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SEO Off Page: saiba definir estratégias nessa área
8 de fevereiro de 2022

Como fazer uma estratégia de SEO Off Page?

SEO Off Page: saiba definir estratégias nessa área
8 de fevereiro de 2022

Como fazer uma estratégia de SEO Off Page?

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SEO On Page é fundamental e um bom planejamento de marketing de conteúdo também. Mas, se você quiser posicionar suas páginas no topo dos resultados de pesquisa do Google é preciso olhar além do seu próprio site e começar a traçar estratégias de SEO Off Page.

Isto porque quando falamos de SEO Off Page, falamos de construir autoridade de domínio e se tornar uma referência no mercado. Assim, os mecanismos de busca passarão a enxergar seu conteúdo como mais confiável e relevante, o que fará com que ele conquiste melhores posições na página de resultados.

Quer saber como construir uma estratégia de SEO Off Page? Então, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um guia completo para você começar o seu planejamento e se tornar uma autoridade aos olhos do Google!

O que é SEO Off Page?

Em tradução literal, o termo SEO Off Page significa “SEO fora da página”. Ou seja, são todas as otimizações de SEO que você aplica fora do site para conquistar autoridade de domínio e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

De maneira geral, a intenção destas otimizações é indicar para os robôs do Google (Googlebots) que outros sites fazem referência ao seu e, portanto, você pode ser considerado como uma referência no mercado.

Para o Google, este é um sinal de que o seu conteúdo é confiável e relevante. Afinal, as pessoas só compartilham e referenciam aquilo que acreditam ter um valor significativo. A ideia é como um voto de recomendação de uma página para outra.

Assim, se o buscador entender que o seu conteúdo foi bom para outros sites, também pode considerar que ele será bom para os usuários e, portanto, merece estar entre os primeiros resultados de pesquisa.

Qual a diferença entre SEO Off Page e SEO On Page?

Em suma, podemos dizer que SEO Off Page são todas as otimizações externas ao site, envolvendo toda a rede de links que apontam para as suas páginas (os chamados backlinks), com o objetivo de criar autoridade do domínio.

Alguns dos pontos que o Google considera nesta estratégia são:

  • quantidade de backlinks;
  • qualidade de backlinks;
  • diversidade de backlinks;
  • menções on-line à marca;
  • buscas diretas pela marca no buscador.

Em contrapartida, SEO On Page são todas as otimizações que podem ser realizadas dentro do próprio site com a intenção facilitar a indexação de páginas e melhorar a experiência do usuário.

Algumas técnicas para isso são:

  • usar palavras-chaves;
  • otimizar o título da página;
  • usar heading tags;
  • otimizar imagens para SEO;
  • ter URLs amigáveis;
  • usar links internos.
SEO on Page vs SEO off Page
SEO On Page e SEO Off Page são estratégias complementares para conquistar o topo dos buscadores.

5 dicas práticas para começar a fazer SEO Off Page

A ideia do SEO Off Page é simples: quanto mais sites apontando para as suas páginas, mais os algoritmos do Google entendem que você é uma referência naquele assunto.

Entretanto, as grandes marcas recebem dezenas de menções naturalmente todos os dias, o que contribui para que elas estejam sempre no topo dos buscadores. Então, como se tornar competitivo neste cenário?

A resposta é simples: investir em estratégias de SEO Off Page! E, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas práticas para começar a aplicar ainda hoje. Confira!

Ofereça conteúdo de valor

Não é segredo que o bom marketing de conteúdo é um dos principais fatores de SEO On Page. Entretanto, muitas vezes esquecemos que ele também pode ser uma das principais estratégias para SEO Off Page.

Isto porque conteúdos de valor, que são realmente relevantes, têm grandes chances de receber links externos de forma natural. Além, é claro, de serem fundamentais para demonstrar autoridade no assunto e se posicionar como referência de mercado.

Por isso, na hora de criar conteúdos, ofereça algo tão bom que mereça ser compartilhado por outras pessoas. 

Invista em guest posts

Os guest posts são os chamados “artigos de convidados”. Ou seja, é quando você escreve um artigo para ser publicado em um site parceiro. 

No geral, a ideia é que você possa oferecer um conteúdo relevante e que contenha alguns links indicando para o seu site de forma natural durante o texto. Dessa forma, além de alcançar um novo público, você também gera alguns backlinks para suas páginas.

Neste sentido, outra possibilidade é a criação de conteúdos em co-marketing, que é quando duas empresas criam um material em conjunto e promovem em seus canais. Assim como nos guest posts, o ideal é inserir links para ambos os sites de forma natural no conteúdo.

Busque parceiros para links

Em um cenário ideal, todos os nossos bons conteúdos deveriam receber backlinks naturalmente. Mas a verdade é que isso não acontece sempre. Por isso, é importante ter algumas estratégias de SEO Off Page para conquistar esta rede de links externos.

Além dos guest posts, outra alternativa para isso é buscar parceiros para links externos. Por exemplo, imagine que você tem um conteúdo publicado sobre marketing digital que é muito interessante.

Sabendo que este conteúdo agrega valor, você pode encontrar parceiros na internet que falem sobre assuntos relacionados e oferecer este link como uma forma de complementar o artigo da outra pessoa.

No caso do nosso exemplo, você pode encontrar um artigo na internet que fale sobre “10 dicas para ter um e-commerce de sucesso”. Ao acessar este conteúdo, você percebe que uma destas dicas é investir em marketing digital. Entretanto, o autor do artigo não se aprofundou no assunto.

Então, você pode entrar em contato e sugerir um link para o seu conteúdo como uma forma de tornar a informação mais completa e relevante para o usuário.

Rejeite backlinks duvidosos

Como vimos, a rede de backlinks que aponta para o seu site são como votos de confiança de outros sites para o seu conteúdo, certo? 

Dessa forma, da mesma maneira que a indicação de sites de confiança geram um impacto positivo, a indicação de sites não confiáveis ou relacionados à spam pode passar uma referência negativa para as suas páginas.

Por isso, o ideal é acompanhar os links de SEO Off Page que o seu site recebe para garantir a confiabilidade da indicação. Para isso, você pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Search Console, ou pagas, como o SEMRush.

Se houver um número pequeno de links nocivos, tente entrar em contato com o site e solicitar a remoção do link. Caso não consiga, o Google oferece uma ferramenta para rejeitar backlinks.

?  Confira o Guia do Google sobre a rejeição de backlinks duvidosos.

Redirecione links quebrados

Com o passar do tempo, é natural que algumas páginas do site deixem de existir, seja porque o conteúdo ficou desatualizado ou por não fazer mais sentido para a estratégia. O grande problema é que, se não houver redirecionamento, elas viram links quebrados e dificultam a experiência do usuário e o trabalho dos robôs do Google.

Isto porque quando os Googlebots chegam até um link quebrado — também conhecido como erro 404 — eles param o rastreamento da página e todos os backlinks que ela já recebeu são perdidos.

Error 404: Page not found
O ERRO 404 é um código que indica que a página não foi encontrada.

Por outro lado, quando você redireciona este link para uma outra página ativa dentro do site, o usuário, os bots e os backlinks da página excluída também serão redirecionados.

Ao contrário de grande parte das estratégias de SEO Off Page, em que dependemos de parceiros externos ao nosso site, a identificação de links quebrados pode ser realizada de forma 100% independente por meio de ferramentas como o Search Console e o SEMRush.

Qualquer link serve para SEO Off page?

Com tudo o que vimos, não há como negar: ter uma rede de links apontando para o seu site é fundamental para conquistar mais autoridade de domínio e, consequentemente, melhores posições nos resultados de pesquisa e mais tráfego orgânico.

Entretanto, vale lembrar que não adianta sair pedindo links para as suas páginas em todos os sites que você encontrar por aí. Afinal, não são todos os links que vão contribuir para a sua estratégia. Pelo contrário, alguns podem até prejudicá-la.

Por isso, aqui vão 3 fatores de rankeamento que você deve ficar atento quando o assunto é SEO Off Page:

Confiabilidade

O Google tem seu próprio critério para determinar se um site é ou não confiável. Para isso, ele considera fatores como:

  • segurança do domínio;
  • idade do site;
  • qualidade do conteúdo;
  • rede de backlinks.

Assim, o buscador tende a dar uma valorização maior para páginas que atendam estes critérios do que para as outras. Portanto, os backlinks oferecidos por sites confiáveis aos olhos do Google têm mais influência positiva do que os que vêm de outros sites.

Diversidade

O que vale mais para você: quantidade ou qualidade? Para os mecanismos de busca, 50 sites diferentes apontando para o seu conteúdo tem mais valor do que um mesmo site apontando 50 vezes.

Isto porque a primeira opção indica que você conquistou a confiança de diversos usuários, o que certifica a qualidade do conteúdo. Por outro lado, a segunda demonstra indícios de que você pode ter manipulado os links externos.

Contexto

Em uma estratégia de SEO Off Page é preciso que a linkagem aconteça de forma natural. Por isso, o mesmo princípio da diversidade se aplica ao contexto do link. 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, o que valeria mais: um único link vindo de um portal de moda ou três de um site de turismo?

O fato é que os algoritmos do Google conseguem identificar o contexto do backlink. Ou seja, se aquele link realmente faz sentido dentro daquele conteúdo. Caso contrário, ele entende que também pode ter acontecido manipulação.

O mesmo vale para o texto-âncora da linkagem. Se o buscador identificar que o termo não tem relação com a página de destino, ele pode entender que aquilo prejudica a experiência do usuário e é apenas uma tentativa de manipular a linkagem externa.

Por isso, aposte em parcerias que realmente façam sentido para a sua marca e utilize textos-âncora coerentes com o conteúdo que você está indicando para o usuário.

Cuidado com o black hat!

Na tentativa de enganar os algoritmos do Google e acelerar os resultados de SEO Off Page, muitos sites acabam recorrendo a alternativas que são eticamente questionáveis para conquistar backlinks — o black hat SEO.

Algumas das principais ações neste sentido são:

  • link farms: sites criados exclusivamente para gerar links para outras páginas;
  • spam em comentários: postagem de links de forma automática em blogs, fóruns ou redes sociais;
  • links pagos: quando você paga para que outra pessoa faça um link para o seu site.

O problema é que, além de prejudicar a experiência do usuário com linkagens que não fazem sentido, estas práticas também são facilmente identificadas pelos mecanismos de busca. 

Assim, além de não alcançar o resultado esperado, os bots do Google poderão identificar a tentativa de fraude e aplicar punições que podem levar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.

Estratégias de black hat vs estratégias de white hat
As estratégias de black hat podem levar um site a ser banido dos buscadores.

Quando o assunto é SEO Off Page, não existem atalhos. É preciso trabalhar duro e com comprometimento para conquistar os melhores resultados e a Agência Contato pode te ajudar neste desafio.

Fale agora com nosso consultor de marketing digital e saiba como podemos construir juntos uma estratégia de SEO para decolar o marketing da sua empresa em 2022! ?

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