Um relatório de marketing é essencial para saber como anda o desempenho do negócio. É por meio dele que se pode ter um panorama geral das estratégias que deram certo e quais merecem mais atenção no próximo mês.
Entretanto, essa tarefa pode causar dor de cabeça para quem faz. Isso porque é necessário reunir informações de todas as plataformas, que muitas vezes não estão integradas. Esse trabalho é demorado e requer muito esforço do time.
Assim, como fazer um bom relatório de marketing de forma rápida e eficaz é a pergunta que não quer se calar. Por isso, neste texto vamos entender o que contém em um relatório de marketing, como elaborar um e sua importância para o negócio. Continue a leitura!
Afinal, o que é relatório de marketing
Relatórios são, em geral, documentos que reúnem as informações sobre os gastos, resultados e ações que foram efetuadas. Se tratando de relatórios de marketing, é a análise das estratégias que foram colocadas em prática e surtiram algum efeito.
Além disso, dá para ter um panorama de como a empresa começou e onde ela está agora, se é possÃvel manter as mesmas estratégias ou se deve ser feito um novo plano de ação.
Dessa forma, as vantagens de ter um relatório de marketing mensal é que pode-se provar que os resultados são reais e os objetivos foram atingidos. Para isso, o documento deve ser bem feito, contendo todos os dados corretos.
Como fazer um bom relatório de marketing
As análises de marketing se tornaram essenciais para o monitoramento dos resultados. Isso porque, com a era digital, todas as informações estão disponÃveis em tempo real dentro das plataformas utilizadas.
Isso possibilita uma avaliação certeira, identificando quais estratégias necessitam de ajustes. Portanto, separamos os passos para fazer um relatório efeito, sem que falte nenhuma informação relevante.
Então, caneta e papel na mão para anotar tudo!
Escolha as melhores métricas
Nesse momento, deve-se estabelecer quais métricas serão analisadas. É importante tentar imaginar quais são os dados mais relevantes para a diretoria e colocá-los no papel. Somente assim você saberá se o trabalho da equipe teve efeitos e, se não, onde melhorar.
Para isso, tenha sempre nos seus relatórios:
- Custo por Aquisição de Clientes (CAC): essa métrica demonstra quanto custa transformar o lead em consumidor. Ela é calculada assim: valor investido na estratégia de marketing ÷ quantidade de vendas geradas
- LTV (Lifetime Value) – É essa métrica que mostra quanto tempo o cliente permanece na empresa, quantificando o lucro durante sua estadia. Assim, quanto mais alto o valor, mais tempo o cliente passa na empresa. O LTV é calculado da seguinte forma: LTV = (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x média de tempo de relacionamento
- Retorno Sobre Investimento (ROI) – essa é a métrica mais importante de todas, pois ela mede quanto a empresa vai lucrar a partir do que ela investiu. Ele se calcula dessa forma: ROI = (receitas geradas com as vendas – valor total investido na estratégia) ÷ valor total investido na estratégia.
Defina um intervalo de tempo adequado
É necessário definir a periodicidade na qual você vai querer um relatório de marketing. Esse tempo deve ser espaçado o suficiente para que possa ter dados suficientes para analisar se as estratégias estão dando certo.
Entretanto, esse espaço não pode ser muito longo para que dê tempo de arrumar quaisquer erros que forem identificados. Então, o espaço de tempo ideal é de duas semanas no mÃnimo e um mês ou seis semanas, no máximo.
Quais ferramentas usar?
As ferramentas podem auxiliar de forma determinante na elaboração de relatórios de marketing. Existem diversas ferramentas que possibilitam essa análise de forma automática, economizando tempo e esforços da equipe.
Então, algumas das ferramentas mais eficazes e utilizadas são:
- Google Analytics – ele é uma uma ferramenta gratuita que possibilita a análise dos principais dados de acesso do seu site ou blog. Ela também permite que você examine a primeira etapa do Funil, onde você atrai novos usuários;
- RD Station – ele oferece dados provenientes da sua ferramenta de Automação de Marketing, pois no plano PRO você consegue visualizar relatórios claros e especÃficos sobre cada uma das etapas da Funil que o Lead está;
- CRM de Vendas – nele, é analisado os dados de vendas, e assim entender como performaram as campanhas do perÃodo e quais Leads advindos do Marketing se tornaram clientes.
Se você ainda tem dúvidas de como fazer um bom relatório de marketing digital, com informações relevantes que revelam de fato qual o crescimento da empresa, não se preocupe.
A Contato pode te auxiliar nessa tarefa. Nossa empresa trabalha no segmento do marketing digital, auxiliando todos os tipos de negócios a obter crescimento.
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