Skip to content
7 de abril de 2023

Hard Bounce e Soft Bounce: o que são e como reduzi-los

Capa do Blog sobre "Hard Bounce e Soft Bounce", mostrando uma pessoa que veste uma camisa de mangas longas, na cor roxa, segurando um smartphone que projeta um símbolo característico de emails.
7 de abril de 2023

Hard Bounce e Soft Bounce: o que são e como reduzi-los

Navegue por tópicos

Receber uma entrega de email é tão importante quanto enviar um. Por isso, é importante conhecer os tipos de erros que podem ocorrer no envio de mensagens: hard bounce e soft bounce. Neste artigo, você vai entender o que são eles, suas causas e como reduzi-los para garantir que suas campanhas de email marketing sejam efetivas e alcancem seu público-alvo. Continue a leitura!

O que são Bounces e como surgem?

A estratégia de e-mail marketing consiste em enviar mensagens a uma base de contatos por meio do e-mail. Contudo, essa lista em algum momento se torna desatualizada, o que pode implicar na devolução de algumas mensagens. Nesse caso, quando um e-mail é rejeitado pelo servidor do destinatário, temos um bounce.

Basicamente, então, bounces são erros que podem ocorrer no envio de emails. Eles são classificados em hard bounce e soft bounce. Podemos citar como motivos que podem gerar bounces:

  • Endereço de email inválido ou inexistente: um dos motivos mais comuns de hard bounce é enviar um email para um endereço que não existe ou foi digitado incorretamente;
  • Caixa de entrada cheia: quando a caixa de entrada de um destinatário está cheia, o email pode ser temporariamente rejeitado. Esse é um exemplo de soft bounce;
  • Problemas no servidor de email: se o servidor de email do destinatário estiver inoperante ou apresentar problemas técnicos, o email pode ser temporariamente rejeitado;
  • Bloqueio de spam: se o destinatário tiver configurações de segurança muito altas, o email pode ser bloqueado pelo filtro de spam. Isso pode resultar em um soft bounce ou hard bounce, dependendo das configurações do servidor de email;
  • Lista de contatos desatualizada: se você enviar emails para endereços que não estão mais ativos ou pertencem a contas inativas, poderá receber um hard bounce.
  • Restrições do provedor de email: alguns provedores de email podem ter limitações de envio de mensagens, como um número máximo de destinatários por mensagem ou um tamanho máximo de anexo. Se as suas mensagens excederem essas limitações, você pode gerar um bounce;
  • Configurações de firewall: se o destinatário tiver um firewall muito restrito, ele pode bloquear o seu email. Isso pode resultar em um soft bounce ou hard bounce.

O que é Hard Bounce?

Hard Bounce ocorre quando um email não é entregue ao destinatário por um motivo permanente, como um endereço de email inválido ou inexistente. Ele é definitivo, indicando que o e-mail nunca será entregue. 

O recomendado é que o índice de hard bounce em uma campanha seja menor que 3%. Isso porque uma alta taxa pode indicar que sua lista de contatos está desatualizada ou que contém endereços de email inválidos ou inexistentes. 

Além disso, isso pode ser um sinal de que suas práticas de email marketing não estão adequadas, como enviar e-mails muito frequentemente ou não personalizá-los de acordo com os interesses dos destinatários.

O que é Soft Bounce?

Soft Bounce, por outro lado, é quando seu email não é entregue devido a algum problema técnico temporário, como uma caixa de correio cheia ou um servidor de e-mail temporariamente indisponível. Como essa é uma falha temporária, significa que o e-mail pode ser entregue no futuro.

Os limites para a taxa de soft bounce são mais flexíveis, pois são falhas menos graves que o hard bounce. Contudo, o recomendado é que o índice não ultrapasse os 5%. Isso porque, independentemente da causa, altas taxas podem prejudicar a entregabilidade do seu conteúdo. 

Além disso, em alguns casos um erro de soft bounce pode tratar de uma indisponibilidade permanente. Isso ocorre, por exemplo, quando a caixa de entrada do destinatário sempre está cheia, porque não há planos de limpá-la. Por isso, é importante observar os endereços de e-mail que retornam com frequência com essa falha.

Qual a diferença entre hard bounce e soft bounce?

Ambos são falhas que podem afetar sua taxa de entrega, mas se diferem pela característica da falha. Um Hard Bounce é basicamente quando seu email não é entregue porque o destinatário não está mais ativo. Já um Soft Bounce se dá quando há algum problema técnico na entrega do seu email.

Por isso, o hard bounce é uma falha permanente, enquanto o soft bounce é uma falha temporária. Por isso, nada impede que um e-mail que retornou como soft bounce seja entregue futuramente, enquanto não existe essa possibilidade para uma falha de hard bounce. 

Por que diminuir o Bounce Rate?

O Bounce Rate é um indicador importante para avaliar a eficácia de sua estratégia de e-mail marketing. Ele se refere à porcentagem de emails que não foram entregues aos destinatários. Assim, quando um email sofre um bounce, ele não é entregue ao destinatário e, consequentemente, não é visto ou lido. 

Isso significa que todos os esforços que você investiu em criar um e-mail atraente e persuasivo foram em vão. Além disso, quando um grande número de mensagens sofre bounce, sua reputação de remetente pode ser prejudicada. 

Isso ocorre pois muitos provedores de e-mail usam taxas de bounce como um indicador de spam. Logo, com uma taxa de bounce muito alta, seus e-mails podem ser filtrados automaticamente como spam ou bloqueados pelo provedor de e-mail do destinatário.

Por isso, é importante monitorar e diminuir o Bounce Rate em suas campanhas de email marketing, garantindo que seus emails sejam entregues e vistos pelos destinatários corretos.

Como reduzir hard bounces e soft bounces? 

Agora que você já sabe a importância de diminuir hard bounces e soft bounces, reunimos algumas dicas para te ajudar a colocar isso em prática. Vamos lá?

Limpe suas listas de e-mail antes de importar

Em primeiro lugar, é essencial que sua lista de contatos esteja limpa e atualizada. Isso significa que antes de importar uma nova lista de e-mails, você deve fazer uma limpeza na sua base atual, removendo endereços de e-mail inválidos, inativos e desinteressados. 

Dessa forma, você garante que suas mensagens serão entregues a quem realmente possui interesse. Como consequência, você reduz a ocorrência de bounces, melhorando a entregabilidade e a eficácia da sua campanha. 

Adote estratégias para estimular o uso de e-mails válidos

Além disso, é importante utilizar estratégias que estimulem o uso de e-mails válidos pelos seus contatos. Uma alternativa é adotar a dupla confirmação, que envia uma mensagem para que o usuário confirme sua conta com um link. Assim, ele apenas entra em sua base de contatos depois de autenticado. 

Você também pode oferecer um incentivo para que seus clientes atualizem seus endereços de e-mail, como um desconto exclusivo ou conteúdo gratuito. Além disso, é importante garantir que o processo de cadastro em sua lista seja claro e fácil, com campos de preenchimento obrigatório para garantir que as informações fornecidas sejam precisas e válidas. 

Outra estratégia é enviar e-mails de reengajamento para contatos inativos, solicitando a confirmação de seus dados e incentivando-os a se manterem engajados com suas campanhas. 

Crie uma segmentação para usuários desengajados

Outra dica relevante é separar contatos que não interagem com seus e-mails há algum tempo e enviar conteúdos específicos para tentar reengajá-los. Por exemplo, você pode enviar uma oferta especial para incentivar a compra de um produto ou serviço específico, ou enviar um questionário de pesquisa para entender melhor as necessidades e interesses desses contatos. 

Por isso, é importante monitorar regularmente a atividade dos usuários da sua base e remover aqueles que permanecem inativos por um período prolongado de tempo. Com uma segmentação adequada e um conteúdo personalizado, é possível reengajá-los e reduzir a ocorrência de falhas em suas campanhas.

Utilize a tecnologia ao seu favor 

Por fim, existem diversas ferramentas que podem ajudar a identificar e corrigir erros em suas listas de e-mails. Um exemplo são os softwares de verificação de e-mails, que verificam a validade dos endereços de e-mail antes do envio. Também existem os softwares de validação de domínios, que ajudam a identificar e corrigir problemas com o seu servidor. 

Além disso, é possível utilizar ferramentas de automação de e-mail marketing para segmentar sua lista de contatos e personalizar o conteúdo enviado, aumentando a eficácia de suas campanhas. 

Para conferir algumas opções de plataforma de e-mail marketing, leia: 14 dicas para um e-mail marketing de sucesso

Gostou de entender um pouco mais sobre Hard Bounce e Soft Bounce? Acesse o blog da Contato para mais dicas de Marketing Digital! 

Novos conteúdos

b2b email marketing

B2B Email Marketing: dicas para impulsionar seus resultados

Nos dias atuais, o marketing por e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para impulsionar resultados no ambiente B2B (Business to Business).  Empresas especializadas em serviços de Marketing Digital
people first

People First: entenda a premissa de conteúdo do Google

No cenário em constante evolução dos mecanismos de pesquisa, compreender e abraçar as mais recentes diretrizes é crucial para o sucesso online. Neste artigo, exploraremos a premissa revolucionária do Google
b2c marketing

B2C Marketing: principais dicas para uma estratégia efetiva

Devido a presença cada vez maior do marketing digital nas organizações, se tornou importante buscar novas técnicas para se atualizar para que seu negócio cresça e conquiste novos clientes. Uma

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress