Skip to content
Porque anunciar no facebook Ads mudará o seu negócio
2 de março de 2021

Porque anunciar no Facebook Ads mudará o seu negócio

2 de março de 2021

Porque anunciar no Facebook Ads mudará o seu negócio

Navegue por tópicos

A internet transformou o relacionamento dos usuários e clientes com as marcas e empresas. Ter presença digital é obrigatório para ter visibilidade e, consequentemente, desenvolver as vendas da sua empresa.  

Atualmente, o Facebook é a maior rede social da atualidade com 3 bilhões de usuários ativos por mês. Depois desta informação, surge a pergunta: por que não anunciar no Facebook? 

Ao identificar o seu público-alvo, o Facebook Ads, ou Face Ads para os íntimos, surge como um ótimo instrumento para anunciar um serviço ou produto.  

Saiba agora como como utilizar essa ferramenta e alavancar a sua estratégia de marketing digital.  

O que é o Facebook Ads? 

O Facebook Ads é a plataforma de criação de anúncios do Facebook que são exibidos do próprio Facebook, Instagram ou sites parceiros da sua rede de display. 

Nos anúncios você pode utilizar imagens e vídeos de seus produtos por exemplo, explorando os diversos de tipos de anúncios e suas finalidades. 

Além disso, é possível também segmentar cada anúncio de acordo com o perfil do usuário divulgando para as pessoas certas segundo critérios como: localização, sexo, faixa etária, dentre outros. 

Você potencializa as chances de clientes qualificados e, assim, gera um número maior de conversões. 

Como essa ferramenta pode ajudar a sua estratégia de marketing digital? 

Como parte de uma estratégia de Marketing Digital, anunciar no Facebook passa a ser extremamente rentável pois seu público e as ações do seu negócio são direcionadas.  

Por dois motivos principais, o Facebook Ads revela ser uma das mídias pagas mais eficientes do mercado: primeiro pelo amplo público usuário da rede e, em segundo, pelo alto poder de segmentação e formatos das campanhas, não se limitando apenas aos textos.  

É possível realizar testes dos anúncios, mensurar os resultados e replicar os melhores.  

Mas antes, para entenderemos como gerenciar a estratégia, é necessário decifrar o algoritmo. 

Como o algoritmo do Facebook funciona? 

Já observou que as publicações que chegam até você no Facebook fazem parte do seu estilo de vida, da sua cadeia de amigos e até mesmo refletem o seu posicionamento político? Isso acontece por causa dos algoritmos: a partir de alguns fatores ele interpreta e traduz os conteúdos relevantes para você e entrega na sua timeline! 

Para isso, o algoritmo conta com algumas variáveis para manter você numa bolha de conteúdo, assuntos e pessoas do seu círculo. Algumas delas são: 

  • O que você curte; 
  • Com quem você interage; 
  • O que você compartilha; 
  • Em que páginas você deixa comentários; 
  • Os perfis que você segue. 

É claro que no Facebook e no Instagram não seria diferente e é este algoritmo que cria a necessidade de você investir em anúncios no Facebook. 

No início do Facebook e depois também no Instagram, as publicações apareciam no seu feed de forma cronológica. Em seguida, para gerar mais receita, o feed foi monetizado e passou a atender aos critérios de relevância.  

Um exemplo simples mostra como o algoritmo passou a responder: mesmo que você siga determinada pessoa ou página, seu perfil só terá contato com as publicações dela se você demonstrar interesse pelo conteúdo por meio de curtidas, comentários e outras interações. Ou seja, três fatores são primordiais:  

  1. Temporalidade:  o Instagram ainda leva em consideração o quão recente uma imagem é;  
  1. Engajamento: a média de comentários e curtidas, especialmente em seus momentos iniciais, faz com que um post seja priorizado ou não;  
  1. Relacionamento: a rede prioriza os posts das contas com as quais o usuário mais engaja, via comentários, curtidas, mensagens ou buscas. 

Perfis pessoais e comerciais 

A partir de 2016, o algoritmo do Facebook passou a fazer a distinção de perfis pessoais e comerciais. Com isso, perfis de empresas foram penalizados com a redução drástica do alcance das publicações, forçando a realização dos impulsionamentos no Facebook para atingir visibilidade.  

Lembrando que os anúncios no Facebook só podem ser realizados por empresas, assim como outras funções muito interessantes para negócios são disponíveis para este tipo de conta, a exemplo do dashboard de métricas e estatísticas. 

Apenas alcance orgânico não basta 

Quando um usuário curte a sua página, comenta uma publicação ou preenche um formulário sem a influência de algum anúncio, chamamos isso de “ação orgânica”. 

Segundo o Facebook, existem 40 milhões de páginas de pequenas empresas ativas na plataforma. Ou seja, diariamente temos uma explosão de conteúdos de atualizações, artigos, produtos circulando pela rede.  

Estudos indicam que, em alguns casos, uma publicação pode ser exibida apenas para 5% dos seguidores de uma página. É por isso que a maior parte dos posts (sem patrocínio) não vão ter um alcance satisfatório. 

Ou seja, pequena parte dos resultados nas redes sociais é orgânico. Sim, você precisa sim anunciar no Facebook para ter bons resultados, o Facebook Ads é a melhor solução. É um mecanismo de apoio e ampliação do alcance orgânico.  

É por isso que uma marca não pode confiar apenas em resultados orgânicos para desenvolver a sua estratégia nas redes sociais, seja de curto ou longo prazo.  

Facebook Ads não é só para o Facebook! 

Isso, mesmo! Como já dissemos, ao contrário do que o nome pode indicar, a ferramenta não é exclusiva para anúncios divulgados no Facebook: o Instagram também entra aqui. 

Como a mídia faz parte do conglomerado de Mark Zuckerberg desde 2012, o Instagram também foi para o gerenciador de anúncios.  

Embora a estratégia de publicidade seja próxima, vale prestar atenção nas particularidades de cada rede social para definir o formato, a linguagem e o público, por exemplo.  

O Facebook Ads pode ser a solução para superar e melhorar o alcance orgânico

Um outro diferencial do Face Ads é que qualquer empresa pode realizar anúncios e aumentar as vendasNão importa o seu faturamento, existe ao menos uma possibilidade de anúncio para a sua realidade. 

Impulsionando os seus conteúdos com uma estratégia sólida, o problema e a limitação do alcance orgânico começam a ser é resolvido: a visibilidade aumenta, o engajamento sobe e as conversões, consequentemente, vêm.  

Direcionamento de anúncios para usuários relevantes 

Todos os usuários do Facebook depositam diariamente na rede social informações chave sobre suas personalidades, desejos e comportamento.  

São esses dados que o Facebook utiliza para direcionar anúncios aos seus usuários e que você irá usar também para aplicar a sua estratégia!  

As opções de direcionamento que você irá encontrar são: 

  • Localizações: Direciona anúncios para pessoas com base em localizações. Exemplo: país, estado, província, cidade, distrito congressional, CEP ou código postal. 
  • Idade: Direciona anúncios para pessoas de uma faixa etária. 
  • Gênero: Direciona anúncios para mulheres, homens ou pessoas de todos os gêneros. 
  • Idiomas: Direciona anúncios para usuários de determinados idiomas. 
  • Direcionamento detalhado: Inclui ou exclui pessoas de um público com base em critérios como dados demográficos, interesses e/ou comportamentos. 
  • Conexões: Inclui ou exclui pessoas do público com base em conexões com Páginas, aplicativos ou eventos. 

Conhecendo e estudando bem o público do seu negócio, as possibilidades de segmentação apresentadas pela plataforma são muitas e probabilidade de realizar um anúncio focalizado se torna muito maior. 

Mensuração dos resultados 

Sabe aquela dificuldade de coletar e analisar os dados das redes sociais? Então, o desafio de medir e até mesmo interpretar os resultados também é superado com os anúncios nas redes sociais. Isso porque o Facebook Ads possui uma série de métricas e indicadores que mostrarão se a sua ação está sendo bem executada.  

Saiba quantas pessoas visitaram sua página, quantas acessaram o seu site e inclusive quantas ligações e mensagens que você recebe vieram do Instagram ou Facebook. 

Por meio do Pixel do Facebook você também pode monitorar ações dentro do seu site e ter acesso a inúmeras outras informações, tudo isto a partir desta ferramenta.  

Investimento acessível 

Como dissemos anteriormente, não importa o tamanho do seu negócio, pequenas empresas também podem anunciar no Facebook Ads.  

Qualquer valor pode ser investido por você na plataforma, daí a facilidade. Porém, é importante lembrar que existem tipos de campanhas que precisam de um valor mínimo para ser realizada e que, com um orçamento reduzido, o alcance dos seus anúncios será proporcional.  

Por isso, para os impulsionamentos no Facebook, existem duas opções de programação dos seus investimentos: 

  • Orçamento diário: aquele valor diário escolhido por você para manter os anúncios ativos. Esta estratégia é ideal para campanhas com data de início e término ou sem fim prévio.  
  • Orçamento da campanha: um valor total definido para investir na campanha. Uma opção ideal para quem possui um valor limitado para trabalhar. 

Formas de cobrança 

Para a cobrança de seus anúncios no Facebook Ads existem duas opções: Boleto ou Cartão de crédito. Assim, você pode ter a liberdade de escolher o que melhor atende à sua empresa. 

Se optar pelo cartão de crédito é necessário que você delimite um valor mensal para que não haja surpresas na fatura do seu cartão.  

Vários objetivos de campanha 

Mais do que começar a produzir as peças publicitárias, é preciso visualizar o nicho de mercado e saber avaliar qual o tipo de conteúdo é mais indicado naquele momento. 

O primeiro passo então é estabelecer o foco da sua campanha. Ele vai influenciar diretamente na construção do anúncio e, claro, no sucesso dele.  

  • Conversão: campanhas e anúncios voltados para a promoção de vendas, seja na loja online ou física do negócio.  
  • Tráfego: busca levar o usuário pouco qualificado para um local onde ele possui mais informações sobre o seu produto ou serviço direcionando o tráfego já existente nas redes sociais para outros canais (landing page, aplicativo, blog, site, perfil no Instagram)  
  • Vendas no catálogo:  também chamado de anúncios dinâmicos, a proposta de venda de catálogo realiza diferentes ofertas com base na disponibilidade no estoque e atualização dos produtos da marca. 
  • Mensagens:  campanhas voltadas para a interação dos usuários com a marca pelo Messenger ou WhatsApp para fazer perguntas adicionais ou enviar uma solicitação de compra, por exemplo.  
  • Alcance: são campanhas veiculadas para o maior número de usuários possível (dentro do seu público-alvo e do seu orçamento) 
  • Geração de cadastros: também focado na geração de leads para a marca através do preenchimento de algum cadastro com contato. O diferencial é que todos os dados do formulário são preenchidos dentro da plataforma, apresentando alto poder de conversão.  
  • Envolvimento: são campanhas usadas para melhorar a performance dos anúncios, conseguindo mais engajamento nas publicações via reações, comentários, compartilhamento, etc.  

Para te ajudar a visualizar, pense em algumas perguntas básicas e tenha a resposta na ponta da língua, ok?! É importante saber o que deseja alcançar para escolher o objetivo ideal. 

  • Por que você deseja lançar esta campanha? 
  • O que você espera alcançar?  
  • O que você deseja que as pessoas que vejam o seu anúncio façam? 

Variedade e Tipos de anúncios 

Após definir o seu objetivo com esta estratégia de marketing, o segundo passo é escolher qual o melhor tipo de anúncio do Facebook. Isso é fundamental para alcançar os resultados esperados em uma campanha paga. 

Com base nisso, vamos aos tipos de anúncios disponíveis no Face Ads:  

Anúncio de Vídeo 

Com grande poder de atração e apelo, os vídeos são umas das estratégias essenciais de marketing digital que devem fazer parte das ações de qualquer marca. Você pode aplicar em lançamentos de produtos ou divulgação de materiais físicos por exemplo.  

Anúncio de Imagem 

Um dos anúncios mais utilizados pela praticidade de configuração, só fique atento aos parâmetros de uso das imagens na plataforma para não sofrer penalizações. 

Coleção 

Formato ideal para quem deseja anunciar produtos ou serviços especificamente para o mercado mobile, gerando engajamento através da união de vídeo e imagem a partir da experiência do usuário 

Carrossel 

Anúncio popular entre os empreendedores que apostam na divulgação de vários produtos em um único anúncio, modificando apenas o nome e valor, por exemplo. Outra possibilidade é usar o formato desse anúncio para exibir uma imagem panorâmica.  

Apresentação multimídia 

Reúne som, imagens e textos para contar uma história exclusiva. Geralmente este tipo de anúncio de Facebook é estruturado para rodar melhor através de smartphones e tablets. 

Experiência Instantânea 

Outro modelo totalmente direcionado ao mercado mobile. As propagandas são criadas utilizando o catálogo de fotos e detalhes dos seus produtos já existentes. A diferença é a seguinte: com a otimização, a experiência instantânea direciona os anúncios para um público com mais chance de consumir o produto ou serviço. 

Anúncios de geração de cadastros 

Focado para a demanda comercial de geração de leads qualificados a partir de uma landing page, só que dentro da rede social. Construa a campanha para uma página de captura, pense em um texto chamativo, imagem estratégica e foque nas perguntas certas para atrair leads de valor. 

Ofertas 

São os anúncios padrões para realizar as vendas diretas. Curtidas, comentários e interações fazem parte do processo de funil de venda neste tipo de anúncio.  

Seu público está no Facebook e no Instagram 

A ferramenta do Face Ads também engloba anúncios no Instagram. Dependendo do perfil e do segmento do seu negócio, grande parte dos leads e conversões podem vir dos anúncios na plataforma do Instagram.   

Muitas marcas têm apostado neste tipo de venda online para manutenção e expansão do empreendimento no mundo digital. Critérios como faixa etária, gênero, área de atuação comercial, influenciam diretamente nesta avaliação.  

Investigar o comportamento do seu público e do seu ramo são ainda mais importantes quando falamos de anúncios.  

Ainda assim, seja qual for a sua escolha para o anúncio, não se esqueça que o público do Instagram é um pouco menos amplo. Atualmente são 69 milhões de usuários brasileiros ativos na rede.  

Alto poder de segmentação do público 

Os públicos personalizados no Facebook Ads trazem uma grande vantagem: é a sua empresa que determina e delimita o segmento dos usuários direcionados aos anúncios.   

Na seção de Públicos no Gerenciador de Anúncios é possível criar 3 tipos de segmentações de público no Facebook Ads: 

  • Público personalizado: são visitantes ou clientes que já tiveram contato com a marca e fazem parte do perfil da empresa na rede social. É possível segmentar este público e direcionar os anúncios!  
  • Público semelhante: conhecido como Lookalikeeste tipo de segmentação localiza novas pessoas com características similares aos públicos que se interessam pela empresa.  
  • Público Salvo: a partir dos públicos personalizados ou semelhantes mais usados, esta segmentação pode ser favoritada e utilizada para anúncios futuros.  Assim, também é possível filtrar o público dos anúncios, incluindo ou excluindo pessoas. Inclusive, o próprio Facebook da oferece algumas sugestões baseado nos públicos já criados. 

Captação de leads 

Um dos principais objetivos do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Nada melhor para isso do que unir presença online + anúncios do Face Ads para atrair oportunidades, ou melhor, leads.  

Entendendo em qual etapa do funil de vendas seus leads estão, com a visibilidade gerada pelo alcance pago, persona definida e segmentação dos anúncios, o resultado é um alto fluxo de leads qualificados, aqueles interessados realmente no seu negócio. 

Seja para convertendo em vendas ou captando novos usuários, com a geração de leads é possível avaliar ao interesse dos visitantes, a jornada de compra, e conversão, criando e ajustando as estratégias.  

Resultado além das vendas 

Agora vamos parar para pensar: quais os resultados para além das vendas que o Face Ads proporciona às empresas?  

Com certeza três deles são reais e falam diretamente com o público da sua marca

  • Construção de autoridade: ter uma posição de referência e sólida faz toda a diferença, o público que consome sua marca produtos saberá que a sua empresa é a referência naquele segmento. 
  • Conhecimento dos usuários, leads e clientes: identificar a etapa onde eles estão no funil de vendas, criar um relacionamento e nutrir os leads para alavancando os resultados da sua empresa.  
  • Visibilidade: presença digital, confiabilidade, contato fluido com os clientes potencializam a marca. 

Remarketing  

Para fechar com chave de ouro: você pode até não saber o que significa a palavra  Remarketing, mas convive com ela o tempo todo ao utilizar a internet! 

Remarketing é atingir pessoas que já demonstraram interesse na sua marca, mas por algum motivo não converteram.  

Um exemplo clássico disso é quando você entra em uma loja virtual de roupas, por exemplo, vê aquela blusinha, sai do site, e aí a blusinha começa a te perseguir. Você rola e o feed é lá está a blusinha que você viu no site. Abriu o stories e, adivinhe quem aparece novamente? Isso mesmo, a blusinha.  
 

No Facebook Ads, conseguimos fazer remarketing de quem visitou um site ou alguma página deste site. Assim, aumentamos a taxa de conversão e as vendas. 

10 motivos para anunciar no Facebook Ads 

Já deu para ver que os benefícios do anúncio no Facebook são muitos, vamos ao checklist então:  

  1. Aumento no alcance das publicações 
  1. Precisão na segmentação do público 
  1. Variedade de formatos e mídias 
  1. Mensuração de resultados  
  1. Retorno sobre o investimento mesmo com pouca verba 
  1. Interação com o público 
  1. Atração de novos clientes  
  1. Conhecimento personalizado do público  
  1. Acessibilidade e baixo custo financeiro 
  1. Visibilidade e autoridade para a marca  

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre anúncios no Facebook e a plataforma Facebook Ads. Sabemos que, para algumas pessoas, tudo ainda possa parecer um pouco confuso e difícil, por isso, você e sua empresa podem contar com os serviços da Agência Contato.  

Quais foram as suas dúvidas? Fale com a gente. E ah, compartilhe o conteúdo com outras pessoas!  

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress