No mundo dos negócios, existem diversos indicadores que são utilizados pelas empresas para calcular as porcentagens de ganhos, perdas e também para a análise da viabilidade de um negócio ou investimento.
O ROI, sigla para “Return On Investiment”, ou retorno sobre o investimento, é um indicativo econômico baseado na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro investido em alguma aplicação financeira.
Neste artigo, iremos abordar o conceito, como é feito o cálculo do ROI e a importância deste indicativo para o seu negócio. Siga com a gente!
Afinal,o que é ROI?
“Return On Investiment”, como abordamos acima, é um importante cálculo indicativo, pois é ele que irá mostrar ao investidor se determinada aplicação está gerando lucros ou prejuízos. Ou seja, o ROI permite analisar os resultados financeiros e suas viabilidades.
Então, se você está pensando em investir, mas não sabe por onde começar, ou não possui parâmetros comparativos para observar se a aplicação é vantajosa ou não, o ROI é a ferramenta perfeita para auxiliá-lo nesta tarefa.
É também muito comum que o indivíduo iniciante no mundo dos negócios se perca com muitas siglas e cálculos complexos. Se este é o seu caso, não se preocupe. A seguir iremos ensiná-lo a calcular o ROI e destacar a sua importância para a saúde financeira da sua empresa.
Como calcular o ROI
Para calcular o ROI, você precisa subtrair os seus ganhos — ou valor arrecadado — e os custos do investimento e, em seguida, dividir sobre os custos do investimento. Caso você queira saber a porcentagem, basta multiplicar o resultado por cem.
ROI = VALOR ARRECADADO – CUSTO DO INVESTIMENTO
CUSTO DO INVESTIMENTO
É fundamental também que qualquer despesa, por mínima que for, deve ser incluída no cálculo para maximizar a sua precisão. Existem diversos websites que possuem calculadoras do ROI, tornando-o mais prático e rápido.
Depois do cálculo, saiba também interpretar os resultados. Um ROI positivo representa que o retorno foi maior do que os custos. Já um ROI de valor negativo significa que você gastou mais do que arrecadou.
Outra dica importante: compare os diferentes resultados do ROI de tempos em tempos, perceba as flutuações e projete para o futuro se vale a pena continuar aplicando em determinado investimento.
Porque o cálculo do ROI é tão importante no seu negócio
A utilidade do ROI é imensa, existem diversas justificativas para seu uso, que vão da praticidade até a confiabilidade nos resultados. Em sequência, listamos os principais benefícios ao utilizar o ROI.
Maximizar os lucros
Esta talvez seja a primeira justificativa que vem à mente dos investidores. Conhecer como funciona o ROI vai te permitir a melhor utilização dos seus recursos gerando, consequentemente, maior lucratividade.
Cálculos fáceis
O ROI já é bastante conhecido e muito utilizado no universo dos investimentos. Portanto, os números estão amplamente disponíveis nos dados financeiros consolidados pela contabilidade.
Cortar gastos
Muitas empresas perdem a noção das suas finanças e não conseguem definir exatamente o que as fazem perder dinheiro. O ROI pode te auxiliar a cortar aqueles investimentos que todo mês trazem prejuízos, pois o cálculo vai mostrar os resultados negativos, permitindo então que você os exclua.
Gostou de aprender mais sobre esses indicadores? Se você ainda tem dúvidas sobre como calcular o ROI, deixe que a Contato te auxilie. Entre em contato com um de nossos funcionários agora mesmo para que juntos possamos otimizar seus resultados.