As SERPs Features são os elementos adicionais que estão presentes nos mecanismos de busca. Preparamos um artigo para te mostrar as SERP Features mais populares. Dessa forma, você poderá entender como eles funcionam e como se beneficiar com esses recursos.
Pegue um papel e uma caneta e anote tudo!
O que são SERP Features
SERP (Search Engine Results Page) em SEO, é identificada por sua palavra-chave ou pela consulta que gerou os resultados. Os conteúdos das SERPs incluem resultados orgânicos, pagos ou até recursos adicionais para mostrar o melhor resultado possível para uma busca..
As SERPs features, também conhecidas como recursos de resultados, podem ser definidos como qualquer elemento, que adiciona novidades ao formato usual de uma página de resultados com descrições e links azuis de resultados de pesquisa.
Veja abaixo quais são as principais SERP Features e como elas funcionam.
Boa leitura!
Atualizações do Google
O Google passa por constantes atualizações. Por isso, é essencial se atentar a elas, visto que elas interferem muito nos resultados que seu site pode obter.
É fundamental manter a página sempre atualizada com conteúdos de qualidade, para melhorar a experiência do usuário. Entender essas modificações e seguí-las ajuda muito para que seu conteúdo fique bem posicionado nas plataformas de busca. Veja abaixo quais são elas:
Quais são as SERP Features
- Featured Snippet;
- Pacote Local;
- Avaliações;
- Sitelinks;
- Vídeos;
- Principais Notícias;
- Imagens;
- Twitter;
- Painel de Conhecimento;
- Perguntas Frequentes;
- Bloco de Google Voos;
- Agrupamento de Hotéis;
- Listas de Vagas;
- Eventos;
- Esportes;
- Carrossel.
Featured Snippet
Os Featured Snippets são os destaques que podem ser exibidos acima dos resultados orgânicos. Eles também são conhecidos como “posição zero”.
No snippet, o Google destaca uma parte do texto ou vídeo que oferece a resposta para aquilo que o usuário procura. Por isso, é muito importante produzir conteúdos legíveis e bem detalhados.
Pacote Local
O pacote local contém, geralmente, três locais que o Google considera mais relevantes para a palavra-chave pesquisada.
Dessa forma, se você possui um estabelecimento, é essencial que ele esteja presente no meio digital, para que possa atingir mais pessoas.
Veja como fazer SEO local!
Avaliações
As avaliações fazem parte dos resultados de pesquisa comuns com uma classificação que aquele estabelecimento possui e uma imagem do local.
Sitelinks
O sitelink é um recurso que melhora o resultado da pesquisa orgânica adicionando links extras para seções do mesmo site embaixo da descrição.
Vídeos
Uma SERP Feature de vídeo é um vídeo relacionado à pesquisa realizada e aparece entre os resultados orgânicos.
Principais Notícias
As notícias principais são aquelas que aparecem nas SERPs quando você pesquisa determinado assunto. Essas notícias possuem data, hora e o nome do editor indicado.
Imagens
Assim como os vídeos, as imagens são mostradas quando o Google acha que aquele conteúdo visual vai acrescentar para sua pesquisa. Por isso a importância de colocar imagens que sejam úteis para o post e trabalhar o SEO para imagens.
Quando realizamos uma pesquisa, há também um direcionamento para a guia de pesquisa “imagens” e, nela, é possível acessar o site ou o artigo que hospeda a imagem.
O Twitter tem uma parceria com o Google para indexar os tweets e mostrá-los nas SERPs. Os tweets selecionados são aqueles mais recentes ou que estão em tendência a respeito daquele assunto pesquisado.
Painel de Conhecimento
O Painel de Conhecimento é um recurso que contém informações que responde a uma pergunta específica sobre a figura referente à sua pesquisa.
Esse painel é alimentado por um diagrama de conhecimento – banco de dados do Google que contém informações reais gerais de fontes como CIA World Factbook.
Essas informações do painel de conhecimento se localizam no canto superior direito de uma SERP quando a pesquisa é feita pelo computador e se localiza na parte inferior quando feita em dispositivos móveis.
Perguntas Frequentes
As perguntas frequentes são aquelas que aparecem abaixo dos resultados orgânicos. Essas perguntas estão relacionadas com o assunto pesquisado e, para que o resultado dessa pesquisa inclua esse recurso, o conteúdo precisa ser marcado com o Schema de perguntas frequentes.
Bloco de Google Voos
O Bloco de Google Voos possui informações como: tabela de opções que podem ser filtradas e ordenadas nas SERPs para as consultas que são relacionadas aos voos. Anúncios orgânicos e pagos de companhias aéreas são escolhidos para serem mostrados neste pacote.
Agrupamento de Hotéis
O bloco de agrupamento de hotéis mostra anúncios de hotéis, com nome, avaliações e valores dessas acomodações.
Listas de Vagas
O Google prepara uma tabela de postagens de vagas agregadas de sites de empregos como o LinkedIn, Glassdoor, Indeed, entre outros. Esses anúncios do seu site podem ser exibidos no bloco especial usando a marcação do schema de publicação de vagas.
Eventos
As agendas de eventos aparecem na parte superior das SERPs e mostra a programação de eventos específicos, como por exemplo: shows, concertos, entre outros.
Esportes
Esse elemento aparece quando pesquisamos eventos esportivos, mostrando, as próximas partidas de determinado campeonato, colocações, placares, entre outros pontos importantes.
Quando é pesquisado times específicos, é possível encontrar também links para ingressos, e outras informações mais específicas sobre aquilo que foi pesquisado.
Carrossel
Os carrosséis são recursos que também estão presentes nas SERPs, em resposta às consultas identificadas como tendo uma intenção visual.
Como posicionar sua marca nas SERP Features
Para posicionar bem uma marca nas SERPs do Google, é muito importante investir em estratégias de SEO. Quando um conteúdo é de qualidade, ele tem grandes chances de estar nas primeiras páginas e, dessa forma, ele passa a ser mais estável.
Esses conteúdos precisam ser legíveis, com parágrafos mais curtos, para que a leitura do usuário seja mais tranquila. É importante ressaltar que o Google leva em consideração a experiência que o usuário teve na página.
Quando uma página possui uma maior estabilidade, ela consegue mais snippets e, dessa forma, o Google classifica o conteúdo como relevante para o usuário.
Viu como é importante investir em bons conteúdos e aplicar as estratégias de SEO nele? Por isso, contar com uma agência nessas horas é fundamental, pois temos o conhecimento e as ferramentas necessárias para te ajudar!
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