O Marketing digital surgiu junto com a internet, por volta dos anos 90. Mas internet era diferente do que conhecemos hoje. Se hoje nós temos redes sociais e lugares onde expressar nossas opiniões, no inicio de tudo a realidade era outra. As pessoas acessavam a rede de computadores, mas não podiam interagir e tudo funcionava como um sistema de busca. A criação de conteúdo era limitada.
No inicio o Marketing Digital era muito parecido com o Marketing tradicional, a comunicação era feita pelas empresas e não tinha interação entre os dois.
O que é?
Mas finalmente o que é o Marketing Digital? Podemos dizer que o Marketing Digital são todas as atividades que uma empresa, ou alguém, executa no meio online para criar relacionamentos, negócios e identidade de marca. Existem várias estratégias no Marketing Digital que auxiliam no alcance dos objetivos desejados, algumas delas são Inbound Marketing, o SEO e o Marketing de Conteúdo.
Vantagens
É possÃvel ter comunicação entre empresas e consumidores de forma rápida e, na maioria das vezes, de forma instantânea com o Marketing digital. A sua comunicação pode ser mais efetiva, já que é possÃvel ter elementos especÃficos para a segmentação da sua mensagem. A segmentação vai além do básico como idade, sexo e dados geográficos. Você pode direcionar sua comunicação por idioma, faixa salarial, trabalho, interesses, dispositivos de acesso, etc.
Outro trunfo é que é muito mais fácil mensurar os resultados no Marketing Online. É muito simples mensurar o sucesso da sua estratégia e tomar decisões futuras para a sua comunicação. E é incrÃvel saber que tudo isso ainda tem um potencial muito maior com o acelerado avanço tecnológico na área digital, principalmente na área mobile.
Veja um artigo detalhado sobre o Marketing Digital aqui.