Skip to content
O que é uma Landing Page e qual a sua importância?
27 de agosto de 2021

O que é uma Landing Page e qual a sua importância?

O que é uma Landing Page e qual a sua importância?
27 de agosto de 2021

O que é uma Landing Page e qual a sua importância?

Navegue por tópicos

Você já forneceu informações pessoais, como nome e e-mail, em troca de um e-book ou um guia que ajudasse a resolver um determinado problema? Se a sua resposta foi sim, é muito provável que você já saiba o que é uma landing page.

A verdade é que para um site aparecer no Google, mesmo que logo nas primeiras posições, e ter um alto número de visitantes nem sempre é sinônimo de grandes resultados reais para uma empresa. 

Por isso, as landing pages são uma estratégia de Inbound Marketing para reverter este cenário e fazer com que visitantes desconhecidos se tornem potenciais clientes. Isso por meio da oferta de uma informação útil em troca de informações sobre o usuário.

E por que essas informações são tão importantes? Porque é por meio delas que acontece o trabalho de transformar o usuário em um lead qualificado que irá percorrer o funil de vendas e finalizar a compra.

Quer aprender como transformar visitantes em clientes? Então, continue a leitura para entender, de uma vez por todas, o que é uma landing page e como ela pode ser decisiva no sucesso da sua campanha de marketing digital.

Afinal, o que é uma Landing Page? 

O termo landing page vem do inglês e, em tradução literal, significa “página de destino”. Nesse sentido, ela seria a primeira página com a qual o usuário tem contato quando chega ao seu site.

Na prática, quando falamos no contexto de estratégias aplicadas a uma campanha de marketing digital, entender o que é uma landing page pode ser um pouco diferente. 

Nesse contexto, elas são páginas simples, com poucos elementos que possam distrair a atenção do usuário e um único objetivo a ser cumprido: a conversão de visitantes em potenciais clientes. 

Essas páginas costumam explorar um problema da persona e trazer uma copy chamativa com a proposta de uma solução para este problema. Em troca, o usuário fornece informações como nome e e-mail, por exemplo.

Esta solução, geralmente, é oferecida por meio de materiais ricos — e-books, planilhas ou outros tipos de conteúdo que sejam bons o suficiente para valer o compartilhamento dos dados pessoais do visitante da página.

Landing pages são páginas simples e com poucos elementos para não dispersar a atenção do usuário.

Landing Page e Site são a mesma coisa?

Embora muita gente trate os termos como sinônimos, a resposta é não! As landing pages estão relacionadas aos sites, mas não são a mesma coisa e cumprem um propósito diferente na jornada de compra do usuário.

Os sites trabalham o topo e o meio do funil de vendas. Eles têm o objetivo de aparecer no Google e responder a uma demanda do usuário. E assim, por meio desse conteúdo relevante, atrair mais visitantes para as páginas. 

Já as landing pages trabalham o fundo do funil. Nesse momento, os visitantes que foram atraídos pelo site já estão prontos para realizar uma ação, como fornecer informações de cadastro ou finalizar uma compra.

Desta forma, enquanto as páginas do site devem ser mais abrangentes e oferecer diversos conteúdos, as landing pages precisam ser objetivas e focar a atenção do usuário em realizar a ação indicada para concretizar a conversão.

Qual é o objetivo de uma Landing Page?

Landing pages são criadas para despertar uma necessidade, um interesse ou um desejo no usuário. E, principalmente, fazer com que esse sentimento seja transformado em uma ação indicada dentro da página.

Por meio desta ação, a empresa conquista um dos bens mais preciosos no marketing digital: os leads.  

Com informações pessoais sobre o usuário em mãos, você deixa de ter um visitante desconhecido e transforma essa pessoa em uma oportunidade de negócio para a sua empresa. Isso é um lead!

Um exemplo de landing page que cumpre seu objetivo é quando você acessa a página de uma loja de decoração e fornece o seu e-mail para receber um e-book com tudo o que você precisa saber sobre como decorar a sua casa.

Com isso, a empresa já sabe do seu interesse em decorar o seu lar e tem o meio para entrar em contato diretamente com você. Então, ela pode levar esse relacionamento para o próximo nível, ou seja, a compra.

Assim, a partir do momento que você recebeu o ebook e descobriu, por exemplo, que papéis de parede são uma maneira fácil e econômica de decorar a casa, essa empresa vai te enviar ofertas imperdíveis de papéis de parede.

E é assim que a mágica acontece: de um simples visitante, você passou a um cliente em potencial quando ofereceu seus dados em troca de uma informação que conversava com o seu desejo de decoração.

Por que usar Landing Pages?

O principal motivo para adotar as landing pages nas estratégias de marketing digital da sua empresa é converter mais usuários em leads qualificados. Mas, esta não é a única vantagem dessa ferramenta!

Conheça outros importantes benefícios de uma landing page

Facilitar o trabalho e os resultados do seu time de vendas

As landing pages são as melhores amigas do seu time de vendas, pois elas facilitam a classificação dos leads de acordo com o interesse do usuário e a possibilidade de fechar um negócio.

Nesse processo, que é conhecido como lead scoring, cada lead recebe uma pontuação de acordo com a sua interação com a empresa. Assim, quanto mais próxima do fundo do funil de vendas estiver a ação, mais pontos ela vale.

Dessa forma, a sua equipe de vendas consegue identificar com mais facilidade quem são os usuários que estão mais próximos de finalizar uma compra. O resultado é que as conversões de sucesso se tornam cada vez maiores!

Reunir seus leads em grupos de interesses semelhantes

Se você lida com mais de uma persona ou se não tem certeza se o seu conteúdo está alcançando o cliente ideal, as landing pages também são uma ótima ferramenta para o seu negócio.

A partir do tipo de material que foi adquirido na landing page e das informações coletadas para disponibilizar este material, é possível traçar características em comum entre as pessoas que estão percorrendo o funil de vendas.

Dessa forma, você pode segmentar os leads em grupos de interesses semelhantes e formular estratégias específicas para as características de cada grupo. Vantagem: isso torna o seu processo de conversão ainda mais eficaz! 

Aquisição de clientes com menos custo e mais praticidade

Antes das landing pages, era necessário um esforço muito maior para conseguir um número muito menor de informações sobre potenciais clientes. Nutrir esse relacionamento, então? Mais difícil ainda!

Essa estratégia de marketing digital pode te poupar dezenas de pesquisas de campo, entrevistas, apresentações e horas e mais horas de ligações de telemarketing. E, claro, te isentar do custo destes processos.

Com as landing pages, você deixa de ter o trabalho de procurar e nutrir os leads e passa a oferecer conteúdo de qualidade para fazer com que eles venham até você. Além de mais econômica, essa estratégia também é muito mais eficiente!

Como criar uma boa Landing Page?

Agora que já sabemos o que é uma landing page e qual a sua importância nas campanhas de marketing digital, dá para imaginar que é preciso muita atenção e estratégia para criar uma para o seu site, né?

Uma landing page precisa ser uma página clara, organizada e objetiva, sem muitos elementos competindo pela atenção. E, claro, oferecer aquilo que foi prometido por meio da chamada que levou o usuário até ali. 

O Google dá algumas dicas de otimização para fazer com que a sua página seja encontrada com mais facilidade. Mas, como já falamos, ter muitos visitantes nem sempre é sinal de grandes resultados!

Por isso, para garantir que o visitante seja conquistado e deixe os seus dados de contato para a empresa, existem alguns detalhes estratégicos aos quais vale ficar atento e dedicar um cuidado especial. 

E é claro que nós separamos uma lista simplificada para apresentá-los para você! Papel e caneta na mão e vamos lá! 

Se concentre na oferta

Ninguém se sente confortável em sair compartilhando informações pessoais por aí, mesmo que as mais simples, como e-mail. Por isso, a sua oferta tem que realmente valer a pena para que o usuário compartilhe seus dados.

O material oferecido na sua landing page tem que ter um grande valor agregado. Ele deve trazer a solução de um problema e o potencial de gerar uma transformação significativa na vida daquela pessoa.

Não adianta você oferecer uma informação que possa ser facilmente encontrada no Google ou que já tenha sido compartilhada por diversos blogs. A sua solução precisa ser única, completa e realmente eficaz!

Para saber que tipo de material deve ser este, é essencial que você saiba exatamente qual é a dor da sua persona. Ela é tão importante que temos um tópico só para tratar sobre isso. 

Tenha uma persona bem definida

Você só vai conseguir oferecer uma solução eficiente se souber exatamente qual é o problema. Por isso, é obrigatório que você tenha uma persona bem definida e saiba com quem está falando.

Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela tem nome, idade, profissão, família, sonhos e tudo mais que uma pessoa tem. Mas, principalmente, ela tem uma dor, um problema.

Quando falamos em explorar a dor da sua persona, falamos sobre conhecer exatamente esse problema e como ele impacta negativamente na vida dela. Só assim você vai poder trabalhar uma solução efetiva.

Dessa forma, com uma persona bem definida, você consegue trabalhar insights de ofertas que dialoguem diretamente com a realidade dela. Assim, ela vai desejar preencher o formulário para ter acesso a essa informação o mais rápido possível.

Tenha uma boa copy

Ter uma boa copy é mais uma maneira de garantir que a sua comunicação com o visitante da landing page vai ser clara, objetiva e cumprir o papel de fazer com que ele preencha o formulário e forneça seus dados.

Uma copy é um texto desenvolvido a partir das técnicas de copywriting. Esta escrita é focada em persuadir o leitor a realizar alguma ação e, por isso, vem sempre acompanhada de um bom CTA — call to action.

Para garantir o sucesso da conversão na sua landing page, a sua copy deve deixar claro como aquele material pode transformar positivamente a vida da sua persona e o que ela precisa fazer para ter acesso a este conteúdo.

Você também pode — e deve — explorar os gatilhos emocionais na sua copy para potencializar ainda mais as suas conversões. Dizer que aquele material só estará disponível por 24h, por exemplo, é um gatilho de escassez e fará a persona tomar uma decisão mais rápida.

Não crie formulários intimidantes

Nem mesmo a melhor das copys pode garantir o sucesso de uma landing page que traga um formulário em que a pessoa precisa preencher 30 campos para ter acesso ao conteúdo.

O formulário é o pagamento que você recebe em troca do material que está disponibilizando para o usuário. Por isso, é importante que eles estejam alinhados. Quanto mais simples o material, mais simples deve ser o formulário.

Mesmo para materiais muito ricos, não é recomendado acrescentar muitos campos de preenchimento. Pense que cada novo tópico é uma barreira para que o usuário chegue até o final do formulário.

Peça somente as informações que sejam realmente indispensáveis para saber se aquele visitante é um potencial cliente ou não. Se for possível, facilite a vida do usuário e adote campos suspensos, em que a pessoa só precisa selecionar uma opção.

Crie um canal para outros conteúdos

Por fim, porém não menos importante, lembre-se que as landing pages são, geralmente, o início do seu relacionamento com o cliente. E qual é a base de qualquer relacionamento? Isso mesmo, confiança!

Criar um canal para outros conteúdos é uma forma de mostrar para o visitante que você tem uma presença digital confiável. Além disso, também ajuda o usuário a reconhecer a sua autoridade no assunto.

Se o seu conteúdo disponível abertamente, como em blogs, por exemplo, já for um conteúdo de valor, as pessoas tendem a acreditar que aquele oferecido mediante algum tipo de pagamento, será ainda melhor.

Uma boa Landing Page traz ótimos resultados para o seu negócio

Depois de descobrir o que é uma landing page, não restam dúvidas de que elas podem ser um diferencial na sua campanha de marketing digital e trazer ótimos resultados para o seu negócio, certo? 

Não dá para perder mais tempo! Procure agora um serviço de SEO que possa posicionar o seu site como referência no meio on-line e atrair ainda mais visitantes qualificados para a sua página. 

Depois disso, é apostar nas landings pages e ver o sucesso da sua empresa acontecer!

E aí, ainda ficou alguma dúvida sobre o que é uma landing page? Então, converse com o nosso especialista em marketing digital e seja mais uma das tantas empresas que a Contato já ajudou a se destacar no mercado!  

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress