que é um especialista no assunto.  

Esta também é a melhor maneira para conquistar autoridade de mercado e se posicionar como uma referência. O que impacta a visão que todos os stakeholders têm sobre o seu negócio. Desde o público, até a concorrência.

Além disso, investir em como fazer marketing de conteúdo é uma forma de ativar o gatilho da reciprocidade. No geral, este gatilho está relacionado à ideia de que se você oferece uma solução para um problema da persona, o inconsciente dela tende a buscar retribuir esta ação.

Assim, se você apresentou um conteúdo que ajudou o usuário de alguma maneira, ele tem grandes chances de retribuir a ação seguindo a call to action (CTA) indicada. 

Reduzir o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC), como o próprio nome indica, é o valor que uma empresa precisa investir para adquirir um cliente novo. Entretanto, quando se trabalha com marketing de conteúdo, este valor tem uma grande redução. 

Isto acontece porque, com esta estratégia, o foco é atrair clientes de maneira orgânica. Ou seja, totalmente gratuita. O que possibilita reduzir o investimento em tráfego pago e, ainda assim, manter um alto número de leads.

Além disso, o marketing de conteúdo também contribui para a redução do CAC pois trabalha materiais que quebram as objeções que aparecem durante a jornada de compra. Assim, por meio de blogs ou ebooks, por exemplo, é possível sanar uma dúvida que poderia estar impedindo o usuário de avançar no processo de compra.

Como fazer marketing de conteúdo em 5 passos

Agora que você já entendeu como o conteúdo pode ajudar a impulsionar o tráfego do seu site, é hora de colocar a mão na massa!

Então, papel e caneta na mão para anotar os 5 principais passos de como fazer marketing de conteúdo focado em resultados! ?

Defina as personas

Mais do que atrair pessoas, o objetivo do marketing de conteúdo é atrair as pessoas certas para o seu site. Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil e o interesse para se tornarem clientes do seu negócio.

Para isso, é fundamental definir a sua persona. A persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal de uma empresa. Assim, ela é mais específica do que o público-alvo.

Se o público-alvo de uma operadora de planos de saúde, por exemplo, são mulheres entre 40 e 55 anos. A sua persona poderia ser a Débora: uma mulher de 37 anos, advogada, mãe de 2 filhos, filha de uma idosa de 87 anos e com renda mensal de R$7 mil. Ela contrataria o plano para incluir os filhos e a mãe.

Diferença entre persona e público alvo.
A persona é um personagem semifictício mais específico que o público alvo.

Como a persona é mais detalhada, ela permite que você identifique exatamente quais dores ela pode encontrar durante a jornada de compra e trabalhe o conteúdo e a linguagem de maneira mais assertiva para impactar esta pessoa.

Busque palavras-chave estratégicas

O segundo passo para construir uma estratégia de conteúdo é identificar quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Ou seja, quais termos relacionados ao seu produto ou serviço as pessoas costumam pesquisar.

Descobrir palavras-chave estratégias é fundamental para trabalhar SEO e se destacar entre a concorrência. Isto porque, quando você descobre quais são os assuntos que a sua persona está interessada, você pode construir o conteúdo mais completo possível para responder a esta dúvida.

Além disso, os termos mais pesquisados também podem indicar o tipo de conteúdo que o usuário deseja encontrar. Se a pesquisa está relacionada à ideia de “como fazer”, por exemplo, pode indicar que a persona procura um conteúdo de passo a passo ou um tutorial.

Planeje conteúdo para cada etapa do funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia utilizada pelos profissionais de marketing para determinar qual é o estágio da persona na jornada de compra. Neste sentido, o topo do funil é maior, pois representa todas as pessoas que chegam até a sua empresa. Enquanto as outras etapas vão diminuindo até chegar àqueles que, de fato, vão se tornar clientes.

Por isso, para pensar como fazer marketing de conteúdo é preciso planejar material para cada uma das etapas do funil de forma a contribuir para que o usuário chegue até a última etapa, quando finaliza a compra.

Funil do marketing de conteúdo.
Funil do marketing de conteúdo.

Neste sentido, o topo do funil é a etapa da descoberta. Neste momento, a persona ainda não sabe que tem um problema. Ela busca apenas uma informação. Por isso, o objetivo aqui é fazer com que ela perceba que existe uma situação a ser solucionada e inicie a jornada no funil.

O meio do funil é a etapa da consideração. Aqui, a pessoa que já sabe do problema e está em busca de maneiras para resolvê-lo. Dessa forma, esta é a hora de começar a indicar como o seu produto ou serviço pode ajudar neste sentido, ainda sem promovê-lo diretamente.

Por fim, o fundo do funil é a etapa da tomada de decisão de compra. Este é o momento para falar abertamente sobre os diferenciais da sua empresa. Aqui, o propósito do conteúdo é mostrar para a persona que se ela quiser resolver o problema de maneira eficiente, você é a melhor opção para ajudá-la.

Escolha os canais de distribuição

Repita com a gente: marketing de conteúdo não é só redes sociais! 

O erro de grande parte das empresas é acreditar que as redes sociais, sozinhas, podem gerar tráfego suficiente para o site. Entretanto, vale lembrar que, embora sejam úteis, elas não fazem milagres!

Além disso, mais da metade do tráfego on-line vem do Google. E não é possível indexar conteúdos de mídias sociais neste buscador. Dessa forma, é importante definir os canais de distribuição de maneira estratégica para alcançar o seu público.

Por isso, é importante pensar fora da caixa das redes sociais e enxergar outras possibilidades. Como um site de múltiplas páginas, um blog corporativo e o e-mail marketing, por exemplo.

Concentre-se em seus clientes, não em seu produto

Por fim, vale lembrar que embora a tentação seja grande em utilizar a sua estratégia de conteúdo para falar da sua empresa ou dos seus produtos, é preciso manter o foco no cliente.

Marketing de conteúdo não é sobre o que você quer dizer. Mas, sim, sobre o que o seu público está procurando saber. 

Por isso, é importante nunca esquecer que o principal segredo para o sucesso desta estratégia é oferecer informação relevante para fazer com que o usuário se torne um cliente de forma natural.

Agora que você já sabe como fazer marketing de conteúdo, acesse o blog da Contato e confira outras técnicas de marketing digital que vão te ajudar a planejar uma estratégia 360º focada em resultados!

Paid and organic traffic: which is the best option for your business?

The cover of the blog "Paid and Organic Traffic: which is best for your company?" features a smartphone surrounded by icons reminiscent of digital marketing, such as social media logos, emojis and icons.

Provavelmente você já ouviu falar em tráfego pago e orgânico, certo? No mundo digital, estes termos se referem ao número de usuários que visitam um site. No geral, a regra é clara: quanto mais tráfego, mais conhecida é a sua marca!

Além disso, um tráfego pode significar mais autoridade e atrair mais leads para a sua empresa. Por isso, investir em estratégias que aumentem o número de visualizações das suas páginas é fundamental.

E isto pode ser feito tanto a partir de recursos pagos, como os anúncios do Facebook ou do Instagram; quanto a partir de ferramentas gratuitas, como o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO para aparecer nos resultados do Google.

Quer entender qual é a melhor opção para o seu negócio? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ajudar a dar os primeiros passos na jornada rumo ao aumento do tráfego pago e orgânico do seu site! 

Afinal, o que é tráfego na internet? 

Assim como no trânsito o tráfego se refere à movimentação de carros nas ruas; na internet, o termo está relacionado à movimentação de usuários entre páginas e websites.

Dessa forma, quando uma empresa procura aumentar o tráfego da sua página, quer dizer que ela quer que mais pessoas cheguem até esta página. Porque o aumento deste fluxo de usuários gera outros impactos importantes, como o aumento das oportunidades de negócio e o fortalecimento da imagem da empresa no ambiente virtual.

E, para alcançar este objetivo, existem dois caminhos: o tráfego pago e o tráfego orgânico

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?

A grande diferença entre o tráfego pago e orgânico é que, no pago, é preciso investir recursos financeiros para exibir a sua página para os usuários; enquanto no orgânico, você conquista este espaço por meio de um conteúdo de valor.

Outro fator determinante para estabelecer a diferença entre os dois é o tempo. 

Isto porque no tráfego pago você paga para exibir o seu conteúdo em destaque por um determinado período de tempo. Por isso, embora os resultados sejam rápidos, eles têm uma curta duração. Pois, assim que acabar a campanha, acaba também o tráfego.

Já o tráfego orgânico é uma estratégia de médio e longo prazo. Afinal, nestes casos, é preciso considerar uma série de fatores, como:

  • Criação de um conteúdo de valor;
  • Tempo de indexação do Google;
  • Construção de autoridade para a página;
  • Busca de backlinks e etc.

Entretanto, uma vez que os resultados comecem a aparecer, eles são mais consistentes e duradouros. Já que, mantendo aquele conteúdo atualizado, ele continuará disponível nos resultados de pesquisa e gerando cliques para o seu site.

What is paid traffic?

O tráfego pago é todo aquele adquirido a partir do investimento financeiro em plataformas e sites que exibem o seu conteúdo em destaque na página. Como acontece com os links indicados ao lado da palavra “Anúncio” que são exibidos antes dos resultados de pesquisa orgânicos do Google.

Geralmente, este investimento é feito de maneira “Custo por Clique (CPC)”, quando você paga um valor X para cada vez que um usuário clicar no seu anúncio; ou “Custo por Mil (CPM)”, quando você paga referente à quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, independente de o usuário ter clicado ou não.

O tráfego pago está atrelado ao investimento financeiro.
No tráfego pago é preciso investir recursos financeiros para aumentar os visitantes da sua página da internet.

Atualmente, as duas principais plataformas de tráfego pago são:

GoogleAds

O GoogleAds é a plataforma oficial de anúncios do Google. Por meio dele, é possível promover anúncios:

  • Na página principal de resultados do Google;
  • No Google Shopping;
  • Em sites parceiros do Google;
  • No Youtube.

Nesta plataforma, você escolhe palavras-chave para as quais quer que o seu anúncio apareça. Assim, o Google faz uma espécie de “leilão” entre todos os sites que também estão disputando anúncios para aquele termo para decidir quais serão exibidos.

Para isso, ele considera o valor do “lance” proposto pelo site e também a sua autoridade e relevância junto ao buscador. 

Além disso, o GoogleAds também permite que você configure em quais dispositivos e em quais locais o seu anúncio vai aparecer. Dessa forma, é possível segmentar a estratégia e trabalhar anúncios personalizados para cada tipo de público.

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma oficial de anúncios do Facebook. Por meio dela, é possível promover anúncios com textos, fotos e vídeos, tanto no Facebook quanto no Instagram para levar o usuário direto para a sua página da internet.

Se o Google Ads já oferece alguma possibilidade de segmentação, o Facebook Ads expande ainda mais estas possibilidades. Isto porque, nesta plataforma, você pode configurar os anúncios para a faixa-etária, a profissão e até mesmo os interesses do seu público alvo.

Além disso, os anúncios do Facebook Ads podem ser divididos entre posts promovidos e histórias patrocinadas

Enquanto o primeiro impulsiona um post para os seguidores da sua página, o segundo ultrapassa esses limites e exibe a publicação também para os seguidores dos seus seguidores. O que garante uma abrangência ainda maior.

Quais são as vantagens do tráfego pago?

A seguir, listamos 3 vantagens do tráfego pago que podem ser decisivas na hora de escolher a melhor estratégia de marketing digital para a sua empresa. Confira!

Resultados mais rápidos

Não há como negar que uma das principais diferenças entre o tráfego pago e orgânico — e que faz a versão paga ser interessante — é o tempo de retorno sobre o investimento.

Isto acontece principalmente porque, no tráfego pago, os anúncios vão ao ar logo que as configurações são finalizadas. Ao contrário do orgânico, que leva tempo para processar o conteúdo.

Dessa forma, podemos dizer que esta modalidade pode ser vantajosa principalmente para campanhas de curta duração. Como eventos e promoções que tenham uma data definida, como a Black Friday. 

Personalização do alcance

Outra grande vantagem do tráfego pago é a possibilidade de escolher para quem exibir o anúncio. O que economiza recursos financeiros evitando atingir um público que pode não estar interessado no seu produto.

Vamos supor que você tenha uma empresa que vende roupas femininas para mulheres adultas. Dessa forma, você pode personalizar a exibição do anúncio para mulheres entre 20 e 35 anos da sua região. 

Afinal, não seria interessante que o seu anúncio atingisse homens, mulheres mais jovens ou mesmo mulheres adultas que morem em um local em que você não realiza entregas, por exemplo.

Tráfego qualificado

A personalização do alcance resulta em um tráfego mais qualificado para o seu negócio. Isso quer dizer que o público atingido tem um maior potencial de conversão e geração de leads.

Afinal, não adianta ter muitos acessos se os seus visitantes não se interessam pelo seu negócio. Isto porque é pouco provável que estas pessoas percorram a jornada de compra para se tornarem clientes. 

Anúncios mais inteligentes tendem a gerar melhores resultados. Portanto, com um perfil de cliente bem definido e a segmentação de público, o tráfego pago pode gerar muitas conversões para o seu negócio.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é todo aquele conquistado de forma espontânea a partir dos mecanismos de busca. Como o Google ou o Bing, por exemplo.

Para garantir este tráfego, não é necessário fazer um investimento financeiro direto. Ou seja, você não precisa pagar para aparecer. Entretanto, é importante investir em uma equipe capacitada para atender aos critérios de rankeamento dos buscadores.

Diferença entre tráfego pago e orgânico: o tráfego orgânico acontece de maneira espontânea.
No tráfego orgânico as pessoas chegam até a sua página de forma espontânea. 

Isto porque os 5 primeiros resultados do Google somam juntos mais de 67% do total de cliques de uma busca. Por isso, não basta indexar uma página. É preciso garantir que ela esteja entre as primeiras posições dos resultados de uma pesquisa. 

E, para isso, a melhor alternativa é investir em:

Content marketing

Não é segredo que o principal objetivo dos buscadores é responder à intenção de pesquisa do usuário. Por isso, o segredo de como aparecer no Google é justamente este: oferecer a melhor resposta para determinado problema.

E este é o principal objetivo do marketing de conteúdo: atrair clientes por meio da criação de um conteúdo de valor que possa gerar alguma transformação ou solucionar uma dor do usuário.

Dessa forma, você faz com que potenciais clientes venham até você ao invés de investir tempo e dinheiro para chegar até eles.

SEO

SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Motores de Busca”. São técnicas 100% focadas em adequar o seu conteúdo aos fatores de rankeamento dos buscadores. Por isso, é uma estratégia essencial para conquistar as primeiras posições e garantir mais tráfego.

Veja também: Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site 

Nesse sentido, o marketing de conteúdo e o SEO são estratégias complementares para tornar seu conteúdo mais rastreável e, consequentemente, mais visualizado pelo público. O gera mais autoridade e conversões.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Confira agora 3 vantagens do tráfego orgânico para o seu site que são diferenciais em relação ao tráfego pago.

Resultados permanentes

Mais uma vez, vale ressaltar que esta é uma das principais diferenças entre o tráfego pago e orgânico. Isto porque, embora os resultados do tráfego orgânico demorem mais para aparecer, eles são mais consolidados e permanentes.

Afinal, uma vez que a sua página conquiste autoridade no buscador, basta mantê-la atualizada para continuar rankeando no Google em boas posições e atraindo tráfego durante muito tempo.

Assim, essa estratégia é ideal para estratégias atemporais ou de longa duração. Como blogs corporativos.

Autoridade de marca

No geral, a autoridade de uma marca está relacionada ao nível de confiança que ela transmite às pessoas. E não há maneira melhor de chegar até os usuários do que oferecer um conteúdo gratuito que apresente uma solução para um problema, certo?

Dessa forma, se posicionar bem nos buscadores te ajuda a não somente conquistar um bom tráfego, mas também se posicionar como autoridade de mercado. Uma empresa que entende do seu nicho a ponto de oferecer conteúdo gratuito sobre o assunto.

Além disso, quanto mais os conteúdos de uma empresa estiverem bem posicionados nos motores de busca, mais a organização estará presente nas discussões e nas pesquisas relacionadas ao seu nicho.

Relevância

Como já dizemos, a maioria das pessoas clicam no primeiro resultado que encontram no Google. Isso porque, atualmente, o líder do ranking de cada palavra-chave pesquisada virou sinônimo de relevância na opinião pública.

E, para isso, é importante oferecer o resultado mais completo e relevante para o usuário. Assim, o algoritmo dos buscadores posiciona o conteúdo em destaque tanto nas pesquisas por voz quanto por texto.

Além disso, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo e SEO, é possível atingir um público tão segmentado quanto o do tráfego pago, já que você pode explorar palavras-chave específicas para cada etapa do funil de vendas.

Qual é a melhor opção: tráfego pago ou orgânico?

Agora que sabemos as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico, fica mais fácil escolher a opção que melhor atende às demandas da sua empresa.

No geral, se você quer construir uma presença digital consolidada e garantir resultados duradouros, o tráfego orgânico é o mais indicado. Para isso, é preciso utilizar estratégias de SEO e marketing de conteúdo e entender que os resultados vêm a médio e longo prazo.

Mas, se você precisa de resultados imediatos e um grande número de oportunidades de negócio em curto espaço de tempo, o tráfego pago é a melhor alternativa. Para isso, é preciso investir em campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Face Ads.

Além disso, vale lembrar que o tráfego pago e orgânico não são alternativas excludentes. Pelo contrário, a junção das duas estratégias pode gerar resultados ainda maiores!

Quer decolar o tráfego do seu site? Então, fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar nesta jornada!

O que é o planejamento de marketing de uma empresa e como ele impacta o sucesso do seu negócio?

Planejamento de marketing de uma empresa: saiba como fazer!

Acredite: o dito popular de que “a propaganda é a alma do negócio” não poderia estar mais certo. Mas, para uma estratégia realmente eficiente neste sentido, é fundamental desenvolver o planejamento de marketing de uma empresa.

Seja o seu negócio um micro, médio ou grande empreendimento. Se deseja conquistar o primeiro ou o milésimo cliente. Sem planejamento e estratégia, você vai desperdiçar tempo e recursos sem conquistar grandes resultados.

Quer saber como montar o planejamento de marketing de uma empresa? Então, continue a leitura! Pois, este é o assunto do nosso blog de hoje! Vamos lá!

O que é o planejamento de marketing de uma empresa?

De maneira geral, o planejamento ou o plano de marketing de uma empresa, é o documento que reúne todas as informações relevantes para as estratégias de marketing de uma organização para um determinado período. 

Assim, este documento deve conter:

  • Situação atual da empresa;
  • Objetivos pretendidos;
  • Indicadores a acompanhar.

Dessa forma, este planejamento é a descrição do caminho que ela deve seguir para atrair mais clientes, gerar mais vendas, se tornar mais competitiva e ganhar mais autoridade no mercado por meio de ações de marketing.

Além disso, é possível desenvolver o planejamento de marketing de uma empresa tanto para ações de rotina, quanto para campanhas específicas. Como a Black Friday, por exemplo. Ou até mesmo para propostas mais segmentadas. Como Marketing de Conteúdo ou gestão de Inbound Marketing.

O mais importante é que, assim como qualquer outro planejamento, os resultados desta estratégia só virão se ela sair do papel. Por isso, é fundamental traçar um plano realista e alinhado à realidade da empresa. 

Porque fazer um plano de marketing?

A verdade é que as possibilidades dentro do marketing são infinitas. Por isso, quando uma empresa decide começar este investimento, é comum que se perca entre as opções. O que pode resultar em:

  • Explorar menos do que tem oportunidade;
  • Explorar em várias frentes sem uma estratégia bem definida.

Entretanto, um dos pilares de sucesso de qualquer negócio é, sem dúvidas, a organização. Nesse sentido, o planejamento de marketing de uma empresa é vital para que você possa definir os canais de investimento que podem trazer mais resultados. E também definir as melhores estratégias para cada um deles.

Além disso, o plano de marketing também pode trazer outros benefícios muito importantes para uma organização. Como:

  • Otimizar investimentos em marketing;
  • Ajudar na tomada de decisões a partir de dados e análises;
  • Gerar e acompanhar resultados de curto, médio e longo prazo;
  • Melhorar a comunicação interna e o alinhamento da equipe aos objetivos pretendidos.

Quais são os tipos de planos de marketing?

No geral, existem três principais tipos de planos de marketing que podem ser aplicados:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Essas divisões são fundamentais para facilitar o controle das etapas e garantir a organização de todo o processo. Por isso, é importante conhece-las:

Plano de Marketing Estratégico

O plano de marketing estratégico é o primeiro nível a se avaliar na construção do planejamento de uma empresa. Nesta etapa, se definem os caminhos para alcançar objetivos amplos e de longo prazo.

Imagine que você queira construir uma presença digital, por exemplo. Assim, estudando o contexto atual da sua empresa, você entendeu que o melhor caminho para isso é trabalhar uma estratégia de Inbound Marketing.

Esta conclusão deverá estar documentada no seu plano de marketing estratégico para que se possa pensar no assunto.

Plano de Marketing Tático

Feito isto, é a hora de começar a pensar na viabilidade e condições do projeto. Por isso, o objetivo do plano de marketing tático é detalhar aspectos mais técnicos das alternativas propostas no planejamento anterior.

Se optamos por trabalhar com Inbound Marketing, por exemplo, este é o momento de definir os canais que serão trabalhados e o orçamento disponível. Além da necessidade de contratar uma agência especializada e os objetivos esperados a curto prazo.

Plano de Marketing Operacional

Por último, traçamos o plano de marketing operacional. Que é a definição prática de ações a serem realizadas no dia a dia para alcançar a meta proposta.

Nesta etapa, é importante definir exatamente:

  • quais serão as atividades;
  • o processo de realização das tarefas;
  • quem são responsáveis por executar e acompanhar as demandas;
  • o cronograma de trabalho.

? Atenção! A principal característica do planejamento de marketing de uma empresa é a interdependência das etapas. Dessa forma, apesar da divisão em níveis, não se deve pensá-las de forma separada.

Quer saber como adaptar esta estratégia para a realidade da sua empresa? Fale com um especialista da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar a desenvolver um plano de marketing focado no sucesso.

5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site

Técnicas de SEO: aumente o tráfego do seu site em 5 passos

O Google é responsável por mais de 50% de todo o tráfego da internet. Por isso, estar na primeira página de resultados deste buscador é fundamental para garantir tráfego orgânico para o seu site. E, para conquistar este espaço, é preciso investir ao máximo em técnicas de SEO.

O termo é a sigla para “Search Engine Optimization”. Ou seja, otimização para motores de busca. Assim, podemos entender o SEO como um conjunto de estratégias de otimização de conteúdo para melhorar o posicionamento de um site ou página nos buscadores.

Se considerarmos que o primeiro resultado de pesquisa tem uma taxa de cliques orgânicos média de 32%, fica claro o quanto conquistar este espaço pode impactar diretamente no fluxo de visitantes do seu site.

Além disso, esta também é uma oportunidade para garantir mais visibilidade e autoridade para a marca. O que pode se converter em geração de leads e oportunidades de negócio.

Ficou interessado em começar a trabalhar técnicas de SEO no site da sua empresa? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ajudar a dar os primeiros passos em direção a uma estratégia de sucesso.

5 passos para aumentar seu tráfego com técnicas de SEO

Existem várias técnicas de SEO que podem contribuir para a estratégia de marketing digital e ajudar a aumentar o tráfego de uma página on-line. Por isso, entendemos que pode ser difícil saber por onde começar a aplicar esta estratégia.

Mas, para te ajudar nesta tarefa, separamos as principais otimizações que vão te ajudar a começar a melhorar os seus resultados com o algoritmo do Google. Confira!

Selecione palavras-chave estratégicas

Uma boa pesquisa de palavras-chave é uma das principais técnicas de SEO e o primeiro passo na jornada em busca das primeiras posições do Google e do aumento do tráfego de um site.

Isto porque elas vão indicar quais termos referentes ao seu nicho os usuários costumam pesquisar mais. Assim, você poderá otimizar o seu conteúdo para atender esta intenção de busca.

Neste cenário, é importante ressaltar que existem dois tipos de palavras-chave: 

  • Palavras-chave de cauda curta ou short tails;
  • Palavras-chave de cauda longa ou long tail.

As short tails são termos mais genéricos e representam buscas que ainda estão no topo do funil de vendas. É o que acontece com o termo “marketing digital”, por exemplo. 

Esta palavra-chave recebe mais de 300 mil buscas todos os meses no Google. Mas, uma pessoa que pesquisa apenas por “marketing digital” pode estar procurando por diversas coisas: cursos, livros, agências, dicas etc.

Volume de buscas para o termo marketing digital: 301.000
Quanto maior o volume de buscas para uma palavra-chave, maior também é a concorrência para ela.

Já as long tails, são termos mais específicos e com um volume de busca menor. Geralmente, relacionadas ao meio e ao fundo de funil. Por isso, embora sejam menos pesquisadas, representam uma oportunidade de ser encontrado por alguém que já sabe o que precisa.

O termo “agência de Marketing Digital em Belo Horizonte”, por exemplo, recebe apenas 40 buscas mensais. Entretanto, é uma pesquisa focada e uma oportunidade clara de fechar um negócio com alguém que já está interessado no serviço

Volume de busca para o termo agência de marketing digital em BH: 40
Geralmente, quanto menor o volume de buscas, mais específica é a oportunidade de negócio.

Cada uma dessas palavras-chave representa um momento diferente da jornada de compra do usuário. Por isso, é preciso distribuir o conteúdo entre long e short tails que sejam estratégicas para o seu negócio. 

Aposte no marketing de conteúdo

De maneira geral, o marketing de conteúdo se baseia na ideia de produzir conteúdo relevante para o usuário e fazer com que ele venha até você ao invés de investir recursos para chegar até ele.

Esta é uma estratégia fundamental para atrair mais tráfego orgânico, porque grande parte das pesquisas feitas no Google são informacionais. Ou seja, pessoas que querem encontrar alguma informação que as ajude a resolver um problema.

E a melhor maneira para oferecer esta solução é justamente essa: apostar no marketing de conteúdo! Mais especificamente nos blogs corporativos otimizados com técnicas de SEO.

Portanto, na hora de escrever um texto para seu blog, selecione uma palavra-chave estratégica e trabalhe um conteúdo original e que realmente responda à intenção de busca do usuário e às dores da persona

Além disso, vale também explorar as técnicas de SEO para redação. Como:

  • Utilizar a palavra-chave no título;
  • Escrever frases curtas;
  • Dividir o conteúdo em tópicos;
  • Negritar termos importantes;
  • Utilizar listas, gráficos ou tabelas para facilitar a leitura.

Os algoritmos dos motores de buscas extraem tudo que há de relevante em um texto na hora de selecionar os conteúdos que vão ocupar as primeiras posições. Dessa forma, é fundamental oferecer a melhor resposta possível para a dúvida do usuário.

Tenha URLs amigáveis

Quando você quer que alguém vá até a sua casa é importante oferecer o melhor ambiente possível para a pessoa, certo? O mesmo acontece na internet. O visual, o texto e até mesmo a URL de um site precisam ser amigáveis para que as pessoas se sintam atraídas a visitá-lo.

No caso das URLs, elas devem explicar de maneira clara o conteúdo disponível na página. Supomos que aqui, no blog da Agência Contato, fosse escrito um texto sobre estratégias de marketing que empresas podem aplicar durante o natal. 

Uma URL não amigável seria aquelas geradas automaticamente pelo site. Como, por exemplo, www.agenciacontato.com.br/blog/arquivo.ewq?id=1&ref=497. Nestes casos, as URLs causam a sensação de spam e afastam o público do seu texto.

Já uma URL amigável seria objetiva ao indicar o caminho da página dentro do site e o objetivo do conteúdo. Como, no nosso caso hipotético, www.agenciacontato.com.br/blog/marketing-e-vendas/marketing-no-natal.

Técnicas de SEO: URL amigável
Uma URL amigável deixa a sua página mais agradável e confiável aos olhos dos usuários.

Percebeu a diferença? Escolher uma URL estratégica para o seu conteúdo é mais uma das técnicas de SEO que são fáceis de colocar em prática e que podem gerar ótimos resultados.

Garanta uma boa velocidade de carregamento

Outro fator importante para rankear uma página entre as primeiras posições do Google é a velocidade do seu carregamento. Isto porque a maioria dos usuários não têm paciência para esperar por muito tempo.

Uma pesquisa apontou que 3 entre 4 usuários dão feedbacks negativos para páginas que demoram mais de 4 segundos para carregar completamente. Por isso, é essencial incluir a velocidade entre as prioridades da sua estratégia.

Para testar a velocidade de carregamento do seu site, o Google oferece uma plataforma chamada PageSpeed Insights. Lá, é possível analisar um relatório detalhado sobre velocidade e desempenho para que você possa encontrar oportunidades de melhoria.

Otimize seu site para dispositivos móveis

Hoje em dia, a maioria das pessoas acessam a internet diretamente pelo celular. O que significa que grande parte do tráfego on-line vem de dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o seu site seja otimizado para versão mobile.

Inclusive, há alguns anos, o Google atualizou seu algoritmo para priorizar sites que são otimizados para dispositivos móveis. Dessa forma, se o seu objetivo é aparecer no topo dos motores de busca, este é um critério essencial.

Nesse caso, é preciso investir em uma alteração no código do site para criar um layout responsivo. Ou seja, que adapte os elementos visuais e textuais do site a qualquer formato de tela sem prejudicar a experiência do usuário.

? Dica: Para isso, é importante contar com o suporte de uma equipe especializada em criação de sites

Bônus: como fazer SEO On Page nas páginas do seu site?

Apesar dos blogs serem uma das principais fontes de tráfego, as outras páginas do seu site também podem — e devem — ser otimizadas com técnicas de SEO para conquistarem uma boa colocação nos buscadores.

Nesse contexto, o SEO On Page são todas as estratégias de melhoria feitas dentro do site. Como uso de palavras-chave, títulos, tags, otimização de imagens e muito mais.

A seguir separamos algumas das principais otimizações que você deve ficar atento para realizar em todas as suas páginas. Seja de blog ou e-commerce. Confira!

Escolha uma palavra-chave única para cada página

Um dos maiores erros que podem diminuir o tráfego de um site é a canabalização de palavras-chave. Ou seja, quando mais de uma página possui como foco o mesmo termo de pesquisa.

Técnicas de SEO: cuidado com a canibalização de palavras-chave
A canabilização de palavras-chave pode atrapalhar o seu rankeamento nos mecanismos de busca da Internet.

Dessa forma, a empresa concorre consigo mesma nos motores de busca. E, convenhamos: com tantas empresas competindo no mercado, disputar um mesmo espaço com você mesmo é, sem dúvidas, uma péssima ideia!

Por isso, escolha uma palavra-chave única para cada página do seu site. Assim, será mais fácil conseguir se posicionar para diferentes pesquisas do Google e obter resultados mais relevantes e numerosos.

Utilize heading tags

Um livro dividido em capítulos e sessões é muito mais fácil de ler do que aqueles que possuem toneladas de textos sem nenhuma divisão, certo? A mesma coisa acontece com os textos da internet.

Por isso existem as heading tags. Elas servem para hierarquizar o conteúdo, organizar as informações e facilitar a sua leitura. Em outras palavras, as heading tags são os subtítulos e os tópicos. E, no texto SEO, elas são representadas pelas siglas H1, H2, H3

Nesse sentido, é importante que exista um único H1 por página. Que deve ser o título do artigo. Por exemplo, no início deste texto, seguimos esta organização:

  • H1: Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site;
  • H2: 5 Passos para aumentar seu tráfego com técnicas de SEO;
  • H3: Selecione palavras-chave estratégicas.

Nesta estrutura, o H2 inicia um novo tópico na discussão e os H3 são os itens que se relacionam a este tópico. 

Dessa forma, utilizando este recurso e inserindo a palavra-chave no H1 e em alguns H2, o material fica mais escaneável tanto para o algoritmo dos motores de busca quanto para os usuários. 

Use texto alternativo para imagens

Vivemos em uma época multimídia. Portanto, a utilização de imagens e outros recursos visuais no corpo do texto não é mais apenas uma opção para deixar a leitura mais fluída e agradável. É uma das principais estratégias para melhorar o rankeamento.

Entretanto, não basta apenas inserir a imagem na página. É preciso otimizá-la com técnicas de SEO. E isso começa desde a nomeação do arquivo da imagem. 

? Não salve mais as suas imagens com o nome “imagem 01”. Nomeie o arquivo com termos relacionados à palavra-chave do seu texto separando-os com “-” ou “_” e sem utilizar sinais gráficos, como acentos e cedilha.

Além disso, inclua também um texto alternativo para a imagem dentro do conteúdo. Ele é uma descrição da imagem que pode ser utilizada caso ela não carregue completamente. Ou em casos de dispositivos adaptados com acessibilidade para deficiente visuais.

Tudo isto é fundamental para indexar a imagem ao Google Imagens para pesquisas feitas nessa subdivisão da plataforma. O que é mais uma possibilidade para captar tráfego para o seu site.

Por fim, lembre-se de utilizar imagens leves e arquivos com tamanhos reduzidos. Isso vai colaborar para a velocidade de carregamento da sua página.

Faça títulos SEO e meta descriptions atrativas

Por fim, a forma como a sua página aparece nos resultados do Google precisa chamar a atenção para que o usuário tenha interesse em acessar o site. E, para isso, é necessário trabalhar um título SEO e uma meta description que mostrem o valor do conteúdo.

De maneira geral, o título SEO é aquele que aparece diretamente no Google. Assim, ele não precisa ser necessariamente igual ao título original da sua postagem. Principalmente porque existe um limite de caracteres.

O mais importante é que ele esteja alinhado ao conteúdo interno da página e que seja rápido e atrativo. Além disso, é importante conter a palavra-chave e que ela esteja sempre mais à esquerda, para ser a primeira coisa que o usuário leia.

Vamos a um exemplo? 

  • Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site” é o título do texto que você está lendo. Ele é mais completo e explica com detalhes o que você vai encontrar durante o texto.
  • Técnicas de SEO: aumente o tráfego do seu site em 5 passos” é o título SEO desta postagem. A palavra-chave está mais à esquerda e as informações são mais concisas e chamativas.

Já a meta description é uma pequena descrição que vem logo abaixo do título SEO. Ela serve para apresentar um breve resumo do que o conteúdo apresenta e convencer o usuário a clicar naquele link.

SEO title e meta description
O SEO title e a meta description são a primeira impressão que o usuário tem do seu site. Portanto, precisam ser chamativos.

Dessa forma, para melhores resultados, escreva este texto utilizando as famosas técnicas de gatilhos mentais da publicidade. Isso porque essas estratégias vão atrair o público-alvo com mais facilidade e eficiência. 

Cuidado com o Black Hat!

Utilizar as técnicas de SEO do jeito certo vai ajudar os seu textos a terem mais visualizações e mais engajamento. Entretanto, você deve tomar cuidado para não aplicar essas estratégias de forma errada e cometer o que conhecemos com black hat SEO.

O black hat é uma forma questionável de otimização. Isto porque, ela é uma maneira de tentar enganar os algoritmos do Google para conquistar as primeiras posições. Neste caso, o foco não está em entregar um conteúdo de valor, mas apenas em rankear. 

O black hat acontece principalmente da utilização em excesso das palavras-chaves, do uso de spam em comentários e do cloacking SEO. Que serve para exibir para as pessoas um conteúdo diferente daquele que é apresentado para os buscadores.

Entretanto, além de não ser uma conduta ética, esta atitude prejudica a experiência do usuário e até mesmo o seu próprio site. E isso acontece porque os usuários vão chegar até o seu conteúdo, perceber que ele não é o que parece e voltar à página de resultados do buscador.

Esta atitude, somada às atualizações constantes do Google, indica aos algoritmos que existe algo errado naquela publicação. Assim, eles poderão identificar a tentativa de fraude e aplicar punições que podem levar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.

Agora que você já leu esse texto e sabe como dar os primeiros passos para aplicar técnicas de SEO e potencializar o tráfego do seu site, acesse o blog da Contato e confira outras dicas para decolar a sua estratégia de marketing digital! ?