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9 de agosto de 2022

Por que é importante ter um site mobile friendly

Capa do Blog "Por que é importante ter um site Mobile Friendly?" com uma mulher segurando seu smartphone com as duas mãos e olhando para ele.
9 de agosto de 2022

Por que é importante ter um site mobile friendly

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No ano de 2021, 56% de todas as visitas de pesquisa do Google ocorreram por um dispositivo móvel. Por isso, ter um site mobile friendly é essencial! 

Isso quer dizer que, mais da metade das pessoas acessam a internet por um dispositivo móvel. Dessa forma, se sua página não é mobile friendly surge aí um grande problema, pois isso significa que você pode estar perdendo grande parte dos seus usuários. 

Continue com a gente que vamos te mostrar a importância de estar adaptado para receber esses usuários. Pegue o papel e a caneta e anote tudo! Vem conteúdo bom por aí 😉

O que é um site mobile friendly

Vimos anteriormente que ter um site mobile friendly é muito importante para manter os usuários. Mas afinal, o que é um site mobile friendly?

Sabemos que um computador é bem diferente de um dispositivo móvel, como por exemplo: a dimensão e disposição da tela, teclado, mouse, entre outros pontos. Além disso, alguns aparelhos possuem diferentes conexões e, todos esses pontos geram cenários distintos para os usuários. 

Dessa forma, a maneira como programamos nossos sites devem levar todas essas diferenças em consideração. Ou seja, uma página mobile friendly, otimizada para dispositivos móveis, é aquela que consegue rodar, sem maiores problemas, nos dispositivos móveis. 

Por que é importante ter um site otimizado para dispositivos móveis?

Listamos abaixo alguns pontos que mostram porque é importante ter um site otimizado para os dispositivos móveis. Como por exemplo:

  • Seu site vai posicionar melhor nas buscas;
  • Experiência do Usuário;
  • Menor taxa de rejeição;
  • A maioria dos usuários está no mobile;
  • Melhor conversão.

Vamos lá! 

Seu site vai posicionar melhor nas buscas

Quando uma página é mobile friendly, ela consegue melhorar a experiência do usuário. Já pensou em pesquisar algo em um site que não é mobile friendly? Ele é estruturado para desktop e trará muito incômodo para um usuário que está fazendo a busca pelo celular. 

Assim, o site passa a ter mais pessoas acessando e, dessa forma, tem mais destaques nas SERPs. 

O Mobile-First Index e o Page Experience, por exemplo, são fatores de ranqueamento. Segundo o Google, o Mobile-First funciona da seguinte forma:

“Ao aplicar a indexação que prioriza dispositivos móveis, o Google usa predominantemente a versão do conteúdo para esse tipo de dispositivo nos processos de indexação e classificação. Anteriormente, a indexação era feita com a versão para computador do conteúdo de uma página ao avaliar a relevância dela para a consulta de um usuário. Como a maioria dos usuários agora acessa a Pesquisa Google em dispositivos móveis, o Google rastreia e indexa principalmente as páginas de agentes de smartphones”. 

O Google possui alguns parâmetros para analisar se esse conteúdo está bem estruturado. 

Já o Page Experience é uma análise realizada pelo Google para verificar a experiência do usuário e, essa métrica é um dos fatores de ranqueamento. A UX leva em consideração alguns fatores como:

  • Tempo de carregamento; 
  • Responsividade da página; 
  • Uso de protocolo HTTPS; 
  • Ausência de anúncios intrusivos. 

Experiência do Usuário

Quando um site é otimizado e bem planejado, ele melhora muito a experiência do usuário. Por exemplo, é fundamental pensar no tamanho das imagens, visto que, imagens pesadas consomem muito o pacote de dados e, uma navegação que tenha proporcionado uma boa experiência faz com que o usuário não queira retornar ao site. 

Menor taxa de rejeição

Uma estatística liberada pelo Google constatou que 53% de todos os usuários mobile saem de um site quando ele demora mais de 3% para carregar.  

Quando um usuário não tem uma boa experiência por não conseguir navegar bem em um site, a taxa de rejeição aumenta. Por isso, otimizar o site para que ele funcione bem em dispositivos móveis ajuda para que a taxa de rejeição seja menor. 

A maioria dos usuários está no mobile

Como mencionamos no início do texto, cerca de 56% de todas as pesquisas realizadas no Google ocorrem por um dispositivo móvel. 

Além disso, em uma pesquisa realizada no ano de 2020, constatou que 58% dos internautas brasileiros acessam a web exclusivamente pelo celular. Essa pesquisa é tão importante que mudou até a forma com a qual o Google ranqueia as páginas.

Portanto, se a maioria dos usuários está no mobile, não se adaptar a esse modelo pode prejudicar muito seu negócio! 

Melhor conversão

Além dos fatores de UX, os sites mobile friendly também têm grande impacto no E-Commerce.

Mais de 84% da população faz compras online pelo smartphone, por isso, se seu site proporcionar uma boa experiência para o usuário, haverá um aumento na sua taxa de conversão. 

A taxa de conversão é, sem dúvida, menor quando o usuário não consegue localizar os botões de compra ou não consegue navegar com facilidade pela sua página. 

Quais as características de um site mobile friendly?

Para que um site seja considerado mobile friendly, ele precisa preencher alguns requisitos, como:

Facilidade na hora de navegar

Um site, quando bem estruturado, facilita a navegação do usuário. Isso acontece porque o usuário consegue encontrar o que ele precisa com facilidade. 

Para que isso seja possível, existem algumas práticas que podem facilitar a navegação, como: desativar os pop-up na versão mobile, pois raramente eles se adequam ao tamanho da tela. 

Além disso, é importante se atentar na hora de organizar os menus para torná-los fáceis de acessar, para que o usuário consiga chegar rapidamente onde ele precisa. 

Bom funcionamento em todas as telas 

Um site mobile friendly precisa se adaptar em computadores e também em dispositivos móveis, como por exemplo: smartphones e tablets. 

O conteúdo precisa ser planejado para funcionar bem desde a homepage até o layout. Isso pode ser alcançado através de um bom design e também com um site responsivo. 

Carregamento rápido 

Um site mobile friendly precisa ser rápido para carregar, para que não seja consumida uma grande quantidade dos dados móveis dos usuários. 

Como saber se meu site é mobile friendly?

Para saber se sua página é mobile friendly basta digitar ‘mobile friendly’ no Google e colocar a URL da página. Dessa forma, você conseguirá saber se a página é compatível com dispositivos móveis. 

Veja abaixo o teste da nossa agência:

Simmm, a Agência Contato é mobile friendly!! Veja abaixo como criar um site mobile friendly. 

Quer criar um site mobile-friendly?

Vimos como é importante ter um site mobile friendly, por isso, encontrar uma empresa que otimize seu site é muito importante, certo?

Faça Contato e converse com nossos especialistas, pois eles estão prontos para te ajudar no que for preciso! 

Gostou do nosso conteúdo? Tem muito mais no nosso blog, te vejo lá 😉 

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