Skip to content
Você_conhece_todos_os_tipos_de_SEO_p1
27 de junho de 2022

Você conhece todos os tipos de SEO? Veja quais são e sua importância

27 de junho de 2022

Você conhece todos os tipos de SEO? Veja quais são e sua importância

Navegue por tópicos

Entender quais são os tipos de SEO é fundamental para que seu site esteja bem posicionado nas plataformas de busca. Abra seu bloco de notas, pois neste artigo vamos te mostrar quais são os tipos de SEO e qual a importância de cada um deles. 

Não vai perder essa, né? Então vem DECOLAR com a gente! 

O que é o SEO

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) influenciam muito no sucesso de quem  utiliza o Inbound Marketing. Elas permitem que um site fique bem posicionado no Google. Isso possibilita que os negócios atinjam um público maior, aumentando também o número de visitas e de vendas. 

Veja abaixo algumas dessas estratégias que ajudam seu site a ficar bem posicionado:

Segundo a  Resultados Digitais, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimização de páginas.  Como as práticas de SEO geram resultados a médio e a longo prazo, muitos negócios já estão consolidados no mercado. 

Além disso,  a Conversion também desenvolveu uma pesquisa, na qual entrevistou 346 profissionais de marketing digital, e-commerce, vendas e growth. Nessa pesquisa foi constatado que mais da metade dos profissionais de marketing pretendem alocar mais recursos para SEO em 2022. 

A pesquisa ainda mostra que 71% dos entrevistados afirmam investir em SEO atualmente e, esse número expressivo tende a aumentar mais em 2022. 

Vimos que as ferramentas de SEO proporcionam bons resultados, por isso, vamos apresentar os tipos de SEO para você! 

SEO On-page

Como já mencionamos, o SEO são técnicas que otimizam um site, fazendo com que ele alcance um bom ranqueamento. O SEO On-page é um dos tipos de SEO e um de seus pilares, por isso, é fundamental para que você domine os mecanismos de busca. 

O que é

O SEO On-page são todas as otimizações feitas dentro de um site. Essas ações realizadas abrangem: criação de título utilizando uma palavra-chave principal, descrição nas imagens do texto, definição uma URL apropriada, inserção de links para outros conteúdos do seu site, meta-tags, entre outros. 

Para que serve

O SEO On-page é muito importante para que sua página fique visível no meio digital. Sem uma boa visibilidade na web, fica praticamente impossível que um cliente consiga encontrar a marca, consequentemente, bons negócios são perdidos. 

Esse método ainda fortalece o tráfego orgânico, sendo uma estratégia mais econômica de Marketing Digital. Além disso, essas atividades são realizadas nas próprias páginas, permitindo que você tenha controle e possa se planejar melhor. 

SEO Off-page

O SEO Off-page é também um dos pilares do SEO que, muitas vezes, é associado ao link building. No entanto, essa estratégia vai muito além da conquista de backlinks.

O que é

O SEO Off page são estratégias de otimização que são aplicadas fora das páginas. É através desse tipo de SEO que é possível buscar links e menções para as páginas e mostrar a relevância delas no mercado. 

Ter essa visão, faz com que seja possível melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Essa estratégia engloba diversos outros aspectos, como por exemplo a construção de relacionamentos com outras páginas. 

O framework E-A-T (Expertise, Authority e Trustworthiness), que é um dos conceitos fundamentais dentro do SEO, mostra que, um dos pilares que sustenta um bom site é a sua autoridade. 

Segundo o framework E-A-T, para um site ser bem posicionado no Google, é necessário que ele tenha três pilares principais:

  • Primeiramente, é importante que ele tenha um conteúdo especializado no assunto em que ele vai falar, ou seja, disponibilizar qualidade para o usuário; 
  • Além disso, é fundamental que o site possua autoridade de página e domínio
  • O site deve ser confiável, tanto tecnicamente, quanto nas informações fornecidas por ele. 

A autoridade de um site, como mencionado anteriormente, é um pilar muito importante nas estratégias de SEO. 

Para compor essa autoridade é importante se atentar a alguns pontos como:

Domínios de referência 

Domínios de referência são a quantidade de sites que linkam para o seu site. Caso você receba diversos backlinks de várias páginas diferentes de um único site, será contabilizado apenas um domínio de referência. 

Reputação 

A reputação de um site está relacionada a como os sites te reconhecem dentro da internet. A reputação atua diretamente sobre os influenciadores.

Backlinks

Os backlinks são links de outras páginas que apontam para o seu site, especialmente de outros sites. 

Menções 

Para transmitir autoridade a um site, as menções – mesmo sem link – são importantes para indicar que uma página produz um conteúdo confiável e de qualidade. 

Para que serve

Essa estratégia é muito relevante para o algoritmo, pois esse relacionamento com outras páginas é rastreado pelo Google. Assim, quando um usuário realiza uma pesquisa, o algoritmo considera a transmissão de link juice para colocar essas páginas em melhores posições. 

O link juice é uma parte de poder que rankeamento que uma página transmite para outras páginas de destino dos links que estão referenciados nela. 

Portanto, essa estratégia tem como objetivo mostrar como as outras páginas da internet enxergam o seu site. Esse desdobramento do SEO, mostra para o Google que sua página é uma página de referência para as outras. 

SEO Técnico

O SEO Técnico está entre os tipos de SEO  e, ele lida com o que está por trás das páginas, como os códigos e a arquitetura do site. Isso é muito necessário para que o Google encontre os links e coloque-os no ranking.

O que é

O SEO técnico é o conjunto de otimizações relacionadas à estrutura interna de um site. O objetivo é tornar as páginas mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis. Isso é fundamental para que todo o restante das estratégias de SEO sejam eficazes. 

Ele envolve otimizações necessárias na estrutura do site, blogs e landing pages de uma marca que pretende alcançar boas posições nas SERPs. Seu objetivo é aumentar a velocidade de um site e torná-lo mais rastreável.

Para que serve

Esse tipo de SEO tem o objetivo de facilitar a compreensão das páginas do Google e fazer com que ele ganhe pontos por indexação. 

No SEO técnico é recomendado a realização de algumas ações periódicas para resolver problemas nas páginas, como: 

  • Links quebrados; 
  • Erros de redirecionamento; 
  • Conteúdo duplicado; 
  • Página com carregamento lento e mais. 

Esse método é o princípio de toda estratégia de otimização para mecanismos de busca. É por ele que você deve começar, pois essa parte da otimização garante que os seus links sejam encontrados e indexados no diretório do Google. 

Além disso, esse tipo de SEO pode auxiliar o Google a entender melhor suas páginas. O buscador consegue ler informações importantes do seu site e entender quais caminhos devem ser seguidos. 

Algumas otimizações são um pouco mais complexas e podem exigir profissionais especializados. Trabalhar diretamente com os códigos exige desenvolvedores que saibam lidar com essa plataforma.

Por isso, nós oferecemos serviços de consultoria com vários tipos de SEO. Nosso objetivo é colocar seu site na primeira página de resultados. 

Faça Contato!

Novos conteúdos

b2b email marketing

B2B Email Marketing: dicas para impulsionar seus resultados

Nos dias atuais, o marketing por e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para impulsionar resultados no ambiente B2B (Business to Business).  Empresas especializadas em serviços de Marketing Digital
people first

People First: entenda a premissa de conteúdo do Google

No cenário em constante evolução dos mecanismos de pesquisa, compreender e abraçar as mais recentes diretrizes é crucial para o sucesso online. Neste artigo, exploraremos a premissa revolucionária do Google
b2c marketing

B2C Marketing: principais dicas para uma estratégia efetiva

Devido a presença cada vez maior do marketing digital nas organizações, se tornou importante buscar novas técnicas para se atualizar para que seu negócio cresça e conquiste novos clientes. Uma

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress