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Gerar leads: tudo o que você preicsa saber para qualificar os clientes do seu negócio!!
31 de janeiro de 2022

Como começar a gerar leads para o seu negócio?

Gerar leads: tudo o que você preicsa saber para qualificar os clientes do seu negócio!!
31 de janeiro de 2022

Como começar a gerar leads para o seu negócio?

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No marketing digital, saber como gerar leads é uma estratégia indispensável para o sucesso de um negócio. E para quem ainda não está por dentro deste conceito, leads são clientes em potencial, que já demonstraram algum interesse no que a empresa tem a oferecer. 

Mas como esse interesse é demonstrado? Por que eles são tão fundamentais? Como impactam as vendas? E quais são as dicas para gerar leads para uma empresa? Todas essas informações você irá conferir ao longo deste artigo. Vamos lá? ? 

O que são leads?  

Leads são consumidores em potencial que oferecem algum dado pessoal para a empresa, como nome, e-mail ou telefone. Esses possíveis clientes fornecem essas informações por estarem interessados no serviço ou para receberem alguma recompensa.  

De modo geral, os leads são pessoas que já tiveram o primeiro contato com a empresa, com maiores chances de se tornar cliente da mesma.  

Desta forma, podemos encará-los como uma grande oportunidade de negócio. Afinal, estes consumidores já conhecem a empresa e, por isso, basta uma boa estratégia para que se convençam a consumir o que ela tem a oferecer. 

Qual a diferença entre um visitante e um lead?

Porém, apenas conhecer a empresa não é suficiente para convencer o consumidor a comprar nela. Esta é a diferença entre o visitante e um lead. 

Enquanto o visitante está apenas de passagem pelo site, o lead já demonstrou um entusiasmo maior no que a página tem a oferecer.

Por isso, a interação por parte do consumidor é fundamental para que se avalie o interesse do mesmo. Em geral, essa interatividade se dá por meio da oferta de dados por parte do cliente. Esta ação o qualifica como lead e o diferencia de um simples visitante.

Em suma, podemos dizer que o visitante possui apenas um contato superficial com a empresa, ao passo que o lead já está mais envolvido no processo de jornada de compra

O que é um lead qualificado?

Contudo, a geração de leads não é suficiente para fechar um negócio. O que vai determinar isso é se o consumidor de fato tem interesse no que está sendo ofertado. Por isso, há diferença entre o lead e o lead qualificado.

O lead qualificado é aquele com maior potencial de efetivar o consumo. Isso ocorre porque o perfil deste cliente, assim como suas necessidades, combinam com o que a empresa proporciona.

No entanto, isso não significa que apenas este tipo específico de consumidor irá efetuar a compra. Mas sim que eles tendem a se converter mais facilmente. 

O que é lead scoring?

Se existem tipos diferentes de leads, é necessário saber como classificar cada um deles. 

Para isso existe o lead scoring, um método que organiza os clientes em potencial por nível de engajamento.

Essa organização se dá por meio de pontos. Assim, os leads qualificados são os que obtêm maior pontuação nesta escala. Em contrapartida, aqueles que não atendem ao perfil da empresa ficam mais atrás.

Conhecer as características dos leads é fundamental para estabelecer um lead scoring. Também é importante saber até onde vai a curiosidade do cliente. Uma maneira de avaliar isso é saber não só se ele acessou o site, mas o seu comportamento dentro dele.

No fim das contas, o lead scoring é uma forma de estabelecer prioridades. Com esta técnica a equipe de marketing e vendas não precisará entrar aleatoriamente em contato com os consumidores. Assim é possível dar mais atenção a quem tem maior potencial de concluir o processo de vendas.

Por que é tão importante gerar leads?  

Agora que você já sabe o que são leads, está na hora de descobrir porque esta estratégia é fundamental para o seu negócio. Para começar, nem todo potencial cliente está disposto a consumir algo. Aliás, a maioria não está querendo comprar nada. Ao gerar leads, a empresa vai despertando este interesse do consumidor, o convencendo a se tornar, de fato, um cliente. 

Imã atraindo clientes em potencial para um negócio.
Gerar leads é uma estratégia importante no marketing digital.  

Com os dados coletados na geração de leads, a empresa cria um vínculo com o consumidor, pelo qual é possível avaliar o nível de interesse que cada um demonstra nos serviços e produtos oferecidos.  

Além disso, ao saber o perfil dos leads é possível criar uma estratégia de marketing que contemple estes clientes em potencial, individualizando os seus desejos e as suas necessidades. 

E como gerar leads?

De nada adianta saber a importância de gerar leads, se não souber táticas eficazes para alcançar este objetivo. Por isso, a empresa deve estar disposta a aplicar técnicas de Inbound Marketing no seu ambiente digital, para que assim mais consumidores sejam atraídos.

Em tradução literal, o Inbound Marketing significa “marketing de atração”. Esta metodologia consiste em táticas que atraem o cliente, despertando o interesse dele com a marca.  A partir disso, são os consumidores que entram em contato com a empresa, e não vice-versa como ocorre no marketing tradicional.

Em geral, a aplicação destes métodos são fundamentais para as empresas ampliarem sua presença digital e conseguirem a geração de leads qualificados. 

5 dicas para gerar leads qualificados

Sabendo o que são leads e a importância deles para uma estratégia de marketing digital bem sucedida, vamos a algumas dicas que irão te ajudar na geração de leads qualificados. 

Confira abaixo: ⬇

Defina sua persona  

Para começar a gerar leads qualificados, o ideal é que a empresa crie uma persona que reúna as principais características do seu público.  

E para quem não sabe, a persona é um personagem que representa o cliente ideal da empresa. Dessa forma, suas características se baseiam nos atributos dos clientes.  

Vamos a um exemplo? Uma empresa cuja maioria das clientes são mulheres solteiras, com filhos, acima dos 40 anos de idade e moradores de grandes centros urbanos, pode criar a seguinte persona: 

  • Nome: Maria Aparecida; 
  • Idade: 43 anos; 
  • Local: Belo Horizonte – MG. 
  • Estado civil: casada e mãe de 2 filhos. 

Pronto! Apesar da Maria Aparecida ser apenas uma representação fictícia, este perfil consegue contemplar diversos clientes da empresa.  

A criação da persona ajuda a organização a saber mais do perfil do cliente. Desta forma, é possível criar uma estratégia adequada para gerar leads

Crie conteúdo de qualidade  

Outra técnica que ajuda na geração de leads é a criação de conteúdo, mas não qualquer conteúdo. O ideal é a criação de materiais de qualidade, que agreguem algo ao possível consumidor. Afinal, o cliente está exposto a milhões de informações e, por isso, é preciso saber de destacar. 

Logo, focar na qualidade, no que é diferente e no  que traz valor tem muito mais eficácia para gerar leads. Mas atenção: criar conteúdo não é apenas falar sobre a empresa e seus serviços, mas apontar coisas que o cliente pode estar interessado em saber. 

Ofereça materiais ricos 

Dando continuidade as dicas para gerar leads qualificados, é importante que a empresa não se contente em oferecer qualquer coisa em troca dos dados dos clientes. O melhor é oferecer um material rico, para que o consumidor se sinta atraído. 

Entre estes materiais podemos citar e-books, planilhas e outros conteúdos que podem contribuir na vida e na rotina do cliente.

Atualmente está muito em alta oferecer este conteúdo mais elaborado por meio das landing pages, uma página criada justamente para esse objetivo.

Otimize seu conteúdo para SEO 

Para gerar leads é importante que as pessoas acessem o site da empresa. Afinal, ninguém se torna cliente do que não conhece. 

Certamente uma das estratégias mais eficazes para divulgar materiais online é fazer com que o Google ache o conteúdo de forma fácil. Mas para que isso seja possível é necessário investir em serviços de SEO.

O SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca). Ela nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajudam a deixar um site bem posicionado nas páginas de busca. 

Ao aplicar estratégias de SEO, uma página tende a ficar bem colocada, atraindo mais usuários da rede. Assim, cria-se uma oportunidade de apresentar a empresa para pessoas interessadas no assunto, que podem se converter em consumidores. 

Entre as técnicas mais utilizadas de SEO, sem dúvida, estão a utilização de palavras chaves, a criação de conteúdos relevantes e a elaboração de um texto fácil de ler

Transforme clientes em promotores

Além de atrair novos possíveis consumidores, também é importante que a empresa mantenha uma ótima relação com os clientes já convertidos. Este vínculo, além de proporcionar uma fidelização do consumidor, irá fazê-lo virar um promotor da marca. 

Ao transformar clientes em promotores, o negócio ganha uma propaganda eficaz. Isso porque a opinião positiva de alguém que já consumiu um produto é muito relevante para a credibilidade da empresa.

Para que isso aconteça é importante que eles tenham a melhor experiência possível. Investir em bom atendimento, resolver problemas de forma rápida e eficaz e ouvir o que o cliente tem a dizer são estratégias fundamentais para a manutenção da credibilidade de um negócio.

Coiote, personagem do Loney Tunes, com imã amarrado na barriga.
Agora você já sabe como gerar leads qualificados para a sua organização!

Esperamos que com o texto de hoje você tenha entendido como gerar leads é importante para qualquer estratégia de marketing digital. Agora, se você quer saber mais sobre o assunto, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato. ?

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