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25 de fevereiro de 2022

Tráfego pago para iniciantes: como começar a sua estratégia?

Capa do Blog "Tráfego Pago para Iniciantes" com um gráfico mostrando uma curva de crescimento.
25 de fevereiro de 2022

Tráfego pago para iniciantes: como começar a sua estratégia?

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Investir no marketing digital vem se mostrando uma alternativa eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas de uma empresa. Por isso, preparamos um guia completo sobre tráfego pago para iniciantes para te ajudar nessa jornada.

O tráfego pago é uma estratégia que vem ganhando destaque pois possibilita dar visibilidade à uma marca. Porém, esse investimento é quase sempre acompanhado de muitas dúvidas.

Gif de gato teclando no computador.

Mas, calma: aqui separamos todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto. Então, venha conferir!

O que é tráfego pago?

A resposta é simples:o tráfego pago é o fluxo de acessos gerados a partir de anúncios pagos.

Por exemplo, podemos imaginar uma pessoa em uma rede social. Em determinado momento essa pessoa vê a propaganda de um tênis e entra no site do anúncio para obter mais informações. 

Pronto: ela acabou de gerar um acesso ao tráfego de uma página. E pode apostar que ela não foi a única. 

Anúncio dos tênis All Star no Google.
Por meio de serviços pagos, as marcas veiculam anúncios na Internet para um público segmentado.

Em suma, o tráfego pago deixa a marca em evidência por meio de investimentos financeiros. Ele aumenta a sua presença digital e a sua relevância na internet.

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Além do tráfego pago, há ainda o tráfego orgânico que é gerado pelo número de acessos que não vieram a partir de anúncios.

Em geral, o tráfego orgânico não possui o mesmo alcance do tráfego pago, mesmo que a empresa seja bastante conhecida. 

Contudo, ele não é dispensável em uma boa estratégia de marketing. Isso porque é possível ter bons resultados com o tráfego orgânico, principalmente a longo prazo.

Logo, é necessário combinar os dois modelos para gerar os melhores números possíveis!

Assim, além do custo do tráfego pago, ainda é preciso investir em técnicas que aumentem a quantidade de acessos orgânicos. Como o SEO e o marketing de conteúdo.

Por isso, depois de ler esse guia sobre tráfego pago para iniciantes, não deixe de pesquisar também sobre estratégias de tráfego orgânico.

Você pode se interessar pelo texto Tráfego pago e orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio? que está disponível no blog da Contato.

Por que investir em tráfego pago?

Quem já investiu em tráfego pago sabe que essa estratégia traz grandes benefícios para uma marca. E isso não se resume apenas ao aumento de acessos ao portal da sua empresa, mas também na capacidade de atrair clientes efetivos e qualificados. 

Isso torna as estratégias de tráfego pago em um dos tipos de investimento em marketing digital mais eficazes que existem.

Além disso, o tráfego pago é responsável por apresentar os produtos e serviços de uma empresa para pessoas que nunca tinham ouvido falar sobre ela anteriormente. 

Para colocar essa estratégia em prática, não precisa de conhecimento técnico. Pois o tráfego pago para iniciantes não é nenhum bicho de sete cabeças. Dessa forma, até mesmo pessoas que estão começando podem obter resultados interessantes.

Confira a seguir os motivos que fazem esse investimento valer a pena! ??

Segmentação de público

Se você está pesquisando sobre tráfego pago para iniciantes, provavelmente conhece pouco sobre a segmentação de público. Mas vamos a uma breve explicação!

A segmentação do público é uma divisão entre as pessoas que têm potencial de se tornar cliente, daquelas que não tem. Afinal, ao direcionar uma estratégia de marketing a pessoas interessadas nos produtos, maior a chance delas se tornarem clientes da empresa.

Dessa forma, o tráfego pago é eficaz ao segmentar o público ao enviar as propagandas a um público mais específico e selecionado pela equipe de marketing de uma empresa. 

Retorno rápido

Logo após o investimento no tráfego pago, será possível obter excelentes resultados. Pois com essa técnica os resultados tendem a ser imediatos. 

Isso acontece porque os anúncios pagos aparecem para pessoas que estão interessadas naquele tema. Assim, as chances de fechar negócios são bem maiores.  

Logo, surge uma alternativa excelente para um negócio que deseja se expandir em pouco tempo. 

Investimento flexível

O principal motivo que faz as empresas terem receio em investir no tráfego pago são os custos que isso gera. 

Porém, quem já começou a pesquisar sobre tráfego pago para iniciantes sabe que este investimento cabe em todos os bolsos. 

Afinal, não tem limite mínimo ou máximo para investir. Sendo assim, é a marca que decide quanto quer gastar. Dessa forma, até orçamentos menores podem pagar por esses anúncios! 

Aumento da taxa de conversão

Outro motivo para começar a investir em tráfego pago é o aumento da taxa de conversão

Isso significa, que mais pessoas irão realizar a ação prevista pela estratégia de marketing da empresa.

Na maior parte das vezes, a ação se refere a comprar o produto vendido pela marca. Contudo, a conversão pode ser mais abrangente aos diversos núcleos disponíveis no portal online da organização.

Seja qual for o objetivo, com o tráfego pago mais pessoas irão executar essa ação que você deseja e precisa.

Como fazer o tráfego pago?

Apesar do tráfego pago para iniciantes aparentar ser complexo, com algum conhecimento é possível perceber como essa estratégia é simples. 

Assim, pessoas que começaram agora nesta área podem obter bons resultados logo no início e ir se aperfeiçoando com o passar do tempo. Confira como!

Tenha um objetivo claro

Em primeiro lugar, ao aplicar essa estratégia, o ideal é saber o que se deseja alcançar. Afinal, apesar dela se mostrar muito eficaz, é importante ter em mente que ela não é milagrosa. 

Dessa forma, é preciso traçar metas claras e dentro da realidade. Levando em consideração que o tráfego pago para iniciantes não obterá os mesmos resultados daqueles que são feitos com mais recursos e por pessoas com anos de experiência no mercado.

Defina a persona

Como o tráfego pago será direcionado a um público específico, é bom saber qual é o perfil dessas pessoas. Dessa forma, a criação de uma persona é o melhor caminho.

A persona deve reunir as características gerais dos clientes de uma marca. Assim, a empresa conhecerá melhor seus público-alvo e conseguirá elaborar um anúncio chamativo para essas pessoas.

Escolha o canal e o formato

Para obter bons resultados, é importante estar ciente que cada canal e formato possui suas especificidades. E é necessário que as empresas saibam qual é a melhor rede social para o seu negócio.

Há diversas plataformas para disponibilizar anúncios pagos.

Assim,é preciso analisar as plataformas levando em conta quais são as metas que se desejam alcançar.

CPC ou CPM

Quem está olhando informações sobre tráfego pago para iniciantes, pode estranhar essas siglas no começo. Porém, elas se referem ao modo de cobrança dos anúncios. Assim:

  • CPC significa custo por clique.
  • CPM significa custo por mil impressões.

Dessa forma, com o CPC, um valor será cobrado cada vez que alguém acessar a página do anúncio. Assim, apenas o tráfego real será pago. 

Já o CPM cobra a cada vez que mil pessoas visualizarem o anúncio. Desse modo, a cobrança é pela evidência que a página conquista, não significando – necessariamente – que isso se converterá em tráfego real.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Após colocar em prática as técnicas de tráfego pago, ainda é necessário medir o desempenho da campanha. 

Assim, é possível observar se as táticas são eficazes. E caso não seja, há como mudar o direcionamento da estratégia.

Dessa forma, é interessante estar sempre acompanhando os indicadores. Ainda mais para quem está começando nesta área. Pois o desempenho pode cair mesmo após um tempo após a campanha estar no ar. 

Onde fazer tráfego pago?

Existem diversas plataformas da internet em que é possível veicular os anúncios de tráfego pago. A escolha dependerá do estilo da propaganda e qual é o público para quem ela será direcionada.

Então venha conferir quais são as melhores opções de tráfego pago para iniciantes! ?️  

Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é a mais utilizada. Afinal, este é o site de busca mais relevante da internet.

Ao anunciar no Google Ads, a propaganda aparece logo nas primeiras colocações do site, e também na lateral. Logo, quem está em busca de algo, o encontra sem maiores dificuldades.

Anúncio do game Marvel's Spider-Man: Miles Morales (PS5) no Google.
Várias lojas anunciam seus produtos por meio Google Ads: aquela que tiver o preço mais competitivo leva vantagem na disputa!

Entre as vantagens desta plataforma está o fato de que é possível realizar testes e análises. Assim, você pode analisar quais estratégias estão sendo melhor empregadas.

Facebook Ads

Além de proporcionar anúncios no próprio Facebook, as propagandas do Facebook Ads também aparecem no Instagram e em sites do Grupo Meta. 

E como essas redes possuem um público grande, com perfis diversos, esse investimento é muito eficaz. Afinal, é possível escolher para quem aparecerá os anúncios, de acordo com a idade, gênero, profissão e interesses.

Anúncio do Discovery+ no Facebook.
Como o Facebook Ads as marcas conseguem veicular os seus anúncios na timeline do seu público.

Com essa segmentação, a taxa de conversão tende a ser maior. Pois o público está recebendo propaganda de produtos que se interessam. Tudo isso com a ajuda de um algoritmo que se baseia nas ações executadas pelo dono do perfil.

Youtube Ads

Apesar do Youtube ser um site muito conhecido, não são todas as empresas que devem anunciar nele. Afinal, para ter resultados no Youtube Ads é necessário produzir conteúdo em vídeo.

Anúncio do Grupo Estácio com Juliette e Anitta no Youtube.
Geralmente marcas maiores, com recursos para a produção audiovisual, anunciam no Youtube.

Contudo, caso o negócio invista neste tipo de anúncio, esta plataforma é indicada. Visto que é uma das que mais crescem atualmente.

Isso porque cada vez mais usuários estão sendo atraídos por propagandas neste formato.

Linkedin Ads

Apesar do Linkedin ser uma plataforma mais nichada e menos popular, anunciar nela pode ser um bom investimento. Ainda mais se a empresa tiver produtos voltados para o mundo do trabalho.

Como a plataforma é muito segmentada, já é possível saber qual público encontrar lá e quais são seus interesses. Porém, também dá para segmentar ainda mais os perfis em que o anúncio aparecerá.

Quando o assunto é tráfego pago, existem muitos receios acerca do tema. Porém, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficiente – e indispensável – no mundo de hoje.

E você? Gostou de saber mais sobre tráfego pago para iniciantes? Para conhecer mais sobre assuntos relacionados ao mundo do marketing digital, não deixe de conferir o blog da Contato. Até mais!

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