Você já se perguntou como colocar o seu negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google? Então, saiba que você pode fazer isso aprendendo como fazer SEO local!
O SEO local é um conjunto de práticas para destacar empresas nas pesquisas locais. Assim, esta é uma grande oportunidade para fazer o seu negócio se sobressair e conquistar novos clientes sem precisar investir em anúncios pagos.
Por isso, se você quer aprender a usar esta estratégia para impulsionar suas vendas, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar os segredos de como fazer SEO local e dominar o Google na sua região!
Por que o SEO local é importante?
É verdade que nós procuramos por todo tipo de informação no Google. Mas, você sabia que 46% de todas as pesquisas feitas neste site buscam por informações especificamente locais?
São milhões de usuários que já estão dispostos a encontrar uma empresa que ofereça determinado produto ou serviço — e consumi-lo em até 24h! E esta empresa tem grandes chances de ser a sua se você souber como fazer SEO local.
Dessa forma, esta estratégia é fundamental para negócios que estão vinculados a estabelecimentos físicos e atuam em nível regional. Assim como restaurantes, lojas, consultórios e pet shops, por exemplo.
Além disso, o SEO local também pode aumentar a reputação do seu negócio na região. Isto porque o uso desta estratégia ajuda a posicionar a empresa entre os seus concorrentes diretos. O que aumenta a visibilidade — e a autoridade — da sua marca.
Assim, podemos afirmar com confiança que saber como fazer SEO local é um grande diferencial para a sua empresa. Principalmente se considerarmos que as buscas locais representam a etapa mais próxima da conversão na jornada do consumidor.
Isto quer dizer que esta estratégia pode trazer não só mais tráfego e leads, mas, também resultados que vão impactar diretamente nas suas vendas. E tudo isso sem investir nem um real, já que o SEO local é uma estratégia orgânica.
7 dicas práticas de como fazer SEO local para o seu negócio
Agora que já ficou clara a importância de aprender como fazer SEO local, a pergunta que não quer calar é: mas, afinal, por onde começar?
Se já bateu o desespero só de pensar em ter que aprender tudo sobre o assunto para começar a colocar esta técnica em prática — calma!
Afinal, nós sabemos o quanto pode ser difícil encontrar tempo para aprender marketing digital enquanto se gerencia um negócio.
Por isso, preparamos 7 dicas básicas de como fazer SEO local para começar hoje mesmo. Então, papel e caneta na mão e vem descobrir como fazer a sua empresa aparecer no Google.
Antes de tudo, mostre que você é local
O primeiro passo de como fazer SEO local é simplesmente mostrar que você é local. Parece óbvio, é verdade. Mas, acredite: muitas empresas não exploram isso como deveriam e acabam perdendo grandes oportunidades.
Neste sentido, existem informações essenciais que são conhecidas como NAP: name, address and phone. Ou seja, nome, endereço e número de telefone. É fundamental que estes dados estejam claros em seu site.
Assim, nada de DDD de outras cidades. Para fazer SEO local invista em um número de telefone com código de área local o mais breve possível e atualize o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio.
Dica: se você não faz ideia do que é o Google Meu Negócio, calma! Já vamos falar dele no próximo tópico.
Além disso, você também pode apostar na criatividade e na confiança no seu serviço para se destacar nas buscas locais. Para isso, basta incorporar o nome da sua cidade ou região no seu slogan. Por exemplo: “Seu Negócio, o melhor pet shop em Belo Horizonte”.
Em seguida, adote este slogan em páginas e categorias do seu site. Estas simples ações já vão contribuir para que os mecanismos de busca entendam que o seu negócio tem relevância regional. E isto é uma das grandes estratégias de SEO local.
Atualize as contas comerciais da sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google para auxiliar na classificação para buscas locais. Assim, ele é fundamental principalmente para se posicionar bem no Local Pack.
Funciona da seguinte maneira: quando você pesquisa por algum serviço regional, o Google te apresenta um quadro com três resultados que atendem à sua busca.
Neste quadro você terá acesso às informações básicas de NAP, à classificação do estabelecimento, horário de funcionamento e informações gerais sobre o serviço.
Geralmente, o Local Pack responde imediatamente à busca do usuário. Por isso, os estabelecimentos listados ali recebem a grande maioria das pessoas que estavam buscando por aquele serviço.
Assim, uma coisa nós podemos garantir: estas empresas com certeza apostaram em como fazer SEO local. Se você quiser concorrer à altura, vai precisar fazer o mesmo. E para isso, é fundamental se cadastrar no Google Meu Negócio.
Então, acesse a página principal desta ferramenta, cadastre a sua empresa e forneça o máximo de informações possíveis além do NAP. Bem como condições de estacionamento, acessibilidade e até mesmo fotos e vídeos do local.
Lembre-se que cada dado é fundamental para o SEO local. E não só isso: eles também são determinantes para a tomada de decisão dos consumidores. Dessa forma, mantenha estas informações sempre atualizadas.
Segmente o seu negócio para palavras-chave locais
Assim como no SEO para Instagram, uma grande parcela do sucesso em como fazer SEO local é simplesmente saber escolher as palavras-chave certas.
Isto porque elas são a maneira como os usuários fazem a pesquisa para chegar até o seu negócio. Assim, elas são a ponte de ligação entre você e seus potenciais clientes.
A boa notícia é que você não precisa ser mestre em adivinhação para encontrar quais são estes termos. Existem algumas dicas e ferramentas que podem te ajudar a fazer a seleção das melhores palavras-chave para a sua empresa.
Em primeiro lugar, use o Google! É simples, basta digitar o nicho do seu negócio na barra de pesquisa e o buscador vai te dar algumas sugestões de termos relacionados que estão sendo pesquisados.
Assim, você pode encontrar diferentes palavras-chave relacionadas e até mesmo variações geográficas, como “pet shop perto de mim” ou “pet shop local”.
Além disso, você também pode utilizar algumas ferramentas para fazer esta pesquisa. Como o Keyword Tool para ter ideias de palavras-chave ou o Google Analytics para saber quais palavras mais levam o usuário até o seu site.
Depois disso, é importante otimizar o seu conteúdo com estes termos. Dessa forma, você pode aparecer com mais destaque nas buscas locais mais relevantes para o seu negócio.
Faça parcerias com outras marcas locais
Que a Internet é feita de conexões, todos nós já sabemos. Mas, você sabia que esta rede de contatos também é um dos pontos fortes de como fazer SEO local?
Isto acontece porque, aos olhos do Google, a autoridade on-line está relacionada com a quantidade de sites de qualidade e confiança que apontam para o seu conteúdo. Esta técnica é chamada de backlink e é um dos principais fatores de rankeamento nos mecanismos de busca.
Como aqui a nossa estratégia é focada em resultados regionais, é importante que você procure oportunidades de backlinks dentro da sua área de atuação.
Funciona assim: quando o site de um negócio que é referência na sua região coloca um link para o seu site, o Google entende que se uma empresa que é confiável falou sobre você, você também é uma empresa confiável.
Assim, esta é uma das práticas mais importantes de como fazer SEO local. Afinal, ela é baseada na construção de um fator que vai impactar todos os outros: a autoridade da sua marca.
De início, pode parecer complicado. Mas, pode ser mais fácil do que parece. Então, confira algumas estratégias para conquistar indicação de sites da sua região:
- Em primeiro lugar, envolva-se na comunidade: ao patrocinar eventos e instituições, por exemplo, eles podem gerar conteúdo com uma divulgação da sua empresa;
- Faça parcerias com jornais locais: no geral, portais precisam de pautas. Então, convide-os para inaugurações e lançamentos novos produtos;
- Escreva um blog sobre o seu nicho: crie conteúdos de valor, insira alguns links para o seu site e ofereça para que outros portais da região publiquem este material.
Incentive os seus clientes a avaliarem o seu negócio
Outro ponto que impacta diretamente na construção da autoridade da sua marca são as avaliações on-line. Por isso, elas também são estratégicas para saber como fazer SEO local.
Isto porque se os backlinks mostram a confiança que outras empresas depositam no seu negócio, elas são a maneira de os consumidores compartilharem o que pensam sobre a sua marca.
Dessa forma, as avaliações que a sua empresa recebe no Google Meu Negócio e em outros sites de avaliação contam — e muito — para a sua classificação nas pesquisas locais dos buscadores.
Além disso, elas também são fundamentais para a tomada de decisão de compra dos possíveis clientes. Afinal, quem nunca procurou pelas avaliações de outros usuários antes de consumir um produto ou serviço?
Por isso, é importante não apenas incentivar os seus clientes a interagirem com a sua marca. Mas, também responder às avaliações e mostrar que você se importa com este feedback.
Tenha em mente que elogios merecem a sua gratidão e o seu reconhecimento. Enquanto as críticas exigem um cuidado maior para avaliar o que aconteceu e solucionar o problema o mais breve possível.
Otimize o seu site para pesquisa por voz
A pesquisa por voz pode até ter começado como um conceito pequeno. Mas, já faz algum tempo que esta tendência conquistou os usuários e mostrou que veio para impactar os mecanismos de pesquisa.
Além de ser uma tendência, o fato é que grande parte das pesquisas por voz estão relacionadas a buscas regionais. Principalmente com o uso do termo “perto de mim” para encontrar lugares próximos.
Assim, ela também é uma estratégia essencial de como fazer SEO local. O que torna fundamental otimizar o seu site para atender à forma como as pessoas falam quando fazem perguntas para os dispositivos.
Neste cenário, é importante também considerar a intenção do usuário nestas pesquisas. Geralmente, quem utiliza este recurso busca uma informação específica apresentada de maneira rápida.
Por isso, as informações NAP da sua empresa precisam estar disponíveis de maneira clara e com fácil acesso para os buscadores.
Utilize estrategicamente a página “sobre” do seu site
Você não precisa — e não deve — desperdiçar a sua página “Sobre nós” reaproveitando conteúdos pensados para outras páginas. É importante usá-la de maneira estratégica para ter bons resultados em como fazer SEO local.
Utilize este espaço para disponibilizar dados relevantes para o seu público e que contribuam para te posicionar como referência de negócio local.
Para isso, aqui vão algumas ideias de informações que você pode oferecer para usar esta página como aliada na sua estratégia de SEO local:
- NAP: nome, endereço e número de telefone;
- Horário de funcionamento;
- Disponibilidade de estacionamento;
- Localização anexada ao Google Maps;
- Descrição detalhada do produto ou serviço;
- Depoimentos de clientes;
- Histórico da empresa;
- Missão, visão e valores locais.
O SEO local está mais importante do que nunca
Mais do que nunca, o Google está empenhando todos os seus recursos para entregar respostas prontas na página de resultados e atender à busca do usuário de maneira imediata — como com Local Pack.
Por isso, utilizar serviços de seo para otimizar o seu site para este novo momento já não é mais uma simples escolha. É uma necessidade de quem está comprometido com o sucesso do seu negócio.
Embora pareça que esta é uma luta contra o buscador, lembre-se que você e ele tem o mesmo objetivo: entregar a melhor resposta para a necessidade do usuário. E a sua empresa tem tudo para ser esta resposta se souber como fazer SEO local.
Mas, saiba que você não está sozinho nesta jornada! Fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a colocar a sua marca no topo dos resultados locais do Google!