Os melhores organizadores de tarefas gratuitos para você usar

Os melhores organizadores de tarefas gratuitos para você usar

Uma das melhores formas de ter acesso fácil aos seus compromissos para conseguir organizá-los é utilizando o organizador de tarefas. Esses aplicativos podem ser acessados pelo seu smartphone ou ou através da aba do navegador. 

Por isso, organizamos os melhores organizadores de tarefas gratuitos para você. Continue a leitura e confira quais são eles!

Google Agenda

O Google Agenda pode ser utilizado em dispositivos do próprio Google, além de navegadores. Ele é um dos aplicativos de agenda que mais oferecem funcionalidades, pois através dele é possível: 

  • Configurar compromissos recorrentes; 
  • Personalizar as notificações que receberá para avisar de algum próximo compromisso; 
  • Sincronizar informações por todos seus dispositivos, visto que, o app é vinculado à conta do Google. 

Google Tarefas

O Google Tarefas permite que você crie objetivos diários, com prazos e descrições, além disso, ele elabora tarefas de rotina. 

Quando comparado a outros que citamos, ele não possui tantas funcionalidades, mas como ele é do Google, é possível integrá-lo com outras plataformas do Google, como a Agenda e o e-mail. 

Notion

O Notion é uma plataforma muito utilizada para gerenciamento de equipes e que oferece uma configuração muito específica para uso pessoal. 

Dentro do Notion é possível criar fluxos de trabalho, listas de tarefas, calendários, entre outras funções. Ele oferece uma grande base de aplicativos e plataformas que podem ser integradas. 

Além das funcionalidades citadas anteriormente, ele também possibilita inserir arquivos de mídia, códigos de programação e páginas na web. Para quem quer uma plataforma completa, ele é uma opção. 

Evernote

O Evernote funciona como um bloco de notas universal. Quer saber o que é isso? 

Através dele é possível escrever em arquivos de textos, fazer checklists, criar lembretes e digitalizar documentos. O Evernote oferece versões gratuitas, no entanto, elas não possuem todas as funcionalidades disponíveis. 

Trello

O Trello é uma ferramenta simples e fácil de utilizar e, à medida que você o utiliza, descobre novos recursos e novas formas de utilizar os recursos que já eram conhecidos. 

Através dele, é possível gerenciar as tarefas, integrar os funcionários, atendimento ao cliente, projetos de software, entre outros. 

Todoist

O Todoist apresenta diferentes opções para gerenciamento de tarefas, como por exemplo: checklist, criação de projetos e desenvolvimento dos fluxos de trabalho. 

Um recurso que vale ser ressaltado é o “Karma”, que é uma pontuação dada ao usuário quando ele cumpre seus objetivos. Dessa forma, quando existe uma tarefa pendente, a pontuação é reduzida e isso cria uma experiência diferente no planejamento. 

TickTick

O TickTick apresenta diversas listas que podem atender o objetivo e a demanda de cada pessoa. Ele oferece checklists temáticos para compras, trabalho, exercícios, entre outras coisas. 

Vale ressaltar que ele oferece outras funcionalidades para auxiliar na produtividade, como modo de foco, ferramenta para desenvolver novos hábitos e temporizador para te auxiliar nas tarefas do dia a dia. 

Gostou do nosso conteúdo a respeito dos organizadores de tarefas? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você! 

Marketing para Pequenas Empresas: 5 benefícios e 5 dicas

Marketing para Pequenas Empresas: 5 benefícios e 5 dicas

O Marketing para pequenas empresas é importante para otimizar os custos e acelerar os ganhos do negócio. Por isso, neste post vamos trazer os 5 benefícios do Marketing para pequenas empresas. 

Venha DECOLAR com a gente!

O Marketing Digital

Com o passar do tempo, a internet modificou a forma como as empresas atraem seus clientes. Antes, a estratégia utilizada era exibir suas propagandas na TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, entre outros.

No entanto, mesmo que essas estratégias não tenham sido deixadas de lado, agora é possível alcançar um público muito maior através do Marketing Digital. E melhor ainda, mais direcionado para a sua persona, o seu cliente ideal.

Benefícios do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Um trabalho bem feito com o Marketing Digital pode gerar ótimos resultados para seu negócio, independente do seu porte ou nicho de mercado. 

Separamos alguns benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas. Pegue seu  bloco de notas e anote tudinho para ficar por dentro! 

Fortalece a marca no mundo digital

A produção de bons conteúdos é a chave para a construção de uma marca no mundo digital, certo? 

Através dos seguidores das redes sociais, assinantes de blogs, sua empresa passa a ter uma audiência maior. E, esse número de pessoas ajuda com que seu negócio vire referência no mercado e fortaleça a marca. 

Permite mensurar os resultados

Através do Marketing Digital é possível medir o resultado de cada campanha e saber se ela de fato está funcionando ou não. Assim, é possível verificar qual ação dá mais retorno e, dessa forma, fazer um investimento mais certeiro. 

Ele possibilita um cálculo do Retorno sobre o Investimento (ROI) e do Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e isso ajuda na tomada de decisão. 

Se você acompanha nosso blog sabe que as métricas citadas anteriormente fornecem informações importantes para seu negócio. E, monitorá-las ajuda a melhorar o empenho do marketing e venda de uma empresa. 

Segmenta suas ações

O Marketing Digital segmenta os Leads conforme seus interesses e, a partir disso, promove ações com um foco maior para cada tipo de lead. 

Através dessa estratégia, é possível se relacionar com o público que realmente possui interesse com o que está sendo oferecido. As ações se tornam, portanto, menos intrusivas e mais assertivas. 

Os clientes em potencial podem ter interesses distintos. Por exemplo: para quem não conhece o tipo de serviço, vale um conteúdo introdutório e, para quem já está mais próximo de realizar a compra, talvez se interesse por um teste. Por isso, segmentar as ações é essencial. 

Tem um ótimo custo benefício

Hoje em dia, o Marketing Digital não exige grandes investimentos para gerar grandes resultados. No mundo online é possível ter ótimos alcances com orçamentos baixos. 

Com bons conteúdos, ideias criativas e estratégias de SEO, é possível ter um ótimo retorno das ações quando comparado com as mídias tradicionais. 

Gera mais clientes

As estratégias de Marketing Digital permitem a fidelização de clientes através das diversas ferramentas e canais, pois ela mantém o contato ativo com esses usuários, o que estimula a compra dos produtos e a recomendação da marca para outras pessoas. 

Fidelizar clientes já é uma ótima estratégia de negócio, pois o processo de aquisição é, normalmente, mais trabalhoso e possui custos elevados. 

Através dos fluxos de nutrição de leads, é possível alimentar e consolidar o relacionamento entre empresa e cliente e despertar novos interesses. 

Como fazer marketing digital para pequenas empresas?

Ficou interessado no conteúdo e que aplicar as estratégias de Marketing Digital na sua empresa? Confira algumas dicas! 

Invista em Ads

O Google Ads é um grande aliado para estratégias online. Apesar de ser pago, ele apresenta resultados de pesquisas relevantes para os usuários e os anúncios podem ser mais baratos se você estiver fazendo um bom trabalho de SEO para o site. 

Dependendo da taxa de cliques, o Google atribui um índice de qualidade para o anúncio, da relevância da página de destino e para qual o anúncio envia o tráfego. 

Marque presença nas redes sociais

Anunciar em redes sociais permite atingir um público específico, baseado em informações, como: sexo, idade, comportamento online, interesses, localização, entre outros. 

Os anúncios no Instagram, por exemplo, podem ajudar a conectar com um público mais voltado para seu nicho. 

Produza conteúdo de qualidade

Se você nos acompanha sabe que, no Marketing Digital, conteúdo é rei! 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como intuito fidelizar os clientes através da produção de conteúdos de qualidade e que de fato ajude o público a solucionar suas questões. 

Seus resultados surgem a longo prazo, no entanto, um crescimento sustentável pode ajudar a conduzir seu negócio sozinho. Isso porque, quando os clientes passam a usufruir dos conteúdos, eles ajudam a construir autoridade para a página. 

Otimize seu conteúdo para SEO

Para uma página ficar bem ranqueada nas plataformas de busca, é necessário otimizar o conteúdo para SEO. Boas práticas fazem com que seu conteúdo fique melhor posicionado. 

Isso acontece porque o Google é muito exigente com os conteúdos que circulam na internet e, por isso, é muito importante se atentar a isso!

Diversifique seus investimentos

Diversificar os investimentos traz mais chance de sucesso para um negócio.

Somos uma empresa especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Nossa missão é te ajudar a ter uma presença digital forte e consolidada!  

Faça Contato conosco e garanta um Marketing Digital de qualidade para seu negócio. 

Gostou do nosso conteúdo sobre Marketing para pequenas empresas? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você! 

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e como reduzir

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e como reduzir

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica fundamental para mensurar a saúde financeira de uma empresa. E, se preocupar com essas métricas é essencial para tomar decisões corretas. 

Ele é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. Normalmente, as áreas que atuam nesse processo são Marketing e Vendas, mas dependendo do tipo de negócio, há a possibilidade de variar. 

O CAC, vem ganhando maior relevância com o passar do tempo e o intuito desse post é mostrar um pouco mais do Custo de Aquisição de Clientes e como reduzir esses números. 

Segue a leitura para saber mais!

Como calcular o CAC

Primeiramente, o ponto de partida para realizar o cálculo é desconsiderar todas as áreas da empresa que não atuam na aquisição de clientes. Como por exemplo: departamento de produtos, setor administrativo, suporte, entre outros. 

Os investimentos que você deve considerar são: 

Marketing: 

  • Salários; 
  • Ferramentas; 
  • Investimentos em mídia paga; 
  • Eventos; 
  • RP; 
  • Tudo o que mais pode ser usado para expor seu produto, gerar Leads e oportunidades para o time de vendas. 

Vendas: 

  • Salários; 
  • Comissões; 
  • Telefonia; 
  • Viagens; 
  • Ferramentas; 
  • Toda infraestrutura usada pelos vendedores para realizar a conversão de novos clientes. 

Após adquirir essas informações, é só jogar na fórmula: (Mas relaxa que é fácil!!)

CAC = (Investimento em Marketing + Investimento em Vendas) / número de novos clientes 

O que você precisa considerar

O cálculo do Custo de Aquisição de Clientes deve considerar apenas gastos que envolvem diretamente na aquisição desses clientes que, como citamos anteriormente, está mais relacionada com o Marketing e Vendas. 

Investimentos

Quer saber o que deve entrar nessa soma? Veja abaixo:

  • Comissões de venda; 
  • Treinamento de colaboradores; 
  • Salários da equipe; 
  • Aquisição de ferramentas; 
  • Compra de anúncios; 
  • Assinatura de softwares; 
  • Assessoria de imprensa; 
  • Viagens; 

Clientes

Quando falamos em clientes, só entram no cálculo aqueles que são conquistados diretamente pelos investimentos em Marketing e Vendas. 

Caso  alguém mencione sua marca e gera um cliente para você, essa aquisição precisa entrar no cálculo, pois essa estratégia não estava no cálculo e não houve dedicação e investimento para isso. 

Período

O CAC deve ser analisado dentro de um tempo específico. Esse tempo pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou a periodicidade que fizer mais sentido para seu modelo de negócio. 

No entanto, vale ressaltar que, uma análise mensal pode te ajudar a obter melhorias mais rapidamente. 

Como saber se seu CAC está bom ou não

Depois  de realizar o cálculo que demonstramos anteriormente, é importante saber se o valor é bom ou não, certo?

Cada segmento de uma empresa tem uma média diferente de CAC. Por isso, não é possível determinar um valor de Custo de Aquisição de Clientes para todos os tipos de mercado. 

A boa notícia dentro disso é que se você olhar para dentro, conseguirá olhar para sua empresa e encontrará a resposta na qual precisa. Por exemplo:

Se você possui uma e-commerce de roupas, seu CAC deve ser menor que o ticket médio gasto pelo cliente na loja. 

Agora, se você possui um negócio de compras recorrentes – software por assinatura, por exemplo – o CAC deve ser menor que o LTV (Lifetime Value), ou seja, tudo que um cliente gasta enquanto está ligado à sua empresa. 

Dessa forma, para entender se o CAC está bom ou não, é importante avaliar quanto o consumidor está gastando com você. Se o que ele gasta com você supera o investimento que você faz, significa que o Custo de Aquisição por Cliente é bom. 

Dicas para reduzir o CAC

Existem algumas estratégias para ajudar seu negócio a reduzir o CAC e , separamos as que achamos mais importantes!

Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing ajuda a manter o seu Custo de Aquisição de Clientes mais equilibrado. Gerar um conteúdo que interessa seu público alvo demanda um pouco mais de paciência, visto que, demora a gerar resultados. 

No entanto, ela ajuda a manter o CAC sob controle porque é uma fonte “barata” de clientes e pode ser explorada por muito tempo, através das técnicas de SEO. 

Inbound Marketing é uma estratégia complexa que tem como objetivo focar no público correto e criar uma jornada personalizada para que o negócio se torne, efetivamente, relevante para o público. Isso faz com que o usuário passe por uma jornada de compra para que ele chegue mais perto da conversão, ou seja, da compra. 

Para conquistar novos clientes, o Inbound passa por três etapas: Planejamento, Prática e Otimização, para que seja possível transformar os leads em novos clientes. 

Alinhe sua equipe de Marketing e a equipe de Vendas

Uma empresa precisa alinhar sua equipe de Marketing e Vendas, pois há muito a se ganhar se essas áreas interagirem.  O processo de entender o que, como e por que cada equipe faz é o básico e, quando esses setores se ajudam, melhor ainda para o processo de vendas. 

A comunicação entre esses dois setores faz com que a empresa seja mais eficiente e que consiga tomar melhores decisões para otimizar os resultados. 

Estabeleça metas

Estabelecer metas e dizer onde a equipe quer chegar, é muito importante para traçar objetivos e aumentar a produtividade. 

Metas ajudam a definir um futuro para a empresa e, isso serve como uma motivação e incentivo para executar as tarefas. 

Por isso, quando há metas, a empresa consequentemente se dedica mais e, dessa forma, terá novos clientes. E, quanto mais clientes chegam sem precisar aumentar os investimentos, melhor será o CAC do seu negócio. 

Considere a ajuda de especialistas

Mesmo com as dicas para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes, contar com ajuda de especialistas é o diferencial para atingir bons resultados. 

Somos uma agência especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Nosso papel é levar a mensagem da sua marca para o público e te ajudar a construir um espaço online. 

E, se você nos acompanha sabe a importância de garantir presença digital consolidada, certo? Por isso, Faça Contato conosco!

Gostou do nosso conteúdo sobre CAC? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você! 

Te vejo no próximo post 😉

O September 2022 Core Update chegou

September 2022 Core Update: Veja quais são as novas atualizações

No dia 12/09, o Google confirmou a implementação de um novo Core Update, chamado September 2022 Core Update, em seus algoritmos. E, essa atualização foi finalizada na última segunda-feira, dia 26/09, ou seja, o September 2022 Core Update chegou!!

Essa informação foi confirmada pela conta oficial do Search Central no Twitter e isso afeta sites do mundo todo, ao contrário do Helpful Content Update que afetou, inicialmente, apenas sites em inglês. 

Se você acompanha nosso blog sabe que é muito importante seguir essas atualizações do Google, certo? Então vem com a gente para saber muito mais!

O que é Core Update?

Core Update – Atualização Principal – são alterações ou melhorias que o Google faz em seus algoritmos. 

Mesmo que o Google sempre esteja passando por atualizações, os Core Updates são implementados em grande escala e possuem um grande potencial para atingir todos os sites que estão presentes na plataforma. 

Essas atualizações são importantes pois elas podem alterar o tráfego orgânico. Você não quer ser pego de surpresa, certo?

Core Update deve contribuir com o Helpful Content

Para muitas pessoas, o Helpful Content não tenha sido o suficiente para causar impacto, no entanto, o Core Update pode ser mais significativo. 

Ainda não é possível afirmar tantas coisas a respeito, mas vale lembrar que a Atualização de Conteúdo Útil afeta somente sites em inglês. Mas isso deve mudar ao longo do tempo. 

Como você pode observar se seu site foi impactado

A primeira coisa que deve ser feita é, se você observar que o tráfego diminuiu após o September 2022 Core Update, é necessário não se desesperar. 

Segundo a documentação disponibilizada pelo Google, páginas que perdem posicionamentos depois de grandes atualizações não violam as diretrizes impostas pela plataforma. No entanto, elas perderam espaço para páginas melhores e mais completas. 

Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • As informações que você passa são originais?;
  • O conteúdo é, de fato, relevante?;
  • A página possui muitos anúncios? (O que torna a experiência do usuário negativa); 
  • O site é mobile friendly?;
  • O conteúdo presente na página foi escrito para mecanismo ou para pessoas?.

Analise o Search Console

Observe os dados mostrados no Google Search Console e veja se consegue encontrar possíveis alterações no número de cliques e impressões nas semanas seguintes à atualização. 

Compare com o período anterior

Com as observações feitas no Search Console, compare com o mesmo período anterior à atualização para fazer um comparativo.

Isso te ajuda a observar o que as páginas que subiram tem de diferente das que caíram e, dessa forma, se adequar a essas alterações. 

Tenha apoio das ferramentas para análise dos concorrentes

Neste momento, é fundamental contar com apoio de ferramentas para análise dos concorrentes. Você pode utilizar o SEMRush, Ubersuggest, Ahrefs ou outra plataforma na qual você esteja habituado.

Fique de olho nas alterações de posição e, de novo, tente encontrar padrões nessas mudanças. 

Quais foram os últimos Core Updates?

A última atualização do Google ocorreu há mais ou menos 4 meses e foi chamada de May 2022 Core Update. Seu objetivo era tornar os objetivos de pesquisa mais úteis para os seus usuários. 

No ano de 2021 também houveram algumas atualizações, foram elas: 

Além disso, no ano de 2020 houve:

Gostou do nosso conteúdo sobre “September 2022 Core Update”? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

Te vejo no próximo post 😉

Como entender melhor o algoritmo do Instagram

Como entender melhor o algoritmo do Instagram

As redes sociais se tornaram um dos principais pontos de contato entre as empresas e o público. As plataformas são acessadas pelas mais diferentes audiências. Para o lado das empresas, se mostra necessário estudá-las, como o algoritmo do Instagram

Existindo uma série de programas e códigos que funcionam na definição de ações que irão determinar a funcionalidade dessas plataformas. Isso acontece ao acompanhar o comportamento dos próprios usuários, de acordo com os seus interesses e necessidades.

É justamente por causa desse conceito de adaptação que o Instagram se destaca como uma das redes sociais de maior popularidade no mundo. A plataforma se mostrou tão relevante, que foi comprada pelo grupo Meta (antigo Facebook).

De 2012 para cá, ano em que o Instagram foi adquirido pela empresa de Mark Zuckerberg, essa rede só cresceu em termos de importância. Issou aumentou exponencialmente o seu número de usuários, servindo então de como uma ferramenta para diferentes negócios.

Uma instituição educacional, por exemplo, pode usar do seu perfil dentro dessa plataforma para divulgar um curso técnico à distância. Mas também qualquer modalidade de ensino presente no portfólio dessa entidade do setor educativo.

Mesmo sendo uma rede de tamanha popularidade, o Instagram está sempre em busca de otimizar os seus serviços. Acompanhando as novas tendências presentes no mercado, a plataforma é responsável por ditar tendências na internet.

Como no apelo que o público atual tem em cima de conteúdos em vídeo, fizeram com que o Instagram passasse a adotar esse formato como o principal foco da rede. Agora, a rede vai muito além da presença de fotos e imagens, o mote original por trás da criação da plataforma.

Criou-se uma realidade positiva não apenas ao público, mas também para as entidades comerciais, como a uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de sistema de automação comercial, ao tornar mais fácil a divulgação dos seus serviços aos usuários ali presentes.

No entanto, para que seja possível alcançar bons resultados comerciais junto ao uso do Instagram em sua comunicação, é preciso conhecer a fundo todas as particularidades dessa rede social, assim como compreender os interesses de quem frequenta essa rede. Então, continue sua leitura!

O funcionamento do Instagram e do seu algoritmo

É claro que para que uma rede social consiga prosperar dentro do cenário cada vez mais dinâmico no qual se é contra a internet hoje em dia, a mesma precisa de forma constante atualizar os seus serviços e aplicações, para chamar a atenção dos seus usuários.

Incluindo-se em um processo de aprendizagem contínua, a permitir com que acertos sejam explorados e erros sejam revertidos, afinal, dentro desse objetivo de constante renovação, é comum que surjam problemas, ou até mesmo decisões que não levem a bons resultados.

Por outro lado, é preciso também saber quando insistir em uma estratégia, diante dos resultados que podem ser alcançados a partir da aplicação de uma técnica em particular, estipulada  a partir de um grande e complexo estudo de mercado.

O mesmo tipo de situação permite com que uma fábrica passe a trabalhar com um sistema de monitoramento em nuvem, a facilitar o seu processo de entregas, através da adoção de estratégias digitais juntos aos seus negócios, adaptando-o para o futuro.

Uma dessas decisões pouco usuais foi a estratégia do Instagram de deixar de exibir postagens presentes em sua rede, a partir de um tradicional modelo cronológico. Ou seja, seguindo a ordem de publicação de um conteúdo nas redes.

A partir de 2016, o Instagram passou a ordenar a visualização das postagens presentes em sua plataforma a partir de uma organização via algoritmo, no qual a exibição de um conteúdo passa a ser regido por cálculos, programas de análise e pela compra de anúncios.

Na época, essa mudança foi vista com maus olhos por parte dos usuários, trazendo uma espécie de desequilíbrio para o sistema de postagens na rede, fazendo com que a distribuição desses conteúdos passasse por um processo completo de reestruturação.

Nesse novo modelo, a função do algoritmo passa a ser o principal ativo por trás das atividades do Instagram, ao analisar uma série de questões para definir qual será o tipo de conteúdo que possui uma maior relevância ao usuário.

Entre os fatores responsáveis por definir qual será o melhor meio de  distribuição de conteúdo nessa rede algumas condições são levadas em conta, como o interesse do usuário, o seu grupo de relacionamentos e as suas ações mais recentes nessa rede.

Questões a fazer com que um usuário receba conteúdos sobre uma empresa que ofereça mão de obra qualificada e especializada, mas poucas postagens sobre uma companhia automotiva, mesmo seguindo ambos os perfis no seu Instagram.

E não é como se o algoritmo fosse algo completamente abrangente, existindo diferença para cada um dos formatos e funções que estão presentes no modelo de publicação de conteúdos nessa rede social.

Os algoritmos para cada formato

Os programas de análise utilizados pelo instagram funcionam de forma constante, estudando o perfil de cada um dos usuários presentes em sua rede, ao mesmo tempo que aprende com seu comportamento, para que seja possível a melhor experiência ao usuário.

Essa observação analisa também as diferenças de consumo em cima de cada um dos formatos presentes no instagram, que atualmente podem ser divididos entre:

  • Feed;
  • Stories;
  • IGTV;
  • Reels.

Cada um trabalhando com um sistema próprio de distribuição de conteúdos, sejam por meio dos perfis seguidos em sua rede, os anúncios ali presentes, ou por meio da aba Explorar, que apresenta conteúdos de usuários terceiros, fora do seu ciclo social digital.

Dentro dessas opções todas existem dois modelos de posicionamento conteúdo a terem um maior destaque.

Algoritmo para “Feed” e “Stories”

Nesse sistema, um escritório de serviços contábeis consegue com que suas postagens cheguem a um maior número de usuários a partir da sua relação com esse público, já que normalmente o algoritmo analisa tópicos como:

  • Informações do conteúdo;
  • Informações sobre quem fez a postagem;
  • Postagem recentes de quem é seguido;
  • Histórico de interação do usuário.

Ou seja, continuando a seguir um modelo tradicional de compartilhamentos e conteúdos ao qual o Instagram usa desde o seu início, com a maior exceção sendo a presença dos posts patrocinados, a serem posicionados por quem comprou um anúncio no Instagram.

Algoritmo para o “Explorar” e o “Reels”

Agora para uma empresa que atua oferecendo auxílio no serviço de abertura de empresas, e que busca se destacar junto ao Reels, aplicação de vídeos curtos, ou na aba de exploração, é preciso ter uma maior atenção ao conteúdo em si que está sendo postado.

Dessa forma, o algoritmo do Instagram opera a partir da análise de conceitos similares ao tipo de conteúdo que realmente é consumido pelo usuário, com o intuito de apresentar a ele publicações que estejam alinhadas ao seu perfil dentro da rede.

Apresentando a quem navega na aba “explorar” um conjunto de conteúdos e perfis novos, mas que tenham algum tipo de associação ao método de consumo deste usuário.

Mas assim como um software de gestão empresarial pode trazer benefícios para as companhias que adotem esse tipo de sistema na organização de suas atividades. Os algoritmos usados pelo Instagram podem trazer vantagens ao seu perfil comercial.

Para que isso ocorra, é preciso somente saber como usar os mesmos ao seu favor.

Como aproveitar tais algoritmos

Os algoritmos são responsáveis por dominar todas as atividades presentes no instagram, sendo importante saber como utilizá-las em associação com os seus objetivos. 

Pois se não existe uma forma de driblá-los, existem maneira de usufruir deles, a partir de dicas como:

  • Faça publicações de qualidade;
  • Escolha horários de maior engajamento;
  • Responder com frequência seus seguidores;
  • Interagir com seu público.

As estratégias que permitam com que o uso desses algoritmos possam ser benéficos aos seus perfis dentro dessa rede digital de interação com o público, seja você responsável por um perfil pessoal ou comercial, existindo uma competição entre tais usuários.

Afinal, a disputa pela atenção do público no Instagram ultrapassa o formato do perfil de uma conta, com empresas e usuários comuns em busca de reconquistar o interesse do público, ao utilizar o mesmo tipo de estratégia dentro dessa plataforma.

Sendo assim, para que uma agência que trabalha com serviços de terceirização em TI (Tecnologia da Informação) consiga ter uma relevância dentro do Instagram, o perfil dessa empresa precisa ter atenção ao tipo de conteúdo que será compartilhado nessas redes.

A utilização das ações dos algoritmos e programas presentes no Instagram como uma ferramenta positiva,a  ajudar com que o seu conteúdo chegue às telas dos mais diferentes tipos de públicos, desde os seus seguidores até novos públicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como aplicar o método AIDA no marketing digital da sua empresa?

Método AIDA: o que é e como aplicar no marketing digital?

As empresas que investem no marketing digital precisam entender a importância do método AIDA para a conversão de clientes. Afinal, essa é a principal forma de analisar o comportamento dos consumidores. 

Desse modo, nesse artigo iremos explicar como o método AIDA funciona. Além disso, também abordaremos de qual modo ele impacta as vendas de uma marca. Venha conferir!

O que significa o método AIDA?

O método AIDA é utilizado para identificar as etapas que uma pessoa passa até consumir um produto. Dessa forma, essa estratégia – cuja sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação – evidencia os principais estágios vivenciados pelo consumidor durante a jornada de compra.

Assim, ao definir o comportamento de um possível cliente, é possível estabelecer qual estratégia utilizar para cativá-los. 

Atenção

Em primeiro lugar, a atenção é o contato inicial do consumidor com a marca. Nessa etapa, ele reconhece a existência da empresa e a curiosidade é despertada. Porém, esse vínculo ainda é bastante superficial.

Contudo, não é tão simples assim chamar a atenção do cliente em potencial. Para isso, é necessário uma publicidade chamativa e repleta de conteúdo relevante.

Interesse

Após o contato inicial, é importante que o interesse do consumidor seja despertado. Porém, para isso a marca deve informar ao cliente que possui o que ele procura.

Assim, nessa segunda etapa, o cliente deverá saber exatamente o que a empresa tem a oferecer.

Dessa forma, o desejo de compra é fomentado. Contudo, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Desejo

Chegando na terceira etapa do método AIDA, o cliente já deve estar ciente de que a empresa possui produtos atrativos. Assim, no estágio do desejo, o consumidor está pensando se vale a pena adquirir aquele produto.

Contudo, ainda falta um incentivo para que essa decisão aconteça de fato. Dessa forma, a empresa precisa comprovar que existem benefícios reais em efetivar a compra. 

Ação

Com a quarta etapa, vem a comprovação se as fases anteriores obtiveram sucesso. No estágio da ação, cabe ao cliente decidir se irá consumir ou não. 

Contudo, a empresa não precisa ser passiva nesta ocasião. Em primeiro lugar, a melhor técnica é não atrapalhar a compra. Após isso, a marca ainda pode utilizar estratégias para incentivar o consumidor. 

Como surgiu a metodologia AIDA?

Apesar de ser bastante utilizado no meio do marketing digital, o método AIDA é mais antigo do que a internet. Ele surgiu no século XIX, quando o publicitário Elmo Lewis analisou as fases que o consumidor passava até a compra.

Dessa forma, esta metodologia se tornou inerente ao planejamento de marketing de uma empresa. Afinal, é um modelo que, mesmo não sendo perfeito, consegue prever bem o comportamento do cliente.

Como aplicar o método AIDA no Marketing Digital da sua empresa?

Sabendo o que é o método AIDA, o próximo passo é utilizá-lo para investir no marketing digital da empresa. Assim, com a aplicação desta técnica a jornada de compra tende a ser mais efetiva.

Abaixo iremos desenvolver ideias para que uma marca consiga chamar atenção, cultivar interesse, despertar o desejo e engatilhar a ação. Confira:

Chame a atenção do seu público

Em primeiro lugar, para chamar a atenção de um cliente não é preciso ser inconveniente com ele. Logo, anúncios que forçam o consumidor a conhecer a marca não são boas alternativas.

Assim, o ideal é investir em algo que atraia o cliente, para que ele se sinta contemplado pelo produto. Uma tática é investir em marketing de conteúdo. Afinal, ao ter contato com algo relevante, mais o cliente estará alerta.

Outro artifício é a criação de boas landing pages. Com elas, é possível que os clientes prestem atenção na marca, o que pode ocasionar em uma conversão no futuro. 

Crie o interesse pelo seu produto/serviço 

Na fase do interesse, o investimento em propagandas que mostram as vantagens do produto é uma estratégia eficaz. 

Para isso, as informações devem ser repassadas com clareza. Expondo como o consumo iria ajudar efetivamente o cliente a resolver seu problema.

Estimule o desejo

Contudo, o desejo do consumidor deve ser direcionado a empresa que está anunciando o produto. Afinal, não é vantajoso que ele tenha interesse, mas compre em outro lugar.

Neste contexto, é importante comprovar o diferencial que a marca possui. Assim, muitas optam pela exposição de dados que validam a qualidade do produto. 

Facilite a tomada de decisão para ação

Para finalizar, a tomada de decisão é realizada a partir de estímulos. Logo, incentivar a compra é a missão da empresa nesta etapa.

Exemplificando, esse incentivo pode ser por meio da clareza de informações ou pela disponibilização de testes grátis. 

Também é possível utilizar gatilhos mentais neste contexto. Como as chamadas que contém senso de urgência. Ex: “apenas hoje”, “promoção exclusiva”, “últimas unidades”, etc.

Entendeu como o método AIDA funciona? Agora que tal encontrar maneiras de aplicar essas técnicas para impulsionar as vendas da sua empresa? Para isso, entre em contato com um dos consultores da nossa agência, uma referência no marketing digital em BH.

Como criar QR Code gratuitamente: veja 5 sites que podem te ajudar

5 sites para criar QR Code gratuitamente

O QR Code – Quick Response Code – foi desenvolvido no Japão a fim de substituir os códigos de barras. 

Ele é um código de barras estilizado, que através de qualquer câmera de smartphone consegue extrair os dados contidos nele. Dessa forma, não é mais necessário ter aplicativos específicos para ler esse tipo de informação. 

Ele é usado para compartilhamento de dados de forma rápida, principalmente por meio de celulares. Atualmente, existem muitos sites que permitem criar um QR Code do zero e com rapidez. 

Por isso, neste post vamos te mostrar 5 sites para criar QR Code gratuitamente. Vem com a gente! ?

Google Chrome

Através do Google Chrome é possível criar um QR Code que o direciona para qualquer site dentro do navegador. Através dele o usuário consegue editar a URL manualmente e baixar a imagem para compartilhar em suas redes, por e-mail e até para impressão. 

Para criá-lo é só abrir o site e apertar com o botão direito do mouse. Depois disso é só clicar em “Criar código QR para esta página”. 

Esse é o resultado (Aproveita e faz a leitura desse QR para ver um conteúdo bem legal!) 

QR Code Generator

O QR Code Generator é um dos sites mais completos para a geração de QR Code, pois ele disponibiliza uma grande quantidade de opções para você customizá-los do jeito que você quiser. 

Através dessa ferramenta é possível alterar a cor do código, criar etiquetas e incluir o logotipo da sua empresa. 

Para utilizá-lo, é só realizar o cadastro, criar o design que você deseja e apertar o botão de download. 

Canva

O Canva é uma ferramenta super completa, que oferece recursos de edição de imagens, vídeos e templates. Ele segue a linha de simplicidade do QR Code Plus. 

Nessa ferramenta é possível inserir o QR Code no design que está criando, sem precisar fazer download em outro lugar. Vale lembrar que ele oferece versão gratuita e premium. 

QR Code Fácil

O QR Code Fácil é simples e também permite a personalização do QR Code. Com ele você consegue alterar as cores, o formato da imagem, o fundo e também inserir o logotipo da empresa. 

No entanto, vale ressaltar que, o plano gratuito só permite que você crie apenas cinco artes por dia. Mas, o site oferece outros três planos que ampliam as possibilidades, são eles: Personal, Profissional e Business

QR Code Plus

O QR Code Plus é o aplicativo mais simples comparado a todos citados anteriormente. Entretanto, ele só permite coisas básicas, sem personalização dos QR Code. 

Vale ressaltar que, essa versão permite criação ilimitada de QR Codes, por isso se torna uma ótima solução para quem precisa de grandes quantidades. 

Ele possui outros planos que possibilitam edição, são eles: Starter, Advanced e Solutions
Gostou do nosso conteúdo sobre QR Codes? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

Agência Contato é GOLD RD Partners: uma parceria que vale ouro!

RD Partners: Agência Contato é parceira gold na RD

O RD Partners é um ecossistema completo de desenvolvimentos para agências e, a Agência Contato possui parceria Gold com o programa.

Se você acompanha nosso blog sabe que temos uma grande preocupação em oferecer serviços e produtos de qualidade, certo? 

Vem com a gente que vamos te mostrar um pouco mais do RD Partner!

O que é a RD Station?

A RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing Digital que possui os principais recursos para implementar ótimas estratégias de Marketing Digital. Através dela é possível realizar diversas atividades por meio de um único software. 

A RD Station foi desenvolvida pela Resultados Digitais, que é uma empresa brasileira líder de mercado na América Latina. Ela gerencia leads, controla publicações, planeja estratégias de SEO, analisa a performance da campanha, automatiza e-mail marketing, entre outros. 

Segue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta tão importante para quem quer garantir uma presença digital sólida e consolidada. 

O que é RD Partners?

Segundo o Google, ter um selo do Google Partners significa que parceiros específicos foram aprovados em exames de certificação no Google Ads e possuem conhecimento dos produtos. 

Ou seja, essa certificação comprova que você é um profissional especializado em mídia online e que foi aprovado nos exames de proficiência exigidos pelo Google. 

Já o RD Partners é um programa de parceria da RD Station para empresas que utilizam a ferramenta RD Station. Ele possibilita que as agências fortaleçam, através do programa, o relacionamento com o software e, essas agências percorrem um caminho. Esse caminho é:

Starter – > silver – > gold – > platinum – > diamond

Para percorrer o caminho, a agência precisa entregar resultados mensuráveis para seus clientes, como: leads gerados, vendas concluídas, entre outros. 

Ser um parceiro da RD proporciona treinamentos, cursos e eventos através da RD University e trocas de experiências. 

Como você já viu, a Agência Contato possui o selo Gold RD Partners. Agora vamos te mostrar o que isso significa, vem com a gente!

O que significa o selo GOLD RD Partners?

Agora que você já entendeu um pouco a respeito do Google Partners, vamos falar sobre o selo GOLD RD Partners:

Esse selo comprova que o terceiro nível em utilização da plataforma foi atingido. E, quando isso acontece, as agências passam a ter acesso a diversos benefícios que ajudam ainda mais no seu crescimento, como por exemplo: treinamentos e materiais exclusivos. 

Atingir o selo Gold significa que a agência possui capacidade de elaborar um bom planejamento estratégico e ótimas estratégias de Inbound Marketing. Além disso, esse certificado é atribuído àqueles que consolidaram parcerias de sucesso ao lado da Resultados Digitais. 

Quais são as vantagens de contar com uma agência parceira da RD?

Se você acompanha nosso blog sabe que contar com uma agência parceira da RD possui muitas vantagens. Por isso, vamos listar algumas delas pra você. Pegue um papel e uma caneta e anote tudo:

Suporte e Educação

A RD oferece uma estrutura muito completa focada na educação dos seus parceiros. Dessa forma, através dela é possível ter acesso a treinamentos e cursos exclusivos.

A RD University, por exemplo, é uma plataforma de cursos online que prepara sua equipe para oferecer serviços de qualidade para seus clientes. 

Além disso, você também terá uma Gerente de sucesso, que te ajudará a construir e direcionar estratégias de Inbound Marketing para as pessoas que sua agência presta serviços. 

Marketing e Vendas

A RD possibilita que sua agência possa ser divulgada no Marketing place oficial da plataforma. Por meio dela é possível ter uma equipe mais produtiva e estratégica. 

Comunidade Exclusiva 

Já mencionamos aqui que os parceiros da RD possuem acessos exclusivos em diversos programas, certo? 

Pois é, com ela você fará parte de uma comunidade exclusiva que possibilita troca de conhecimentos, benchmarks, networking e muito desenvolvimento. 

Vale ressaltar que, há outras vantagens como:

  • Acesso ao Partner Day; 
  • Descontos em ingressos para o RD Summit e RD On The Road; 

Vantagens Financeiras 

Com essa plataforma, você ganha comissões sobre cada uma das revendas com o RD Station Marketing que for realizada. 

Quem possui o plano Light e Basic o valor é fixo, mas quem possui o plano Pro ou Enterprise tem uma variação de acordo com o nível do programa que se encontra. 

Por que é tão importante investir em Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma forma de ganhar confiança de possíveis clientes. Investir nessa estratégia é importante pois ela tem uma grande influência nos usuários e em decisões futuras que os clientes irão tomar. 

Quando uma agência se esforça em produzir conteúdos completos e de qualidade, o Inbound Marketing fornece links orgânicos. 

Case de sucesso

Confira uma das nossas cases de sucesso:

SASC CM

O SAS CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Com a ajuda da Agência Contato, a ferramenta aumentou o fluxo de vendas para novos clientes, fortaleceu a marca, aumentou a venda para clientes internos, entre outros. 

Marketing digital com quem entende do assunto: conheça a Agência Contato

A Agência Contato é uma agência especializada em Marketing digital e, queremos te ajudar a atingir uma presença digital forte! 

Somos parceira Gold da RD Partners e podemos fazer seu negócio DECOLAR, portanto, Faça Contato

Aprendeu um pouco mais sobre o RD Partners? Confira outros conteúdos no nosso blog

Te vejo no próximo post 😉

Custo por Lead: o que é e 5 dicas para reduzir

Custo por Lead: o que é e 5 dicas para reduzir

Saber quanto um negócio gasta com estratégias de marketing digital é essencial, pois isso impacta no funcionamento da sua empresa. Por isso, entender o que é o Custo por Lead (CPL) e como calculá-lo é muito importante.

Siga a leitura e veja como reduzir sua CPL. Venha DECOLAR conosco ?

O que é CPL

Dentro do Marketing Digital é muito importante ter um planejamento financeiro. O Custo por Lead – também conhecido como CPL – é uma métrica que ajuda a entender esse cálculo. 

O CPL é quanto uma empresa paga, em média, por cada lead gerado. 

Como calcular o Custo por Lead

Para calcular o CPL é necessário pegar a soma dos investimentos e dividir pela soma dos leads gerados em um anúncio ou ação específica. 

Por exemplo, uma campanha que investiu R $100,00 e gerou 200 leads, tem uma CPL de R $0,50. O que define se o CPL é maior ou menor, é sua eficácia de convencer um usuário a não apenas clicar no anúncio, mas também cadastrá-lo na página. 

Dicas para reduzir o CPL

Sabemos que reduzir o custo por lead é um dos grandes desafios de qualquer gestor de tráfego. Por isso, separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar.. Então, pegue um papel e uma caneta e anote.

Segmente seus anúncios

Às vezes, você pode pensar que, produzir um anúncio e direcioná-lo para todo tipo de público pode ser uma boa opção. No entanto, as chances de conseguir atingir um cliente certo pode ser muito menor quando utilizamos esta estratégia. 

Por isso a importância de segmentar os anúncios. Dessa forma, é possível pensar melhor no seu público-alvo, ou seja, nas pessoas que têm mais chances de se interessar pelo produto que você está vendendo. 

Então utilize a segmentação ao seu favor, pensando sempre qual o gênero, idade, cidade em que residem, redes sociais que mais utilizam, páginas que mais curtem, entre outros. Assim, você consegue deixá-lo mais envolvido com sua marca. Faz sentido, né? 

Através dos Gerenciadores de Anúncios é possível acessar níveis avançados de configurações de público-alvo. Assim, você é bem assertivo e eleva as chances de se atingir o usuário específico e correto. 

Monitore a frequência dos anúncios

É fundamental monitorar a frequência em que um anúncio aparece para as pessoas, tal como ficar atento em relação ao valor investido neste anúncio. 

Por exemplo, se uma frequência de um anúncio está em 2 (dado fornecido pelos Gerenciadores de Anúncio), isso quer dizer que aquele dado anúncio está sendo mostrado uma média de 2 vezes para cada usuário. 

Esse cálculo pode ser feito através da divisão entre alcance – número de pessoas atingidas por aquele anúncio – e as impressões – número de vezes que tal anúncio foi exibido para um determinado usuário. Por meio dele chega-se a conclusão se o anúncio está sendo cansativo para essas pessoas. 

Não tem um valor considerado ideal neste momento, no entanto, uma frequência baixa (acima de 1) é bem vista por gerar certo reconhecimento de marca. Todavia, uma frequência muito alta pode gerar altos gastos no orçamento e cansar aquele possível cliente. 

Agora, o que fazer quando há grande investimento em um anúncio que possui um público pequeno? É recomendado realocar este investimento para outro anúncio ou aumentar seu público em relação aos demais anúncios. 

Faça testes

Além de monitorar seus anúncios, é sempre necessário realizar testes antes de elaborar um anúncio. Você não vai conseguir fazer a campanha perfeita logo de cara. Portanto, verifique a segmentação e altere suas estratégias para entender o que funciona e o que não funciona.

Pense no mobile 

Hoje em dia, grande parte das pessoas acessam sites através do celular, certo? Por isso, pensar em ter uma página mobile friendly é essencial para capturar os leads. 

Um site mobile friendly é aquele que é adaptado para o aparelho móvel, ou seja, que quando utilizado no celular, não passa por grandes distorções ou não perde informações. 

É fundamental que, além de pensar na estrutura, é importante pensar na velocidade de carregamento, pois caso essa velocidade passe de 3s, você perderá usuários. 

Otimize sua Landing Page

Se você pensa que só produzir seu anúncio é o suficiente, você está enganado. É importante otimizar sua Landing Page para que você consiga realizar as conversões. 

É através da sua Landing Page que você vai convencer aquele visitante de que o que está sendo oferecido vale tempo e investimento. Para otimizá-la é importante usar imagens, cores, fotos, vídeos, CTAs, entre outras estratégias para levá-la adiante. 

Pensar em um design agradável e simples é um dos segredos de uma boa Landing Page. Acrescentar muitas informações só tende a afastar esses usuários, além de que, a página acaba ficando lenta e demora a carregar. 

E, se você acompanha nosso blog sabe que, o carregamento de página é um ponto muito importante para manter os visitantes na página, certo?

? Veja também: 5 dicas para gerar leads com marketing digital

Como a Agência Contato te ajuda

Nós da Agência Contato traçamos estratégias, planejamentos, elaboração e acompanhamento de campanhas. 

Realizamos estudos de público-alvo,  segmentação de campanhas, análises de resultados, relatórios de performance, entre outros. Faça Contato! 

Gostou do nosso conteúdo sobre CPL? Acesse nosso blog e confira mais! 

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital

Os KPIs são essenciais para a estratégia de gestão das empresas e, através deles é possível traçar metas alcançáveis. 

Sabendo da importância desses indicadores, preparamos este conteúdo para você. Separe um bloco de notas e anote essas informações, pois elas podem mudar suas estratégias de Marketing Digital. Vem com a gente!

O que é KPI

KPI, Key Performance Indicator, também conhecido como Indicador de Performance, é uma forma de mensurar se uma ação ou um conjunto de iniciativas está chegando aos objetivos estabelecidos por uma empresa. 

Existem muitos indicadores que podem ser mensurados, como por exemplo: quantidade de páginas que um visitante viu no blog, taxa de rejeição, custo por leads, entre outros. 

Quer entender um pouco mais sobre o KPI? Então veja a diferença entre KPI e Métrica para que fique mais claro! 

Qual a diferença entre KPI e Métrica

Normalmente as pessoas costumam confundir o KPI e a Métrica, por isso, vamos tentar explicar melhor como cada um deles funciona para sanar as dúvidas!

Todos os KPIs são métricas, mas nem todas as métricas são KPIs. 

KPIs são critérios importantes para o objetivo e andamento do negócio, enquanto uma métrica, funciona como apenas algo a ser medido. Se essa métrica se torna relevante para sua estratégia, ela se torna um indicador-chave. 

Para escolher um KPI e para fazer uma métrica se transformar em um indicador, é importante compreender o que pode ajudar na tomada de decisão da sua empresa. 

Essa afirmação te leva ao próximo tópico para que você saiba quais são as KPI mais importantes! 

Quais são as KPI mais importantes?

Como já afirmamos, existem diversos KPIs. Aqui, listamos os mais importantes para você. Confira abaixo:

Taxa de Conversão

A Taxa de Conversão é uma métrica utilizada para mensurar a quantidade de pessoas que passam de uma etapa para a outra no funil de vendas. Em outras palavras, portanto, é a conversão de visitante para lead e de lead para cliente. 

Taxa de Crescimento de Cliente

A taxa de crescimento de cliente é uma taxa que indica quantas vendas vêm de estratégias de marketing de indicação. Esse indicador é muito importante para quem utiliza essas estratégias. 

Custo por Lead

O Custo por Lead (CPL) é uma KPI que permite saber o valor de cada lead conquistado. Quando é possível ter esse valor em mãos, é possível compará-lo e ganhar mais credibilidade para sua empresa. 

Custo de Aquisição de Cliente

Além do Custo por Lead, outra métrica que precisa ser avaliada é o Custo de Aquisição de Cliente (CPA), que é considerado o valor do investimento, que é dividido pelo número de vendas efetivas. 

Ter um custo por aquisição que dê lucro perto do preço médio de venda dá chances para que a área de Marketing de uma empresa continue crescendo. 

Receita Mensal Recorrente e Receita Anual Recorrente

A Receita Mensal Recorrente e a Receita Anual Recorrente são métricas que mostram quanto uma empresa fatura por mês ou por ano com os pagamentos recorrentes dos usuários. 

Através dessas métricas é possível traçar novas metas de crescimento e acompanhar de perto o desenvolvimento do negócio. Vale ressaltar que, quando a receita mensal recorrente cresce mais que a taxa de cancelamento, é um sinal de crescimento positivo da sua empresa. 

Os fatores que influenciam neste valor são: novos usuários, cancelamentos, upsells, reajustes de assinaturas, entre outros. 

ROI

O ROI – Return On Investiment – é um cálculo indicativo que mostra ao investidor se sua aplicação está gerando lucros ou prejuízos. Através dele é possível analisar os resultados financeiros de uma empresa e suas viabilidades. 

Para quem tem interesse em investir, o ROI é uma ferramenta essencial para te auxiliar quando você não possui parâmetros comparativos para observar se tal aplicação é vantajosa ou não. 

Por que você deve coletar esses dados?

Como já mencionamos anteriormente, existem muitos indicadores que podem ser importantes para a estratégia que você deseja traçar. Por isso, é fundamental utilizar diferentes tipos de indicadores de acordo com os interesses de quem está responsável por analisar os resultados. 

Para simplificar o processo, vamos dividi-los em KPI primário e KPI secundário, confira:

KPI Primário

Os KPI primários são aqueles que são os principais para seu objetivo e mostra se você está ajudando a empresa a ter lucro. São eles: 

  • Receita total; 
  • Taxa de Conversão; 
  • Tráfego; 
  • Leads; 
  • Custos de aquisição por lead; 
  • Receita por compra. 

KPI Secundário

Já os KPI secundários são aqueles que informam se seus testes e gerenciamento da estratégia estão indo para o caminho certo. Eles reforçam os primários, vejam quais são eles:

  • Número de assinantes da newsletter; 
  • Assinantes do blog; 
  • Visitas recorrentes no blog; 
  • Custo por lead em cada estágio do funil; 
  • Custo por visitante; 
  • Origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, e-mail);
  • Preço médio por transação. 

Como definir as principais KPIs para seu negócio

Nesta altura do campeonato, sabemos que é muito importante que o indicador-chave seja relevante para que um negócio conquiste o objetivo que almejado. Dessa forma, te mostraremos como definir as principais KPIs para seu negócio. Veja! 

Veja a disponibilidade de dados

Primeiramente, se seu desejo é mensurar o aumento de visitas em um site, isso só poderá ser feito quando essas visitas começarem a acontecer. 

Por isso, é importante verificar se há disponibilidade de dados, pois assim ele terá formas de trabalhar. 

Analise a importância da métrica

Neste ponto, precisamos lembrar que se sua marca está atingindo boas métricas e atingindo objetivos, é importante expor isso para o público. 

Os KPIs são responsáveis por mostrar a estratégia adotada para que seja possível andar pelo caminho correto. 

Cuidado com os indicadores de vaidade

Tomar cuidado com os indicadores de vaidade significa estar atento com a relevância desses indicadores. Vale ressaltar que, para atingir bons resultados e conseguir atingir os objetivos é importante ter foco e fazer escolhas inteligentes. 

Portanto, se o indicador escolhido não tem nada a ver com seus objetivos, é perda de tempo ele estar ali, certo?

Faça Contato conosco e garanta profissionais preparados para atender suas necessidades e ajudar sua empresa a crescer e garantir presença digital. 

Nosso time está te esperando! Gostou do conteúdo sobre KPI? Acesse nosso blog e confira muito mais! 

Te vejo no próximo post 😉