O email é uma das ferramentas mais efetivas para realizar conexões com possíveis clientes, pois ele possibilita uma comunicação mais concreta, visto que a mensagem é direcionada para um público específico. Os fluxos de e-mail – também conhecidos como fluxos de automação – fazem com que essa comunicação seja mais eficiente.
Para aumentar os ganhos de uma empresa, é fundamental utilizar uma ferramenta eficaz, que possa oferecer o suporte necessário, sabendo quais são os objetivos a serem alcançados.
O Email Marketing já foi considerado uma estratégia ultrapassada, no entanto, quando utilizada da maneira correta, pode trazer bons resultados. Ele ajuda a construir um relacionamento sólido e contínuo com os clientes.
Esse relacionamento também está associado ao acompanhamento da jornada de compra desse possível cliente. Neste acompanhamento, os perfis dos consumidores são identificados, o que possibilita a estruturação de estratégias eficazes para atingir os objetivos.
Cada empresa possui uma linguagem própria e tem um público específico. Por isso, não existe um formato de email que abranja todas elas, mas existem algumas formas que facilitam esse método. Neste artigo vamos apresentar o que são os fluxos de email e como elaborá-los, então abra seu bloco de notas e anote!
O que são fluxos de automação de e-mail
Os fluxos de automação é uma estratégia utilizada no email marketing para automatizar o disparo de mensagens. Dessa forma, é possível reduzir o trabalho manual e aumentar a eficiência na comunicação.
Quando um usuário executa uma determinada ação, ele entra nesse fluxo, que é alinhado com os problemas que ele manifestou. Essas ações podem ser:
- Criação de conta no site;
- Inscrição em eventos, como Newsletter e Webinars;
- Preenchimento de formulários;
- Compra de produtos.
Essa automatização se diferencia dos e-mails tradicionais, visto que, são desenhados conforme uma série de questões, criando uma experiência personalizada com informações fornecidas pelos leads.
Esses fluxos são uma estratégia de relacionamento do inbound marketing, que possibilita que a empresa possua um relacionamento constante com seus leads de forma automática, seguindo critérios pré-estabelecidos.
Essa automação abrange coisas simples, até coisas mais complexas. Através dela, é possível realizar um acompanhamento dos leads para além das métricas básicas.
Por que o E-mail Marketing é importante?
O Email Marketing é uma das principais estratégias no marketing digital. Esse método é um canal direto de comunicação com o público, que é utilizado para nutrir os leads e gerar vendas.
Utilizar o Email Marketing ajuda a empresa a cumprir diversos objetivos, pois além das abordagens promocionais e comerciais, ele permite que a empresa tenha um relacionamento mais estreito com os usuários.
Tipos de Fluxos de Automação
Como mencionado anteriormente, a automação do Email Marketing é responsável por manter relacionamentos personalizados. Além disso, ela também traz diversas outras possibilidades.
Esse método possibilita uma ação contínua ao longo do tempo, o que influencia diretamente os resultados da empresa. Essa automação é a principal ferramenta para nutrir e avançar os Leads até o momento da compra.
As interações acontecem conforme as escolhas são feitas, ou seja, de acordo com o caminho tomado, há uma resposta diferente. Essa automação abrange emails de boas vindas, registros de newsletter, agradecimentos, registro em uma Landing Page, pop-up, interações, entre outros.
No Inbound Marketing, é possível estruturar automações de acordo com a jornada de compra do cliente. Portanto, conforme os leads vão avançando, as automações se conectam com eles.
Fluxos de Nutrição
Os fluxos de nutrição criam um canal de emails de acordo com a necessidade dos clientes. Esse fluxo é uma sequência de emails enviados para um segmento específico com o propósito de fazê-lo atingir um determinado objetivo.
Os fluxos de e-mail nutrem os leads automaticamente e possibilitam a segmentação por perfil, ou nível de interesse no produto/marca. Essa segmentação gera melhores resultados! Mas como? Segundo a Resultados Digitais, os fluxos com o objetivo de venda possuem uma eficiência 34% maior de feitos com texto puro e de maneira pessoal.
Essa sequência de emails constrói e melhora o relacionamento com o público-alvo. Além disso, esses fluxos são enviados para um segmento específico. Através dele, é possível fazer o leitor atingir um determinado objetivo, pois essas mensagens são enviadas a fim de que o receptor realize ações específicas.
5 vantagens do Fluxo de E-mail
Os fluxos de email evitam o trabalho manual, aumentam a eficiência e melhoram a nutrição automática de Leads, levando em consideração o estágio de compra e informações que a Landing Page fornece.
Eles oferecem diversas vantagens, pois vão muito além além da entrega de emails personalizados. Além disso, quando bem elaborados, trazem resultados expressivos para seu negócio.
Essas estratégias estão cada vez mais importantes para empresas que visam melhorar seus resultados através do marketing digital e implantar uma jornada de compras de forma efetiva.
Otimização de Tempo
O fluxo de email otimiza o tempo, pois aumenta a agilidade de abordagem do time de vendas. Como essa automação é baseada em dados, é possível otimizar o processo.
Através da automação de emails, é possível definir os critérios apenas uma vez e ajustar esses e-mails para datas e horários específicos ou após o usuário realizar alguma ação.
A automatização também facilita o gerenciamento dos contatos. O trabalho de realizar uma lista de contatos separados por cada tipo de perfil com os comportamentos e interesses passa do manual ao automático, o que reduz o tempo gasto.
Acompanhamento da Jornada de Compra do Cliente
A jornada de compra, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Essa jornada possui 4 etapas, conhecidas como: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra.
O público-alvo, antes de se tornar um cliente, passa por etapas que formam a jornada de compra. Graças ao fluxo de e-mail, é possível acompanhar em qual estágio do funil seu lead se encontra.
Reforço de Marca
O fluxo de email, quando utilizado de maneira correta, impulsiona a venda e também reforça a marca. Por permitir o envio de mensagens segmentadas de acordo com o perfil dos leads, a lembrança da marca é feita de uma forma mais assertiva.
Esse reforço, quando realizado através da automatização, a lembrança é feita de uma forma mais espontânea, entregando ao usuário produtos que realmente são do seu interesse.
Contato direto e personalizado com seu público
A automatização de marketing, faz com que a empresa tenha um contato direto e personalizado com seu cliente. Esse contato estreita o relacionamento e faz com que o público seja melhor atendido e, consequentemente, saia mais satisfeito.
Baixo custo
Através da implementação de uma plataforma de automação de email, é possível reduzir o custo de aquisição. Essa plataforma é mais barata que as outras formas de nutrição de leads, como por exemplo, o tráfego pago.
Como elaborar um Fluxo de E-mail eficiente
Saber elaborar um fluxo de email eficiente, faz com que mais clientes sejam atraídos de uma maneira mais produtiva e com um baixo custo.
Veja alguns exemplos de fluxo de email:
Fluxo de acompanhamento
Esse tipo de fluxo é muito importante para construir um diálogo sólido com o usuário, apresentando um pouco mais da empresa.
Fluxo de boas vindas
Nesse momento, o objetivo é fazer com que o lead realize alguma conversão importante, como, por exemplo, solicitar um orçamento ou conversar com o setor comercial.
Por ser baseado em um conteúdo, neste momento é possível criar mensagens mais direcionadas, fazendo com que o lead interaja com os fluxos.
Veja algumas etapas para elaborar um fluxo de email eficiente para atingir ótimos resultados:
Trace um objetivo para a campanha
O primeiro passo essencial para elaborar um fluxo de email eficiente é elaborar um planejamento para traçar um objetivo para a campanha.
Através desse planejamento é possível identificar alguns erros de comunicação e de ofertas. É muito importante definir se esses objetivos serão qualitativos ou quantitativos.
Há alguns tópicos que podem ser definidos nesse primeiro momento, como por exemplo:
- Acelerar o ciclo de vendas em X%;
- Coletar mais informações sobre os contatos;
- Reduzir o processo de implementação em X%, entre outros.
Defina a persona com quem você vai conversar
Definir a persona com quem vai conversar é essencial para elaborar a linguagem e o tom a ser utilizado.
Neste momento é muito importante agrupar os contatos de acordo com alguns critérios que os tornem semelhantes, como por exemplo: os conteúdos que o lead já consumiu ou interagiu e a jornada do consumidor.
Construa sua base de contatos
Construir uma base de contatos normalmente ocorre através de uma lista de emails. Essa estratégia pode atrair e reter potenciais clientes que, no momento, podem não estar no momento certo da compra, mas que podem, futuramente, se tornarem clientes.
Produza textos que convertem
Produzir textos que convertem é uma importante estratégia dentro do fluxo de nutrição. Esse método consegue criar mensagens direcionadas e personalizadas para o assunto que está em questão.
Essa conversão instiga o usuário a clicar no link e realizar a ação que era esperada, como se inscrever em um curso, baixar um material, entre outros.
Quem pode te ajudar com fluxos de e-mail
É muito importante escolher a empresa certa para traçar boas estratégias para utilizar os fluxos de email. Visto que, esse método pode ser muito vantajoso para seu negócio, você não vai querer perder esta oportunidade, né?
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