No dia 12/09, o Google confirmou a implementação de um novo Core Update, chamado September 2022 Core Update, em seus algoritmos. E, essa atualização foi finalizada na última segunda-feira, dia 26/09, ou seja, o September 2022 Core Update chegou!!
Essa informação foi confirmada pela conta oficial do Search Central no Twitter e isso afeta sites do mundo todo, ao contrário do Helpful Content Update que afetou, inicialmente, apenas sites em inglês.
Se você acompanha nosso blog sabe que é muito importante seguir essas atualizações do Google, certo? Então vem com a gente para saber muito mais!
O que é Core Update?
Core Update – Atualização Principal – são alterações ou melhorias que o Google faz em seus algoritmos.
Mesmo que o Google sempre esteja passando por atualizações, os Core Updates são implementados em grande escala e possuem um grande potencial para atingir todos os sites que estão presentes na plataforma.
Essas atualizações são importantes pois elas podem alterar o tráfego orgânico. Você não quer ser pego de surpresa, certo?
Core Update deve contribuir com o Helpful Content
Para muitas pessoas, o Helpful Content não tenha sido o suficiente para causar impacto, no entanto, o Core Update pode ser mais significativo.
Ainda não é possível afirmar tantas coisas a respeito, mas vale lembrar que a Atualização de Conteúdo Útil afeta somente sites em inglês. Mas isso deve mudar ao longo do tempo.
Como você pode observar se seu site foi impactado
A primeira coisa que deve ser feita é, se você observar que o tráfego diminuiu após o September 2022 Core Update, é necessário não se desesperar.
Segundo a documentação disponibilizada pelo Google, páginas que perdem posicionamentos depois de grandes atualizações não violam as diretrizes impostas pela plataforma. No entanto, elas perderam espaço para páginas melhores e mais completas.
Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:
- As informações que você passa são originais?;
- O conteúdo é, de fato, relevante?;
- A página possui muitos anúncios? (O que torna a experiência do usuário negativa);
- O site é mobile friendly?;
- O conteúdo presente na página foi escrito para mecanismo ou para pessoas?.
Analise o Search Console
Observe os dados mostrados no Google Search Console e veja se consegue encontrar possíveis alterações no número de cliques e impressões nas semanas seguintes à atualização.
Compare com o período anterior
Com as observações feitas no Search Console, compare com o mesmo período anterior à atualização para fazer um comparativo.
Isso te ajuda a observar o que as páginas que subiram tem de diferente das que caíram e, dessa forma, se adequar a essas alterações.
Tenha apoio das ferramentas para análise dos concorrentes
Neste momento, é fundamental contar com apoio de ferramentas para análise dos concorrentes. Você pode utilizar o SEMRush, Ubersuggest, Ahrefs ou outra plataforma na qual você esteja habituado.
Fique de olho nas alterações de posição e, de novo, tente encontrar padrões nessas mudanças.
Quais foram os últimos Core Updates?
A última atualização do Google ocorreu há mais ou menos 4 meses e foi chamada de May 2022 Core Update. Seu objetivo era tornar os objetivos de pesquisa mais úteis para os seus usuários.
No ano de 2021 também houveram algumas atualizações, foram elas:
- November 2021 Core Update;
- July 2021 Core Update;
- June 2021 Core Update.
Além disso, no ano de 2020 houve:
- December 2020 Core Update;
- May 2020 Core Update;
- January Core Update.
Gostou do nosso conteúdo sobre “September 2022 Core Update”? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!
Te vejo no próximo post 😉