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Guia-completo-sobre-Inbound-Marketing
18 de junho de 2021

Guia completo sobre Inbound Marketing

18 de junho de 2021

Guia completo sobre Inbound Marketing

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Você provavelmente já ouviu falar sobre Inbound Marketing, mas talvez você não saiba mais a fundo qual é a definição exata do termo. Certo? 

Para simplificar, o Inbound Marketing é uma forma de ganhar a confiança de possíveis clientes, fornecendo-lhes informações úteis e bons conteúdos de maneira gratuita. Ele é muito vantajoso porque cria conexão e confiança com o consumidor, que pode tornar-se um lead qualificado no futuro.  

O Inbound Marketing ajuda as pessoas tocando em seus pontos fracos. Desse modo, ao auxiliar as pessoas de maneira gratuita e oferecendo-lhes conteúdo completo e atrativo, essa ferramenta faz com que você atraia clientes em potencial qualificados que confiam na sua empresa.  

Se você é dono de uma empresa, um funcionário curioso ou apenas um entusiasta do mundo do Marketing Digital, você precisa conhecer o Inbound Marketing – e é isso que vamos fazer por você hoje. 

Continue lendo o texto e descubra como converter e encantar clientes de maneira natural! 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma metodologia que utiliza vários elementos de marketing, como marketing de conteúdo, SEO e marketing focado em mídias sociais, a fim de atrair novos leads e ajudá-los na transição em cada estágio de sua jornada de compra. 

Desse modo, o Inbound Marketing envolve a produção e o compartilhamento de conteúdo de qualidade, gratuitamente, para atrair futuros clientes para o seu negócio quando eles pesquisarem sobre o assunto nos mecanismos de busca da Internet. 

Assim, você continua você vende seus produtos e serviços e ainda ganha a confiança de um cliente potencial.  

Quando chega a hora de fazer uma compra, eles já têm um relacionamento com você, portanto é mais provável que escolham sua empresa. 

O Inbound Marketing atrai visitantes na hora certa, fornecendo conteúdo voltado para a solução de problemas que eles enfrentam naquele momento específico.  

Com o tempo, ao usar o método de Inbound Marketing, sua empresa terá fornecido conteúdo para toda a jornada de compra do usuário e conquistará confiança suficiente do usuário, que realizará a compra com você.  

Para que serve o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma solução dinâmica e eficiente que é centrada no comprador e suas necessidades e desejos durante a jornada de compra.  
 
Essa metodologia identifica os pontos-chave dos problemas do público-alvo e visa fornecer uma solução por meio de um conteúdo atrativo.  

Por meio de algumas etapas, o conteúdo personalizado é apresentado ao público-alvo, a fim de atrair, converter, nutrir e encantá-lo ao longo de seu ciclo de compra. 

Ou seja, o Inbound Marketing tem a poderosa capacidade de colocar os clientes no comando, conectando você com pessoas que estão genuinamente interessadas no que você tem a dizer. 

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Em primeiro lugar, é preciso definir Outbound Marketing. Em tradução livre, refere-se a um método de Marketing Externo, que, de certo modo, interrompe a jornada do usuário.  

Mas como ele é feito? O Outbound Marketing se refere a práticas de e-mail marketing, ligações de vendas e propagandas televisivas.  

O marketing tradicional é “centrado no vendedor” — o vendedor vende as características de seus produtos ou serviços.   

Por outro lado, o Inbound Marketing se concentra em fornecer ao usuário respostas às suas dúvidas quando necessário.  

Por exemplo, quando um usuário pesquisa “como ganhar mais curtidas nas redes sociais”, uma agência de marketing local com experiência em redes sociais pode ter um artigo bem classificado nos mecanismos de busca abordando essa questão.  

O elemento crucial aqui é que esse artigo inicial é útil e responde completamente à consulta do usuário.  

No entanto, a metodologia do Inbound Marketing vai muito além disso e não para apenas quando você conquista o consumidor. Trata-se de continuar a interagir com o seu público em potencial por meio de conteúdos engajantes e relevantes, oferecendo uma experiência positiva para os clientes.  

Em outras palavras, o Inbound Marketing trata da construção de relacionamentos com seus clientes potenciais e clientes. 

Por que o Inbound Marketing está se tornando cada vez mais importante?

O Inbound Marketing é atrativo para os clientes porque não faz as pessoas sentirem que elas estão, de fato, comprando algo. OK. Agora você deve estar se perguntando como isso é possível.  

De certo modo, o Inbound Marketing fornece um conteúdo educacional, divertido e bem-vindo aos consumidores. Assim, quando executado corretamente, pode proporcionar retornos melhores do que os proporcionados pela publicidade tradicional.  

Em outras palavras, quando os consumidores encontram a sua empresa por meio do Inbound Marketing, isso tem uma influência ainda mais forte em suas futuras decisões e em seu sentimento em relação ao seu negócio em geral.  

A melhor parte disso tudo é que o Inbound Marketing fornece leads totalmente orgânicos. Portanto, só depende do seu esforço em produzir conteúdo realmente atrativo e não do orçamento.  

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

  • O Inbound Marketing é rentável, uma vez que nutrir um site é relativamente barato. 
  • Os clientes que respondem positivamente a essas estratégias estão procurando exatamente pelo serviço/produto que você está vendendo, o que significa que eles estão mais perto de se tornarem leads qualificados do que aqueles que foram expostos a esse produto por meio do Outbound Marketing.  
  • Inbound Marketing permite a construção de um relacionamento a longo prazo com os clientes, visto que ele se baseia na entrega contínua de informações. Isso faz com que as empresas construam confiança com o público-alvo até que ele esteja pronto para dar o importante salto e comprar o serviço/produto. 
  • Inbound Marketing ajuda as empresas a aumentarem o seu reconhecimento de marca. Além disso, você também alcançará públicos completamente novos no processo, à medida que seu posicionamento em SEO aumenta continuamente. Isso representará uma grande vantagem sobre os concorrentes. 

Por que sua empresa deve investir em Inbound Marketing?

No mundo digital e conectado em que vivemos hoje, as táticas de marketing tradicionais, como propaganda na TV e telemarketing, provaram ser ineficazes, uma vez que há uma grande mudança no comportamento do comprador. Por exemplo: 

  • 86% das pessoas pulam os comerciais de televisão nos Estados Unidos. 
  • 84% das pessoas de 25 a 34 anos clicam fora de um site por causa de um anúncio irrelevante ou intrusivo. 

Desse modo, como consumidores, estamos gastando mais tempo online, pesquisando os produtos e serviços que estamos interessados em comprar, bem como os fornecedores de quem pretendemos comprá-los.  

Pense em quantas avaliações e postagens em blog você leu antes de comprar seu último celular, tablet, notebook ou carro.  

Isso mostra que empresas com conteúdo online marcante e educacional atrairão mais negócios qualificados.  

Além disso, visto que você está produzindo conteúdo relevante para o seu público-alvo, isso ajudará a direcionar o tráfego para o seu site, estabelecendo sua empresa como uma autoridade aos olhos dos consumidores, bem como aos mecanismos de pesquisa.  

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Como funciona o Inbound Marketing?

Inbound Marketing não é tão novo assim, mas isso não significa que a sua empresa ou o seu time de Marketing devam conhecê-lo completamente.  

Dessa forma, para ajudá-los a entender completamente como funciona o Inbound Marketing, listamos alguns tópicos resumidos: 

Atrair

Por meio de conteúdos relevantes e interessantes, o Inbound Marketing visa atrair clientes em potencial.  

Converter

O principal objetivo de conseguir visitantes é convertê-los em leads qualificados, transformando esses visitantes em potenciais compradores no futuro.  

Vender

Depois de nutrir os leads qualificados, é hora de conferir quais são as pessoas que realmente têm potencial para se tornarem compradores certos.  

Encantar

A sua relação com o seu cliente não termina no momento da compra. Pelo contrário, você deve continuar produzindo conteúdo relevante para que ele volte a comprar com você e se sinta mais próximo e confiante em relação à sua marca.  

Problemas que o Inbound Marketing pode resolver

Quando se trata de implementar uma estratégia de longo prazo, o Inbound Marketing é uma metodologia que te ajudará a aumentar o reconhecimento da marca, a preferência do público e consequentemente a receita da sua empresa.  

Desse modo, essa técnica resolve alguns problemas (muito) úteis para qualquer negócio. São eles:  

Aumentar o reconhecimento da sua marca

Até 93% dos ciclos de compra começam com uma pesquisa online. Se sua empresa aparecer no topo dos resultados de pesquisa ou estiver ativa na rede social de um pesquisador, você pode aumentar organicamente o reconhecimento de sua marca, como também sua autoridade.  

Para fazer isso, você deve se certificar de que possui o conteúdo e as mensagens corretos para serem exibidos nesses canais de entrada importantes. 

Melhorar a preferência de marca

Ao educar, entreter e interagir com clientes em potencial antes que eles pensem em fazer uma compra, você cria confiança e aumenta a probabilidade de eles escolherem você quando estiverem prontos para comprar.  

Gerar mais leads

O Inbound Marketing é um investimento de longo prazo e que se desenvolve ao longo do tempo. Seus resultados se multiplicarão à medida que você se tornar mais adepto da criação assertiva e da curadoria de conteúdo. 

Assim, você atrai leads orgânicos.  

Como criar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente?

Ok, agora você já sabe o que é Inbound Marketing, seus benefícios e como ele pode impactar positivamente os resultados da sua empresa a longo prazo.  

Mas como criar uma estratégia de Inbound que seja realmente eficiente? É isso que nós vamos te explicar agora! 

Entenda seu público e a jornada do cliente

Em primeiro lugar, você deve entender quem é o seu público, quais são os seus interesses e vontades.  

Quando você compreende plenamente quais são as atividades preferidas da sua persona e como ela realiza suas compras, você consegue traçar uma estratégia eficiente de Inbound Marketing, que certamente terá resultados positivos no futuro.  

Crie um conteúdo útil que responda a um problema específico

Para que os consumidores se sintam atraídos para o conteúdo que você está oferecendo, é preciso que você responda a uma pergunta.  

Por exemplo, quando alguém está pesquisando sobre Marketing Digital na internet, ele pode se deparar com o seu conteúdo sobre o tema, que explica, passo a passo, tudo o que o usuário precisa saber para se tornar um bom profissional.  

Desse modo, uma vez que você está respondendo a uma pergunta do seu público-alvo, você está resolvendo a sua dor e garantindo que ele se interesse plenamente pelo seu conteúdo.  

Desenvolva um plano de conteúdo

Organização é parte fundamental de qualquer estratégia de Inbound Marketing.  

Nesse sentido, para que o seu plano de ação funcione corretamente, você precisa desenvolver um planejamento com todas as etapas necessárias para culminar na venda do produto e no encantamento do cliente.  

CRM é a chave

Ter uma boa relação com o seu cliente ideal fará com que ele confie na sua empresa e considere-a no momento de realizar suas compras.  

Por isso, foque em um CRM assertivo e que possa ter bons resultados no futuro.  

Lembre-se de que o Inbound Marketing não substitui o SEO

É fato: o Inbound Marketing é uma técnica que atrai visitantes orgânicos para os sites. 

No entanto, é preciso implementar serviços de SEO na sua empresa para que você garanta resultados ainda melhores.  

Uma vez que as suas páginas estão indexadas nos mecanismos de busca, você tem mais chances de ser encontrado pelos seus compradores ideais. Por isso, o SEO é fundamental

Conclusão

Inbound Marketing é uma metodologia que destaca a importância da criação de conteúdo para atrair clientes e movê-los através do funil de vendas.  

Basicamente, envolve a construção de relacionamentos com o cliente por meio de publicações relevantes nas redes sociais e em sites, como também campanhas de e-mail ou anúncios gerais.  

Desse modo, evidencia-se que o conteúdo do Inbound, como guias de instrução, infográficos, estudos de caso ou e-books, tem uma vida útil mais longa do que o conteúdo de saída (Outbound).  

O Inbound Marketing é o futuro do Marketing Digital.  

Trata-se de um investimento valioso que pode ajudar sua empresa a atrair clientes, construir confiança e fomentar a lealdade a longo prazo.  

Bônus: implemente o Inbound Marketing no seu negócio

Quanto mais cedo você implementar essa estratégia dentro da sua empresa, melhores serão os seus resultados a longo prazo. Por isso, comece agora

Se você quiser saber mais sobre o tema e como o Inbound Marketing pode melhorar a atração de leads para o seu produto e/ou serviço, nós adoraríamos conversar com você

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