O Google é responsável por mais de 50% de todo o tráfego da internet. Por isso, estar na primeira página de resultados deste buscador é fundamental para garantir tráfego orgânico para o seu site. E, para conquistar este espaço, é preciso investir ao máximo em técnicas de SEO.
O termo é a sigla para “Search Engine Optimization”. Ou seja, otimização para motores de busca. Assim, podemos entender o SEO como um conjunto de estratégias de otimização de conteúdo para melhorar o posicionamento de um site ou página nos buscadores.
Se considerarmos que o primeiro resultado de pesquisa tem uma taxa de cliques orgânicos média de 32%, fica claro o quanto conquistar este espaço pode impactar diretamente no fluxo de visitantes do seu site.
Além disso, esta também é uma oportunidade para garantir mais visibilidade e autoridade para a marca. O que pode se converter em geração de leads e oportunidades de negócio.
Ficou interessado em começar a trabalhar técnicas de SEO no site da sua empresa? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ajudar a dar os primeiros passos em direção a uma estratégia de sucesso.
5 passos para aumentar seu tráfego com técnicas de SEO
Existem várias técnicas de SEO que podem contribuir para a estratégia de marketing digital e ajudar a aumentar o tráfego de uma página on-line. Por isso, entendemos que pode ser difícil saber por onde começar a aplicar esta estratégia.
Mas, para te ajudar nesta tarefa, separamos as principais otimizações que vão te ajudar a começar a melhorar os seus resultados com o algoritmo do Google. Confira!
Selecione palavras-chave estratégicas
Uma boa pesquisa de palavras-chave é uma das principais técnicas de SEO e o primeiro passo na jornada em busca das primeiras posições do Google e do aumento do tráfego de um site.
Isto porque elas vão indicar quais termos referentes ao seu nicho os usuários costumam pesquisar mais. Assim, você poderá otimizar o seu conteúdo para atender esta intenção de busca.
Neste cenário, é importante ressaltar que existem dois tipos de palavras-chave:
- Palavras-chave de cauda curta ou short tails;
- Palavras-chave de cauda longa ou long tail.
As short tails são termos mais genéricos e representam buscas que ainda estão no topo do funil de vendas. É o que acontece com o termo “marketing digital”, por exemplo.
Esta palavra-chave recebe mais de 300 mil buscas todos os meses no Google. Mas, uma pessoa que pesquisa apenas por “marketing digital” pode estar procurando por diversas coisas: cursos, livros, agências, dicas etc.
Já as long tails, são termos mais específicos e com um volume de busca menor. Geralmente, relacionadas ao meio e ao fundo de funil. Por isso, embora sejam menos pesquisadas, representam uma oportunidade de ser encontrado por alguém que já sabe o que precisa.
O termo “agência de Marketing Digital em Belo Horizonte”, por exemplo, recebe apenas 40 buscas mensais. Entretanto, é uma pesquisa focada e uma oportunidade clara de fechar um negócio com alguém que já está interessado no serviço
Cada uma dessas palavras-chave representa um momento diferente da jornada de compra do usuário. Por isso, é preciso distribuir o conteúdo entre long e short tails que sejam estratégicas para o seu negócio.
Aposte no marketing de conteúdo
De maneira geral, o marketing de conteúdo se baseia na ideia de produzir conteúdo relevante para o usuário e fazer com que ele venha até você ao invés de investir recursos para chegar até ele.
Esta é uma estratégia fundamental para atrair mais tráfego orgânico, porque grande parte das pesquisas feitas no Google são informacionais. Ou seja, pessoas que querem encontrar alguma informação que as ajude a resolver um problema.
E a melhor maneira para oferecer esta solução é justamente essa: apostar no marketing de conteúdo! Mais especificamente nos blogs corporativos otimizados com técnicas de SEO.
Portanto, na hora de escrever um texto para seu blog, selecione uma palavra-chave estratégica e trabalhe um conteúdo original e que realmente responda à intenção de busca do usuário e às dores da persona.
Além disso, vale também explorar as técnicas de SEO para redação. Como:
- Utilizar a palavra-chave no título;
- Escrever frases curtas;
- Dividir o conteúdo em tópicos;
- Negritar termos importantes;
- Utilizar listas, gráficos ou tabelas para facilitar a leitura.
Os algoritmos dos motores de buscas extraem tudo que há de relevante em um texto na hora de selecionar os conteúdos que vão ocupar as primeiras posições. Dessa forma, é fundamental oferecer a melhor resposta possível para a dúvida do usuário.
Tenha URLs amigáveis
Quando você quer que alguém vá até a sua casa é importante oferecer o melhor ambiente possível para a pessoa, certo? O mesmo acontece na internet. O visual, o texto e até mesmo a URL de um site precisam ser amigáveis para que as pessoas se sintam atraídas a visitá-lo.
No caso das URLs, elas devem explicar de maneira clara o conteúdo disponível na página. Supomos que aqui, no blog da Agência Contato, fosse escrito um texto sobre estratégias de marketing que empresas podem aplicar durante o natal.
Uma URL não amigável seria aquelas geradas automaticamente pelo site. Como, por exemplo, www.agenciacontato.com.br/blog/arquivo.ewq?id=1&ref=497. Nestes casos, as URLs causam a sensação de spam e afastam o público do seu texto.
Já uma URL amigável seria objetiva ao indicar o caminho da página dentro do site e o objetivo do conteúdo. Como, no nosso caso hipotético, www.agenciacontato.com.br/blog/marketing-e-vendas/marketing-no-natal.
Percebeu a diferença? Escolher uma URL estratégica para o seu conteúdo é mais uma das técnicas de SEO que são fáceis de colocar em prática e que podem gerar ótimos resultados.
Garanta uma boa velocidade de carregamento
Outro fator importante para rankear uma página entre as primeiras posições do Google é a velocidade do seu carregamento. Isto porque a maioria dos usuários não têm paciência para esperar por muito tempo.
Uma pesquisa apontou que 3 entre 4 usuários dão feedbacks negativos para páginas que demoram mais de 4 segundos para carregar completamente. Por isso, é essencial incluir a velocidade entre as prioridades da sua estratégia.
Para testar a velocidade de carregamento do seu site, o Google oferece uma plataforma chamada PageSpeed Insights. Lá, é possível analisar um relatório detalhado sobre velocidade e desempenho para que você possa encontrar oportunidades de melhoria.
Otimize seu site para dispositivos móveis
Hoje em dia, a maioria das pessoas acessam a internet diretamente pelo celular. O que significa que grande parte do tráfego on-line vem de dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o seu site seja otimizado para versão mobile.
Inclusive, há alguns anos, o Google atualizou seu algoritmo para priorizar sites que são otimizados para dispositivos móveis. Dessa forma, se o seu objetivo é aparecer no topo dos motores de busca, este é um critério essencial.
Nesse caso, é preciso investir em uma alteração no código do site para criar um layout responsivo. Ou seja, que adapte os elementos visuais e textuais do site a qualquer formato de tela sem prejudicar a experiência do usuário.
? Dica: Para isso, é importante contar com o suporte de uma equipe especializada em criação de sites.
Bônus: como fazer SEO On Page nas páginas do seu site?
Apesar dos blogs serem uma das principais fontes de tráfego, as outras páginas do seu site também podem — e devem — ser otimizadas com técnicas de SEO para conquistarem uma boa colocação nos buscadores.
Nesse contexto, o SEO On Page são todas as estratégias de melhoria feitas dentro do site. Como uso de palavras-chave, títulos, tags, otimização de imagens e muito mais.
A seguir separamos algumas das principais otimizações que você deve ficar atento para realizar em todas as suas páginas. Seja de blog ou e-commerce. Confira!
Escolha uma palavra-chave única para cada página
Um dos maiores erros que podem diminuir o tráfego de um site é a canabalização de palavras-chave. Ou seja, quando mais de uma página possui como foco o mesmo termo de pesquisa.
Dessa forma, a empresa concorre consigo mesma nos motores de busca. E, convenhamos: com tantas empresas competindo no mercado, disputar um mesmo espaço com você mesmo é, sem dúvidas, uma péssima ideia!
Por isso, escolha uma palavra-chave única para cada página do seu site. Assim, será mais fácil conseguir se posicionar para diferentes pesquisas do Google e obter resultados mais relevantes e numerosos.
Utilize heading tags
Um livro dividido em capítulos e sessões é muito mais fácil de ler do que aqueles que possuem toneladas de textos sem nenhuma divisão, certo? A mesma coisa acontece com os textos da internet.
Por isso existem as heading tags. Elas servem para hierarquizar o conteúdo, organizar as informações e facilitar a sua leitura. Em outras palavras, as heading tags são os subtítulos e os tópicos. E, no texto SEO, elas são representadas pelas siglas H1, H2, H3…
Nesse sentido, é importante que exista um único H1 por página. Que deve ser o título do artigo. Por exemplo, no início deste texto, seguimos esta organização:
- H1: Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site;
- H2: 5 Passos para aumentar seu tráfego com técnicas de SEO;
- H3: Selecione palavras-chave estratégicas.
Nesta estrutura, o H2 inicia um novo tópico na discussão e os H3 são os itens que se relacionam a este tópico.
Dessa forma, utilizando este recurso e inserindo a palavra-chave no H1 e em alguns H2, o material fica mais escaneável tanto para o algoritmo dos motores de busca quanto para os usuários.
Use texto alternativo para imagens
Vivemos em uma época multimídia. Portanto, a utilização de imagens e outros recursos visuais no corpo do texto não é mais apenas uma opção para deixar a leitura mais fluída e agradável. É uma das principais estratégias para melhorar o rankeamento.
Entretanto, não basta apenas inserir a imagem na página. É preciso otimizá-la com técnicas de SEO. E isso começa desde a nomeação do arquivo da imagem.
? Não salve mais as suas imagens com o nome “imagem 01”. Nomeie o arquivo com termos relacionados à palavra-chave do seu texto separando-os com “-” ou “_” e sem utilizar sinais gráficos, como acentos e cedilha.
Além disso, inclua também um texto alternativo para a imagem dentro do conteúdo. Ele é uma descrição da imagem que pode ser utilizada caso ela não carregue completamente. Ou em casos de dispositivos adaptados com acessibilidade para deficiente visuais.
Tudo isto é fundamental para indexar a imagem ao Google Imagens para pesquisas feitas nessa subdivisão da plataforma. O que é mais uma possibilidade para captar tráfego para o seu site.
Por fim, lembre-se de utilizar imagens leves e arquivos com tamanhos reduzidos. Isso vai colaborar para a velocidade de carregamento da sua página.
Faça títulos SEO e meta descriptions atrativas
Por fim, a forma como a sua página aparece nos resultados do Google precisa chamar a atenção para que o usuário tenha interesse em acessar o site. E, para isso, é necessário trabalhar um título SEO e uma meta description que mostrem o valor do conteúdo.
De maneira geral, o título SEO é aquele que aparece diretamente no Google. Assim, ele não precisa ser necessariamente igual ao título original da sua postagem. Principalmente porque existe um limite de caracteres.
O mais importante é que ele esteja alinhado ao conteúdo interno da página e que seja rápido e atrativo. Além disso, é importante conter a palavra-chave e que ela esteja sempre mais à esquerda, para ser a primeira coisa que o usuário leia.
Vamos a um exemplo?
- “Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site” é o título do texto que você está lendo. Ele é mais completo e explica com detalhes o que você vai encontrar durante o texto.
- “Técnicas de SEO: aumente o tráfego do seu site em 5 passos” é o título SEO desta postagem. A palavra-chave está mais à esquerda e as informações são mais concisas e chamativas.
Já a meta description é uma pequena descrição que vem logo abaixo do título SEO. Ela serve para apresentar um breve resumo do que o conteúdo apresenta e convencer o usuário a clicar naquele link.
Dessa forma, para melhores resultados, escreva este texto utilizando as famosas técnicas de gatilhos mentais da publicidade. Isso porque essas estratégias vão atrair o público-alvo com mais facilidade e eficiência.
Cuidado com o Black Hat!
Utilizar as técnicas de SEO do jeito certo vai ajudar os seu textos a terem mais visualizações e mais engajamento. Entretanto, você deve tomar cuidado para não aplicar essas estratégias de forma errada e cometer o que conhecemos com black hat SEO.
O black hat é uma forma questionável de otimização. Isto porque, ela é uma maneira de tentar enganar os algoritmos do Google para conquistar as primeiras posições. Neste caso, o foco não está em entregar um conteúdo de valor, mas apenas em rankear.
O black hat acontece principalmente da utilização em excesso das palavras-chaves, do uso de spam em comentários e do cloacking SEO. Que serve para exibir para as pessoas um conteúdo diferente daquele que é apresentado para os buscadores.
Entretanto, além de não ser uma conduta ética, esta atitude prejudica a experiência do usuário e até mesmo o seu próprio site. E isso acontece porque os usuários vão chegar até o seu conteúdo, perceber que ele não é o que parece e voltar à página de resultados do buscador.
Esta atitude, somada às atualizações constantes do Google, indica aos algoritmos que existe algo errado naquela publicação. Assim, eles poderão identificar a tentativa de fraude e aplicar punições que podem levar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.
Agora que você já leu esse texto e sabe como dar os primeiros passos para aplicar técnicas de SEO e potencializar o tráfego do seu site, acesse o blog da Contato e confira outras dicas para decolar a sua estratégia de marketing digital! ?