Guia completo sobre Inbound Marketing

Você provavelmente já ouviu falar sobre Inbound Marketing, mas talvez você não saiba mais a fundo qual é a definição exata do termo. Certo? 

Para simplificar, o Inbound Marketing é uma forma de ganhar a confiança de possíveis clientes, fornecendo-lhes informações úteis e bons conteúdos de maneira gratuita. Ele é muito vantajoso porque cria conexão e confiança com o consumidor, que pode tornar-se um lead qualificado no futuro.  

O Inbound Marketing ajuda as pessoas tocando em seus pontos fracos. Desse modo, ao auxiliar as pessoas de maneira gratuita e oferecendo-lhes conteúdo completo e atrativo, essa ferramenta faz com que você atraia clientes em potencial qualificados que confiam na sua empresa.  

Se você é dono de uma empresa, um funcionário curioso ou apenas um entusiasta do mundo do Marketing Digital, você precisa conhecer o Inbound Marketing – e é isso que vamos fazer por você hoje. 

Continue lendo o texto e descubra como converter e encantar clientes de maneira natural! 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma metodologia que utiliza vários elementos de marketing, como marketing de conteúdo, SEO e marketing focado em mídias sociais, a fim de atrair novos leads e ajudá-los na transição em cada estágio de sua jornada de compra. 

Desse modo, o Inbound Marketing envolve a produção e o compartilhamento de conteúdo de qualidade, gratuitamente, para atrair futuros clientes para o seu negócio quando eles pesquisarem sobre o assunto nos mecanismos de busca da Internet. 

Assim, você continua você vende seus produtos e serviços e ainda ganha a confiança de um cliente potencial.  

Quando chega a hora de fazer uma compra, eles já têm um relacionamento com você, portanto é mais provável que escolham sua empresa. 

O Inbound Marketing atrai visitantes na hora certa, fornecendo conteúdo voltado para a solução de problemas que eles enfrentam naquele momento específico.  

Com o tempo, ao usar o método de Inbound Marketing, sua empresa terá fornecido conteúdo para toda a jornada de compra do usuário e conquistará confiança suficiente do usuário, que realizará a compra com você.  

Para que serve o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma solução dinâmica e eficiente que é centrada no comprador e suas necessidades e desejos durante a jornada de compra.  
 
Essa metodologia identifica os pontos-chave dos problemas do público-alvo e visa fornecer uma solução por meio de um conteúdo atrativo.  

Por meio de algumas etapas, o conteúdo personalizado é apresentado ao público-alvo, a fim de atrair, converter, nutrir e encantá-lo ao longo de seu ciclo de compra. 

Ou seja, o Inbound Marketing tem a poderosa capacidade de colocar os clientes no comando, conectando você com pessoas que estão genuinamente interessadas no que você tem a dizer. 

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Em primeiro lugar, é preciso definir Outbound Marketing. Em tradução livre, refere-se a um método de Marketing Externo, que, de certo modo, interrompe a jornada do usuário.  

Mas como ele é feito? O Outbound Marketing se refere a práticas de e-mail marketing, ligações de vendas e propagandas televisivas.  

O marketing tradicional é “centrado no vendedor” — o vendedor vende as características de seus produtos ou serviços.   

Por outro lado, o Inbound Marketing se concentra em fornecer ao usuário respostas às suas dúvidas quando necessário.  

Por exemplo, quando um usuário pesquisa “como ganhar mais curtidas nas redes sociais”, uma agência de marketing local com experiência em redes sociais pode ter um artigo bem classificado nos mecanismos de busca abordando essa questão.  

O elemento crucial aqui é que esse artigo inicial é útil e responde completamente à consulta do usuário.  

No entanto, a metodologia do Inbound Marketing vai muito além disso e não para apenas quando você conquista o consumidor. Trata-se de continuar a interagir com o seu público em potencial por meio de conteúdos engajantes e relevantes, oferecendo uma experiência positiva para os clientes.  

Em outras palavras, o Inbound Marketing trata da construção de relacionamentos com seus clientes potenciais e clientes. 

Por que o Inbound Marketing está se tornando cada vez mais importante?

O Inbound Marketing é atrativo para os clientes porque não faz as pessoas sentirem que elas estão, de fato, comprando algo. OK. Agora você deve estar se perguntando como isso é possível.  

De certo modo, o Inbound Marketing fornece um conteúdo educacional, divertido e bem-vindo aos consumidores. Assim, quando executado corretamente, pode proporcionar retornos melhores do que os proporcionados pela publicidade tradicional.  

Em outras palavras, quando os consumidores encontram a sua empresa por meio do Inbound Marketing, isso tem uma influência ainda mais forte em suas futuras decisões e em seu sentimento em relação ao seu negócio em geral.  

A melhor parte disso tudo é que o Inbound Marketing fornece leads totalmente orgânicos. Portanto, só depende do seu esforço em produzir conteúdo realmente atrativo e não do orçamento.  

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

  • O Inbound Marketing é rentável, uma vez que nutrir um site é relativamente barato. 
  • Os clientes que respondem positivamente a essas estratégias estão procurando exatamente pelo serviço/produto que você está vendendo, o que significa que eles estão mais perto de se tornarem leads qualificados do que aqueles que foram expostos a esse produto por meio do Outbound Marketing.  
  • Inbound Marketing permite a construção de um relacionamento a longo prazo com os clientes, visto que ele se baseia na entrega contínua de informações. Isso faz com que as empresas construam confiança com o público-alvo até que ele esteja pronto para dar o importante salto e comprar o serviço/produto. 
  • Inbound Marketing ajuda as empresas a aumentarem o seu reconhecimento de marca. Além disso, você também alcançará públicos completamente novos no processo, à medida que seu posicionamento em SEO aumenta continuamente. Isso representará uma grande vantagem sobre os concorrentes. 

Por que sua empresa deve investir em Inbound Marketing?

No mundo digital e conectado em que vivemos hoje, as táticas de marketing tradicionais, como propaganda na TV e telemarketing, provaram ser ineficazes, uma vez que há uma grande mudança no comportamento do comprador. Por exemplo: 

  • 86% das pessoas pulam os comerciais de televisão nos Estados Unidos. 
  • 84% das pessoas de 25 a 34 anos clicam fora de um site por causa de um anúncio irrelevante ou intrusivo. 

Desse modo, como consumidores, estamos gastando mais tempo online, pesquisando os produtos e serviços que estamos interessados em comprar, bem como os fornecedores de quem pretendemos comprá-los.  

Pense em quantas avaliações e postagens em blog você leu antes de comprar seu último celular, tablet, notebook ou carro.  

Isso mostra que empresas com conteúdo online marcante e educacional atrairão mais negócios qualificados.  

Além disso, visto que você está produzindo conteúdo relevante para o seu público-alvo, isso ajudará a direcionar o tráfego para o seu site, estabelecendo sua empresa como uma autoridade aos olhos dos consumidores, bem como aos mecanismos de pesquisa.  

Leia também: Agência Contato firma parceria com RD Station  

Como funciona o Inbound Marketing?

Inbound Marketing não é tão novo assim, mas isso não significa que a sua empresa ou o seu time de Marketing devam conhecê-lo completamente.  

Dessa forma, para ajudá-los a entender completamente como funciona o Inbound Marketing, listamos alguns tópicos resumidos: 

Atrair

Por meio de conteúdos relevantes e interessantes, o Inbound Marketing visa atrair clientes em potencial.  

Converter

O principal objetivo de conseguir visitantes é convertê-los em leads qualificados, transformando esses visitantes em potenciais compradores no futuro.  

Vender

Depois de nutrir os leads qualificados, é hora de conferir quais são as pessoas que realmente têm potencial para se tornarem compradores certos.  

Encantar

A sua relação com o seu cliente não termina no momento da compra. Pelo contrário, você deve continuar produzindo conteúdo relevante para que ele volte a comprar com você e se sinta mais próximo e confiante em relação à sua marca.  

Problemas que o Inbound Marketing pode resolver

Quando se trata de implementar uma estratégia de longo prazo, o Inbound Marketing é uma metodologia que te ajudará a aumentar o reconhecimento da marca, a preferência do público e consequentemente a receita da sua empresa.  

Desse modo, essa técnica resolve alguns problemas (muito) úteis para qualquer negócio. São eles:  

Aumentar o reconhecimento da sua marca

Até 93% dos ciclos de compra começam com uma pesquisa online. Se sua empresa aparecer no topo dos resultados de pesquisa ou estiver ativa na rede social de um pesquisador, você pode aumentar organicamente o reconhecimento de sua marca, como também sua autoridade.  

Para fazer isso, você deve se certificar de que possui o conteúdo e as mensagens corretos para serem exibidos nesses canais de entrada importantes. 

Melhorar a preferência de marca

Ao educar, entreter e interagir com clientes em potencial antes que eles pensem em fazer uma compra, você cria confiança e aumenta a probabilidade de eles escolherem você quando estiverem prontos para comprar.  

Gerar mais leads

O Inbound Marketing é um investimento de longo prazo e que se desenvolve ao longo do tempo. Seus resultados se multiplicarão à medida que você se tornar mais adepto da criação assertiva e da curadoria de conteúdo. 

Assim, você atrai leads orgânicos.  

Como criar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente?

Ok, agora você já sabe o que é Inbound Marketing, seus benefícios e como ele pode impactar positivamente os resultados da sua empresa a longo prazo.  

Mas como criar uma estratégia de Inbound que seja realmente eficiente? É isso que nós vamos te explicar agora! 

Entenda seu público e a jornada do cliente

Em primeiro lugar, você deve entender quem é o seu público, quais são os seus interesses e vontades.  

Quando você compreende plenamente quais são as atividades preferidas da sua persona e como ela realiza suas compras, você consegue traçar uma estratégia eficiente de Inbound Marketing, que certamente terá resultados positivos no futuro.  

Crie um conteúdo útil que responda a um problema específico

Para que os consumidores se sintam atraídos para o conteúdo que você está oferecendo, é preciso que você responda a uma pergunta.  

Por exemplo, quando alguém está pesquisando sobre Marketing Digital na internet, ele pode se deparar com o seu conteúdo sobre o tema, que explica, passo a passo, tudo o que o usuário precisa saber para se tornar um bom profissional.  

Desse modo, uma vez que você está respondendo a uma pergunta do seu público-alvo, você está resolvendo a sua dor e garantindo que ele se interesse plenamente pelo seu conteúdo.  

Desenvolva um plano de conteúdo

Organização é parte fundamental de qualquer estratégia de Inbound Marketing.  

Nesse sentido, para que o seu plano de ação funcione corretamente, você precisa desenvolver um planejamento com todas as etapas necessárias para culminar na venda do produto e no encantamento do cliente.  

CRM é a chave

Ter uma boa relação com o seu cliente ideal fará com que ele confie na sua empresa e considere-a no momento de realizar suas compras.  

Por isso, foque em um CRM assertivo e que possa ter bons resultados no futuro.  

Lembre-se de que o Inbound Marketing não substitui o SEO

É fato: o Inbound Marketing é uma técnica que atrai visitantes orgânicos para os sites. 

No entanto, é preciso implementar serviços de SEO na sua empresa para que você garanta resultados ainda melhores.  

Uma vez que as suas páginas estão indexadas nos mecanismos de busca, você tem mais chances de ser encontrado pelos seus compradores ideais. Por isso, o SEO é fundamental

Conclusão

Inbound Marketing é uma metodologia que destaca a importância da criação de conteúdo para atrair clientes e movê-los através do funil de vendas.  

Basicamente, envolve a construção de relacionamentos com o cliente por meio de publicações relevantes nas redes sociais e em sites, como também campanhas de e-mail ou anúncios gerais.  

Desse modo, evidencia-se que o conteúdo do Inbound, como guias de instrução, infográficos, estudos de caso ou e-books, tem uma vida útil mais longa do que o conteúdo de saída (Outbound).  

O Inbound Marketing é o futuro do Marketing Digital.  

Trata-se de um investimento valioso que pode ajudar sua empresa a atrair clientes, construir confiança e fomentar a lealdade a longo prazo.  

Bônus: implemente o Inbound Marketing no seu negócio

Quanto mais cedo você implementar essa estratégia dentro da sua empresa, melhores serão os seus resultados a longo prazo. Por isso, comece agora

Se você quiser saber mais sobre o tema e como o Inbound Marketing pode melhorar a atração de leads para o seu produto e/ou serviço, nós adoraríamos conversar com você

Estratégias de Marketing com o filme Cruella: o que podemos aprender com o filme da Disney?

Estratégias de Marketing com o filme Cruella

Quem soltou os cachorros? Com o filme da Disney, que despertou atenção dos fãs e do mundo, o lado corporativo não ficou de fora e ficou atento em todo o planejamento da produção em si. Tendo isso em vista, é possivel tirar estratégias de marketing com Cruella de forma prática para que você possa implementar na sua organização.  

O filme, que retrata a adolescência e a ascensão da vilã do clássico da década de 90 “101 Dálmatas”, tem sido muito compartilhado nas redes sociais, além de servir como um plano de Marketing da Disney+, recém-chegada no Brasil.  

Além de ser um filme dedicado a toda família, proporcionando diversão para aqueles que o assistem, as estratégias de marketing com  Cruella pode nos ensinar inúmeras lições sobre presença digital – e é isso que vamos discutir no texto de hoje. 

Pega seu cachorrinho (é sério, certifique-se de que ele esteja bem seguro com você), uma xícara de café e vem comigo desbravar o mundo dos dálmatas! 

Estratégias de Marketing com Cruella: entenda a história do filme

Dar aos antagonistas famosos do cinema uma história que justifica suas ações posteriores tem sido uma tendência em Hollywood. Nesse sentido, a Disney, que já percorreu esse caminho com outros filmes anteriormente, lançou, há alguns dias, o filme Cruella

????????????

Emma Stone estrela como Estella, uma aspirante a estilista da Londres punk dos anos 1970, cujos sonhos parecem nunca se tornar realidade. Quando ela finalmente consegue um cargo com a poderosa Baronesa, o talento de Estella se torna aparente, assim como sua propensão para o caos e a crueldade. Eventualmente, ela sucumbe totalmente a esse lado negativo de sua personalidade e se torna Cruella de Vil, que conhecemos na obra 101 Dálmatas, de 1996. 

O que podemos aprender com o filme?

É fato: podemos tirar aprendizados de todos os filmes que assistimos. Claro, de alguns mais e de outros menos, mas sempre conseguimos captar uma mensagem especial e transformadora vindo de qualquer obra cinematográfica.  

No caso de Cruella, como profissionais de Marketing sempre atentos às tendências do mercado, pudemos tirar algumas lições de comunicação digital e estratégias de lançamento que são abordados ao longo do filme.  

Continue lendo e descubra quais são as principais lições que podemos aprender com o filme Cruella

Networking

A primeira coisa que Cruella faz no filme é buscar um contato com uma amiga influente. Desse modo, a protagonista do filme vai atrás de uma profissional que trabalha em um jornal para que ela anuncie a chegada de Cruella.  

O que podemos aprender: ter um bom networking é fundamental para construir relações estratégicas dentro do mundo do Marketing Digital, ajudando marcas a se posicionarem beneficamente e conseguirem atingir seus clientes em potencial.  

Gatilho mental de antecipação  

Ao ir atrás de uma colega que trabalha em um jornal, Cruella criou um gatilho de antecipação que deu super certo, uma vez que as pessoas ficaram curiosas para saber quem estava por trás de todo aquele suspense anunciado na mídia.  

O que podemos aprender: desenvolver uma boa estratégia de lançamento é parte fundamental do sucesso do seu produto/serviço.  

Reconhecimento de marca

Uma vez que a estratégia de lançamento estava definida, com Cruella anunciando o seu lançamento na mídia, ela fez com que as pessoas lembrassem seu nome. Para isso, ela estampou seu nome e sua logo em vários cantos da cidade, fazendo com que as pessoas reconhecessem sua marca, ainda que de modo inconsciente.  

O que podemos aprender: trabalhar o reconhecimento de marca, de uma maneira estratégica, contribuirá para que suas vendas aumentem, visto que as pessoas vão se mostrar mais interessadas por uma marca que já conhecem e em que confiam.  

Fidelização de público

Ao longo do filme, Cruella conquista vários fãs e consegue montar uma comunidade fidelizada de pessoas que acreditam nas suas ideias e que compram seus produtos. 

O que podemos aprender: construir uma comunidade é fundamental para que os serviços e/ou produtos de uma empresa tenham um retorno esperado.  

O óbvio também precisa ser dito

Cruella trabalha com ações óbvias, mas que dão muito certo para a construção da sua personagem.  

O que podemos aprender: para você construir estratégias de Marketing eficientes, você também precisa realizar ações óbvias. Por exemplo, criar um perfil no Instagram e divulgar sua marca são ações óbvias, mas que certamente trazem resultado para o seu negócio.  

Posicionamento consistente

Durante todo o filme, Cruella mantém um posicionamento consistente e fiel com os seus valores. Isso faz com que ela conquiste uma comunidade e faça com que o seu reconhecimento de marca seja alto, uma vez que as pessoas sempre sabem o que ela está falando e qual mensagem ela quer passar. 

O que podemos aprender: se você reparar na marca Nike, perceberá que ela tem um posicionamento definido e aplicado em todas as campanhas. Ter uma marca reconhecida pelo seu posicionamento consistente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa atualmente.  

Reflexão: polêmica vende?

A controvérsia chama muito a atenção, já que pode ser mais fácil conseguir cobertura da mídia com um tópico provocativo, mas comercializar e vender um produto altamente debatido é outra questão totalmente distinta. 

No filme, Cruella trabalha com um produto polêmico, e não há dúvidas de que as pessoas são chamadas a se interessar pela protagonista porque o tabu é atrativo.  

Nesse caso, pode-se dizer que polêmica vende. No entanto, é preciso trabalhar com cautela ao comercializar esse tipo de produto para que o seu negócio atinja as pessoas certas e não fique malvisto pelo público. 

Por fim, esperamos que o texto de hoje tenha feito com que você sinta interesse em assistir ao filme e que você tenha entendido as principais lições de marketing que a obra ensina para profissionais da área.  

Saiba tudo sobre Buzz Marketing

O Buzz Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que tem como propósito captar a atenção do público-alvo de uma marca e fazer com que ele fale voluntariamente sobre determinado produto ou campanha. Ou seja, para colocar as ações na “boca do povo” e não sair da mente dos clientes, são utilizados gatilhos mentais e emocionais para conquistar resultados a curto e longo prazo.  

Calma! Temos um exemplo clássico para te explicar sobre essa estratégia! Sabe quando, de repente, toda sua equipe de trabalho ou amigos começa a falar sobre o mesmo assunto? Essa é a reação que o Buzz Marketing produz.  

Com a ampliação do ambiente online e os novos recursos, as marcas têm investido em campanhas que gerem interação e muito engajamento por meio de comentários, visualizações e compartilhamentos.  

Assim, os negócios conquistam popularidade de forma planejada. Quanto mais uma ação for o assunto nas redes sociais (e fora delas), melhor!  

Se interessou pelo assunto e quer aplicar na sua empresa? Neste blog, iremos explicar como funciona o Buzz Marketing, quais as vantagens e como colocar em prática!  

Vem! Vamos começar agora. 

O que é Buzz Marketing?

Para começar, precisamos compartilhar uma curiosidade com você!  

O nome não é à toa: “buzz” remete e significa burburinho, comentários, animação em torno de um assunto.  

Então, o Buzz Marketing é uma estratégia com foco em produzir assuntos sobre marcas ou produtos. A ideia é a seguinte: os consumidores, seguidores e leads devem conversar sobre algo que a empresa fez recentemente. 

Com isso, o nome do negócio é colocado em destaque, e o efeito é instantâneo com mais pessoas se interessando e se engajando com a ação, por exemplo.  

Por isso, uma das táticas e essências do Buzz Marketing é o planejamento! Todo trabalho é arquitetado para alcançar a projeção, reação e impacto sobre o público-alvo.  

Claro, um viés negativo ou um desenrolar prejudicial pode acontecer. Mas, é uma abordagem muito estratégica para ações de Marketing. 

O segundo princípio do Buzz Marketing é a criatividade! Um assunto só é repercutido se é interessante. E identificar isso parte de um conhecimento profundo sobre a persona da sua empresa.  

Por isso, vamos conversar agora sobre como traçar uma estratégia criativa e impactante. 

Qual é o foco do Buzz Marketing?

Vamos direto ao assunto, afinal você deve estar ansioso(a) para saber quem exatamente o Buzz Marketing quer captar.  

O objetivo é atrair dois tipos específicos de consumidores: 

  1. Pioneiros 
  1. Early adopters 

Basicamente se trata de dois grupos de consumidores e públicos abertos e dispostos a experimentar novidades do mercado!  

Ou seja, acontece uma reação em cadeia: uma empresa faz um barulho, capta a atenção dos pioneiros e early adopters, e eles se tornam os primeiros clientes do produto lançado, por exemplo. 

Portanto, o segundo desafio é conquistar e fidelizar esses clientes. Se o objetivo for alcançado, a empresa garante uma escalada rumo aos sucessos já que o assunto irá repercutir por meio deles e novas pessoas ficarão interessadas. 

Conheça os principais Gatilhos do Buzz Marketing

Como conversamos, uma das táticas do Buzz Marketing é implementar os gatilhos mentais na produção de conteúdo e nas campanhas de produtos ou serviços.  

Por trás de cada ação que vira assunto, existe uma análise completa de comportamentos e efeitos. 

publicitário Mark Hughes foi um dos profissionais que revelou a maneira como o Buzz Marketing é feito. Segundo ele, há seis gatilhos ou “botões” fundamentais nessa estratégia. 

A seguir, vamos conhecer quais são e entender por que eles são os pilares para o sucesso de qualquer burburinho digital!   

O Tabu

O botão do tabu é ativado quando uma campanha aciona um assunto proibido! Ou melhor, assuntos polêmicos e controversos que motivam as pessoas a se posicionarem e debaterem. 

Por isso, atenção: tome cuidado e planeje bem! Assuntos que vão contra minorias ou são preconceituosos, por exemplo, hoje já não têm espaço e podem gerar um efeito extremamente negativo para a marca, principalmente nas redes sociais.  

Vale o lembrete para você: desconstruir tabus é diferente de criar rivalidades! Não crie estratégias rasas e problemáticas para que a sua marca seja falada. 

O Incomum

O nome já é claro. O botão do incomum é ativado quando o público recebe algo que foge dos padrões! 

Se o seu produto é revolucionário ou tem uma novidade que se destaca do restante do mercado, vale a pena apostar nesse gatilho para garantir conversões.  

Portanto, nada de vender promessas que não se sustentam ou que sejam falaciosas.  

Os pactos com o público são sempre sagrados no Marketing Digital, e a quebra de confiança torna-se difícil de ser recuperada.  

O Extraordinário  

Sabe quando você vê algo incrível, positivo e que te proporciona satisfação como cliente? Esse é o efeito e proposta do botão do extraordinário!  

Assim, o burburinho é provocado por um grande diferencial oferecido via produto ou campanha. 

O Chocante

O botão do chocante é um dos mais comuns. Tudo o que é inesperado e surpreendente choca o público e produz comentários!  

Portanto, tenha cuidado novamente para gerar um buzz positivo, e não reações negativas. 

O Hilário

Coisas engraçadas, divertidas e descontraídas têm um alto poder de atração e resultam em respostas positivas.  

O botão de hilário ajuda a construir campanhas engraçadas que caem no gosto popular e geram muito engajamento.  

O Segredo

O público de Marketing Digital exige participação, e nada melhor do que um segredo para construir essa relação!  

O gatilho do segredo gera a necessidade de interação ao captar a atenção e convidar os clientes para descobrir, investigar e se informar sobre assuntos e produtos. 

Por que o Buzz Marketing é eficaz?

Para te ajudar a entender definitivamente como e por que o Buzz Marketing é eficaz, preparamos uma lista com 5 vantagens que essa estratégia proporciona à sua empresa. 

Confira, a seguir, e espie como a sua marca vai alcançar uma projeção transformadora!  

Conteúdo abrangente e alcance estratégico

Como mencionamos, o Buzz Marketing é uma bola de neve: um grupo inicial fala sobre seu produto ou ação para outros contatos. 

Esses amigos querem fazer parte e repassam a informação. Se a campanha for positiva e alcançar um grande número de pessoas, o objetivo será cumprido.  

Porém, o diferencial e o foco são o alcance estratégico. O seu planejamento visa a um público-alvo muito bem definido.  

E é justamente isso que trará conversões e reações positivas para a autoridade da sua marca.  

As pessoas têm medo de perder

A escassez também é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem. 

O medo de perder algo motiva o público a agir mais até do que a ideia de ganhar algo de valor similar. 

Ou seja, é possível causar uma reação esperada com o Buzz Marketing por meio do medo da perda. 

O público irá querer se manter atualizado sobre o assunto lançado ou produto e irá engajar a ação! 

Fenômeno Baader-Meinhof

Calma! O nome pode parecer difícil ou estranho, mas você vai entender perfeitamente do que se trata o fenômeno, afinal já vivenciou ele.  

Lembre-se de uma situação muito comum: você decidiu comprar um carro vermelho e, agora, toda vez que caminha pela rua, nota carros vermelhos no sinal ou nos estacionamentos, por exemplo.  

Não. O número de carros vermelhos circulando não aumentou. Foi apenas a sua mente que se atentou para algo novo, e o seu cérebro está reforçando essa formações recém-adquiridas.  

Portanto, o fenômeno do Baader-Meinhof acontece quando você é exposto a informações totalmente novas, principalmente se achar interessante e o seu cérebro perceber. 

Assim, o Baader-Meinhof também está presente no buzz marketing!  

Você identifica uma nova tendência e quer fazer parte. Seja engajando o assunto ou consumindo o produto!  

Credibilidade para a sua marca

Uma prova social de um consumidor vale ouro (e muitas conversões) no Marketing Digital! Cliente acredita em cliente. Nunca se esqueça. 

Lembra que o Buzz Marketing foca em pioneiros e early adopters?  

Graças aos comentários e depoimentos de consumidores sobre produtos e serviços do seu negócio, novas pessoas irão conhecer e ter confiança para efetivar uma compra.  

Essas recomendações e alcances auxiliam a sua empresa a construir e solidificar seu pensionamento e autoridade frente à concorrência e a novos públicos.  

Ou seja, ações de Buzz Marketing também significam a conquista de um selo de qualidade!  

Conclusão  

Bom, sem dúvidas o Buzz Marketing é uma importante arma para as empresas conquistarem a atenção do consumidor, aumentando seu posicionamento e gerando engajamento. 

Com a facilidade de conexão e comunicação do mundo atual, a visibilidade proporcionada é essencial para sua marca. 

Afinal, para uma marca ser lembrada ela precisa ser conhecida de alguma forma.  

Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender sobre a importância de ações impactantes e memoráveis para os clientes.  

Se você quiser ler mais dicas sobre o universo da comunicação e publicidade digital, leia o blog da Contato!  

Saiba como aumentar o engajamento do seu Instagram

Descubra como aumentar o engajamento do seu Instagram

Se o seu perfil tem milhares de seguidores, mas eles não interagem com a sua marca, você tem um problema! E, claro, existem algumas verdades (e dicas) que ninguém te conta sobre como aumentar o engajamento no Instagram.  

Atualmente, qualquer negócio precisa estar no digital e ter presença online para construir oportunidades comerciais, se conectar com os clientes e se tornar uma autoridade no seu segmento.  

E o segredo para obter melhores resultados é ter um bom engajamento. Com o crescimento do Instagram, é essencial ser estratégico para estimular a interação e potencializar as métricas! 

Quer descobrir como aumentar o engajamento do seu Instagram?  Pegue um café e confira todas as dicas práticas para você aplicar a partir de agora!  

O que é engajamento?

Se você tem um perfil no Instagram, com certeza interage com outras pessoas via comentários, curtidas, visualizações ou mensagens diretas. 

É justamente esse tipo de interação entre os usuários que chamamos de engajamento.  

A partir do momento em que você se comunica com o público por meio dos recursos de Stories, IGTV e Reels, por exemplo, cada ação dos seguidores constrói o engajamento no Instagram! 

Por isso, salvamentos, compartilhamentos, comentários e curtidas por parte do seu público são determinantes.  

Por que o engajamento é importante?

Relacionamento com o público é a base do seu engajamento! E ele diz muito sobre a sua estratégia de Marketing Digital.  

As redes sociais são excelentes ferramentas para se relacionar com os clientes e impactam nas vendas, na autoridade e no alcance da sua marca  

Mediante uma comunicação conectada, humanizada e interativa, a sua empresa fideliza, retém clientes e potencializa as vendas.  

Vale lembrar que o algoritmo do Instagram interpreta o comportamento dos usuários e sugere postagens que sejam de maior interesse para o perfil dele, no feed e também na aba de explorar da rede.  

Por isso, atenção! Mantenha-se sempre atualizado sobre as regras do algoritmo e evite penalizações.  

A regra é clara: um bom engajamento amplia o alcance dos seus conteúdos a mais pessoas! De forma contrária, quando seu público engaja pouco, os posts são menos exibidos e sua estratégia falha.  

Psiu! Agora uma dica valiosa! As melhores ações estratégicas que você pode ter para alavancar o engajamento no Instagram são conhecer a sua persona e produzir conteúdos relevantes para ela.  

A seguir, iremos conversar detalhadamente sobre isso. Vem com a gente! 

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Agora que já te explicamos sobre a importância de um bom engajamento no Instagram, vamos às dicas. 

Listamos 06 ações para você implementar e acompanhar o crescimento desse indicador! Veja a seguir. 

Invista em Marketing de Conteúdo

O que era tendência, agora já é um investimento de mercado para todas as marcas que estão no digital.  

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de criação de conteúdo relevante para atração de clientes.  

Na prática, textos, vídeos, posts e ebook, por exemplo, são construídos para resolver os problemas do seu público-alvo durante cada etapa da jornada de compra.  

Assim, este método de marketing não promove diretamente a sua marca, mas capta e nutre os leads para que eles avancem até o momento de compra de um produto ou serviço.  

Por isso, existem etapas para aplicar o Marketing de Conteúdo: planejamento, elaboração de persona, criação de conteúdo, distribuição das publicações e mensuração de resultados.  

O resultado? Aumento das vendas, engajamento com o público, educação do mercado e redução do custo de aquisição dos clientes.  

Se você ainda não investe em Marketing de Conteúdo, bom… Está na hora!  

Use as hashtags certas  

Um dos primeiros passos para conquistar um engajamento satisfatório e positivo é ganhar visibilidade. Daí a ferramenta das hashtags!  

Elas agrupam todos as publicações do Instagram que utilizaram uma mesma hashtag, e, quando um usuário busca pela palavra-chave na aba de explorar usando o sinal de #, encontrará o seu conteúdo.  

Vale lembrar que, para isso, seu perfil precisa ser comercial ou desbloqueado! Além disso, os usuários podem seguir determinada hashtags e acompanhar os posts, assim como funciona em um perfil.  

Ao alcançarem a sua postagem, o público pode se interessar pela sua marca e se tornar um lead.  

Não se esqueça de apostar em hashtags do seu nicho de atuação e inseri-las no corpo do texto ou no primeiro comentário das publicações.  

Utilize as ferramentas do Instagram estrategicamente

As opções de recursos do Instagram são muitas, como Stories; Reels; IGTV; Live; Instagram ShoppingGuias e Filtros. 

Cada um deles tem um propósito e gera um tipo de resultado para o seu engajamento no Instagram.  

Os stories, por exemplo, são excelentes para conexão, personalização da sua marca e relacionamento com os seguidores.  

Já os Reels atraem novos seguidores e são conteúdos dinâmicos, interativos e que seguem as tendências das redes sociais.  

Estude cada um dos recursos e utilize com estratégia produzindo conteúdos valiosos!  

Publique nos melhores horários

Como dissemos, o Instagram reúne algumas métricas e ferramentas para você gerenciar sua produção de conteúdo.  

Na aba de insights, em seu perfil, você consegue acessar dias e horários ideais para realizar as publicações e alcançar o máximo de interações por parte do público.  

Mas podemos te dar uma dica? Use esses dados como um guia e sempre teste! Identificar como funciona a sua audiência é a chave para uma boa performance.  

Não utilize regras genéricas para a sua marca, teste e personalize.  

Ah! Não se esqueça de que já existem ferramentas para programar o período exato das publicações.  

Mas, claro, priorize também momentos em que possa estar presente e acompanhar os seus seguidores.  

Interaja frequentemente com os seus seguidores

Estamos na era do Marketing 4.0, e o público das redes sociais quer interagir, sugerir e participar!  

Uma comunicação hierárquica já não faz mais sentido, e é o que costumamos dizer: a persona sempre deve ser o foco de qualquer ação na produção de conteúdo digital.  

Por isso, valorize as interações dos seus seguidores e crie um relacionamento com eles. Ao se sentirem como parte da marca, o sentimento de comunidade será construído e fortalecido.  

Responda aos comentários e curta as interações sempre. Ah! E nada de respostas genéricas e automatizadas.  

Personalização deve ser o seu método quando falamos de relacionamento na era digital.  

Seja constante nas publicações

Essa prática é fundamental para qualquer marca e nicho. Pense no seguinte: quando você segue um perfil, está interessado em acompanhar as suas publicações, correto?  

Se os posts não são entregues com frequência, nada será agregado aos seguidores. Além de uma quebra de interatividade, outra consequência é a diminuição drástica de engajamento.  

A explicação está no funcionamento do algoritmo, como conversamos anteriormente. A interação cai, a exibição dos posts é reduzida e seu engajamento sofre uma queda.   

Por isso, aposte na constância das publicações. E, claro, avalie os seus objetivos no Instagram.  

Se você quer atrair seguidores, publicações diárias são interessantes. Se você quer estabelecer uma conexão, podem variar a frequência.  

A única exigência é a seguinte: conteúdos relevantes e que conversem com o seu público.  

Para conseguir um bom engajamento no Instagram, você tem que ter estratégia

Nossa experiência em Marketing Digital nos permite afirmar: sem estratégia, você não terá resultados relevantes produzindo conteúdo. 

Entenda o seu seguidor, identifique o que ele precise e aposte em uma comunicação efetiva com publicações úteis para convertê-lo. 

Isso irá decidir e impactar no sucesso do perfil da sua empresa. E, se precisar de ajuda, a Agência Contato tem uma equipe especializada para ajudar você.  

Aplicando essas dicas, seu engajamento no Instagram será transformado!  

Continue estudando sobre o assunto e acesse nosso blog sobre grupos de engajamento. Será que valem a pena? Veja nossa análise e implemente a melhor estratégia!  

Agência Contato firma parceria com RD Station

Agência Contato firma parceria com RDStation

Um dos propósitos da Agência Contato é construir uma comunicação positiva, conectada e que entregue resultados reais aos clientes. Para continuar evoluindo e potencializando o nosso trabalho, agora somos parceiros da RD Station 

Se você ainda não conhece a RD Station, o maior player de marketing digital da América Latina, nós te contamos agora.  

Além, claro, de revelar a importância dessa parceria para a nossa agência de Marketing Digital e quais os resultados você e sua empresa podem esperar a partir de agora

Acompanhe nosso blog a seguir! 

Conheça a RDStation 

A trajetória da startup RD Station Markting começou em 2012, e, desde então, a empresa trabalha no desenvolvimento de softwares.  

Com soluções, como a RD Station Marketing e a RD Station CRM, a marca está presente em mais de 20 países e, hoje, é a ferramenta nº 1 em automação de marketing no Brasil.  

O objetivo da RD é entregar resultados previsíveis mediante automação e análise de dados.   

E, assim, oferece soluções digitais para empresas alavancarem suas estratégias de nutrição de leads e geração de oportunidades comerciais qualificadas

Atualmente, a RD Station é uma empresa guarda-chuva que abrange a Resultados Digitais, sua afiliada que representa as iniciativas de conteúdo, mídia e educação em Marketing e Vendas no país.  

Qual o foco da parceria?

RD Station compartilha um dos valores da nossa agência: a evolução contínua! Buscamos desafios, aprimoramentos e conquistas diárias para crescer e nos solidificar.  

Foi justamente por isso que decidimos fazer parte do ecossistema de Parceiros do RD Station! São mais de 2.000 agências no movimento para uma escalada digital com foco no sucesso dos clientes.  

Portanto, iremos descobrir os caminhos para a evolução do seu negócio em conjunto com a RD.  

Por meio de portfólios personalizados, consultorias estratégicas e uma gestão interna inteligente, iremos otimizar nossas soluções de Inbound Marketing entregando suporte completo, mais vendas e sucesso aos seus clientes.  

Qual a importância de investir em Inbound Marketing?

Independente se sua empresa é B2B (vende para outas empresas) ou B2C (onde o cliente é pessoa física), é essencial que negócios modernos construam marcas fortes para aumentar suas vendas.  

Por isso, estratégias e soluções de Inbound Marketing são essenciais nessa jornada e posicionamento.  

Por meio da parceria com a RD, a Agência Contato irá além da publicidade tradicional e desenvolverá ações de marketing 100% focadas em atrair, converter e encantar clientes integrando ações de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais. 

Além de alcançar e reter o público certo para a sua empresa, com um relacionamento sólido com os clientes, será possível aumentar o ticket médio dos leads, reduzir a jornada do funil de vendas e os custos e mensurar os resultados em tempo real.  

Assim, por meio de uma comunicação aberta e interativa, nosso trabalho irá fortalecer o posicionamento da sua marca dentro do segmento de atuação.  

Cases da Contato com a RD Station 

Desde que iniciamos a parceria com a RD Station, desenvolvemos projetos digitais com dois clientes de diferentes nichos: Terra Santa e Valem. 

Terra Santa é uma empresa de serviços funerários e cemitério. Por isso, construímos duas ações de topo de funil para atração de potenciais clientes com interesse em qualidade de vida, saúde e bem-estar.  

A primeira landing page trouxe um quiz dinâmico, interativo e com uma comunicação empática, alcançando uma boa taxa de conversão orgânica. A segunda apresentou uma ferramenta de controle de hábitos. Em ambas, as identidades visuais descontraídas foram essenciais para o relacionamento com os leads!  

Já para a Valem, operadora de planos de saúde, produzimos duas landing pages voltadas para captação de empresas. A primeira pesquisa de clima teve como foco a cultura organizacional e o bem-estar dos colaboradores e a segunda ações práticas para melhorar o Índice de massa corporal a partir de um formulário de cálculo da taxa. 

Nossas estratégias de Inbound Marketing alcançaram resultados significativos, gerando oportunidades comerciais qualificadas e possibilitando um crescimento de autoridade acima da média do mercado.  

Quais resultados espera-se ter com essa nova parceria?

Nossa parceria com a RD Station é só o começo!  

Mas, já estamos decolando do nível Starter, como parceiro iniciante, para o nível Silver, onde poderemos usufruir de mais recursos e de um atendimento personalizado para alavancar o crescimento do seu negócio. 

No fim do ano, poderemos estar na rota de agências de destaque no cenário nacional por meio da participação do Prêmio Resultados Digitais. Trata-se de um reconhecimento das agências que possuem genuína preocupação com seus clientes e conquistam resultados além das expectativas.  

Por aqui, já estamos ansiosos e investindo ao máximo! E vocês? Estão ansiosos(as)?  

Conheça o trabalho de Inbound Marketing da Agência Contato

Como conversamos, estratégias sólidas de Marketing desenvolvidas por especialistas são fundamentais para retenção de leads para sua empresa e fortalecimento da sua presença digital.  

Se você deseja alavancar os resultados do seu negócio, conheça as soluções de Inbound Marketing da Agência Contato!  

Acesse agora o nosso portifólio e entre em contato conosco.  

Storytelling: descubra o que é e saiba como aplicar na sua estratégia de Marketing

Storytelling: descubra a importância da narrativa no Marketing Digital

Storytelling pode ser definido como arte. Quando você conta histórias sobre os valores e propósitos da sua empresa, isso faz com que o público se conecte instantaneamente com a sua marca.  

Quando o seu público ouve uma história interessante e atrativa envolvendo o seu negócio, isso permite que ele assemelhe as experiências a sua vida real, estabelecendo uma relação mais próxima e fiel com a sua marca.  

É fato: contar histórias faz parte da cultura humana desde que existimos. As primeiras histórias, por exemplo, eram faladas em voz alta e transmitidas de geração e geração. Hoje, por outro lado, existem recursos que possibilitam que uma única história atravesse continentes e se torne conhecida em todo o mundo.  

Ou seja, o Storytelling é uma grande parte das nossas vidas; é por isso que assistimos tantos filmes e lemos livros.  

Nesse sentido, ele tem um impacto eficiente na percepção do público, e é por essa razão que devemos traçar estratégias assertivas para aplicá-lo dentro do nosso negócio. Pensando nisso, preparamos um guia definitivo de Storytelling com as principais dicas para você elaborar um plano de Marketing transformador com essa técnica.  

O que é Storytelling?

Resumidamente, o Storytelling pode ser definido como uma técnica de comunicação com o objetivo de despertar o interesse dos destinatários com histórias interessantes e comunicar informações facilmente. 

Além disso, o Storytelling também é usado nas empresas para trabalhar o Endomarketing com os colaboradores. Cursos de treinamento e apresentações, bem como valores, conhecimento e cultura corporativa podem ser comunicados de maneira mais eficiente por meio da narrativa de histórias.  

Mas por que essa técnica narrativa é tão eficaz quando usada em todos os setores e disciplinas? 

Quais as vantagens do Storytelling?  

Ao contar histórias, você pode levar os ouvintes em uma jornada, entretê-los e educá-los. 

Da mesma forma, utilizar o Storytelling no Marketing da sua empresa funciona assertivamente, uma vez que você está dando a um produto, empresa ou ideia uma forma empolgante, interessante e significativa.   

Quando você conta histórias, os produtos, ideias ou tradições da sua empresa podem ser transmitidos de maneira mais emocional e fácil, e você cria uma conexão mais amigável com o público.  

O que faz um bom Storytelling?

Uma boa história é aquela que prende o leitor do início ao fim e, de quebra, ainda constrói uma relação de proximidade com ele.  

Um storytelling é efetivo quando ele cumpre a proposta de entreter o público.  

Se você consegue fazer isso ao contar a história da sua empresa e dos seus produtos, você está no caminho certo! 

Agora, vamos conhecer o porquê de o storytelling ser tão importante em estratégias de Marketing!  

Vem comigo, caro leitor! 

Por que o Storytelling é importante no Marketing?

Não há discussão. Qualquer técnica que faça uma marca se conectar diretamente com o público é importante.  

Sendo assim, o storytelling é uma ferramenta mais que eficiente para fidelizar consumidores e encantar potenciais leads.  

Em outras palavras, uma marca que trabalha um bom storytelling, cria conexões com os consumidores para que eles queiram saber mais e mais sobre a empresa, bem como incorporá-la no seu dia a dia.  

Mas o que exatamente eu estou ganhando trabalhando a narrativa de histórias no meu negócio? 

Você trabalha a criatividade do leitor  

A maioria das pessoas pode concordar: as campanhas de marketing geralmente têm melhor desempenho quando têm um elemento de criatividade

Basta olhar para a campanha de Natal da Guaraná Antarctica! 

Guaraná Antarctica - Jingle Bell & Natal Rock on AIGA Member Gallery

O time de Marketing da marca trabalhou muito bem a criatividade nesse comercial, que fez muito sucesso nas redes, uma vez que vários elementos de memes, tendências e afins foram aplicados junto a uma música divertida cantada por Paula Fernandes – que já havia feito sucesso nas redes virando meme pela versão brasileira de Shallow, da cantora americana Lady Gaga.  

O resultado foi uma campanha que se aproximou do público das redes sociais e promoveu a marca sem necessariamente fazer isso.  

Você cria conexões pessoais com o leitor  

Quando as pessoas seguem uma história, tendem a fazer conexões pessoais com ela.  

Se o público pode relacionar-se com os personagens ou se a narrativa é relevante para suas vidas, uma resposta pessoal de um cliente ao seu material de marketing pode alinhá-los e criar uma conexão com a sua marca. 

Por exemplo, na campanha Retratos da Real Beleza, um artista forense faz desenhos de pessoas de acordo com as descrições que elas mesmas fornecem. Depois, ele faz novos desenhos de acordo com a descrição de outras pessoas. 

Os resultados foram tocantes e criaram uma conexão imediata com o público, que se emocionou com o comercial e refletiu sobre questões envolvendo autocrítica e autoaceitação.  

É uma maneira de vender sem vender

As campanhas de marketing que contam histórias têm o benefício adicional de não precisar girar em torno da venda de produtos ou serviços.  

Uma campanha envolvente, divertida e emocional que conta a história de uma marca pode ajudar a fazer com que os clientes em potencial comprem os produtos da marca em detrimento a outras. 

Usando o storytelling, as marcas vendem sem necessariamente vender.  

Como construir um bom Storytelling para a minha marca?

Agora que você já sabe os benefícios de um bom storytelling para a sua marca, aposto que você está curioso para saber como construir um. Acertei? 

Então vem comigo desbravar as principais dicas para construir uma narrativa de sucesso para a sua marca! 

Relacione a história aos propósitos do seu negócio

Quando for criar uma narrativa para a sua marca, busque sempre relacionar a história com os valores da sua marca. 

Por exemplo, se a sua marca vende perfumes, elabore um storytelling que inclua o ato de presentear entes queridos com perfumes como um bom momento entre família. 

Utilize recursos de narração

Quando você utiliza recursos de narração para contar histórias para o seu público, você faz com que ele fique mais envolvido com o que está vendo/ouvindo/lendo, uma vez que ele entende a hierarquia das informações e o desenvolvimento do storytelling. 

Então, quando for contar histórias para o seu público, busque sempre deixar esse processo o mais fácil e prazeroso possível para os clientes por meio de recursos de narração! 

Gatilhos Mentais  

Usar gatilhos mentais sempre é uma boa ideia quando se trata de Marketing. 

No que diz respeito a prática de storytelling, utilizar gatilhos mentais de reciprocidade, empatia e afinidade pode ser muito eficiente para envolver o leitor com a sua história. 

Absorva referências da Cultura Pop

Usar referências nos seus textos e/ou nas suas campanhas é uma ótima maneira de você fazer com que o seu conteúdo seja compartilhado nas redes sociais, uma vez que os usuários vão identificar referências nele. 

Por que o Storytelling deve ser uma prioridade para a sua marca?

Contar histórias é uma experiência humana fundamental que une as pessoas e impulsiona conexões mais fortes e profundas.  

Desde a história mais antiga registrada, contar histórias foi um método usado pelos homens das cavernas para se comunicar, educar, compartilhar e conectar.  

Do mesmo modo, contar histórias é um método poderoso de aprendizagem. Uma das coisas únicas nas histórias é que elas transmitem conhecimento e significado. 

Portanto, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa que permite aos profissionais de marketing entender o que está acontecendo no mercado e o que isso significa para o cliente, consumidor, sociedade, marca e empresa. 

Leia também: Descubra por que você está perdendo clientes em potencial 

O Storytelling pode ser muito benéfico para o seu negócio

O storytelling pode impulsionar o seu público para uma ação desejada e ajudar sua marca a alcançar o sucesso.  

Cada marca de sucesso hoje tem a iniciativa de contar histórias, uma vez que essa estratégia de conteúdo cria um apego emocional a uma empresa.  

Assim, os resultados financeiros da marca são aumentados, e você consegue criar uma relação de proximidade e confiança com o seu público.  

Logo, com boas estratégias de storytelling aplicadas no seu negócio, você só tem benefícios para a sua empresa e, de quebra, fideliza o público certo.  

Use o storytelling como um aliado e transforme os resultados da sua empresa! 

Esperamos que o texto de hoje o tenha ajudado a entender a importância de contar histórias no Marketing. Se você quiser ler mais dicas sobre o universo da comunicação e publicidade digital, leia o blog da Contato e se aprofunde nos mais variados assuntos para montar uma estratégia de sucesso para a sua empresa! 

And sometimes it was just about funny people being goofy. | Office gifs,  Leaving work, The office

Identidade Visual Minimalista: entenda porque sua prática está em alta nas grandes empresas

Por que tantas marcas estão mudando suas logos?

A identidade visual é essencial para a construção e o fortalecimento de uma marca! Recentemente, muitas empresas têm apostado na tendência dos logos minimalistas e transformado sua comunicação visual!  

Sabe quando você bate o olho em uma maçã mordida e logo se lembra da Apple? Ou, então, na Coca-Cola, quando vê anúncios com curvas marcantes em vermelho e branco?  

Um design gráfico marcante proporciona identificação, pertencimento e engajamento com o público. Além disso, pode tornar o processo de escolha favorável à sua marca em algo praticamente automático para os consumidores.  

Mas, afinal, por que as marcas estão mudando suas logos e como isso impacta sua audiência?  

Vamos descobrir isso agora a partir de exemplos, como Nubank, Burger King e Bradesco. Pegue um café e vamos conversar! 

Qual é a importância da identidade visual?

A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser prioridade. Afinal, o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes é facilitado! 

Na prática, o conceito de identidade visual nada mais é do que o conjunto de elementos gráficos e visuais que criam a atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. 

Ou seja, pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo. 

Por isso, o principal motivo para trabalhar com a ID visual é definir, de forma prática, quem é a sua empresa! 

Quais marcas mudaram seus logos recentemente?

Geralmente, a mudança do logo de uma empresa significa um novo momento e uma mudança no posicionamento de mercado da empresa, seja simples ou complexo.  

Vamos conhecer agora exemplos de marcas que apresentaram novos logos recentemente e quando uma repaginação é bem-vinda.  

Nubank 

Nubank já é uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina e recentemente mudou o seu logo. 

Com formas mais suaves e um tom levemente diferente de roxo, a versão busca refletir o momento mais maduro e consolidado da empresa como o maior banco digital do mundo 

Em seu site, a marca afirmou o seguinte: “as curvas que formam o ‘nu’ ficaram mais suaves e menos quadradas, trazendo nosso lado humano. A fluidez também mudou um pouco – é como se fossem duas fitas viradas, representando um movimento que não para nunca, do mesmo jeito que a gente não para de evoluir”.  

Em breve, as mudanças também irão aparecer no aplicativo, blog, e-mail e website, por exemplo. 

Globo

A empresa Globo também iniciou o ano de 2021 apresentando uma nova identidade visual minimalista.   

O projeto chamado “Uma Só Globo” e teve como objetivo padronizar todas as empresas do grupo sob a mesma gestão e padronizar as marcas. 

O design foi inspirado no propósito da empresa: contar histórias e criar experiências que emocionam, com foco no público. Portanto, o uso de letras em caixa baixa representa essa proximidade.  

Já as cores vibrantes refletem a natureza, e a tipografia arredondada traz a ideia de círculo e de movimento.  

Ou seja, na prática, a nova logo minimalista veio revelar que o grupo Globo passará a ser chamado apenas de Globo e usará uma marca parecida com a da TV.  

Burger King  

Após 20 anos com o mesmo design, a rede de fast-food Burger King trouxe uma nova versão de identidade visual minimalista de seu logo.  

“Se antes o logo tinha três cores, hoje são apenas duas. O logo transmite a confiança e os valores de comida real, simples e deliciosa. Desde o lançamento do logotipo antigo em 1999, a marca fez uma transição para uma linguagem mais moderna e amigável. A nova versão 2021 é minimalista e representa a evolução da rede, homenageando suas heranças com linhas refinadas, confiante, simples e mais irreverente”, diz a companhia. 

A mudança global teve como propósito sinalizar o compromisso da marca com a transformação digital, além de melhorias nos padrões de sabor e qualidade dos alimentos e a remoção de ingredientes de origem artificial.  

Uol

“Gerar diversas conexões entre cada brasileiro e seu universo”: esse foi o anúncio do portal de notícias Uol sobre a sua nova identidade visual minimalista após 25 anos.  

O novo design reúne a tradicional bola do logo anterior com cores mais vibrantes e uma fonte de maior personalidade para se adaptar ao digital e ao mobile.   

O CEO do UOL, Paulo Samia, disse que a mudança foi pensada com base nos valores da empresa: “A ideia foi a gente não perder as referências que a gente traz de 25 anos da marca original”.  

Correios

Através de uma transmissão ao vivo pelo blog da empresa, os Correios apresentaram recentemente sua nova identidade visual.  

O logo foi drasticamente reformulado, revelando-se muito mais simples e moderno.   

 A nova marca representa a expansão e o comprometimento dos Correios com o digital e trouxe o uso do dégradé, uma estrutura coesa e a paleta de cor tradicional da empresa.  

Casas Bahia  

As Casas Bahia também ganharam nova identidade visual minimalista, e sua comunicação apresenta agora a letra “B” em destaque, transformando-se no elemento principal da empresa. 

O novo logo minimalista manteve a tipografia antiga, assim como as cores azul e vermelho, na tentativa de modernizar e se aproximar do público mais jovem.  

Com a nova identidade, veio também um novo posicionamento: “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”. A empresa destacou que enxerga cada brasileiro como único e reforçou o sentimento de estar presente na jornada do consumidor pelo aplicativo, site ou loja física. 

Bradesco  

O propósito da mudança de identidade visual do Bradesco seguiu a tendência das outras empresas de que conversamos até aqui: modernizar e focar no digital.  

O projeto desenvolvido uniu tradição e inovação: a representação da árvore de 1997 continuou sendo o símbolo do banco.  

A tipografia também mudou, sendo mais minimalista, sem serifa e com o uso da letra “b” em caixa baixa. A cor vermelha prevaleceu e ganhou novas combinações em dégradé. 

Por que mudar a identidade visual?

Como vimos, muitas empresas estão modificando suas identidades visuais. Será que você também quer ou precisa mudar a sua? 

Com certeza, essa é uma das perguntas que te trouxe até aqui (e uma que também nos motivou a compartilhar este blog contigo!).  

Independentemente de a atualização ser radical ou imperceptível, nem todas as marcas devem e podem apresentar uma nova versão de seu logo.  

A grande questão e resposta está na atenção e no diálogo com o seu público. O jeito, as perspectivas e o posicionamento das pessoas estão em constante transformação.  

E, se a sua empresa quer atender às novas necessidades dos consumidores, precisa ser entendida de forma correta por eles e se comunicar com eles.  

Portanto, podemos dizer que o principal motivo para a sua marca mudar a identidade é para ajustar seu posicionamento diante do público. 

Como saber quando mudar a identidade visual da empresa?

Vamos direto ao assunto? Listamos alguns motivos para você investigar a possibilidade e a pertinência de mudar a identidade visual da sua empresa. 

Mas atenção! Nem sempre isso será obrigatório, por isso deve ser estudado caso a caso. Acompanhe a seguir alguns motivos para avaliar a repaginação da sua ID visual:  

  • Mudança no posicionamento da empresa 
  • Desenvolvimento de novas linhas de produtos 
  • Seu logotipo não funciona bem nas redes sociais 
  • Mudança do comportamento do público-alvo 
  • Utilização de novas tecnologias 
  • Seu logotipo atual não reflete a essência da sua marca 
  • Adoção de novos processos de produção 

Como mudar minha identidade visual?

Depois de identificar que uma mudança de logo é importante para a sua empresa, o que fazer?  

Preparamos um passo a passo com dicas simples e essenciais para você aplicar:  

  1. Calcule os riscos: mudanças sutis ou radicais causam impactos. Os riscos devem ser muito bem calculados para evitar ou minimizar prejuízos. Portanto, analise o cenário atual e pense se é o ideal.  
  1. Ouça o seu público: o foco de qualquer negócio, principalmente do Marketing Digital, deve ser o público. Com um estudo da sua persona e do seu público-alvo, será possível trazer uma nova ID visual que seja relevante para ele!  
  1. Reposicione-se: chegada a hora da mudança, é importante comunicar à sua audiência e explicar os motivos pelos quais a decisão foi tomada. Esse momento também é propício para implementar novas formas de gestão e melhorar o clima organizacional. 
  1. Conte que você mudou: mostrar vínculo e preocupação com o seu cliente é a base para o sucesso do relacionamento com a audiência e, consequentemente, das vendas. Além disso, compartilhar as mudanças deixará os clientes mais ansiosos pelas novidades, atraindo a sua atenção. 
  1. Monitore os resultados: depois da nova ID visual implementada, é fundamental monitorar, de perto, as métricas de resultado após o novo posicionamento.  

Seguindo as dicas acima, será mais simples definir a “cara” da sua marca e partir para as vendas!  

A partir de agora, você já sabe como funciona a tendência de identidades visuais minimalistas. E sabe também a importância desse processo para as vendas!  

Então, agora é hora de colocar a mão na massa. E, se precisar de ajuda, não deixe de procurar a nossa equipe!  

Agora, compartilhe com a gente: você quer saber como construir uma presença digital admirada e reconhecida entre o público? Confira agora nosso blog sobre o assunto!   

O fenômeno Olivia Rodrigo e as estratégias de Marketing do álbum Sour

O fenômeno Olivia Rodrigo e suas estratégias de Marketing

Olivia Rodrigo tem apenas 18 anos, mas já entrou para a história. Com Drivers License, hit mundial lançado despretensiosamente em janeiro de 2021, a estrela de High School Musical: The Musical: The Series conquistou milhões de fãs ao redor do mundo.  

O sucesso da estrela da Disney aconteceu de repente, e, por esse motivo, muitas pessoas têm teorias sobre o que motivou o crescimento desenfreado da jovem nas paradas musicais. 

É fato: Olivia tem talento e escreve músicas inovadoras e sentimentais sobre experiências pessoais. Mas, teria a sua equipe traçado estratégias de Marketing que motivaram o estouro da jovem no mercado musical? 

É isso que vamos discutir no texto de hoje. Então, já pega o café e coloca o álbum Sour no volume máximo e vem comigo desbravar as principais estratégias de Marketing da nova sensação do pop! 

Quem é Olivia Rodrigo?

Você não precisa ser um adolescente para amar as músicas da Olivia Rodrigo. A jovem de 18 anos lançou um álbum que é considerado uma obra-prima por muitos críticos musicais.  

Devido ao fato de a jovem estar tão em alta ultimamente, muitas pessoas têm se questionado: quem é Olivia Rodrigo? 

Olivia começou sua carreira no showbusiness jovem: ela tinha apenas 12 anos quando fez seu primeiro grande comercial para a Old Navy e 13 quando fez sua estreia na Disney como a guitarrista Paige Olvera no programa Bizaardvark.  

Em 2019, Olivia se juntou ao time de High School Musical: The Musical: The Series com a personagem Nini, protagonista da série, ao lado do ator Joshua Bassett, fazendo dela uma sensação entre os pré-adolescentes.  

Em 2020, ela assinou um contrato com uma gravadora; e, faltando apenas um mês para o seu aniversário de 18 anos, Olivia lançou a música que a levaria ao topo das paradas musicais, Drivers License.  

Olivia Rodrigo anuncia segundo single da carreira: Deja Vu - Woomp!

Assim como Demi Lovato e Miley Cyrus, que vieram antes dela, Olivia usou sua experiência como atriz como um trampolim para a sua carreira musical, seguindo um funil bem estabelecido da Disney para o sucesso mundial.  

Qual é o segredo para ela ter estourado tão de repente?

Apesar do nome complicado, a série em que Olivia atua como protagonista, High School Musical: The Musical: The Series, é um dos maiores sucessos atuais da Disney.  

Certamente, isso ajudou Olivia a ter um reconhecimento dentro da mídia. No entanto, outros fatores foram primordiais para a ascensão da mais nova estrela do pop – e é isso que vamos analisar agora.  

TikTok 

Olivia faz parte da Geração Z e criou uma identificação imediata com os adolescentes que utilizam diariamente o TikTok.  

A música Drivers License se tornou viral na plataforma, e milhões de pessoas fizeram vídeos diários utilizando-a, o que contribui para o seu sucesso orgânico, dentro e fora do TikTok. 

Identificação com o público  

Olivia é uma adolescente e escreve sobre situações que vive como adolescente.  

Assim, ela conseguiu refletir nas suas músicas os principais sentimentos de um adolescente que está apaixonado e/ou que teve o coração partido. 

Dessa forma, milhões de adolescentes em todo o mundo se identificaram com as letras, o que contribuiu para a reprodução em massa do álbum nas plataformas musicais de streaming.  

Ampla divulgação

Olivia contou com uma ampla divulgação do seu álbum em programas de TV e em plataformas digitais, sempre realizando ações com os fãs no Twitter e no Instagram.  

Storytelling 

O álbum de estreia da Olivia, Sour, pode ser considerado um exemplo de Storytelling, uma vez que a primeira e a última música estão diretamente conectadas.  

A divisão do álbum foi feita de maneira estratégica, para que os fãs se sentissem conectados e compreendessem plenamente as músicas que estavam ouvindo, como se fosse uma história.  

Marketing Sensorial

O Marketing Sensorial foi muito presente nas estratégias publicitárias utilizadas pela equipe da Olivia.  

Sua equipe fez uma parceria com sorveterias e marcas de balas conhecidas nos Estados Unidos para divulgar o álbum, proporcionando experiências sensoriais para o público que adquirisse o produto.  

Identidade visual consistente

Desde o princípio, a Olivia e sua equipe foram muito consistentes em abordar a Identidade Visual da era “Sour” nas redes sociais.  

O lead single, Drives License, contou com uma capa que misturava tons de roxo e frases dispostas em toda a imagem. 

Além disso, Deja Vu e Good 4 U, os outros três singles do álbum lançados até o momento, também contaram com variações de roxo. 

Por fim, a capa do álbum da Olivia é lilás e possui elementos que se relacionam com a história do álbum. 

Dessa maneira, é muito fácil ver qualquer material gráfico na Internet sobre a cantora e identificar rapidamente que se trata de Olivia Rodrigo.  

Quais estratégias de divulgação a equipe da Olivia adotou para o álbum Sour?

No dia do seu lançamento, Sour, o primeiro álbum de Olivia Rodrigo, teve mais de 60 milhões de reproduções só no Spotify, se tornando um dos álbuns femininos com mais streams na plataforma de música, atrás somente de Taylor Swift e Ariana Grande.  

Isso se deve principalmente a uma estratégia forte e consistente da equipe da jovem cantora, que desenvolveu estratégias dignas de serem admiradas pelos profissionais com mais expertise em Marketing Digital.  

Dias após o lançamento do álbum, a equipe da Olivia montou um lava a jato que promovia a reprodução das músicas. Essa estratégia foi um tremendo sucesso e contou com a presença de milhares de fãs que puderam se encontrar com a cantora e ainda viver uma experiência divertida e única promovendo o Sour.  

O Efeito Disney

Olivia Rodrigo já é uma das artistas mais ouvidas em 2021, primeiro com as três primeiras canções e, agora, com a estreia do primeiro álbum. 

Ao mesmo tempo, virou tendência em todos esses meses com o drama que gerou sua primeira decepção amorosa, que se tornou viral no TikTok e fez parte da letra de seu hit inicial. 

Aos 18 anos, tudo indica que Olivia Rodrigo vai abandonar a imagem de garota Disney que tem desde 2016, quando estreou como atriz em Bizaardvark. 

Como citamos acima, o seu maior reconhecimento veio quando ela interpretou Nini Salazar Roberts na série da Disney High School Musical: The Musical: The Series.  

Desse modo, Olivia se juntou a outras estrelas já consolidadas no meio musical e se tornou uma cantora pós-Disney, que é uma porta de entrada para muitas artistas atualmente.  

Um exemplo de estratégia de lançamento

Os lançamentos são componentes críticos de estratégias de Marketing.  

Eles incluem tudo, desde o lançamento de novos produtos e marcas até o fornecimento de programas e campanhas inovadores.  

Os lançamentos são oportunidades empolgantes para se envolver com clientes em potencial e fortalecer o relacionamento da sua empresa com os consumidores já existentes. Cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar o conhecimento da marca, gerar receita e construir a fidelidade do cliente.   

No caso da equipe de Olivia Rodrigo, é evidente que o seu time usou uma estratégia de lançamento eficiente e assertiva, que conquistou milhões de fãs e fez com que o público ficasse muito entusiasmado para o lançamento do álbum da cantora teen.  

Quais lições de Marketing podemos tirar da estratégia de Olivia Rodrigo?  

Ficou mais que claro que a estratégia da equipe de Marketing da Olivia Rodrigo é uma inspiração para qualquer aspirante a cantor, não é?! 

No entanto, as estratégias desenvolvidas para o lançamento do álbum Sour e que culminaram na consolidação de uma estrela do pop também podem ser utilizadas para marcas que desejam aumentar sua visibilidade online.  

Desse modo, a dica da Contato de hoje é que você invista em novas plataformas digitais, do mesmo modo que a Olivia fez com o TikTok, criando uma relação mais próxima com o público.  

Além disso, é muito vantajoso para o seu negócio criar mecanismos de identificação com os seguidores da sua marca. Por isso, invista em postagens humanas nas redes sociais para que as pessoas conheçam os rostos que existem por trás da sua marca. 

Por fim, elabore uma estratégia de Marketing eficiente junto com a sua equipe utilizando recursos inovadores e que geram engajamento nas redes sociais. Quem sabe sua marca não se torna uma queridinha da Internet? 

Esperamos que o texto de hoje o tenha ajudado a entender a importância de utilizar o Marketing estrategicamente. No nosso blog, você pode aprender dicas eficientes para utilizar nas suas redes sociais e se tornar uma Olivia Rodrigo 2.0! 

Agora, com licença, vou escutar o Sour – e recomendo que você também faça isso! 

Olivio GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Entenda o fenômeno das assistentes virtuais

Entenda o fenômeno das assistentes virtuais

As assistentes virtuais são um fenômeno que chegou para ficar, e as marcas estão aproveitando essa tendência muito bem. A ferramenta permite uma conexão mais humana com os consumidores, uma vez que as assistentes virtuais simulam mulheres reais e respondem facilmente aos questionamentos dos usuários. 

Marcas como Magazine LuizaNaturaAmazon e Samsung investiram nessa tendência logo quando ela começou a estourar no meio de Marketing Digital.  

Hoje, como vemos na mídia, essa estratégia deu muito certo para todas as empresas que a implementaram. 

Mas por que as assistentes virtuais fazem tanto sucesso assim? 

Vamos responder a essa pergunta e levantar outras questões importantes sobre o tema no texto de hoje. Então, acomode-se e tenha uma boa leitura! 

O que faz uma assistente virtual?

Em 2020, o Brasil registrou um crescimento de 47% no uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz.  

A expectativa é que esse número aumente no Brasil e no mundo. Estima-se que, nos próximos anos, mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo estejam fazendo uso dessa ferramenta.  

É aí que entra o poder das assistentes virtuais. Elas funcionam como uma ajuda direta, fácil e ágil para os clientes que entram em contato com as empresas pelos canais de comunicação.  

As funções das assistentes virtuais são basicamente responder os questionamentos mais frequentes dos clientes e facilitar a comunicação entre marca e consumidor, uma vez que o tempo de resposta é mais rápido. 

Além disso, as assistentes virtuais também servem como um cartão de visita da empresa nas redes sociais, como é o caso do Magazine Luiza.  

Por meio da Lu, a empresa utiliza os canais digitais para se comunicar com o público. Essa assistente virtual deu tão certo que até se tornou influenciadora digital, estrelando campanhas da Adidas.  

Quais são as principais assistentes virtuais?

As assistentes virtuais já são uma realidade para muitas marcas, mas algumas se destacam no meio digital. 

Vamos conhecer as assistentes virtuais que mais movimentam a internet! 

Magazine Luiza 

A Lu, do Magazine Luiza, pode ser considerada a assistente virtual mais reconhecida nos canais digitais.  

Isso porque é a Lu que comanda o Twitter da empresa, publicando diversos tweets por dia e interagindo com o público frequentemente.  

Além disso, o Magalu criou uma página no site denominada Portal da Lu. Nessa página, a assistente virtual dá explicações sobre as principais dúvidas dos consumidores, além de oferecer produtos e afins.  

Natura

A Nat, da Natura, é uma assistente virtual mais recente. Até agora, a recepção tem sido excepcionalmente positiva.  

Quebrando padrões, com medidas que representam os corpos das brasileiras, a Nat é uma assistente virtual dinâmica e de bem com a vida. É a cara da marca! 

Esse é um exemplo clássico de como as empresas conseguem criar assistentes que verdadeiramente se carregam os valores da organização.  

Amazon 

A Alexa é a assistente virtual da Amazon. Diferentemente das anteriores, ela é um software que vem em um aparelho eletrônico.  

A proposta do sistema é resolver todos os problemas dos seus “donos”, facilitando muitos processos cotidianos.  

Atualmente, a Alexa é a assistente virtual mais conhecida mundialmente e tem feito muito sucesso entre os compradores.  

A justificativa para esse sucesso é que ela permite integrações com outros sistemas, a fim de tornar o dia a dia dos usuários mais prático.  

Apple

A Siri é a assistente virtual da Apple.  

Ela já existe há anos e também é integrada nos equipamentos da marca, como a Alexa. 

O diferencial da Siri é já estar integrada nos celulares, facilitando as pesquisas dos usuários.  

Oi

A Oi lançou recentemente a sua inteligência artificial.  

Denominada Joice, a assistente virtual da empresa telefônica atua como uma facilitadora de processos para os usuários.  

Para isso, a Joice responde às principais perguntas dos clientes sobre faturas, planos e afins. 

Samsung

A Bixby é a assistente virtual da Samsung e funciona basicamente como a Siri. 

Ambas estão integradas nos telefones e servem como um mecanismo de pesquisa por voz. 

Vivo

A Aura é a assistente virtual da Vivo e existe também para simplificar a vida do usuário. 

Com essa assistente, a Vivo espera que os consumidores tenham uma experiência positiva com a marca. 

Bradesco  

A BIA é a assistente virtual do Banco Bradesco. 

Ela nasceu com a proposta de tirar as dúvidas dos consumidores de maneira fácil e rápida. 

Além disso, recentemente a BIA foi otimizada para responder práticas de assédio nas redes sociais, sendo a primeira assistente virtual a lutar contra o machismo nesse meio.  

Quais são os benefícios das assistentes virtuais para as marcas?  

As assistentes virtuais são uma alternativa muito vantajosa para auxiliar gestores de empresas.  

Elas oferecem um atendimento personalizado para os clientes e diminuem a burocracia, o que tem como benefícios maior produtividade e melhor experiência para os consumidores.  

Além disso, uma assistente virtual possibilita descobrir quais são as principais necessidades dos seus consumidores, criar melhores soluções para eles e transformar positivamente a percepção que eles têm da sua marca.  

Portanto, com as assistentes virtuais, você melhora a produtividade e o reconhecimento de marca no meio digital.  

Esses são os benefícios gerais da ferramenta para a sua empresa. Vamos entender melhor as vantagens específicas sobre a presença digital da sua marca?  

Maior interatividade com o público

Gerar interação com o público é uma ótima maneira de você aumentar o engajamento com as pessoas nas suas redes.  

Nesse sentido, apostar no desenvolvimento de uma assistente virtual pode ser uma alternativa extremamente benéfica para criar uma relação mais próxima entre a sua marca e o público.  

Identificação

Quando as pessoas se identificam com os nossos conteúdos, elas tendem a interagir mais com a nossa marca.  

As assistentes virtuais são um recurso eficiente para gerar identificação com a sua persona. Mesmo que se trate de um robô, ela está representando uma pessoa.  

Desse modo, os consumidores tendem a se aproximar mais e se sentir compreendidos pela sua marca.  

Reconhecimento de marca

Quando você tem uma assistente virtual e a divulga amplamente nas redes sociais, o seu reconhecimento de marca é drasticamente aumentado.  

Por exemplo, todas as vezes que nos deparamos com a Lu, sabemos que se trata de alguma ação do Magazine Luiza.  

Sua marca antenada às tendências

Investir em assistentes virtuais é uma maneira de você mostrar para o seu público-alvo que a sua marca se importa com as tendências e que está implementando novas tecnologias dentro da empresa. 

Indiretamente, isso faz com que os clientes reconheçam os esforços da marca de se adaptar ao digital. Qual é o resultado disso? Mais interesse pela empresa e pelos seus produtos ou serviços!  

Reflexão: por que a maioria das assistentes virtuais são mulheres?

Provavelmente, você já reparou que a maioria das assistentes virtuais são mulheres. Já deve ter reparado também que utilizamos os artigos femininos “a” e “as” em toda a nossa conversa. 

O objetivo de nossa escolha linguística é tanto representar uma tendência quanto provocar uma reflexão. “As” assistentes virtuais são assim, mas precisam ser assim? 

Nesse contexto, há um debate muito recorrente na internet sobre os motivos dessa tendência ao feminino.  

Por um lado, a Unesco argumenta que a prática de só criar assistentes virtuais mulheres “reflete, reforça e dissemina o preconceito de gênero”. 

Por outro lado, os especialistas em Marketing defendem que as assistentes virtuais são mulheres porque, no imaginário popular, a voz e a figura feminina são dóceis e as mulheres sempre estão prontas para ajudar.  

É por essa divergência tão polarizada que a questão precisa ser discutida no meio corporativo.  

Assistentes virtuais são uma excelente alternativa para você humanizar sua marca e se conectar com o público nas redes sociais. No entanto, ao fazer isso, você não precisa focar unicamente em assistentes virtuais do gênero feminino

Por isso, nossa dica é: ao desenvolver um assistente virtual para a sua marca, pense principalmente nos valores da empresa e como você pode mostrá-los para o público por meio de um robô virtual.  

Se, no fim, a equipe concordar que o melhor para a marca é que seja uma figura feminina, não haverá problema algum. Porém, não é aconselhável tomar essa decisão apenas porque outras empresas estão fazendo assim.  

Descubra o poder das assistentes virtuais

Quando você cria um assistente virtual que realmente conversa com os valores da sua marca, isso contribui diretamente para a efetividade do atendimento. Contribui também para a diminuição de perguntas com teor sexual, além de impactar na percepção do consumidor.  

Os assistentes virtuais transformarão positivamente o seu negócio, independentemente do gênero escolhido para representar o robô. 

Esperamos que o texto de hoje tenha sido útil para você entender o poder das assistentes virtuais na contemporaneidade. Fique à vontade para ler o nosso blog e descobrir mais tendências do Marketing Digital! 

Se tiver dificuldades para definir as funções ou o perfil da sua / do seu assistente virtual, conte com nossa equipe! Basta procurar um especialista da Agência Contato! 

Jornada de compra do cliente: o que é e como funciona?

No Marketing de Conteúdo, cada etapa da jornada de compra é definida por uma palavra-chave que representa como nutrir os leads e qual o melhor conteúdo para avançar no processo.

A jornada de compra do cliente nada mais é do que o caminho que um potencial cliente percorre antes de efetivar a compra do seu serviço ou produto. O termo também é conhecido como Buyer’s Journey e apresenta 4 etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; e decisão de compra. 

Para entender o conceito, é importante lembrar de algo essencial: no Marketing Digital, a produção de conteúdo é a ferramenta base para atração dos clientes.  

Afinal, é o conteúdo que constrói a autoridade da sua marca dentro do segmento de atuação, nutre o relacionamento com os leads e prepara os clientes para o momento da compra.  

Portanto, para que essa máquina funcione bem, você precisa conhecer o seu público-alvo e dominar as 4 etapas da jornada de vendas.  

Confira agora nosso guia e aplique as estratégias no seu negócio! Boa leitura! 

O que é jornada de compra?

A jornada de compra do cliente é um modelo que define os estágios pelos quais os interessados passam até realizar a compra, ainda que não percebam esse processo. 

No Marketing de Conteúdo, cada etapa é definida por uma palavra-chave que representa como e com o quê os leads devem ser nutridos para concluir a jornada.  

Nesse processo, os hábitos de consumo do público, os comportamentos e o perfil dos consumidores são identificados 

A partir dessa análise, a equipe de Marketing consegue descobrir em qual momento a pessoa se encontra e quais conteúdos devem ser entregues para suprir os desejos e as necessidades.  

Com isso, o time de vendas também conseguirá aprimorar as estratégias e concluir mais negócios. Então, vamos descobrir agora como as vendas são beneficiadas! 

Como a jornada de compra do cliente impacta nas vendas?

O impacto da jornada de compra do cliente nas vendas depende de um fator central: a quantidade de informações geradas sobre os clientes.  

A partir do momento em que a equipe consegue mapear o estágio de venda, consegue, portanto, direcionar a solução ideal para o momento ideal do cliente.  

Quando a venda acontece no momento de “decisão’’ da compra, significa que o tempo e o trabalho dedicados foram produtivos.  

Além disso, o relacionamento próximo com os clientes é o outro fator que alavanca as vendas. Afinal, o conhecimento sobre seus desejos, interesses, hábitos e necessidades é solidificado.  

Cada etapa da jornada de compra do cliente ajuda a qualificar o cliente. Esse é o caminho para efetivar vendas ou novos negócios. 

Por meio desse grau de informação, a sua empresa conseguirá construir uma série de estratégias para otimizar a gestão, aumentar a produtividade e alavancar as vendas.   

Com isso, os novos clientes serão conquistados, e os antigos serão fidelizados!  

Mas, afinal, como é a dinâmica da jornada de compra do cliente? Se você chegou até aqui com esta pergunta, iremos decifrá-las agora!  

Como funciona a jornada de compra?

O trabalho de cada etapa do processo de jornada de compra do cliente é essencial para qualificar o cliente e efetivar as vendas ou um novo negócio.  

Vamos conhecer cada uma das 4 etapas, seus objetivos e exemplos práticos. Acompanhe a seguir.  

1) Aprendizado

A primeira etapa, conhecida como aprendizado, é o momento no qual o cliente ainda não sabe ou não tem certeza se possui um problema e uma dor que a empresa pode solucionar.  

Nessa etapa, o interesse por determinado produto ou serviço da sua empresa ainda está despertando. Portanto, o seu objetivo é capturar a atenção da pessoa.  

Vamos analisar um exemplo? 

Imagine que uma empresária chamada Esther tem uma loja de materiais de decoração para casa. A gestora frequentemente consome conteúdos sobre organização de estoques.  

Se você identifica esse perfil de Esther e passa a produzir conteúdo sobre organização de lojas, você aumenta as chances de transformá-la em uma seguidora das suas redes sociais.  

Ou seja, as metas de descobrir, alcançar e captar leads foram atingidas. Seguimos, então, para a próxima etapa.  

2) Reconhecimento do problema

Na fase de reconhecimento, a pessoa interessada está no processo de identificar o problema ou a oportunidade a partir dos conteúdos que a sua empresa tem entregado. 

Portanto, o seu objetivo é gerar ‘’necessidade’’. Com isso, você conseguirá direcionar o(a) interessado(a) a pesquisar, a se envolver com o problema e a cogitar alternativas de soluções para resolvê-lo.  

Neste momento, é válido entregar conteúdos um pouco mais aprofundados.  

Seguindo o exemplo anterior da empresária, seria interessante produzir e disponibilizar uma planilha ou um webinar sobre como calcular o estoque ideal de um empreendimento.   

3) Consideração da solução

Chegamos à etapa de consideração. O que acontece nela?  

Na etapa de consideração, o(a) consumidor(a) está avaliando qual a melhor solução para a sua dor, com base em aspectos como qualidade, custo-benefício, autoridade e experiência proporcionada pela marca. 

Por isso, o grande esforço é levar a pessoa a identificar o seu produto ou serviço como a opção ideal.  

Crie senso de, para que o(a) lead avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções). Essa estratégia é extremamente válida e necessária, OK?  

Assim, conteúdos que divulguem o seu produto ou serviço para a dor que ele apresente são importantes nessa etapa.  

4 Decisão da compra

Com todas as opções de mercado analisadas, chegou o momento de a compra finalmente acontecer. 

A etapa de decisão de compra é o momento de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencer a pessoa de que o seu produto é a escolha certa

Como criar conteúdo pensando na jornada de compra do cliente?

Como conversamos, entender todas as etapas permite a construção de conteúdos de Marketing Digital direcionados.  

Somente conhecendo muito bem todos esses passos é que você conseguirá fazer com que os seus leads avancem até o fim do processo.  

Quando você conhece bem as etapas da jornada de compra, é possível pensar em conteúdos específicos para nutrir os seus leads!

 A estratégia mais adequada é mapear o que deve ser produzido e entregue em cada etapa ajuda, além de equilibrar a produção de conteúdo.   

Lembre-se de que não adianta oferecer 30 posts, 5 e-books e 3 cursos para quem está no início da jornada, se não houver para onde encaminhar seu público depois. 

Com esse controle dos materiais, o seu fluxo de automação de Marketing também pode ser lapidado, a fim de auxiliar no direcionamento automático dos leads. 

Aplique a jornada de compra do cliente nas suas vendas

Agora você já sabe como funciona a jornada de compra do cliente. Sabe também a importância desse processo para as vendas. 

Então, agora é hora de colocar a mão na massa. E, se precisar de ajuda, não deixe de procurar a nossa equipe! 

Quer entender, definitivamente, por que seu negócio está perdendo clientes e como mudar esse cenário? Confira agora nosso blog sobre o assunto!