Qual a importância de um blog para seu site? Veja 5 motivos para adotar essa estratégia

O blog se tornou uma das estratégias de inbound marketing mais populares nos últimos anos. Isso porque, dentre outros fatores, ele é uma fonte de captação de novos usuários para o seu site. 

Além disso, é relativamente simples e não exige conhecimentos super avançados de programação para criar um. Então, listamos cinco motivos para ter mostrar a importância de um blog para seu site!

A origem do blog

O termo surgiu da união de duas palavras do inglês, “web” e “log”, resultando em weblog que, posteriormente, passou a se chamar apenas blog. Ele pode ser traduzido como um “diário de rede”.

Se você navegou pelas águas desse oceano chamado internet no início dos anos 2010, sabe que os blogs pessoais eram bem populares para falar sobre qualquer assunto. E, com o passar do tempo, o blog se tornou fundamental para o trabalho de Marketing Digital.

Sabemos que atrair usuários para um site é uma tarefa difícil, diante disso, trabalhar com boas estratégias é fundamental para dar mais visibilidade e autoridade para uma página. 

E, se você acompanha nossa página, sabe que o Google é muito exigente com os conteúdos que circulam na rede, portanto, ter um blog bem escrito e completo te ajuda a estar bem posicionado nas plataformas de busca

Quer saber qual a importância de um blog para seu site? Então você está no lugar certo! Pegue um bloco de notas e anote os 5 motivos que separamos para você abaixo: 

5 Motivos para ter um blog no seu site 

O blog tem muito potencial para te ajudar a ganhar autoridade e aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de busca e, consequentemente, vender muito mais. 

Isso porque, conteúdos em um blog faz com que seu site tenha mais páginas a serem indexadas no Google quando comparado com um site comum. Além disso, com a produção de conteúdo, maior a chance de outros sites linkarem o seu, o que melhora ainda mais seu posicionamento. 

Com um blog, você pode:

  • Aumentar o tráfego orgânico do seu site
  • Construir a imagem da sua marca
  • Demonstra autoridade para o seu público
  • Fortalece a relação com seus leitores
  • Gera novos leads

Aumenta o tráfego orgânico no seu site

Quando levamos informações através de um site, as chances do tráfego orgânico aumentar é muito maior do que quando uma página oferece apenas seus produtos e serviços. 

Os usuários sempre estão atrás de informações e o blog é o lugar ideal para isso. Dessa forma, construir um blog com conteúdos relevantes traz mais acessos. Esses acessos, deixam sua página bem ranqueada, o que dá mais autoridade e, consequentemente contribui para a construção da marca. 

Por exemplo, você prefere acessar uma página que disponibiliza só os produtos que ela trabalha ou que, juntamente com esses produtos, traz conteúdos que te informam como usá-lo, quais suas vantagens, desvantagens, entre outros?

Informações especializadas passam confiança, o que aumenta as taxas de conversão!!!

Contribui a construção da sua marca

Como foi citado anteriormente, um blog bem elaborado aumenta o tráfego orgânico da sua página. Com o aumento desse tráfego, há também um aumento da visibilidade. 

Quando você atinge mais visibilidade e promove conteúdos que realmente informam aquele usuário, mais confiança aquele usuário terá na sua marca e esse é um ótimo caminho para construir uma marca consolidada e de confiança. 

Demonstra autoridade para seu público

Se seu site oferece um produto ou serviço, demonstrar autoridade para o público é um dos seus principais objetivos. 

Se você consegue demonstrar que domina determinados assuntos relacionados ao tipo de segmento que sua marca está inserida, você passa mais confiança para aqueles possíveis clientes.  

Através do blog é possível passar mais informações e, saber informar sobre aquele nicho aumenta muito as chances de venda de um negócio. 

Fortalece a relação com seus leitores

Outro motivo que comprova a importância de um blog é a relação com seu leitor. Isso porque através do blog é possível dar acesso aos leitores que já confiam nas suas opiniões. Dessa forma você reúne esses leitores e divulga seus produtos e serviços, facilitando a promoção da marca. 

As estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, consolidam a imagem de um negócio, tornando-o referência no mercado. Através delas, é possível atrair e converter mais clientes por meio de conteúdos originais e relevantes. 

O Inbound Marketing – também chamado de marketing de atração – é uma metodologia que utiliza estratégias de marketing, como por exemplo, o marketing de conteúdo, que atrai os novos leads e os guia pela jornada de compra. 

Como essa estratégia procura resolver a necessidade do cliente, ele possui sempre uma presença ativa, ou seja, o mantém engajado. 

? Veja também: A importância do Inbound Marketing para o seu negócio

Possibilita gerar novos leads

Através da criação de conteúdo para blogs, é possível captar novos leads. Isso acontece porque, por meio da criação de conteúdos, você consegue se comunicar com o público e direcionar informações para clientes específicos. 

Textos bem redigidos, artes bem elaboradas, entre outros formatos, ajudam muito na hora de gerar esses novos leads. 

Decole com a Contato

Nós da Agência Contato oferecemos soluções completas para um Marketing Digital 360. Podemos facilitar a conexão entre sua empresa e seu público através de estratégias personalizadas

Promovemos criação de sites, gestão de redes sociais, planejamento de campanhas, identidade visual, design gráfico entre outros serviços que possibilitam a construção de uma presença digital sólida. 

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O que é o Google Performance Max

O Google Performance Max é um tipo de campanha baseada em metas. Ela complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave e ajuda a gerar mais conversões em todos os canais, como: Google, Youtube, Discover, Gmail, Maps, entre outros. 

Portanto, já que essa campanha é um complemento para campanhas baseadas em palavras-chave, vamos conhecer mais um pouco delas? Vem com a gente!

O que é o Google Performance Max

O Performance Max – campanha de maior desempenho – é um tipo de campanha de anúncios disponível no Google Ads. Ela é direcionada para empreendedores digitais e envolve a utilização de inteligência artificial para que seja possível distribuir os anúncios para o público-alvo mais adequado. Então, essa é mais uma forma de você otimizar a sua gestão de tráfego pago.

O PMax, portanto, usa os dados como indicadores e identifica todo o espectro de público alvo, como por exemplo, a idade, sexo e região. Além disso, ele também verifica o horário da campanha para que seja possível melhorar a posição deste anúncio. 

Essa tecnologia é conhecida como machine learning ou aprendizado da máquina. Nada mais é que um método de análise de dados, que vai, aos poucos, estudando o comportamento das pessoas. Ele é uma vertente da Inteligência Artificial que treina essas máquinas para aprender os dados. 

Os anúncios que atingem maior desempenho podem ser vinculados aos canais de publicidade e aparecer no Maps, Display, Youtube, entre outros. 

Como funciona o Google Performance Max?

Essa plataforma dispara a performance com base em metas de conversão específicas e combina automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos, na atribuição, entre outros. 

Além disso, ela também considera seus recursos do criativo, indicadores de público-alvo e feeds de dados opcionais fornecidos. 

Quando usar o Google Performance Max?

As campanhas do Google Performance Max podem ser utilizadas nas seguintes situações:

  • Quando existem metas de publicidade e conversão específicas; 
  • Quando há vontade de acessar com mais facilidade os canais de publicidade do Google em uma única campanha; 
  • Quando você deseja ter mais alcance e valor de conversão maior do que as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave; 
  • Por fim, quando você também deseja maximizar a performance da sua campanha e não tem limitação de canais para a exibição desses anúncios. 

Ferramentas exclusivas do PMax

  • Search Trends – Identifica as novas tendências e novas oportunidades relacionadas aos anúncios do Google; 
  • Forecast de Demanda – Antecipa picos de procuras sazonais e entender os possíveis aumentos de demanda;
  • Insights sobre interesses do consumidor – Entende os temas e assuntos que interessam os usuários;
  • Insights do público – Descobre quais públicos e audiências tiveram maior desempenho; 
  • Insight sobre Assets – Melhores oportunidades de crescimento relativo ao produto e serviços anunciados;
  • Mudanças de Histórico – Mudanças significativas em campanhas junto com sugestões e recomendações de otimização;
  • Insights de Leilão – Acesso às mudanças de concorrentes no leilão das campanhas de pesquisa. 

Recursos do Performance Max

Através dos recursos que serão citados abaixo, é possível entender, diagnosticar problemas e melhorar o desempenho das campanhas. Então pegue um papel e uma caneta e anote tudinho!

Ajustes periódicos

Os ajustes periódicos permitem que você ajuste as estratégias de lances com base nas alterações previstas nas taxas de conversão para eventos. 

Esse recurso serve para alterações atípicas e podem ser utilizados para promoção ou vendas de uma um único dia a uma semana. 

Exclusão de Dados

A exclusão de dados é um recurso de apoio aos “Lances inteligentes”. Ele possibilita que você oriente a ferramenta a ignorar dados de datas em que os anunciantes possam ter encontrado problemas com o acompanhamento de conversões. 

Por isso, pode ser utilizado quando houver interrupções no site, bugs ou problemas de marcação. 

Explicações

As explicações auxiliam os anunciantes a identificar flutuações de desempenho e diagnosticar problemas. 

Além disso, ele também oferece recomendações para ajudar a melhorar o desempenho.  Por exemplo, em caso de e-commerce, as explicações analisarão o status do produto que está no feed. 

Pontuação de otimização

A pontuação de otimização indica onde a campanha pode ser melhorada, mostrando as recomendações sobre o que pode ser alterado. 

Onde os anúncios do Performance Max aparecem?

Os anúncios do Performance Max aparecem em todas as redes do Google, como por exemplo:

  • Youtube; 
  • Display; 
  • Google Discover; 
  • Gmail; 
  • Google Maps; 
  • Pesquisa (Google.com). 

Ou seja, em uma única campanha você aparecerá em todas essas redes!

Vantagens do Google Performance Max

O Google Performance Max oferece algumas vantagens para quem o utiliza. Continue a leitura e veja quais são elas:

  • Mais clientes que geram conversões

Através do Google Performance Max é possível personalizar as metas importantes para a empresa e maximizar as conversões ou o valor da conversão. 

Além disso, essas campanhas geram clientes em todos os canais do Google e, consequentemente, ele também alcança novos segmentos de clientes. Isso acontece porque a campanha combina as intenções e preferências dos consumidores em tempo real com os indicadores de público-alvo. 

  • Mais valor

O Google Performance Max tem atribuição baseada em dados de todos os canais que escolhe os pontos de contato mais valiosos para influenciar os clientes e realizar as conversões. 

Os modelos de aprendizado de máquina são utilizados para fazer estimativas mais precisas sobre quais combinações de criativos, anúncios ou público-alvo apresentam melhor desempenho. 

  • Insights avançados

Através das campanhas do Google Performance Max, é possível descobrir quais os criativos afetam o resultado dela e otimizar esses criativos para aumentar o ROI. 

Vale ressaltar que, novos insights ajudam a entender as mudanças no desempenho e definir as estratégias comerciais geral. 

Desvantagens do Google Performance Max

O Google Performance Max possui muitas vantagens, em contrapartida, possui também algumas limitações. 

Podemos citar como exemplo o fato de que, embora a automação facilite muito o processo das coisas, ela acaba limitando o controle que temos sobre as campanhas. 

Vale ressaltar também que, os relatórios de segmentação deixam a desejar, pois trazem poucas informações sobre o público, os dados demográficos, entre outros. 
Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e veja todos os artigos que preparamos para você!

Confira o que faz uma agência de marketing digital e como ela pode ajudar o seu negócio

Após o surgimento da internet, vender ficou muito mais simples. Isso porque é possível divulgar o seu produto por meio de sites, e-commerce e até mesmo nas redes sociais. 

Entretanto, muitas dúvidas surgem por parte dos empreendedores sobre quais são as melhores estratégias de marketing, além de qual o melhor canal para fazer a divulgação e quanto de renda deve ser investido em anúncios.

Nesse sentido, agências de marketing digital aparecem como grandes auxiliares, uma vez que contam com a expertise e o conhecimento necessário para orientar empresas a seguirem uma estratégia eficiente, de acordo com seus objetivos e personas.

Por isso, ao longo deste artigo, você vai descobrir o que é uma agência de marketing digital e como elas podem ser determinantes no sucesso do seu negócio. Além disso, vamos conferir os principais serviços que podem ser oferecidos por agências.  

Então, vamos lá?

O que é uma agência de marketing digital

As agências de marketing digital são empresas especializadas em executar serviços ou oferecer produtos que auxiliem os negócios nas suas estratégias de marketing

Assim, contam com profissionais especializados em diferentes ramos da comunicação, como copywriter, designer, redator, analista de marketing entre outros. 

Os objetivos das agências vão desde realizar o planejamento estratégico das ações, execução das ações e mensuração dos resultados. Além disso, elas também oferecem feedbacks em relação aos dados, aprendizados e jornada de consumo.

Além de analisar a empresa como um todo, as agências também exploram o mercado que o cliente faz parte, monitorando a concorrência, avaliando fornecedores e sondando intermediários. 

Quais serviços uma agência de marketing digital oferece

As agências de marketing digital são muito versáteis quando se trata da oferta de serviços. Elas auxiliam desde o planejamento, consultorias, até a execução de serviços diretamente para a conversão de clientes. Dentre eles, se destacam:

  1. Criação de sites e blogs: a criação de sites é indispensável, pois permite que você exponha seus produtos e serviços. Além disso, ele auxilia o seu cliente a achar seus produtos quando está pesquisando algo relacionado na internet. O mesmo acontece com os blogs, que geram tráfego gratuito para o site, além de educar a audiência. 
  2. Produção de conteúdo: produzir conteúdo é um dos serviços mais contratados que as agências oferecem, pois ele é indispensável na estratégia de marketing. Uma vez que para ter relevância nos acessos é preciso oferecer conteúdos atrativos e originais. Dentre os produtos que utilizam produção de conteúdo, os mais comuns são os banners, mídias sociais, blogs, materiais ricos, infográficos e newsletter.
  3. Otimização para mecanismos de busca (SEO): Junto com a produção de conteúdo, as técnicas de otimização são fundamentais na conversão, já que elas aumentam o ranqueamento de sites e blogs nos mecanismos de busca. Então, será muito mais fácil as pessoas chegarem até a sua marca através de palavras-chave.

Como uma agência pode ajudar o seu negócio

É fato que o marketing traz inúmeros benefícios para os negócios, mas utilizá-lo de forma assertiva é fundamental para gerar resultados efetivos, que surtam efeito nas vendas e captação de clientes. 

Reflexo disso é o que mostra a pesquisa,  onde apenas 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão. O número demonstra o descontentamento das empresas com seu desempenho digital. 

Portanto, contar com uma agência de marketing digital pode ser a solução, já que por meio dela é possível traçar estratégias que funcionarão para você atingir seu objetivo. 

A Contato é uma agência de Belo Horizonte que tem como foco o marketing 360º. Fale com nossos especialistas e melhore os resultados do seu negócio!

Saiba como fazer um bom relatório de marketing

Um relatório de marketing é essencial para saber como anda o desempenho do negócio. É por meio dele que se pode ter um panorama geral das  estratégias que deram certo e quais merecem mais atenção no próximo mês. 

Entretanto, essa tarefa pode causar dor de cabeça para quem faz. Isso porque é necessário reunir informações de todas as plataformas, que muitas vezes não estão integradas. Esse trabalho é demorado e requer muito esforço do time. 

Assim, como fazer um bom relatório de marketing de forma rápida e eficaz é a pergunta que não quer se calar. Por isso, neste texto vamos entender o que contém em um relatório de marketing, como elaborar um e sua importância para o negócio. Continue a leitura!

Afinal, o que é relatório de marketing

Relatórios são, em geral, documentos que reúnem as informações sobre os gastos, resultados e ações que foram efetuadas. Se tratando de relatórios de marketing, é a análise das estratégias que foram colocadas em prática e surtiram algum efeito. 

Além disso, dá para ter um panorama de como a empresa começou e onde ela está agora, se é possível manter as mesmas estratégias ou se deve ser feito um novo plano de ação. 

Dessa forma, as vantagens de ter um relatório de marketing mensal é que pode-se provar que os resultados são reais e os objetivos foram atingidos. Para isso, o documento deve ser bem feito, contendo todos os dados corretos. 

Como fazer um bom relatório de marketing

As análises de marketing se tornaram essenciais para o monitoramento dos resultados. Isso porque, com a era digital, todas as informações estão disponíveis em tempo real dentro das plataformas utilizadas.

Isso possibilita uma avaliação certeira, identificando quais estratégias necessitam de ajustes. Portanto, separamos os passos para fazer um relatório efeito, sem que falte nenhuma informação relevante.

Então, caneta e papel na mão para anotar tudo! 

Escolha as melhores métricas

Nesse momento, deve-se estabelecer quais métricas serão analisadas. É importante tentar imaginar quais são os dados mais relevantes para a diretoria e colocá-los no papel. Somente assim você saberá se o trabalho da equipe teve efeitos e, se não, onde melhorar.

Para isso, tenha sempre nos seus relatórios:

  • Custo por Aquisição de Clientes (CAC): essa métrica demonstra quanto custa transformar o lead em consumidor. Ela é calculada assim: valor investido na estratégia de marketing ÷ quantidade de vendas geradas
  • LTV (Lifetime Value) – É essa métrica que mostra quanto tempo o cliente permanece na empresa, quantificando o lucro durante sua estadia. Assim, quanto mais alto o valor, mais tempo o cliente passa na empresa. O LTV é calculado da seguinte forma:  LTV = (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x média de tempo de relacionamento
  • Retorno Sobre Investimento (ROI) – essa é a métrica mais importante de todas, pois ela mede quanto a empresa vai lucrar a partir do que ela investiu. Ele se calcula dessa forma: ROI = (receitas geradas com as vendas – valor total investido na estratégia) ÷ valor total investido na estratégia.

Defina um intervalo de tempo adequado

É necessário definir a periodicidade na qual você vai querer um relatório de marketing. Esse tempo deve ser espaçado o suficiente para que possa ter dados suficientes para analisar se as estratégias estão dando certo.

Entretanto, esse espaço não pode ser muito longo para que dê tempo de arrumar quaisquer  erros que forem identificados. Então, o espaço de tempo ideal é de duas semanas no mínimo e um mês ou seis semanas, no máximo.

Quais ferramentas usar?

As ferramentas podem auxiliar de forma determinante na elaboração de relatórios de marketing. Existem diversas ferramentas que possibilitam essa análise de forma automática, economizando tempo e esforços da equipe.

Então, algumas das ferramentas mais eficazes e utilizadas são:

  • Google Analytics – ele é uma uma ferramenta gratuita que possibilita a análise dos principais dados de acesso do seu site ou blog. Ela também permite que você examine a primeira etapa do Funil, onde você atrai novos usuários;
  • RD Station – ele oferece dados provenientes da sua ferramenta de Automação de Marketing, pois no plano PRO você consegue visualizar relatórios claros e específicos sobre cada uma das etapas da Funil que o Lead está;
  • CRM de Vendas –  nele, é analisado os dados de vendas, e assim entender como performaram as campanhas do período e quais Leads advindos do Marketing se tornaram clientes. 

Se você ainda tem dúvidas de como fazer um bom relatório de marketing digital, com informações relevantes que revelam de fato qual o crescimento da empresa, não se preocupe.

A Contato pode te auxiliar nessa tarefa. Nossa empresa trabalha no segmento do marketing digital, auxiliando todos os tipos de negócios a obter crescimento.

Quer ver os números da sua empresa aumentar? Entre em contato agora mesmo conosco e venha crescer com a gente! 

7 Motivos para Investir em Tráfego Pago

O tráfego pago é essencial para uma estratégia de marketing, por isso, investir em tráfego pago é essencial para seu negócio. Isso porque através dele é possível impulsionar vídeos e imagens já existentes ou criar novos, como por exemplo: produtos e textos com links patrocinados. 

Dessa forma, o investimento em tráfego pago é uma ótima opção para obter resultados em grande escala na internet. Ele ajuda a dar mais visibilidade para sua marca, com o propósito de atrair mais visitantes e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Essa estratégia direciona seus anúncios para as pessoas certas, no momento em que ele está em busca daquele produto ou serviço. 

Vem com a gente, pois preparamos 7 motivos para investir em tráfego pago! 

É uma das maneiras mais eficientes de gerar leads

Através do tráfego pago é possível capturar mais leads, isso porque ele te ajuda a encontrar pessoas específicas, que buscam exatamente aquele produto que está sendo ofertado.

Assim, os anúncios que atingem diversas pessoas, dificilmente não impactam na decisão de compra de pelo menos um lead. 

Seu site aparece em primeiro lugar nas buscas

Os primeiros resultados das SERPs são, sem dúvidas, aqueles que possuem maior visibilidade. Muitas vezes eles estão em primeiro por serem os mais confiáveis e, grande parte deles são anúncios. 

Por isso, investir em tráfego pago pode colocá-lo em uma ótima posição nas plataformas de busca e, dessa forma, dar mais visibilidade para seu negócio. 

Se você acompanha nosso blog, sabe que o Google é muito exigente em relação ao conteúdo da internet, né? Veja quais são os fatores mais importantes para ranquear bem seu conteúdo!

Sua campanha cabe no seu bolso

Muitas pessoas acreditam que, ao investir em tráfego pago é necessário desembolsar um valor muito alto. No entanto, as campanhas de tráfego pago permitem investimento de diversos valores e dependem da estratégia escolhida e do resultado esperado. 

Isso significa que o valor investido pode ser diretamente proporcional ao sucesso dos anúncios ao longo do tempo. Vale muito a pena, certo?

O tráfego pago é uma excelente estratégia para dar visibilidade e lucro! 

É possível monitorar os resultados

Implementar uma campanha de tráfego pago engloba desde sua elaboração até seus resultados. Esses resultados são mensurados através de métricas estabelecidas na campanha. 

Uma campanha bem estruturada, que conta com ajuda de um bom gestor de tráfego, te dá essas informações rapidamente. Através desses dados é possível saber se sua estratégia está atingindo bons resultados e quais otimizações precisam ser feitas. 

Ideal para promoções específicas

O tráfego pago pode ser explorado em momentos específicos, mas quando essa estratégia pode ser utilizada?

O recurso pode ser usado quando há um lançamento de um novo produto, publicação, promoções ou algo descontínuo com um tempo pré-determinado para começar e terminar. 

Funciona para qualquer mercado

Talvez você esteja se perguntando se investir em tráfego pago é realmente eficaz para o tipo de segmento em que você atua. No entanto, não há porque ter dúvidas, visto que, essa estratégia funciona para qualquer negócio. 

O tráfego pago funciona para tanto para uma e-commerce, quanto para uma padaria, lojas de roupas, entre outros.

Diversifica sua campanha

Através do tráfego pago, é possível realizar um marketing 360°, ou seja, fazer com que esses anúncios sejam diversos e, assim, capture mais pessoas. Por isso, investir neste tipo de estratégia é ótimo para o negócio, principalmente para quem está no processo de estruturação e consolidação da marca. 

Com a capacidade de diversificação de campanha, é possível atingir pessoas com características e demandas diferentes, aumentando ainda mais a segmentação. 

Qual plataforma escolher para investir em Tráfego Pago?

Existem diversas opções de plataformas para que você invista em tráfego pago, no entanto, traremos aqui as mais utilizadas no mercado. Pegue um papel e uma caneta e anote quais são elas: 

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma para anunciar seus produtos e serviços para aquelas pessoas que estão buscando ativamente por aquilo. 

Ela oferece diversos recursos, como: anunciar em sites parceiros do Google, no Gmail, em aplicativos para celular, no Youtube, entre outros. 

Seus posicionamentos são:

  • Busca ativa do usuário por palavras-chave; 
  • Imagens e textos para sites parceiros, gmail e em aplicativos; 
  • Vídeos interruptivos no Youtube e Sites parceiros; 
  • Entre outros. 

Facebook Ads

O Facebook ADS promove anúncios pagos no próprio Facebook, Messenger, Instagram e anúncios que levam uma conversa no Whatsapp. 

Essa estratégia impulsiona posts, produtos ou até o próprio website. Esse recurso oferece muitos formatos e opções de orçamento, dessa forma, esses formatos promovem maior visibilidade para sua página. 

LinkedIn Ads

O LinkedIn ADS é também uma plataforma voltada para o gerenciamento de anúncios de mídia paga da plataforma. 

Ele conta com mais de 630 milhões de profissionais ativos na rede, ou seja, é uma excelente plataforma para promover anúncios e expandir seu negócio. Utilizá-la pode te trazer leads qualificados, credibilidade, alcance, entre outras oportunidades! Não vai ficar de fora, né?

Continue a leitura e conheça outros recursos!

YouTube Ads

O Youtube ADS faz parte do Google ADS – plataforma que citamos anteriormente. Seus anúncios podem variar, sendo eles: bumper, in-stream, vídeos discovery ads, entre outros.

Como o Youtube ADS faz parte do Google ADS, é através dele que se faz o planejamento das campanhas, configuração de público, ajuste de orçamento, entre outros. 

TikTok Ads

O TikTok Ads são os anúncios feitos para TikTok. Os principais formatos encontrados são: 

  • Anúncio no Feed; 
  • Branded Hashtags; 
  • Takeovers; 
  • Effects. 

Anunciar no TikTok é fundamental para dar mais visibilidade à sua marca. Isto porque, segundo uma pesquisa realizada pelo CanalTech, a previsão é que essa rede alcance 755 milhões de usuários mensais. 

Mas, atenção! Entenda se o seu público está presente também nessa rede social para que a campanha tenha eficiência. 

Viu como investir em tráfego pago é importante? Faça Contato com nossos especialistas para que você consiga visibilidade no mundo digital! 

Gostou do conteúdo a respeito dos motivos para investir em tráfego pago? Acesse nosso blog e fique por dentro! 

Te vejo no próximo post 😉

Como fazer uma boa campanha no Google Ads?

A campanha no Google Ads é uma excelente opção quando se procura resultados imediatos. Afinal, o Google é a ferramenta na qual a maioria das pessoas utiliza para buscar informações ou produtos. Então, qual o melhor lugar para estar senão no buscador mais utilizado do mundo?

Mas, afinal, você sabe o que é Google Ads? Ele é a plataforma de anúncios do Google, onde é possível divulgar qualquer produto ou serviço na internet de forma eficaz, pagando apenas quando o visitante clicar no seu anúncio. 

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como anunciar os produtos do seu negócio, continue conosco. Ao longo do texto você vai encontrar as boas práticas para anunciar sua empresa no Google. Vamos lá?

Analise a concorrência

Essa é a tarefa principal quando se deseja anunciar no Google. Assim, você pode ver o que a concorrência está fazendo e dando certo e adaptar a mesma estratégia para o seu negócio.

Essa análise pode ser feita por meio da inserção de palavras-chave relacionadas ao seus serviços e produtos nos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, você vai encontrar as empresas que atuam no mesmo ramo e que alcançam os melhores posicionamentos pelo Google Ads. 

Defina seu orçamento

Chegou a hora de dar o lance na sua campanha. Essa etapa não é fácil e deve ser feita de forma consciente, pois ela interfere diretamente no desempenho do seu anúncio. Isso porque o orçamento tem duas partes: lance e orçamento global por dia.

O lance é o valor máximo que você quer pagar no anúncio, e tem ação imediata na classificação do seu negócio. Então, tenha consciência dos objetivos da sua campanha e qual o valor você dispõe para deixá-la rodando. 

Em relação ao orçamento global por dia, deve-se usar a matemática básica: pegue o valor total mensal do orçamento e divida por 30, que são os dias do mês. O resultado será o valor máximo pago por dia. 

Assim, quando atingir o valor máximo, o seu anúncio para de rodar e volta somente no dia seguinte. Dessa forma você não conta com gastos inesperados. 

Escreva o seu conteúdo de forma assertiva

Elaborar ideias autorais, que atraiam pessoas é tão importante quanto todas as outras etapas da campanha. Abuse dos gatilhos mentais, coloque nos títulos as palavras-chave selecionadas para sua campanha de forma exata.

No título, em razão do seu caráter chamativo, deve conter exatamente a ideia do que está sendo oferecido, assim como o que o cliente está procurando. O máximo permitido pelo Google são 30 caracteres. Então, para melhorar essa prática, você pode:

  • chamar pelo público;
  • tocar na ferida;
  • fazer uma provocação;
  • despertar a curiosidade;
  • oferecer uma informação.

Na descrição é permitido 80 caracteres. Como o número é pequeno, você deve aproveitar ao máximo esse espaço para atrair o cliente. Então, neste campo destaque ideias que possam despertar o interesse do cliente, como:

  • descrição dos recursos e funcionalidades;
  • benefício  claro e conciso;
  • proposição que mostre algo em que você é diferente;
  • depoimento ou indicador de status;
  • uma chamada;
  • uma frase que espante quem não for do público alvo;
  • uma promoção.

Acompanhe o desempenho 

Após a criação do anúncio, é necessário avaliar se ele está funcionando de forma efetiva. A própria página do Google Ads disponibiliza um gráfico que mostra o panorama da sua campanha, assim como tabelas de como as palavras-chave estão agindo.

Viu como saber fazer uma boa campanha no Google Ads é muito importante? Sendo assim, não perca tempo e entre em contato conosco! 

A Agência Contato possui um time especializado em serviços de Marketing Digital e estamos prontos para te atender. Bora fazer Contato?

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog! Te vejo em breve 😉 

Como escolher as melhores palavras-chave para Google Ads

O Google Ads é uma plataforma que faz campanhas de anúncios e gera ótimos resultados para seu negócio. No entanto, para conseguir alcançar um bom desempenho, é necessário saber como utilizá-la. Por isso, preparamos este artigo sobre como escolher palavra-chave para Google Ads! 

Para dominar a ferramenta, vamos entender cada elemento que a compõem. Dessa forma, aqui vamos falar sobre público-alvo, estratégias de remarketing, tipos de metas de campanhas e, claro, das palavras-chave. 

As palavras-chave são responsáveis por identificar o assunto daquele anúncio. Portanto, fazer a escolha correta pode fazer com que você atinja seu público certo para aquele produto ou serviço que está sendo divulgado.

Vimos como o processo é importante e, por isso, ele precisa de planejamento, certo?  Vem com a gente e veja como escolher palavras-chave para Google Ads e exibir seus anúncios para os clientes certos.

Pense como um cliente

Primeiramente, ao criar sua lista, é importante pensar como um cliente. Mas como assim? 

Neste momento é fundamental que você anote as principais categorias da sua empresa e os termos ou frases que considera adequado para cada uma dessas categorias. 

Além disso, você também precisa incluir termos que possivelmente seus clientes utilizam para descrever os produtos e serviços do seu negócio. 

Por exemplo, se sua empresa trabalha com roupas esportivas femininas, você pode começar com categorias básicas: “roupas esportivas femininas”. 

Saber quais termos são mais utilizados para os produtos é importante para expandir a lista, incluindo sua marca e o nome dos produtos. 

Agora que você já criou sua lista, é hora de olhar um pouco para as long-tails. Continue a leitura e veja como utilizá-las.  

Use long-tails

As palavras-chave long-tail são expressões mais específicas e, desse modo, possuem menor número de busca. Apesar disso, o ranqueamento com elas pode significar menos concorrência, visto que elas são focadas em um nicho. 

Quanto mais longas e específicas forem essas palavras-chave, maiores são as chances de conversão. Isto é, quanto mais uma empresa consegue se posicionar em nichos específicos, mais seguidores e mais leitores ela ganha. 

Selecione palavras-chave mais gerais

Pensar apenas nas long-tails não é o suficiente, é essencial também escolher as palavras-chave mais gerais. Para alcançar um número maior de pessoas, o passo é selecionar palavras-chave mais abrangentes.

No entanto, vale ressaltar que, se essas palavras forem muito gerais, podem dificultar o alcance de clientes em potencial, pois o anúncio será exibido em pesquisas que não estão relacionadas à sua marca. 

E, como vimos, se as palavras mais específicas te colocam à frente da concorrência, as palavras mais abrangentes podem ser mais competitivas e exigir grandes lances. Nes

Mas não importa o quão abrangente seja o termo escolhido, ele precisa ser relevante para o anúncio e site, certo?

Crie grupos de anúncio para dividir os termos

Reunir palavras-chave e anúncios em grupos ajuda a exibir anúncios mais relevantes aos clientes em potencial. Se essas palavras corresponderem a um tipo de termo de pesquisa, o Google escolherá uma para ser expandida com base na classificação descrita no artigo. 

A mesma palavra-chave em tipos de correspondência distintos não aumentará os custos e nem prejudicará o desempenho, tá?

Utilize o planejador de palavra-chave do Google

Dentre as diversas opções que o Google Ads oferece, o planejador de palavras-chaves é um deles. 

Essa ferramenta é gratuita e auxilia na hora de encontrar novos termos relacionados com uma marca, produto ou serviço. Além dessas ideias, ela ainda fornece a estimativa de custos e o número de buscas. 

Para utilizá-la, siga os seguintes passos: 

  • Acesse sua conta no Google Ads; 
  • Clique em “Ferramentas e Configurações” e, em seguida, em “Planejador de Palavras-chave”.

Através dele é possível fazer uma busca de termos relacionados aos produtos e serviços da sua empresa. Além disso, ainda é possível colocar o endereço de URL de sites concorrentes e verificar as palavras-chave que eles utilizam.

Gostou de saber disso, né? E ainda não acabou!! 

O planejador também mostra o lance mínimo e máximo que cada anunciante ofereceu para cada palavra. Dessa forma, você terá ideia de custo e poderá se planejar para fazer suas campanhas. 

Conte com o apoio de outras plataformas

O Google Ads é uma plataforma muito completa para escolher palavra-chave para anúncio. Mas, para desenvolver o trabalho da melhor maneira possível, conte com o apoio de outras plataformas para encontrar a palavra-chave. 

SemRush 

O SemRush é uma ferramenta utilizada para pesquisas de palavras-chave e dados de classificação, como por exemplo: métricas e volumes de pesquisa.  

Ubersuggest

O Ubersuggest também é uma plataforma muito conhecida dentro do Marketing Digital, utilizada para pesquisa e análise de palavras-chave. 

Ela permite que você saiba quais os termos mais procurados por audiência e quais chamam mais atenção dos usuários. Além disso, a plataforma também está disponível em português.

Planejador de palavra-chave do Google 

O Planejador de palavras-chave do Google te ajuda a encontrar termos importantes para suas campanhas de pesquisa.

Através dele é possível ver pesquisas mensais, conhecer os custos de exibição do seu anúncio nas pesquisas de palavras-chave, entre outras vantagens. 

Confira outras plataformas para escolher as melhores palavras-chave para Google Ads:

Conheça os tipos de correspondência de palavra-chave

Existem 4 tipos de correspondência de palavras-chave e é muito importante que você se atente na hora de fazer a lista para seu anúncio. 

O objetivo dessas correspondências é auxiliar os anunciantes para que eles tenham seus anúncios disparados para o público que está pesquisando os mesmos termos cadastrados no Google Ads. 

Abaixo, vamos te mostrar quais são elas e detalhar um pouco mais a definição de cada uma!

Correspondência Ampla

A correspondência ampla é padrão do Google Ads, pois é indicada quando não existe a certeza de quais palavras-chave o usuário utiliza na hora de realizar a pesquisa.

Além disso, os termos utilizados pelo anunciante podem ser associados com sinônimos, palavras no plural ou singular, entre outros. 

Correspondência Ampla Modificada

A correspondência ampla modificada é um pouco mais exata do que a anterior. Nela, acrescenta-se um símbolo “+” antes da palavra-chave escolhida. 

Isso acontece para que seu anúncio apareça somente em pesquisas que usarem as mesmas palavras-chave ou termos não muito diferentes delas. 

Correspondência de Frase

Este tipo de correspondência requer que, ao utilizá-la, você marque a palavra-chave entre aspas, pois dessa forma ela será mais segmentada em comparação à Correspondência Ampla e à Correspondência Ampla Modificada. 

Correspondência Exata

A correspondência exata é usada em anúncios que possuem palavras-chave específicas e não considera variações nem antes e nem depois da palavra-chave principal. 

A palavra-chave é colocada em colchetes ( [ ] ) e é indicada quando se sabe exatamente qual delas funciona para  determinado assunto. 

Cuidado com as Palavras-chave negativas

Saber quais palavras excluir é tão importante quanto escolher quais palavras-chave utilizar, pois essa ação pode prejudicar os resultados dos anúncios. Através das palavras-chave negativas, é possível impedir a exibição dos seus anúncios em pesquisas que utilizam o termo. 

Para identificar a palavra-chave negativa, é necessário acrescentar o sinal de ( – ) antes de uma palavra ou frase. Isso evita que o anúncio apareça para pesquisas que contenham a palavra-chave negativa. Dessa forma, o objetivo é permitir que o anúncio esteja o mais segmentado possível. 

Neste momento, é válido acrescentar variações que contenham erros gramaticais, termos no plural ou singular, sinônimos, entre outros que se aproximam da palavra é desejável negativar. 

Tenha em mente a intenção de busca

Suas palavras-chave devem estar alinhadas com a intenção de busca do público-alvo que você deseja alcançar. Por isso, tenha em mente o que você quer, para que seu conteúdo não seja amplo demais no tipo de público. 

Não existe um número exato para a quantidade de palavras-chave, mas é essencial cadastrar todas aquelas que fazem sentido para seu objetivo, tendo em mente o momento de compra dos seus possíveis clientes. 

Viu que o processo de escolher palavras-chave para Google Ads é muito detalhado? Por isso, faça Contato com nossos especialistas para que possamos te auxiliar. 

Gostou do nosso conteúdo? Preparamos muito mais pra você

Te vejo no próximo post 😉

Você sabe como contratar serviços de marketing digital? Aprenda hoje

Os serviços de marketing digital são fundamentais para a elaboração de uma boa estratégia e um plano de ação eficiente. Por isso, é importante saber como contratar serviços de marketing digital que de fato te ajudem a alavancar o seu negócio.

Afinal, mesmo que a internet facilite a divulgação de itens e serviços, apenas postar na rede e deixar a venda acontecer de nada adianta.

Dessa forma, muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é a contratação destes serviços. Isso porque existem diversos segmentos em que o marketing atua e saber qual é a ideal para o seu negócio pode ser confuso

No artigo de hoje, vamos tratar sobre o assunto abordando a importância de contratar os serviços de marketing digital e como escolher o ideal para influenciar no sucesso do negócio. Confira!

Porque contratar serviços de marketing digital

Os serviços de marketing podem auxiliar o seu negócio de várias formas. Eles tiram das mãos da sua equipe o trabalho que pode ser terceirizado, e assim aumentando o tempo livre para dedicar a outros projetos da marca. 

Por mais que você possua um departamento inteiro de marketing, designar algumas tarefas mais pontuais para serviço de marketing externo é uma forma sagaz de investir em comunicação e inovação.

Além desses motivos, também podemos pontuar:

  • estratégias feitas por especialistas;
  • gerenciamento de orçamentos eficaz;
  • redução de custos;
  • acesso a métricas e indicadores;
  • acesso a todas as ferramentas disponíveis no mercado.

Como contratar serviços de marketing digital para o seu negócio

Na hora de contratar um serviço de marketing é preciso analisar bem as opções, pois o resultado de suas tarefas serão determinantes no sucesso da sua empresa. 

Assim, trabalhar com profissionais que sabem exatamente o que estão fazendo, possuem experiência e expertise é uma tarefa que pode ser facilitada se seguir os seguintes passos que vamos listar abaixo. Confira.

Defina o escopo do trabalho

Fazer um diagnóstico do seu negócio e saber identificar o que ele precisa é a principal tarefa antes de contratar os serviços de marketing. Afinal, não dá para contratar um serviço à deriva.

Outro motivo é que existem empresas que oferecem serviços de marketing específicos. Então, de nada adianta você contratar os serviços de marketing especializados em e-commerce se o seu negócio é uma startup. 

Sendo assim, analise como você está hoje, quais serviços de marketing o seu negócio já possui, quais estratégias você já implanta e dá certo, quais precisam ser melhoradas. 

Preste atenção nos funcionários 

Profissionais capacitados são a chave do sucesso de qualquer lugar, e essa estatística altera quando se trata de marketing. Por isso, procure se informar de quais profissionais trabalham na empresa que você vai contratar os serviços.

Assim, analise o currículo, a reputação, os elogios e reclamações disponíveis na internet e em sites especializados nessa área, como o reclame aqui. Não esqueça de dar uma atenção especial ao chefe, afinal, para comandar ele deve saber mais do que todos. 

Compare preços 

Agora que você avaliou todas as opções, é normal que a lista tenha diminuído significativamente e suas opções estejam mais escassas. Então, parta para a etapa de análise do valor.

Mas não apenas o valor em termos de dinheiro. Avalie se o serviço oferecido e os profissionais da empresa condizem com o preço cobrado e se os resultados de fato estão sendo condizentes com as propostas. 

Por isso, realize relatórios de resultados, para que você possa provar se os serviços de marketing estão agregando ao seu negócio ou se está sendo apenas uma despesa a mais.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado na reflexão acerca de como contratar serviços de marketing digital. Afinal, esses serviços são fundamentais para a sua estratégia de marketing e tem tudo para fazer o seu negócio atingir uma potência nunca alcançada.

Conte também com a Contato na contratação dos serviços de marketing digital. Afinal, nosso papel é levar a mensagem da sua marca para o seu público, onde quer que ele esteja. 

Acesse nosso site e descubra que juntos podemos trilhar o caminho para que sua empresa conquiste seu espaço. 

SEO para eCommerce: como implementar para vender mais

O SEO – Search Engine Optimization – conhecido como otimização para mecanismos de pesquisa, são estratégias que ajudam a oferecer melhores resultados para os usuários. No SEO para eCommerce não é diferente, ele atrai mais usuários para sua loja eletrônica. 

Essas estratégias foram pensadas para otimizar os conteúdos da internet, fazendo com que grande parte deles assumissem outro patamar de qualidade, a fim de agradar os robôs do Google. Com o passar do tempo, esses fatores de ranqueamento foram evoluindo para proporcionar melhores experiências para o usuário. 

Além disso, essa evolução dos fatores de ranqueamento também contribuíram para que os conteúdos com estratégias de black hat encontrassem mais barreiras para se posicionarem nas SERPs. 

Dessa forma, na hora de planejar algum conteúdo é essencial pensar na qualidade, na estrutura do site – se ele é mobile friendly, por exemplo – se a navegação é fluida e rápida, entre outros pontos abordados dentro das estratégias de SEO. 

Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo completo sobre SEO para eCommerce para você! 

O que é SEO para eCommerce

Anteriormente explicamos a definição de SEO, agora vamos te mostrar o que é o SEO para eCommerce: 

O SEO para eCommerce é a aplicação de técnicas de SEO em lojas virtuais. O E-commerce, conhecido como eletronic commerce – comércio eletrônico – é uma prática conhecida por produzir negociações online para a compra e venda de produtos, serviços e infoprodutos. 

Esse processo é longo, pois engloba desde o planejamento à implementação dessas otimizações de conteúdo. Essas implementações, quando bem feitas, geram mais reconhecimento de marca, aumento do tráfego, visibilidade e, consequentemente, mais vendas. 

Qual a importância de otimizar o SEO do seu eCommerce

Antes de mostrar a importância de otimizar seu conteúdo para e-commerce, vamos te apresentar algumas pesquisas realizadas por plataformas experientes em marketing digital.

Trabalhar com SEO para e-commerce pode abaixar seu custo de aquisição de clientes (CAC) e, ainda assim, garantir visitas à sua loja virtual – que terão potencial para conversão em vendas

Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, no ano de 2020 foi constatado que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados. Portanto, estar posicionado na primeira página é um grande diferencial para seu negócio. 

Melhor ranqueamento

Você já deve ter visto que o Google leva em consideração diversos fatores para ranquear bem seu conteúdo. Quando trabalhamos o SEO para e-commerce, consequentemente, os conteúdos produzidos são completos, dessa forma, ele fica bem posicionado. 

Através do SEO é possível ter mais visibilidade para a página, consequentemente, maior ranqueamento. 

Mais tráfego orgânico

O tráfego orgânico é quando as visitas de um site ocorrem sem fazer o uso de anúncios. Assim, as pessoas não são influenciadas por nenhuma propaganda, ou seja, elas acessam a página espontaneamente. 

O trabalho de SEO é um trabalho que ajuda seu negócio a atrair um tráfego qualificado. A implementação dessa estratégia, além de atrair mais tráfego para e-commerce, faz com que você consiga mais consumidores sem quebrar o orçamento da sua empresa. 

Normalmente, o tráfego orgânico tende a ter menos visitas que o pago, pois a iniciativa precisa partir do usuário e não da página. No entanto, através do investimento em SEO é possível aumentar o número de acessos de um site, sem precisar fazer anúncios. 

Economia em relação ao tráfego pago

Como vimos, com o SEO para eCommerce gera mais tráfego orgânico para seu site e, assim, gera uma economia em relação ao tráfego pago. Isso porque, em anúncios pagos, há um Custo por Clique (CPC), que se caracteriza por uma cobrança pelo número de cliques realizados no site. 

Neste modelo, o anunciante paga pelos visitantes que entraram em seu site. Ele é muito utilizado pelo Google Adwords, que permite saber o número de cliques exatos que um anúncio teve e quais impactos essa publicidade causou nos usuários. 

Comportamento do consumidor

É muito importante que, além de agradar os fatores de ranqueamento do Google, agradar também os usuários. Isso porque o Google consegue identificar o comportamento do consumidor e saber se a experiência do usuário foi positiva. 

Esse comportamento mostra se a página entregou o que o usuário estava buscando. 

Uma pesquisa  da Microsoft Research revelou que os usuários passam apenas 10 segundos em sua página inicial se não se conectarem imediatamente com suas mensagens de marketing. E isso gera uma taxa de rejeição muito alta para o site, podendo prejudicar seu desempenho.

Maior autoridade no mercado

Trabalhar o SEO para eCommerce também gera mais autoridade para seu negócio. Isso ocorre porque quando uma marca se torna conhecida no mercado, ela acaba aumentando a autoridade e seu nome vem automaticamente na cabeça dos usuários.

Melhora a confiança na marca

Como mencionamos anteriormente, quando há um investimento em SEO para eCommerce, essa página passa a ter mais autoridade. Dessa forma, quanto mais autoridade de uma página, mais confiança ela passa para seus clientes e mais credibilidade ela tem no seu segmento. 

Dados importantes sobre eCommerce no Brasil

Agora que você entende os benefícios do SEO para ecommerce, que tal ver alguns dados relevantes sobre ele?

Em julho de 2022, o comércio eletrônico brasileiro teve uma alta de 5,29%, impulsionado pelos segmentos de Turismo (+14,3%), cosméticos (+11,9%) e varejo (+6,3%), que é um composto de marketplaces e magazines. 

Além disso, os sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 24,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. Segundo o E-commerce Brasil, neste ano de 2022, a receita do e-commerce deve crescer cerca de 9%, atingindo um faturamento recorde de R$ 174 bilhões.  

Como o SEO funciona?

Agora que já falamos o que é o SEO para e-commerce  e qual a importância de implementá-lo, vamos te explicar como ele funciona: 

Antes de tudo, precisamos compreender como os mecanismos de busca operam. Para que sua página apareça nos primeiros lugares, é preciso obedecer algumas recomendações que o Google estabelece. O algoritmo entende essas regras e aplica as ações para entregar o conteúdo mais recomendado para uma pesquisa.

É esse algoritmo que organiza e hierarquiza os conteúdos por ordem de relevância para as pesquisas realizadas no Google. Estima-se que, atualmente, o Google possua mais de 200 fatores de ranqueamento. Esses fatores contribuem muito para que os usuários tenham acesso a conteúdos de qualidade sem cair em estratégias de black hat, por exemplo. 

Se você acompanha nosso blog, já sabe a importância de criar conteúdos de valor e de se preocupar com a estrutura de sua página. Para te ajudar neste processo, abordaremos no próximo tópico alguns erros que você não deve cometer na hora de trabalhar com SEO para eCommerce. 

Segue a leitura! 

Não cometa esses erros

Com frequência abordamos em nossos artigos algumas dicas e formas de melhorar seu SEO. Em breve vamos te mostrar como estruturar o SEO para eCommerce, mas agora vamos trazer alguns erros que você não pode cometer no seu site. 

Fique ligado aos erros e evite-os!

URL Duplicada

Conteúdos da internet devem ser sempre originais e feitos exclusivamente para sua loja. Nos fatores de ranqueamento do Google, os conteúdos únicos serão sempre priorizados, portanto, muito cuidado para não produzir conteúdos duplicados. 

Links Quebrados

Outro ponto para se atentar é em relação ao funcionamento dos links dentro de uma página. É através da linkagem interna que o robô do Google visita todas as páginas de um site, por isso, é importante corrigi-las e realizar constantes varreduras para identificar  os erros o mais rápido possível. 

Compra de links

Dentro do SEO ainda há muita compra ou troca de links, no entanto, essas ações são condenadas pelo Google, pois são consideradas manipulação de algoritmos. Caso o Google identifique essas ações na página, é possível encadear graves punições, como por exemplo, banimento da SERP. 

Como estruturar o SEO para eCommerce

Como você chegou até aqui, já sabe a importância de trabalhar o SEO para eCommerce e sabe também quais erros não cometer. Agora vamos te mostrar como estruturar essa estratégia que pode colocar seu negócio muito à frente da concorrência e te ajudar a vender muito mais! 

Escolha a plataforma

Escolher qual plataforma utilizar para estruturar um site é de grande importância. Abaixo listamos algumas das mais eficientes dentro do SEO: 

WordPress

O WordPress é uma ferramenta de criação de blogs, sites e lojas virtuais. Ele possui várias vantagens em relação aos demais, como por exemplo:

  • Uso intuitivo; 
  • Instalação fácil; 
  • Alta oferta de plugins e extensão; 
  • Troca de templates sem alterar o conteúdo; 
  • Sistema de código aberto; 
  • Entre outros.  

Wix 

O Wix, é também uma plataforma de construção de site para pessoas sem conhecimento técnico. Ele não requer a compra de hospedagem na web ou a instalação de um software. Essa ferramenta conta com 110 milhões de usuários e é um dos maiores players do setor.  

Site123

O Site123 é também um construtor de site que oferecer serviços como:

  • Estruturas de websites; 
  • Design;
  • Criação de lojas; 
  • Entre outros.  

? Veja também: melhores plataformas para criação de site.  

Tenha apoio do dados

Além das plataformas para criação de sites, existem também plataformas que auxiliam na hora de mensurar dados. Elas mostram a quantidade de usuários que acessaram a página, seus dispositivos, entre outros. Veja quais são as principais: 

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita, fundamental para análise de aspectos técnicos de um site. Ele fornece relatórios de performance orgânica, diagnósticos de erros, entre outros.  

Google Analytics

O Analytics também é uma ferramenta do Google, que traz dados importantes para quaisquer donos de site, como: páginas mais acessadas e tempo médio de sessões. 

Ubersuggest 

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que oferece ideias de palavras-chave, volume de busca, tráfego e outras informações importantes. Além disso, é possível contratá-la e expandir suas funcionalidades. 

Semrush 

A Semrush é uma das ferramentas mais completas, pois ela traz dados gerais de domínio, informações sobre backlinks, tráfego, relatórios específicos sobre SEO local, entre diversas outras funções. 

Além das ferramentas, é importante otimizar também o SEO técnico de um site. Você conhece todos os tipos de SEO? Veja quais são e sua importância.  

Otimize o SEO Técnico do site

Trabalhar o SEO Técnico de uma página é muito importante para que ela garanta a indexabilidade do site. Dessa forma, isso permite que o Googlebot o compreenda. 

O trabalho de SEO Técnico está ligado ao SEO On-Page, que fica encarregado de cuidar da estrutura técnica que garante a melhor experiência de navegação. Erros técnicos são comuns e devem ser corrigidos sempre que surgirem. 

Foco na arquitetura do site

Garantir uma boa arquitetura de um site é muito importante para que o Googlebot seja capaz de compreender como as páginas se interconectam e estabelecem sentidos entre elas. 

Isso porque, quando entramos no menu de uma eCommerce, esperamos encontrar uma estrutura organizada e hierarquizada. Essa estrutura é:

Home > Departamento > Categoria > Subcategoria > Produto. 

Dessa forma, o robô consegue navegar pela sua eCommerce de maneira mais fluida, visitando as páginas por ordem de importância. 


Tenha URLs amigáveis

A URL de uma página vai muito além de um endereço eletrônico, pois ela comunica ao usuário qual o assunto principal da página. Por isso, para que a estrutura seja compreensível, é importante utilizar as palavras chaves, evitar códigos e caracteres especiais. 

Conteúdo é rei

Se você chegou até aqui já sabe: Conteúdo no SEO é rei! 

Embora o SEO Técnico de um site seja fundamental para seu bom funcionamento, é através do conteúdo de qualidade que seu usuário é atraído e envolvido pela loja.

Além de bons produtos, é essencial que você forneça aos clientes informações de qualidade, a fim de proporcionar uma ótima experiência para quem visita sua página. 

Dessa forma você conseguirá influenciá-lo, criando desejo pelo produto e, assim, consolidar uma intenção de compra. 

Confira abaixo alguns conteúdos de SEO para eCommerce:

  • Descrição de produtos: Um produto deve ter uma boa descrição para que o usuário não tenha nenhuma dúvida em relação aquilo que ele deseja comprar. 
  • Textos de apoio: Em segundo lugar, textos de apoio estão presentes no topo, na lateral ou no rodapé da página e estão presentes ali para auxiliar o consumidor. 
  • Conteúdo multimídia: Em seguida, conteúdos de multimídia ajudam seu público a ter uma percepção a respeito da peça que ele deseja comprar e, colocar imagens e vídeos no seu conteúdo te deixa à frente da concorrência. 
  • Web Stories: Os Web Stories são cards, semelhantes aos stories do Instagram, que geram interatividade com os usuários. 

Escolha a agência certa!

Em suma, viu como o SEO para eCommerce é importante? Essas estratégias, no entanto, precisam de bons profissionais para que você alcance bons resultados. 

Pensando nisso, a fim de ajudar sua empresa, nós da Agência Contato trabalhamos com especialistas em SEO para garantir que seu negócio DECOLE! 

Faça Contato conosco! 

Confira nosso blog, pois preparamos diversos conteúdos para você. 

Te vejo no próximo post 🙂

5 etapas para elaborar um projeto de marketing do zero

Um dos principais pilares de qualquer empresa de sucesso é a qualidade do projeto de marketing. É através dele que o seu serviço ou produto irá atrair cada vez mais consumidores, gerando maiores lucros e prosperidade para o seu negócio. 

Para isso, conheça e elabore um projeto de marketing do zero. Assim, para executar o projeto de marketing, deve-se seguir cinco etapas que são cruciais para criar uma campanha excelente. 

O que irá definir a projeção e o sucesso do seu negócio, sem dúvidas, é entender as principais etapas para elaborar um ótimo projeto de marketing. Dessa forma, vamos analisar o passo a passo e buscar ações positivas para a sua empresa. Boa leitura! 

Entenda seu negócio

Em primeiro lugar, a informação é vital para que a sua campanha saia como planejado. Por isso, comece fazendo uma análise da sua própria empresa. Tenha em mente qual é a sua estrutura de negócio, sua filosofia de vendas, o propósito da sua marca, seus funcionários, receitas, despesas e objetivos.

Pode parecer complexo, mas acredite, não é impossível! Crie uma lista com as principais características da sua empresa e comece a anotar. Lembre-se, informação é o principal artifício para conhecer a estrutura que te deixará muito mais próximo daquilo que você busca conquistar.

Analise a concorrência 

Após analisar a empresa, é preciso agora compreender como está o mercado, ou seja, a sua concorrência. Antes, uma análise deve ser feita a respeito dos aspectos do macroambiente e do microambiente, pois assim você consegue pensar nas melhores estratégias a serem tomadas.

O macroambiente compreende as grandes estruturas do local, seja ele mais limitado, como uma cidade, ou mais amplo, como uma região ou país. Assim sendo, separamos alguns exemplos, são eles: condições socioeconômicas predominantes, índice demográfico, observância dos aspectos naturais do local e a política vigente.

Já a análise do microambiente está voltada para a sua área de atuação. Dessa maneira, tenha em mente a estrutura da concorrência, a popularidade, relevância e nível de rivalidade.

Defina seu público alvo

Terminando de obter o máximo de informações possíveis do seu negócio e da concorrência, é necessário definir quais serão seus principais consumidores, ou seja, o público alvo.

Logo após, como sugestão rápida, você pode fazer uma simples pesquisa de mercado abrangendo a área na qual sua empresa irá operar. Entenda o perfil do consumidor e nunca deixe de levar em consideração os fatores socioeconômicos, culturais, a faixa etária e o comportamento em geral.

Delimite seus objetivos

Nesta etapa, anote quais serão os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Este passo é crucial para evitar surpresas desagradáveis que possam gerar possíveis frustrações. 

Imagine, por exemplo, quanto você espera faturar no primeiro mês, na quantidade de clientes iniciais e na repercussão do seu negócio. As pessoas se interessaram pela proposta? Gostaram do atendimento? A sua empresa teve uma boa receptividade?

Delimite os seus objetivos e trabalhe as atitudes do seu negócio em prol daquilo que você deseja alcançar.

Crie um cronograma de atividades

Por fim, após a definição dos principais objetivos, coloque-os em prática e crie deadlines, ou seja, um cronograma para a conclusão das suas atividades.

Tenha consciência da urgência dos seus planos, se eles precisam ser feitos com antecedência ou se podem ser adiados sem nenhuma dor de cabeça. Coloque-os no calendário e trabalhe para alcançá-los.

Estas cinco principais etapas são fundamentais para organizar um projeto de marketing de sucesso. No nosso blog você pode ficar por dentro de todas as estratégias de marketing digital que auxiliam no crescimento da sua empresa.

Porém, uma agência especializada pode ajudar ainda mais a obter melhores resultados com a comunicação.

A Contato é uma agência especializada em marketing digital que irá te ajudar a alavancar os lucros do seu negócio. Faça Contato e saiba mais!