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28 de março de 2023

14 Dicas para um email marketing de sucesso. Confira!

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28 de março de 2023

14 Dicas para um email marketing de sucesso. Confira!

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O email marketing é uma das estratégias mais eficazes para as empresas alcançarem seus clientes e aumentarem suas vendas. Mas para garantir que seus benefícios sejam alcançados, é essencial ter planejamento e se atentar para alguns aspectos. Por isso, neste artigo reunimos as principais dicas para garantir o seu sucesso com este método. Continue a leitura! 

O que é email marketing

O email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que consiste na comunicação entre uma empresa e sua base de contatos via email. Assim, cria-se um canal direto com os clientes, em que é possível desenvolver e estreitar relacionamentos. 

Com a crescente popularidade das redes sociais, muitos acreditam que essa estratégia perdeu sua relevância, mas na verdade, ela continua sendo uma ferramenta poderosa para nutrir relacionamentos com clientes e prospects.

Para se ter uma ideia, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam o email, que ainda é preferência por cerca de 86% dos profissionais. Assim, por meio dessa tática, é possível estabelecer uma conexão por meio de um recurso utilizado por muitas pessoas. 

Por que usar o email marketing?

O email é um recurso que está alinhado a outros canais de comunicação de um negócio. Quando você cria um login em um site ou apenas realiza uma compra, por exemplo, utiliza o endereço de email. Já ao receber atualizações sobre um pedido ou produtos de uma empresa, isso também é feito por meio do email. 

Basicamente, então, o email marketing é uma forma de integrar diversos processos de um negócio e dialogar com clientes em todas as etapas do funil de vendas. Além disso, é possível alcançar consumidores que não utilizam as redes sociais ou demais canais em que a organização está inserida. 

Com a possibilidade de personalização e segmentação de campanhas, é possível enviar mensagens relevantes para públicos específicos, aumentando a chance de conversão. Além disso, o email marketing permite um retorno mensurável sobre o investimento, pois é possível acompanhar métricas como taxa de abertura, cliques e conversões. 

Dicas de como usar o email marketing para aumentar o tráfego do seu site

Agora que você já sabe a importância de utilizar o email marketing, reunimos algumas dicas para te ajudar a utilizar essa estratégia com êxito. Confira! 

1. Jornada de compra

Em primeiro lugar, é muito importante atentar-se para a jornada de compra em que o cliente se encontra. Isso porque existem 4 etapas diferentes, portanto em cada uma ele vai apresentar necessidades específicas. De modo geral, elas são:

  1. Aprendizado e descoberta
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra.

Na primeira etapa, é o momento de educar o potencial cliente sobre o negócio e os problemas que você pode resolver. Por isso, o conteúdo deve ser informativo e educacional, e não promocional. Uma ótima alternativa é mandar um email de boas vindas, de forma a introduzir sobre a sua empresa e o que ela tem a oferecer. 

Já no “reconhecimento do problema” o objetivo é ajudar o cliente a identificar e compreender o problema que ele enfrenta. Por esse motivo, a melhor opção é um conteúdo focado nos problemas que o seu negócio pode ajudar a resolver. Como sugestões, podemos citar estudos de caso, questionários, pesquisas e comparativos.

Na terceira etapa, por outro lado, você deve fornecer informações sobre as soluções disponíveis para o problema do cliente. Por isso, o conteúdo deve evidenciar como seu negócio pode ajudá-lo da melhor forma possível. Você pode enviar depoimentos de clientes, avaliações de especialistas e conteúdo interativo, por exemplo. 

Por último, quando se trata da “decisão de compra”, trata-se de incentivar a ação de compra do cliente. Logo, você precisa apresentar uma oferta irresistível, estimulando a decisão de compra. Nessa fase, são recomendados cupons de desconto, ofertas limitadas, garantias de satisfação e até avaliações gratuitas.

2. Conteúdo de qualidade

Outro aspecto importante é a produção de conteúdo de qualidade. De nada adianta promover seus produtos e serviços se você não oferece informações relevantes ao público. É importante mostrar que sua empresa se preocupa com as necessidades dos clientes e em como ajudá-los no dia a dia.

Por isso, compartilhe dicas, curiosidades e tudo o que pode auxiliá-los a resolver algum problema. Assim, você evidencia que sua empresa não está apenas interessada em vender, mas também a ajudar o público com o que ele precisa. Assim, você aumenta as chances de acompanhamento de conteúdo e fidelização. 

3. Personalize os conteúdos

Uma das maiores vantagens do email marketing é a personalização de conteúdo. Isso porque você pode segmentar a sua lista de contatos baseado em interesses e preferências, para personalizar a mensagem para cada grupo específico de destinatários

Além disso, mudanças pequenas como uma variável alterada de acordo com dados do usuário já fazem uma grande diferença. Imagine receber um email endereçado ao seu nome, é outra história, não é? Por isso, usufrua dessa estratégia para se aproximar ainda mais do público e aumentar suas taxas de abertura e de cliques. 

4. Emails amigáveis

Outro aspecto relevante é a adoção de um tom de voz pessoal e envolvente, além de uma linguagem acessível e fácil de entender. Isso traz mais intimidade para o email, de forma que o leitor se sinta em uma conversa com um amigo e não apenas em uma propaganda. 

Outra dica importante é ser amigo dos dispositivos móveis. Grande parte dos emails são abertos no celular, o que torna a otimização para smartphones e demais aparelhos obrigatória. Você não quer perder público devido à falta de adaptação do seu conteúdo, não é? 

5. Autentifique o seu email

Além disso, é muito importante autentificar o seu email. Esse processo aumenta a legitimidade das suas mensagens, evitando que elas sejam marcadas como spam. Assim, é possível garantir que seu conteúdo seja entregue com segurança e confiabilidade aos destinatários. 

Desse modo, você cria uma base sólida para a construção de um relacionamento de confiança com seus assinantes. Para fazer isso, você pode utilizar SPF (Sender Policy Framework), DKIM (DomainKeys Identified Mail) e DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance), ou uma ferramenta de email marketing. 

6. Seja criativo

Diversas empresas disparam emails para sua base de contatos todos os dias. Por isso, você deve abusar da sua criatividade para mostrar que possui um diferencial. 

Trazer assuntos diferentes baseado no interesse do seu público é muito importante para instigar a curiosidade e estimular a leitura do conteúdo.

Você também pode oferecer alguns benefícios periodicamente, ou convidar o leitor para realizar uma ação. É essencial que 

7. Não envie emails em excesso

Essa é uma dica fundamental para o sucesso do seu email marketing. Os assinantes da sua lista de emails recebem muitas mensagens todos os dias, e enviar emails com muita frequência pode fazer com que suas mensagens sejam ignoradas ou até mesmo marcadas como spam. 

É fundamental encontrar um equilíbrio entre enviar emails com frequência suficiente para manter seus assinantes engajados e não enviar em uma frequência em que eles se sintam sobrecarregados. Por isso, uma boa prática é definir uma frequência de envio consistente e informar seus assinantes sobre ela, para que eles saibam o que esperar.

8. Utilize um gerenciador de email

Utilizar um gerenciador de email também aumenta as chances do seu sucesso. Existem diversas opções de plataformas disponíveis no mercado, com recursos como design personalizado, segmentação de contatos, automação de envios e análise de métricas. 

Assim, você otimiza o tempo e os recursos investidos nas suas ações. Ao escolher um gerenciador, pode considerar o seu público-alvo e os objetivos da sua campanha, de forma a adotar uma plataforma que atenda às suas necessidades. 

9. Use gifs, emojis e imagens 

O uso de recursos visuais como gifs, emojis e imagens ajuda a tornar suas mensagens mais atraentes e envolventes para os leitores. Eles ainda podem facilitar a absorção do conteúdo, destacá-lo e trazer um toque de personalidade à sua comunicação. Apenas tome cuidado com exageros para não sobrecarregar a mensagem e prejudicar sua legibilidade. 

Outra dica é usar imagens que se relacionam com o conteúdo e deixem a leitura mais dinâmica, despertando o interesse dos destinatários. Também se atente para o tamanho e qualidade dos arquivos, para não prejudicar a velocidade de carregamento e compatibilidade da mensagem. 

10. Não se esqueça da CTA

A CTA é muito importante para garantir que sua mensagem cumpra com seu objetivo final: engajar o leitor e incentivá-lo a realizar uma ação. Ela deve ser clara, objetiva e alinhada ao objetivo do seu email, que pode ser a promoção de um produto ou até direcionar para um conteúdo complementar.

É importante escolher uma única CTA por newsletter, para evitar confusão e focar a atenção do seu público em uma ação específica. Além disso, ela deve estar em destaque, seja através de uma cor diferente, um botão ou um texto destacado, para facilitar a identificação e aumentar as chances de conversão.

11. Acompanhe resultados

Por fim, é essencial acompanhar resultados para entender o desempenho da sua campanha e identificar oportunidades de melhoria. Para isso, é importante utilizar métricas como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão e taxa de descadastro. 

Além disso, você deve usar ferramentas que possibilitem monitorar esses indicadores ao longo do tempo. Assim, é possível ajustar a estratégia de conteúdo para potencializar o seu sucesso. 

Também é interessante manter uma comunicação aberta com seus contatos, incentivando o feedback e a interação. Dessa forma, você pode entender suas expectativas e necessidades e ajustar a sua abordagem dos emails. 

Com essas práticas, você aumenta a efetividade da sua estratégia e se atualiza diante das tendências e práticas do mercado

Confira as melhores plataformas de email marketing

Além de saber como desenvolver a estratégia da melhor forma, é muito importante utilizar uma plataforma de qualidade para colocá-la em prática. Assim, você usufrui de todos os benefícios desse recurso. Conheça os principais servidores do mercado! 

MailChimp

O MailChimp é uma plataforma de automação de marketing e serviço de email marketing. É uma das mais utilizadas para esse tipo de estratégia em todo o mundo. Ela oferece diversos recursos como design personalizado de emails, segmentação de contatos, automação de envios, análise de métricas e integrações com outras ferramentas de marketing digital. 

Constant Contact

Outra plataforma é a Constant Contact, voltada para email marketing e redes sociais. Por meio dela, é possível criar, enviar e gerenciar campanhas de email marketing e publicações em redes sociais. Ela é conhecida por sua facilidade de uso e acessibilidade, sendo uma opção popular para pequenas e médias empresas que desejam desenvolver sua presença on-line.

GetResponse

Já a GetResponse é uma plataforma multifuncional de marketing. Ela possui diversos recursos voltados para email marketing, automação de marketing, landing pages, webinars e outras ferramentas. Além de ser acessível, ela oferece suporte técnico e recursos de treinamento para ajudar os usuários a maximizar o uso das ferramentas.

RDStation

O RDStation também é uma plataforma eficiente de CRM capaz de oferecer inúmeras funções para o seu projeto de Inbound Marketing. Além de oferecer modelos prontos para você editar à vontade, existe também a possibilidade de criar os próprios padrões e deixar a sua campanha com a cara da sua marca.

A Agência Contato é parceira Gold e especialista na utilização do RDStation para campanhas de automação! Que tal fazer contato para receber uma proposta?
E se você gostou das nossas dicas para um email marketing de sucesso, acesse o blog da Contato para mais conteúdos para um marketing de sucesso!

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