O trabalho de gestão de marketing é sempre um desafio. Uma vez que as estratégias de marketing estão sempre mudando, as plataformas estão atualizando a todo momento e sempre existe a sensação de que algo pode ser melhorado.
Então, um dos desafios dessa área é conseguir atingir os objetivos de forma plena, já que essas metas são sempre ambiciosas. Afinal, ganhar mais clientes e vender mais é o propósito não só do setor de marketing, mas da empresa como todo.
Portanto, neste artigo vamos te explicar quais são os maiores desafios da gestão de marketing e como devemos contornar essas adversidades. Não perca! Boa leitura!
Comprovar ROI em suas atividades de marketing
ROI é uma sigla que significa retorno sobre investimento ou “return on investment”. Ele é um tipo de indicador que as empresas têm para averiguar quanto ganhou ou perdeu em relação a quantia que investiu.
Pode-se dizer que comprovar o ROI é o maior desafio no gerenciamento de marketing. Já que a pressão por resultados é simplesmente gigante, deixando basicamente zero espaço para erro.
Assim, simples indicadores como taxa de visualização de emails não é suficiente para provar que os investimentos tiveram retorno. Então os dados de aquisição e manutenção de clientes e cálculo do tempo de compra são mais efetivos na comprovação do ROI.
Porém, há vários outros fatores que asseguram a comprovação do ROI. Venha saber quais são:
?Saiba mais: Como calcular o ROI
Assegurar verba de marketing adequada
A falta de verba, ou verba limitada é a condição de muitas empresas e profissionais de marketing. Assim, para que sejam efetivos os seus resultados, é necessário criar estratégias de Inbound Marketing, já que ele é comprovadamente a melhor escolha para ROI.
Com o Inbound Marketing, o custo do novo cliente é bem menor do que as outras estratégias, uma vez que a pessoa que busca pelo seu serviço e não você que busca pelo cliente.
Comprovar a sua evolução causa boa impressão no cliente. Então procure sempre demonstrar a evolução das suas estratégias e mensure os impactos positivos de suas estratégias.
Gerenciar websites
Que os sites caem não é segredo para ninguém. Afinal, falhas estão sujeitas em qualquer departamento e serviço. Entretanto, depender totalmente do time de TI é uma situação que pode gerar atrasos e transtornos para a empresa.
Assim, essa atividade acaba sendo designada para a equipe de marketing, incluindo mais uma tarefa para os funcionários que já estão sobrecarregados ou focados em outras obrigações.
Dessa forma, adotar opções que permitam a sua criação de forma simples é uma opção. O WordPress, Joomla e Weebly, por exemplo, possibilita que o próprio profissional de marketing possa criar e gerenciar um site.
Contratar talentos
Recrutar bons funcionários pode ser uma missão quase impossível, mas é concebível com bastante pesquisa e cautela. Afinal, hoje os profissionais executam mais de uma atividade ao mesmo tempo e se especializam em várias áreas.
Antes era apenas um profissional para o design, outro para a criação de conteúdos. Hoje uma pessoa executa as duas funções facilmente. Entretanto, isso não é fator classificatório, pois em alguns casos, pessoas executam diversas coisas e não são boas em nenhuma.
Assim, encontrar um profissional que é apaixonado pela área, possui capacidade e é esforçado pode ser um pré requisito mais plausível do que apenas ter diversas especialidades. Pois as chances dele permanecer e querer crescer no trabalho aumentam significativamente.
Agora que você viu que a gestão de marketing não é uma atividade tão simples de ser executada, conte com a Contato para uma gestão efetiva do seu negócio. Afinal, esse serviço da Agência Contato vai muito além de criar posts bonitos para suas redes sociais.
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