O blog se tornou uma das estratégias de inbound marketing mais populares nos últimos anos. Isso porque, dentre outros fatores, ele é uma fonte de captação de novos usuários para o seu site.
Além disso, é relativamente simples e não exige conhecimentos super avançados de programação para criar um. Então, listamos cinco motivos para ter mostrar a importância de um blog para seu site!
A origem do blog
O termo surgiu da união de duas palavras do inglês, “web” e “log”, resultando em weblog que, posteriormente, passou a se chamar apenas blog. Ele pode ser traduzido como um “diário de rede”.
Se você navegou pelas águas desse oceano chamado internet no início dos anos 2010, sabe que os blogs pessoais eram bem populares para falar sobre qualquer assunto. E, com o passar do tempo, o blog se tornou fundamental para o trabalho de Marketing Digital.
Sabemos que atrair usuários para um site é uma tarefa difícil, diante disso, trabalhar com boas estratégias é fundamental para dar mais visibilidade e autoridade para uma página.
E, se você acompanha nossa página, sabe que o Google é muito exigente com os conteúdos que circulam na rede, portanto, ter um blog bem escrito e completo te ajuda a estar bem posicionado nas plataformas de busca.
Quer saber qual a importância de um blog para seu site? Então você está no lugar certo! Pegue um bloco de notas e anote os 5 motivos que separamos para você abaixo:
5 Motivos para ter um blog no seu site
O blog tem muito potencial para te ajudar a ganhar autoridade e aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de busca e, consequentemente, vender muito mais.
Isso porque, conteúdos em um blog faz com que seu site tenha mais páginas a serem indexadas no Google quando comparado com um site comum. Além disso, com a produção de conteúdo, maior a chance de outros sites linkarem o seu, o que melhora ainda mais seu posicionamento.
Com um blog, você pode:
- Aumentar o tráfego orgânico do seu site
- Construir a imagem da sua marca
- Demonstra autoridade para o seu público
- Fortalece a relação com seus leitores
- Gera novos leads
Aumenta o tráfego orgânico no seu site
Quando levamos informações através de um site, as chances do tráfego orgânico aumentar é muito maior do que quando uma página oferece apenas seus produtos e serviços.
Os usuários sempre estão atrás de informações e o blog é o lugar ideal para isso. Dessa forma, construir um blog com conteúdos relevantes traz mais acessos. Esses acessos, deixam sua página bem ranqueada, o que dá mais autoridade e, consequentemente contribui para a construção da marca.
Por exemplo, você prefere acessar uma página que disponibiliza só os produtos que ela trabalha ou que, juntamente com esses produtos, traz conteúdos que te informam como usá-lo, quais suas vantagens, desvantagens, entre outros?
Informações especializadas passam confiança, o que aumenta as taxas de conversão!!!
Contribui a construção da sua marca
Como foi citado anteriormente, um blog bem elaborado aumenta o tráfego orgânico da sua página. Com o aumento desse tráfego, há também um aumento da visibilidade.
Quando você atinge mais visibilidade e promove conteúdos que realmente informam aquele usuário, mais confiança aquele usuário terá na sua marca e esse é um ótimo caminho para construir uma marca consolidada e de confiança.
Demonstra autoridade para seu público
Se seu site oferece um produto ou serviço, demonstrar autoridade para o público é um dos seus principais objetivos.
Se você consegue demonstrar que domina determinados assuntos relacionados ao tipo de segmento que sua marca está inserida, você passa mais confiança para aqueles possíveis clientes.
Através do blog é possível passar mais informações e, saber informar sobre aquele nicho aumenta muito as chances de venda de um negócio.
Fortalece a relação com seus leitores
Outro motivo que comprova a importância de um blog é a relação com seu leitor. Isso porque através do blog é possível dar acesso aos leitores que já confiam nas suas opiniões. Dessa forma você reúne esses leitores e divulga seus produtos e serviços, facilitando a promoção da marca.
As estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, consolidam a imagem de um negócio, tornando-o referência no mercado. Através delas, é possível atrair e converter mais clientes por meio de conteúdos originais e relevantes.
O Inbound Marketing – também chamado de marketing de atração – é uma metodologia que utiliza estratégias de marketing, como por exemplo, o marketing de conteúdo, que atrai os novos leads e os guia pela jornada de compra.
Como essa estratégia procura resolver a necessidade do cliente, ele possui sempre uma presença ativa, ou seja, o mantém engajado.
? Veja também: A importância do Inbound Marketing para o seu negócio
Possibilita gerar novos leads
Através da criação de conteúdo para blogs, é possível captar novos leads. Isso acontece porque, por meio da criação de conteúdos, você consegue se comunicar com o público e direcionar informações para clientes específicos.
Textos bem redigidos, artes bem elaboradas, entre outros formatos, ajudam muito na hora de gerar esses novos leads.
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