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Objetivo de campanha Facebook Ads
13 de dezembro de 2021

Quais são e como escolher entre os objetivos de campanha de Facebook Ads?

Objetivo de campanha Facebook Ads
13 de dezembro de 2021

Quais são e como escolher entre os objetivos de campanha de Facebook Ads?

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Ter objetivos bem definidos é o primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia. Não à toa, o gerenciador de anúncios do Facebook inseriu os objetivos de campanha de Facebook Ads como um dos passos para anunciar na plataforma. Mas você sabe quais são eles e como escolher o melhor para a sua empresa?

De maneira geral, os anúncios do Facebook se dividem em três categorias:

  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Conversão.

Cada uma destas opções está alinhada a uma etapa da jornada de compra do consumidor. Por isso, definir o objetivo dos anúncios é fundamental para garantir que eles possam alcançar os resultados esperados.

Então, se você está pronto para criar campanhas que tragam resultados reais para a sua marca, continue a leitura! No blog de hoje, vamos conhecer as funções dos objetivos de campanha de Facebook Ads.

Quais são os objetivos de campanha do Facebook Ads?

De forma simplificada, os objetivos de uma campanha de Facebook Ads estão relacionados a forma com que o seu anúncio será exibido para incentivar as pessoas a realizarem a ação esperada.

Objetivos de campanha de Facebook Ads
Os objetivos de campanha do Facebook Ads são divididos entre Reconhecimento, Consideração e Conversão.

Por exemplo, caso o seu objetivo seja o reconhecimento, o anúncio poderá ser entregue várias vezes para a mesma pessoa para que ela se lembre da sua marca. 

Se o objetivo for gerar mais engajamento, o Facebook poderá exibir o post com o mesmo visual de uma publicação orgânica. Mas, se o foco for incentivar a conversão, é possível inserir um botão ou o famoso “arraste para cima”.

Por isso, antes de criar um anúncio é importante identificar:

  • O que você deseja que as pessoas façam ao visualizá-lo?
  • Que resultados você espera alcançar com isso?

Uma vez que estas respostas estejam claras, será mais fácil escolher a opção que tem maior potencial para engajar os usuários a cumprir a ação indicada. 

Para isso, você poderá optar entre 11 objetivos divididos em 3 categorias. A seguir, vamos conhecer cada um deles e identificar em qual momento eles podem se encaixar no seu funil de vendas.

Reconhecimento

O reconhecimento é o primeiro dos objetivos de campanha de Facebook Ads. Esta etapa é comum, principalmente, para campanhas de topo de funil. Isto porque, neste momento, a meta é fazer com que a sua marca seja vista pelo seu público-alvo.

Assim, esta estratégia é ideal para empresas que queiram alcançar mais público ou que estejam lançando um novo produto/serviço. Isto porque, aqui, o objetivo é impactar as pessoas de forma que elas se lembrem do seu negócio depois de verem o anúncio.

Para isso, este modelo de campanha se divide em dois objetivos:

Reconhecimento da marca

O reconhecimento de marca é uma boa opção para empresas que já estão ativas no mercado mas ainda não têm grande audiência. Neste formato, o anúncio é entregue para usuários que já conhecem ou podem ter interesse em conhecer o seu negócio.

Nesta etapa, a marca quer ser lembrada pelas pessoas. Assim, o ideal é criar anúnciois que possam prender a atenção do usuário por alguns segundos. Dessa forma, é mais provável que ele se lembre de você mesmo depois de algum tempo.

Alcance

Campanhas de Facebook Ads baseadas no alcance funcionam de maneira semelhante a uma panfletagem em massa. O objetivo principal deste formato é fazer com que o seu anúncio chegue ao maior número de pessoas possíveis dentro do público que você especificar.

A diferença em relação ao reconhecimento de marca é que o alcance não considera fatores como o histórico de interações do usuário com a marca ou a probabilidade dele se interessar pelo conteúdo.

Aqui, a ideia é que quanto mais pessoas impactadas, maior o número de possíveis clientes. Entretanto, é preciso ter atenção na segmentação do público para não alcançar pessoas que não tenham nenhuma relação com o seu produto ou serviço.

Consideração

A próxima categoria entre os objetivos de campanha de Facebook Ads é a consideração. Esta etapa é comum, principalmente, para campanhas de meio de funil. Isto porque, neste momento, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham interesse em saber mais sobre a sua marca ou sobre o seu produto/serviço.

Por isso, os anúncios desta categoria devem ser planejados para instigar um público que já conhece a sua marca a conhecer mais informações sobre a sua empresa e a solução que ela pode oferecer.

Para isso, este modelo de campanha se divide em seis objetivos:

Tráfego

Campanhas de Facebook Ads com objetivo de gerar tráfego servem para direcionar o público do Facebook para outros canais, como um site, uma landing page, um blog corporativo ou mesmo para outras redes sociais.

? Saiba mais: Tráfego pago e orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio?

Aqui, o objetivo é encaminhar o usuário para um espaço em que ele possa encontrar mais informações sobre determinado assunto. Assim, este é um modelo de anúncio mais preciso. Afinal, atinge apenas as pessoas que já estão interessadas na solução que a sua empresa oferece.

Engajamento

Campanhas de engajamento têm foco em alcançar pessoas que são mais propensas a interagir com a sua publicação e conquistar curtidas, comentários ou compartilhamentos para um post específico ou para a página da empresa. 

Por isso, recomenda-se este objetivo para divulgar uma oferta ou um evento relacionado à sua empresa. Isto porque, neste formato, é possível impactar pessoas que têm provável interesse em consumir o produto/serviço.

Instalações do aplicativo

Como o nome indica, campanhas com este objetivo buscam incentivar o público a fazer o download de um aplicativo. Para isso, elas direcionam o usuário para o lojas como o Google Play ou a Apple Store.

Para empresas que dispõem desta ferramenta, este também pode ser um ótimo recurso para alcançar usuários que já instalaram o aplicativo e deixaram de utilizá-lo ou para incentivar as pessoas a realizar uma ação específica dentro do app.

Visualizações do vídeo

Campanhas com foco em visualizações de vídeo têm o objetivo de compartilhar vídeos da sua empresa com as pessoas que têm mais probabilidade de assisti-los até o final.

Um grande diferencial deste formato é que, depois de obter os resultados, é possível criar uma segmentação de público de acordo com o tempo de vídeo que ele assistiu. 

Isto porque é possível medir também o interesse da audiência em relação ao conteúdo. Pois as pessoas mais interessadas, provavelmente, irão assistir ao vídeo por mais tempo.

Geração de cadastros

Campanhas de Facebook Ads para geração de cadastros são ideais para empresas que tenham uma boa estratégia de nutrição de leads.

No geral, esta é uma grande oportunidade para as organizações. Principalmente porque é possível preencher os dados de forma automática de acordo com as informações do perfil do usuário, que só precisa validar as informações.

Ou seja, o esforço exigido para fazer com que as pessoas se cadastrem é mínimo, enquanto as oportunidades de venda que podem ser geradas no futuro a partir da gestão dos dados coletados é máximo.

Mensagens

O último objetivo dentro da etapa de consideração são as mensagens. Este formato estimula as pessoas a entrarem em contato com a empresa por meio do messenger do Facebook, direct do Instagram ou pelo WhatsApp.

Assim, é possível estimular a comunicação com clientes em potencial ou já existentes para fazer perguntas sobre o produto/serviço anunciado ou fechar a compra, por exemplo.

Conversão

A categoria de campanhas de Facebook Ads focadas em conversão está diretamente relacionada a campanhas de fundo no funil de vendas. Isto porque, neste momento, o público-alvo já está próximo da decisão de compra.

Assim, para garantir a eficiência deste modelo de campanha, ele se divide em três objetivo:

Conversões

Campanhas com foco em conversões são maneiras de levar os usuários a completarem alguma ação, como encaminhá-los diretamente para a página de vendas do site ou do app.

Além disso, também é possível utilizá-las para direcionar as pessoas para uma página de geração de cadastros fora do Facebook. O que é mais uma oportunidade para fazer a captação de leads.

Vendas do catálogo

Campanhas de Facebook Ads para vendas do catálogo têm o objetivo de apresentar ofertas dos seus produtos para pessoas que possam ter interesse em consumi-los em algum momento.

Para isso, é necessário criar um modelo de anúncio padrão e realizar a integração do Facebook ao catálogo de produtos. Assim, a plataforma terá acesso a informações importantes para o anúncio, como imagens, estoque e preços.

A grande vantagem deste formato é que não é necessário criar um anúncio para cada oferta. Basta listar os produtos selecionados e o Facebook fará a divulgação a partir do modelo de anúncio padrão.

Tráfego para o estabelecimento

Por fim, o último dos objetivos de campanhas no Facebook é gerar mais tráfego para o estabelecimento. Anúncios neste formato buscam incentivar as pessoas a visitar espaços físicos de empresas.

Para isso, o ideal é fazer a segmentação de público de acordo com a localização. Dessa forma, é possível atingir apenas as pessoas que estão próximas do seu negócio.

Ainda precisa de ajuda para identificar a melhor opção para a estratégia da sua empresa? Então, fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar a criar campanhas de Facebook Ads que decolam! ?

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