O Google Performance Max é um tipo de campanha baseada em metas. Ela complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave e ajuda a gerar mais conversÔes em todos os canais, como: Google, Youtube, Discover, Gmail, Maps, entre outros.
Portanto, jĂĄ que essa campanha Ă© um complemento para campanhas baseadas em palavras-chave, vamos conhecer mais um pouco delas? Vem com a gente!
O que Ă© o Google Performance Max
O Performance Max – campanha de maior desempenho – Ă© um tipo de campanha de anĂșncios disponĂvel no Google Ads. Ela Ă© direcionada para empreendedores digitais e envolve a utilização de inteligĂȘncia artificial para que seja possĂvel distribuir os anĂșncios para o pĂșblico-alvo mais adequado. EntĂŁo, essa Ă© mais uma forma de vocĂȘ otimizar a sua gestĂŁo de trĂĄfego pago.
O PMax, portanto, usa os dados como indicadores e identifica todo o espectro de pĂșblico alvo, como por exemplo, a idade, sexo e regiĂŁo. AlĂ©m disso, ele tambĂ©m verifica o horĂĄrio da campanha para que seja possĂvel melhorar a posição deste anĂșncio.
Essa tecnologia Ă© conhecida como machine learning ou aprendizado da mĂĄquina. Nada mais Ă© que um mĂ©todo de anĂĄlise de dados, que vai, aos poucos, estudando o comportamento das pessoas. Ele Ă© uma vertente da InteligĂȘncia Artificial que treina essas mĂĄquinas para aprender os dados.Â
Os anĂșncios que atingem maior desempenho podem ser vinculados aos canais de publicidade e aparecer no Maps, Display, Youtube, entre outros.
Como funciona o Google Performance Max?
Essa plataforma dispara a performance com base em metas de conversĂŁo especĂficas e combina automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos pĂșblicos-alvo, nos criativos, na atribuição, entre outros.
AlĂ©m disso, ela tambĂ©m considera seus recursos do criativo, indicadores de pĂșblico-alvo e feeds de dados opcionais fornecidos.
Quando usar o Google Performance Max?
As campanhas do Google Performance Max podem ser utilizadas nas seguintes situaçÔes:
- Quando existem metas de publicidade e conversĂŁo especĂficas;
- Quando hĂĄ vontade de acessar com mais facilidade os canais de publicidade do Google em uma Ășnica campanha;
- Quando vocĂȘ deseja ter mais alcance e valor de conversĂŁo maior do que as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave;
- Por fim, quando vocĂȘ tambĂ©m deseja maximizar a performance da sua campanha e nĂŁo tem limitação de canais para a exibição desses anĂșncios.
Ferramentas exclusivas do PMax
- Search Trends – Identifica as novas tendĂȘncias e novas oportunidades relacionadas aos anĂșncios do Google;
- Forecast de Demanda – Antecipa picos de procuras sazonais e entender os possĂveis aumentos de demanda;
- Insights sobre interesses do consumidor – Entende os temas e assuntos que interessam os usuĂĄrios;
- Insights do pĂșblico – Descobre quais pĂșblicos e audiĂȘncias tiveram maior desempenho;
- Insight sobre Assets – Melhores oportunidades de crescimento relativo ao produto e serviços anunciados;
- Mudanças de HistĂłrico – Mudanças significativas em campanhas junto com sugestĂ”es e recomendaçÔes de otimização;
- Insights de LeilĂŁo – Acesso Ă s mudanças de concorrentes no leilĂŁo das campanhas de pesquisa.
Recursos do Performance Max
AtravĂ©s dos recursos que serĂŁo citados abaixo, Ă© possĂvel entender, diagnosticar problemas e melhorar o desempenho das campanhas. EntĂŁo pegue um papel e uma caneta e anote tudinho!
Ajustes periĂłdicos
Os ajustes periĂłdicos permitem que vocĂȘ ajuste as estratĂ©gias de lances com base nas alteraçÔes previstas nas taxas de conversĂŁo para eventos.
Esse recurso serve para alteraçÔes atĂpicas e podem ser utilizados para promoção ou vendas de uma um Ășnico dia a uma semana.
ExclusĂŁo de Dados
A exclusĂŁo de dados Ă© um recurso de apoio aos âLances inteligentesâ. Ele possibilita que vocĂȘ oriente a ferramenta a ignorar dados de datas em que os anunciantes possam ter encontrado problemas com o acompanhamento de conversĂ”es.
Por isso, pode ser utilizado quando houver interrupçÔes no site, bugs ou problemas de marcação.
ExplicaçÔes
As explicaçÔes auxiliam os anunciantes a identificar flutuaçÔes de desempenho e diagnosticar problemas.
Além disso, ele também oferece recomendaçÔes para ajudar a melhorar o desempenho. Por exemplo, em caso de e-commerce, as explicaçÔes analisarão o status do produto que estå no feed.
Pontuação de otimização
A pontuação de otimização indica onde a campanha pode ser melhorada, mostrando as recomendaçÔes sobre o que pode ser alterado.
Onde os anĂșncios do Performance Max aparecem?
Os anĂșncios do Performance Max aparecem em todas as redes do Google, como por exemplo:
- Youtube;
- Display;
- Google Discover;
- Gmail;
- Google Maps;
- Pesquisa (Google.com).
Ou seja, em uma Ășnica campanha vocĂȘ aparecerĂĄ em todas essas redes!
Vantagens do Google Performance Max
O Google Performance Max oferece algumas vantagens para quem o utiliza. Continue a leitura e veja quais sĂŁo elas:
- Mais clientes que geram conversÔes
AtravĂ©s do Google Performance Max Ă© possĂvel personalizar as metas importantes para a empresa e maximizar as conversĂ”es ou o valor da conversĂŁo.
AlĂ©m disso, essas campanhas geram clientes em todos os canais do Google e, consequentemente, ele tambĂ©m alcança novos segmentos de clientes. Isso acontece porque a campanha combina as intençÔes e preferĂȘncias dos consumidores em tempo real com os indicadores de pĂșblico-alvo.
- Mais valor
O Google Performance Max tem atribuição baseada em dados de todos os canais que escolhe os pontos de contato mais valiosos para influenciar os clientes e realizar as conversÔes.
Os modelos de aprendizado de mĂĄquina sĂŁo utilizados para fazer estimativas mais precisas sobre quais combinaçÔes de criativos, anĂșncios ou pĂșblico-alvo apresentam melhor desempenho.
- Insights avançados
AtravĂ©s das campanhas do Google Performance Max, Ă© possĂvel descobrir quais os criativos afetam o resultado dela e otimizar esses criativos para aumentar o ROI.
Vale ressaltar que, novos insights ajudam a entender as mudanças no desempenho e definir as estratégias comerciais geral.
Desvantagens do Google Performance Max
O Google Performance Max possui muitas vantagens, em contrapartida, possui também algumas limitaçÔes.
Podemos citar como exemplo o fato de que, embora a automação facilite muito o processo das coisas, ela acaba limitando o controle que temos sobre as campanhas.
Vale ressaltar tambĂ©m que, os relatĂłrios de segmentação deixam a desejar, pois trazem poucas informaçÔes sobre o pĂșblico, os dados demogrĂĄficos, entre outros.
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