O SEO para imagens é fundamental dentro das estratégias de SEO. As imagens são formas de encontrar visualmente as informações em uma página e, dessa forma, um usuário consegue achar com agilidade o que ele procura.
Para otimizar suas imagens, é muito importante que elas sejam de qualidade e que tenham boa edição. Dessa forma, o Google consegue lê-las e fazer com que elas atinjam boas colocações dentro das plataformas de busca.
Larry Kim, CEO da MobileMonkey e fundador do WordStream, mostra em uma pesquisa que, postagens que incluem imagens produzem um engajamento de 650% maior do que as postagens que possuem apenas textos. Viu como as o SEO para imagens é fundamental?
Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo bem completo de SEO para imagens para você!
O que é o SEO para Imagens?
O SEO para imagens é uma otimização aplicada nessas imagens, estejam elas em formato JPEG, GIF, PNG, WEBP, SVG, etc.
Essa otimização tem como objetivo posicioná-las melhor nos buscadores e permitir que a navegação fique mais agradável para o usuário.
Por que as imagens são importantes?
Esse SEO de imagens é essencial para proporcionar uma boa experiência de navegação para os usuários que acessam sua página.
A Conversion, mostrou em uma pesquisa da The Intent Lab, que 59% das pessoas consideram informações visuais mais importantes que as textuais.
Além disso, o Google também realizou um estudo que constatou que 50% dos consumidores dizem que as imagens ajudam a tomar decisão sobre qual produto comprar.
Por fim, a Econsultancy também certificou que 34% das buscas do Google trazem pelo menos uma imagem como resultado.
Quais os benefícios de trabalhar SEO para imagens
O Google Imagens é um recurso que permite que os usuários encontrem o que desejam com mais facilidade.
Além disso, uma boa imagem aumenta as chances daquele conteúdo alcançar as primeiras páginas nas SERPs. E, se você acompanha o blog da Contato, sabe da importância de estar bem posicionado nas plataformas de busca.
Vale mencionar também que trabalhar SEO para imagens é apenas uma das formas de melhorar o posicionamento do seu site.
Confira aqui 5 técnicas que podem dobrar seu número de acessos.
Mais uma fonte de tráfego
Estar bem posicionado no Google e otimizar as páginas é essencial para conquistar mais tráfego orgânico para seu site.
Quando acrescentamos fotos, ilustrações, infográficos, entre outros, o post fica mais atraente e isso aumenta as chances dos usuários clicarem no texto. Vale ressaltar que, quanto mais cliques, mais tráfego, certo?
Alguns usuários realizam suas pesquisas pelo Google Imagens, portanto, vale lembrar que adicionar imagens que realmente agregam no conteúdo, pode aumentar muito o tráfego da página.
Possibilidade de viralizar seu conteúdo
Quando trabalhamos o SEO para imagens o conteúdo tem mais chances de aparecer nos primeiros lugares nos resultados de busca. Imagens são muito mais fáceis de serem compartilhadas do que textos. Dessa forma, há mais possibilidades de seu conteúdo chegar para mais pessoas e viralizar.
Por isso, quanto mais engajamento, mais chance de um conteúdo viralizar. Viu como vale a pena investir no SEO de imagens, né?
Aumento de autoridade
A autoridade de um site está relacionada, dentre outros fatores, ao seu bom posicionamento nas SERPs. Portanto, quando analisamos o Google Imagens, os primeiros resultados são de sites com maior autoridade.
Como otimizar o SEO das imagens do seu site
Para que um site tenha autoridade ou que um conteúdo tenha chances de viralizar, é essencial que suas imagens sejam relevantes para os usuários. Já vimos que o Google preza muito pela relevância dos conteúdos, né? Inclusive, nesta página, eles dão as diretrizes de como otimizar o SEO das suas imagens.
Abaixo, listamos um resumo para você!
Quando pesquisamos alguma palavra-chave que tenha relação com aquela imagem, o Google já disponibiliza imagens que podem ser úteis para aquela pesquisa.
Vamos te mostrar agora como otimizar suas imagens para posicioná-las nas buscas!
Foco no Contexto
O contexto em que a imagem foi inserida é um dos fatores analisados pelo Google. Ele consegue analisar informações da imagem como o atributo ALT – descrição de elementos visuais de uma imagem – e, verifica se o parágrafo em que ela foi colocada possui palavras que tenham relação com tal imagem.
Por exemplo, se estamos falando sobre alguma plataforma do marketing digital e colocamos uma imagem das suas funções e ferramentas, a relevância aumenta. Por isso, é fundamental procurar imagens que estejam dentro do contexto e que possua coerência com o conteúdo discutido.
Atributo Alt
Como citamos, o ALT de uma imagem é a descrição dos elementos visuais dela e, preencher essas informações facilita muito na hora dos mecanismos de busca entenderem o que aquela imagem representa.
O ALT também é conhecido como Alt Text ou texto alternativo e, sem um uso eficaz desta ferramenta, o Google não consegue encontrar a imagem na hora da pesquisa e, consequentemente, seu texto terá mais dificuldades para atingir um público maior.
É ideal que o texto alternativo não passe de 6 palavras e de 120 caracteres.
Tamanho da Imagem
Dentro do SEO para imagens, é fundamental se atentar também ao tamanho do arquivo que será colocado na página, pois a imagem é o principal fator que influencia no tempo de carregamento de um site.
O tempo de carregamento é um ponto essencial, visto que, quanto mais lento, pior é o posicionamento da página nas SERPs.
Arquivos mais leves ranqueiam melhor que os arquivos mais pesados, daí a necessidade de comprimir as mídias. As ferramentas que podem auxiliar neste processo podem ser:
- Photoshop;
- Optimizilla;
- Kraken.io;
- TinyPNG;
- JPEGmini;
- Jpeg.io;
- ImageOptim.
Engajamento
Quanto mais cliques em uma imagem, mais ela tem chances de aparecer em primeiro lugar na hora da sua busca. Quando há muitos acessos naquela imagem, o Google entende que ela é relevante.
E, quando clicamos nessa imagem, somos direcionados para a página onde ela está hospedada para que possamos ler o artigo que a acompanha.
Por isso, é fundamental que as imagens sejam originais e que consiga impactar o leitor para atraí-lo para o post. Quanto maior o engajamento, mais as publicações ficam bem ranqueadas.
Dimensão da Imagem
Quando procuramos alguma imagem na internet, podemos perceber que elas possuem dimensões semelhantes. O Google geralmente privilegia imagens que possuem mais ou menos forma de um retângulo. Além disso, as proporções mais recomendadas são 16:9 e 4:3.
Por isso, imagens com dimensões 1366 x 768 (16:9) ou 720×480 (4:3) ficam melhor posicionadas do que aquelas que estão totalmente fora do padrão.
SEO para Imagens e o e-Commerce
Além do maior engajamento, o SEO para imagens é mais impactante ainda para um e-commerce.
Já pensou que as imagens são um ponto chave para um e-commerce? É muito difícil oferecer um produto, sem que o consumidor possa ver como ele funciona.
Um estudo realizado pela SPC Brasil, constatou que 90% dos consumidores pesquisam produtos na internet, incluindo até quem não abre mão da loja física.
Além disso, a Rakuten mostrou que 91% dos consumidores ficam mais atraídos para realizar compras se a oferta tiver fotos e vídeos do produto.
O conteúdo visual tem um grande valor dentro das estratégias de marketing, podemos citar como exemplo as redes sociais como Pinterest e Instagram.
Google Lens
Dentro do SEO para imagens, também temos o Google Lens, que é uma ferramenta de reconhecimento de imagem, que permite que os usuários façam pesquisas no Google utilizando essas imagens como palavras-chave.
Esse recurso foi inicialmente integrado com a câmera dos smartphones Google Pixel, posteriormente, foi integrado também ao Google Assistente e ao Google Fotos para os celulares Androids. Em 2018 passou a ser disponibilizado para todos os sistemas operacionais.
Essa ferramenta fornece respostas imediatas para os usuários, de maneira fácil. Além disso, o Google Lens contribui muito para o mercado e, sabemos que quem investe em conteúdos com imagens e vídeos está muito à frente nas estratégias de marketing digital.
Diante disso, surge a importância de ficar atento a todas as formas de buscas disponíveis para usuários. Existem diferentes estratégias dentro do SEO e é preciso se adaptar para trazer resultados tanto em imagens, quanto em voz.
O Pinterest é uma rede que depende muito da qualidade e atividade de engajamento para que possa expor o conteúdo que chega até ele.
Por isso, se o marketing de conteúdo for desempenhar uma estratégia importante para seu negócio, é fundamental otimizar seu conteúdo nessa rede.
O Pinterest oferece um potencial significativo, visto que, segundo uma pesquisa realizada pela Shareaholic, ele possui, em média, 8% do tráfego de referência na internet.
Gostou do conteúdo de SEO para imagens? Acesse nosso blog e confira tudo que preparamos para você!
Te vejo lá 🙂