O SEO – Search Engine Optimization – conhecido como otimização para mecanismos de pesquisa, são estratégias que ajudam a oferecer melhores resultados para os usuários. No SEO para eCommerce não é diferente, ele atrai mais usuários para sua loja eletrônica.
Essas estratégias foram pensadas para otimizar os conteúdos da internet, fazendo com que grande parte deles assumissem outro patamar de qualidade, a fim de agradar os robôs do Google. Com o passar do tempo, esses fatores de ranqueamento foram evoluindo para proporcionar melhores experiências para o usuário.
Além disso, essa evolução dos fatores de ranqueamento também contribuÃram para que os conteúdos com estratégias de black hat encontrassem mais barreiras para se posicionarem nas SERPs.
Dessa forma, na hora de planejar algum conteúdo é essencial pensar na qualidade, na estrutura do site – se ele é mobile friendly, por exemplo – se a navegação é fluida e rápida, entre outros pontos abordados dentro das estratégias de SEO.
Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo completo sobre SEO para eCommerce para você!
O que é SEO para eCommerce
Anteriormente explicamos a definição de SEO, agora vamos te mostrar o que é o SEO para eCommerce:
O SEO para eCommerce é a aplicação de técnicas de SEO em lojas virtuais. O E-commerce, conhecido como eletronic commerce – comércio eletrônico – é uma prática conhecida por produzir negociações online para a compra e venda de produtos, serviços e infoprodutos.
Esse processo é longo, pois engloba desde o planejamento à implementação dessas otimizações de conteúdo. Essas implementações, quando bem feitas, geram mais reconhecimento de marca, aumento do tráfego, visibilidade e, consequentemente, mais vendas.
Qual a importância de otimizar o SEO do seu eCommerce
Antes de mostrar a importância de otimizar seu conteúdo para e-commerce, vamos te apresentar algumas pesquisas realizadas por plataformas experientes em marketing digital.
Trabalhar com SEO para e-commerce pode abaixar seu custo de aquisição de clientes (CAC) e, ainda assim, garantir visitas à sua loja virtual – que terão potencial para conversão em vendas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, no ano de 2020 foi constatado que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados. Portanto, estar posicionado na primeira página é um grande diferencial para seu negócio.
Melhor ranqueamento
Você já deve ter visto que o Google leva em consideração diversos fatores para ranquear bem seu conteúdo. Quando trabalhamos o SEO para e-commerce, consequentemente, os conteúdos produzidos são completos, dessa forma, ele fica bem posicionado.
Através do SEO é possÃvel ter mais visibilidade para a página, consequentemente, maior ranqueamento.
Mais tráfego orgânico
O tráfego orgânico é quando as visitas de um site ocorrem sem fazer o uso de anúncios. Assim, as pessoas não são influenciadas por nenhuma propaganda, ou seja, elas acessam a página espontaneamente.
O trabalho de SEO é um trabalho que ajuda seu negócio a atrair um tráfego qualificado. A implementação dessa estratégia, além de atrair mais tráfego para e-commerce, faz com que você consiga mais consumidores sem quebrar o orçamento da sua empresa.
Normalmente, o tráfego orgânico tende a ter menos visitas que o pago, pois a iniciativa precisa partir do usuário e não da página. No entanto, através do investimento em SEO é possÃvel aumentar o número de acessos de um site, sem precisar fazer anúncios.
Economia em relação ao tráfego pago
Como vimos, com o SEO para eCommerce gera mais tráfego orgânico para seu site e, assim, gera uma economia em relação ao tráfego pago. Isso porque, em anúncios pagos, há um Custo por Clique (CPC), que se caracteriza por uma cobrança pelo número de cliques realizados no site.
Neste modelo, o anunciante paga pelos visitantes que entraram em seu site. Ele é muito utilizado pelo Google Adwords, que permite saber o número de cliques exatos que um anúncio teve e quais impactos essa publicidade causou nos usuários.
Comportamento do consumidor
É muito importante que, além de agradar os fatores de ranqueamento do Google, agradar também os usuários. Isso porque o Google consegue identificar o comportamento do consumidor e saber se a experiência do usuário foi positiva.
Esse comportamento mostra se a página entregou o que o usuário estava buscando.
Uma pesquisa da Microsoft Research revelou que os usuários passam apenas 10 segundos em sua página inicial se não se conectarem imediatamente com suas mensagens de marketing. E isso gera uma taxa de rejeição muito alta para o site, podendo prejudicar seu desempenho.
Maior autoridade no mercado
Trabalhar o SEO para eCommerce também gera mais autoridade para seu negócio. Isso ocorre porque quando uma marca se torna conhecida no mercado, ela acaba aumentando a autoridade e seu nome vem automaticamente na cabeça dos usuários.
Melhora a confiança na marca
Como mencionamos anteriormente, quando há um investimento em SEO para eCommerce, essa página passa a ter mais autoridade. Dessa forma, quanto mais autoridade de uma página, mais confiança ela passa para seus clientes e mais credibilidade ela tem no seu segmento.
Dados importantes sobre eCommerce no Brasil
Agora que você entende os benefÃcios do SEO para ecommerce, que tal ver alguns dados relevantes sobre ele?
Em julho de 2022, o comércio eletrônico brasileiro teve uma alta de 5,29%, impulsionado pelos segmentos de Turismo (+14,3%), cosméticos (+11,9%) e varejo (+6,3%), que é um composto de marketplaces e magazines.
Além disso, os sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 24,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. Segundo o E-commerce Brasil, neste ano de 2022, a receita do e-commerce deve crescer cerca de 9%, atingindo um faturamento recorde de R$ 174 bilhões.
Como o SEO funciona?
Agora que já falamos o que é o SEO para e-commerce e qual a importância de implementá-lo, vamos te explicar como ele funciona:
Antes de tudo, precisamos compreender como os mecanismos de busca operam. Para que sua página apareça nos primeiros lugares, é preciso obedecer algumas recomendações que o Google estabelece. O algoritmo entende essas regras e aplica as ações para entregar o conteúdo mais recomendado para uma pesquisa.
É esse algoritmo que organiza e hierarquiza os conteúdos por ordem de relevância para as pesquisas realizadas no Google. Estima-se que, atualmente, o Google possua mais de 200 fatores de ranqueamento. Esses fatores contribuem muito para que os usuários tenham acesso a conteúdos de qualidade sem cair em estratégias de black hat, por exemplo.
Se você acompanha nosso blog, já sabe a importância de criar conteúdos de valor e de se preocupar com a estrutura de sua página. Para te ajudar neste processo, abordaremos no próximo tópico alguns erros que você não deve cometer na hora de trabalhar com SEO para eCommerce.
Segue a leitura!
Não cometa esses erros
Com frequência abordamos em nossos artigos algumas dicas e formas de melhorar seu SEO. Em breve vamos te mostrar como estruturar o SEO para eCommerce, mas agora vamos trazer alguns erros que você não pode cometer no seu site.
Fique ligado aos erros e evite-os!
URL Duplicada
Conteúdos da internet devem ser sempre originais e feitos exclusivamente para sua loja. Nos fatores de ranqueamento do Google, os conteúdos únicos serão sempre priorizados, portanto, muito cuidado para não produzir conteúdos duplicados.
Links Quebrados
Outro ponto para se atentar é em relação ao funcionamento dos links dentro de uma página. É através da linkagem interna que o robô do Google visita todas as páginas de um site, por isso, é importante corrigi-las e realizar constantes varreduras para identificar os erros o mais rápido possÃvel.
Compra de links
Dentro do SEO ainda há muita compra ou troca de links, no entanto, essas ações são condenadas pelo Google, pois são consideradas manipulação de algoritmos. Caso o Google identifique essas ações na página, é possÃvel encadear graves punições, como por exemplo, banimento da SERP.
Como estruturar o SEO para eCommerce
Como você chegou até aqui, já sabe a importância de trabalhar o SEO para eCommerce e sabe também quais erros não cometer. Agora vamos te mostrar como estruturar essa estratégia que pode colocar seu negócio muito à frente da concorrência e te ajudar a vender muito mais!
Escolha a plataforma
Escolher qual plataforma utilizar para estruturar um site é de grande importância. Abaixo listamos algumas das mais eficientes dentro do SEO:
WordPress
O WordPress é uma ferramenta de criação de blogs, sites e lojas virtuais. Ele possui várias vantagens em relação aos demais, como por exemplo:
- Uso intuitivo;
- Instalação fácil;
- Alta oferta de plugins e extensão;
- Troca de templates sem alterar o conteúdo;
- Sistema de código aberto;
- Entre outros.
Wix
O Wix, é também uma plataforma de construção de site para pessoas sem conhecimento técnico. Ele não requer a compra de hospedagem na web ou a instalação de um software. Essa ferramenta conta com 110 milhões de usuários e é um dos maiores players do setor.
Site123
O Site123 é também um construtor de site que oferecer serviços como:
- Estruturas de websites;
- Design;
- Criação de lojas;
- Entre outros.
? Veja também: melhores plataformas para criação de site.
Tenha apoio do dados
Além das plataformas para criação de sites, existem também plataformas que auxiliam na hora de mensurar dados. Elas mostram a quantidade de usuários que acessaram a página, seus dispositivos, entre outros. Veja quais são as principais:
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita, fundamental para análise de aspectos técnicos de um site. Ele fornece relatórios de performance orgânica, diagnósticos de erros, entre outros.
Google Analytics
O Analytics também é uma ferramenta do Google, que traz dados importantes para quaisquer donos de site, como: páginas mais acessadas e tempo médio de sessões.
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que oferece ideias de palavras-chave, volume de busca, tráfego e outras informações importantes. Além disso, é possÃvel contratá-la e expandir suas funcionalidades.
Semrush
A Semrush é uma das ferramentas mais completas, pois ela traz dados gerais de domÃnio, informações sobre backlinks, tráfego, relatórios especÃficos sobre SEO local, entre diversas outras funções.
Além das ferramentas, é importante otimizar também o SEO técnico de um site. Você conhece todos os tipos de SEO? Veja quais são e sua importância.
Otimize o SEO Técnico do site
Trabalhar o SEO Técnico de uma página é muito importante para que ela garanta a indexabilidade do site. Dessa forma, isso permite que o Googlebot o compreenda.
O trabalho de SEO Técnico está ligado ao SEO On-Page, que fica encarregado de cuidar da estrutura técnica que garante a melhor experiência de navegação. Erros técnicos são comuns e devem ser corrigidos sempre que surgirem.
Foco na arquitetura do site
Garantir uma boa arquitetura de um site é muito importante para que o Googlebot seja capaz de compreender como as páginas se interconectam e estabelecem sentidos entre elas.
Isso porque, quando entramos no menu de uma eCommerce, esperamos encontrar uma estrutura organizada e hierarquizada. Essa estrutura é:
Home > Departamento > Categoria > Subcategoria > Produto.
Dessa forma, o robô consegue navegar pela sua eCommerce de maneira mais fluida, visitando as páginas por ordem de importância.
Tenha URLs amigáveis
A URL de uma página vai muito além de um endereço eletrônico, pois ela comunica ao usuário qual o assunto principal da página. Por isso, para que a estrutura seja compreensÃvel, é importante utilizar as palavras chaves, evitar códigos e caracteres especiais.
Conteúdo é rei
Se você chegou até aqui já sabe: Conteúdo no SEO é rei!
Embora o SEO Técnico de um site seja fundamental para seu bom funcionamento, é através do conteúdo de qualidade que seu usuário é atraÃdo e envolvido pela loja.
Além de bons produtos, é essencial que você forneça aos clientes informações de qualidade, a fim de proporcionar uma ótima experiência para quem visita sua página.
Dessa forma você conseguirá influenciá-lo, criando desejo pelo produto e, assim, consolidar uma intenção de compra.
Confira abaixo alguns conteúdos de SEO para eCommerce:
- Descrição de produtos: Um produto deve ter uma boa descrição para que o usuário não tenha nenhuma dúvida em relação aquilo que ele deseja comprar.
- Textos de apoio: Em segundo lugar, textos de apoio estão presentes no topo, na lateral ou no rodapé da página e estão presentes ali para auxiliar o consumidor.
- Conteúdo multimÃdia: Em seguida, conteúdos de multimÃdia ajudam seu público a ter uma percepção a respeito da peça que ele deseja comprar e, colocar imagens e vÃdeos no seu conteúdo te deixa à frente da concorrência.
- Web Stories: Os Web Stories são cards, semelhantes aos stories do Instagram, que geram interatividade com os usuários.
Escolha a agência certa!
Em suma, viu como o SEO para eCommerce é importante? Essas estratégias, no entanto, precisam de bons profissionais para que você alcance bons resultados.
Pensando nisso, a fim de ajudar sua empresa, nós da Agência Contato trabalhamos com especialistas em SEO para garantir que seu negócio DECOLE!
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Confira nosso blog, pois preparamos diversos conteúdos para você.
Te vejo no próximo post 🙂