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Como fazer marketing de conteúdo: 5 passos para gerar mais tráfego
3 de dezembro de 2021

Como fazer marketing de conteúdo e impulsionar o tráfego do seu site?

Como fazer marketing de conteúdo: 5 passos para gerar mais tráfego
3 de dezembro de 2021

Como fazer marketing de conteúdo e impulsionar o tráfego do seu site?

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Não há como negar: não existe mais espaço para publicidade invasiva na Internet. Hoje, o segredo para quem quer conquistar resultados efetivos on-line é aprender como fazer marketing de conteúdo!

Acredite: esta estratégia é como um imã natural para atrair leads qualificados para o seu negócio, educar o mercado e criar autoridade de marca.
Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! No blog de hoje, vamos aprender juntos como fazer marketing de conteúdo e impulsionar o tráfego do seu site!

O que é marketing de conteúdo?

De maneira geral, o marketing de conteúdo é uma estratégia focada em produzir conteúdo de valor sobre o seu nicho de mercado para atrair público qualificado ao invés de investir recursos financeiros para chegar até ele. 

Nesse sentido, o objetivo é trazer potenciais clientes de forma espontânea como consequência de se oferecer a solução para um problema por meio de informação útil. Com isso, este modelo de marketing vai ajudar a trilhar um caminho para que o usuário possa percorrer toda a jornada de compra.

A ideia principal é fazer com que as pessoas respeitem a sua marca e a tenham como referência sobre o assunto. Assim, quando elas chegarem ao momento da conversão de lead para cliente, escolher o seu negócio será uma opção natural.

Ou seja, aprender como fazer marketing de conteúdo é aprender a vender primeiro a sua marca, antes de vender o seu produto ou serviço. 

Como fazer marketing de conteúdo: ofereça a melhor resposta para a dúvida dos usuários.
O marketing de conteúdo é baseado em oferecer a melhor resposta para as dúvidas dos usuários.

Por que investir no marketing de conteúdo?

Ok, entendemos que o marketing de conteúdo é uma forma de atrair mais clientes. Mas, por que investir nesta estratégia e não em outras?

Um dos grandes diferenciais do marketing de conteúdo é que ele é uma estratégia totalmente gratuita. Não é preciso pagar para se destacar nas plataformas de forma orgânica. Você conquista o seu lugar por meio do valor da sua entrega para o usuário.

Como consequência, é possível garantir uma série de impactos positivos sobre o seu negócio. Então, confira algumas das principais vantagens desta técnica: 

Aumentar o alcance da marca

Não é segredo que grande parte do tráfego on-line tem origem no Google e nas redes sociais. E, a melhor forma para ser encontrado nestas plataformas e aumentar o alcance da sua marca é justamente investir em como fazer marketing de conteúdo.

Afinal, ninguém está na Internet para buscar propagandas. As pessoas querem informação de qualidade e conteúdo que agregue valor à sua experiência. E é a partir deste princípio que elas chegam até as marcas de quem acabam consumindo.

Não à toa, empresas que adotam esta estratégia têm, em média, 1,3 mais visitas do que aquelas que não adotam. Isto acontece porque um bom marketing de conteúdo, aliado às técnicas certas de SEO, coloca o seu negócio em destaque entre tantos conteúdos disponíveis na Internet.

Dessa forma, apostar no marketing de conteúdo é garantir que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas. E, o melhor, por pessoas com qualificação para se tornarem oportunidades de negócio!

Ganhar a confiança do público

Produzir conteúdo de qualidade é fundamental para fazer com que as pessoas confiem na sua marca. Isto porque, quando você fala com propriedade sobre o seu nicho e propõe soluções realmente efetivas e transformadoras para o seu público, você demonstra que é um especialista no assunto.  

Esta também é a melhor maneira para conquistar autoridade de mercado e se posicionar como uma referência. O que impacta a visão que todos os stakeholders têm sobre o seu negócio. Desde o público, até a concorrência.

Além disso, investir em como fazer marketing de conteúdo é uma forma de ativar o gatilho da reciprocidade. No geral, este gatilho está relacionado à ideia de que se você oferece uma solução para um problema da persona, o inconsciente dela tende a buscar retribuir esta ação.

Assim, se você apresentou um conteúdo que ajudou o usuário de alguma maneira, ele tem grandes chances de retribuir a ação seguindo a call to action (CTA) indicada. 

Reduzir o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC), como o próprio nome indica, é o valor que uma empresa precisa investir para adquirir um cliente novo. Entretanto, quando se trabalha com marketing de conteúdo, este valor tem uma grande redução. 

Isto acontece porque, com esta estratégia, o foco é atrair clientes de maneira orgânica. Ou seja, totalmente gratuita. O que possibilita reduzir o investimento em tráfego pago e, ainda assim, manter um alto número de leads.

Além disso, o marketing de conteúdo também contribui para a redução do CAC pois trabalha materiais que quebram as objeções que aparecem durante a jornada de compra. Assim, por meio de blogs ou ebooks, por exemplo, é possível sanar uma dúvida que poderia estar impedindo o usuário de avançar no processo de compra.

Como fazer marketing de conteúdo em 5 passos

Agora que você já entendeu como o conteúdo pode ajudar a impulsionar o tráfego do seu site, é hora de colocar a mão na massa!

Então, papel e caneta na mão para anotar os 5 principais passos de como fazer marketing de conteúdo focado em resultados! ?

Defina as personas

Mais do que atrair pessoas, o objetivo do marketing de conteúdo é atrair as pessoas certas para o seu site. Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil e o interesse para se tornarem clientes do seu negócio.

Para isso, é fundamental definir a sua persona. A persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal de uma empresa. Assim, ela é mais específica do que o público-alvo.

Se o público-alvo de uma operadora de planos de saúde, por exemplo, são mulheres entre 40 e 55 anos. A sua persona poderia ser a Débora: uma mulher de 37 anos, advogada, mãe de 2 filhos, filha de uma idosa de 87 anos e com renda mensal de R$7 mil. Ela contrataria o plano para incluir os filhos e a mãe.

Diferença entre persona e público alvo.
A persona é um personagem semifictício mais específico que o público alvo.

Como a persona é mais detalhada, ela permite que você identifique exatamente quais dores ela pode encontrar durante a jornada de compra e trabalhe o conteúdo e a linguagem de maneira mais assertiva para impactar esta pessoa.

Busque palavras-chave estratégicas

O segundo passo para construir uma estratégia de conteúdo é identificar quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Ou seja, quais termos relacionados ao seu produto ou serviço as pessoas costumam pesquisar.

Descobrir palavras-chave estratégias é fundamental para trabalhar SEO e se destacar entre a concorrência. Isto porque, quando você descobre quais são os assuntos que a sua persona está interessada, você pode construir o conteúdo mais completo possível para responder a esta dúvida.

Além disso, os termos mais pesquisados também podem indicar o tipo de conteúdo que o usuário deseja encontrar. Se a pesquisa está relacionada à ideia de “como fazer”, por exemplo, pode indicar que a persona procura um conteúdo de passo a passo ou um tutorial.

Planeje conteúdo para cada etapa do funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia utilizada pelos profissionais de marketing para determinar qual é o estágio da persona na jornada de compra. Neste sentido, o topo do funil é maior, pois representa todas as pessoas que chegam até a sua empresa. Enquanto as outras etapas vão diminuindo até chegar àqueles que, de fato, vão se tornar clientes.

Por isso, para pensar como fazer marketing de conteúdo é preciso planejar material para cada uma das etapas do funil de forma a contribuir para que o usuário chegue até a última etapa, quando finaliza a compra.

Funil do marketing de conteúdo.
Funil do marketing de conteúdo.

Neste sentido, o topo do funil é a etapa da descoberta. Neste momento, a persona ainda não sabe que tem um problema. Ela busca apenas uma informação. Por isso, o objetivo aqui é fazer com que ela perceba que existe uma situação a ser solucionada e inicie a jornada no funil.

O meio do funil é a etapa da consideração. Aqui, a pessoa que já sabe do problema e está em busca de maneiras para resolvê-lo. Dessa forma, esta é a hora de começar a indicar como o seu produto ou serviço pode ajudar neste sentido, ainda sem promovê-lo diretamente.

Por fim, o fundo do funil é a etapa da tomada de decisão de compra. Este é o momento para falar abertamente sobre os diferenciais da sua empresa. Aqui, o propósito do conteúdo é mostrar para a persona que se ela quiser resolver o problema de maneira eficiente, você é a melhor opção para ajudá-la.

Escolha os canais de distribuição

Repita com a gente: marketing de conteúdo não é só redes sociais! 

O erro de grande parte das empresas é acreditar que as redes sociais, sozinhas, podem gerar tráfego suficiente para o site. Entretanto, vale lembrar que, embora sejam úteis, elas não fazem milagres!

Além disso, mais da metade do tráfego on-line vem do Google. E não é possível indexar conteúdos de mídias sociais neste buscador. Dessa forma, é importante definir os canais de distribuição de maneira estratégica para alcançar o seu público.

Por isso, é importante pensar fora da caixa das redes sociais e enxergar outras possibilidades. Como um site de múltiplas páginas, um blog corporativo e o e-mail marketing, por exemplo.

Concentre-se em seus clientes, não em seu produto

Por fim, vale lembrar que embora a tentação seja grande em utilizar a sua estratégia de conteúdo para falar da sua empresa ou dos seus produtos, é preciso manter o foco no cliente.

Marketing de conteúdo não é sobre o que você quer dizer. Mas, sim, sobre o que o seu público está procurando saber. 

Por isso, é importante nunca esquecer que o principal segredo para o sucesso desta estratégia é oferecer informação relevante para fazer com que o usuário se torne um cliente de forma natural.

Agora que você já sabe como fazer marketing de conteúdo, acesse o blog da Contato e confira outras técnicas de marketing digital que vão te ajudar a planejar uma estratégia 360º focada em resultados!

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