Não há como negar: a pesquisa por voz está rapidamente ganhando os corações dos usuários online.
Podemos listar alguns motivos para isso estar acontecendo. Em primeiro lugar, trata-se de um mecanismo fácil, prático e ágil em comparação às pesquisas tradicionais.
Só esses benefícios já são vantajosos o bastante, né?! No entanto, ainda tem mais.
A pesquisa por voz é realmente um novo fenômeno!
Se os profissionais de SEO querem que seus conteúdos permaneçam atingindo boas posições nos mecanismos de busca, é fundamental que se atentem a esse (não tão novo) recurso que se popularizou nos últimos anos.
Entenda, a seguir, como funciona a pesquisa por voz, qual sua importância e como você pode fazer para otimizar seus conteúdos para se adequarem a essa nova funcionalidade.
“OK, Google. Estou pronto para aprender como otimizar minha estratégia de conteúdo e garantir bons resultados em SEO!”
O que significa pesquisa por voz?
A pesquisa por voz é um sistema de diálogo avançado. Mas como assim?
Trata-se de uma tecnologia voltada a se comunicar com o ser humano. Nesse contexto, a pesquisa por voz se refere a um mecanismo que responde às dúvidas do usuário por meio de uma conversação.
Assim, o usuário faz a pergunta por meio de uma mensagem de voz, e o mecanismo o responde, seja por mensagem de texto, seja realmente iniciando uma conversa, como no caso da Siri, da Cortana e da Alexa.
Por exemplo:
- Os usuários “chamam” o dispositivo de pesquisa por voz usando a frase-chave corresponde.
- Os usuários fazem a pergunta de interesse.
- O dispositivo de pesquisa por voz lê a resposta.
Por outro lado, a otimização da pesquisa por voz é uma técnica que melhora o conteúdo para mecanismos de busca.
Nesse sentido, frases, palavras-chave, meta descriptions, SEO titles e muito mais são otimizados para que o seu conteúdo apareça no topo sempre que um usuário fizer perguntas.
Em termos simples, o SEO de pesquisa por voz se concentra principalmente em uma linguagem natural, geralmente utilizada pelos usuários quando eles fazem pesquisas por voz. Desse modo, o seu conteúdo fornece as respostas adequadas para a dúvida do consumidor.
Para que as pessoas usam pesquisas por voz?
Podemos ser sinceros? As pessoas utilizam pesquisa por voz porque ganham tempo com esse recurso.
Na era da Internet, tempo é dinheiro – e as pessoas gostam muito de economizar tempo.
Desse modo, fazer uso desse mecanismo é uma maneira prática e facilitada de obter a resposta para as suas dúvidas.
Além disso, não dá para negar: pouquíssimas pessoas digitam exatamente do jeito que falam. Nesse contexto, a pesquisa por voz é uma maneira de naturalizar as buscas na Internet, algo que agrada os usuários.
Por que a pesquisa de voz está se tornando cada vez mais popular?
OK. Provavelmente você já entendeu que o usuário moderno gosta de ganhar tempo. Mas talvez você ainda esteja se perguntando por que essa modalidade tem se tornado cada vez mais frequente. Certo?
Pela primeira vez no mundo, os computadores estão realmente entendendo nossos questionamentos. Mais do que isso, eles têm a resposta na ponta da língua para as nossas principais dúvidas.
Isso tudo em questão de segundos – e, às vezes, menos do que isso.
Mais do que nunca, as ferramentas de pesquisas por voz estão se modernizando e atingindo patamares antes não vistos.
As pessoas estão se interessando tanto que a Alexa foi um dos produtos mais vendidos na Amazon entre 2019 e 2020. Isso acontece devido ao poder ágil do mecanismo de voz, que atrai os usuários.
Agora, para você entender na prática o porquê de a pesquisa por voz ter se tornado um fenômeno nos últimos anos, imagine a seguinte situação:
Você está na cozinha testando uma receita nova. Sua mão está toda suja, e você precisa urgentemente descobrir qual é a medida de leite que vai na sua receita de MasterChef.
Mas e agora? Você não quer sujar o seu celular. O que você pode fazer?
Simples! Se o seu celular for um iPhone, você só precisa ativar o comando da assistente virtual falando “Ei, Siri”. Agora, você pode desvendar sua dúvida e tudo isso sem encostar sua mão suja de massa na tela do seu smartphone.
Existem diversas situações como a acima que explicam a popularização das pesquisas por voz. E, se você produz conteúdo para a Internet, você precisa otimizar o seu conteúdo para atender a essa nova demanda.
OK, Google: como eu faço para otimizar meu conteúdo de SEO para pesquisas por voz?
Ter uma presença digital é essencial se você quer estar onde o seu público-alvo está. No entanto, isso não é tudo.
Você deve estar conectado online, mas você precisa fazer isso de uma maneira estratégica.
Basicamente, foi assim que o SEO surgiu, como uma demanda que posicionasse bem os conteúdos nos mecanismos de busca, para que os usuários, pesquisando por algum tema específico, pudessem encontrar a melhor resposta para as suas dúvidas.
Em outras palavras, o SEO possibilitou uma melhor experiência de busca para os usuários, e isso também é a intenção dos mecanismos de pesquisa por voz.
Por se tratar de uma maneira simples e rápida de os usuários realizarem buscas, essa modalidade se popularizou.
Mas, para que profissionais de Marketing Digital continuem posicionando bem os seus conteúdos, é necessário que se desenvolva uma estratégia específica para essa necessidade.
É isso que vamos te ensinar agora! Continue lendo e aprenda, passo a passo, como otimizar seu conteúdo para atingir os usuários adeptos a pesquisa por voz!
Marketing Humano baseado em pessoas
Assim como em toda estratégia, é fundamental que a análise comece pelas particularidades do usuário que está por trás das pesquisas.
Nesse contexto, entenda quais são os padrões de comportamento do seu público-alvo.
As pesquisas sobre percepção do consumidor podem ser muito úteis na hora de te ajudar a otimizar os conteúdos do seu site.
Intenção do usuário e pesquisa por voz
Se você já realizou pesquisas por voz no seu celular, há grandes chances de que você tenha feito isso em momentos em que estava buscando informações muito específicas ou urgentes.
Como, por exemplo, o endereço ou horário de funcionamento de uma loja, o preço de um produto que você estava interessado, quais são os serviços que uma determinada empresa oferece, entre outros.
É importante que você tenha em mente a intenção do usuário quando pensar em otimizar o conteúdo do seu site.
Desse modo, garanta que informações importantes e que possam responder às principais dúvidas dos usuários estejam dispostas estrategicamente.
Quanto mais fácil você tornar para os algoritmos do Google rastrearem o seu conteúdo, mais chance você terá de aparecer na primeira página.
Segmentando palavras-chave em cauda longa
As palavras-chave de cauda longa são extremamente específicas, e provavelmente a sua persona utilizará esse recurso para procurar o seu conteúdo de interesse.
As pessoas usam palavras-chave de cauda longa há muito tempo, e elas (quase) sempre possuem resultados exatos – e é isso o que o público está buscando.
Assim, é uma excelente ideia utilizar esse recurso para otimizar a pesquisa por voz em um site.
Termos de conversação
É importante você saber que as pesquisas por voz são diferentes das perguntas padrão feitas por meio de um teclado.
As pessoas falam diferente do modo como digitam. Por isso, você precisa levar essa informação em consideração na hora de otimizar o seu conteúdo.
É válido lembrar que os usuários conversam com os seus dispositivos, então as pessoas podem conduzir as perguntas como se estivessem falando com um amigo ou familiar.
Por exemplo, se as pessoas estiverem pesquisando por voz como fazer brigadeiro, elas podem perguntar:
- Como faço brigadeiro?
- Como é a receita de brigadeiro?
- O que preciso para fazer brigadeiro?
Na maioria das vezes, as pessoas se comunicam por meio de perguntas, diferente de quando vão pesquisar textualmente.
Use boas práticas de SEO para sites
Verifique se o seu site está responsivo, se os conteúdos estão com fácil leitura e principalmente se eles estão atrativos para o leitor.
Melhore a velocidade do seu site
Apesar de esse fator ser essencial para o SEO, muitas vezes ele passa despercebido. Nesse sentido, além de prejudicar o SEO, é negativo também para as pesquisas por voz encontrarem o conteúdo do seu site.
Os sites que demoram mais para carregar são abandonados em comparação com aqueles que carregam rapidamente.
A velocidade de carregamento do site tem um impacto direto na taxa de rejeição e, portanto, deve ser otimizada a todo custo para você garantir bons resultados em se tratando de pesquisa por voz.
Atualize seu Google Meu Negócio
Você sabia que mais de 55% das pessoas usam a pesquisa por voz para encontrar empresas próximas?
Se você quiser saber como otimizar a pesquisa por voz, comece construindo uma boa presença local.
Uma ficha do Google Meu Negócio é uma forma de informar ao Google que sua empresa está localizada em um determinado lugar.
Quando alguém pede ao Google para exibir estabelecimentos semelhantes nessa área, seu negócio pode ser classificado para essa consulta, e isso ajudará no seu reconhecimento de marca.
Conclusão: Fale e você encontrará o que precisa
A cada ano que passa, as pesquisas por voz estão aumentando, e não há como negar que, em breve, a maioria dos usuários da Internet fará uso desse recurso.
Por isso, se você é um profissional da área ou algum empreendedor que quer posicionar bem seus conteúdos nos mecanismos de busca, você precisa se atentar a esse fenômeno.
Otimize seu conteúdo e torne ele amigável para o usuário.
O comportamento do consumidor está sempre mudando, e, se você quer se manter entre os maiores do mercado, você precisa acompanhar essas mudanças estrategicamente.
Ainda existem muitas dúvidas em se tratando das pesquisas por voz, mas uma certeza nós temos: esse recurso chegou para ficar. Basta você falar e você irá encontrar o que precisa!
Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender como funciona a pesquisa por voz e qual é a sua importância para produtores de conteúdo.
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