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Técnicas de SEO: aumente o tráfego do seu site em 5 passos
25 de novembro de 2021

5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site

Técnicas de SEO: aumente o tráfego do seu site em 5 passos
25 de novembro de 2021

5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site

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O Google é responsável por mais de 50% de todo o tráfego da internet. Por isso, estar na primeira página de resultados deste buscador é fundamental para garantir tráfego orgânico para o seu site. E, para conquistar este espaço, é preciso investir ao máximo em técnicas de SEO.

O termo é a sigla para “Search Engine Optimization”. Ou seja, otimização para motores de busca. Assim, podemos entender o SEO como um conjunto de estratégias de otimização de conteúdo para melhorar o posicionamento de um site ou página nos buscadores.

Se considerarmos que o primeiro resultado de pesquisa tem uma taxa de cliques orgânicos média de 32%, fica claro o quanto conquistar este espaço pode impactar diretamente no fluxo de visitantes do seu site.

Além disso, esta também é uma oportunidade para garantir mais visibilidade e autoridade para a marca. O que pode se converter em geração de leads e oportunidades de negócio.

Ficou interessado em começar a trabalhar técnicas de SEO no site da sua empresa? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ajudar a dar os primeiros passos em direção a uma estratégia de sucesso.

5 passos para aumentar seu tráfego com técnicas de SEO

Existem várias técnicas de SEO que podem contribuir para a estratégia de marketing digital e ajudar a aumentar o tráfego de uma página on-line. Por isso, entendemos que pode ser difícil saber por onde começar a aplicar esta estratégia.

Mas, para te ajudar nesta tarefa, separamos as principais otimizações que vão te ajudar a começar a melhorar os seus resultados com o algoritmo do Google. Confira!

Selecione palavras-chave estratégicas

Uma boa pesquisa de palavras-chave é uma das principais técnicas de SEO e o primeiro passo na jornada em busca das primeiras posições do Google e do aumento do tráfego de um site.

Isto porque elas vão indicar quais termos referentes ao seu nicho os usuários costumam pesquisar mais. Assim, você poderá otimizar o seu conteúdo para atender esta intenção de busca.

Neste cenário, é importante ressaltar que existem dois tipos de palavras-chave: 

  • Palavras-chave de cauda curta ou short tails;
  • Palavras-chave de cauda longa ou long tail.

As short tails são termos mais genéricos e representam buscas que ainda estão no topo do funil de vendas. É o que acontece com o termo “marketing digital”, por exemplo. 

Esta palavra-chave recebe mais de 300 mil buscas todos os meses no Google. Mas, uma pessoa que pesquisa apenas por “marketing digital” pode estar procurando por diversas coisas: cursos, livros, agências, dicas etc.

Volume de buscas para o termo marketing digital: 301.000
Quanto maior o volume de buscas para uma palavra-chave, maior também é a concorrência para ela.

Já as long tails, são termos mais específicos e com um volume de busca menor. Geralmente, relacionadas ao meio e ao fundo de funil. Por isso, embora sejam menos pesquisadas, representam uma oportunidade de ser encontrado por alguém que já sabe o que precisa.

O termo “agência de Marketing Digital em Belo Horizonte”, por exemplo, recebe apenas 40 buscas mensais. Entretanto, é uma pesquisa focada e uma oportunidade clara de fechar um negócio com alguém que já está interessado no serviço

Volume de busca para o termo agência de marketing digital em BH: 40
Geralmente, quanto menor o volume de buscas, mais específica é a oportunidade de negócio.

Cada uma dessas palavras-chave representa um momento diferente da jornada de compra do usuário. Por isso, é preciso distribuir o conteúdo entre long e short tails que sejam estratégicas para o seu negócio. 

Aposte no marketing de conteúdo

De maneira geral, o marketing de conteúdo se baseia na ideia de produzir conteúdo relevante para o usuário e fazer com que ele venha até você ao invés de investir recursos para chegar até ele.

Esta é uma estratégia fundamental para atrair mais tráfego orgânico, porque grande parte das pesquisas feitas no Google são informacionais. Ou seja, pessoas que querem encontrar alguma informação que as ajude a resolver um problema.

E a melhor maneira para oferecer esta solução é justamente essa: apostar no marketing de conteúdo! Mais especificamente nos blogs corporativos otimizados com técnicas de SEO.

Portanto, na hora de escrever um texto para seu blog, selecione uma palavra-chave estratégica e trabalhe um conteúdo original e que realmente responda à intenção de busca do usuário e às dores da persona

Além disso, vale também explorar as técnicas de SEO para redação. Como:

  • Utilizar a palavra-chave no título;
  • Escrever frases curtas;
  • Dividir o conteúdo em tópicos;
  • Negritar termos importantes;
  • Utilizar listas, gráficos ou tabelas para facilitar a leitura.

Os algoritmos dos motores de buscas extraem tudo que há de relevante em um texto na hora de selecionar os conteúdos que vão ocupar as primeiras posições. Dessa forma, é fundamental oferecer a melhor resposta possível para a dúvida do usuário.

Tenha URLs amigáveis

Quando você quer que alguém vá até a sua casa é importante oferecer o melhor ambiente possível para a pessoa, certo? O mesmo acontece na internet. O visual, o texto e até mesmo a URL de um site precisam ser amigáveis para que as pessoas se sintam atraídas a visitá-lo.

No caso das URLs, elas devem explicar de maneira clara o conteúdo disponível na página. Supomos que aqui, no blog da Agência Contato, fosse escrito um texto sobre estratégias de marketing que empresas podem aplicar durante o natal. 

Uma URL não amigável seria aquelas geradas automaticamente pelo site. Como, por exemplo, www.agenciacontato.com.br/blog/arquivo.ewq?id=1&ref=497. Nestes casos, as URLs causam a sensação de spam e afastam o público do seu texto.

Já uma URL amigável seria objetiva ao indicar o caminho da página dentro do site e o objetivo do conteúdo. Como, no nosso caso hipotético, www.agenciacontato.com.br/blog/marketing-e-vendas/marketing-no-natal.

Técnicas de SEO: URL amigável
Uma URL amigável deixa a sua página mais agradável e confiável aos olhos dos usuários.

Percebeu a diferença? Escolher uma URL estratégica para o seu conteúdo é mais uma das técnicas de SEO que são fáceis de colocar em prática e que podem gerar ótimos resultados.

Garanta uma boa velocidade de carregamento

Outro fator importante para rankear uma página entre as primeiras posições do Google é a velocidade do seu carregamento. Isto porque a maioria dos usuários não têm paciência para esperar por muito tempo.

Uma pesquisa apontou que 3 entre 4 usuários dão feedbacks negativos para páginas que demoram mais de 4 segundos para carregar completamente. Por isso, é essencial incluir a velocidade entre as prioridades da sua estratégia.

Para testar a velocidade de carregamento do seu site, o Google oferece uma plataforma chamada PageSpeed Insights. Lá, é possível analisar um relatório detalhado sobre velocidade e desempenho para que você possa encontrar oportunidades de melhoria.

Otimize seu site para dispositivos móveis

Hoje em dia, a maioria das pessoas acessam a internet diretamente pelo celular. O que significa que grande parte do tráfego on-line vem de dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o seu site seja otimizado para versão mobile.

Inclusive, há alguns anos, o Google atualizou seu algoritmo para priorizar sites que são otimizados para dispositivos móveis. Dessa forma, se o seu objetivo é aparecer no topo dos motores de busca, este é um critério essencial.

Nesse caso, é preciso investir em uma alteração no código do site para criar um layout responsivo. Ou seja, que adapte os elementos visuais e textuais do site a qualquer formato de tela sem prejudicar a experiência do usuário.

? Dica: Para isso, é importante contar com o suporte de uma equipe especializada em criação de sites

Bônus: como fazer SEO On Page nas páginas do seu site?

Apesar dos blogs serem uma das principais fontes de tráfego, as outras páginas do seu site também podem — e devem — ser otimizadas com técnicas de SEO para conquistarem uma boa colocação nos buscadores.

Nesse contexto, o SEO On Page são todas as estratégias de melhoria feitas dentro do site. Como uso de palavras-chave, títulos, tags, otimização de imagens e muito mais.

A seguir separamos algumas das principais otimizações que você deve ficar atento para realizar em todas as suas páginas. Seja de blog ou e-commerce. Confira!

Escolha uma palavra-chave única para cada página

Um dos maiores erros que podem diminuir o tráfego de um site é a canabalização de palavras-chave. Ou seja, quando mais de uma página possui como foco o mesmo termo de pesquisa.

Técnicas de SEO: cuidado com a canibalização de palavras-chave
A canabilização de palavras-chave pode atrapalhar o seu rankeamento nos mecanismos de busca da Internet.

Dessa forma, a empresa concorre consigo mesma nos motores de busca. E, convenhamos: com tantas empresas competindo no mercado, disputar um mesmo espaço com você mesmo é, sem dúvidas, uma péssima ideia!

Por isso, escolha uma palavra-chave única para cada página do seu site. Assim, será mais fácil conseguir se posicionar para diferentes pesquisas do Google e obter resultados mais relevantes e numerosos.

Utilize heading tags

Um livro dividido em capítulos e sessões é muito mais fácil de ler do que aqueles que possuem toneladas de textos sem nenhuma divisão, certo? A mesma coisa acontece com os textos da internet.

Por isso existem as heading tags. Elas servem para hierarquizar o conteúdo, organizar as informações e facilitar a sua leitura. Em outras palavras, as heading tags são os subtítulos e os tópicos. E, no texto SEO, elas são representadas pelas siglas H1, H2, H3

Nesse sentido, é importante que exista um único H1 por página. Que deve ser o título do artigo. Por exemplo, no início deste texto, seguimos esta organização:

  • H1: Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site;
  • H2: 5 Passos para aumentar seu tráfego com técnicas de SEO;
  • H3: Selecione palavras-chave estratégicas.

Nesta estrutura, o H2 inicia um novo tópico na discussão e os H3 são os itens que se relacionam a este tópico. 

Dessa forma, utilizando este recurso e inserindo a palavra-chave no H1 e em alguns H2, o material fica mais escaneável tanto para o algoritmo dos motores de busca quanto para os usuários. 

Use texto alternativo para imagens

Vivemos em uma época multimídia. Portanto, a utilização de imagens e outros recursos visuais no corpo do texto não é mais apenas uma opção para deixar a leitura mais fluída e agradável. É uma das principais estratégias para melhorar o rankeamento.

Entretanto, não basta apenas inserir a imagem na página. É preciso otimizá-la com técnicas de SEO. E isso começa desde a nomeação do arquivo da imagem. 

? Não salve mais as suas imagens com o nome “imagem 01”. Nomeie o arquivo com termos relacionados à palavra-chave do seu texto separando-os com “-” ou “_” e sem utilizar sinais gráficos, como acentos e cedilha.

Além disso, inclua também um texto alternativo para a imagem dentro do conteúdo. Ele é uma descrição da imagem que pode ser utilizada caso ela não carregue completamente. Ou em casos de dispositivos adaptados com acessibilidade para deficiente visuais.

Tudo isto é fundamental para indexar a imagem ao Google Imagens para pesquisas feitas nessa subdivisão da plataforma. O que é mais uma possibilidade para captar tráfego para o seu site.

Por fim, lembre-se de utilizar imagens leves e arquivos com tamanhos reduzidos. Isso vai colaborar para a velocidade de carregamento da sua página.

Faça títulos SEO e meta descriptions atrativas

Por fim, a forma como a sua página aparece nos resultados do Google precisa chamar a atenção para que o usuário tenha interesse em acessar o site. E, para isso, é necessário trabalhar um título SEO e uma meta description que mostrem o valor do conteúdo.

De maneira geral, o título SEO é aquele que aparece diretamente no Google. Assim, ele não precisa ser necessariamente igual ao título original da sua postagem. Principalmente porque existe um limite de caracteres.

O mais importante é que ele esteja alinhado ao conteúdo interno da página e que seja rápido e atrativo. Além disso, é importante conter a palavra-chave e que ela esteja sempre mais à esquerda, para ser a primeira coisa que o usuário leia.

Vamos a um exemplo? 

  • Conheça 5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site” é o título do texto que você está lendo. Ele é mais completo e explica com detalhes o que você vai encontrar durante o texto.
  • Técnicas de SEO: aumente o tráfego do seu site em 5 passos” é o título SEO desta postagem. A palavra-chave está mais à esquerda e as informações são mais concisas e chamativas.

Já a meta description é uma pequena descrição que vem logo abaixo do título SEO. Ela serve para apresentar um breve resumo do que o conteúdo apresenta e convencer o usuário a clicar naquele link.

SEO title e meta description
O SEO title e a meta description são a primeira impressão que o usuário tem do seu site. Portanto, precisam ser chamativos.

Dessa forma, para melhores resultados, escreva este texto utilizando as famosas técnicas de gatilhos mentais da publicidade. Isso porque essas estratégias vão atrair o público-alvo com mais facilidade e eficiência. 

Cuidado com o Black Hat!

Utilizar as técnicas de SEO do jeito certo vai ajudar os seu textos a terem mais visualizações e mais engajamento. Entretanto, você deve tomar cuidado para não aplicar essas estratégias de forma errada e cometer o que conhecemos com black hat SEO.

O black hat é uma forma questionável de otimização. Isto porque, ela é uma maneira de tentar enganar os algoritmos do Google para conquistar as primeiras posições. Neste caso, o foco não está em entregar um conteúdo de valor, mas apenas em rankear. 

O black hat acontece principalmente da utilização em excesso das palavras-chaves, do uso de spam em comentários e do cloacking SEO. Que serve para exibir para as pessoas um conteúdo diferente daquele que é apresentado para os buscadores.

Entretanto, além de não ser uma conduta ética, esta atitude prejudica a experiência do usuário e até mesmo o seu próprio site. E isso acontece porque os usuários vão chegar até o seu conteúdo, perceber que ele não é o que parece e voltar à página de resultados do buscador.

Esta atitude, somada às atualizações constantes do Google, indica aos algoritmos que existe algo errado naquela publicação. Assim, eles poderão identificar a tentativa de fraude e aplicar punições que podem levar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.

Agora que você já leu esse texto e sabe como dar os primeiros passos para aplicar técnicas de SEO e potencializar o tráfego do seu site, acesse o blog da Contato e confira outras dicas para decolar a sua estratégia de marketing digital! ?

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