O September 2022 Core Update chegou

September 2022 Core Update: Veja quais são as novas atualizações

No dia 12/09, o Google confirmou a implementação de um novo Core Update, chamado September 2022 Core Update, em seus algoritmos. E, essa atualização foi finalizada na última segunda-feira, dia 26/09, ou seja, o September 2022 Core Update chegou!!

Essa informação foi confirmada pela conta oficial do Search Central no Twitter e isso afeta sites do mundo todo, ao contrário do Helpful Content Update que afetou, inicialmente, apenas sites em inglês. 

Se você acompanha nosso blog sabe que é muito importante seguir essas atualizações do Google, certo? Então vem com a gente para saber muito mais!

O que é Core Update?

Core Update – Atualização Principal – são alterações ou melhorias que o Google faz em seus algoritmos. 

Mesmo que o Google sempre esteja passando por atualizações, os Core Updates são implementados em grande escala e possuem um grande potencial para atingir todos os sites que estão presentes na plataforma. 

Essas atualizações são importantes pois elas podem alterar o tráfego orgânico. Você não quer ser pego de surpresa, certo?

Core Update deve contribuir com o Helpful Content

Para muitas pessoas, o Helpful Content não tenha sido o suficiente para causar impacto, no entanto, o Core Update pode ser mais significativo. 

Ainda não é possível afirmar tantas coisas a respeito, mas vale lembrar que a Atualização de Conteúdo Útil afeta somente sites em inglês. Mas isso deve mudar ao longo do tempo. 

Como você pode observar se seu site foi impactado

A primeira coisa que deve ser feita é, se você observar que o tráfego diminuiu após o September 2022 Core Update, é necessário não se desesperar. 

Segundo a documentação disponibilizada pelo Google, páginas que perdem posicionamentos depois de grandes atualizações não violam as diretrizes impostas pela plataforma. No entanto, elas perderam espaço para páginas melhores e mais completas. 

Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • As informações que você passa são originais?;
  • O conteúdo é, de fato, relevante?;
  • A página possui muitos anúncios? (O que torna a experiência do usuário negativa); 
  • O site é mobile friendly?;
  • O conteúdo presente na página foi escrito para mecanismo ou para pessoas?.

Analise o Search Console

Observe os dados mostrados no Google Search Console e veja se consegue encontrar possíveis alterações no número de cliques e impressões nas semanas seguintes à atualização. 

Compare com o período anterior

Com as observações feitas no Search Console, compare com o mesmo período anterior à atualização para fazer um comparativo.

Isso te ajuda a observar o que as páginas que subiram tem de diferente das que caíram e, dessa forma, se adequar a essas alterações. 

Tenha apoio das ferramentas para análise dos concorrentes

Neste momento, é fundamental contar com apoio de ferramentas para análise dos concorrentes. Você pode utilizar o SEMRush, Ubersuggest, Ahrefs ou outra plataforma na qual você esteja habituado.

Fique de olho nas alterações de posição e, de novo, tente encontrar padrões nessas mudanças. 

Quais foram os últimos Core Updates?

A última atualização do Google ocorreu há mais ou menos 4 meses e foi chamada de May 2022 Core Update. Seu objetivo era tornar os objetivos de pesquisa mais úteis para os seus usuários. 

No ano de 2021 também houveram algumas atualizações, foram elas: 

Além disso, no ano de 2020 houve:

Gostou do nosso conteúdo sobre “September 2022 Core Update”? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

Te vejo no próximo post 😉

Como entender melhor o algoritmo do Instagram

Como entender melhor o algoritmo do Instagram

As redes sociais se tornaram um dos principais pontos de contato entre as empresas e o público. As plataformas são acessadas pelas mais diferentes audiências. Para o lado das empresas, se mostra necessário estudá-las, como o algoritmo do Instagram

Existindo uma série de programas e códigos que funcionam na definição de ações que irão determinar a funcionalidade dessas plataformas. Isso acontece ao acompanhar o comportamento dos próprios usuários, de acordo com os seus interesses e necessidades.

É justamente por causa desse conceito de adaptação que o Instagram se destaca como uma das redes sociais de maior popularidade no mundo. A plataforma se mostrou tão relevante, que foi comprada pelo grupo Meta (antigo Facebook).

De 2012 para cá, ano em que o Instagram foi adquirido pela empresa de Mark Zuckerberg, essa rede só cresceu em termos de importância. Issou aumentou exponencialmente o seu número de usuários, servindo então de como uma ferramenta para diferentes negócios.

Uma instituição educacional, por exemplo, pode usar do seu perfil dentro dessa plataforma para divulgar um curso técnico à distância. Mas também qualquer modalidade de ensino presente no portfólio dessa entidade do setor educativo.

Mesmo sendo uma rede de tamanha popularidade, o Instagram está sempre em busca de otimizar os seus serviços. Acompanhando as novas tendências presentes no mercado, a plataforma é responsável por ditar tendências na internet.

Como no apelo que o público atual tem em cima de conteúdos em vídeo, fizeram com que o Instagram passasse a adotar esse formato como o principal foco da rede. Agora, a rede vai muito além da presença de fotos e imagens, o mote original por trás da criação da plataforma.

Criou-se uma realidade positiva não apenas ao público, mas também para as entidades comerciais, como a uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de sistema de automação comercial, ao tornar mais fácil a divulgação dos seus serviços aos usuários ali presentes.

No entanto, para que seja possível alcançar bons resultados comerciais junto ao uso do Instagram em sua comunicação, é preciso conhecer a fundo todas as particularidades dessa rede social, assim como compreender os interesses de quem frequenta essa rede. Então, continue sua leitura!

O funcionamento do Instagram e do seu algoritmo

É claro que para que uma rede social consiga prosperar dentro do cenário cada vez mais dinâmico no qual se é contra a internet hoje em dia, a mesma precisa de forma constante atualizar os seus serviços e aplicações, para chamar a atenção dos seus usuários.

Incluindo-se em um processo de aprendizagem contínua, a permitir com que acertos sejam explorados e erros sejam revertidos, afinal, dentro desse objetivo de constante renovação, é comum que surjam problemas, ou até mesmo decisões que não levem a bons resultados.

Por outro lado, é preciso também saber quando insistir em uma estratégia, diante dos resultados que podem ser alcançados a partir da aplicação de uma técnica em particular, estipulada  a partir de um grande e complexo estudo de mercado.

O mesmo tipo de situação permite com que uma fábrica passe a trabalhar com um sistema de monitoramento em nuvem, a facilitar o seu processo de entregas, através da adoção de estratégias digitais juntos aos seus negócios, adaptando-o para o futuro.

Uma dessas decisões pouco usuais foi a estratégia do Instagram de deixar de exibir postagens presentes em sua rede, a partir de um tradicional modelo cronológico. Ou seja, seguindo a ordem de publicação de um conteúdo nas redes.

A partir de 2016, o Instagram passou a ordenar a visualização das postagens presentes em sua plataforma a partir de uma organização via algoritmo, no qual a exibição de um conteúdo passa a ser regido por cálculos, programas de análise e pela compra de anúncios.

Na época, essa mudança foi vista com maus olhos por parte dos usuários, trazendo uma espécie de desequilíbrio para o sistema de postagens na rede, fazendo com que a distribuição desses conteúdos passasse por um processo completo de reestruturação.

Nesse novo modelo, a função do algoritmo passa a ser o principal ativo por trás das atividades do Instagram, ao analisar uma série de questões para definir qual será o tipo de conteúdo que possui uma maior relevância ao usuário.

Entre os fatores responsáveis por definir qual será o melhor meio de  distribuição de conteúdo nessa rede algumas condições são levadas em conta, como o interesse do usuário, o seu grupo de relacionamentos e as suas ações mais recentes nessa rede.

Questões a fazer com que um usuário receba conteúdos sobre uma empresa que ofereça mão de obra qualificada e especializada, mas poucas postagens sobre uma companhia automotiva, mesmo seguindo ambos os perfis no seu Instagram.

E não é como se o algoritmo fosse algo completamente abrangente, existindo diferença para cada um dos formatos e funções que estão presentes no modelo de publicação de conteúdos nessa rede social.

Os algoritmos para cada formato

Os programas de análise utilizados pelo instagram funcionam de forma constante, estudando o perfil de cada um dos usuários presentes em sua rede, ao mesmo tempo que aprende com seu comportamento, para que seja possível a melhor experiência ao usuário.

Essa observação analisa também as diferenças de consumo em cima de cada um dos formatos presentes no instagram, que atualmente podem ser divididos entre:

  • Feed;
  • Stories;
  • IGTV;
  • Reels.

Cada um trabalhando com um sistema próprio de distribuição de conteúdos, sejam por meio dos perfis seguidos em sua rede, os anúncios ali presentes, ou por meio da aba Explorar, que apresenta conteúdos de usuários terceiros, fora do seu ciclo social digital.

Dentro dessas opções todas existem dois modelos de posicionamento conteúdo a terem um maior destaque.

Algoritmo para “Feed” e “Stories”

Nesse sistema, um escritório de serviços contábeis consegue com que suas postagens cheguem a um maior número de usuários a partir da sua relação com esse público, já que normalmente o algoritmo analisa tópicos como:

  • Informações do conteúdo;
  • Informações sobre quem fez a postagem;
  • Postagem recentes de quem é seguido;
  • Histórico de interação do usuário.

Ou seja, continuando a seguir um modelo tradicional de compartilhamentos e conteúdos ao qual o Instagram usa desde o seu início, com a maior exceção sendo a presença dos posts patrocinados, a serem posicionados por quem comprou um anúncio no Instagram.

Algoritmo para o “Explorar” e o “Reels”

Agora para uma empresa que atua oferecendo auxílio no serviço de abertura de empresas, e que busca se destacar junto ao Reels, aplicação de vídeos curtos, ou na aba de exploração, é preciso ter uma maior atenção ao conteúdo em si que está sendo postado.

Dessa forma, o algoritmo do Instagram opera a partir da análise de conceitos similares ao tipo de conteúdo que realmente é consumido pelo usuário, com o intuito de apresentar a ele publicações que estejam alinhadas ao seu perfil dentro da rede.

Apresentando a quem navega na aba “explorar” um conjunto de conteúdos e perfis novos, mas que tenham algum tipo de associação ao método de consumo deste usuário.

Mas assim como um software de gestão empresarial pode trazer benefícios para as companhias que adotem esse tipo de sistema na organização de suas atividades. Os algoritmos usados pelo Instagram podem trazer vantagens ao seu perfil comercial.

Para que isso ocorra, é preciso somente saber como usar os mesmos ao seu favor.

Como aproveitar tais algoritmos

Os algoritmos são responsáveis por dominar todas as atividades presentes no instagram, sendo importante saber como utilizá-las em associação com os seus objetivos. 

Pois se não existe uma forma de driblá-los, existem maneira de usufruir deles, a partir de dicas como:

  • Faça publicações de qualidade;
  • Escolha horários de maior engajamento;
  • Responder com frequência seus seguidores;
  • Interagir com seu público.

As estratégias que permitam com que o uso desses algoritmos possam ser benéficos aos seus perfis dentro dessa rede digital de interação com o público, seja você responsável por um perfil pessoal ou comercial, existindo uma competição entre tais usuários.

Afinal, a disputa pela atenção do público no Instagram ultrapassa o formato do perfil de uma conta, com empresas e usuários comuns em busca de reconquistar o interesse do público, ao utilizar o mesmo tipo de estratégia dentro dessa plataforma.

Sendo assim, para que uma agência que trabalha com serviços de terceirização em TI (Tecnologia da Informação) consiga ter uma relevância dentro do Instagram, o perfil dessa empresa precisa ter atenção ao tipo de conteúdo que será compartilhado nessas redes.

A utilização das ações dos algoritmos e programas presentes no Instagram como uma ferramenta positiva,a  ajudar com que o seu conteúdo chegue às telas dos mais diferentes tipos de públicos, desde os seus seguidores até novos públicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como aplicar o método AIDA no marketing digital da sua empresa?

Método AIDA: o que é e como aplicar no marketing digital?

As empresas que investem no marketing digital precisam entender a importância do método AIDA para a conversão de clientes. Afinal, essa é a principal forma de analisar o comportamento dos consumidores. 

Desse modo, nesse artigo iremos explicar como o método AIDA funciona. Além disso, também abordaremos de qual modo ele impacta as vendas de uma marca. Venha conferir!

O que significa o método AIDA?

O método AIDA é utilizado para identificar as etapas que uma pessoa passa até consumir um produto. Dessa forma, essa estratégia – cuja sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação – evidencia os principais estágios vivenciados pelo consumidor durante a jornada de compra.

Assim, ao definir o comportamento de um possível cliente, é possível estabelecer qual estratégia utilizar para cativá-los. 

Atenção

Em primeiro lugar, a atenção é o contato inicial do consumidor com a marca. Nessa etapa, ele reconhece a existência da empresa e a curiosidade é despertada. Porém, esse vínculo ainda é bastante superficial.

Contudo, não é tão simples assim chamar a atenção do cliente em potencial. Para isso, é necessário uma publicidade chamativa e repleta de conteúdo relevante.

Interesse

Após o contato inicial, é importante que o interesse do consumidor seja despertado. Porém, para isso a marca deve informar ao cliente que possui o que ele procura.

Assim, nessa segunda etapa, o cliente deverá saber exatamente o que a empresa tem a oferecer.

Dessa forma, o desejo de compra é fomentado. Contudo, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Desejo

Chegando na terceira etapa do método AIDA, o cliente já deve estar ciente de que a empresa possui produtos atrativos. Assim, no estágio do desejo, o consumidor está pensando se vale a pena adquirir aquele produto.

Contudo, ainda falta um incentivo para que essa decisão aconteça de fato. Dessa forma, a empresa precisa comprovar que existem benefícios reais em efetivar a compra. 

Ação

Com a quarta etapa, vem a comprovação se as fases anteriores obtiveram sucesso. No estágio da ação, cabe ao cliente decidir se irá consumir ou não. 

Contudo, a empresa não precisa ser passiva nesta ocasião. Em primeiro lugar, a melhor técnica é não atrapalhar a compra. Após isso, a marca ainda pode utilizar estratégias para incentivar o consumidor. 

Como surgiu a metodologia AIDA?

Apesar de ser bastante utilizado no meio do marketing digital, o método AIDA é mais antigo do que a internet. Ele surgiu no século XIX, quando o publicitário Elmo Lewis analisou as fases que o consumidor passava até a compra.

Dessa forma, esta metodologia se tornou inerente ao planejamento de marketing de uma empresa. Afinal, é um modelo que, mesmo não sendo perfeito, consegue prever bem o comportamento do cliente.

Como aplicar o método AIDA no Marketing Digital da sua empresa?

Sabendo o que é o método AIDA, o próximo passo é utilizá-lo para investir no marketing digital da empresa. Assim, com a aplicação desta técnica a jornada de compra tende a ser mais efetiva.

Abaixo iremos desenvolver ideias para que uma marca consiga chamar atenção, cultivar interesse, despertar o desejo e engatilhar a ação. Confira:

Chame a atenção do seu público

Em primeiro lugar, para chamar a atenção de um cliente não é preciso ser inconveniente com ele. Logo, anúncios que forçam o consumidor a conhecer a marca não são boas alternativas.

Assim, o ideal é investir em algo que atraia o cliente, para que ele se sinta contemplado pelo produto. Uma tática é investir em marketing de conteúdo. Afinal, ao ter contato com algo relevante, mais o cliente estará alerta.

Outro artifício é a criação de boas landing pages. Com elas, é possível que os clientes prestem atenção na marca, o que pode ocasionar em uma conversão no futuro. 

Crie o interesse pelo seu produto/serviço 

Na fase do interesse, o investimento em propagandas que mostram as vantagens do produto é uma estratégia eficaz. 

Para isso, as informações devem ser repassadas com clareza. Expondo como o consumo iria ajudar efetivamente o cliente a resolver seu problema.

Estimule o desejo

Contudo, o desejo do consumidor deve ser direcionado a empresa que está anunciando o produto. Afinal, não é vantajoso que ele tenha interesse, mas compre em outro lugar.

Neste contexto, é importante comprovar o diferencial que a marca possui. Assim, muitas optam pela exposição de dados que validam a qualidade do produto. 

Facilite a tomada de decisão para ação

Para finalizar, a tomada de decisão é realizada a partir de estímulos. Logo, incentivar a compra é a missão da empresa nesta etapa.

Exemplificando, esse incentivo pode ser por meio da clareza de informações ou pela disponibilização de testes grátis. 

Também é possível utilizar gatilhos mentais neste contexto. Como as chamadas que contém senso de urgência. Ex: “apenas hoje”, “promoção exclusiva”, “últimas unidades”, etc.

Entendeu como o método AIDA funciona? Agora que tal encontrar maneiras de aplicar essas técnicas para impulsionar as vendas da sua empresa? Para isso, entre em contato com um dos consultores da nossa agência, uma referência no marketing digital em BH.

Como criar QR Code gratuitamente: veja 5 sites que podem te ajudar

5 sites para criar QR Code gratuitamente

O QR Code – Quick Response Code – foi desenvolvido no Japão a fim de substituir os códigos de barras. 

Ele é um código de barras estilizado, que através de qualquer câmera de smartphone consegue extrair os dados contidos nele. Dessa forma, não é mais necessário ter aplicativos específicos para ler esse tipo de informação. 

Ele é usado para compartilhamento de dados de forma rápida, principalmente por meio de celulares. Atualmente, existem muitos sites que permitem criar um QR Code do zero e com rapidez. 

Por isso, neste post vamos te mostrar 5 sites para criar QR Code gratuitamente. Vem com a gente! ?

Google Chrome

Através do Google Chrome é possível criar um QR Code que o direciona para qualquer site dentro do navegador. Através dele o usuário consegue editar a URL manualmente e baixar a imagem para compartilhar em suas redes, por e-mail e até para impressão. 

Para criá-lo é só abrir o site e apertar com o botão direito do mouse. Depois disso é só clicar em “Criar código QR para esta página”. 

Esse é o resultado (Aproveita e faz a leitura desse QR para ver um conteúdo bem legal!) 

QR Code Generator

O QR Code Generator é um dos sites mais completos para a geração de QR Code, pois ele disponibiliza uma grande quantidade de opções para você customizá-los do jeito que você quiser. 

Através dessa ferramenta é possível alterar a cor do código, criar etiquetas e incluir o logotipo da sua empresa. 

Para utilizá-lo, é só realizar o cadastro, criar o design que você deseja e apertar o botão de download. 

Canva

O Canva é uma ferramenta super completa, que oferece recursos de edição de imagens, vídeos e templates. Ele segue a linha de simplicidade do QR Code Plus. 

Nessa ferramenta é possível inserir o QR Code no design que está criando, sem precisar fazer download em outro lugar. Vale lembrar que ele oferece versão gratuita e premium. 

QR Code Fácil

O QR Code Fácil é simples e também permite a personalização do QR Code. Com ele você consegue alterar as cores, o formato da imagem, o fundo e também inserir o logotipo da empresa. 

No entanto, vale ressaltar que, o plano gratuito só permite que você crie apenas cinco artes por dia. Mas, o site oferece outros três planos que ampliam as possibilidades, são eles: Personal, Profissional e Business

QR Code Plus

O QR Code Plus é o aplicativo mais simples comparado a todos citados anteriormente. Entretanto, ele só permite coisas básicas, sem personalização dos QR Code. 

Vale ressaltar que, essa versão permite criação ilimitada de QR Codes, por isso se torna uma ótima solução para quem precisa de grandes quantidades. 

Ele possui outros planos que possibilitam edição, são eles: Starter, Advanced e Solutions
Gostou do nosso conteúdo sobre QR Codes? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

Agência Contato é GOLD RD Partners: uma parceria que vale ouro!

RD Partners: Agência Contato é parceira gold na RD

O RD Partners é um ecossistema completo de desenvolvimentos para agências e, a Agência Contato possui parceria Gold com o programa.

Se você acompanha nosso blog sabe que temos uma grande preocupação em oferecer serviços e produtos de qualidade, certo? 

Vem com a gente que vamos te mostrar um pouco mais do RD Partner!

O que é a RD Station?

A RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing Digital que possui os principais recursos para implementar ótimas estratégias de Marketing Digital. Através dela é possível realizar diversas atividades por meio de um único software. 

A RD Station foi desenvolvida pela Resultados Digitais, que é uma empresa brasileira líder de mercado na América Latina. Ela gerencia leads, controla publicações, planeja estratégias de SEO, analisa a performance da campanha, automatiza e-mail marketing, entre outros. 

Segue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta tão importante para quem quer garantir uma presença digital sólida e consolidada. 

O que é RD Partners?

Segundo o Google, ter um selo do Google Partners significa que parceiros específicos foram aprovados em exames de certificação no Google Ads e possuem conhecimento dos produtos. 

Ou seja, essa certificação comprova que você é um profissional especializado em mídia online e que foi aprovado nos exames de proficiência exigidos pelo Google. 

Já o RD Partners é um programa de parceria da RD Station para empresas que utilizam a ferramenta RD Station. Ele possibilita que as agências fortaleçam, através do programa, o relacionamento com o software e, essas agências percorrem um caminho. Esse caminho é:

Starter – > silver – > gold – > platinum – > diamond

Para percorrer o caminho, a agência precisa entregar resultados mensuráveis para seus clientes, como: leads gerados, vendas concluídas, entre outros. 

Ser um parceiro da RD proporciona treinamentos, cursos e eventos através da RD University e trocas de experiências. 

Como você já viu, a Agência Contato possui o selo Gold RD Partners. Agora vamos te mostrar o que isso significa, vem com a gente!

O que significa o selo GOLD RD Partners?

Agora que você já entendeu um pouco a respeito do Google Partners, vamos falar sobre o selo GOLD RD Partners:

Esse selo comprova que o terceiro nível em utilização da plataforma foi atingido. E, quando isso acontece, as agências passam a ter acesso a diversos benefícios que ajudam ainda mais no seu crescimento, como por exemplo: treinamentos e materiais exclusivos. 

Atingir o selo Gold significa que a agência possui capacidade de elaborar um bom planejamento estratégico e ótimas estratégias de Inbound Marketing. Além disso, esse certificado é atribuído àqueles que consolidaram parcerias de sucesso ao lado da Resultados Digitais. 

Quais são as vantagens de contar com uma agência parceira da RD?

Se você acompanha nosso blog sabe que contar com uma agência parceira da RD possui muitas vantagens. Por isso, vamos listar algumas delas pra você. Pegue um papel e uma caneta e anote tudo:

Suporte e Educação

A RD oferece uma estrutura muito completa focada na educação dos seus parceiros. Dessa forma, através dela é possível ter acesso a treinamentos e cursos exclusivos.

A RD University, por exemplo, é uma plataforma de cursos online que prepara sua equipe para oferecer serviços de qualidade para seus clientes. 

Além disso, você também terá uma Gerente de sucesso, que te ajudará a construir e direcionar estratégias de Inbound Marketing para as pessoas que sua agência presta serviços. 

Marketing and Sales

A RD possibilita que sua agência possa ser divulgada no Marketing place oficial da plataforma. Por meio dela é possível ter uma equipe mais produtiva e estratégica. 

Comunidade Exclusiva 

Já mencionamos aqui que os parceiros da RD possuem acessos exclusivos em diversos programas, certo? 

Pois é, com ela você fará parte de uma comunidade exclusiva que possibilita troca de conhecimentos, benchmarks, networking e muito desenvolvimento. 

Vale ressaltar que, há outras vantagens como:

  • Acesso ao Partner Day; 
  • Descontos em ingressos para o RD Summit e RD On The Road; 

Vantagens Financeiras 

Com essa plataforma, você ganha comissões sobre cada uma das revendas com o RD Station Marketing que for realizada. 

Quem possui o plano Light e Basic o valor é fixo, mas quem possui o plano Pro ou Enterprise tem uma variação de acordo com o nível do programa que se encontra. 

Por que é tão importante investir em Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma forma de ganhar confiança de possíveis clientes. Investir nessa estratégia é importante pois ela tem uma grande influência nos usuários e em decisões futuras que os clientes irão tomar. 

Quando uma agência se esforça em produzir conteúdos completos e de qualidade, o Inbound Marketing fornece links orgânicos. 

Case de sucesso

Confira uma das nossas cases de sucesso:

SASC CM

O SAS CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Com a ajuda da Agência Contato, a ferramenta aumentou o fluxo de vendas para novos clientes, fortaleceu a marca, aumentou a venda para clientes internos, entre outros. 

Marketing digital com quem entende do assunto: conheça a Agência Contato

A Agência Contato é uma agência especializada em Marketing digital e, queremos te ajudar a atingir uma presença digital forte! 

Somos parceira Gold da RD Partners e podemos fazer seu negócio DECOLAR, portanto, Faça Contato

Aprendeu um pouco mais sobre o RD Partners? Confira outros conteúdos no nosso blog

Te vejo no próximo post 😉

Custo por Lead: o que é e 5 dicas para reduzir

Custo por Lead: o que é e 5 dicas para reduzir

Saber quanto um negócio gasta com estratégias de marketing digital é essencial, pois isso impacta no funcionamento da sua empresa. Por isso, entender o que é o Custo por Lead (CPL) e como calculá-lo é muito importante.

Siga a leitura e veja como reduzir sua CPL. Venha DECOLAR conosco ?

O que é CPL

Dentro do Marketing Digital é muito importante ter um planejamento financeiro. O Custo por Lead – também conhecido como CPL – é uma métrica que ajuda a entender esse cálculo. 

O CPL é quanto uma empresa paga, em média, por cada lead gerado. 

Como calcular o Custo por Lead

Para calcular o CPL é necessário pegar a soma dos investimentos e dividir pela soma dos leads gerados em um anúncio ou ação específica. 

Por exemplo, uma campanha que investiu R $100,00 e gerou 200 leads, tem uma CPL de R $0,50. O que define se o CPL é maior ou menor, é sua eficácia de convencer um usuário a não apenas clicar no anúncio, mas também cadastrá-lo na página. 

Dicas para reduzir o CPL

Sabemos que reduzir o custo por lead é um dos grandes desafios de qualquer gestor de tráfego. Por isso, separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar.. Então, pegue um papel e uma caneta e anote.

Segmente seus anúncios

Às vezes, você pode pensar que, produzir um anúncio e direcioná-lo para todo tipo de público pode ser uma boa opção. No entanto, as chances de conseguir atingir um cliente certo pode ser muito menor quando utilizamos esta estratégia. 

Por isso a importância de segmentar os anúncios. Dessa forma, é possível pensar melhor no seu público-alvo, ou seja, nas pessoas que têm mais chances de se interessar pelo produto que você está vendendo. 

Então utilize a segmentação ao seu favor, pensando sempre qual o gênero, idade, cidade em que residem, redes sociais que mais utilizam, páginas que mais curtem, entre outros. Assim, você consegue deixá-lo mais envolvido com sua marca. Faz sentido, né? 

Através dos Gerenciadores de Anúncios é possível acessar níveis avançados de configurações de público-alvo. Assim, você é bem assertivo e eleva as chances de se atingir o usuário específico e correto. 

Monitore a frequência dos anúncios

É fundamental monitorar a frequência em que um anúncio aparece para as pessoas, tal como ficar atento em relação ao valor investido neste anúncio. 

Por exemplo, se uma frequência de um anúncio está em 2 (dado fornecido pelos Gerenciadores de Anúncio), isso quer dizer que aquele dado anúncio está sendo mostrado uma média de 2 vezes para cada usuário. 

Esse cálculo pode ser feito através da divisão entre alcance – número de pessoas atingidas por aquele anúncio – e as impressões – número de vezes que tal anúncio foi exibido para um determinado usuário. Por meio dele chega-se a conclusão se o anúncio está sendo cansativo para essas pessoas. 

Não tem um valor considerado ideal neste momento, no entanto, uma frequência baixa (acima de 1) é bem vista por gerar certo reconhecimento de marca. Todavia, uma frequência muito alta pode gerar altos gastos no orçamento e cansar aquele possível cliente. 

Agora, o que fazer quando há grande investimento em um anúncio que possui um público pequeno? É recomendado realocar este investimento para outro anúncio ou aumentar seu público em relação aos demais anúncios. 

Faça testes

Além de monitorar seus anúncios, é sempre necessário realizar testes antes de elaborar um anúncio. Você não vai conseguir fazer a campanha perfeita logo de cara. Portanto, verifique a segmentação e altere suas estratégias para entender o que funciona e o que não funciona.

Pense no mobile 

Hoje em dia, grande parte das pessoas acessam sites através do celular, certo? Por isso, pensar em ter uma página mobile friendly é essencial para capturar os leads. 

Um site mobile friendly é aquele que é adaptado para o aparelho móvel, ou seja, que quando utilizado no celular, não passa por grandes distorções ou não perde informações. 

É fundamental que, além de pensar na estrutura, é importante pensar na velocidade de carregamento, pois caso essa velocidade passe de 3s, você perderá usuários. 

Otimize sua Landing Page

Se você pensa que só produzir seu anúncio é o suficiente, você está enganado. É importante otimizar sua Landing Page para que você consiga realizar as conversões. 

É através da sua Landing Page que você vai convencer aquele visitante de que o que está sendo oferecido vale tempo e investimento. Para otimizá-la é importante usar imagens, cores, fotos, vídeos, CTAs, entre outras estratégias para levá-la adiante. 

Pensar em um design agradável e simples é um dos segredos de uma boa Landing Page. Acrescentar muitas informações só tende a afastar esses usuários, além de que, a página acaba ficando lenta e demora a carregar. 

E, se você acompanha nosso blog sabe que, o carregamento de página é um ponto muito importante para manter os visitantes na página, certo?

? Veja também: 5 dicas para gerar leads com marketing digital

Como a Agência Contato te ajuda

Nós da Agência Contato traçamos estratégias, planejamentos, elaboração e acompanhamento de campanhas. 

Realizamos estudos de público-alvo,  segmentação de campanhas, análises de resultados, relatórios de performance, entre outros. Faça Contato! 

Gostou do nosso conteúdo sobre CPL? Acesse nosso blog e confira mais! 

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital

Os KPIs são essenciais para a estratégia de gestão das empresas e, através deles é possível traçar metas alcançáveis. 

Sabendo da importância desses indicadores, preparamos este conteúdo para você. Separe um bloco de notas e anote essas informações, pois elas podem mudar suas estratégias de Marketing Digital. Vem com a gente!

O que é KPI

KPI, Key Performance Indicator, também conhecido como Indicador de Performance, é uma forma de mensurar se uma ação ou um conjunto de iniciativas está chegando aos objetivos estabelecidos por uma empresa. 

Existem muitos indicadores que podem ser mensurados, como por exemplo: quantidade de páginas que um visitante viu no blog, taxa de rejeição, custo por leads, entre outros. 

Quer entender um pouco mais sobre o KPI? Então veja a diferença entre KPI e Métrica para que fique mais claro! 

Qual a diferença entre KPI e Métrica

Normalmente as pessoas costumam confundir o KPI e a Métrica, por isso, vamos tentar explicar melhor como cada um deles funciona para sanar as dúvidas!

Todos os KPIs são métricas, mas nem todas as métricas são KPIs. 

KPIs são critérios importantes para o objetivo e andamento do negócio, enquanto uma métrica, funciona como apenas algo a ser medido. Se essa métrica se torna relevante para sua estratégia, ela se torna um indicador-chave. 

Para escolher um KPI e para fazer uma métrica se transformar em um indicador, é importante compreender o que pode ajudar na tomada de decisão da sua empresa. 

Essa afirmação te leva ao próximo tópico para que você saiba quais são as KPI mais importantes! 

Quais são as KPI mais importantes?

Como já afirmamos, existem diversos KPIs. Aqui, listamos os mais importantes para você. Confira abaixo:

Taxa de Conversão

A Taxa de Conversão é uma métrica utilizada para mensurar a quantidade de pessoas que passam de uma etapa para a outra no funil de vendas. Em outras palavras, portanto, é a conversão de visitante para lead e de lead para cliente. 

Taxa de Crescimento de Cliente

A taxa de crescimento de cliente é uma taxa que indica quantas vendas vêm de estratégias de marketing de indicação. Esse indicador é muito importante para quem utiliza essas estratégias. 

Custo por Lead

O Custo por Lead (CPL) é uma KPI que permite saber o valor de cada lead conquistado. Quando é possível ter esse valor em mãos, é possível compará-lo e ganhar mais credibilidade para sua empresa. 

Custo de Aquisição de Cliente

Além do Custo por Lead, outra métrica que precisa ser avaliada é o Custo de Aquisição de Cliente (CPA), que é considerado o valor do investimento, que é dividido pelo número de vendas efetivas. 

Ter um custo por aquisição que dê lucro perto do preço médio de venda dá chances para que a área de Marketing de uma empresa continue crescendo. 

Receita Mensal Recorrente e Receita Anual Recorrente

A Receita Mensal Recorrente e a Receita Anual Recorrente são métricas que mostram quanto uma empresa fatura por mês ou por ano com os pagamentos recorrentes dos usuários. 

Através dessas métricas é possível traçar novas metas de crescimento e acompanhar de perto o desenvolvimento do negócio. Vale ressaltar que, quando a receita mensal recorrente cresce mais que a taxa de cancelamento, é um sinal de crescimento positivo da sua empresa. 

Os fatores que influenciam neste valor são: novos usuários, cancelamentos, upsells, reajustes de assinaturas, entre outros. 

ROI

O ROI – Return On Investiment – é um cálculo indicativo que mostra ao investidor se sua aplicação está gerando lucros ou prejuízos. Através dele é possível analisar os resultados financeiros de uma empresa e suas viabilidades. 

Para quem tem interesse em investir, o ROI é uma ferramenta essencial para te auxiliar quando você não possui parâmetros comparativos para observar se tal aplicação é vantajosa ou não. 

Por que você deve coletar esses dados?

Como já mencionamos anteriormente, existem muitos indicadores que podem ser importantes para a estratégia que você deseja traçar. Por isso, é fundamental utilizar diferentes tipos de indicadores de acordo com os interesses de quem está responsável por analisar os resultados. 

Para simplificar o processo, vamos dividi-los em KPI primário e KPI secundário, confira:

KPI Primário

Os KPI primários são aqueles que são os principais para seu objetivo e mostra se você está ajudando a empresa a ter lucro. São eles: 

  • Receita total; 
  • Taxa de Conversão; 
  • Tráfego; 
  • Leads; 
  • Custos de aquisição por lead; 
  • Receita por compra. 

KPI Secundário

Já os KPI secundários são aqueles que informam se seus testes e gerenciamento da estratégia estão indo para o caminho certo. Eles reforçam os primários, vejam quais são eles:

  • Número de assinantes da newsletter; 
  • Assinantes do blog; 
  • Visitas recorrentes no blog; 
  • Custo por lead em cada estágio do funil; 
  • Custo por visitante; 
  • Origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, e-mail);
  • Preço médio por transação. 

Como definir as principais KPIs para seu negócio

Nesta altura do campeonato, sabemos que é muito importante que o indicador-chave seja relevante para que um negócio conquiste o objetivo que almejado. Dessa forma, te mostraremos como definir as principais KPIs para seu negócio. Veja! 

Veja a disponibilidade de dados

Primeiramente, se seu desejo é mensurar o aumento de visitas em um site, isso só poderá ser feito quando essas visitas começarem a acontecer. 

Por isso, é importante verificar se há disponibilidade de dados, pois assim ele terá formas de trabalhar. 

Analise a importância da métrica

Neste ponto, precisamos lembrar que se sua marca está atingindo boas métricas e atingindo objetivos, é importante expor isso para o público. 

Os KPIs são responsáveis por mostrar a estratégia adotada para que seja possível andar pelo caminho correto. 

Cuidado com os indicadores de vaidade

Tomar cuidado com os indicadores de vaidade significa estar atento com a relevância desses indicadores. Vale ressaltar que, para atingir bons resultados e conseguir atingir os objetivos é importante ter foco e fazer escolhas inteligentes. 

Portanto, se o indicador escolhido não tem nada a ver com seus objetivos, é perda de tempo ele estar ali, certo?

Faça Contato conosco e garanta profissionais preparados para atender suas necessidades e ajudar sua empresa a crescer e garantir presença digital. 

Nosso time está te esperando! Gostou do conteúdo sobre KPI? Acesse nosso blog e confira muito mais! 

Te vejo no próximo post 😉

Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

O Google Web Stories é um formato de conteúdo parecido com os Stories do Instagram. Através dele, as informações aparecem de forma rápida e fácil de consumir. Além disso, o Google Web Stories pode se tornar uma fonte a mais de tráfego para sua página. 

Se você acompanha nosso blog sabe que, uma das preocupações dentro do Marketing Digital é conseguir oferecer um conteúdo num formato adequado. Isso porque produzir conteúdos interativos aumenta o potencial de engajamento, portanto, saber como produzir conteúdos para o Google Web Stories é essencial. 

Então, pegue seu bloco de notas, pois preparamos um conteúdo bem completo para você! Bora?

O que é o Google Web Stories?

Como mencionamos anteriormente, os Web Stories é um formato de conteúdo semelhante aos stories do Instagram. Pois, esse modelo possui um estilo carrossel e, seu ponto forte são as imagens, que preenchem a tela do smartphone. 

Para conseguir visualizar um Web Stories pelo celular, é necessário abrir o aplicativo do Google e entrar na aba “Discover”, que mostra os conteúdos que o buscador entende que podem agradar aquele usuário. 

Como aparecer no Google Web Stories 

Umas dessas formas de criar esse modelo se dá através do plugin de Web Stories para WordPress

Esse plugin necessita que você faça login no painel de administrador, passe mouse em “Plugins” e clique em “Adicionar novo”. Depois disso, selecione a opção “Adicionar novo” e, no campo de busca, digite “Web Stories”. 

No campo de busca aparecerá o “Web Stories”, depois disso, é necessário realizar a instalação e ativação. Essa ferramenta funciona de uma maneira bem intuitiva, ou seja, é de fácil utilização. 

Quais as vantagens de produzir conteúdo para o Web Stories

Uma das vantagens de produzir esse tipo de conteúdo é que o Web Stories é um tipo de conteúdo que oferece um consumo rápido. 

Hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo com o celular por perto e, sempre que sobra um tempo, elas abrem suas redes sociais. Além disso, as imagens facilitam o entendimento de uma forma muito mais fácil. 

Dessa forma, utilizar o Google Web Stories aumenta a possibilidade de engajar os usuários com aquele conteúdo que está sendo disponibilizado. Vale ressaltar também que esse modelo é uma fonte a mais de tráfego. 

Se alterarmos a configuração, os stories serão vistos no “Discover” e também na pesquisa por palavras-chave. Por isso, dê atenção ao SEO, para que seu conteúdo tenha mais chance de aparecer no buscador. 

Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

Depois de saber algumas vantagens do Google Web Stories, chegou a hora de saber como criá-los. 

Confira abaixo algumas dicas que preparamos com muito carinho para você:

Identifique seu público

Antes de planejar o tipo de conteúdo que tomará espaço no Google Web Stories, é necessário identificar o tipo de público-alvo que você quer atingir. Isso direciona o tipo de conteúdo, o formato desse conteúdo, os elementos que você utilizará para mantê-los engajados, entre outros.

Capriche no conteúdo

Assim como nas páginas da web, o conteúdo no Google Web Stories também é muito importante, pois ele é um dos fatores mais importantes para conquistar a atenção do público nesse formato que é tão recente. 

Por isso, ao criar conteúdo, é necessário se atentar ao interesse, narrativa, design do stories, experiência de navegação, entre outros. 

Para o Google, vídeos são os formatos que geram mais engajamento, por isso, talvez, eles apareçam na exibição principal.

Faça listas

Produza conteúdos em formatos de lista, pois esse método aumenta as chances de compartilhamento do web stories. 

Imagina com a gente:

Você possui uma loja especializada em artigos para fotografia. Então, você vende câmeras profissionais, semi profissionais, analógicas, filmes, entre outros. 

A intenção é divulgar um conteúdo bacana pelo Web Story. Se a persona para quem esse conteúdo é direcionado é quem está começando no mundo da fotografia e quer indicações para fazer um freela ou começar os trabalhos.

Produzir um Web Story com cada modelo, valor, características e curiosidades pode ser uma ótima opção para aumentar a visibilidade e gerar engajamento. 


O Design é importante

Para que os stories tenham um formato agradável de ser visualizado, é preciso pensar em alguns pontos importantes na hora do design. 

Primeiramente, é importante reduzir o número de caracteres do título, para que ele não ocupe espaço na imagem ou vídeo. 

Implementar animações é muito importante para chamar atenção do público, mas o conteúdo não deve ser muito animado para não se tornar cansativo. 

Além disso, confira outras dicas básicas:

  • Utilize Vídeos curtos; 
  • Além disso, evite imagens com bordas; 
  • Utilize vídeos e imagens em alta resolução. 

Adote boas práticas de SEO

Sabemos a importância das estratégias de SEO para conteúdos da internet e, com o Google Web Stories não seria diferente, certo? 

As diretrizes de SEO também se aplicam neste formato, pois esse modelo também se encaixa como página de web. 

Portanto é fundamental neste momento:

  • Construir conteúdos de alta qualidade, útil e bem estruturado; 
  • Utilização de textos curtos; 
  • Texto alternativo nas imagens; 
  • Legenda nos vídeos; 
  • Visualização em desktop; 
  • Imagens com tamanhos corretos; 
  • Metatag Open Graph; 
  • Logotipo em tamanho correto.  

O Storytelling é fundamental

O storytelling é a habilidade de contar histórias através de conteúdos audiovisuais. Essa técnica é fundamental para a promoção de seus produtos e serviços, de forma persuasiva. 

O Storytelling é composto por três elementos, são eles:

  • Técnicas Narrativas: Neste momento, defina os caminhos conceituais – caminhos esses que sustentarão o conteúdo. 
  • Conteúdo Narrativo: Essa etapa é a mais explorada e é o momento que dá vida à técnica; 
  • Fluidez: A história precisa ser contínua, por isso, é necessário criar experiências e momentos que aproximem o público. 

Faça Contato para que possamos criar ótimos conteúdos para seu Google Web Stories. Nós da Agência Contato ajudamos a conectar sua empresa com seu público através de estratégias de Marketing Digital 360°. 

Gostou do conteúdo sobre Google Web Stories? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

Campanha Facebook Ads: entenda o que é e como fazer uma

Vender na internet tornou-se cada vez mais comum entre os lojistas. Assim, os negócios que estão em expansão adotaram essa medida devido a disponibilidade de vender 24h por dia e pela falta de limitação geográfica. 

Neste contexto, a campanha de Facebook Ads é uma fiel aliada na captação de novos clientes e aumento da receita de qualquer negócio. Afinal, apenas publicar os produtos e serviços na rede não é suficiente. Pois para vender mais é necessário estratégia mais elaborada de marketing digital.

Então, se você deseja aprender o que é e como fazer uma campanha no Facebook Ads para potencializar suas vendas e gerar mais clientes, continue lendo este conteúdo que elaboramos pensando exclusivamente no sucesso do seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é o Facebook Ads?

Facebook Ads é uma ferramenta exclusiva do Facebook para criação de anúncios em diferentes formatos e variedade de segmentação diretamente na plataforma. 

Assim, por meio desse sistema é possível mesclar interesses, localizações, gêneros, idades e montar uma campanha personalizada apenas para quem tem interesse no seu produto ou serviço, aumentando as oportunidades de conversão.

Então, quando o possível cliente pesquisar qualquer produto no Google, as chances do seu negócio aparecer para ele aumentam significativamente. 

Por que você deve usar o Facebook Ads na sua estratégia de marketing

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo todo, incluindo o Brasil. Recentemente as estatísticas do Facebook mostraram que a plataforma atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários. No Brasil são mais de 50 milhões de pessoas que acessam a rede.

Os números por si só demonstram sua relevância e potencialidade na hora de adotá-lo como estratégia de marketing. Assim, a plataforma conta com um base de usuários considerável, garantindo uma grande abrangência das suas campanhas.

Além disso, a versatilidade do Facebook Ads permite criar anúncios em diferentes formatos — fotos, vídeos, textos, stories, messenger, carrossel ou até mesmo a combinação de todos. Isso permite a escolha do formato que mais se adequa ao perfil do seu negócio e da sua persona.

Como elaborar uma campanha efetiva no Facebook Ads

Para elaborar uma campanha no Facebook Ads que funcione de fato, é preciso seguir alguns passos. São eles: definição de objetivo de marketing, criação de conjunto de anúncios, e criação de criativos

Definição de objetivos de marketing 

Essa etapa é a atitude que o futuro cliente deverá tomar diante do seu anúncio. Elas podem ser: 

  • reconhecimento: objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço;
  • consideração: objetivos que levam as pessoas a começar a pensar na sua empresa e a buscar mais informações sobre ela;
  • conversões: objetivos que incentivam as pessoas a se interessar por sua empresa ou usar seu produto ou serviço.

Criação de conjunto de anúncios

Agora chegou o passo mais esperado: criar o anúncio de fato. Primeiramente, você deve selecionar em qual página o seu anúncio deverá circular. Após esse passo, é hora de definir o público alvo. 

Você poderá optar por uma das duas opções: Público Personalizado, onde será criado um público novo, com pessoas que já interagiram com o negócio, ou um Público Semelhante, com pessoas que já demonstram atitudes semelhantes a algum público criado anteriormente. 

Em seguida, você deverá escolher em qual posição o anúncio deve aparecer — literalmente — selecionando uma das duas opções: automático ou editado. 

Após essa etapa, você ajusta a última parte: orçamento e programação. São diversos campos a serem preenchidos, mas o principal é definir se  o orçamento será diário ou vitalício.

Decisão tomada, a próxima tarefa é escolher a estrutura do anúncio (se será imagem ou vídeo), qual mídia deverá ser utilizada (criativo) e a legenda do anúncio. Depois de ter feito todos os passos, pré-visualize, veja se está tudo correto e pronto, o anúncio está criado! 

Agora que você viu como criar uma campanha do Facebook Ads é mais simples do que imaginava, que tal saber mais um pouco sobre como os anúncios são ótimas estratégias de conversão?

Acesse nosso blog e veja nossos conteúdos, pois preparamos muitos materiais para fazer seu negócio DECOLAR! 

Conheça os maiores desafios da gestão de marketing

O trabalho de gestão de marketing é sempre um desafio. Uma vez que as estratégias de marketing estão sempre mudando, as plataformas estão atualizando a todo momento e sempre existe a sensação de que algo pode ser melhorado.

Então, um dos desafios dessa área é conseguir atingir os objetivos de forma plena, já que essas metas são sempre ambiciosas. Afinal, ganhar mais clientes e vender mais é o propósito não só do setor de marketing, mas da empresa como todo.

Portanto, neste artigo vamos te explicar quais são os maiores desafios da gestão de marketing e como devemos contornar essas adversidades. Não perca! Boa leitura! 

Comprovar ROI em suas atividades de marketing 

ROI é uma sigla que significa retorno sobre investimento ou “return on investment”. Ele é um tipo de indicador que as empresas têm para averiguar quanto ganhou ou perdeu em relação a quantia que investiu.

Pode-se dizer que comprovar o ROI é o maior desafio no gerenciamento de marketing. Já que a pressão por resultados é simplesmente gigante, deixando basicamente zero espaço para erro.

Assim, simples indicadores como taxa de visualização de emails não é suficiente para provar que os investimentos tiveram retorno. Então os dados de aquisição e manutenção de clientes e cálculo do tempo de compra são mais efetivos na comprovação do ROI. 

Porém, há vários outros fatores que asseguram a comprovação do ROI. Venha saber quais são:

?Saiba mais: Como calcular o ROI

Assegurar verba de marketing adequada 

A falta de verba, ou verba limitada é a condição de muitas empresas e profissionais de marketing. Assim, para que sejam efetivos os seus resultados, é necessário criar estratégias de Inbound Marketing, já que ele é comprovadamente a melhor escolha para ROI.

Com o Inbound Marketing, o custo do novo cliente é bem menor do que as outras estratégias, uma vez que a pessoa que busca pelo seu serviço e não você que busca pelo cliente. 

Comprovar a sua evolução causa boa impressão no cliente. Então procure sempre demonstrar a evolução das suas estratégias e mensure os impactos positivos de suas estratégias.

Gerenciar websites

Que os sites caem não é segredo para ninguém. Afinal, falhas estão sujeitas em qualquer departamento e serviço. Entretanto, depender totalmente do time de TI é uma situação que pode gerar atrasos e transtornos para a empresa. 

Assim, essa atividade acaba sendo designada para a equipe de marketing, incluindo mais uma tarefa para os funcionários que já estão sobrecarregados ou focados em outras obrigações.

Dessa forma, adotar opções que permitam a sua criação de forma simples é uma opção. O WordPress, Joomla e Weebly, por exemplo, possibilita que o próprio profissional de marketing possa criar e gerenciar um site.

Contratar talentos

Recrutar bons funcionários pode ser uma missão quase impossível, mas é concebível com bastante pesquisa e cautela. Afinal, hoje os profissionais executam mais de uma atividade ao mesmo tempo e se especializam em várias áreas.

Antes era apenas um profissional para o design, outro para a criação de conteúdos. Hoje uma pessoa executa as duas funções facilmente. Entretanto, isso não é fator classificatório, pois em alguns casos, pessoas executam diversas coisas e não são boas em nenhuma.

Assim, encontrar um profissional que é apaixonado pela área, possui capacidade e é esforçado pode ser um pré requisito mais plausível do que apenas ter diversas especialidades. Pois as chances dele permanecer e querer crescer no trabalho aumentam significativamente. 

Agora que você viu que a gestão de marketing não é uma atividade tão simples de ser executada, conte com a Contato para uma gestão efetiva do seu negócio. Afinal, esse serviço da Agência Contato vai muito além de criar posts bonitos para suas redes sociais. 

Agende agora mesmo uma consultoria e deixe a gente te ajudar a conquistar o seu espaço nesta internet.