Saber quanto um negócio gasta com estratégias de marketing digital é essencial, pois isso impacta no funcionamento da sua empresa. Por isso, entender o que é o Custo por Lead (CPL) e como calculá-lo é muito importante.
Siga a leitura e veja como reduzir sua CPL. Venha DECOLAR conosco ?
O que é CPL
Dentro do Marketing Digital é muito importante ter um planejamento financeiro. O Custo por Lead – também conhecido como CPL – é uma métrica que ajuda a entender esse cálculo.
O CPL é quanto uma empresa paga, em média, por cada lead gerado.
Como calcular o Custo por Lead
Para calcular o CPL é necessário pegar a soma dos investimentos e dividir pela soma dos leads gerados em um anúncio ou ação específica.
Por exemplo, uma campanha que investiu R $100,00 e gerou 200 leads, tem uma CPL de R $0,50. O que define se o CPL é maior ou menor, é sua eficácia de convencer um usuário a não apenas clicar no anúncio, mas também cadastrá-lo na página.
Dicas para reduzir o CPL
Sabemos que reduzir o custo por lead é um dos grandes desafios de qualquer gestor de tráfego. Por isso, separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar.. Então, pegue um papel e uma caneta e anote.
Segmente seus anúncios
Às vezes, você pode pensar que, produzir um anúncio e direcioná-lo para todo tipo de público pode ser uma boa opção. No entanto, as chances de conseguir atingir um cliente certo pode ser muito menor quando utilizamos esta estratégia.
Por isso a importância de segmentar os anúncios. Dessa forma, é possível pensar melhor no seu público-alvo, ou seja, nas pessoas que têm mais chances de se interessar pelo produto que você está vendendo.
Então utilize a segmentação ao seu favor, pensando sempre qual o gênero, idade, cidade em que residem, redes sociais que mais utilizam, páginas que mais curtem, entre outros. Assim, você consegue deixá-lo mais envolvido com sua marca. Faz sentido, né?
Através dos Gerenciadores de Anúncios é possível acessar níveis avançados de configurações de público-alvo. Assim, você é bem assertivo e eleva as chances de se atingir o usuário específico e correto.
Monitore a frequência dos anúncios
É fundamental monitorar a frequência em que um anúncio aparece para as pessoas, tal como ficar atento em relação ao valor investido neste anúncio.
Por exemplo, se uma frequência de um anúncio está em 2 (dado fornecido pelos Gerenciadores de Anúncio), isso quer dizer que aquele dado anúncio está sendo mostrado uma média de 2 vezes para cada usuário.
Esse cálculo pode ser feito através da divisão entre alcance – número de pessoas atingidas por aquele anúncio – e as impressões – número de vezes que tal anúncio foi exibido para um determinado usuário. Por meio dele chega-se a conclusão se o anúncio está sendo cansativo para essas pessoas.
Não tem um valor considerado ideal neste momento, no entanto, uma frequência baixa (acima de 1) é bem vista por gerar certo reconhecimento de marca. Todavia, uma frequência muito alta pode gerar altos gastos no orçamento e cansar aquele possível cliente.
Agora, o que fazer quando há grande investimento em um anúncio que possui um público pequeno? É recomendado realocar este investimento para outro anúncio ou aumentar seu público em relação aos demais anúncios.
Faça testes
Além de monitorar seus anúncios, é sempre necessário realizar testes antes de elaborar um anúncio. Você não vai conseguir fazer a campanha perfeita logo de cara. Portanto, verifique a segmentação e altere suas estratégias para entender o que funciona e o que não funciona.
Pense no mobile
Hoje em dia, grande parte das pessoas acessam sites através do celular, certo? Por isso, pensar em ter uma página mobile friendly é essencial para capturar os leads.
Um site mobile friendly é aquele que é adaptado para o aparelho móvel, ou seja, que quando utilizado no celular, não passa por grandes distorções ou não perde informações.
É fundamental que, além de pensar na estrutura, é importante pensar na velocidade de carregamento, pois caso essa velocidade passe de 3s, você perderá usuários.
Otimize sua Landing Page
Se você pensa que só produzir seu anúncio é o suficiente, você está enganado. É importante otimizar sua Landing Page para que você consiga realizar as conversões.
É através da sua Landing Page que você vai convencer aquele visitante de que o que está sendo oferecido vale tempo e investimento. Para otimizá-la é importante usar imagens, cores, fotos, vídeos, CTAs, entre outras estratégias para levá-la adiante.
Pensar em um design agradável e simples é um dos segredos de uma boa Landing Page. Acrescentar muitas informações só tende a afastar esses usuários, além de que, a página acaba ficando lenta e demora a carregar.
E, se você acompanha nosso blog sabe que, o carregamento de página é um ponto muito importante para manter os visitantes na página, certo?
? Veja também: 5 dicas para gerar leads com marketing digital
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