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O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site?
4 de julho de 2022

O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site

O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site?
4 de julho de 2022

O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site

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A autoridade no SEO é um indicador que qualifica um domínio, medindo, através de diversos fatores, se um site é confiável. 

Para que os usuários tenham acesso a conteúdos relevantes e que consigam, de fato, resolver seus problemas, o Google criou diversos métodos para identificar se as páginas estão fornecendo bons conteúdos. 

A relevância de um conteúdo é essencial para um bom posicionamento de um domínio. Por isso, preparamos este artigo para te explicar o que é autoridade no SEO e como melhorá-las. 

Escrevemos este artigo para te ajudar a garantir uma presença digital consolidada e bom posicionamento nas SERPs.

O conceito de Autoridade no SEO

Uma página que possui autoridade é aquela que ganhou confiança e que oferece conteúdos de qualidade na internet. Esse site, provavelmente, está em boa colocação nas plataformas de busca. Muito bom ter autoridade, né?

Quem desenvolveu essa métrica foi uma empresa chamada MOZ, que é uma das maiores quando o assunto é autoridade no SEO. Neste artigo vamos mostrar a importância da Autoridade de Domínio e da Autoridade de Página para a construção de um site de qualidade. 

Dentro do SEO existem três níveis de autoridade. São elas:

  • Autoridade de Domínio; 
  • Autoridade de Página; 
  • Autoridade de Link. 


Idade

A idade de um domínio diz respeito ao tempo no qual um nome de domínio existe. Quanto mais tempo esse domínio tem, mais autoridade o Google confere a esta página. 

Credibilidade

A credibilidade fala muito sobre o conteúdo que é oferecido ao usuário. Por isso, escrever bons conteúdos faz com que a página tenha mais credibilidade. 

Relevância

A relevância de um site mostra se seu conteúdo resolveu as dores da persona. Alguns conteúdos são feitos só para empregar a palavra-chave excessivamente e tentar ranquear a página nas SERPs, mas acabam não sendo úteis. 

Autoridade de Domínio ou Domain Authority

O Domain Authority ou Autoridade de Domínio é um termo muito utilizado dentro da autoridade no SEO e ficou conhecido quando a Moz o criou como métrica. 

Essa escala vai de 0 a 100 e serve para classificar um domínio e saber quão forte é a sua autoridade nas SERPs. Ou seja, quanto mais próximo de 100, maior é a autoridade de um domínio.

Esse indicador diz quando um domínio de um site é confiável. Existem dois fatores principais que determinam essa autoridade. São eles:

  • Idade e confiança: Os domínios com um bom histórico – domínio a ser utilizado nas SERPs – que estão há mais tempo disponíveis, são mais fortes. 
  • Popularidade: A popularidade de um domínio pode ser determinada pela quantidade e pela qualidade de links de referência (backlinks).

Autoridade de Página ou Page Authority

A Page Authority, conhecida também como autoridade de página é baseada em 3 fatores: Idade e confiança; Quantidade e qualidade de links; e Quantidade de atualizações. 

Os dois primeiros pontos abordados também podem ser encontrados na Autoridade de Domínio. Já o terceiro tópico, diz respeito às atualizações  que são feitas na página. O Google analisa muito bem cada atualização e prioriza aqueles conteúdos que melhor respondem às necessidades de uma persona. 

Como analisar a autoridade de uma página

Agora que você sabe um pouco mais sobre a autoridade no SEO, vamos te mostrar como analisar a autoridade de uma página. 

MOZ

A Moz, que já foi citada anteriormente, é responsável pelos indicadores de Domain Authority e Page Authority. Para encontrar a Autoridade de Página e o Domínio de Página, a primeira opção é utilizar o Link Explorer, que antes era conhecido como Open Site Explorer. 

O Link Explorer da MOZ é uma ferramenta gratuita, onde é possível acessar relatórios de backlinks, textos-âncora e conteúdos de um site ou página específica, além dos dados de Domain Authority e Page Authority.  

Para descobrir a autoridade do site, é preciso criar uma conta na Moz. Mas fique tranquilo, é de graça! No entanto, alguns recursos são liberados apenas para usuários premium. Por isso, para conseguir relatórios mais completos, é necessário assinar a MozPro. 

Outra opção que a MOZ oferece é uma extensão para o Google Chrome, conhecida como MozBar. A MozBar também é uma ferramenta gratuita, que fornece um relatório resumido, com a Autoridade de Domínio e a Autoridade de Página resumidos de qualquer site visitado e de qualquer link dos resultados de busca presentes no Google. 

Veja abaixo uma análise da MOZ do domínio do “Linkedin.com”:

O relatório disponibilizado pela plataforma fornece informações, como: Autoridade de domínio da página, palavras-chave de classificação, os domínios de vinculação descobertos e perdidos, dentre outras informações. 

A autoridade do domínio é uma métrica de 0 a 100, que mostra o quão forte é a autoridade do domínio nas SERPs. 

Já o número que vincula um domínio raiz é o total de links separados que ligam uma ou mais vezes a um determinado site. 

A MOZ também oferece análise de palavras-chave. Essas análises fornecem informações sobre o desempenho e o segmento de cada uma delas. 

Por fim, a pontuação de spam identifica os sites spam. Isso significa que ela oferece uma análise de sites penalizados pelo Google ou que não possuem uma alta autoridade. Dessa forma, as ferramentas avaliam itens que podem comprometer os resultados em SEO. 

Ubersuggest

Outra plataforma que ajuda a analisar a autoridade de uma página é a Ubersuggest. Ela consegue descobrir quais os termos mais procurados pelos usuários. Além disso, é possível considerar a faixa etária do usuário para comparar termos e saber quais deles são os mais acessados.

SemRush 

Por fim, a SemRush é também uma plataforma que ajuda as empresas a gerenciar sua presença digital e o marketing de conteúdo. Dentre diversas atividades da SemRush, a análise de domínio é uma delas. 

Essa análise é dada através de relatórios que auxiliam o usuário a gerar inteligência competitiva e finalizar atividades de SEO. 

Como melhorar a autoridade de um site

Normalmente, as regras que se aplicam à autoridade de domínio, também são úteis para a autoridade de página. 

Preparamos alguns tópicos que auxiliam a melhorar a autoridade de um site. Então pegue seu bloco de notas e anote! 

Qualidade do conteúdo

Garantir qualidade no que produz é essencial para que seu site consiga alcançar boas colocações nas SERPs. 

Ao lado da qualidade está a relevância do conteúdo. Esses dois pontos fazem com que seu site ganhe atenção das SERPs e dos usuários. 

Link Building

O Link Building é um dos fatores primordiais dentro do Domain Authority, pois a linkagem, principalmente a linkagem externa, assim como a qualidade do conteúdo, são fatores principais do Google. 

Os links trabalham como uma referência para os buscadores. Quando sua página é indicada por um site grande, que possui autoridade, os mecanismos de busca entendem que sua página é de qualidade. 

No entanto, esses links precisam ser de qualidade, pois caso contrário, podem prejudicar sua página. Por exemplo, se o seu site possui muitos backlinks de outros sites com baixa autoridade, é provável que sejam tóxicos. Dessa forma, o Google pode penalizá-lo por isso. O Google Search Console pode auxiliar neste momento, pois essa plataforma ajuda gerenciadores de sites a acompanhar a visibilidade de suas páginas no buscador. 

Vale ressaltar que, é essencial que o nicho que está realizando essa linkagem seja semelhante ao seu, pois aqui o Google favorece mais a qualidade do que a quantidade. 

Atualização do site

As atualizações dentro de um site são essenciais para que os mecanismos de busca percebam que sua página está sempre se preocupando com otimizações. 

Essas melhorias incluem linkagem interna, hierarquização de informação por meio de title tags, uso de H2 e H3, boa utilização e boas distribuições de palavras-chaves. 

Boas práticas

As boas práticas podem auxiliar as páginas a ter  autoridade no SEO relevante e garantir colocações consideráveis dentro das plataformas de pesquisa. 

Essas boas práticas podem ser: criação de conteúdos de qualidade, uso de linguagem que seja relevante e que consiga resolver os problemas da persona, atualização de conteúdos, entre outros. 

Para garantir boas práticas para seu site, é fundamental encontrar uma empresa de marketing digital que te ajude a alcançar a primeira página de resultados nas plataformas de busca. 

Acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre marketing digital. 

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