Skip to content
Google-Performance-Max-Tudo-que-voce-precisa-saber
8 de setembro de 2022

O que é o Google Performance Max

8 de setembro de 2022

O que é o Google Performance Max

Navegue por tópicos

O Google Performance Max é um tipo de campanha baseada em metas. Ela complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave e ajuda a gerar mais conversões em todos os canais, como: Google, Youtube, Discover, Gmail, Maps, entre outros. 

Portanto, já que essa campanha é um complemento para campanhas baseadas em palavras-chave, vamos conhecer mais um pouco delas? Vem com a gente!

O que é o Google Performance Max

O Performance Max – campanha de maior desempenho – é um tipo de campanha de anúncios disponível no Google Ads. Ela é direcionada para empreendedores digitais e envolve a utilização de inteligência artificial para que seja possível distribuir os anúncios para o público-alvo mais adequado. Então, essa é mais uma forma de você otimizar a sua gestão de tráfego pago.

O PMax, portanto, usa os dados como indicadores e identifica todo o espectro de público alvo, como por exemplo, a idade, sexo e região. Além disso, ele também verifica o horário da campanha para que seja possível melhorar a posição deste anúncio. 

Essa tecnologia é conhecida como machine learning ou aprendizado da máquina. Nada mais é que um método de análise de dados, que vai, aos poucos, estudando o comportamento das pessoas. Ele é uma vertente da Inteligência Artificial que treina essas máquinas para aprender os dados. 

Os anúncios que atingem maior desempenho podem ser vinculados aos canais de publicidade e aparecer no Maps, Display, Youtube, entre outros. 

Como funciona o Google Performance Max?

Essa plataforma dispara a performance com base em metas de conversão específicas e combina automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos, na atribuição, entre outros. 

Além disso, ela também considera seus recursos do criativo, indicadores de público-alvo e feeds de dados opcionais fornecidos. 

Quando usar o Google Performance Max?

As campanhas do Google Performance Max podem ser utilizadas nas seguintes situações:

  • Quando existem metas de publicidade e conversão específicas; 
  • Quando há vontade de acessar com mais facilidade os canais de publicidade do Google em uma única campanha; 
  • Quando você deseja ter mais alcance e valor de conversão maior do que as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave; 
  • Por fim, quando você também deseja maximizar a performance da sua campanha e não tem limitação de canais para a exibição desses anúncios. 

Ferramentas exclusivas do PMax

  • Search Trends – Identifica as novas tendências e novas oportunidades relacionadas aos anúncios do Google; 
  • Forecast de Demanda – Antecipa picos de procuras sazonais e entender os possíveis aumentos de demanda;
  • Insights sobre interesses do consumidor – Entende os temas e assuntos que interessam os usuários;
  • Insights do público – Descobre quais públicos e audiências tiveram maior desempenho; 
  • Insight sobre Assets – Melhores oportunidades de crescimento relativo ao produto e serviços anunciados;
  • Mudanças de Histórico – Mudanças significativas em campanhas junto com sugestões e recomendações de otimização;
  • Insights de Leilão – Acesso às mudanças de concorrentes no leilão das campanhas de pesquisa. 

Recursos do Performance Max

Através dos recursos que serão citados abaixo, é possível entender, diagnosticar problemas e melhorar o desempenho das campanhas. Então pegue um papel e uma caneta e anote tudinho!

Ajustes periódicos

Os ajustes periódicos permitem que você ajuste as estratégias de lances com base nas alterações previstas nas taxas de conversão para eventos. 

Esse recurso serve para alterações atípicas e podem ser utilizados para promoção ou vendas de uma um único dia a uma semana. 

Exclusão de Dados

A exclusão de dados é um recurso de apoio aos “Lances inteligentes”. Ele possibilita que você oriente a ferramenta a ignorar dados de datas em que os anunciantes possam ter encontrado problemas com o acompanhamento de conversões. 

Por isso, pode ser utilizado quando houver interrupções no site, bugs ou problemas de marcação. 

Explicações

As explicações auxiliam os anunciantes a identificar flutuações de desempenho e diagnosticar problemas. 

Além disso, ele também oferece recomendações para ajudar a melhorar o desempenho.  Por exemplo, em caso de e-commerce, as explicações analisarão o status do produto que está no feed. 

Pontuação de otimização

A pontuação de otimização indica onde a campanha pode ser melhorada, mostrando as recomendações sobre o que pode ser alterado. 

Onde os anúncios do Performance Max aparecem?

Os anúncios do Performance Max aparecem em todas as redes do Google, como por exemplo:

  • Youtube; 
  • Display; 
  • Google Discover; 
  • Gmail; 
  • Google Maps; 
  • Pesquisa (Google.com). 

Ou seja, em uma única campanha você aparecerá em todas essas redes!

Vantagens do Google Performance Max

O Google Performance Max oferece algumas vantagens para quem o utiliza. Continue a leitura e veja quais são elas:

  • Mais clientes que geram conversões

Através do Google Performance Max é possível personalizar as metas importantes para a empresa e maximizar as conversões ou o valor da conversão. 

Além disso, essas campanhas geram clientes em todos os canais do Google e, consequentemente, ele também alcança novos segmentos de clientes. Isso acontece porque a campanha combina as intenções e preferências dos consumidores em tempo real com os indicadores de público-alvo. 

  • Mais valor

O Google Performance Max tem atribuição baseada em dados de todos os canais que escolhe os pontos de contato mais valiosos para influenciar os clientes e realizar as conversões. 

Os modelos de aprendizado de máquina são utilizados para fazer estimativas mais precisas sobre quais combinações de criativos, anúncios ou público-alvo apresentam melhor desempenho. 

  • Insights avançados

Através das campanhas do Google Performance Max, é possível descobrir quais os criativos afetam o resultado dela e otimizar esses criativos para aumentar o ROI. 

Vale ressaltar que, novos insights ajudam a entender as mudanças no desempenho e definir as estratégias comerciais geral. 

Desvantagens do Google Performance Max

O Google Performance Max possui muitas vantagens, em contrapartida, possui também algumas limitações. 

Podemos citar como exemplo o fato de que, embora a automação facilite muito o processo das coisas, ela acaba limitando o controle que temos sobre as campanhas. 

Vale ressaltar também que, os relatórios de segmentação deixam a desejar, pois trazem poucas informações sobre o público, os dados demográficos, entre outros. 
Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e veja todos os artigos que preparamos para você!

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress