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O que Ă© uma Landing Page e qual a sua importĂąncia?
27 de agosto de 2021

O que Ă© uma Landing Page e qual a sua importĂąncia?

O que Ă© uma Landing Page e qual a sua importĂąncia?
27 de agosto de 2021

O que Ă© uma Landing Page e qual a sua importĂąncia?

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VocĂȘ jĂĄ forneceu informaçÔes pessoais, como nome e e-mail, em troca de um e-book ou um guia que ajudasse a resolver um determinado problema? Se a sua resposta foi sim, Ă© muito provĂĄvel que vocĂȘ jĂĄ saiba o que Ă© uma landing page.

A verdade Ă© que para um site aparecer no Google, mesmo que logo nas primeiras posiçÔes, e ter um alto nĂșmero de visitantes nem sempre Ă© sinĂŽnimo de grandes resultados reais para uma empresa. 

Por isso, as landing pages sĂŁo uma estratĂ©gia de Inbound Marketing para reverter este cenĂĄrio e fazer com que visitantes desconhecidos se tornem potenciais clientes. Isso por meio da oferta de uma informação Ăștil em troca de informaçÔes sobre o usuĂĄrio.

E por que essas informaçÔes são tão importantes? Porque é por meio delas que acontece o trabalho de transformar o usuårio em um lead qualificado que irå percorrer o funil de vendas e finalizar a compra.

Quer aprender como transformar visitantes em clientes? EntĂŁo, continue a leitura para entender, de uma vez por todas, o que Ă© uma landing page e como ela pode ser decisiva no sucesso da sua campanha de marketing digital.

Afinal, o que Ă© uma Landing Page? 

O termo landing page vem do inglĂȘs e, em tradução literal, significa “pĂĄgina de destino”. Nesse sentido, ela seria a primeira pĂĄgina com a qual o usuĂĄrio tem contato quando chega ao seu site.

Na prĂĄtica, quando falamos no contexto de estratĂ©gias aplicadas a uma campanha de marketing digital, entender o que Ă© uma landing page pode ser um pouco diferente. 

Nesse contexto, elas sĂŁo pĂĄginas simples, com poucos elementos que possam distrair a atenção do usuĂĄrio e um Ășnico objetivo a ser cumprido: a conversĂŁo de visitantes em potenciais clientes. 

Essas påginas costumam explorar um problema da persona e trazer uma copy chamativa com a proposta de uma solução para este problema. Em troca, o usuårio fornece informaçÔes como nome e e-mail, por exemplo.

Esta solução, geralmente, Ă© oferecida por meio de materiais ricos — e-books, planilhas ou outros tipos de conteĂșdo que sejam bons o suficiente para valer o compartilhamento dos dados pessoais do visitante da pĂĄgina.

Landing pages são påginas simples e com poucos elementos para não dispersar a atenção do usuårio.

Landing Page e Site sĂŁo a mesma coisa?

Embora muita gente trate os termos como sinĂŽnimos, a resposta Ă© nĂŁo! As landing pages estĂŁo relacionadas aos sites, mas nĂŁo sĂŁo a mesma coisa e cumprem um propĂłsito diferente na jornada de compra do usuĂĄrio.

Os sites trabalham o topo e o meio do funil de vendas. Eles tĂȘm o objetivo de aparecer no Google e responder a uma demanda do usuĂĄrio. E assim, por meio desse conteĂșdo relevante, atrair mais visitantes para as pĂĄginas. 

Jå as landing pages trabalham o fundo do funil. Nesse momento, os visitantes que foram atraídos pelo site jå estão prontos para realizar uma ação, como fornecer informaçÔes de cadastro ou finalizar uma compra.

Desta forma, enquanto as pĂĄginas do site devem ser mais abrangentes e oferecer diversos conteĂșdos, as landing pages precisam ser objetivas e focar a atenção do usuĂĄrio em realizar a ação indicada para concretizar a conversĂŁo.

Qual Ă© o objetivo de uma Landing Page?

Landing pages são criadas para despertar uma necessidade, um interesse ou um desejo no usuårio. E, principalmente, fazer com que esse sentimento seja transformado em uma ação indicada dentro da pågina.

Por meio desta ação, a empresa conquista um dos bens mais preciosos no marketing digital: ✹ os leads. ✹ 

Com informaçÔes pessoais sobre o usuĂĄrio em mĂŁos, vocĂȘ deixa de ter um visitante desconhecido e transforma essa pessoa em uma oportunidade de negĂłcio para a sua empresa. Isso Ă© um lead!

Um exemplo de landing page que cumpre seu objetivo Ă© quando vocĂȘ acessa a pĂĄgina de uma loja de decoração e fornece o seu e-mail para receber um e-book com tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre como decorar a sua casa.

Com isso, a empresa jĂĄ sabe do seu interesse em decorar o seu lar e tem o meio para entrar em contato diretamente com vocĂȘ. EntĂŁo, ela pode levar esse relacionamento para o prĂłximo nĂ­vel, ou seja, a compra.

Assim, a partir do momento que vocĂȘ recebeu o ebook e descobriu, por exemplo, que papĂ©is de parede sĂŁo uma maneira fĂĄcil e econĂŽmica de decorar a casa, essa empresa vai te enviar ofertas imperdĂ­veis de papĂ©is de parede.

E Ă© assim que a mĂĄgica acontece: de um simples visitante, vocĂȘ passou a um cliente em potencial quando ofereceu seus dados em troca de uma informação que conversava com o seu desejo de decoração.

Por que usar Landing Pages?

O principal motivo para adotar as landing pages nas estratĂ©gias de marketing digital da sua empresa Ă© converter mais usuĂĄrios em leads qualificados. Mas, esta nĂŁo Ă© a Ășnica vantagem dessa ferramenta!

Conheça outros importantes benefícios de uma landing page

Facilitar o trabalho e os resultados do seu time de vendas

As landing pages são as melhores amigas do seu time de vendas, pois elas facilitam a classificação dos leads de acordo com o interesse do usuårio e a possibilidade de fechar um negócio.

Nesse processo, que é conhecido como lead scoring, cada lead recebe uma pontuação de acordo com a sua interação com a empresa. Assim, quanto mais próxima do fundo do funil de vendas estiver a ação, mais pontos ela vale.

Dessa forma, a sua equipe de vendas consegue identificar com mais facilidade quem são os usuårios que estão mais próximos de finalizar uma compra. O resultado é que as conversÔes de sucesso se tornam cada vez maiores!

Reunir seus leads em grupos de interesses semelhantes

Se vocĂȘ lida com mais de uma persona ou se nĂŁo tem certeza se o seu conteĂșdo estĂĄ alcançando o cliente ideal, as landing pages tambĂ©m sĂŁo uma Ăłtima ferramenta para o seu negĂłcio.

A partir do tipo de material que foi adquirido na landing page e das informaçÔes coletadas para disponibilizar este material, é possível traçar características em comum entre as pessoas que estão percorrendo o funil de vendas.

Dessa forma, vocĂȘ pode segmentar os leads em grupos de interesses semelhantes e formular estratĂ©gias especĂ­ficas para as caracterĂ­sticas de cada grupo. Vantagem: isso torna o seu processo de conversĂŁo ainda mais eficaz! 

Aquisição de clientes com menos custo e mais praticidade

Antes das landing pages, era necessĂĄrio um esforço muito maior para conseguir um nĂșmero muito menor de informaçÔes sobre potenciais clientes. Nutrir esse relacionamento, entĂŁo? Mais difĂ­cil ainda!

Essa estratégia de marketing digital pode te poupar dezenas de pesquisas de campo, entrevistas, apresentaçÔes e horas e mais horas de ligaçÔes de telemarketing. E, claro, te isentar do custo destes processos.

Com as landing pages, vocĂȘ deixa de ter o trabalho de procurar e nutrir os leads e passa a oferecer conteĂșdo de qualidade para fazer com que eles venham atĂ© vocĂȘ. AlĂ©m de mais econĂŽmica, essa estratĂ©gia tambĂ©m Ă© muito mais eficiente!

Como criar uma boa Landing Page?

Agora que jå sabemos o que é uma landing page e qual a sua importùncia nas campanhas de marketing digital, då para imaginar que é preciso muita atenção e estratégia para criar uma para o seu site, né?

Uma landing page precisa ser uma pĂĄgina clara, organizada e objetiva, sem muitos elementos competindo pela atenção. E, claro, oferecer aquilo que foi prometido por meio da chamada que levou o usuĂĄrio atĂ© ali. 

O Google då algumas dicas de otimização para fazer com que a sua pågina seja encontrada com mais facilidade. Mas, como jå falamos, ter muitos visitantes nem sempre é sinal de grandes resultados!

Por isso, para garantir que o visitante seja conquistado e deixe os seus dados de contato para a empresa, existem alguns detalhes estratĂ©gicos aos quais vale ficar atento e dedicar um cuidado especial. 

E Ă© claro que nĂłs separamos uma lista simplificada para apresentĂĄ-los para vocĂȘ! Papel e caneta na mĂŁo e vamos lĂĄ! 

Se concentre na oferta

Ninguém se sente confortåvel em sair compartilhando informaçÔes pessoais por aí, mesmo que as mais simples, como e-mail. Por isso, a sua oferta tem que realmente valer a pena para que o usuårio compartilhe seus dados.

O material oferecido na sua landing page tem que ter um grande valor agregado. Ele deve trazer a solução de um problema e o potencial de gerar uma transformação significativa na vida daquela pessoa.

NĂŁo adianta vocĂȘ oferecer uma informação que possa ser facilmente encontrada no Google ou que jĂĄ tenha sido compartilhada por diversos blogs. A sua solução precisa ser Ășnica, completa e realmente eficaz!

Para saber que tipo de material deve ser este, Ă© essencial que vocĂȘ saiba exatamente qual Ă© a dor da sua persona. Ela Ă© tĂŁo importante que temos um tĂłpico sĂł para tratar sobre isso. 

Tenha uma persona bem definida

VocĂȘ sĂł vai conseguir oferecer uma solução eficiente se souber exatamente qual Ă© o problema. Por isso, Ă© obrigatĂłrio que vocĂȘ tenha uma persona bem definida e saiba com quem estĂĄ falando.

Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela tem nome, idade, profissão, família, sonhos e tudo mais que uma pessoa tem. Mas, principalmente, ela tem uma dor, um problema.

Quando falamos em explorar a dor da sua persona, falamos sobre conhecer exatamente esse problema e como ele impacta negativamente na vida dela. SĂł assim vocĂȘ vai poder trabalhar uma solução efetiva.

Dessa forma, com uma persona bem definida, vocĂȘ consegue trabalhar insights de ofertas que dialoguem diretamente com a realidade dela. Assim, ela vai desejar preencher o formulĂĄrio para ter acesso a essa informação o mais rĂĄpido possĂ­vel.

Tenha uma boa copy

Ter uma boa copy é mais uma maneira de garantir que a sua comunicação com o visitante da landing page vai ser clara, objetiva e cumprir o papel de fazer com que ele preencha o formulårio e forneça seus dados.

Uma copy Ă© um texto desenvolvido a partir das tĂ©cnicas de copywriting. Esta escrita Ă© focada em persuadir o leitor a realizar alguma ação e, por isso, vem sempre acompanhada de um bom CTA — call to action.

Para garantir o sucesso da conversĂŁo na sua landing page, a sua copy deve deixar claro como aquele material pode transformar positivamente a vida da sua persona e o que ela precisa fazer para ter acesso a este conteĂșdo.

VocĂȘ tambĂ©m pode — e deve — explorar os gatilhos emocionais na sua copy para potencializar ainda mais as suas conversĂ”es. Dizer que aquele material sĂł estarĂĄ disponĂ­vel por 24h, por exemplo, Ă© um gatilho de escassez e farĂĄ a persona tomar uma decisĂŁo mais rĂĄpida.

NĂŁo crie formulĂĄrios intimidantes

Nem mesmo a melhor das copys pode garantir o sucesso de uma landing page que traga um formulĂĄrio em que a pessoa precisa preencher 30 campos para ter acesso ao conteĂșdo.

O formulĂĄrio Ă© o pagamento que vocĂȘ recebe em troca do material que estĂĄ disponibilizando para o usuĂĄrio. Por isso, Ă© importante que eles estejam alinhados. Quanto mais simples o material, mais simples deve ser o formulĂĄrio.

Mesmo para materiais muito ricos, não é recomendado acrescentar muitos campos de preenchimento. Pense que cada novo tópico é uma barreira para que o usuårio chegue até o final do formulårio.

Peça somente as informaçÔes que sejam realmente indispensåveis para saber se aquele visitante é um potencial cliente ou não. Se for possível, facilite a vida do usuårio e adote campos suspensos, em que a pessoa só precisa selecionar uma opção.

Crie um canal para outros conteĂșdos

Por fim, porém não menos importante, lembre-se que as landing pages são, geralmente, o início do seu relacionamento com o cliente. E qual é a base de qualquer relacionamento? Isso mesmo, confiança!

Criar um canal para outros conteĂșdos Ă© uma forma de mostrar para o visitante que vocĂȘ tem uma presença digital confiĂĄvel. AlĂ©m disso, tambĂ©m ajuda o usuĂĄrio a reconhecer a sua autoridade no assunto.

Se o seu conteĂșdo disponĂ­vel abertamente, como em blogs, por exemplo, jĂĄ for um conteĂșdo de valor, as pessoas tendem a acreditar que aquele oferecido mediante algum tipo de pagamento, serĂĄ ainda melhor.

Uma boa Landing Page traz Ăłtimos resultados para o seu negĂłcio

Depois de descobrir o que Ă© uma landing page, nĂŁo restam dĂșvidas de que elas podem ser um diferencial na sua campanha de marketing digital e trazer Ăłtimos resultados para o seu negĂłcio, certo? 

NĂŁo dĂĄ para perder mais tempo! Procure agora um serviço de SEO que possa posicionar o seu site como referĂȘncia no meio on-line e atrair ainda mais visitantes qualificados para a sua pĂĄgina. 

Depois disso, Ă© apostar nas landings pages e ver o sucesso da sua empresa acontecer! ✹

E aĂ­, ainda ficou alguma dĂșvida sobre o que Ă© uma landing page? EntĂŁo, converse com o nosso especialista em marketing digital e seja mais uma das tantas empresas que a Contato jĂĄ ajudou a se destacar no mercado!  

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