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7 de outubro de 2020

Black Hat: as técnicas que podem esconder o seu site no Google

7 de outubro de 2020

Black Hat: as técnicas que podem esconder o seu site no Google

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Você já aplicou alguma técnica de Black Hat SEO no site da sua empresa? Já entrou em um link otimizado com essa prática? Não sabe do que eu estou falando? Então continue lendo esse post, porque nesse texto você vai entender melhor essa técnica, quais são as punições para essa prática e, o melhor, como evitá-la. 

O que é Black Hat?

Assim como nas técnicas de SEO, o Black Hat tenta otimizar seu conteúdo, a fim de conquistar um bom rankeamento nos buscadores on-line, gerando maior tráfego dentro da página, de uma forma relativamente rápida. No entanto, essas técnicas são questionáveis, e nem mesmo o Google aprova seus métodos. 
 
Visando somente conquistar o topo dos resultados das ferramentas de busca, o Black Hat não se importa com a qualidade do conteúdo apresentado ao usuário, nem tão pouco com a qualidade de sua experiencia no site.  Geralmente não apresentam um bom planejamento e buscam, incessantemente, maneiras de “passar a perna” nos buscadores. 

Essa técnica representa todas as práticas antiéticas que vão contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. E, apesar de apresentar bons resultados à primeira vista, em logo prazo não são eficientes e podem prejudicar seu negócio de maneira definitiva. 

Por que o Black Hat é prejudicial?

Ao entrar em um buscador, como o Google, e pesquisar sobre um determinado assunto, você encontra, logo nos primeiros resultados, um link atrativo, que aparenta ser capaz de sanar todas as suas dúvidas. Mas ao entrar na página, percebe que o site não apresenta um conteúdo bacana. Pelo contrário, é cheio de palavras repetitivas e textos sem relevância. O que você faria? 

Fecharia a página imediatamente e procuraria outro site? Pois é, eu também. 

Exatamente por isso que técnicas como o Black Hat não são indicadas. É quase como um efeito dominó: você não é honesto com o usuário, quebrando a confiança dele e tornando impossível sua fidelização. Com isso, o usuário perde o interesse na sua marca e deixa a página do site. Consequentemente, isso aumenta o seu número de bounce rate, ou seja, a taxa de rejeição da sua página. 

Como se já não fosse ruim o suficiente, o Google é capaz de identificar esse tipo de prática, prejudicando toda a sua ação de Marketing Digital, o que torna inviável o planejamento de ações solidas envolvendo os clientes. 

11 técnicas para esconder o seu site e jamais ser encontrado

Não é preciso alertar que o uso das técnicas a seguir não é indicado, certo?! Como dito anteriormente, são antiéticas e podem prejudicar sua empresa de maneira definitiva. 

A lista a seguir é uma maneira de informá-lo, para que não faça algo similar por acidente no futuro. Então, não pegue papel e caneta e confira as principais táticas de Black Hat

 
1. Doorway Pages

Como o próprio nome diz, essa técnica é frequentemente utilizada como uma “porta de entrada” para conteúdos, muitas vezes considerados maliciosos. Essa tática consiste no uso de palavras-chave para criar páginas otimizadas, que redirecionam os usuários para outro endereço quando visitadas. 

2. Keyword Stuffing

É basicamente o uso exagerado de palavras-chave no seu conteúdo. Por exemplo, você cria uma página sobre canetas e, simplesmente acaba escrevendo a palavra em todo lugar, na tentativa de chamar a atenção do usuário. Então o seu site ficaria: “caneta; canetas; caneta azul; venda de canetas…”; toda essa anáfora não atrai público algum, só serve para fazer com que seu conteúdo seja confundido com um spam – e nós não queremos isso. 

3. LinkFarm 

Todos os participantes geram links entre si, para melhorar a classificação de todos os sites. É literalmente uma “fazenda de links”. 

Eles apresentam o mesmo conteúdo de todos os outros sites, mas estão cheios de links para páginas sem relevância, então identificar sites que ainda utilizam LinkFarm não é uma tarefa muito difícil. 

4. Conteúdo Duplicado 

Já ouviu falar na frase: “nada se cria, tudo se copia”? Ela ilustra bem a técnica que vamos falar agora. Copiar conteúdos não só implica em questões éticas, mas também são facilmente identificados pelos algoritmos dos buscadores on-line.  

Ao publicar um conteúdo duplicado em sua página, ele será identificado e devidamente penalizado, tornando a técnica totalmente ineficaz. 

5. Cloaking 

Assim como no Doorway Pages, essa tática também visa manipular os resultados. A diferença é que, neste caso, a operação é realizada por meio de robôs do mecanismo de busca.  

Nessa técnica, um conteúdo será exibido para os usuários e outro conteúdo será exibido para os buscadores. Portanto, é possível ocultar dos robôs de busca quaisquer elementos que tornem as páginas desqualificadas para o ocupar uma boa posição no ranking. Ou seja, mesmo que a qualidade e a relevância sejam baixas para o usuário, provavelmente boas classificações podem ser obtidas – mas, não por muito tempo. 

6. Comprar Links 

A não ser que você use a tag nofollow ou sponsored, a compra de links não é indicada pelo Google.  

A tag significa que você não tem intenção de utilizar o link negociado para se classificar. Caso contrário, a técnica é considerada uma Black Hat e pode gerar severas punições. Por isso, fique atento aos seus atributos de follow, nofollow e  sponsored, ok?! 

7. PBN – Private Blog Networks 

Tem como objetivo criar vários sites e/ou blogs só para poder criar vários backlinks para o site principal. Com isso, você não precisa esperar que alguém crie um link para o seu site. 

Os sites disponíveis na rede costumam ter boas permissões online, pois são domínios antigos que expiraram, voltaram ao mercado e foram adquiridos para esse fim. Apesar de existirem empresas dedicadas somente a isso, é necessário ter cuidado. 

8. Conteúdo Oculto

Essa técnica consiste em ocultar qualquer conteúdo para o usuário. Por exemplo, deixar heading tags, palavras, imagens, quaisquer itens invisíveis, ocultos ou escondidos atrás de outro elemento da página. 

Ou seja, consiste em entregar um conteúdo para o buscador e deixá-lo oculto para o usuário ao entrar na página. Isso é o resultado de uma estratégia feita apenas para robôs e não para pessoas. 

9. Link Wheels 

Consiste em uma roda de páginas que tenha link para a uma mesma página principal. 

Por exemplo: uma página aponta para duas páginas, sendo uma a principal e outra secundária. Esta página secundária repete o processo, apontando para a página principal e uma secundária. Esse ciclo se repete várias vezes, formando uma roda.  

Além disso, essa página principal ainda pode apontar para outra página principal, criando assim uma roda que passa a autoridade entre as páginas infinitamente, já que estão todas interligadas, e ainda dá mais relevância para uma principal. 

Dessa forma, o tráfego gerado permanecerá o mesmo, para que o site principal domine e, consequentemente, ocupe sempre uma posição importante no ranking de buscadores, como o Google. 

10. Blog Spam 

Essa prática tem o objetivo de aumentar seu pagerank com comentários irrelevantes em blogs ou fóruns, acompanhados de diversos links. Mas, hoje em dia, com a criação da tag nofollow e com tags em comentários, as UGC, que indica aos robôs dos mecanismos de busca que esse link não possui nenhuma autoridade, essa técnica se tonou obsoleta. 

Porém, se aplicada corretamente, com coerência e relevância para o tema abordado no blog, pode ser capaz de gerar tráfego e, quem sabe, até mesmo ajudar na geração de leads para sua página.  

11. SEO Negativo 

Por último, mas não menos importante, temos o SEO negativo. Essa técnica inclui o fornecimento de análises negativas em sites concorrentes, a fim de descredibilizar uma outra empresa. É possível até mesmo geral links de baixa qualidade, conhecidos como links tóxicos, apontando para sites concorrentes, impondo aos mecanismos de busca, penalidades sob essas empresas

Mas, o Google fornece fermentas para controlar essa prática, por exemplo: você pode denunciar esses links e remover qualquer vínculo com eles. Ainda estarão lá, mas não prejudicarão seu site. 

Punição do Google para Black Hat 

O peso das penalidades que o Google pode impor é relativo a cada caso. Porém normalmente se baseiam em: restrição no posicionamento de novos conteúdos, redução do tráfego orgânico, redução de PageRank e queda de posições no ranking de resultados. Tá bom ou quer mais? 

Se você já sofreu alguma punição, que considera injusta de alguma forma, sua única opção é identificar o problema e otimizar seu site com um conteúdo de alta qualidade. O Google reconhece as alterações e volta atrás nas punições. Mas fique em alerta! Além de todas essas penalidades, ainda existe a possibilidade do banimento do site, então não abuse da sorte. 

Agora que você já sabe o que é Black Hat SEO, quais são suas principais técnicas e o peso das punições por usá-las, acredito que queira ficar longe delas, certo? 

Usar as técnicas SEO corretamente, sem dúvidas é mais trabalhoso e exige dedicação, mas os resultados valem a pena evita os transtornos dos quis falamos aqui. 

Comece a otimizar o seu site de maneira correta. Entre em contato conosco e inicie uma estratégia que realmente funciona, sem oferecer riscos para sua empresa.  

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