Provavelmente você já ouviu falar em tráfego pago e orgânico, certo? No mundo digital, estes termos se referem ao número de usuários que visitam um site. No geral, a regra é clara: quanto mais tráfego, mais conhecida é a sua marca!
Além disso, um tráfego pode significar mais autoridade e atrair mais leads para a sua empresa. Por isso, investir em estratégias que aumentem o número de visualizações das suas páginas é fundamental.
E isto pode ser feito tanto a partir de recursos pagos, como os anúncios do Facebook ou do Instagram; quanto a partir de ferramentas gratuitas, como o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO para aparecer nos resultados do Google.
Quer entender qual é a melhor opção para o seu negócio? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ajudar a dar os primeiros passos na jornada rumo ao aumento do tráfego pago e orgânico do seu site!
Afinal, o que é tráfego na internet?
Assim como no trânsito o tráfego se refere à movimentação de carros nas ruas; na internet, o termo está relacionado à movimentação de usuários entre páginas e websites.
Dessa forma, quando uma empresa procura aumentar o tráfego da sua página, quer dizer que ela quer que mais pessoas cheguem até esta página. Porque o aumento deste fluxo de usuários gera outros impactos importantes, como o aumento das oportunidades de negócio e o fortalecimento da imagem da empresa no ambiente virtual.
E, para alcançar este objetivo, existem dois caminhos: o tráfego pago e o tráfego orgânico.
Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?
A grande diferença entre o tráfego pago e orgânico é que, no pago, é preciso investir recursos financeiros para exibir a sua página para os usuários; enquanto no orgânico, você conquista este espaço por meio de um conteúdo de valor.
Outro fator determinante para estabelecer a diferença entre os dois é o tempo.
Isto porque no tráfego pago você paga para exibir o seu conteúdo em destaque por um determinado período de tempo. Por isso, embora os resultados sejam rápidos, eles têm uma curta duração. Pois, assim que acabar a campanha, acaba também o tráfego.
Já o tráfego orgânico é uma estratégia de médio e longo prazo. Afinal, nestes casos, é preciso considerar uma série de fatores, como:
- Criação de um conteúdo de valor;
- Tempo de indexação do Google;
- Construção de autoridade para a página;
- Busca de backlinks e etc.
Entretanto, uma vez que os resultados comecem a aparecer, eles são mais consistentes e duradouros. Já que, mantendo aquele conteúdo atualizado, ele continuará disponível nos resultados de pesquisa e gerando cliques para o seu site.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é todo aquele adquirido a partir do investimento financeiro em plataformas e sites que exibem o seu conteúdo em destaque na página. Como acontece com os links indicados ao lado da palavra “Anúncio” que são exibidos antes dos resultados de pesquisa orgânicos do Google.
Geralmente, este investimento é feito de maneira “Custo por Clique (CPC)”, quando você paga um valor X para cada vez que um usuário clicar no seu anúncio; ou “Custo por Mil (CPM)”, quando você paga referente à quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, independente de o usuário ter clicado ou não.
Atualmente, as duas principais plataformas de tráfego pago são:
GoogleAds
O GoogleAds é a plataforma oficial de anúncios do Google. Por meio dele, é possível promover anúncios:
- Na página principal de resultados do Google;
- No Google Shopping;
- Em sites parceiros do Google;
- No Youtube.
Nesta plataforma, você escolhe palavras-chave para as quais quer que o seu anúncio apareça. Assim, o Google faz uma espécie de “leilão” entre todos os sites que também estão disputando anúncios para aquele termo para decidir quais serão exibidos.
Para isso, ele considera o valor do “lance” proposto pelo site e também a sua autoridade e relevância junto ao buscador.
Além disso, o GoogleAds também permite que você configure em quais dispositivos e em quais locais o seu anúncio vai aparecer. Dessa forma, é possível segmentar a estratégia e trabalhar anúncios personalizados para cada tipo de público.
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma oficial de anúncios do Facebook. Por meio dela, é possível promover anúncios com textos, fotos e vídeos, tanto no Facebook quanto no Instagram para levar o usuário direto para a sua página da internet.
Se o Google Ads já oferece alguma possibilidade de segmentação, o Facebook Ads expande ainda mais estas possibilidades. Isto porque, nesta plataforma, você pode configurar os anúncios para a faixa-etária, a profissão e até mesmo os interesses do seu público alvo.
Além disso, os anúncios do Facebook Ads podem ser divididos entre posts promovidos e histórias patrocinadas.
Enquanto o primeiro impulsiona um post para os seguidores da sua página, o segundo ultrapassa esses limites e exibe a publicação também para os seguidores dos seus seguidores. O que garante uma abrangência ainda maior.
Quais são as vantagens do tráfego pago?
A seguir, listamos 3 vantagens do tráfego pago que podem ser decisivas na hora de escolher a melhor estratégia de marketing digital para a sua empresa. Confira!
Resultados mais rápidos
Não há como negar que uma das principais diferenças entre o tráfego pago e orgânico — e que faz a versão paga ser interessante — é o tempo de retorno sobre o investimento.
Isto acontece principalmente porque, no tráfego pago, os anúncios vão ao ar logo que as configurações são finalizadas. Ao contrário do orgânico, que leva tempo para processar o conteúdo.
Dessa forma, podemos dizer que esta modalidade pode ser vantajosa principalmente para campanhas de curta duração. Como eventos e promoções que tenham uma data definida, como a Black Friday.
Personalização do alcance
Outra grande vantagem do tráfego pago é a possibilidade de escolher para quem exibir o anúncio. O que economiza recursos financeiros evitando atingir um público que pode não estar interessado no seu produto.
Vamos supor que você tenha uma empresa que vende roupas femininas para mulheres adultas. Dessa forma, você pode personalizar a exibição do anúncio para mulheres entre 20 e 35 anos da sua região.
Afinal, não seria interessante que o seu anúncio atingisse homens, mulheres mais jovens ou mesmo mulheres adultas que morem em um local em que você não realiza entregas, por exemplo.
Tráfego qualificado
A personalização do alcance resulta em um tráfego mais qualificado para o seu negócio. Isso quer dizer que o público atingido tem um maior potencial de conversão e geração de leads.
Afinal, não adianta ter muitos acessos se os seus visitantes não se interessam pelo seu negócio. Isto porque é pouco provável que estas pessoas percorram a jornada de compra para se tornarem clientes.
Anúncios mais inteligentes tendem a gerar melhores resultados. Portanto, com um perfil de cliente bem definido e a segmentação de público, o tráfego pago pode gerar muitas conversões para o seu negócio.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é todo aquele conquistado de forma espontânea a partir dos mecanismos de busca. Como o Google ou o Bing, por exemplo.
Para garantir este tráfego, não é necessário fazer um investimento financeiro direto. Ou seja, você não precisa pagar para aparecer. Entretanto, é importante investir em uma equipe capacitada para atender aos critérios de rankeamento dos buscadores.
Isto porque os 5 primeiros resultados do Google somam juntos mais de 67% do total de cliques de uma busca. Por isso, não basta indexar uma página. É preciso garantir que ela esteja entre as primeiras posições dos resultados de uma pesquisa.
E, para isso, a melhor alternativa é investir em:
Marketing de conteúdo
Não é segredo que o principal objetivo dos buscadores é responder à intenção de pesquisa do usuário. Por isso, o segredo de como aparecer no Google é justamente este: oferecer a melhor resposta para determinado problema.
E este é o principal objetivo do marketing de conteúdo: atrair clientes por meio da criação de um conteúdo de valor que possa gerar alguma transformação ou solucionar uma dor do usuário.
Dessa forma, você faz com que potenciais clientes venham até você ao invés de investir tempo e dinheiro para chegar até eles.
SEO
SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Motores de Busca”. São técnicas 100% focadas em adequar o seu conteúdo aos fatores de rankeamento dos buscadores. Por isso, é uma estratégia essencial para conquistar as primeiras posições e garantir mais tráfego.
Veja também: Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site
Nesse sentido, o marketing de conteúdo e o SEO são estratégias complementares para tornar seu conteúdo mais rastreável e, consequentemente, mais visualizado pelo público. O gera mais autoridade e conversões.
Quais são as vantagens do tráfego orgânico?
Confira agora 3 vantagens do tráfego orgânico para o seu site que são diferenciais em relação ao tráfego pago.
Resultados permanentes
Mais uma vez, vale ressaltar que esta é uma das principais diferenças entre o tráfego pago e orgânico. Isto porque, embora os resultados do tráfego orgânico demorem mais para aparecer, eles são mais consolidados e permanentes.
Afinal, uma vez que a sua página conquiste autoridade no buscador, basta mantê-la atualizada para continuar rankeando no Google em boas posições e atraindo tráfego durante muito tempo.
Assim, essa estratégia é ideal para estratégias atemporais ou de longa duração. Como blogs corporativos.
Autoridade de marca
No geral, a autoridade de uma marca está relacionada ao nível de confiança que ela transmite às pessoas. E não há maneira melhor de chegar até os usuários do que oferecer um conteúdo gratuito que apresente uma solução para um problema, certo?
Dessa forma, se posicionar bem nos buscadores te ajuda a não somente conquistar um bom tráfego, mas também se posicionar como autoridade de mercado. Uma empresa que entende do seu nicho a ponto de oferecer conteúdo gratuito sobre o assunto.
Além disso, quanto mais os conteúdos de uma empresa estiverem bem posicionados nos motores de busca, mais a organização estará presente nas discussões e nas pesquisas relacionadas ao seu nicho.
Relevância
Como já dizemos, a maioria das pessoas clicam no primeiro resultado que encontram no Google. Isso porque, atualmente, o líder do ranking de cada palavra-chave pesquisada virou sinônimo de relevância na opinião pública.
E, para isso, é importante oferecer o resultado mais completo e relevante para o usuário. Assim, o algoritmo dos buscadores posiciona o conteúdo em destaque tanto nas pesquisas por voz quanto por texto.
Além disso, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo e SEO, é possível atingir um público tão segmentado quanto o do tráfego pago, já que você pode explorar palavras-chave específicas para cada etapa do funil de vendas.
Qual é a melhor opção: tráfego pago ou orgânico?
Agora que sabemos as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico, fica mais fácil escolher a opção que melhor atende às demandas da sua empresa.
No geral, se você quer construir uma presença digital consolidada e garantir resultados duradouros, o tráfego orgânico é o mais indicado. Para isso, é preciso utilizar estratégias de SEO e marketing de conteúdo e entender que os resultados vêm a médio e longo prazo.
Mas, se você precisa de resultados imediatos e um grande número de oportunidades de negócio em curto espaço de tempo, o tráfego pago é a melhor alternativa. Para isso, é preciso investir em campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Face Ads.
Além disso, vale lembrar que o tráfego pago e orgânico não são alternativas excludentes. Pelo contrário, a junção das duas estratégias pode gerar resultados ainda maiores!
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