O funil de vendas é muito importante para aumentar os resultados do seu negócio. Ele é um modelo estratégico que desenha a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio ou ação pretendida.
É muito semelhante a um caminho que o cliente percorre até a concretização da venda. O processo do funil de conduzir o seu possÃvel cliente do momento em que ele toma ciência de um produto ou serviço da sua empresa até o fechamento do negócio.
O processo de compra acontece em etapas. Durante a jornada o cliente passar por vários momentos que mostram a sua proximidade de compra. Tudo começa quando ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, depois acontece uma pesquisa sobre o produto ou serviço, a compra é realizada e depois vem a recomendação do produto.
Um cliente que acabou de descobrir o seu produto tem menos chances de compra que aquele que já leu sobre ele e a sua empresa. O nÃvel de interesse e conhecimento do cliente é o que forma as etapas do funil de vendas.
As Etapas
São três as etapas que formam o funil, são elas: topo, meio e fundo. Agora iremos conhecer cada uma delas:
Topo do Funil
Essa é a etapa do conhecimento e descoberta do seu produto. Até então o cliente não conhecia nem a própria necessidade ou problema. Eles não estavam procurando nenhum produto. Mas é no primeiro contato com você que ele irá conhecer a necessidade e estudar sobre você e seu produto.
Neste momento você deve fornecer conteúdos que ajudem os seus visitantes a entender o problema. Dessa maneira, ele irá procurar você quando houver alguma dúvida.
Meio do Funil
Quando o cliente reconhece o problema, ele passa para a segunda etapa do funil. O cliente agora sabe que tem aquela demanda, agora ele quer resolver aquele problema e esse é o momento em que você vai apresentar dicas e técnicas para ajudar.
Nesta etapa você deve oferecer conteúdo que deixe claro que o seu objetivo é ajudar e não vender o seu produto de qualquer maneira. Assim cresce a confiança entre você ele.
Fundo do Funil
Agora o cliente já sabe que tem um problema, conhece soluções para ele e precisa tomar a decisão definitiva. Se você seguir corretamente as outras etapas, o cliente já sabe que seu produto é confiável.
Este é o momento de mostrar que você é a escolha certa. Ele irá fazer comparações com outras marcas e produtos. Se você produziu conteúdos de qualidade em suas redes sociais e blogs, certamente o cliente irá optar pelo seu produto ou serviço.
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