Você sabe como contratar serviços de marketing digital? Aprenda hoje

Os serviços de marketing digital são fundamentais para a elaboração de uma boa estratégia e um plano de ação eficiente. Por isso, é importante saber como contratar serviços de marketing digital que de fato te ajudem a alavancar o seu negócio.

Afinal, mesmo que a internet facilite a divulgação de itens e serviços, apenas postar na rede e deixar a venda acontecer de nada adianta.

Dessa forma, muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é a contratação destes serviços. Isso porque existem diversos segmentos em que o marketing atua e saber qual é a ideal para o seu negócio pode ser confuso

No artigo de hoje, vamos tratar sobre o assunto abordando a importância de contratar os serviços de marketing digital e como escolher o ideal para influenciar no sucesso do negócio. Confira!

Porque contratar serviços de marketing digital

Os serviços de marketing podem auxiliar o seu negócio de várias formas. Eles tiram das mãos da sua equipe o trabalho que pode ser terceirizado, e assim aumentando o tempo livre para dedicar a outros projetos da marca. 

Por mais que você possua um departamento inteiro de marketing, designar algumas tarefas mais pontuais para serviço de marketing externo é uma forma sagaz de investir em comunicação e inovação.

Além desses motivos, também podemos pontuar:

  • estratégias feitas por especialistas;
  • gerenciamento de orçamentos eficaz;
  • redução de custos;
  • acesso a métricas e indicadores;
  • acesso a todas as ferramentas disponíveis no mercado.

Como contratar serviços de marketing digital para o seu negócio

Na hora de contratar um serviço de marketing é preciso analisar bem as opções, pois o resultado de suas tarefas serão determinantes no sucesso da sua empresa. 

Assim, trabalhar com profissionais que sabem exatamente o que estão fazendo, possuem experiência e expertise é uma tarefa que pode ser facilitada se seguir os seguintes passos que vamos listar abaixo. Confira.

Defina o escopo do trabalho

Fazer um diagnóstico do seu negócio e saber identificar o que ele precisa é a principal tarefa antes de contratar os serviços de marketing. Afinal, não dá para contratar um serviço à deriva.

Outro motivo é que existem empresas que oferecem serviços de marketing específicos. Então, de nada adianta você contratar os serviços de marketing especializados em e-commerce se o seu negócio é uma startup. 

Sendo assim, analise como você está hoje, quais serviços de marketing o seu negócio já possui, quais estratégias você já implanta e dá certo, quais precisam ser melhoradas. 

Preste atenção nos funcionários 

Profissionais capacitados são a chave do sucesso de qualquer lugar, e essa estatística altera quando se trata de marketing. Por isso, procure se informar de quais profissionais trabalham na empresa que você vai contratar os serviços.

Assim, analise o currículo, a reputação, os elogios e reclamações disponíveis na internet e em sites especializados nessa área, como o reclame aqui. Não esqueça de dar uma atenção especial ao chefe, afinal, para comandar ele deve saber mais do que todos. 

Compare preços 

Agora que você avaliou todas as opções, é normal que a lista tenha diminuído significativamente e suas opções estejam mais escassas. Então, parta para a etapa de análise do valor.

Mas não apenas o valor em termos de dinheiro. Avalie se o serviço oferecido e os profissionais da empresa condizem com o preço cobrado e se os resultados de fato estão sendo condizentes com as propostas. 

Por isso, realize relatórios de resultados, para que você possa provar se os serviços de marketing estão agregando ao seu negócio ou se está sendo apenas uma despesa a mais.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado na reflexão acerca de como contratar serviços de marketing digital. Afinal, esses serviços são fundamentais para a sua estratégia de marketing e tem tudo para fazer o seu negócio atingir uma potência nunca alcançada.

Conte também com a Contato na contratação dos serviços de marketing digital. Afinal, nosso papel é levar a mensagem da sua marca para o seu público, onde quer que ele esteja. 

Acesse nosso site e descubra que juntos podemos trilhar o caminho para que sua empresa conquiste seu espaço. 

SEO para eCommerce: como implementar para vender mais

O SEO – Search Engine Optimization – conhecido como otimização para mecanismos de pesquisa, são estratégias que ajudam a oferecer melhores resultados para os usuários. No SEO para eCommerce não é diferente, ele atrai mais usuários para sua loja eletrônica. 

Essas estratégias foram pensadas para otimizar os conteúdos da internet, fazendo com que grande parte deles assumissem outro patamar de qualidade, a fim de agradar os robôs do Google. Com o passar do tempo, esses fatores de ranqueamento foram evoluindo para proporcionar melhores experiências para o usuário. 

Além disso, essa evolução dos fatores de ranqueamento também contribuíram para que os conteúdos com estratégias de black hat encontrassem mais barreiras para se posicionarem nas SERPs. 

Dessa forma, na hora de planejar algum conteúdo é essencial pensar na qualidade, na estrutura do site – se ele é mobile friendly, por exemplo – se a navegação é fluida e rápida, entre outros pontos abordados dentro das estratégias de SEO. 

Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo completo sobre SEO para eCommerce para você! 

O que é SEO para eCommerce

Anteriormente explicamos a definição de SEO, agora vamos te mostrar o que é o SEO para eCommerce: 

O SEO para eCommerce é a aplicação de técnicas de SEO em lojas virtuais. O E-commerce, conhecido como eletronic commerce – comércio eletrônico – é uma prática conhecida por produzir negociações online para a compra e venda de produtos, serviços e infoprodutos. 

Esse processo é longo, pois engloba desde o planejamento à implementação dessas otimizações de conteúdo. Essas implementações, quando bem feitas, geram mais reconhecimento de marca, aumento do tráfego, visibilidade e, consequentemente, mais vendas. 

Qual a importância de otimizar o SEO do seu eCommerce

Antes de mostrar a importância de otimizar seu conteúdo para e-commerce, vamos te apresentar algumas pesquisas realizadas por plataformas experientes em marketing digital.

Trabalhar com SEO para e-commerce pode abaixar seu custo de aquisição de clientes (CAC) e, ainda assim, garantir visitas à sua loja virtual – que terão potencial para conversão em vendas

Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, no ano de 2020 foi constatado que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados. Portanto, estar posicionado na primeira página é um grande diferencial para seu negócio. 

Melhor ranqueamento

Você já deve ter visto que o Google leva em consideração diversos fatores para ranquear bem seu conteúdo. Quando trabalhamos o SEO para e-commerce, consequentemente, os conteúdos produzidos são completos, dessa forma, ele fica bem posicionado. 

Através do SEO é possível ter mais visibilidade para a página, consequentemente, maior ranqueamento. 

Mais tráfego orgânico

O tráfego orgânico é quando as visitas de um site ocorrem sem fazer o uso de anúncios. Assim, as pessoas não são influenciadas por nenhuma propaganda, ou seja, elas acessam a página espontaneamente. 

O trabalho de SEO é um trabalho que ajuda seu negócio a atrair um tráfego qualificado. A implementação dessa estratégia, além de atrair mais tráfego para e-commerce, faz com que você consiga mais consumidores sem quebrar o orçamento da sua empresa. 

Normalmente, o tráfego orgânico tende a ter menos visitas que o pago, pois a iniciativa precisa partir do usuário e não da página. No entanto, através do investimento em SEO é possível aumentar o número de acessos de um site, sem precisar fazer anúncios. 

Economia em relação ao tráfego pago

Como vimos, com o SEO para eCommerce gera mais tráfego orgânico para seu site e, assim, gera uma economia em relação ao tráfego pago. Isso porque, em anúncios pagos, há um Custo por Clique (CPC), que se caracteriza por uma cobrança pelo número de cliques realizados no site. 

Neste modelo, o anunciante paga pelos visitantes que entraram em seu site. Ele é muito utilizado pelo Google Adwords, que permite saber o número de cliques exatos que um anúncio teve e quais impactos essa publicidade causou nos usuários. 

Comportamento do consumidor

É muito importante que, além de agradar os fatores de ranqueamento do Google, agradar também os usuários. Isso porque o Google consegue identificar o comportamento do consumidor e saber se a experiência do usuário foi positiva. 

Esse comportamento mostra se a página entregou o que o usuário estava buscando. 

Uma pesquisa  da Microsoft Research revelou que os usuários passam apenas 10 segundos em sua página inicial se não se conectarem imediatamente com suas mensagens de marketing. E isso gera uma taxa de rejeição muito alta para o site, podendo prejudicar seu desempenho.

Maior autoridade no mercado

Trabalhar o SEO para eCommerce também gera mais autoridade para seu negócio. Isso ocorre porque quando uma marca se torna conhecida no mercado, ela acaba aumentando a autoridade e seu nome vem automaticamente na cabeça dos usuários.

Melhora a confiança na marca

Como mencionamos anteriormente, quando há um investimento em SEO para eCommerce, essa página passa a ter mais autoridade. Dessa forma, quanto mais autoridade de uma página, mais confiança ela passa para seus clientes e mais credibilidade ela tem no seu segmento. 

Dados importantes sobre eCommerce no Brasil

Agora que você entende os benefícios do SEO para ecommerce, que tal ver alguns dados relevantes sobre ele?

Em julho de 2022, o comércio eletrônico brasileiro teve uma alta de 5,29%, impulsionado pelos segmentos de Turismo (+14,3%), cosméticos (+11,9%) e varejo (+6,3%), que é um composto de marketplaces e magazines. 

Além disso, os sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 24,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. Segundo o E-commerce Brasil, neste ano de 2022, a receita do e-commerce deve crescer cerca de 9%, atingindo um faturamento recorde de R$ 174 bilhões.  

Como o SEO funciona?

Agora que já falamos o que é o SEO para e-commerce  e qual a importância de implementá-lo, vamos te explicar como ele funciona: 

Antes de tudo, precisamos compreender como os mecanismos de busca operam. Para que sua página apareça nos primeiros lugares, é preciso obedecer algumas recomendações que o Google estabelece. O algoritmo entende essas regras e aplica as ações para entregar o conteúdo mais recomendado para uma pesquisa.

É esse algoritmo que organiza e hierarquiza os conteúdos por ordem de relevância para as pesquisas realizadas no Google. Estima-se que, atualmente, o Google possua mais de 200 fatores de ranqueamento. Esses fatores contribuem muito para que os usuários tenham acesso a conteúdos de qualidade sem cair em estratégias de black hat, por exemplo. 

Se você acompanha nosso blog, já sabe a importância de criar conteúdos de valor e de se preocupar com a estrutura de sua página. Para te ajudar neste processo, abordaremos no próximo tópico alguns erros que você não deve cometer na hora de trabalhar com SEO para eCommerce. 

Segue a leitura! 

Não cometa esses erros

Com frequência abordamos em nossos artigos algumas dicas e formas de melhorar seu SEO. Em breve vamos te mostrar como estruturar o SEO para eCommerce, mas agora vamos trazer alguns erros que você não pode cometer no seu site. 

Fique ligado aos erros e evite-os!

URL Duplicada

Conteúdos da internet devem ser sempre originais e feitos exclusivamente para sua loja. Nos fatores de ranqueamento do Google, os conteúdos únicos serão sempre priorizados, portanto, muito cuidado para não produzir conteúdos duplicados. 

Links Quebrados

Outro ponto para se atentar é em relação ao funcionamento dos links dentro de uma página. É através da linkagem interna que o robô do Google visita todas as páginas de um site, por isso, é importante corrigi-las e realizar constantes varreduras para identificar  os erros o mais rápido possível. 

Compra de links

Dentro do SEO ainda há muita compra ou troca de links, no entanto, essas ações são condenadas pelo Google, pois são consideradas manipulação de algoritmos. Caso o Google identifique essas ações na página, é possível encadear graves punições, como por exemplo, banimento da SERP. 

Como estruturar o SEO para eCommerce

Como você chegou até aqui, já sabe a importância de trabalhar o SEO para eCommerce e sabe também quais erros não cometer. Agora vamos te mostrar como estruturar essa estratégia que pode colocar seu negócio muito à frente da concorrência e te ajudar a vender muito mais! 

Escolha a plataforma

Escolher qual plataforma utilizar para estruturar um site é de grande importância. Abaixo listamos algumas das mais eficientes dentro do SEO: 

WordPress

O WordPress é uma ferramenta de criação de blogs, sites e lojas virtuais. Ele possui várias vantagens em relação aos demais, como por exemplo:

  • Uso intuitivo; 
  • Instalação fácil; 
  • Alta oferta de plugins e extensão; 
  • Troca de templates sem alterar o conteúdo; 
  • Sistema de código aberto; 
  • Entre outros.  

Wix 

O Wix, é também uma plataforma de construção de site para pessoas sem conhecimento técnico. Ele não requer a compra de hospedagem na web ou a instalação de um software. Essa ferramenta conta com 110 milhões de usuários e é um dos maiores players do setor.  

Site123

O Site123 é também um construtor de site que oferecer serviços como:

  • Estruturas de websites; 
  • Design;
  • Criação de lojas; 
  • Entre outros.  

? Veja também: melhores plataformas para criação de site.  

Tenha apoio do dados

Além das plataformas para criação de sites, existem também plataformas que auxiliam na hora de mensurar dados. Elas mostram a quantidade de usuários que acessaram a página, seus dispositivos, entre outros. Veja quais são as principais: 

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita, fundamental para análise de aspectos técnicos de um site. Ele fornece relatórios de performance orgânica, diagnósticos de erros, entre outros.  

Google Analytics

O Analytics também é uma ferramenta do Google, que traz dados importantes para quaisquer donos de site, como: páginas mais acessadas e tempo médio de sessões. 

Ubersuggest 

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que oferece ideias de palavras-chave, volume de busca, tráfego e outras informações importantes. Além disso, é possível contratá-la e expandir suas funcionalidades. 

Semrush 

A Semrush é uma das ferramentas mais completas, pois ela traz dados gerais de domínio, informações sobre backlinks, tráfego, relatórios específicos sobre SEO local, entre diversas outras funções. 

Além das ferramentas, é importante otimizar também o SEO técnico de um site. Você conhece todos os tipos de SEO? Veja quais são e sua importância.  

Otimize o SEO Técnico do site

Trabalhar o SEO Técnico de uma página é muito importante para que ela garanta a indexabilidade do site. Dessa forma, isso permite que o Googlebot o compreenda. 

O trabalho de SEO Técnico está ligado ao SEO On-Page, que fica encarregado de cuidar da estrutura técnica que garante a melhor experiência de navegação. Erros técnicos são comuns e devem ser corrigidos sempre que surgirem. 

Foco na arquitetura do site

Garantir uma boa arquitetura de um site é muito importante para que o Googlebot seja capaz de compreender como as páginas se interconectam e estabelecem sentidos entre elas. 

Isso porque, quando entramos no menu de uma eCommerce, esperamos encontrar uma estrutura organizada e hierarquizada. Essa estrutura é:

Home > Departamento > Categoria > Subcategoria > Produto. 

Dessa forma, o robô consegue navegar pela sua eCommerce de maneira mais fluida, visitando as páginas por ordem de importância. 


Tenha URLs amigáveis

A URL de uma página vai muito além de um endereço eletrônico, pois ela comunica ao usuário qual o assunto principal da página. Por isso, para que a estrutura seja compreensível, é importante utilizar as palavras chaves, evitar códigos e caracteres especiais. 

Conteúdo é rei

Se você chegou até aqui já sabe: Conteúdo no SEO é rei! 

Embora o SEO Técnico de um site seja fundamental para seu bom funcionamento, é através do conteúdo de qualidade que seu usuário é atraído e envolvido pela loja.

Além de bons produtos, é essencial que você forneça aos clientes informações de qualidade, a fim de proporcionar uma ótima experiência para quem visita sua página. 

Dessa forma você conseguirá influenciá-lo, criando desejo pelo produto e, assim, consolidar uma intenção de compra. 

Confira abaixo alguns conteúdos de SEO para eCommerce:

  • Descrição de produtos: Um produto deve ter uma boa descrição para que o usuário não tenha nenhuma dúvida em relação aquilo que ele deseja comprar. 
  • Textos de apoio: Em segundo lugar, textos de apoio estão presentes no topo, na lateral ou no rodapé da página e estão presentes ali para auxiliar o consumidor. 
  • Conteúdo multimídia: Em seguida, conteúdos de multimídia ajudam seu público a ter uma percepção a respeito da peça que ele deseja comprar e, colocar imagens e vídeos no seu conteúdo te deixa à frente da concorrência. 
  • Web Stories: Os Web Stories são cards, semelhantes aos stories do Instagram, que geram interatividade com os usuários. 

Escolha a agência certa!

Em suma, viu como o SEO para eCommerce é importante? Essas estratégias, no entanto, precisam de bons profissionais para que você alcance bons resultados. 

Pensando nisso, a fim de ajudar sua empresa, nós da Agência Contato trabalhamos com especialistas em SEO para garantir que seu negócio DECOLE! 

Faça Contato conosco! 

Confira nosso blog, pois preparamos diversos conteúdos para você. 

Te vejo no próximo post 🙂

5 etapas para elaborar um projeto de marketing do zero

Um dos principais pilares de qualquer empresa de sucesso é a qualidade do projeto de marketing. É através dele que o seu serviço ou produto irá atrair cada vez mais consumidores, gerando maiores lucros e prosperidade para o seu negócio. 

Para isso, conheça e elabore um projeto de marketing do zero. Assim, para executar o projeto de marketing, deve-se seguir cinco etapas que são cruciais para criar uma campanha excelente. 

O que irá definir a projeção e o sucesso do seu negócio, sem dúvidas, é entender as principais etapas para elaborar um ótimo projeto de marketing. Dessa forma, vamos analisar o passo a passo e buscar ações positivas para a sua empresa. Boa leitura! 

Entenda seu negócio

Em primeiro lugar, a informação é vital para que a sua campanha saia como planejado. Por isso, comece fazendo uma análise da sua própria empresa. Tenha em mente qual é a sua estrutura de negócio, sua filosofia de vendas, o propósito da sua marca, seus funcionários, receitas, despesas e objetivos.

Pode parecer complexo, mas acredite, não é impossível! Crie uma lista com as principais características da sua empresa e comece a anotar. Lembre-se, informação é o principal artifício para conhecer a estrutura que te deixará muito mais próximo daquilo que você busca conquistar.

Analise a concorrência 

Após analisar a empresa, é preciso agora compreender como está o mercado, ou seja, a sua concorrência. Antes, uma análise deve ser feita a respeito dos aspectos do macroambiente e do microambiente, pois assim você consegue pensar nas melhores estratégias a serem tomadas.

O macroambiente compreende as grandes estruturas do local, seja ele mais limitado, como uma cidade, ou mais amplo, como uma região ou país. Assim sendo, separamos alguns exemplos, são eles: condições socioeconômicas predominantes, índice demográfico, observância dos aspectos naturais do local e a política vigente.

Já a análise do microambiente está voltada para a sua área de atuação. Dessa maneira, tenha em mente a estrutura da concorrência, a popularidade, relevância e nível de rivalidade.

Defina seu público alvo

Terminando de obter o máximo de informações possíveis do seu negócio e da concorrência, é necessário definir quais serão seus principais consumidores, ou seja, o público alvo.

Logo após, como sugestão rápida, você pode fazer uma simples pesquisa de mercado abrangendo a área na qual sua empresa irá operar. Entenda o perfil do consumidor e nunca deixe de levar em consideração os fatores socioeconômicos, culturais, a faixa etária e o comportamento em geral.

Delimite seus objetivos

Nesta etapa, anote quais serão os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Este passo é crucial para evitar surpresas desagradáveis que possam gerar possíveis frustrações. 

Imagine, por exemplo, quanto você espera faturar no primeiro mês, na quantidade de clientes iniciais e na repercussão do seu negócio. As pessoas se interessaram pela proposta? Gostaram do atendimento? A sua empresa teve uma boa receptividade?

Delimite os seus objetivos e trabalhe as atitudes do seu negócio em prol daquilo que você deseja alcançar.

Crie um cronograma de atividades

Por fim, após a definição dos principais objetivos, coloque-os em prática e crie deadlines, ou seja, um cronograma para a conclusão das suas atividades.

Tenha consciência da urgência dos seus planos, se eles precisam ser feitos com antecedência ou se podem ser adiados sem nenhuma dor de cabeça. Coloque-os no calendário e trabalhe para alcançá-los.

Estas cinco principais etapas são fundamentais para organizar um projeto de marketing de sucesso. No nosso blog você pode ficar por dentro de todas as estratégias de marketing digital que auxiliam no crescimento da sua empresa.

Porém, uma agência especializada pode ajudar ainda mais a obter melhores resultados com a comunicação.

A Contato é uma agência especializada em marketing digital que irá te ajudar a alavancar os lucros do seu negócio. Faça Contato e saiba mais!

Helpful Content Update: a nova atualização do Google pensada na experiência do usuário

Na última quinta-feira (18/08), o Google anunciou uma nova atualização para aprimorar seus resultados de busca, também conhecido como “helpful content update”. 

Se você acompanha o blog da Contato, sabe que o Google está sempre passando por atualizações para deixar seus mecanismos cada vez mais sofisticados, a fim de proporcionar para seus usuários conteúdos originais e de qualidade

Essa atualização tem como objetivo priorizar os conteúdos “de pessoas para pessoas”, como o próprio Google diz. Então, antes de mais nada, vem com a gente saber um pouco mais sobre essas mudanças!

O que muda com a Helpful Content Update?

Através do “Helpful Content Update”, ficarão em melhores posições nas SERPs aqueles conteúdos que são originais e não repetitivos. Ou seja, aquelas páginas que entregam novos olhares a respeito de determinados assuntos. 

Quais são as novas diretrizes?

Segundo a plataforma, conteúdos que tem como objetivo apenas estar bem ranqueados não conseguirão atingir boas colocações nos mecanismos de busca. 

Isso porque, conteúdos de baixa qualidade que contenham informações irrelevantes serão despriorizados.

Ao propósito de saber mais, veja abaixo outras diretrizes: 

Diretrizes básicas 

  • Criar páginas para usuários;
  • Não enganar os usuários; 
  • Evitar truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. 

O que não é recomendado?

Semelhantemente ao exposto, a plataforma é importante evitar as seguintes técnicas: 

  • Conteúdos gerados automaticamente para manipular classificações de pesquisas; 
  • Participação em esquemas de link; 
  • Conteúdo copiado de outros; 
  • Envio de consultas automáticas ao Google; 
  • Criação de páginas que instalam vírus; 
  • Texto ou links ocultos; 
  • Entre outros. 

Observe que boa parte dessas recomendações já faziam parte das diretrizes. Assim sendo, recomendamos dar uma olhada no post sobre as práticas de black hat.

Logo após, você pode ver outras orientações aqui!

Quais métricas serão importantes

Em primeiro lugar, o Google sempre foi muito exigente com suas métricas. E agora, com a atualização “Helpful Content Update”, algumas métricas serão ainda mais levadas em consideração. Veja algumas delas:

Tempo na Página

O tempo de página diz respeito ao tempo médio que cada visitante passa na sua página. Por isso, Este fator está relacionado à experiência de usuário, um tópico muito relevante. 

Por isso, se um usuário passa muito tempo na sua página, significa que seu conteúdo é relevante para ele e que aquele texto tem qualidade. Então, bora caprichar!

Taxa de rejeição

Já a taxa de rejeição se refere à porcentagem de visitas que abandonaram o site sem acessar fazer outra ação. 

Portanto, uma taxa de rejeição alta é prejudicial para seu site e os esforços investidos no SEO não farão tanto efeito. 

Para saber mais, conte com a ajuda do Google Console Insights. Através dele é possível entender melhor o desempenho do conteúdo que você produz. 

Como preparar um conteúdo voltado para UX

Agora que vimos quais as métricas mais importantes para o Google, ficou claro a importância de criar conteúdos de qualidade para o usuário, certo? Principalmente depois do Helpful Content Update! 

Por isso, crie conteúdos completos, originais, com boa legibilidade e que sejam relevantes para os usuários. 

No nosso blog existem diversos artigos que explicam como elaborar bons conteúdos para o Google. Acesse e confira o passo a passo! 

Gostou do nosso artigo? Ótimo, te vejo no próximo post 🙂

Por que seu negócio precisa de contratar um gestor de tráfego? Entenda mais sobre o que um profissional da área faz

Contratar um gestor de tráfego pode ser o que você precisa para impulsionar o seu negócio. Assim, esse profissional pode te ajudar a conquistar os clientes tão desejados que você não consegue conquistar de forma orgânica.

Afinal, o gestor de tráfego é responsável por gerenciar todos os anúncios pagos da sua empresa. A partir disso você consegue conquistar mais visitantes diretamente para o seu site. Dentre suas atribuições, ele analisa todos os dados necessários para elaborar uma estratégia que gerar mais vendas. 

Então, ao longo do blog vamos descobrir o que faz um gestor de tráfego, quais os tipos de gestores existem e como contratar o mais indicado para o seu negócio. 

Pronto para começar? Então, pegue um bloco de notas e anote tudo! 

Por que contratar um gestor de tráfego?

A principal função do gestor de tráfego é gerenciar os anúncios pagos de um negócio nas plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Além disso, ele também é responsável por fazer o planejamento do investimento, administrando a verba destinada a cada anúncio.

Este profissional também assume um papel estratégico nesta gestão. Logo, cabe a ele pensar e colocar em práticas técnicas que atraiam a atenção do consumidor. O gestor de tráfego faz isso de várias formas, por exemplo, com a criação de textos persuasivos ou títulos criativos. 

Ele também realiza uma análise da concorrência. Com isso, ele avalia o que está dando certo ou não no mercado, pegando inspirações do que deve ou não deve ser feito na própria marca.

Outra função desse profissional é realizar relatórios de acordo com dados fornecidos pelas próprias plataformas de anúncio. Dessa forma é possível analisar se as campanhas estão gerando resultado, ou mesmo onde precisa ter uma atenção a mais. 

Assim, contar com esse profissional é benéfico para as empresas de forma perceptível. Dentre esses benefícios, podemos destacar:  

Quais os tipos de gestor de tráfego?

Em razão do sucesso das redes sociais e sua gama de serviços, os gestores podem se especializar em diferentes plataformas. Assim, é possível aproveitar todas as ferramentas que as redes sociais oferecem e fazer com que o site alcance o máximo de visitações.

  • Gestor de Google Ads: faz o planejamento das campanhas que vão rodar no site, otimizando-as para que elas apareçam no topo dos buscadores; 
  • Gestor de Facebook Ads: elabora campanhas que irão circular no Facebook. Assim, ele faz uma análise para segmentar o público alvo e, dessa forma, atingir o maior número de pessoas qualificadas como possíveis clientes; 
  • Gestor de Instagram Ads: esse profissional elabora estratégias de marketing específicas para Instagram, examinando as melhores formas de publicidade, seja em stories, fotos, entre outras. Além disso, ele estabelece parcerias com influencers.

Como contratar um profissional que gere resultados

Que o mercado está cheio de profissionais não é novidade. Entretanto, encontrar um especialista que possui conhecimento e que se mantém atualizado não é uma tarefa fácil!  

Afinal, esse é o profissional que pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio. Por isso, é importante contar com alguém que realmente traga resultados, tenha comprometimento e seja competente. 

As agências são ótimas opções quando se trata de gestão de mídia. Elas dispõem de profissionais qualificados e trazem uma bagagem de experiência. 

Agora que você sabe a importância do gestor de tráfego dentro de uma empresa, chegou a hora de encontrar um gestor perfeito para seu negócio, certo?

Entre em Contato conosco, pois estamos prontos para te ajudar a DECOLAR!

Você sabe o que oferece uma consultoria de marketing digital? Descubra agora

Quando o assunto é marketing digital, muitas dúvidas começam a surgir a respeito do assunto. Dentre os principais questionamentos, os mais comuns são: qual plataforma utilizar, quais estratégias incorporar, quando usar o email marketing e as newsletter. Por isso, neste artigo vamos mostrar um pouco mais da consultoria de marketing digital.

Neste contexto, as consultorias surgem como uma luz no final do túnel. Pois, por meio delas é possível analisar os pontos de melhora e elaborar estratégias efetivas para serem aplicadas. 

Assim, as consultorias funcionam, de modo geral, para orientar os negócios por meio de diagnósticos e muito estudo. E com a consultoria de marketing digital não é diferente. 

Então, venha conhecer o que faz a consultoria de marketing e como ela agrega para o funcionamento da sua empresa. Boa leitura!

Diferença entre agência e consultoria de marketing digital

Se sua empresa necessita de ajuda para lidar com as questões de marketing, mas você não sabe com qual serviço contar, não se preocupe!

Esse é o questionamento de muitas pessoas e no blog de hoje vamos esclarecer a diferença entre agência e consultoria de marketing. Os dois serviços são muito úteis para a empresa, entretanto existem algumas peculiaridades entre cada um. 

Agência de marketing

As agências de marketing oferecem uma série de serviços, dentre eles o design de website, produção de material gráfico, gerenciamento de campanhas de anúncios online, produção de conteúdo etc. 

Assim, praticamente todos os serviços de marketing ficam por conta da agência. Dessa forma, a empresa contratante participa passivamente do processo de criação, apenas aprovando o que já está pronto.

Consultoria de marketing

Se tratando da consultoria de marketing, podemos dizer que ela é direcionada para uma atividade específica do marketing, como automação de campanhas. 

Diferente da agência, seu estilo é mais colaborativo, onde consultor e gestor trabalham de forma conjunta para alcançar os resultados desejados. Assim, quem solicita o serviço pode acompanhar todo o processo e entender onde atuar para melhorar os indicativos.

Dessa forma, podemos dizer que a consultoria é totalmente focada em resultados. Os consultores analisam todas as métricas, processos e atividades. Dessa forma, o aprendizado se torna mais assertivo e seus efeitos são evidentes. 

O que esperar da consultoria de marketing digital

A consultoria pode ser realizada por um único profissional ou por uma equipe. Assim, eles identificam métricas e analisam quais são os pontos de atenção, mostrando o caminho para que estes indicativos sejam melhorados.

As etapas do diagnóstico da empresa consistem em:

  • conhecimento dos valores, missão e objetivos;
  • mapeamento da presença online da marca;
  • confirmação dos objetivos e diagnóstico;
  • elaboração do plano estratégico ideal.

Portanto, contando com o auxílio da consultoria de marketing digital, pode-se esperar alguns efeitos positivos no seu negócio. Dentre eles o diagnóstico geral da empresa, tendo um panorama dos dados e mapeando os concorrentes para chegarem em um plano de ação efetivo.

Além disso, a opinião de quem está de fora é diferente. Visto que os gestores estão envolvidos nos negócios e não conseguem, em algumas situações, enxergar pontos de melhora. Assim, uma visão profissional de quem não tem vínculo pode ser fundamental.

Agora que você já sabe o que é uma consultoria de marketing digital e suas vantagens, que tal utilizar esse recurso para turbinar o seu negócio? 

Faça Contato conosco, pois temos soluções completas para um Marketing Digital 360°.

RD Station ou Mailchimp: compare e escolha a aelhor para o seu negócio

Atualmente, o mercado contempla muitas plataformas de automação para fazer e-mail marketing. Com o intuito de te manter informado, neste artigo separamos duas das mais utilizadas para realizar uma comparação entre elas. Fique conosco e confira se, para seu negócio, você deve escolher o RD Station ou Mailchimp. Vem com a gente! 

O email marketing pode trazer muitas vantagens para sua empresa, pois esse recurso se caracteriza pela comunicação de uma empresa com o cliente – ou futuro cliente, lead. Ele engloba: envio de newsletter, promoções, informações de entrega de produtos, remarketing, entre outros. 

Segundo o Instapage, no ano de 2021, em média, 51% das empresas usavam automação de marketing. Além disso, 80% dos usuários de automação de marketing veem aumento de leads e 77% veem aumento de conversões. 

E mais, essa pesquisa ainda revela que 91% dos usuários dizem que a automação de marketing é “muito importante” para o sucesso geral de suas atividades de marketing online.

Vale ressaltar que, o e-mail marketing traz um melhor Retorno de Investimento (ROI). Isso porque através dele é possível se comunicar com um lead que demonstrou algum tipo de interesse. 

Dessa forma, o retorno de investimento é maior porque você tem contato com um usuário que já demonstrou algum tipo de interesse, o que aumenta a probabilidade de venda. 

Através do e-mail marketing, portanto, é possível trabalhar de forma segmentada com seu público e desenvolver uma estratégia de funil de vendas direcionada, nutrindo esses leads até chegar ao ponto da conversão.

Esse acompanhamento pode ser elaborado e acompanhado através de algumas plataformas de e-mail marketing. Portanto, neste artigo vamos abordar duas das principais plataformas de email marketing. 

RD Station ou MailChimp? Acompanhe o artigo e confira tudinho com a gente! 

O que é o RD Station

A RD Station é um software de automação de marketing e vendas da Resultados Digitais. Ela utiliza diversas ferramentas a fim de criar e fortalecer a presença digital do seu negócio. 

Essas ferramentas são:

  • SEO; 
  • Pop-ups; 
  • E-mail marketing; 
  • Relatórios; 
  • Nutrição de leads; 
  • Landing Pages;
  • Entre outras. 

No próximo tópico, separamos algumas das funções do RD Station para você! 

Quais as funções que o RD Station oferece?

Quem opta por realizar a integração com esse software, passa a ter acesso a alguns serviços. Esses serviços são responsáveis por: 

  • Atrair mais usuários para o site; 
  • Automatizar o fluxo de e-mail
  • Gerar leads qualificados; 
  • Construir um relacionamento mais sólido com os clientes; 
  • Fornecer acesso a formulários e landing pages; 
  • Fornecer métricas detalhadas sobre os processos de marketing. 

O RD Station oferece apenas planos pagos, mas como vimos anteriormente, seus recursos de automação são completos. Abaixo, listamos os planos e os preços de uma das maiores plataformas brasileiras de e-mail marketing, então pegue seu bloco de notas para anotar tudinho! 

Planos e Preços

Como mencionamos no tópico anterior, o RD Station possui alguns preços e suas variações dependem das funcionalidades. Dentro do marketing digital existem quatro planos, são eles: Light, Basic, Pro, Enterprise. 

Portanto, acompanhe cada um deles detalhadamente: 

Light: R$50

  • Envio ilimitado de e-mails; 
  • Sequência de e-mails; 
  • Páginas de captura e pop-ups; 
  • Importação de contatos; 
  • Botão do whatsapp; 
  • Postagens em redes sociais. 

Basic: R$489

  • Funcionalidades presentes no plano light; 
  • Criação de formulários; 
  • Otimização para buscadores (SEO); 
  • Análise de Funil e Canais. 

Pro: R$939

  • Funcionalidades do plano light e basic; 
  • Automação avançada; 
  • Mais de 180 critérios de segmentação; 
  • qualificação automática de contatos. 

Plano Enterprise: R$2.659

  • Todas as funcionalidades presentes nos planos anteriores; 
  • Relatórios personalizados. 

É possível fazer integração com RD Station de graça?

Umas das questões que envolvem o RD Station é que, comparado aos seus concorrentes, a plataforma é uma das mais caras do mercado. Principalmente por que ela tem uma taxa de implementação, mas, e se eu te disse que é possível fazer a integração de forma gratuita?

Faça Contato conosco e leve toda a estrutura RD Station para seu negócio. Dessa forma, se ainda estiver com dúvidas, veja abaixo algumas das vantagens e desvantagens de ser parceiro de uma das plataformas mais completas e eficientes dentro do marketing digital. 

Quer ver mais vantagens do que essa poderosa ferramenta pode trazer? Então segue o fio! 

Vantagens

O RD Station proporciona muitos benefícios e oportunidades para que sua empresa cresça cada vez mais. Através de suas estratégias, é possível atrair visitantes qualificados e aumentar a rede de pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços. 

A plataforma ainda constrói um funil de vendas, que é uma estratégia muito importante no Inbound Marketing. Por exemplo, quando essa integração é estabelecida, logo no dashboard, a informação sobre o funil de vendas da empresa é fornecida. 

Além disso, no RD Station você terá uma pessoa para dar suporte para sua empresa, o que faz toda diferença. Faz parte dos benefícios ter o time de Sucesso do Cliente ali para te ajudar, entender a situação do seu negócio, sugerir ações e dar dicas do que fazer e de como fazer. 

Portanto, isso facilita muito na hora de criar campanhas e melhorias de resultados. Vale ressaltar que, para quem não domina 100% o inglês, não precisa se preocupar, pois sua plataforma é em português. 

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens do RD Station estão relacionadas ao valor dos seus pacotes. 

No entanto, para além disso, suas landing pages eram pouco personalizáveis, mas esse ponto foi melhorado recentemente. E mais, a contratação desta ferramenta é de no mínimo 1 ano (exceto para o plano Light e Basic).  

Agora, para de fato cumprir os objetivos deste artigo, mostraremos também os recursos oferecidos pelo MailChimp, para que você reflita: RD Station ou MailChimp, qual deles é melhor para sua empresa? 

O que é o MailChimp

O MailChimp foi lançado em um momento muito oportuno, pois na época, as demais plataformas eram voltadas para empresa. Por isso, eram caras ou inadequadas para quem buscava um gerenciamento rápido dentro do marketing digital. 

Ela possui uma abordagem simples, o que trouxe milhões de usuários para começar a usar a plataforma. Também oferece um editor intuitivo, fácil e ao mesmo tempo poderoso. Os e-mails levam pouco tempo para serem elaborados, pois tudo é fácil de ser encontrado. 

Quais as funções que o MailChimp oferece?

O MailChimp também é uma plataforma completa e oferece para seus assinante as seguintes funções: 

  • Marketing por e-mail grátis; 
  • Automações grátis; 
  • Gerenciamento de redes sociais; 
  • Criação de sites; 
  • Domínio gratuito; 
  • Entre outros. 

Como o RD Station, o MailChimp também possui diferentes planos e preços. No entanto, o MailChimp oferece uma vantagem: ele possui um plano free, ou seja, algumas de suas funcionalidades são gratuitas! 

Planos e Preços

Na hora de escolher qual serviço utilizar, o preço é um ponto importante para avaliação, certo? Sabendo disso, separamos os planos do MailChimp para que você mesmo tire suas conclusões e avalie qual plano contempla as funcionalidades que seu negócio precisa: 

Free: R $0

  • CRM para marketing; 
  • Assistente criativo; 
  • Criador de sites;
  • Domínio do Mailchimp; 
  • Formulários e páginas de destino. 

Essentials: R$55,00/mês

  • Funcionalidades do plano Free; 
  • E-mail e modelos de página de destino; 
  • Criador da jornada do cliente; 
  • Marca personalizada; 
  • Teste A/B; 
  • Suporte por e-mail e chat 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Standard: R$85/mês

  • Todas as funcionalidades do Essentials; 
  • Criador da jornada do cliente + pontos de ramificação; 
  • Otimização do horário de envio; 
  • Segmentação comportamental; 
  • Modelos personalizados; 
  • Conteúdo dinâmico. 

Premium: R$1670/ mês

  • Todos as funcionalidades citadas anteriormente; 
  • Segmentação avançada; 
  • Teste multivariado; 
  • Relatórios comparativos; 
  • Licenças ilimitadas e acesso baseado em função; 
  • Suporte por telefone e prioritário. 

Vantagens

O Mailchimp é ótimo para montar uma estratégia de e-mail marketing, principalmente para quem não possui ferramentas tão avançadas para trabalhar. Através dessa plataforma é possível criar e-mails personalizados, segmentar os leads, criar fluxos de nutrição e landing pages. 

Ela também oferece teste A-B e ainda oferece a possibilidade de integração com o WordPress, mesmo com as contas gratuitas. Por isso, essa plataforma é excelente para empresas iniciantes e intermediárias no Inbound Marketing. 

Desvantagens

Uma das desvantagens da Mailchimp é a falta de personalização nos planos gratuito e básico e sua limitação de ferramentas nesses planos. Vale ressaltar que, falta gerir melhor os leds e suporte para estratégias de criação de conteúdo e SEO. 

Contudo, quando falamos de UX, é um pouco confuso localizar recursos diferentes para quando for necessário utilizá-los. Por exemplo, os formulários, as páginas de entrada e automação estão todos na guia nomeada como “campanhas”, o que acaba não sendo tão prático. 

RD Station ou MailChimp: qual plataforma escolher?

RD Station vs MailChimp: qual dessas escolher? Isso depende da sua necessidade. Mostramos as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada uma das plataformas, agora é com você! 

No entanto, gostaríamos de ressaltar que o RD Station é para aquelas empresas que querem tornar sua atuação no marketing digital mais eficaz. Já o MailChimp é recomendado para pequenas e médias empresas que utilizam o email como fonte de contato, profissionais de marketing e vendas. 

A Agência Contato é parceira Gold do RD Station e, para ilustrar os resultados satisfatórios, trouxemos alguns de nossos cases de sucesso. Acompanhe abaixo: 

Conheça nossos cases

Temos alguns cases de sucesso, que apresentaram um crescimento rápido e sólido, são eles: 

SASC CM

A SASC CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Realizados um projeto de marketing completo para atingir os seguintes objetivos:

  • Lançar, divulgar e promover vendas do software SASC CM, no primeiro momento, apenas para as cooperativas filiadas à Fencom e, posteriormente, para o público externo; 
  • Aumentar vendas para clientes internos; 
  • Aumentar fluxo de vendas para novos clientes (externos);
  • Elaboração de estrutura de captação e nutrição de leads para apoiar o setor de marketing e vendas da Fencom e do SASC CM; 
  • Fortalecer a marca. 

Vortuna

A Vortuna é um aplicativo para análise do cenário de investimento de maneira rápida e intuitiva a partir da integração de contas do cliente. 

Seu objetivo é ajudar o pequeno e médio investidor do mercado de capitais da da bolsa de valores B3 – antiga Bovespa. 

Ao perceber a dificuldade de explicar isso para o público, nós, da Agência Contato, tornamos o serviço desta fintech entendível para o seu público-alvo, afinal, isso é essencial. Por isso, estruturamos um plano de marketing de conteúdo focado na persona da empresa.

Valem

A Valem é uma administradora de benefícios ligada à Fencom (Federação das Cooperativas Médicas). Ela é responsável pela venda de planos Unimed empresariais e coletivos por adesão nos estados de Minas Gerais e Goiás. 

Seu objetivo é estar entre as 10 maiores administradoras de benefícios do Brasil e, para isso, ela oferece as melhores soluções para seus clientes e parceiros, com preços vantajosos e excelente prestação de serviços. 

Nós ajudamos a Valem a alcançar seus objetivos através da elaboração de uma boa estratégia de marketing, pois fizemos um estudo do seu público, trabalhamos com ótimas ferramentas e, dessa forma, traçamos o plano ideal para que a empresa chegue onde ela deseja. 

Em suma, faça integração com RD Station através da Agência Contato e não pague pela implementação! 

Já sabe se vai escolher RD Station ou Mailchimp? Confira outros conteúdos no nosso blog e entre no mundo do Marketing Digital!   

Como disparar Newsletter usando o RD Station

A Newsletter é um email disparado com frequência para uma lista de assinantes cadastrados. Ela tem como objetivo comunicar ofertas e/ou divulgar conteúdos, sites, empresas, eventos, entre outros assuntos, dessa forma, ela fortalecerá o relacionamento de uma empresa com seus clientes. 

O disparo de newsletter é essencial para iniciar uma estratégia de Email Marketing, pois através dela você conseguirá engajar seus leitores e trazer resultados significativos para seu negócio. 

Acompanhe nosso conteúdo e aprenda como disparar uma newsletter usando o RD Station e utilizar essa estratégia a seu favor! Vem com a gente! 

Por que criar uma Newsletter?

A newsletter é essencial para incorporar uma estratégia de Inbound Marketing. Portanto, quando a empresa oferece esse serviço, ela consegue capturar muitos emails e, dessa forma, construir um relacionamento com potenciais clientes. 

Além disso, essa estratégia possibilita uma comunicação mais íntima e próxima com seus seguidores. 

Viu como a newsletter é importante? Para que essa estratégia funcione, você precisa criar um conteúdo que seja eficaz e que informe aquele leitor. No próximo tópico vamos te mostrar como disparar Newsletter usando a plataforma n°1 de marketing digital: o RD Station.

Fique conosco e garanta sua presença digital! 

Como disparar Newsletter usando o RD Station

O RD Station é um sistema de automação de grande importância dentro do mercado de marketing digital. Através dele, é possível organizar listas de contato, nutrir leads e analisar resultados que seu negócio alcançou. 

A plataforma fornece a performance detalhada do email, com taxa de cobertura, cliques, bounces, descadastros e spam. Ela ainda mostra o nível de engajamento de cada campanha e a exportação dos relatórios das campanhas. 

Somando ao que foi dito acima, ela ainda oferece diversos recursos para que você comece uma estratégia do zero ou escolha um dos modelos temáticos.

Separamos um passo a passo de como disparar Newsletter usando o RD Station! Vem com a gente!

Crie um novo E-mail ou um Fluxo

O primeiro passo para disparar uma newsletter usando o RD Station é escolher se você quer enviar um único e-mail ou disparar um fluxo.

Mas como assim? As newsletters, geralmente, vão como um email único, visto que, elas possuem um conteúdo mais factual. 

Por exemplo, a The News é uma newsletter – formato de email marketing informativo – que traz os principais acontecimentos do dia, mantendo seus assinantes informados a respeito das notícias mais recentes no Brasil e no mundo. 

No entanto, existe também o fluxo de email, que é uma sequência de emails que conduz um Lead até o momento da sua compra. Nesse fluxo, o usuário percorre uma jornada e, essa jornada é moldada conforme o tipo de interação que esse possível cliente estabelece. 

Crie seu modelo ou escolha um pré existente

Depois, você deve escolher o padrão da sua newsletter. E, de novo, você terá duas opções: a ferramenta oferece a opção de criar seu próprio modelo ou já elaborar sua newsletter a partir de um modelo pré-existente. 

Dentro desses templates, é possível encontrar temas como: tecnologia, e-commerce, saúde, entre outros.

Selecione a base de leads

Depois de selecionar o modelo, é importante definir a base de pessoas que você irá trabalhar, pois isso determinará o conteúdo do e-mail. Por exemplo, existem diferentes bases, como: Newsletter,  Leads e  clientes que já realizaram a compra. 
Através dessas várias segmentações atinge-se todos os estágios do funil de vendas e o e-mail vai para a base certa. 

Escolha a base legal

De acordo com as principais leis de proteção de dados, uma empresa precisa de uma base legal para utilizar as informações de um Lead. Essas bases são:

Consentimento 

O consentimento é quando uma pessoa concede a autorização para coletar os dados, de uma forma livre e informada.

Legítimo interesse 

Quando uma empresa possui interesse legítimo para o processamento e a utilização de dados de um lead, não é necessário obter consentimento, visto que, a utilização de dados está dentro das expectativas do usuário. 

Contrato pré-existente 

O contrato pré-existente diz respeito às situações em que os dados pessoais são processados devido a uma obrigação contratual ou para início de vigência de um acordo.  

Não sei dizer / não posso base legal 

Envie um email de teste

Depois de finalizar sua newsletter, chegou a hora de fazer os testes para garantir que você não terá problemas, como por exemplo, um layout quebrado. 

Envie a mensagem para si mesmo ou para amigos e teste os servidores de email mais comuns. Os servidores mais utilizados são: Hotmail, Gmail, Yahoo e Uol. Além disso, é importante testar os softwares, como: Outlook, Mozilla e Apple Mail. 

Configure o envio

Após passar por cada uma dessas fases, chegou a hora de configurar o envio! 

Neste momento é válido se atentar ao dia e horário em que você quer disponibilizar sua newsletter. Segundo uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais, há uma boa performance de abertura dos emails enviados nos primeiros resultados da manhã (entre 4h e 6h), por exemplo. 

Neste momento é importante usar listas mais dinâmicas a fim de facilitar os envios futuros. Após finalizar esta configuração, chegou a hora de realizar o agendamento.  

Dicas essenciais para criar uma boa newsletter

Agora que você sabe como disparar newsletter usando o RD Station, que tal conferir dicas para mandar bem?

Para entregar uma newsletter de qualidade siga os seguintes passos: 

  • Determinar os objetivos e as metas;
  • Definir a periodicidade dos emails; 
  • Escolher a ferramenta de email marketing; 
  • Criar um bom layout; 
  • Definir o nome e o email do remetente; 
  • Configurar uma versão em texto simples; 
  • Definir a fonte. 

Determinar os objetivos e as metas

Primeiramente, é necessário determinar quais são os objetivos da sua newsletter. É muito importante ter suas metas estabelecidas para que seja possível mensurar a efetividade da sua estratégia. 

Por exemplo, você quer aumentar o número de leads, aumentar o número de acessos ou promover mais eventos? A partir daí será possível traçar suas próximas ações. 

Definir a periodicidade dos emails 

Como falamos anteriormente, determinar objetivos ajuda a elaborar estratégias mais eficazes. 

A periodicidade que uma newsletter será disparada, por exemplo, depende do relacionamento que aquele negócio quer estabelecer, pois ser uma empresa constante ajuda a construir um relacionamento mais sólido. 

Além disso, recomendamos que seja enviado pelo menos uma newsletter por mês. Isso serve para lembrar aquele usuário que a empresa está ali bem perto dele. Caso você tenha muito conteúdo e queira um contato maior, é recomendado aumentar essa frequência. 

Após definir as metas e a frequência com que a newsletter será disparada, é hora de escolher qual ferramenta você utilizará para o email marketing. 

Escolher a ferramenta de email marketing

Primeiramente, é essencial ter em mente que uma newsletter profissional não deve ser disparada através do Gmail ou de um provedor de email comum. Pois é, anote essa dica! 

A automação de email, é um tipo de comunicação em massa que possui regras específicas e precisam ser bem elaboradas para que consiga atingir os assinantes. 

Contrate o RD Station com implementação grátis através da nossa agência!  

Criar um bom layout

Depois de definir qual a ferramenta de automação você utilizará, é hora de definir o layout da sua newsletter. 

É importante se atentar às cores e ao design utilizado e sempre ter em mente que, uma boa newsletter é aquela que contém as informações mais relevantes. 

Definir o nome e o email do remetente

Também é essencial evitar e-mails com endereços como: naoresponda, noreply, vendas, marketing, entre outros, pois esses endereços são impessoais e nossa ideia aqui é realmente ter um relacionamento mais sólido com nosso cliente. 

Portanto, o endereço deve ser consistente e mais humano, para que essa comunicação seja, de fato, mais íntima. 

Configurar uma versão em texto simples

As ferramentas de email marketing podem criar duas versões dos e-mails, são elas: uma que contém apenas textos e outra com HTML – versão que vem com imagens e com um layout da mensagem. 

Essas versões cumprem diferentes papéis: A versão em texto é direcionada para usuários que possuem conexões lentas, que não conseguem carregar a imagem e também para provedores de emails que não aceitam imagens nas mensagens. 

É fundamental que o texto de uma newsletter seja simples para garantir uma boa entrega para os usuários. 

Definir a fonte

As fontes mais populares são: Times New Roman, Georgia e Arial. É muito importante escolher uma fonte legível, para que as pessoas consigam ler de uma forma confortável, independente do dispositivo que elas estejam utilizando. 

Preze por um conteúdo relevante

Depois de definir a fonte, a periodicidade, entre outros pontos fundamentais que compõem a estrutura da newsletter, chegou a hora de de decidir qual seu conteúdo. 

Os temas selecionados devem ser interessantes para seu público-alvo, sendo eles: 

  • Artigos do blog da sua empresa; 
  • Estudos de caso;
  • Depoimentos em vídeos; 
  • Promoções; 
  • Ebooks; 
  • Eventos e webinars; 
  • Entre outros. 

Esses conteúdos devem conter uma call to action que levam o destinatário ao assunto abordado no email. 

Além disso, é importante limitar a quantidade de conteúdos não-educativos de uma newsletter. Por exemplo: uma newsletter pode conter 80% de conteúdo educativo e 20% com conteúdo promocional. 

Afinal, a ideia é promover um conteúdo de qualidade e construir um relacionamento com aquele usuário, certo? 

Aposte em um layout simples

Outro aspecto importante é que quantidades excessivas de informações podem causar um efeito negativo para um cliente. Por isso, aposte em um layout simples, com cores e design que combinem entre si e não deixe aquela leitura cansativa. 

Além disso, um layout complexo aumenta muito a chance de problemas na forma como os serviços renderizam a mensagem e tornam mais frequentes a quebra de layout. 

Faça testes

Para garantir que sua newsletter tenha um bom resultado, é importante realizar um envio de teste. Isto é fundamental para evitar erros ortográficos, problemas com imagens mal configuradas, ofertas desalinhadas, entre outros. 

Além disso, somente por meio dos testes que você vai descobrir o que realmente engaja o seu público.

Confira o limite de caracteres

Confira o limite de caracteres da sua newsletter, pois não ultrapassá-lo é importante para que o conteúdo seja mais atrativo para o público. Trabalhe sempre com precisão para que as necessidades dos leads sejam atendidas.  

Cuidado com as imagens

As imagens são responsáveis por transformar o visual daquele conteúdo. No entanto, colocar quantidades excessivas pode causar um efeito negativo e deixar o conteúdo pesado demais. 

Quando um conteúdo fica pesado, ele demora muito para carregar, o que acaba frustrando os leitores. Dessa forma, utilizar poucas imagens e compactá-las ajuda a deixar o conteúdo mais leve. 

Além disso, vale conferir se elas possuem um texto alternativo e se conseguem ilustrar bem a mensagem que você gostaria de passar.  

Que tipo de conteúdo enviar em uma Newsletter?

Além de saber como disparar Newsletter com o RD e de ver dicas, que tal conferir também que tipo de conteúdo você pode considerar? 

Os conteúdos de uma newsletter podem ser: 

  • Resumo de Artigos;
  • Enquetes;
  • Perguntas Frequentes;
  • Conte histórias;
  • Indicações;
  • Novidades;
  • Estudos de caso.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles! 

Resumo de Artigos

Os resumos de artigos  podem conter um texto que tenha um ponto de vista similar ao dos artigos publicados, pois, dessa forma, o resumo fica mais fluido.  

Esse modelo atualiza os leitores sobre os conteúdos mais importantes de uma forma rápida e isso instiga esses usuários a acessar os posts com mais frequência. 

Enquetes

As enquetes ajudam a manter um contato mais frequente com os leads, além de possibilitar a coleta de dados dos usuários para melhorar os processos. 

Através dessas enquetes enviadas pela newsletter, é possível obter um feedback sobre os produtos, serviços e assim, melhorar constantemente seu desempenho. 

Perguntas Frequentes

As perguntas frequentes são essenciais para esclarecer as dúvidas da persona acerca de um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Investir nesse formato pode educar e nutrir as pessoas que compõem sua base de email. 

Vale ressaltar que, essas perguntas e respostas precisam ser bem elaboradas, pois assim elas conseguirão tirar todas as dúvidas daquele leitor. 

Conte histórias

As histórias são importantes para engajar o público, pois elas contam com personagens, situações e cenários que envolvem aquele leitor. 

Nesse método é possível utilizar uma abordagem mais pessoal, para criar uma conexão com o consumidor e envolver suas emoções. 

Indicações

As indicações fazem com que o leitor tenha contato com o assunto que de fato o interessa, pois é possível montar indicações personalizadas para cada tipo de lead, levando em consideração o problema específico que ele quer resolver. Portanto, a comunicação se torna mais eficaz. 

Novidades

Tem novidades na sua empresa? Então notifique ela por email! Você pode mostrar para aquele leitor quais as novas estratégias da empresa, quais produtos são lançados no mercado, mudanças na equipe, conquistas, entre outras coisas. 

Com essas notificações seu público ficará atualizado e estará mais conectado com o negócio! Ótima estratégia, não é? 

Estudos de caso

Os estudos de caso são uma ótima estratégia para os leads que estão próximos a realizar a compra. Esses estudos mostram que sua empresa está preparada para solucionar os problemas e que tem a ferramenta necessária para isto.

Viu como é fácil disparar Newsletter usando o RD Station? Confira nosso blog, pois lá você encontrará muito mais! 

Faça seu negócio DECOLAR conosco

Suba no Ranking: descubra os segredos da Consultoria SEO e entenda como funciona sua prática

Banner com o titulo do texto, sendo "Consultoria SEO: entenda sua prática"

Ser encontrado na internet é o principal desejo de qualquer negócio. Afinal, as pessoas pesquisam antes de adquirir qualquer item. É o que diz a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontando que  97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. Portanto, a consultoria SEO é indicada quando o comerciante deseja estar no topo das pesquisas.

Isso porque, vale destacar que essa tarefa não é fácil e requer esforços, estratégias e planejamento — etapas que um profissional qualificado domina bem e pode te ajudar. 

Dessa forma, no texto de hoje vamos explicar como chegar no topo dos buscadores se torna uma atividade fácil quando há o suporte de um consultor especialista. Boa leitura! 

O que é a consultoria de SEO?

Toda consultoria se trata da orientação de um profissional qualificado para melhorar o desempenho de um negócio, independente da área. Na consultoria SEO não é diferente. 

Afinal, o profissional consultor de SEO analisa, avalia e direciona estratégias para que a empresa consiga melhorar sua performance diante do cenário digital, atingindo uma boa posição nos mecanismos de busca por meio de otimização de site. 

Assim, o consultor identifica os erros mais recorrentes, analisa os dados e estabelece uma estratégia eficiente para o negócio adotar e melhorar os resultados. Então, é possível aproveitar ao máximo todos os recursos que o setor detém. 

Como funciona a consultoria SEO

Ao contratar os serviços de consultoria SEO, é comum ficar perdido em relação ao que esperar do consultor. Por isso, para que você não fique com dúvidas, listamos alguns estágios desse processo. Então, papel e caneta na mão para não perder nenhum detalhe. 

Estudo de cenário

Neste primeiro momento, o consultor vai avaliar todo o seu site, quais são os pontos de melhora e quais são as estratégias que podem manter por estar trazendo resultados

É possível também analisar todo o contexto em que sua empresa se encontra, qual é o público alvo, persona, quais são as métricas de cada etapa. Além disso, é interessante estudar a concorrência, ver o que ela está fazendo que dá certo e tentar adaptar para a realidade do seu negócio.

Planejamento estratégico

Agora que o consultor está por dentro de tudo, chegou a hora de traçar um plano. Para isso, é necessário reunir todas as informações que foram coletadas ao longo do processo e definir quais são as medidas e ações que o negócio deve tomar.

Assim, após a entrega do plano, você poderá trabalhar de três formas: as tarefas serão realizadas integralmente pela consultoria, como, por exemplo, uma agência especializada; o trabalho pode ser feito em conjunto com a consultoria e, por último, você poderá delegar as tarefas para sua equipe. 

Criação de conteúdo

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, você poderá contar com os profissionais de consultoria para elaboração de conteúdos, como com textos para blog, imagens, infográficos para implementar na sua estratégia. 

Mas, se você preferir deixar essa função com sua equipe, os profissionais de consultoria poderão apenas fazer um levantamento de quais os conteúdos cabem mais na sua estratégia de marketing, em quais formatos, e assim melhorar o desempenho do seu negócio.

Link building

Por último, uma das tarefas mais importantes da consultoria de SEO é o link building. A partir deles que sua marca vai ter autoridade, pois quanto mais as pessoas forem direcionadas para sua página, mais o Google entende que seu conteúdo tem relevância. 

Vantagens de Contratar uma Consultoria SEO

A Consultoria SEO é um investimento importante para quem deseja posicionar sua empresa nos primeiros resultados de busca, garantindo maior visibilidade e tráfego atualizado. Para melhor noção, de acordo com pesquisas recentes divulgadas nos últimos anos, os três primeiros resultados orgânicos de uma busca são responsáveis ​​por cerca de 30% dos cliques, mostrando a importância de estar bem posicionado.

Além de ajudar sua empresa a alcançar essa posição de destaque, uma consultoria SEO oferece diversos outros benefícios. Abaixo, destacamos os principais:

1. Aumento da Visibilidade

Estar na primeira página é importante para qualquer empresa ou serviços, já que a maioria dos usuários não passa para a segunda. O consultor de SEO trabalha diretamente para ajustar os fatores on-page, como palavras-chave e otimização de conteúdo, além de garantir que seu site atenda às exigências dos motores de busca.

Quanto maior a visibilidade, mais chances sua empresa tem de atrair visitantes, que são realmente interessantes no que você oferece, aumentando as oportunidades de conversão.

2. Melhoria da Autoridade do Site

A autoridade de um site é outro ponto importante para que você esteja nos SERPs. O consultor SEO irá implementar estratégias de link building, ou seja, criar links de qualidade que apontem para o seu site a partir de páginas confiáveis ​​e bem ranqueadas. Isso melhora a contrapartida do seu domínio e sinaliza ao Google que seu conteúdo é relevante, o que pode aumentar ainda mais seu ranqueamento.

3. Otimização de Conversões

Uma das grandes vantagens de uma consultoria SEO é a otimização das ofertas exclusivas. Com o aumento do tráfego avançado, seu site terá mais visitantes que estão prontos para agir, seja para comprar, solicitar um orçamento ou repassar um serviço. A consultoria irá analisar e sugerir mudanças que melhorem a usabilidade do seu site, proporcionando uma experiência de navegação agradável para o usuário, o que aumenta as chances de conversão.

4. Redução de Custos com Mídia Paga

Diferente dos anúncios pagos, que dependem de um investimento constante para gerar resultados, o SEO oferece um retorno duradouro. Uma vez que as otimizações são feitas, elas continuarão a gerar resultados sem que você precise continuar investindo mensalmente, como ocorre em campanhas pagas. Isso permite que sua empresa reduza os custos de aquisição de clientes a longo prazo.

5. Resultados Sustentáveis ​​a Longo Prazo

O trabalho de uma consultoria SEO é focado em estratégias que trazem resultados consistentes e de longo prazo. Com o passar do tempo, a tendência é que seu site continue subindo nas posições dos motores de busca, e uma vez que você atinja uma boa colocação, a manutenção dessa posição requer menos esforço do que o trabalho inicial. Assim, o SEO continua trazendo tráfego aprimorado mesmo após o término do projeto de consultoria.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que uma consultoria SEO pode oferecer ao seu negócio. Se você deseja levar sua empresa para o próximo nível e garantir uma presença online sólida, é hora de consultar a ajuda de especialistas.

Tipos de Consultoria que o profissional pode realizar

O serviço de consultoria SEO pode ser adaptado às necessidades específicas de cada negócio, garantindo uma abordagem personalizada e mais eficaz. Confira abaixo os principais tipos:

1. Local SEO

Se sua empresa opera em uma área geográfica específica, a consultoria de SEO local é essencial para garantir que você seja encontrado por clientes próximos. Este tipo de consultoria foca em técnicas que priorizam buscas geolocalizadas, ajudando a conectar sua empresa com pessoas que estão em busca de serviços na região.

Entre as principais estratégias desse serviço, estão a criação de uma conta no Google Meu Negócio , a produção de conteúdos otimizados com foco regional e a inclusão de mapas e botões de contato direto no site. O objetivo é aumentar a visibilidade local e garantir que seu negócio esteja entre as primeiras opções para os usuários de sua área.

2. Focado para pequenas empresas

Pequenas empresas se beneficiam muito de uma consultoria SEO focada em negócios locais e com concorrência direta. Aqui, uma análise de concorrentes é fundamental para encontrar oportunidades e explorar os pontos fortes do seu negócio.

A consultoria pode ajudar a destacar a presença regional e aproveitar ao máximo os recursos de SEO local, além de otimização de conteúdos que atendem diretamente às necessidades do público-alvo da região. A otimização em plataformas de avaliação local e parcerias com influenciadores regionais também são estratégias comuns.

3. SEO Internacional

Se sua empresa atua em vários países ou possui um público internacional, uma consultoria de SEO internacional é uma escolha certa. Esse tipo de consultoria irá ajustar seu site para diferentes idiomas e otimizar as estratégias de SEO para culturas e mercados específicos de cada país.

Além da tradução e adaptação de conteúdo, o consultor SEO internacional analisa as palavras-chave que têm maior volume de busca nos mercados-alvo e trabalha para melhorar o site de acordo com os hábitos e costumes locais, garantindo que sua marca seja relevante e visível globalmente.

Preços médios do serviço

O custo de uma consultoria SEO varia de acordo com o tamanho e as necessidades do seu negócio. Pequenas empresas podem encontrar serviços de consultoria a partir de R$ 500, enquanto negócios locais mais previstos podem pagar valores a partir de R$ 2.000. E-commerce e grandes empresas costumam investir cifras maiores, que podem ultrapassar os R$ 10.000, dependendo da complexidade do projeto.

Independente do porte da sua empresa, o investimento em uma consultoria SEO pode trazer retorno

Quando é o momento de contratar uma consultoria de SEO

Antes de contratar uma consultoria SEO, é importante entender o segmento de mercado que está inserido e o público do seu negócio. Assim, será possível definir se as estratégias para gerar tráfego orgânico se encaixam com as necessidades da sua empresa.

Caso essa reflexão aponte que o tráfego orgânico é fundamental para o seu negócio, chegou o momento de escolher uma consultoria SEO.

Um consultor SEO irá ajudar a analisar a concorrência, criar um planejamento estratégico, analisar a desempenho, criação de conteúdos relevantes, implementação de técnicas mais assertivas, entre outros pontos importantes para o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Agora que você sabe como funciona uma consultoria SEO, que tal conhecer mais sobre a estratégia do SEO e seus pilares?

Converse com os nossos especialistas e venha decolar conosco!

3 motivos para você contratar uma agência de Inbound Marketing

As agências de Inbound Marketing têm ajudado diversas empresas a crescerem. Isso porque as estratégias utilizadas por elas buscam captar os leads certos, que vão se converter em clientes ideais e fidelizá-los. 

Dessa forma, se o seu negócio ainda não conta com estratégias de Inbound Marketing, está na hora de repensar seus processos.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos te dar 3 motivos para contratar uma agência especializada e, assim, gerar os melhores resultados para o seu negócio. 

Continue a leitura e não esqueça de fazer anotações, pois este post vai te ajudar muito na hora de fazer boas escolhas! 

Afinal, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é baseado na  jornada de compra do cliente, voltando suas estratégias para a atração, conversão e encantamento de clientes. Traduzindo, Inbound Marketing significa marketing de atração.

Além disso, conta com as técnicas do Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.

Diferente do marketing tradicional, no Inbound o cliente procura a empresa através de seus conteúdos de qualidade. Assim, é mais fácil entender quem são as pessoas que se interessam pelo seu produto e facilita a elaboração de estratégias mais personalizadas.

Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing 

O Outbound Marketing são as práticas de marketing feitas ao longo do tempo. Nesse caso, a empresa procurava os seus clientes através de telefones, emails, anúncios em TV, etc. 

Essa prática é mais cara e não tão eficiente. Uma vez que o cliente não é tão definido, as chances de atingir pessoas que gostem do seu produto/serviço são pequenas. Além disso, não há como mensurar com precisão os resultados. 

Já o Inbound Marketing é mais barato e visa a troca de experiências entre cliente e empresa. Atrai os leads através de bons conteúdos, que respondem às dúvidas dos clientes e solucionem as dores das personas. 

Porque contratar uma agência de Inbound Marketing 

Então, para que você entenda de uma vez por todas porque uma agência de Inbound Marketing é uma grande aliada do seu negócio, listamos 3 motivos para investir nessa estratégia! 

Veja abaixo quais são eles: 

Atrair leads qualificados

Mais do que atrair um público grande, é preciso atingir as pessoas certas no momento certo

Assim, essa estratégia se vale da qualidade do conteúdo que vai ser distribuído e da pessoa que ele vai atingir. Dessa forma, as notícias são boas: o Inbound consegue atrair 2 vezes mais visitas, segundo a Content Trends 2017

Consequentemente, quanto mais segmentado o público, mais fácil de atingi-lo. Prova disso é o que mostra a mesma pesquisa citada acima: clientes que não utilizam as estratégias de marketing de conteúdo têm 3,2 vezes menos leads do que quem a emprega.

Investimento que traz retorno

Muitos empreendedores acreditam que contratar uma agência de Inbound marketing é dispensável, e que apenas postar nas redes sociais é o suficiente. Entretanto, como citado no tópico acima, é um investimento e não uma despesa. 

As estratégias de marketing precisam ser planejadas e bem executadas para gerar resultados. Assim, quando bem feitas, elas convertem em leads e garantem um ROI maior, além de aumentar as oportunidades de venda. 

Melhorar o ranqueamento da sua empresa 

Como a estratégia de Inbound consiste na procura do cliente pela empresa através de seus conteúdos de qualidade, o melhor lugar para se estar é no topo dos buscadores. 

Então, para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, é preciso concentrar-se em ações de SEO. Eles otimizam os conteúdos e os tornam  mais relevantes para sua persona. Assim, a sua busca orgânica aumenta e os resultados melhoram.

Agora que você sabe como funcionam as agências de Inbound Marketing, que tal entender melhor as estratégias para atração de novos clientes? 

Acesse nosso blog, pois preparamos conteúdos com informações valiosas para você garantir um bom posicionamento e atrair os clientes corretos!