Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

O Google Web Stories é um formato de conteúdo parecido com os Stories do Instagram. Através dele, as informações aparecem de forma rápida e fácil de consumir. Além disso, o Google Web Stories pode se tornar uma fonte a mais de tráfego para sua página. 

Se você acompanha nosso blog sabe que, uma das preocupações dentro do Marketing Digital é conseguir oferecer um conteúdo num formato adequado. Isso porque produzir conteúdos interativos aumenta o potencial de engajamento, portanto, saber como produzir conteúdos para o Google Web Stories é essencial. 

Então, pegue seu bloco de notas, pois preparamos um conteúdo bem completo para você! Bora?

O que é o Google Web Stories?

Como mencionamos anteriormente, os Web Stories é um formato de conteúdo semelhante aos stories do Instagram. Pois, esse modelo possui um estilo carrossel e, seu ponto forte são as imagens, que preenchem a tela do smartphone. 

Para conseguir visualizar um Web Stories pelo celular, é necessário abrir o aplicativo do Google e entrar na aba “Discover”, que mostra os conteúdos que o buscador entende que podem agradar aquele usuário. 

Como aparecer no Google Web Stories 

Umas dessas formas de criar esse modelo se dá através do plugin de Web Stories para WordPress

Esse plugin necessita que você faça login no painel de administrador, passe mouse em “Plugins” e clique em “Adicionar novo”. Depois disso, selecione a opção “Adicionar novo” e, no campo de busca, digite “Web Stories”. 

No campo de busca aparecerá o “Web Stories”, depois disso, é necessário realizar a instalação e ativação. Essa ferramenta funciona de uma maneira bem intuitiva, ou seja, é de fácil utilização. 

Quais as vantagens de produzir conteúdo para o Web Stories

Uma das vantagens de produzir esse tipo de conteúdo é que o Web Stories é um tipo de conteúdo que oferece um consumo rápido. 

Hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo com o celular por perto e, sempre que sobra um tempo, elas abrem suas redes sociais. Além disso, as imagens facilitam o entendimento de uma forma muito mais fácil. 

Dessa forma, utilizar o Google Web Stories aumenta a possibilidade de engajar os usuários com aquele conteúdo que está sendo disponibilizado. Vale ressaltar também que esse modelo é uma fonte a mais de tráfego. 

Se alterarmos a configuração, os stories serão vistos no “Discover” e também na pesquisa por palavras-chave. Por isso, dê atenção ao SEO, para que seu conteúdo tenha mais chance de aparecer no buscador. 

Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

Depois de saber algumas vantagens do Google Web Stories, chegou a hora de saber como criá-los. 

Confira abaixo algumas dicas que preparamos com muito carinho para você:

Identifique seu público

Antes de planejar o tipo de conteúdo que tomará espaço no Google Web Stories, é necessário identificar o tipo de público-alvo que você quer atingir. Isso direciona o tipo de conteúdo, o formato desse conteúdo, os elementos que você utilizará para mantê-los engajados, entre outros.

Capriche no conteúdo

Assim como nas páginas da web, o conteúdo no Google Web Stories também é muito importante, pois ele é um dos fatores mais importantes para conquistar a atenção do público nesse formato que é tão recente. 

Por isso, ao criar conteúdo, é necessário se atentar ao interesse, narrativa, design do stories, experiência de navegação, entre outros. 

Para o Google, vídeos são os formatos que geram mais engajamento, por isso, talvez, eles apareçam na exibição principal.

Faça listas

Produza conteúdos em formatos de lista, pois esse método aumenta as chances de compartilhamento do web stories. 

Imagina com a gente:

Você possui uma loja especializada em artigos para fotografia. Então, você vende câmeras profissionais, semi profissionais, analógicas, filmes, entre outros. 

A intenção é divulgar um conteúdo bacana pelo Web Story. Se a persona para quem esse conteúdo é direcionado é quem está começando no mundo da fotografia e quer indicações para fazer um freela ou começar os trabalhos.

Produzir um Web Story com cada modelo, valor, características e curiosidades pode ser uma ótima opção para aumentar a visibilidade e gerar engajamento. 


O Design é importante

Para que os stories tenham um formato agradável de ser visualizado, é preciso pensar em alguns pontos importantes na hora do design. 

Primeiramente, é importante reduzir o número de caracteres do título, para que ele não ocupe espaço na imagem ou vídeo. 

Implementar animações é muito importante para chamar atenção do público, mas o conteúdo não deve ser muito animado para não se tornar cansativo. 

Além disso, confira outras dicas básicas:

  • Utilize Vídeos curtos; 
  • Além disso, evite imagens com bordas; 
  • Utilize vídeos e imagens em alta resolução. 

Adote boas práticas de SEO

Sabemos a importância das estratégias de SEO para conteúdos da internet e, com o Google Web Stories não seria diferente, certo? 

As diretrizes de SEO também se aplicam neste formato, pois esse modelo também se encaixa como página de web. 

Portanto é fundamental neste momento:

  • Construir conteúdos de alta qualidade, útil e bem estruturado; 
  • Utilização de textos curtos; 
  • Texto alternativo nas imagens; 
  • Legenda nos vídeos; 
  • Visualização em desktop; 
  • Imagens com tamanhos corretos; 
  • Metatag Open Graph; 
  • Logotipo em tamanho correto.  

O Storytelling é fundamental

O storytelling é a habilidade de contar histórias através de conteúdos audiovisuais. Essa técnica é fundamental para a promoção de seus produtos e serviços, de forma persuasiva. 

O Storytelling é composto por três elementos, são eles:

  • Técnicas Narrativas: Neste momento, defina os caminhos conceituais – caminhos esses que sustentarão o conteúdo. 
  • Conteúdo Narrativo: Essa etapa é a mais explorada e é o momento que dá vida à técnica; 
  • Fluidez: A história precisa ser contínua, por isso, é necessário criar experiências e momentos que aproximem o público. 

Faça Contato para que possamos criar ótimos conteúdos para seu Google Web Stories. Nós da Agência Contato ajudamos a conectar sua empresa com seu público através de estratégias de Marketing Digital 360°. 

Gostou do conteúdo sobre Google Web Stories? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

Campanha Facebook Ads: entenda o que é e como fazer uma

Vender na internet tornou-se cada vez mais comum entre os lojistas. Assim, os negócios que estão em expansão adotaram essa medida devido a disponibilidade de vender 24h por dia e pela falta de limitação geográfica. 

Neste contexto, a campanha de Facebook Ads é uma fiel aliada na captação de novos clientes e aumento da receita de qualquer negócio. Afinal, apenas publicar os produtos e serviços na rede não é suficiente. Pois para vender mais é necessário estratégia mais elaborada de marketing digital.

Então, se você deseja aprender o que é e como fazer uma campanha no Facebook Ads para potencializar suas vendas e gerar mais clientes, continue lendo este conteúdo que elaboramos pensando exclusivamente no sucesso do seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é o Facebook Ads?

Facebook Ads é uma ferramenta exclusiva do Facebook para criação de anúncios em diferentes formatos e variedade de segmentação diretamente na plataforma. 

Assim, por meio desse sistema é possível mesclar interesses, localizações, gêneros, idades e montar uma campanha personalizada apenas para quem tem interesse no seu produto ou serviço, aumentando as oportunidades de conversão.

Então, quando o possível cliente pesquisar qualquer produto no Google, as chances do seu negócio aparecer para ele aumentam significativamente. 

Por que você deve usar o Facebook Ads na sua estratégia de marketing

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo todo, incluindo o Brasil. Recentemente as estatísticas do Facebook mostraram que a plataforma atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários. No Brasil são mais de 50 milhões de pessoas que acessam a rede.

Os números por si só demonstram sua relevância e potencialidade na hora de adotá-lo como estratégia de marketing. Assim, a plataforma conta com um base de usuários considerável, garantindo uma grande abrangência das suas campanhas.

Além disso, a versatilidade do Facebook Ads permite criar anúncios em diferentes formatos — fotos, vídeos, textos, stories, messenger, carrossel ou até mesmo a combinação de todos. Isso permite a escolha do formato que mais se adequa ao perfil do seu negócio e da sua persona.

Como elaborar uma campanha efetiva no Facebook Ads

Para elaborar uma campanha no Facebook Ads que funcione de fato, é preciso seguir alguns passos. São eles: definição de objetivo de marketing, criação de conjunto de anúncios, e criação de criativos

Definição de objetivos de marketing 

Essa etapa é a atitude que o futuro cliente deverá tomar diante do seu anúncio. Elas podem ser: 

  • reconhecimento: objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço;
  • consideração: objetivos que levam as pessoas a começar a pensar na sua empresa e a buscar mais informações sobre ela;
  • conversões: objetivos que incentivam as pessoas a se interessar por sua empresa ou usar seu produto ou serviço.

Criação de conjunto de anúncios

Agora chegou o passo mais esperado: criar o anúncio de fato. Primeiramente, você deve selecionar em qual página o seu anúncio deverá circular. Após esse passo, é hora de definir o público alvo. 

Você poderá optar por uma das duas opções: Público Personalizado, onde será criado um público novo, com pessoas que já interagiram com o negócio, ou um Público Semelhante, com pessoas que já demonstram atitudes semelhantes a algum público criado anteriormente. 

Em seguida, você deverá escolher em qual posição o anúncio deve aparecer — literalmente — selecionando uma das duas opções: automático ou editado. 

Após essa etapa, você ajusta a última parte: orçamento e programação. São diversos campos a serem preenchidos, mas o principal é definir se  o orçamento será diário ou vitalício.

Decisão tomada, a próxima tarefa é escolher a estrutura do anúncio (se será imagem ou vídeo), qual mídia deverá ser utilizada (criativo) e a legenda do anúncio. Depois de ter feito todos os passos, pré-visualize, veja se está tudo correto e pronto, o anúncio está criado! 

Agora que você viu como criar uma campanha do Facebook Ads é mais simples do que imaginava, que tal saber mais um pouco sobre como os anúncios são ótimas estratégias de conversão?

Acesse nosso blog e veja nossos conteúdos, pois preparamos muitos materiais para fazer seu negócio DECOLAR! 

Conheça os maiores desafios da gestão de marketing

O trabalho de gestão de marketing é sempre um desafio. Uma vez que as estratégias de marketing estão sempre mudando, as plataformas estão atualizando a todo momento e sempre existe a sensação de que algo pode ser melhorado.

Então, um dos desafios dessa área é conseguir atingir os objetivos de forma plena, já que essas metas são sempre ambiciosas. Afinal, ganhar mais clientes e vender mais é o propósito não só do setor de marketing, mas da empresa como todo.

Portanto, neste artigo vamos te explicar quais são os maiores desafios da gestão de marketing e como devemos contornar essas adversidades. Não perca! Boa leitura! 

Comprovar ROI em suas atividades de marketing 

ROI é uma sigla que significa retorno sobre investimento ou “return on investment”. Ele é um tipo de indicador que as empresas têm para averiguar quanto ganhou ou perdeu em relação a quantia que investiu.

Pode-se dizer que comprovar o ROI é o maior desafio no gerenciamento de marketing. Já que a pressão por resultados é simplesmente gigante, deixando basicamente zero espaço para erro.

Assim, simples indicadores como taxa de visualização de emails não é suficiente para provar que os investimentos tiveram retorno. Então os dados de aquisição e manutenção de clientes e cálculo do tempo de compra são mais efetivos na comprovação do ROI. 

Porém, há vários outros fatores que asseguram a comprovação do ROI. Venha saber quais são:

?Saiba mais: Como calcular o ROI

Assegurar verba de marketing adequada 

A falta de verba, ou verba limitada é a condição de muitas empresas e profissionais de marketing. Assim, para que sejam efetivos os seus resultados, é necessário criar estratégias de Inbound Marketing, já que ele é comprovadamente a melhor escolha para ROI.

Com o Inbound Marketing, o custo do novo cliente é bem menor do que as outras estratégias, uma vez que a pessoa que busca pelo seu serviço e não você que busca pelo cliente. 

Comprovar a sua evolução causa boa impressão no cliente. Então procure sempre demonstrar a evolução das suas estratégias e mensure os impactos positivos de suas estratégias.

Gerenciar websites

Que os sites caem não é segredo para ninguém. Afinal, falhas estão sujeitas em qualquer departamento e serviço. Entretanto, depender totalmente do time de TI é uma situação que pode gerar atrasos e transtornos para a empresa. 

Assim, essa atividade acaba sendo designada para a equipe de marketing, incluindo mais uma tarefa para os funcionários que já estão sobrecarregados ou focados em outras obrigações.

Dessa forma, adotar opções que permitam a sua criação de forma simples é uma opção. O WordPress, Joomla e Weebly, por exemplo, possibilita que o próprio profissional de marketing possa criar e gerenciar um site.

Contratar talentos

Recrutar bons funcionários pode ser uma missão quase impossível, mas é concebível com bastante pesquisa e cautela. Afinal, hoje os profissionais executam mais de uma atividade ao mesmo tempo e se especializam em várias áreas.

Antes era apenas um profissional para o design, outro para a criação de conteúdos. Hoje uma pessoa executa as duas funções facilmente. Entretanto, isso não é fator classificatório, pois em alguns casos, pessoas executam diversas coisas e não são boas em nenhuma.

Assim, encontrar um profissional que é apaixonado pela área, possui capacidade e é esforçado pode ser um pré requisito mais plausível do que apenas ter diversas especialidades. Pois as chances dele permanecer e querer crescer no trabalho aumentam significativamente. 

Agora que você viu que a gestão de marketing não é uma atividade tão simples de ser executada, conte com a Contato para uma gestão efetiva do seu negócio. Afinal, esse serviço da Agência Contato vai muito além de criar posts bonitos para suas redes sociais. 

Agende agora mesmo uma consultoria e deixe a gente te ajudar a conquistar o seu espaço nesta internet. 

Qual a importância de um blog para seu site? Veja 5 motivos para adotar essa estratégia

O blog se tornou uma das estratégias de inbound marketing mais populares nos últimos anos. Isso porque, dentre outros fatores, ele é uma fonte de captação de novos usuários para o seu site. 

Além disso, é relativamente simples e não exige conhecimentos super avançados de programação para criar um. Então, listamos cinco motivos para ter mostrar a importância de um blog para seu site!

A origem do blog

O termo surgiu da união de duas palavras do inglês, “web” e “log”, resultando em weblog que, posteriormente, passou a se chamar apenas blog. Ele pode ser traduzido como um “diário de rede”.

Se você navegou pelas águas desse oceano chamado internet no início dos anos 2010, sabe que os blogs pessoais eram bem populares para falar sobre qualquer assunto. E, com o passar do tempo, o blog se tornou fundamental para o trabalho de Marketing Digital.

Sabemos que atrair usuários para um site é uma tarefa difícil, diante disso, trabalhar com boas estratégias é fundamental para dar mais visibilidade e autoridade para uma página. 

E, se você acompanha nossa página, sabe que o Google é muito exigente com os conteúdos que circulam na rede, portanto, ter um blog bem escrito e completo te ajuda a estar bem posicionado nas plataformas de busca

Quer saber qual a importância de um blog para seu site? Então você está no lugar certo! Pegue um bloco de notas e anote os 5 motivos que separamos para você abaixo: 

5 Motivos para ter um blog no seu site 

O blog tem muito potencial para te ajudar a ganhar autoridade e aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de busca e, consequentemente, vender muito mais. 

Isso porque, conteúdos em um blog faz com que seu site tenha mais páginas a serem indexadas no Google quando comparado com um site comum. Além disso, com a produção de conteúdo, maior a chance de outros sites linkarem o seu, o que melhora ainda mais seu posicionamento. 

Com um blog, você pode:

  • Aumentar o tráfego orgânico do seu site
  • Construir a imagem da sua marca
  • Demonstra autoridade para o seu público
  • Fortalece a relação com seus leitores
  • Gera novos leads

Aumenta o tráfego orgânico no seu site

Quando levamos informações através de um site, as chances do tráfego orgânico aumentar é muito maior do que quando uma página oferece apenas seus produtos e serviços. 

Os usuários sempre estão atrás de informações e o blog é o lugar ideal para isso. Dessa forma, construir um blog com conteúdos relevantes traz mais acessos. Esses acessos, deixam sua página bem ranqueada, o que dá mais autoridade e, consequentemente contribui para a construção da marca. 

Por exemplo, você prefere acessar uma página que disponibiliza só os produtos que ela trabalha ou que, juntamente com esses produtos, traz conteúdos que te informam como usá-lo, quais suas vantagens, desvantagens, entre outros?

Informações especializadas passam confiança, o que aumenta as taxas de conversão!!!

Contribui a construção da sua marca

Como foi citado anteriormente, um blog bem elaborado aumenta o tráfego orgânico da sua página. Com o aumento desse tráfego, há também um aumento da visibilidade. 

Quando você atinge mais visibilidade e promove conteúdos que realmente informam aquele usuário, mais confiança aquele usuário terá na sua marca e esse é um ótimo caminho para construir uma marca consolidada e de confiança. 

Demonstra autoridade para seu público

Se seu site oferece um produto ou serviço, demonstrar autoridade para o público é um dos seus principais objetivos. 

Se você consegue demonstrar que domina determinados assuntos relacionados ao tipo de segmento que sua marca está inserida, você passa mais confiança para aqueles possíveis clientes.  

Através do blog é possível passar mais informações e, saber informar sobre aquele nicho aumenta muito as chances de venda de um negócio. 

Fortalece a relação com seus leitores

Outro motivo que comprova a importância de um blog é a relação com seu leitor. Isso porque através do blog é possível dar acesso aos leitores que já confiam nas suas opiniões. Dessa forma você reúne esses leitores e divulga seus produtos e serviços, facilitando a promoção da marca. 

As estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, consolidam a imagem de um negócio, tornando-o referência no mercado. Através delas, é possível atrair e converter mais clientes por meio de conteúdos originais e relevantes. 

O Inbound Marketing – também chamado de marketing de atração – é uma metodologia que utiliza estratégias de marketing, como por exemplo, o marketing de conteúdo, que atrai os novos leads e os guia pela jornada de compra. 

Como essa estratégia procura resolver a necessidade do cliente, ele possui sempre uma presença ativa, ou seja, o mantém engajado. 

? Veja também: A importância do Inbound Marketing para o seu negócio

Possibilita gerar novos leads

Através da criação de conteúdo para blogs, é possível captar novos leads. Isso acontece porque, por meio da criação de conteúdos, você consegue se comunicar com o público e direcionar informações para clientes específicos. 

Textos bem redigidos, artes bem elaboradas, entre outros formatos, ajudam muito na hora de gerar esses novos leads. 

Decole com a Contato

Nós da Agência Contato oferecemos soluções completas para um Marketing Digital 360. Podemos facilitar a conexão entre sua empresa e seu público através de estratégias personalizadas

Promovemos criação de sites, gestão de redes sociais, planejamento de campanhas, identidade visual, design gráfico entre outros serviços que possibilitam a construção de uma presença digital sólida. 

Viu a importância de um blog para um site? Faça Contato com nossos especialistas e te ajudaremos a construir um site de qualidade.

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O que é o Google Performance Max

O Google Performance Max é um tipo de campanha baseada em metas. Ela complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave e ajuda a gerar mais conversões em todos os canais, como: Google, Youtube, Discover, Gmail, Maps, entre outros. 

Portanto, já que essa campanha é um complemento para campanhas baseadas em palavras-chave, vamos conhecer mais um pouco delas? Vem com a gente!

O que é o Google Performance Max

O Performance Max – campanha de maior desempenho – é um tipo de campanha de anúncios disponível no Google Ads. Ela é direcionada para empreendedores digitais e envolve a utilização de inteligência artificial para que seja possível distribuir os anúncios para o público-alvo mais adequado. Então, essa é mais uma forma de você otimizar a sua gestão de tráfego pago.

O PMax, portanto, usa os dados como indicadores e identifica todo o espectro de público alvo, como por exemplo, a idade, sexo e região. Além disso, ele também verifica o horário da campanha para que seja possível melhorar a posição deste anúncio. 

Essa tecnologia é conhecida como machine learning ou aprendizado da máquina. Nada mais é que um método de análise de dados, que vai, aos poucos, estudando o comportamento das pessoas. Ele é uma vertente da Inteligência Artificial que treina essas máquinas para aprender os dados. 

Os anúncios que atingem maior desempenho podem ser vinculados aos canais de publicidade e aparecer no Maps, Display, Youtube, entre outros. 

Como funciona o Google Performance Max?

Essa plataforma dispara a performance com base em metas de conversão específicas e combina automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos, na atribuição, entre outros. 

Além disso, ela também considera seus recursos do criativo, indicadores de público-alvo e feeds de dados opcionais fornecidos. 

Quando usar o Google Performance Max?

As campanhas do Google Performance Max podem ser utilizadas nas seguintes situações:

  • Quando existem metas de publicidade e conversão específicas; 
  • Quando há vontade de acessar com mais facilidade os canais de publicidade do Google em uma única campanha; 
  • Quando você deseja ter mais alcance e valor de conversão maior do que as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave; 
  • Por fim, quando você também deseja maximizar a performance da sua campanha e não tem limitação de canais para a exibição desses anúncios. 

Ferramentas exclusivas do PMax

  • Search Trends – Identifica as novas tendências e novas oportunidades relacionadas aos anúncios do Google; 
  • Forecast de Demanda – Antecipa picos de procuras sazonais e entender os possíveis aumentos de demanda;
  • Insights sobre interesses do consumidor – Entende os temas e assuntos que interessam os usuários;
  • Insights do público – Descobre quais públicos e audiências tiveram maior desempenho; 
  • Insight sobre Assets – Melhores oportunidades de crescimento relativo ao produto e serviços anunciados;
  • Mudanças de Histórico – Mudanças significativas em campanhas junto com sugestões e recomendações de otimização;
  • Insights de Leilão – Acesso às mudanças de concorrentes no leilão das campanhas de pesquisa. 

Recursos do Performance Max

Através dos recursos que serão citados abaixo, é possível entender, diagnosticar problemas e melhorar o desempenho das campanhas. Então pegue um papel e uma caneta e anote tudinho!

Ajustes periódicos

Os ajustes periódicos permitem que você ajuste as estratégias de lances com base nas alterações previstas nas taxas de conversão para eventos. 

Esse recurso serve para alterações atípicas e podem ser utilizados para promoção ou vendas de uma um único dia a uma semana. 

Exclusão de Dados

A exclusão de dados é um recurso de apoio aos “Lances inteligentes”. Ele possibilita que você oriente a ferramenta a ignorar dados de datas em que os anunciantes possam ter encontrado problemas com o acompanhamento de conversões. 

Por isso, pode ser utilizado quando houver interrupções no site, bugs ou problemas de marcação. 

Explicações

As explicações auxiliam os anunciantes a identificar flutuações de desempenho e diagnosticar problemas. 

Além disso, ele também oferece recomendações para ajudar a melhorar o desempenho.  Por exemplo, em caso de e-commerce, as explicações analisarão o status do produto que está no feed. 

Pontuação de otimização

A pontuação de otimização indica onde a campanha pode ser melhorada, mostrando as recomendações sobre o que pode ser alterado. 

Onde os anúncios do Performance Max aparecem?

Os anúncios do Performance Max aparecem em todas as redes do Google, como por exemplo:

  • Youtube; 
  • Display; 
  • Google Discover; 
  • Gmail; 
  • Google Maps; 
  • Pesquisa (Google.com). 

Ou seja, em uma única campanha você aparecerá em todas essas redes!

Vantagens do Google Performance Max

O Google Performance Max oferece algumas vantagens para quem o utiliza. Continue a leitura e veja quais são elas:

  • Mais clientes que geram conversões

Através do Google Performance Max é possível personalizar as metas importantes para a empresa e maximizar as conversões ou o valor da conversão. 

Além disso, essas campanhas geram clientes em todos os canais do Google e, consequentemente, ele também alcança novos segmentos de clientes. Isso acontece porque a campanha combina as intenções e preferências dos consumidores em tempo real com os indicadores de público-alvo. 

  • Mais valor

O Google Performance Max tem atribuição baseada em dados de todos os canais que escolhe os pontos de contato mais valiosos para influenciar os clientes e realizar as conversões. 

Os modelos de aprendizado de máquina são utilizados para fazer estimativas mais precisas sobre quais combinações de criativos, anúncios ou público-alvo apresentam melhor desempenho. 

  • Insights avançados

Através das campanhas do Google Performance Max, é possível descobrir quais os criativos afetam o resultado dela e otimizar esses criativos para aumentar o ROI. 

Vale ressaltar que, novos insights ajudam a entender as mudanças no desempenho e definir as estratégias comerciais geral. 

Desvantagens do Google Performance Max

O Google Performance Max possui muitas vantagens, em contrapartida, possui também algumas limitações. 

Podemos citar como exemplo o fato de que, embora a automação facilite muito o processo das coisas, ela acaba limitando o controle que temos sobre as campanhas. 

Vale ressaltar também que, os relatórios de segmentação deixam a desejar, pois trazem poucas informações sobre o público, os dados demográficos, entre outros. 
Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e veja todos os artigos que preparamos para você!

Confira o que faz uma agência de marketing digital e como ela pode ajudar o seu negócio

Após o surgimento da internet, vender ficou muito mais simples. Isso porque é possível divulgar o seu produto por meio de sites, e-commerce e até mesmo nas redes sociais. 

Entretanto, muitas dúvidas surgem por parte dos empreendedores sobre quais são as melhores estratégias de marketing, além de qual o melhor canal para fazer a divulgação e quanto de renda deve ser investido em anúncios.

Nesse sentido, agências de marketing digital aparecem como grandes auxiliares, uma vez que contam com a expertise e o conhecimento necessário para orientar empresas a seguirem uma estratégia eficiente, de acordo com seus objetivos e personas.

Por isso, ao longo deste artigo, você vai descobrir o que é uma agência de marketing digital e como elas podem ser determinantes no sucesso do seu negócio. Além disso, vamos conferir os principais serviços que podem ser oferecidos por agências.  

Então, vamos lá?

O que é uma agência de marketing digital

As agências de marketing digital são empresas especializadas em executar serviços ou oferecer produtos que auxiliem os negócios nas suas estratégias de marketing

Assim, contam com profissionais especializados em diferentes ramos da comunicação, como copywriter, designer, redator, analista de marketing entre outros. 

Os objetivos das agências vão desde realizar o planejamento estratégico das ações, execução das ações e mensuração dos resultados. Além disso, elas também oferecem feedbacks em relação aos dados, aprendizados e jornada de consumo.

Além de analisar a empresa como um todo, as agências também exploram o mercado que o cliente faz parte, monitorando a concorrência, avaliando fornecedores e sondando intermediários. 

Quais serviços uma agência de marketing digital oferece

As agências de marketing digital são muito versáteis quando se trata da oferta de serviços. Elas auxiliam desde o planejamento, consultorias, até a execução de serviços diretamente para a conversão de clientes. Dentre eles, se destacam:

  1. Criação de sites e blogs: a criação de sites é indispensável, pois permite que você exponha seus produtos e serviços. Além disso, ele auxilia o seu cliente a achar seus produtos quando está pesquisando algo relacionado na internet. O mesmo acontece com os blogs, que geram tráfego gratuito para o site, além de educar a audiência. 
  2. Produção de conteúdo: produzir conteúdo é um dos serviços mais contratados que as agências oferecem, pois ele é indispensável na estratégia de marketing. Uma vez que para ter relevância nos acessos é preciso oferecer conteúdos atrativos e originais. Dentre os produtos que utilizam produção de conteúdo, os mais comuns são os banners, mídias sociais, blogs, materiais ricos, infográficos e newsletter.
  3. Otimização para mecanismos de busca (SEO): Junto com a produção de conteúdo, as técnicas de otimização são fundamentais na conversão, já que elas aumentam o ranqueamento de sites e blogs nos mecanismos de busca. Então, será muito mais fácil as pessoas chegarem até a sua marca através de palavras-chave.

Como uma agência pode ajudar o seu negócio

É fato que o marketing traz inúmeros benefícios para os negócios, mas utilizá-lo de forma assertiva é fundamental para gerar resultados efetivos, que surtam efeito nas vendas e captação de clientes. 

Reflexo disso é o que mostra a pesquisa,  onde apenas 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão. O número demonstra o descontentamento das empresas com seu desempenho digital. 

Portanto, contar com uma agência de marketing digital pode ser a solução, já que por meio dela é possível traçar estratégias que funcionarão para você atingir seu objetivo. 

A Contato é uma agência de Belo Horizonte que tem como foco o marketing 360º. Fale com nossos especialistas e melhore os resultados do seu negócio!

Saiba como fazer um bom relatório de marketing

Um relatório de marketing é essencial para saber como anda o desempenho do negócio. É por meio dele que se pode ter um panorama geral das  estratégias que deram certo e quais merecem mais atenção no próximo mês. 

Entretanto, essa tarefa pode causar dor de cabeça para quem faz. Isso porque é necessário reunir informações de todas as plataformas, que muitas vezes não estão integradas. Esse trabalho é demorado e requer muito esforço do time. 

Assim, como fazer um bom relatório de marketing de forma rápida e eficaz é a pergunta que não quer se calar. Por isso, neste texto vamos entender o que contém em um relatório de marketing, como elaborar um e sua importância para o negócio. Continue a leitura!

Afinal, o que é relatório de marketing

Relatórios são, em geral, documentos que reúnem as informações sobre os gastos, resultados e ações que foram efetuadas. Se tratando de relatórios de marketing, é a análise das estratégias que foram colocadas em prática e surtiram algum efeito. 

Além disso, dá para ter um panorama de como a empresa começou e onde ela está agora, se é possível manter as mesmas estratégias ou se deve ser feito um novo plano de ação. 

Dessa forma, as vantagens de ter um relatório de marketing mensal é que pode-se provar que os resultados são reais e os objetivos foram atingidos. Para isso, o documento deve ser bem feito, contendo todos os dados corretos. 

Como fazer um bom relatório de marketing

As análises de marketing se tornaram essenciais para o monitoramento dos resultados. Isso porque, com a era digital, todas as informações estão disponíveis em tempo real dentro das plataformas utilizadas.

Isso possibilita uma avaliação certeira, identificando quais estratégias necessitam de ajustes. Portanto, separamos os passos para fazer um relatório efeito, sem que falte nenhuma informação relevante.

Então, caneta e papel na mão para anotar tudo! 

Escolha as melhores métricas

Nesse momento, deve-se estabelecer quais métricas serão analisadas. É importante tentar imaginar quais são os dados mais relevantes para a diretoria e colocá-los no papel. Somente assim você saberá se o trabalho da equipe teve efeitos e, se não, onde melhorar.

Para isso, tenha sempre nos seus relatórios:

  • Custo por Aquisição de Clientes (CAC): essa métrica demonstra quanto custa transformar o lead em consumidor. Ela é calculada assim: valor investido na estratégia de marketing ÷ quantidade de vendas geradas
  • LTV (Lifetime Value) – É essa métrica que mostra quanto tempo o cliente permanece na empresa, quantificando o lucro durante sua estadia. Assim, quanto mais alto o valor, mais tempo o cliente passa na empresa. O LTV é calculado da seguinte forma:  LTV = (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x média de tempo de relacionamento
  • Retorno Sobre Investimento (ROI) – essa é a métrica mais importante de todas, pois ela mede quanto a empresa vai lucrar a partir do que ela investiu. Ele se calcula dessa forma: ROI = (receitas geradas com as vendas – valor total investido na estratégia) ÷ valor total investido na estratégia.

Defina um intervalo de tempo adequado

É necessário definir a periodicidade na qual você vai querer um relatório de marketing. Esse tempo deve ser espaçado o suficiente para que possa ter dados suficientes para analisar se as estratégias estão dando certo.

Entretanto, esse espaço não pode ser muito longo para que dê tempo de arrumar quaisquer  erros que forem identificados. Então, o espaço de tempo ideal é de duas semanas no mínimo e um mês ou seis semanas, no máximo.

Quais ferramentas usar?

As ferramentas podem auxiliar de forma determinante na elaboração de relatórios de marketing. Existem diversas ferramentas que possibilitam essa análise de forma automática, economizando tempo e esforços da equipe.

Então, algumas das ferramentas mais eficazes e utilizadas são:

  • Google Analytics – ele é uma uma ferramenta gratuita que possibilita a análise dos principais dados de acesso do seu site ou blog. Ela também permite que você examine a primeira etapa do Funil, onde você atrai novos usuários;
  • RD Station – ele oferece dados provenientes da sua ferramenta de Automação de Marketing, pois no plano PRO você consegue visualizar relatórios claros e específicos sobre cada uma das etapas da Funil que o Lead está;
  • CRM de Vendas –  nele, é analisado os dados de vendas, e assim entender como performaram as campanhas do período e quais Leads advindos do Marketing se tornaram clientes. 

Se você ainda tem dúvidas de como fazer um bom relatório de marketing digital, com informações relevantes que revelam de fato qual o crescimento da empresa, não se preocupe.

A Contato pode te auxiliar nessa tarefa. Nossa empresa trabalha no segmento do marketing digital, auxiliando todos os tipos de negócios a obter crescimento.

Quer ver os números da sua empresa aumentar? Entre em contato agora mesmo conosco e venha crescer com a gente! 

7 Motivos para Investir em Tráfego Pago

O tráfego pago é essencial para uma estratégia de marketing, por isso, investir em tráfego pago é essencial para seu negócio. Isso porque através dele é possível impulsionar vídeos e imagens já existentes ou criar novos, como por exemplo: produtos e textos com links patrocinados. 

Dessa forma, o investimento em tráfego pago é uma ótima opção para obter resultados em grande escala na internet. Ele ajuda a dar mais visibilidade para sua marca, com o propósito de atrair mais visitantes e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Essa estratégia direciona seus anúncios para as pessoas certas, no momento em que ele está em busca daquele produto ou serviço. 

Vem com a gente, pois preparamos 7 motivos para investir em tráfego pago! 

É uma das maneiras mais eficientes de gerar leads

Através do tráfego pago é possível capturar mais leads, isso porque ele te ajuda a encontrar pessoas específicas, que buscam exatamente aquele produto que está sendo ofertado.

Assim, os anúncios que atingem diversas pessoas, dificilmente não impactam na decisão de compra de pelo menos um lead. 

Seu site aparece em primeiro lugar nas buscas

Os primeiros resultados das SERPs são, sem dúvidas, aqueles que possuem maior visibilidade. Muitas vezes eles estão em primeiro por serem os mais confiáveis e, grande parte deles são anúncios. 

Por isso, investir em tráfego pago pode colocá-lo em uma ótima posição nas plataformas de busca e, dessa forma, dar mais visibilidade para seu negócio. 

Se você acompanha nosso blog, sabe que o Google é muito exigente em relação ao conteúdo da internet, né? Veja quais são os fatores mais importantes para ranquear bem seu conteúdo!

Sua campanha cabe no seu bolso

Muitas pessoas acreditam que, ao investir em tráfego pago é necessário desembolsar um valor muito alto. No entanto, as campanhas de tráfego pago permitem investimento de diversos valores e dependem da estratégia escolhida e do resultado esperado. 

Isso significa que o valor investido pode ser diretamente proporcional ao sucesso dos anúncios ao longo do tempo. Vale muito a pena, certo?

O tráfego pago é uma excelente estratégia para dar visibilidade e lucro! 

É possível monitorar os resultados

Implementar uma campanha de tráfego pago engloba desde sua elaboração até seus resultados. Esses resultados são mensurados através de métricas estabelecidas na campanha. 

Uma campanha bem estruturada, que conta com ajuda de um bom gestor de tráfego, te dá essas informações rapidamente. Através desses dados é possível saber se sua estratégia está atingindo bons resultados e quais otimizações precisam ser feitas. 

Ideal para promoções específicas

O tráfego pago pode ser explorado em momentos específicos, mas quando essa estratégia pode ser utilizada?

O recurso pode ser usado quando há um lançamento de um novo produto, publicação, promoções ou algo descontínuo com um tempo pré-determinado para começar e terminar. 

Funciona para qualquer mercado

Talvez você esteja se perguntando se investir em tráfego pago é realmente eficaz para o tipo de segmento em que você atua. No entanto, não há porque ter dúvidas, visto que, essa estratégia funciona para qualquer negócio. 

O tráfego pago funciona para tanto para uma e-commerce, quanto para uma padaria, lojas de roupas, entre outros.

Diversifica sua campanha

Através do tráfego pago, é possível realizar um marketing 360°, ou seja, fazer com que esses anúncios sejam diversos e, assim, capture mais pessoas. Por isso, investir neste tipo de estratégia é ótimo para o negócio, principalmente para quem está no processo de estruturação e consolidação da marca. 

Com a capacidade de diversificação de campanha, é possível atingir pessoas com características e demandas diferentes, aumentando ainda mais a segmentação. 

Qual plataforma escolher para investir em Tráfego Pago?

Existem diversas opções de plataformas para que você invista em tráfego pago, no entanto, traremos aqui as mais utilizadas no mercado. Pegue um papel e uma caneta e anote quais são elas: 

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma para anunciar seus produtos e serviços para aquelas pessoas que estão buscando ativamente por aquilo. 

Ela oferece diversos recursos, como: anunciar em sites parceiros do Google, no Gmail, em aplicativos para celular, no Youtube, entre outros. 

Seus posicionamentos são:

  • Busca ativa do usuário por palavras-chave; 
  • Imagens e textos para sites parceiros, gmail e em aplicativos; 
  • Vídeos interruptivos no Youtube e Sites parceiros; 
  • Entre outros. 

Facebook Ads

O Facebook ADS promove anúncios pagos no próprio Facebook, Messenger, Instagram e anúncios que levam uma conversa no Whatsapp. 

Essa estratégia impulsiona posts, produtos ou até o próprio website. Esse recurso oferece muitos formatos e opções de orçamento, dessa forma, esses formatos promovem maior visibilidade para sua página. 

LinkedIn Ads

O LinkedIn ADS é também uma plataforma voltada para o gerenciamento de anúncios de mídia paga da plataforma. 

Ele conta com mais de 630 milhões de profissionais ativos na rede, ou seja, é uma excelente plataforma para promover anúncios e expandir seu negócio. Utilizá-la pode te trazer leads qualificados, credibilidade, alcance, entre outras oportunidades! Não vai ficar de fora, né?

Continue a leitura e conheça outros recursos!

YouTube Ads

O Youtube ADS faz parte do Google ADS – plataforma que citamos anteriormente. Seus anúncios podem variar, sendo eles: bumper, in-stream, vídeos discovery ads, entre outros.

Como o Youtube ADS faz parte do Google ADS, é através dele que se faz o planejamento das campanhas, configuração de público, ajuste de orçamento, entre outros. 

TikTok Ads

O TikTok Ads são os anúncios feitos para TikTok. Os principais formatos encontrados são: 

  • Anúncio no Feed; 
  • Branded Hashtags; 
  • Takeovers; 
  • Effects. 

Anunciar no TikTok é fundamental para dar mais visibilidade à sua marca. Isto porque, segundo uma pesquisa realizada pelo CanalTech, a previsão é que essa rede alcance 755 milhões de usuários mensais. 

Mas, atenção! Entenda se o seu público está presente também nessa rede social para que a campanha tenha eficiência. 

Viu como investir em tráfego pago é importante? Faça Contato com nossos especialistas para que você consiga visibilidade no mundo digital! 

Gostou do conteúdo a respeito dos motivos para investir em tráfego pago? Acesse nosso blog e fique por dentro! 

Te vejo no próximo post 😉

Como fazer uma boa campanha no Google Ads?

A campanha no Google Ads é uma excelente opção quando se procura resultados imediatos. Afinal, o Google é a ferramenta na qual a maioria das pessoas utiliza para buscar informações ou produtos. Então, qual o melhor lugar para estar senão no buscador mais utilizado do mundo?

Mas, afinal, você sabe o que é Google Ads? Ele é a plataforma de anúncios do Google, onde é possível divulgar qualquer produto ou serviço na internet de forma eficaz, pagando apenas quando o visitante clicar no seu anúncio. 

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como anunciar os produtos do seu negócio, continue conosco. Ao longo do texto você vai encontrar as boas práticas para anunciar sua empresa no Google. Vamos lá?

Analise a concorrência

Essa é a tarefa principal quando se deseja anunciar no Google. Assim, você pode ver o que a concorrência está fazendo e dando certo e adaptar a mesma estratégia para o seu negócio.

Essa análise pode ser feita por meio da inserção de palavras-chave relacionadas ao seus serviços e produtos nos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, você vai encontrar as empresas que atuam no mesmo ramo e que alcançam os melhores posicionamentos pelo Google Ads. 

Defina seu orçamento

Chegou a hora de dar o lance na sua campanha. Essa etapa não é fácil e deve ser feita de forma consciente, pois ela interfere diretamente no desempenho do seu anúncio. Isso porque o orçamento tem duas partes: lance e orçamento global por dia.

O lance é o valor máximo que você quer pagar no anúncio, e tem ação imediata na classificação do seu negócio. Então, tenha consciência dos objetivos da sua campanha e qual o valor você dispõe para deixá-la rodando. 

Em relação ao orçamento global por dia, deve-se usar a matemática básica: pegue o valor total mensal do orçamento e divida por 30, que são os dias do mês. O resultado será o valor máximo pago por dia. 

Assim, quando atingir o valor máximo, o seu anúncio para de rodar e volta somente no dia seguinte. Dessa forma você não conta com gastos inesperados. 

Escreva o seu conteúdo de forma assertiva

Elaborar ideias autorais, que atraiam pessoas é tão importante quanto todas as outras etapas da campanha. Abuse dos gatilhos mentais, coloque nos títulos as palavras-chave selecionadas para sua campanha de forma exata.

No título, em razão do seu caráter chamativo, deve conter exatamente a ideia do que está sendo oferecido, assim como o que o cliente está procurando. O máximo permitido pelo Google são 30 caracteres. Então, para melhorar essa prática, você pode:

  • chamar pelo público;
  • tocar na ferida;
  • fazer uma provocação;
  • despertar a curiosidade;
  • oferecer uma informação.

Na descrição é permitido 80 caracteres. Como o número é pequeno, você deve aproveitar ao máximo esse espaço para atrair o cliente. Então, neste campo destaque ideias que possam despertar o interesse do cliente, como:

  • descrição dos recursos e funcionalidades;
  • benefício  claro e conciso;
  • proposição que mostre algo em que você é diferente;
  • depoimento ou indicador de status;
  • uma chamada;
  • uma frase que espante quem não for do público alvo;
  • uma promoção.

Acompanhe o desempenho 

Após a criação do anúncio, é necessário avaliar se ele está funcionando de forma efetiva. A própria página do Google Ads disponibiliza um gráfico que mostra o panorama da sua campanha, assim como tabelas de como as palavras-chave estão agindo.

Viu como saber fazer uma boa campanha no Google Ads é muito importante? Sendo assim, não perca tempo e entre em contato conosco! 

A Agência Contato possui um time especializado em serviços de Marketing Digital e estamos prontos para te atender. Bora fazer Contato?

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog! Te vejo em breve 😉 

Como escolher as melhores palavras-chave para Google Ads

O Google Ads é uma plataforma que faz campanhas de anúncios e gera ótimos resultados para seu negócio. No entanto, para conseguir alcançar um bom desempenho, é necessário saber como utilizá-la. Por isso, preparamos este artigo sobre como escolher palavra-chave para Google Ads! 

Para dominar a ferramenta, vamos entender cada elemento que a compõem. Dessa forma, aqui vamos falar sobre público-alvo, estratégias de remarketing, tipos de metas de campanhas e, claro, das palavras-chave. 

As palavras-chave são responsáveis por identificar o assunto daquele anúncio. Portanto, fazer a escolha correta pode fazer com que você atinja seu público certo para aquele produto ou serviço que está sendo divulgado.

Vimos como o processo é importante e, por isso, ele precisa de planejamento, certo?  Vem com a gente e veja como escolher palavras-chave para Google Ads e exibir seus anúncios para os clientes certos.

Pense como um cliente

Primeiramente, ao criar sua lista, é importante pensar como um cliente. Mas como assim? 

Neste momento é fundamental que você anote as principais categorias da sua empresa e os termos ou frases que considera adequado para cada uma dessas categorias. 

Além disso, você também precisa incluir termos que possivelmente seus clientes utilizam para descrever os produtos e serviços do seu negócio. 

Por exemplo, se sua empresa trabalha com roupas esportivas femininas, você pode começar com categorias básicas: “roupas esportivas femininas”. 

Saber quais termos são mais utilizados para os produtos é importante para expandir a lista, incluindo sua marca e o nome dos produtos. 

Agora que você já criou sua lista, é hora de olhar um pouco para as long-tails. Continue a leitura e veja como utilizá-las.  

Use long-tails

As palavras-chave long-tail são expressões mais específicas e, desse modo, possuem menor número de busca. Apesar disso, o ranqueamento com elas pode significar menos concorrência, visto que elas são focadas em um nicho. 

Quanto mais longas e específicas forem essas palavras-chave, maiores são as chances de conversão. Isto é, quanto mais uma empresa consegue se posicionar em nichos específicos, mais seguidores e mais leitores ela ganha. 

Selecione palavras-chave mais gerais

Pensar apenas nas long-tails não é o suficiente, é essencial também escolher as palavras-chave mais gerais. Para alcançar um número maior de pessoas, o passo é selecionar palavras-chave mais abrangentes.

No entanto, vale ressaltar que, se essas palavras forem muito gerais, podem dificultar o alcance de clientes em potencial, pois o anúncio será exibido em pesquisas que não estão relacionadas à sua marca. 

E, como vimos, se as palavras mais específicas te colocam à frente da concorrência, as palavras mais abrangentes podem ser mais competitivas e exigir grandes lances. Nes

Mas não importa o quão abrangente seja o termo escolhido, ele precisa ser relevante para o anúncio e site, certo?

Crie grupos de anúncio para dividir os termos

Reunir palavras-chave e anúncios em grupos ajuda a exibir anúncios mais relevantes aos clientes em potencial. Se essas palavras corresponderem a um tipo de termo de pesquisa, o Google escolherá uma para ser expandida com base na classificação descrita no artigo. 

A mesma palavra-chave em tipos de correspondência distintos não aumentará os custos e nem prejudicará o desempenho, tá?

Utilize o planejador de palavra-chave do Google

Dentre as diversas opções que o Google Ads oferece, o planejador de palavras-chaves é um deles. 

Essa ferramenta é gratuita e auxilia na hora de encontrar novos termos relacionados com uma marca, produto ou serviço. Além dessas ideias, ela ainda fornece a estimativa de custos e o número de buscas. 

Para utilizá-la, siga os seguintes passos: 

  • Acesse sua conta no Google Ads; 
  • Clique em “Ferramentas e Configurações” e, em seguida, em “Planejador de Palavras-chave”.

Através dele é possível fazer uma busca de termos relacionados aos produtos e serviços da sua empresa. Além disso, ainda é possível colocar o endereço de URL de sites concorrentes e verificar as palavras-chave que eles utilizam.

Gostou de saber disso, né? E ainda não acabou!! 

O planejador também mostra o lance mínimo e máximo que cada anunciante ofereceu para cada palavra. Dessa forma, você terá ideia de custo e poderá se planejar para fazer suas campanhas. 

Conte com o apoio de outras plataformas

O Google Ads é uma plataforma muito completa para escolher palavra-chave para anúncio. Mas, para desenvolver o trabalho da melhor maneira possível, conte com o apoio de outras plataformas para encontrar a palavra-chave. 

SemRush 

O SemRush é uma ferramenta utilizada para pesquisas de palavras-chave e dados de classificação, como por exemplo: métricas e volumes de pesquisa.  

Ubersuggest

O Ubersuggest também é uma plataforma muito conhecida dentro do Marketing Digital, utilizada para pesquisa e análise de palavras-chave. 

Ela permite que você saiba quais os termos mais procurados por audiência e quais chamam mais atenção dos usuários. Além disso, a plataforma também está disponível em português.

Planejador de palavra-chave do Google 

O Planejador de palavras-chave do Google te ajuda a encontrar termos importantes para suas campanhas de pesquisa.

Através dele é possível ver pesquisas mensais, conhecer os custos de exibição do seu anúncio nas pesquisas de palavras-chave, entre outras vantagens. 

Confira outras plataformas para escolher as melhores palavras-chave para Google Ads:

Conheça os tipos de correspondência de palavra-chave

Existem 4 tipos de correspondência de palavras-chave e é muito importante que você se atente na hora de fazer a lista para seu anúncio. 

O objetivo dessas correspondências é auxiliar os anunciantes para que eles tenham seus anúncios disparados para o público que está pesquisando os mesmos termos cadastrados no Google Ads. 

Abaixo, vamos te mostrar quais são elas e detalhar um pouco mais a definição de cada uma!

Correspondência Ampla

A correspondência ampla é padrão do Google Ads, pois é indicada quando não existe a certeza de quais palavras-chave o usuário utiliza na hora de realizar a pesquisa.

Além disso, os termos utilizados pelo anunciante podem ser associados com sinônimos, palavras no plural ou singular, entre outros. 

Correspondência Ampla Modificada

A correspondência ampla modificada é um pouco mais exata do que a anterior. Nela, acrescenta-se um símbolo “+” antes da palavra-chave escolhida. 

Isso acontece para que seu anúncio apareça somente em pesquisas que usarem as mesmas palavras-chave ou termos não muito diferentes delas. 

Correspondência de Frase

Este tipo de correspondência requer que, ao utilizá-la, você marque a palavra-chave entre aspas, pois dessa forma ela será mais segmentada em comparação à Correspondência Ampla e à Correspondência Ampla Modificada. 

Correspondência Exata

A correspondência exata é usada em anúncios que possuem palavras-chave específicas e não considera variações nem antes e nem depois da palavra-chave principal. 

A palavra-chave é colocada em colchetes ( [ ] ) e é indicada quando se sabe exatamente qual delas funciona para  determinado assunto. 

Cuidado com as Palavras-chave negativas

Saber quais palavras excluir é tão importante quanto escolher quais palavras-chave utilizar, pois essa ação pode prejudicar os resultados dos anúncios. Através das palavras-chave negativas, é possível impedir a exibição dos seus anúncios em pesquisas que utilizam o termo. 

Para identificar a palavra-chave negativa, é necessário acrescentar o sinal de ( – ) antes de uma palavra ou frase. Isso evita que o anúncio apareça para pesquisas que contenham a palavra-chave negativa. Dessa forma, o objetivo é permitir que o anúncio esteja o mais segmentado possível. 

Neste momento, é válido acrescentar variações que contenham erros gramaticais, termos no plural ou singular, sinônimos, entre outros que se aproximam da palavra é desejável negativar. 

Tenha em mente a intenção de busca

Suas palavras-chave devem estar alinhadas com a intenção de busca do público-alvo que você deseja alcançar. Por isso, tenha em mente o que você quer, para que seu conteúdo não seja amplo demais no tipo de público. 

Não existe um número exato para a quantidade de palavras-chave, mas é essencial cadastrar todas aquelas que fazem sentido para seu objetivo, tendo em mente o momento de compra dos seus possíveis clientes. 

Viu que o processo de escolher palavras-chave para Google Ads é muito detalhado? Por isso, faça Contato com nossos especialistas para que possamos te auxiliar. 

Gostou do nosso conteúdo? Preparamos muito mais pra você

Te vejo no próximo post 😉