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Qual é a rede social ideal para a minha empresa
13 de abril de 2021

Qual é a rede social ideal para a minha empresa?

13 de abril de 2021

Qual é a rede social ideal para a minha empresa?

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Essa é a dúvida que te trouxe até aqui, não é mesmo? As estratégias de Marketing Digital têm permitido às empresas alcançar novos públicos, atrair consumidores e construir autoridade para as marcas.  

Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, os hábitos digitais mudaram significativamente. Agora os brasileiros passam diariamente cerca de duas horas e 31 minutos conectados às redes sociais.  

Mas afinal, entre tantas opções como Instagram, LinkedIn e Facebook, qual a melhor rede social para o crescimento do seu negócio?  

Neste guia, você vai entender o impacto das redes sociais na sua empresa e descobrir qual rede é a ideal para você. Continue conosco! 

Por que as redes sociais são importantes para o seu negócio?  

Vamos direto ao assunto. As redes sociais têm revolucionado a comunicação das marcas e se transformaram em um meio de conquistar seu o público-alvo. Como fazem isso? É graças a 3 aspectos fundamentais:  

  1. produção de conteúdo relevante para o público;  
  1. interatividade permanente com os consumidores; e  
  1. acesso rápido à informação sobre os produtos ou serviços.  

presença digital é um conceito indispensável e que veio para ficar, independentemente da área de atuação do seu negócio. Clientes e leads precisam encontrar as marcas no mundo online e identificar o proposito e autoridade das empresas. Quem não é encontrado, é como se não existisse. Não é isso que você quer para o seu empreendimento, correto? 

Antes de deciframos as características das principais redes sociais e como usá-las para alavancar as suas vendas, o seu posicionamento e o seu relacionamento com o público-alvo, vamos conhecer os 5 maiores benefícios que elas proporcionam à sua empresa. Confira! 

1. Ajudam você a se destacar em meio à concorrência

Construir e fortalecer a imagem da sua empresa é um trabalho que requer tempo, constância e estratégia. Sabemos que não é fácil. Não basta apena desenvolver o nome, a identidade visual e os valores da marca. É preciso conquistar o público e se aproximar dele, dia após dia.  

É por isso que as redes sociais são ótimas ferramentas para expansão e consolidação do seu negócio. Elas permitem trabalhar todo o branding por meio de várias mídias. Com uma produção de conteúdo que crie conexão com o seu público, você fortalece a sua presença digital e alcança os resultados esperados.  

2. Você se conecta com os seus clientes   

A essência das redes sociais é o relacionamento com os seguidores e clientes.  

Se você deseja fortalecer o sistema de vendas do seu empreendimento, o primeiro passo ao criar um perfil em uma plataforma, como o Instagram, por exemplo, é se aproximar dos leads.  

Por meio de publicações e posts relevantes e de qualidade, as pessoas são estimuladas a curtir, comentar e interagir com o seu perfil. Com uma audiência sólida, a marca ganha autoridade e alcance na internet e, também, fora dela.  

3. Constroem maior autoridade com os clientes

Depois de estabelecido um canal de contato direto com os clientes, as redes sociais também se transformam num meio de fidelização.  

Nos comentários, nas marcações e nos chats privados, os seus seguidores revelam opiniões, desejos de compras, preferências por conteúdo. Identificar esse canal e fornecer um atendimento personalizado aumenta significativamente as chances de fidelizar os seus clientes, conquistando promotores da sua marca.  

Atualmente, as pessoas não querem apenas comprar, desejam ser bem atendidas e ouvidas! Atender de maneira ágil e assertiva, aumenta a satisfação dos seus clientes e faz com que eles se sintam importantes. Não deixe de responder aos comentários do seu público. 

4. Melhoram o engajamento do público

Não importa se sua empresa está presente em uma rede social ou se tem somente um site ou e-commerce. As plataformas digitais são umas das principais ferramentas de engajamento.  

O engajamento catalisa o aumento da audiência e o maior interesse relativo a empresa, marca, produtos e serviços. 

Além de compilar as informações institucionais da sua empresa, é possível atrair novos públicos e direcionar o maior número de pessoas para navegar em todos os seus canais digitais.  

5. Aumentam as suas vendas

Como conversamos, com estratégias sólidas para as redes sociais, apostando principalmente no relacionamento e atendimento, as vendas aumentam de forma significativa.   

Ah! Não se esqueça de 3 aspectos fundamentais para o sucesso nas vendas: 

  • identificar o seu público consumidor e as personas específicas; 
  • definir o seu segmento de atuação e um nicho de mercado, se for o caso; e 
  • estabelecer uma linha de comunicação adequada para sua marca. 

Quais são as melhores redes sociais para negócios?  

Agora que você já sabe todos os benefícios e possibilidades que as redes sociais oferecem ao seu negócio, o primeiro passo é escolher qual se encaixa às necessidades do seu público e, consequentemente, às da sua empresa.  

Para isso, vamos desvendar agora as características e potencialidades das 7 redes sociais mais populares do momento!  

1. Instagram

Desde que foi lançado em 2010, o Instagram ganhou destaque por ser exclusivo para acesso via celular. Hoje, ele já tem sua versão para desktop e é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários, segundo a We Are Social e Hootsuite. 

Quando foi comprado pelo Facebook em 2012, a plataforma ampliou suas funcionalidades e ferramentas: stories, Reels, IGTV, lives, loja online, por exemplo. A rede também traz um grande diferencial às empresas que vendem serviços ou produtos, afinal funciona como uma vitrine digital.  

Se você escolher ter um perfil no Instagram, contará com uma conta comercial para a sua empresa e possuirá mais recursos para analisar as métricas, como curtidas, alcance e interação. Assim, conseguirá definir e modificar as suas estratégias digitais ao longo do tempo, conquistando os melhores resultados.  

Em síntese, o Instagram é um canal para divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, o que aumentará a proximidade com os seguidores e clientes.  

2. Facebook

Se você busca versatilidade e várias funcionalidades em uma só rede, o Facebook é uma excelente aposta! A rede mais utilizada no mundo e mais popular do Brasil possui 130 milhões de contas ativas no país.  

A plataforma é indicada para atração de novos públicos e também fidelização dos antigos com a criação de fan pages, loja virtual e grupos privados, por exemplo. Mediante conteúdo personalizado e autoral nos formatos de fotos, vídeos e até mesmo gifs, o público encontra a sua empresa e se relaciona com ela!  

3. Twitter

Twitter é uma rede social de mensagens rápidas, com “vida útil rápida”. A conclusão é a seguinte: ela é indicada caso a sua empresa tenha muito conteúdo para ser explorado e compartilhado, o que demanda alimentar o perfil com frequência.  

Caso contrário, você não conseguirá um número satisfatório de seguidores. Isso porque, no Twitter, não existe solicitação de amizade. As pessoas seguem umas às outras e acompanham os perfis das marcas. Assim, as publicações são vistas apenas pelos seguidores.  

Atualmente, a rede tem a possibilidade de propagandas e os formatos dos conteúdos também são múltiplos e dinâmicos: vídeos, gifs, enquetes. Por isso, é importante interagir rapidamente com os usuários, principalmente no caso de ações, como promoções e lançamentos. 

4. LinkedIn

LinkedIn se destaca e se torna exclusiva entre as outras redes sociais por ser totalmente corporativa! Ou seja, se você busca leads qualificados e quer construir a autoridade de mercado do seu negócio, ela é a plataforma ideal.  

No LinkedIn, o perfil funciona como uma espécie de currículo dinâmico, que contém informações sobre experiência, habilidades e posicionamento profissional. Além disso, ainda é possível discutir assuntos, temas, publicar e ler artigos de outras pessoas usando o feed ou interagindo dentro de comunidades nichadas.  

Assim, você desenvolve a referência profissional da sua empresa no mercado e estimula os contatos entre profissionais e o networking. 

5. YouTube

YouTube também está no ranking de redes sociais que são importantes para a presença digital das marcas. Ele é o segundo maior buscador de pesquisas depois do Google e tem 105 milhões de brasileiros entre 18 e 65 anos consumindo seus vídeos.  

Por isso, também é importante produzir materiais para a rede. Além de um amplo perfil de consumidores, atualmente muitos usuários preferem assistir a vídeos em vez de ler textos de posts. A explicação é simples: produtos audiovisuais geram mais conexão e são mais dinâmicos.  

Como principal plataforma de vídeos online, o YouTube já conta com um sistema de hashtags, além do algoritmo próprio que influencia na distribuição dos conteúdos. Invista na rede social para consolidar o seu público e também para auxiliar no rankeamento das pesquisas do Google.  

6. TikTok  

A rede social queridinha dos adolescentes, celebridades e humoristas brasileiros, também já é tendência entre as empresas. Muitas marcas têm apostado no TikTok para se relacionar com os consumidores, por meio dos recursos de edição de vídeos e efeitos visuais disponíveis.  

São 3 as características que fazem do TikTok uma plataforma em potencial para a sua empresa: alto poder de segmentação do público, vídeos virais e canais para influenciadores digitais. Se a sua empresa já trabalha ou deseja ter influenciadores para promoção do empreendimento, vale a pena investir na rede.  

Por ser uma plataforma de entretenimento e não apenas um canal publicitário, não se esqueça de construir o engajamento com o seu público via conteúdos dinâmicos e de entretenimento.  

7. Pinterest

Imagine um mural de referências com colagens, fotos e inspirações visuais. Este é o Pinterest! Na rede, sua marca pode criar pastas favoritas, realizar o upload de imagens e adicionar URLs externas.  

Para atrair seguidores e tornar a rede a porta de entrada de novos públicos para a sua marca, basta selecionar imagens que comuniquem o propósito do negócio. Os conteúdos podem ser autorais, compartilhados ou até de prints patrocinados que aparecem com destaque no feed dos usuários.  

O Pinterest viralizou no Brasil e alcançou a marca de 38 milhões de usuários. Moda, maquiagem, faça você mesmo, viagens e design são os temas mais populares, atraindo um público majoritariamente feminino.  

Faça testes e descubra na prática a rede social ideal para a sua necessidade

Lembre-se de que, para todas as redes sociais, o essencial é definir uma estratégia de Marketing Digital e sempre se manter atento(a) aos dados e métricas. Testar a rede social ideal ou as redes sociais ideias para a sua empresa faz parte do processo e permitirá que você encontre a que te entregue melhores resultados.  

Agora que você já conhece o potencial de cada rede, compartilhe conosco: quais as redes usadas pela sua empresa e para qual delas você pretende migrar a partir de agora?  

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