Na última quinta-feira (18/08), o Google anunciou uma nova atualização para aprimorar seus resultados de busca, também conhecido como “helpful content update”.
Se você acompanha o blog da Contato, sabe que o Google está sempre passando por atualizações para deixar seus mecanismos cada vez mais sofisticados, a fim de proporcionar para seus usuários conteúdos originais e de qualidade.
Essa atualização tem como objetivo priorizar os conteúdos “de pessoas para pessoas”, como o próprio Google diz. Então, antes de mais nada, vem com a gente saber um pouco mais sobre essas mudanças!
O que muda com a Helpful Content Update?
Através do “Helpful Content Update”, ficarão em melhores posições nas SERPs aqueles conteúdos que são originais e não repetitivos. Ou seja, aquelas páginas que entregam novos olhares a respeito de determinados assuntos.
Quais são as novas diretrizes?
Segundo a plataforma, conteúdos que tem como objetivo apenas estar bem ranqueados não conseguirão atingir boas colocações nos mecanismos de busca.
Isso porque, conteúdos de baixa qualidade que contenham informações irrelevantes serão despriorizados.
Ao propósito de saber mais, veja abaixo outras diretrizes:
Diretrizes básicas
- Criar páginas para usuários;
- Não enganar os usuários;
- Evitar truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa.
O que não é recomendado?
Semelhantemente ao exposto, a plataforma é importante evitar as seguintes técnicas:
- Conteúdos gerados automaticamente para manipular classificações de pesquisas;
- Participação em esquemas de link;
- Conteúdo copiado de outros;
- Envio de consultas automáticas ao Google;
- Criação de páginas que instalam vírus;
- Texto ou links ocultos;
- Entre outros.
Observe que boa parte dessas recomendações já faziam parte das diretrizes. Assim sendo, recomendamos dar uma olhada no post sobre as práticas de black hat.
Logo após, você pode ver outras orientações aqui!
Quais métricas serão importantes
Em primeiro lugar, o Google sempre foi muito exigente com suas métricas. E agora, com a atualização “Helpful Content Update”, algumas métricas serão ainda mais levadas em consideração. Veja algumas delas:
Tempo na Página
O tempo de página diz respeito ao tempo médio que cada visitante passa na sua página. Por isso, Este fator está relacionado à experiência de usuário, um tópico muito relevante.
Por isso, se um usuário passa muito tempo na sua página, significa que seu conteúdo é relevante para ele e que aquele texto tem qualidade. Então, bora caprichar!
Taxa de rejeição
Já a taxa de rejeição se refere à porcentagem de visitas que abandonaram o site sem acessar fazer outra ação.
Portanto, uma taxa de rejeição alta é prejudicial para seu site e os esforços investidos no SEO não farão tanto efeito.
Para saber mais, conte com a ajuda do Google Console Insights. Através dele é possível entender melhor o desempenho do conteúdo que você produz.
Como preparar um conteúdo voltado para UX
Agora que vimos quais as métricas mais importantes para o Google, ficou claro a importância de criar conteúdos de qualidade para o usuário, certo? Principalmente depois do Helpful Content Update!
Por isso, crie conteúdos completos, originais, com boa legibilidade e que sejam relevantes para os usuários.
No nosso blog existem diversos artigos que explicam como elaborar bons conteúdos para o Google. Acesse e confira o passo a passo!
Gostou do nosso artigo? Ótimo, te vejo no próximo post 🙂