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Quais os fatores mais importantes para ranquear no Google
28 de junho de 2022

Quais os fatores mais importantes para ranquear no Google?

28 de junho de 2022

Quais os fatores mais importantes para ranquear no Google?

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O Google utiliza muitos fatores de ranqueamento para classificar, organicamente,  os sites em melhores posições. Conhecê-los é fundamental para que você utilize e aprimore suas técnicas de SEO

Os fatores de ranqueamento são aqueles aspectos de uma página analisados pelo algoritmo de um buscador. Esses fatores trabalham para que um site passe mais credibilidade e esteja nas primeiras páginas de pesquisa. 

Para realizar as estratégias de SEO de uma forma eficaz, é necessário conhecer e compreender bem quais são os fatores de ranqueamento que o Google avalia e, a partir daí, aplicá-las de forma a impulsionar seu negócio. 

O Google disponibiliza um guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes bem completo, mas também preparamos este artigo para te ajudar a ranquear bem sua página. 

Neste post vamos falar mais detalhadamente sobre esses fatores de ranqueamento. Então aperte os cintos e DECOLE com a gente!

Domínio 

O domínio é um dos fatores de ranqueamento do SEO que pode ajudar seu site a ganhar visibilidade e atrair mais clientes. Registrar um domínio é garantir que um site tenha um endereço próprio na internet. 

Ele tem grande influência na visibilidade de uma página, por isso, é importante defini-lo o mais rápido possível e, é indicado que ele tenha o nome da marca. No entanto, antes de realizar o registro, vale pesquisar se o domínio está disponível, pois existem mais de 3,5 milhões de domínios com a extensão .com.br já registrados. 

Idade do Domínio

A idade de um domínio é um fato que não é primordial na hora de posicionar a página nos primeiros lugares das SERPs. 

Segundo o Google:

“Os domínios valiosos (legítimos) geralmente são pagos com vários anos de antecedência, enquanto os domínios de entrada (ilegítimos) raramente são usados por mais de um ano. Portanto, a data em que um domínio expira no futuro pode ser usada como um fator na previsão da legibilidade deste domínio”.  

Penalizações

As penalizações dentro de um domínio acontecem pelo fato do Google conseguir identificar seus spammers com muita agilidade. Os spammers são aqueles que promovem a prática do SPAM, ou seja, para atingir um número relevante de compras, começam a enviar e-mails de propagandas para diversas pessoas. 

Além disso, se uma pessoa que já foi penalizada tentar ter um novo domínio, esse novo domínio terá dificuldades para alcançar boas posições. 

Histórico

O histórico de domínio pode ser “resetado” pelo Google quando há muitas mudanças de dono e de históricos de quedas. Essa ação do Google pode fazer com que seus backlinks sejam invalidados e, essa penalidade pode ser transferida para um novo dono. 

Palavra-chave no subdomínio

Palavra-chave no subdomínio não é um dos fatores de ranqueamento, mas ajuda a entender melhor sobre qual assunto a página aborda. 

Autoridade

A autoridade de um site diz respeito ao ranqueamento nas SERPs. Ela prevê quão bem sua página está nesses resultados de pesquisa. Essa autoridade consegue medir o potencial de SEO de uma página e, isso é um dos fatores de ranqueamento que faz com que um site atinja as melhores colocações. 

Construir a autoridade de um site leva tempo, pois para atingir uma pontuação elevada, é necessário trabalhar o SEO On-page, backlinks e a velocidade de carregamento da página. 

Além dos fatores citados acima, o perfil de links – que é construído por meio de backlinks fortes – é um fator importante para atingir uma boa pontuação. Vale ressaltar que o spam diminui a autoridade, então, é bom eliminá-lo. 

Pagerank

O Pagerank, também conhecido como Page Authority, é uma das métricas do Google que dá uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página sobre uma palavra-chave. 

Essa métrica é baseada na qualidade e quantidade de links que uma página recebe. No entanto, o Pagerank deixou de ser público no ano de 2016. 

Autoridade de domínio

A autoridade do domínio é uma métrica que define a importância de um domínio em função de fatores SEO On-page e Off-page. Na autoridade de uma página, a nota vai de 1 a 100, e, quanto maior ela for, mais autoridade a página terá. 

Existem alguns fatores que influenciam neste cálculo, como: 

  • Idade do domínio; 
  • Reputação do site; 
  • Links que apontam para o site; 
  • Qualidade dos Inbound Links, entre outros. 

Conteúdo

Oferecer um conteúdo de alta qualidade é um dos fatores de ranqueamento que interfere muito no sucesso do SEO. Para alcançar um bom ranqueamento orgânico, é necessário ter um conteúdo de qualidade. 

Veja alguns pontos importantes:

  • Quantidade de palavras de conteúdo original: é necessário, no mínimo, 300 palavras; 
  • Conteúdo duplicado: o Google consegue identificar conteúdos copiados e os considera conteúdo duplicado. Dessa forma, sua página pode ser penalizada, visto que, ele considera original o conteúdo que foi publicado primeiro; 
  • Divisão do texto: é fundamental que o texto seja dividido em blocos menores, conhecidos como H2 ou H3. Essa divisão torna o texto mais fácil de ler. 

Extensão do Conteúdo

A extensão de um conteúdo é a prática para melhorar um conteúdo já postado em um site. O objetivo é torná-lo mais atrativo dentro do blog e, assim, deixá-lo com um bom ranqueamento dentro das SERPs. 

Essa extensão, quando feita com qualidade – revisão de post, aplicação de técnicas SEO, atualização de informações ultrapassadas – pode resultar em ganhos com o tráfego orgânico. 

Vale ressaltar que, nem sempre um conteúdo mais extenso vai ranquear melhor do que um conteúdo menor. Essa colocação depende de outros fatores, como: comportamento do usuário e o tempo de página, por exemplo. 

Isso é uma estratégia de conteúdo que é fundamental dentro do Inbound Marketing. Neste momento é muito importante identificar a etapa do funil de vendas, e as dores da persona para que essa extensão de conteúdo solucione o problema do usuário. 

Intenção da Palavra-chave

A escolha da palavra-chave é um dos pontos decisivos para a otimização de uma página. Elas informam os mecanismos de busca sobre o que trata sua página. Essas palavras são aquelas que os usuários procuram nas SERPs e que levam à sua página. 

Além da palavra-chave, é essencial criar um meta-título e uma meta-descrição. Esses dois fatores aparecem nas páginas de busca e é uma síntese do conteúdo que o usuário está prestes a acessar. 

Essa meta-descrição pode ajudar a direcionar o usuário para o seu site. É importante usar gatilhos para compra. No caso de intenção comercial, por exemplo, gatilhos de conteúdo como “saiba tudo sobre”. Já no caso de intenção informativa, pode aumentar seu CTR (Click Through Rate). 

A CTR também conhecida como Taxa de Cliques por Impressão, é a porcentagem calculada do número de cliques que a página teve pelo número de impressões, ou seja, vezes que a página apareceu para ser clicada. 

Existem quatro categorias principais em que a intenção pode ser enquadrada. Veja abaixo quais são elas:

  • Informativa: Aqui a intenção de realizar uma compra não é explícita na pesquisa. Geralmente, elas buscam fatos, conhecimentos, entre outros. Exemplo: Onde fica Abu Dhabi; 
  • Comercial: As palavras-chave com intenção comercial mostram que o usuário procura produtos ou serviços específicos. Exemplo: Avaliação no iPhone 11 Pro; 
  • Transacional: São as buscas que representam uma forte intenção de compra em um site, que incluem palavras mais específicas como “compra”  e “venda”. Exemplo: Tênis azul tamanho 36 abaixo de 300 reais;
  • Navegacional: Essa categoria envolve intenção de encontrar alguma página ou conteúdo específico. Exemplo: Vídeo da Anitta cantando em Honório Gurgel. 

Qualidade do conteúdo

Escrever um conteúdo de qualidade reforça muito a autoridade de um site, pois eles fazem com que o usuário saia mais satisfeito e que permaneça mais tempo na página. 

Textos bem redigidos são muito mais valorizados  do que conteúdos vazios feitos só para inserção de palavras-chave. 

Gramática

A gramática de um texto afeta bastante na qualidade de um conteúdo. Quando um conteúdo está mal escrito, o tempo de permanência na página pode ser muito reduzido. 

Isso pode gerar perda de confiança em seu site e, ele pode não ser recomendado para os usuários. 

Soluciona o problema?

É muito importante que o conteúdo apresentado consiga solucionar o problema que a pessoa que acessou a página estava procurando. A qualidade do conteúdo está relacionada a isto. 

Por exemplo, se um texto precisa atender as demandas do topo do funil, mas o conteúdo foi escrito para pessoas do fundo do funil, muito provavelmente aquele conteúdo não resolveu as dores da persona. 

Título

Sendo um dos elementos mais importantes de SEO On-page, o título precisa ser bom para que um conteúdo seja bem otimizado nos mecanismos de pesquisa. O título precisa estar na forma de uma tag H1, que consiga explicar do que se trata aquela página. 

Legibilidade

A legibilidade de um texto é um dos fatores de ranqueamento mais relevantes e ela está relacionada ao conteúdo bem redigido,  que seja de fácil compreensão. Por exemplo, um texto com parágrafos pequenos e que seja legível, para que o usuário consiga entender facilmente o que está sendo passado. 

Os mecanismos do Google conseguem identificar quais textos apresentam a informação de uma maneira rápida, com parágrafos curtos e bem redigidos. A referência utilizada é a Escala Flesch, que se baseia no tamanho dos parágrafos, complexidade das palavras e no comprimento das frases. 

Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento está diretamente relacionada com a experiência do usuário. Ela também é um dos fatores de ranqueamento mais importantes. 

Esse fator é tão expressivo que, páginas que levam até 2 segundos para carregar possuem uma taxa de rejeição de mais ou menos 9%. Enquanto isso, páginas que levam até 3 segundos possuem uma taxa de rejeição de aproximadamente 38%. 

Portanto, caso um site passe de 2 segundos para ser carregado, sofrerá uma penalização do Google, pois afetará a experiência do usuário. 

Veja abaixo alguns fatores que podem afetar na velocidade de carregamento:

  • Imagens pesadas (O monitor de um usuário normalmente possui uma resolução máxima Full HD, que corresponde a 1920 x 1080);
  • Banco de dados mal otimizado; 
  • Plugins em excesso (Alguns plugins consomem mais recursos que outros, por isso, é importante analisá-los para detectar quais consomem mais recursos de hospedagem de sites). 

Pagespeed

O PageSpeed Insights (PSI) é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que auxilia na verificação da velocidade de carregamento de uma página da internet. 

Esses cálculos entregam uma pontuação que informa o desempenho de um site e oferece diversas sugestões de melhorias. 

Existem muitos fatores que prejudicam a velocidade de carregamento de um site. É fundamental se atentar a eles e tentar resolvê-los, pois a instabilidade na velocidade de um site pode acarretar em altas taxas de rejeição. 

Segundo uma pesquisa, 70% dos consumidores dizem que o tempo de carregamento do site afeta sua decisão de compra e mais de 36% dos visitantes saltam para fora do seu site quando leva cinco segundos ou mais para carregar. Ninguém merece uma página lenta, certo?

Por isso, é muito importante avaliar o desempenho de velocidade de um site, pois ela é um dos fatores de ranqueamento mais importantes. 

Frequência de atualização

A frequência de atualização diz respeito à regularidade que um conteúdo de uma página é atualizado. Isso demonstra que aquela página está constantemente buscando melhorias. 

Além disso, a frequência de atualização de um site é avaliada pelo Google, portanto, ele também leva esse ponto em consideração, tornando-o um dos fatores de ranqueamento. 

Link Building

Backlinks impactam muito no posicionamento orgânico. Dessa forma, é essencial realizar o trabalho de link building de uma forma bem planejada. 

O link building é uma estratégia eficaz que ajuda a construir relações com blogs que atuam em mercados semelhantes ao seu. 

Essa ação consiste em conseguir backlinks – links em outros sites que apontam para seu site de maneira natural ou não – para tornar uma página relevante, subindo o seu posicionamento. 

Ao linkarem sua página, transferem para ela um pouco de autoridade e, quanto maior a autoridade, mais o Google recomenda seu conteúdo. 

Arquitetura do Site

A arquitetura do site, quando levada em consideração, facilita a navegação dos usuários.  Essa arquitetura está relacionada com a hierarquia de páginas, ou seja, o caminho que um usuário percorre até chegar onde ele deseja. 

Exemplo: Em um site e-commerce, cada produto é marcado com uma tag e cada um se enquadra em uma categoria. Essas categorias estão listadas no menu, o que torna o acesso às páginas mais fácil. 

Veja o esquema abaixo:

Home  ➜ Blog   ➜ Categorias (SEO, Inbound Marketing, Tráfego, Social Media, entre outros)  ➜ Posts 

URL Path

Uma URL deve dar ao usuário pelo menos uma noção daquilo que vai encontrar quando acessar uma página.  

Um bom URL Path para e-commerces deve seguir uma estrutura de arquitetura até chegar no produto final. No entanto, é recomendado que seja utilizado uma URL mais curta, mesmo que a URL Path ainda seja analisada pelo Google. 

Sitemap

O Sitemap, conhecido também como mapa do site, é uma visão geral das páginas, em forma de lista. Esse método ajuda o Google a entender do que se trata sua página. 

A presença desse arquivo é de grande importância e ele ajuda o Google a compreender e indexar as páginas. 

Tempo de Página e Experiência do Usuário

O tempo de página diz respeito ao tempo que o usuário permanece em uma página. Esse tempo é um dos principais fatores de ranqueamento, pois ele mostra se aquele conteúdo foi interessante para aquela pessoa, ou seja, também está relacionado com a experiência do usuário. 

Diversos aspectos que já mencionados interferem neste tópico, como: arquitetura do site, gramática, velocidade de carregamento, entre outros. 

Certificado SSL

O Google utiliza o HTTPS como um critério que influencia nos fatores de ranqueamento.  Um site confiável é fundamental e, a criptografia fornece certificado SSL para a página, o que cria uma conexão segura entre o site e os usuários. 

Além disso, ele protege as informações colocadas no site e isso é uma consequência de um site bem codificado. 

Em resumo, são inúmeros os critérios de avaliação que o Google utiliza para ranquear as páginas em uma pesquisa. Listamos aqui as mais importantes que vão te ajudar a alcançar melhores posições no Google! 

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