Receber uma entrega de email รฉ tรฃo importante quanto enviar um. Por isso, รฉ importante conhecer os tipos de erros que podem ocorrer no envio de mensagens: hard bounce e soft bounce. Neste artigo, vocรช vai entender o que sรฃo eles, suas causas e como reduzi-los para garantir que suas campanhas de email marketing sejam efetivas e alcancem seu pรบblico-alvo. Continue a leitura!
O que sรฃo Bounces e como surgem?
A estratรฉgia de e-mail marketing consiste em enviar mensagens a uma base de contatos por meio do e-mail. Contudo, essa lista em algum momento se torna desatualizada, o que pode implicar na devoluรงรฃo de algumas mensagens. Nesse caso, quando um e-mail รฉ rejeitado pelo servidor do destinatรกrio, temos um bounce.
Basicamente, entรฃo, bounces sรฃo erros que podem ocorrer no envio de emails. Eles sรฃo classificados em hard bounce e soft bounce. Podemos citar como motivos que podem gerar bounces:
- Endereรงo de email invรกlido ou inexistente: um dos motivos mais comuns de hard bounce รฉ enviar um email para um endereรงo que nรฃo existe ou foi digitado incorretamente;
- Caixa de entrada cheia: quando a caixa de entrada de um destinatรกrio estรก cheia, o email pode ser temporariamente rejeitado. Esse รฉ um exemplo de soft bounce;
- Problemas no servidor de email: se o servidor de email do destinatรกrio estiver inoperante ou apresentar problemas tรฉcnicos, o email pode ser temporariamente rejeitado;
- Bloqueio de spam: se o destinatรกrio tiver configuraรงรตes de seguranรงa muito altas, o email pode ser bloqueado pelo filtro de spam. Isso pode resultar em um soft bounce ou hard bounce, dependendo das configuraรงรตes do servidor de email;
- Lista de contatos desatualizada: se vocรช enviar emails para endereรงos que nรฃo estรฃo mais ativos ou pertencem a contas inativas, poderรก receber um hard bounce.
- Restriรงรตes do provedor de email: alguns provedores de email podem ter limitaรงรตes de envio de mensagens, como um nรบmero mรกximo de destinatรกrios por mensagem ou um tamanho mรกximo de anexo. Se as suas mensagens excederem essas limitaรงรตes, vocรช pode gerar um bounce;
- Configuraรงรตes de firewall: se o destinatรกrio tiver um firewall muito restrito, ele pode bloquear o seu email. Isso pode resultar em um soft bounce ou hard bounce.
O que รฉ Hard Bounce?
Hard Bounce ocorre quando um email nรฃo รฉ entregue ao destinatรกrio por um motivo permanente, como um endereรงo de email invรกlido ou inexistente. Ele รฉ definitivo, indicando que o e-mail nunca serรก entregue.
O recomendado รฉ que o รญndice de hard bounce em uma campanha seja menor que 3%. Isso porque uma alta taxa pode indicar que sua lista de contatos estรก desatualizada ou que contรฉm endereรงos de email invรกlidos ou inexistentes.
Alรฉm disso, isso pode ser um sinal de que suas prรกticas de email marketing nรฃo estรฃo adequadas, como enviar e-mails muito frequentemente ou nรฃo os personalizar conforme os interesses dos destinatรกrios.
O que รฉ Soft Bounce?
Soft Bounce, por outro lado, รฉ quando seu email nรฃo รฉ entregue devido a algum problema tรฉcnico temporรกrio, como uma caixa de correio cheia ou um servidor de e-mail temporariamente indisponรญvel. Como essa รฉ uma falha temporรกria, significa que o e-mail pode ser entregue no futuro.
Os limites para a taxa de soft bounce sรฃo mais flexรญveis, pois sรฃo falhas menos graves que o hard bounce. Contudo, o recomendado รฉ que o รญndice nรฃo ultrapasse os 5%. Isso porque, independentemente da causa, altas taxas podem prejudicar a entregabilidade do seu conteรบdo.
Alรฉm disso, em alguns casos um erro de soft bounce pode tratar de uma indisponibilidade permanente. Isso ocorre, por exemplo, quando a caixa de entrada do destinatรกrio sempre estรก cheia, porque nรฃo hรก planos de limpรก-la. Por isso, รฉ importante observar os endereรงos de e-mail que retornam com frequรชncia com essa falha.
Qual a diferenรงa entre hard bounce e soft bounce?
Ambos sรฃo falhas que podem afetar sua taxa de entrega, mas se diferem pela caracterรญstica da falha. Um Hard Bounce รฉ basicamente quando seu email nรฃo รฉ entregue porque o destinatรกrio nรฃo estรก mais ativo. Jรก um Soft Bounce se dรก quando hรก algum problema tรฉcnico na entrega do seu email.
Dessa forma, o hard bounce รฉ uma falha permanente, enquanto o soft bounce รฉ uma falha temporรกria. Ainda assim, nada impede que um e-mail que retornou como soft bounce seja entregue futuramente, enquanto nรฃo existe essa possibilidade para uma falha de hard bounce.ย
Por que diminuir o Bounce Rate?
O Bounce Rate รฉ um indicador importante para avaliar a eficรกcia de sua estratรฉgia de e-mail marketing. Ele se refere ร porcentagem de emails que nรฃo foram entregues aos destinatรกrios. Assim, quando um email sofre um bounce, ele nรฃo รฉ entregue ao destinatรกrio e, consequentemente, nรฃo รฉ visto ou lido.
Isso significa que todos os esforรงos que vocรช investiu em criar um e-mail atraente e persuasivo foram em vรฃo. Alรฉm disso, quando um grande nรบmero de mensagens sofre bounce, sua reputaรงรฃo de remetente pode ser prejudicada.
Isso ocorre, pois muitos provedores de e-mail usam taxas de bounce como um indicador de spam. Logo, com uma taxa de bounce muito alta, seus e-mails podem ser filtrados automaticamente como spam ou bloqueados pelo provedor de e-mail do destinatรกrio.
Por isso, รฉ importante monitorar e diminuir o Bounce Rate em suas campanhas de email marketing, garantindo que seus emails sejam entregues e vistos pelos destinatรกrios corretos.
Como reduzir hard bounces e soft bounces?
Agora que vocรช jรก sabe a importรขncia de diminuir hard bounces e soft bounces, reunimos algumas dicas para te ajudar a colocar isso em prรกtica. Vamos lรก?
Limpe suas listas de e-mail antes de importar
Em primeiro lugar, รฉ essencial que sua lista de contatos esteja limpa e atualizada. Isso significa que antes de importar uma nova lista de e-mails, vocรช deve fazer uma limpeza na sua base atual, removendo endereรงos de e-mail invรกlidos, inativos e desinteressados.
Dessa forma, vocรช garante que suas mensagens serรฃo entregues a quem realmente possui interesse. Como consequรชncia, vocรช reduz a ocorrรชncia de bounces, melhorando a entregabilidade e a eficรกcia da sua campanha.
Adote estratรฉgias para estimular o uso de e-mails vรกlidos
Alรฉm disso, รฉ importante utilizar estratรฉgias que estimulem o uso de e-mails vรกlidos pelos seus contatos. Uma alternativa รฉ adotar a dupla confirmaรงรฃo, que envia uma mensagem para que o usuรกrio confirme sua conta com um link. Assim, ele apenas entra em sua base de contatos depois de autenticado.ย
Vocรช tambรฉm pode oferecer um incentivo para que seus clientes atualizem seus endereรงos de e-mail, como um desconto exclusivo ou conteรบdo gratuito. Alรฉm disso, รฉ importante garantir que o processo de cadastro em sua lista seja claro e fรกcil, com campos de preenchimento obrigatรณrio para garantir que as informaรงรตes fornecidas sejam precisas e vรกlidas.
Outra estratรฉgia รฉ enviar e-mails de reengajamento para contatos inativos, solicitando a confirmaรงรฃo de seus dados e incentivando-os a se manterem engajados com suas campanhas.
Crie uma segmentaรงรฃo para usuรกrios desengajados
Outra dica relevante รฉ separar contatos que nรฃo interagem com seus e-mails hรก algum tempo e enviar conteรบdos especรญficos para tentar reengajรก-los. Por exemplo, vocรช pode enviar uma oferta especial para incentivar a compra de um produto ou serviรงo especรญfico, ou enviar um questionรกrio de pesquisa para entender melhor as necessidades e interesses desses contatos.
Por isso, รฉ importante monitorar regularmente a atividade dos usuรกrios da sua base e remover aqueles que permanecem inativos por um perรญodo prolongado de tempo. Com uma segmentaรงรฃo adequada e um conteรบdo personalizado, รฉ possรญvel reengajรก-los e reduzir a ocorrรชncia de falhas em suas campanhas.
Utilize a tecnologia ao seu favor
Por fim, existem diversas ferramentas que podem ajudar a identificar e corrigir erros em suas listas de e-mails. Um exemplo sรฃo os softwares de verificaรงรฃo de e-mails, que verificam a validade dos endereรงos de e-mail antes do envio. Tambรฉm existem os softwares de validaรงรฃo de domรญnios, que ajudam a identificar e corrigir problemas com o seu servidor.
Alรฉm disso, รฉ possรญvel utilizar ferramentas de automaรงรฃo de e-mail marketing para segmentar sua lista de contatos e personalizar o conteรบdo enviado, aumentando a eficรกcia de suas campanhas.
Para conferir algumas opรงรตes de plataforma de e-mail marketing, leia: 14 dicas para um e-mail marketing de sucesso.
Gostou de entender um pouco mais sobre Hard Bounce e Soft Bounce? Acesse o blog da Contato para mais dicas de Marketing Digital!