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12 de novembro de 2021

Por que um blog corporativo pode ser decisivo para sua estratégia de marketing?

Capa do Blog sobre "Blog Corporativo e sua importância", com uma pessoa digitando no teclado de um notebook.
12 de novembro de 2021

Por que um blog corporativo pode ser decisivo para sua estratégia de marketing?

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Com certeza você já fez uma pesquisa no Google sobre determinado assunto e encontrou a resposta para a sua dúvida em uma página que explicava detalhadamente sobre isso, certo? Então, spoiler: esta página, provavelmente, era um blog corporativo

Esta é uma estratégia baseada na criação de conteúdo de valor que possa ser fonte de informação sobre produtos, serviços ou qualquer outro assunto que represente uma dúvida do usuário. 

Por isso, se engana profundamente quem associa esta ideia apenas às blogueiras do Instagram. Um blog é uma estratégia de marketing digital fundamental para atrair mais pessoas para o seu site e ajudar a sua empresa a conquistar autoridade on-line.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como um blog corporativo pode ajudar o seu negócio a conquistar mais tráfego, autoridade de marca e, claro, vender mais!

Afinal, o que é um blog corporativo?

Blogs são páginas on-line utilizadas para compartilhar conteúdos com outros usuários da internet. No caso específico dos blogs corporativos, estas páginas têm o objetivo de esclarecer as principais dúvidas do seu público-alvo para ganhar a confiança do usuário e transformá-lo em um potencial cliente.

O conteúdo que você está lendo agora, por exemplo, é um blog corporativo. Ele foi pensado com o objetivo de responder uma dúvida sobre um assunto que é relacionado à nossa área de atuação. 

Dessa forma, conseguimos nos conectar com pessoas que possam ter interesse em criar um blog e que possam precisar dos nossos serviços para isso. Assim, esta é uma forma de atrair clientes de forma amigável, sem usar as características usuais de um texto publicitário.

Leia também: Por que investir em uma agência de marketing digital?

Isto acontece porque os blogs corporativos fazem parte de estratégias ainda maiores: o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

No geral, o grande objetivo de todas estas estratégias é o mesmo: atrair clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante. Ou seja, a proposta não é fazer uma promoção direta da marca; mas apresentar uma solução para um problema da persona.

5 motivos para incluir um blog corporativo no seu plano de marketing

Depois de entender o que é um blog corporativo, fica muito mais fácil perceber porque grandes empresas que cresceram no mundo digital adotaram esta estratégia. Como a Nubank, o iFood e a Uber, por exemplo.

Mas, se o sucesso destas empresas ainda não é suficiente para te convencer, listamos mais 5 motivos que revelam porque é tão importante incluir um blog corporativo no plano de marketing digital da sua empresa. Confira!

Construir autoridade da marca

Quando você quer adquirir um produto ou serviço, você quer adquirir de quem é referência no assunto, certo? Um blog corporativo é uma oportunidade para te posicionar como esta referência no seu mercado.

Isto porque ao escrever sobre situações relacionadas ao seu segmento de atuação, você demonstra conhecimento de causa. Ou seja, que realmente entende do assunto a ponto de conseguir oferecer soluções práticas e eficientes em um blog.

O resultado é que a sua marca conquista não apenas autoridade e credibilidade no mercado, mas, também a confiança do usuário. O que é fundamental para que ele possa percorrer a jornada de compra da sua empresa.

Ser encontrado no Google

O Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. O que representa mais de 90% do mercado de mecanismos de busca. Por isso, estar presente neste buscador já não é mais uma opção. Mas, uma necessidade.

A boa notícia é que o segredo para aparecer nos buscadores pode ser mais simples do que parece: blogs corporativos

Isto porque, quanto mais conteúdo tiver o seu portal, mais páginas indexadas ele terá nos mecanismos de pesquisa. Assim, se torna mais fácil encontrá-lo. E, consequentemente, ele receberá uma maior a quantidade de visitas.

? Dica: produzir um conteúdo relevante vai te ajudar a indexar mais páginas nos buscadores. Mas, para conquistar as primeiras posições do Google é preciso aliar esta produção à uma estratégia de SEO.

Facilitar o processo de vendas

Mesmo que um blog corporativo não seja visualmente publicitário, acredite: ele é uma excelente ferramenta para complementar o processo de vendas

Isto acontece porque as pessoas que chegam até o seu conteúdo estão interessadas em um assunto que é relacionado à sua empresa. Logo, podemos entendê-las como potenciais clientes.

Dessa forma, ao se posicionar como fonte de informação constante e de qualidade, o seu blog — e, consequentemente, a sua empresa — conquistam a confiança e a simpatia do usuário.

Assim, mesmo que ele ainda não esteja no momento de compra quando visitou o seu site pela primeira vez, ele certamente lembrará de você e da sua credibilidade quando chegar o momento de fechar o negócio.

Garantir tráfego permanente

Sites que investem em estratégias de marketing de conteúdo, como blogs, recebem 1,3 vezes mais visitas. Além de gerarem até 1,4 vezes mais leads do que aqueles que não investem.

E não acaba por aí! Ao contrário do que acontece quando deixamos de investir em anúncios, o tráfego vindo de um blog permanece enquanto a página existir. O mesmo vale para os links de indicação e a autoridade no Google relacionada a estas páginas.

Dessa forma, o site da sua empresa continuará recebendo visitas mesmo que, em um determinado momento, você deixe de fazer blogs. O que não recomendamos, é claro. Já que a constância de postagens é o segredo para conquistar resultados cada vez maiores.

Educar o público

Por fim, educar o público também é uma das grandes vantagens de ter um blog corporativo e um dos principais motivos pelo qual você deve investir em um.

Isto porque, a partir da criação de conteúdo você pode explorar problemas da sua persona que são solucionados pelo serviço que você oferece.

Podemos encaminhar este blog, por exemplo, para novos clientes da Agência Contato como uma maneira de despertar neles a importância de se investir nesta estratégia. 

E, mesmo assim, em nenhum momento precisamos vender diretamente o nosso serviço como agência de marketing de conteúdo. Mas, fizemos isso de maneira estratégica:

  1. Mostramos um problema: sua empresa pode estar recebendo menos tráfego do que poderia;
  2. Apresentamos uma solução: um blog corporativo é uma maneira de atrair mais visitantes qualificados para o seu site.

Coincidentemente — ou não ? — esta solução é um serviço oferecido pela Agência Contato. Então, caso o leitor esteja decidido a mudar esta situação, nós estaremos a um clique de distância para ajudá-lo.

Bônus: um blog corporativo pode ajudar a gerar leads!

Além de todas as vantagens que já vimos, um blog corporativo também pode te ajudar a conquistar o maior ativo da internet: os leads!

Resumidamente, um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa representada pelas informações sobre um potencial cliente. Como nome, profissão e e-mail para contato.

Geralmente, o usuário oferece estas informações para ter acesso a uma oferta de valor. Como um e-book ou uma consultoria. Nesse sentido, os blogs podem funcionar como caminho para direcionar o usuário para a landing page onde ele vai fornecer estas informações.

Um blog corporativo pode ajudar a gerar leads.
Como parte de uma estratégia de Inbound Marketing, um blog também pode ajudar a gerar leads.

A persona do nosso blog de hoje, por exemplo, é alguém que quer saber se vale a pena investir em um blog corporativo. Logo, podemos acreditar que ela tem interesse em aprender dicas sobre marketing digital.

Assim, se quiséssemos transformá-la em um lead, poderíamos encaminhá-la para um material ainda mais denso e que oferece outras dicas sobre o assunto:

Saiba mais: 158 dicas rápidas de Marketing Digital para começar a aplicar hoje [E-BOOK]

Além disso, outra opção para gerar leads com auxílio de blogs é por meio das newsletters. Nesse caso, você pode disponibilizar um campo de assinatura para o leitor deixar seu email e acompanhar os próximos posts. Como você pode ver logo no fim deste texto.

E aí, está pronto para começar um blog corporativo e transformar os seus resultados on-line? Então, fale agora com um consultor da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar nesta missão!

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