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Os benefícios do e-commerce para lojas físicas
14 de maio de 2021

Os benefícios do e-commerce para lojas físicas

Os benefícios do e-commerce para lojas físicas
14 de maio de 2021

Os benefícios do e-commerce para lojas físicas

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Se você é empreendedor(a), precisa manter-se em constante atualização sobre tudo o que acontece no mercado. Atualmente a tendência é a migração do processo de compra e venda para sites no meio digital. Para te ajudar nessa mudança, o blog de hoje explica como o e-commerce potencializa as vendas, cria autoridade e fortalece a comunicação com os seus clientes!  

Um estudo da E-bit|Nielsen, empresa de mensuração e análise de dados, revela que, em 2021, as vendas online continuarão crescendo. O levantamento estipula que o e-commerce deve crescer 26% no Brasil, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. 

Acompanhe nossa conversa e descubra como aplicar as estratégias corretas para a sua loja virtual e quais benefícios você alcançará.  

Por que devo trazer minha loja física para o e-commerce?

O comércio eletrônico, denominado e-commerce, refere-se aos negócios onde as relações de compra e venda acontecem por meio de uma ferramenta online.  

Por isso, se você está pensando que um e-commerce envolve apenas a criação de um site, por exemplo, está enganado(a)! Na verdade, trata-se de uma estrutura de funcionamento, marketing e relacionamento voltada para o digital.  

Ou seja, a dinâmica básica de venda, atendimento, automações de finanças e de estoque e também a parte de comunicação passa por uma digitalização integral.  

Ah! Vale ressaltar que lojas virtuais e e-commerce são coisas diferentes! A loja virtual é o canal principal para as vendas, mas não pode ser considerado o todo.  

Assim, as redes socais, o e-mail marketing e outros meios que conduzem a jornada de compra do cliente também são considerados canais do e-commerce. 

Mas, afinal, por que trazer a sua loja física para o e-commerce? Essa é a pergunta que você deve estar fazendo e, claro, que te trouxe aqui.  

Por isso, listamos 5 benefícios que as lojas virtuais proporcionam ao seu empreendimento!  

Além disso, compartilhamos algumas dicas para você já aplicar a partir de agora. Confira a seguir.  

1) Facilidade para começar

Sem dúvidas, o baixo investimento financeiro é uma das vantagens e um dos atrativos do e-commerce para qualquer segmento de atuação e perfil de negócio.  

Para iniciar uma empresa, sabemos que é necessário investir determinada quantia. E isso se torna um problema para os (as) empreendedores que não têm o valor estipulado para direcionar à infraestrutura, aos colaboradores e aos serviços ou produtos 

Portanto, para quem está começando agora e desejar expandir ou solidificar o seu negócio sem precisar gastar, está na hora de apostar no e-commerce.  

Com o fluxo de vendas que será obtido, o empreendimento se tornará sustentável em um intervalo de tempo menor. 

2) Maior alcance

Com certeza, você deve estar acompanhado ou, ao menos, já ouviu falar sobre como a pandemia de Covid-19 transformou o perfil de consumo dos clientes

Nesse momento tão desafiador, os canais online têm sido cruciais para manutenção da venda de serviços e produtos.  

É importante ter em mente que a tendência de compra online já é uma realidade e veio para ficar! Elabore o seu planejamento estratégico nesse sentido. 

O perfil dos seus leads, apesar de apresentar características comuns, também tem suas particularidades.  

Se você tem apenas a loja física e os clientes só podem efetuar compras presencialmente, aqueles que preferem conhecer o produto, finalizar a compra e fazer a retirada na loja ou receber em casa serão perdidos. Com o tempo, migrarão para os concorrentes, e seu público ficará restrito!  

Além dessa vantagem de opções de compra e variedade de canais, o e-commerce possibilita vendas em todo o território nacional, alcançando novos públicos.  

Somadas a isso, as ações de Marketing Digital, como SEO e gestão de tráfego,  podem alavancar esses resultados, ao direcionar os potenciais leads para as plataformas de compra.  

3) Funcionamento em tempo integral  

O clássico horário comercial também é flexibilizado com a criação de lojas virtuais! O seu negócio pode estar aberto e disponível 24 horas.  

Os clientes podem até efetuar vendas de forma autônoma e realizar o pagamento sem a necessidade de atendimento humano.  

Além de aumentar o número de vendas, com os catálogos digitais dos produtos a um clique, os usuários tornam-se mais independentes!  

Mas, claro, também podem interagir com o atendimento publicitário, tirar  dúvidas e conhecer melhor a sua empresa. 

Ações como anúncios e campanhas publicitárias também podem ser realizadas de forma online, nos dias e horários ideias para o que seu público consiga acompanhar.  

4) Informações mais claras e completas sobre os produtos

Como explicamos, uma loja virtual democratiza e facilita o acesso às informações sobre o seu negócio e sobre os seus produtos e serviços.  

Sabe aquelas dúvidas e informações técnicas que só poderiam ser tratadas no ato presencial da compra? Agora podem estar detalhadas nos canais digitais do e-commerce!  

Nos sites, por exemplo, é possível destinar uma parte à apresentação da empresa, outra ao catálogo de produtos e, por fim, uma última às formas e aos canais de atendimento ao cliente. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, isso significa uma experiência positiva e agregadora ao cliente! 

Significa também a possibilidade de formar uma verdadeira rede de relacionamento em torno da sua marca, gerando publicidade espontânea dos clientes satisfeitos.  

Ah! Não se esqueça de investir em itens básicos de Marketing Digital para vendas online nesse momento, como:  

  • identificação dos valores da marca; 
  • identidade visual; e 
  • layout organizado e objetivo.  

5) Maior reconhecimento de marca

Você sabia que 97% dos consumidores realizam pesquisas online antes de comprar?  

É o que informa a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

A conclusão do estudo é importantíssima para o sucesso do seu empreendimento: quem não tem presença digital, não é visto nem encontrado! 

Por isso, produzir conteúdo na internet para a sua marca e ter um e-commerce são estratégias que transformam a visibilidade e a autoridade da empresa dentro do seu segmento.  

É navegando pela internet que os clientes potenciais encontram informações sobre o seu produto ou serviço, seja pela recomendação de outros usuários, seja pelas  publicações patrocinadas, seja pelo tráfego orgânico

Além disso, como a qualidade não basta para se diferenciar dos concorrentes atualmente, o perfil da sua loja virtual pode transmitir a experiência da sua marca para os clientes!  

Essa questão da experiência é o fator-chave para diferenciar a sua loja virtual das demais lojas no mercado.  

Um e-commerce possibilita que você aumente as suas vendas

Pense no seguinte: se você constrói autoridade, nutre a relação com os clientes e divulga bem seus produtos e serviços nas redes sociais, a consequência é atrair mais leads. 

Bingo! Suas vendas aumentarão significativamente por meio do e-commerce!  

Sem a limitação do espaço físico, o número de clientes e de atendimentos podem ser escalados. A parti daí, com mais verba em caixa, os investimentos são redirecionados, e o seu negócio se expande!   

Agora que você já sabe a importância das lojas virtuais para qualquer negócio, continue navegando pelo nosso blog. Confira nossa conversa sobre os 3 melhores investimentos para atrair clientes!  

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