Skip to content
como_escolher_as_palavras-chave
31 de agosto de 2022

Como escolher as melhores palavras-chave para Google Ads

31 de agosto de 2022

Como escolher as melhores palavras-chave para Google Ads

Navegue por tópicos

O Google Ads é uma plataforma que faz campanhas de anúncios e gera ótimos resultados para seu negócio. No entanto, para conseguir alcançar um bom desempenho, é necessário saber como utilizá-la. Por isso, preparamos este artigo sobre como escolher palavra-chave para Google Ads! 

Para dominar a ferramenta, vamos entender cada elemento que a compõem. Dessa forma, aqui vamos falar sobre público-alvo, estratégias de remarketing, tipos de metas de campanhas e, claro,  das palavras-chave. 

As palavras-chave são responsáveis por identificar o assunto daquele anúncio. Portanto, fazer a escolha correta pode fazer com que você atinja seu público certo para aquele produto ou serviço que está sendo divulgado.

Vimos como o processo é importante e, por isso, ele precisa de planejamento, certo?  Vem com a gente e veja como escolher palavras-chave para Google Ads e exibir seus anúncios para os clientes certos.

Pense como um cliente

Primeiramente, ao criar sua lista, é importante pensar como um cliente. Mas como assim? 

Neste momento é fundamental que você anote as principais categorias da sua empresa e os termos ou frases que considera adequado para cada uma dessas categorias. 

Além disso, você também precisa incluir termos que possivelmente seus clientes utilizam para descrever os produtos e serviços do seu negócio. 

Por exemplo, se sua empresa trabalha com roupas esportivas femininas, você pode começar com categorias básicas: “roupas esportivas femininas”. 

Saber quais termos são mais utilizados para os produtos é importante para expandir a lista, incluindo sua marca e o nome dos produtos. 

Agora que você já criou sua lista, é hora de olhar um pouco para as long-tails. Continue a leitura e veja como utilizá-las.  

Use long-tails

As palavras-chave long-tail são expressões mais específicas e, desse modo, possuem menor número de busca. Apesar disso, o ranqueamento com elas pode significar menos concorrência, visto que elas são focadas em um nicho. 

Quanto mais longas e específicas forem essas palavras-chave, maiores são as chances de conversão. Isto é, quanto mais uma empresa consegue se posicionar em nichos específicos, mais seguidores e mais leitores ela ganha. 

Selecione palavras-chave mais gerais

Pensar apenas nas long-tails não é o suficiente, é essencial também escolher as palavras-chave mais gerais. Para alcançar um número maior de pessoas, o passo é selecionar palavras-chave mais abrangentes.

No entanto, vale ressaltar que, se essas palavras forem muito gerais, podem dificultar o alcance de clientes em potencial, pois o anúncio será exibido em pesquisas que não estão relacionadas à sua marca. 

E, como vimos, se as palavras mais específicas te colocam à frente da concorrência, as palavras mais abrangentes podem ser mais competitivas e exigir grandes lances. Nes

Mas não importa o quão abrangente seja o termo escolhido, ele precisa ser relevante para o anúncio e site, certo?

Crie grupos de anúncio para dividir os termos

Reunir palavras-chave e anúncios em grupos ajuda a exibir anúncios mais relevantes aos clientes em potencial. Se essas palavras corresponderem a um tipo de termo de pesquisa, o Google escolherá uma para ser expandida com base na classificação descrita no artigo. 

A mesma palavra-chave em tipos de correspondência distintos não aumentará os custos e nem prejudicará o desempenho, tá?

Utilize o planejador de palavra-chave do Google

Dentre as diversas opções que o Google Ads oferece, o planejador de palavras-chaves é um deles. 

Essa ferramenta é gratuita e auxilia na hora de encontrar novos termos relacionados com uma marca, produto ou serviço. Além dessas ideias, ela ainda fornece a estimativa de custos e o número de buscas. 

Para utilizá-la, siga os seguintes passos: 

  • Acesse sua conta no Google Ads; 
  • Clique em “Ferramentas e Configurações” e, em seguida, em “Planejador de Palavras-chave”.

Através dele é possível fazer uma busca de termos relacionados aos produtos e serviços da sua empresa. Além disso, ainda é possível colocar o endereço de URL de sites concorrentes e verificar as palavras-chave que eles utilizam.

Gostou de saber disso, né? E ainda não acabou!! 

O planejador também mostra o lance mínimo e máximo que cada anunciante ofereceu para cada palavra. Dessa forma, você terá ideia de custo e poderá se planejar para fazer suas campanhas. 

Conte com o apoio de outras plataformas

O Google Ads é uma plataforma muito completa para escolher palavra-chave para anúncio. Mas, para desenvolver o trabalho da melhor maneira possível, conte com o apoio de outras plataformas para encontrar a palavra-chave. 

SemRush 

O SemRush é uma ferramenta utilizada para pesquisas de palavras-chave e dados de classificação, como por exemplo: métricas e volumes de pesquisa.  

Ubersuggest

O Ubersuggest também é uma plataforma muito conhecida dentro do Marketing Digital, utilizada para pesquisa e análise de palavras-chave. 

Ela permite que você saiba quais os termos mais procurados por audiência e quais chamam mais atenção dos usuários. Além disso, a plataforma também está disponível em português.

Planejador de palavra-chave do Google 

O Planejador de palavras-chave do Google te ajuda a encontrar termos importantes para suas campanhas de pesquisa.

Através dele é possível ver pesquisas mensais, conhecer os custos de exibição do seu anúncio nas pesquisas de palavras-chave, entre outras vantagens. 

Confira outras plataformas para escolher as melhores palavras-chave para Google Ads:

Conheça os tipos de correspondência de palavra-chave

Existem 4 tipos de correspondência de palavras-chave e é muito importante que você se atente na hora de fazer a lista para seu anúncio. 

O objetivo dessas correspondências é auxiliar os anunciantes para que eles tenham seus anúncios disparados para o público que está pesquisando os mesmos termos cadastrados no Google Ads. 

Abaixo, vamos te mostrar quais são elas e detalhar um pouco mais a definição de cada uma!

Correspondência Ampla

A correspondência ampla é padrão do Google Ads, pois é indicada quando não existe a certeza de quais palavras-chave o usuário utiliza na hora de realizar a pesquisa.

Além disso, os termos utilizados pelo anunciante podem ser associados com sinônimos, palavras no plural ou singular, entre outros. 

Correspondência Ampla Modificada

A correspondência ampla modificada é um pouco mais exata do que a anterior. Nela, acrescenta-se um símbolo “+” antes da palavra-chave escolhida. 

Isso acontece para que seu anúncio apareça somente em pesquisas que usarem as mesmas palavras-chave ou termos não muito diferentes delas. 

Correspondência de Frase

Este tipo de correspondência requer que, ao utilizá-la, você marque a palavra-chave entre aspas, pois dessa forma ela será mais segmentada em comparação à Correspondência Ampla e à Correspondência Ampla Modificada. 

Correspondência Exata

A correspondência exata é usada em anúncios que possuem palavras-chave específicas e não considera variações nem antes e nem depois da palavra-chave principal. 

A palavra-chave é colocada em colchetes ( [ ] ) e é indicada quando se sabe exatamente qual delas funciona para  determinado assunto. 

Cuidado com as Palavras-chave negativas

Saber quais palavras excluir é tão importante quanto escolher quais palavras-chave utilizar, pois essa ação pode prejudicar os resultados dos anúncios. Através das palavras-chave negativas, é possível impedir a exibição dos seus anúncios em pesquisas que utilizam o termo. 

Para identificar a palavra-chave negativa, é necessário acrescentar o sinal de ( – ) antes de uma palavra ou frase. Isso evita que o anúncio apareça para pesquisas que contenham a palavra-chave negativa. Dessa forma, o objetivo é permitir que o anúncio esteja o mais segmentado possível. 

Neste momento, é válido acrescentar variações que contenham erros gramaticais, termos no plural ou singular, sinônimos, entre outros que se aproximam da palavra é desejável negativar. 

É essencial deixar bem claro para o Google Ads todas as palavras que você não quer que sejam exibidas no seu anúncio. 

Tenha em mente a intenção de busca

Suas palavras-chave devem estar alinhadas com a intenção de busca do público-alvo que você deseja alcançar. Por isso, tenha em mente o que você quer, para que seu conteúdo não seja amplo demais no tipo de público. 

Não existe um número exato para a quantidade de palavras-chave, mas é essencial cadastrar todas aquelas que fazem sentido para seu objetivo, tendo em mente o momento de compra dos seus possíveis clientes. 

Viu que o processo de escolher palavras-chave para Google Ads é muito detalhado? Por isso, faça Contato com nossos especialistas para que possamos te auxiliar. 

Gostou do nosso conteúdo? Preparamos muito mais pra você

Te vejo no próximo post 😉

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress